SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 31
Gripe Suína
O que é a gripe suína?   É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.  A gripe tem cura?   Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?   Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Quais são os sintomas?   Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?   Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações:  www.saude.gov.br
E quem chegou de viagem?   Se a pessoa esteve nos últimos  dez dias  em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a diferença entre a  gripe suína  e a  gripe comum? A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.
Existe vacina contra esta doença?   As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
A  vacina  contra a  gripe comum  tem eficácia contra a  gripe suína? Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Por que a OMS está em estado de alerta?   Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?   Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?  A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.
Corro risco de viajar aos países atingidos?   Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavas as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.
Qual o tempo de incubação?   Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas. Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?   Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.  Quais os grupos mais suscetíveis?   Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.  Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?   Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.
 
 
 
 
 
 
 
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Focos da doença pelo mundo
Para que você não seja mais uma vitima, pratique segurança, previna-se .     Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.   Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.   Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. Evite contato próximo com pessoas doentes.   Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los. FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É  GRIPE SUÍNA , FASSA A SUA PARTE, PREVINA-SE FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (19)

Influenza A
Influenza AInfluenza A
Influenza A
 
Apresentacao Gripe Suina
Apresentacao Gripe SuinaApresentacao Gripe Suina
Apresentacao Gripe Suina
 
Influenza A H1 N1 2009
Influenza A H1 N1   2009Influenza A H1 N1   2009
Influenza A H1 N1 2009
 
H1N! -Gripe suino
H1N! -Gripe suinoH1N! -Gripe suino
H1N! -Gripe suino
 
Slide gripe suína
Slide gripe suínaSlide gripe suína
Slide gripe suína
 
Gripe comum, suina e aviaria
Gripe comum, suina e aviariaGripe comum, suina e aviaria
Gripe comum, suina e aviaria
 
ApresentaçãO PopulaçãO Sobre Gripe A
ApresentaçãO PopulaçãO Sobre Gripe AApresentaçãO PopulaçãO Sobre Gripe A
ApresentaçãO PopulaçãO Sobre Gripe A
 
A Gripe SuíNa Powerpoint
A Gripe SuíNa PowerpointA Gripe SuíNa Powerpoint
A Gripe SuíNa Powerpoint
 
Reconhecer episódios de endemias e ou epidemias ,
Reconhecer episódios de endemias e ou epidemias ,Reconhecer episódios de endemias e ou epidemias ,
Reconhecer episódios de endemias e ou epidemias ,
 
Influenza
InfluenzaInfluenza
Influenza
 
Influenza
InfluenzaInfluenza
Influenza
 
Agir Contra O H1 N1
Agir Contra O H1 N1Agir Contra O H1 N1
Agir Contra O H1 N1
 
Gripe influenza
Gripe influenza Gripe influenza
Gripe influenza
 
Influenza 2009[1]
Influenza 2009[1]Influenza 2009[1]
Influenza 2009[1]
 
Febre de chikungunya
Febre de chikungunyaFebre de chikungunya
Febre de chikungunya
 
Dengue acs no controle.
Dengue acs no controle.Dengue acs no controle.
Dengue acs no controle.
 
Surto, Epidemia, Pandemia e Endemia
Surto, Epidemia, Pandemia e EndemiaSurto, Epidemia, Pandemia e Endemia
Surto, Epidemia, Pandemia e Endemia
 
Gripe a1
Gripe a1Gripe a1
Gripe a1
 
Gripe A
Gripe AGripe A
Gripe A
 

Ähnlich wie Gripe Suína: sintomas, transmissão e prevenção

Doencas emergentes e reemergentes 2008-novo
Doencas emergentes e reemergentes 2008-novoDoencas emergentes e reemergentes 2008-novo
Doencas emergentes e reemergentes 2008-novobhbiohorrores
 
ApresentaçãO1 Ann
ApresentaçãO1 AnnApresentaçãO1 Ann
ApresentaçãO1 AnnAnita Rosa
 
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...BarbaraKato1
 
Tudo que você precisa saber sobre a dengue
Tudo que você precisa saber sobre a dengueTudo que você precisa saber sobre a dengue
Tudo que você precisa saber sobre a dengueadrianomedico
 
Informe campanha influenza-_-25_03_2014
Informe campanha influenza-_-25_03_2014Informe campanha influenza-_-25_03_2014
Informe campanha influenza-_-25_03_2014Cândida Mirna
 
Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014José Ripardo
 
Cartilha coronavirus unimed
Cartilha coronavirus unimedCartilha coronavirus unimed
Cartilha coronavirus unimedMarcela de Jesus
 
Chikungunya o proximo desafio
Chikungunya o proximo desafioChikungunya o proximo desafio
Chikungunya o proximo desafioCosmo Palasio
 
Doencas em geral
Doencas em geralDoencas em geral
Doencas em geralescola
 
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveisDoenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveisMarina
 

Ähnlich wie Gripe Suína: sintomas, transmissão e prevenção (20)

Edição 5
Edição 5Edição 5
Edição 5
 
Doencas emergentes e reemergentes 2008-novo
Doencas emergentes e reemergentes 2008-novoDoencas emergentes e reemergentes 2008-novo
Doencas emergentes e reemergentes 2008-novo
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Epidemiologia
EpidemiologiaEpidemiologia
Epidemiologia
 
ApresentaçãO1 Ann
ApresentaçãO1 AnnApresentaçãO1 Ann
ApresentaçãO1 Ann
 
Influenza h1 n1
Influenza h1 n1Influenza h1 n1
Influenza h1 n1
 
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...
Quando o coronavrus_invade_o_planeta_-_jean-pierre_willem_exclusivo_editora_l...
 
Tudo que você precisa saber sobre a dengue
Tudo que você precisa saber sobre a dengueTudo que você precisa saber sobre a dengue
Tudo que você precisa saber sobre a dengue
 
Tudo sobre dengue
Tudo sobre dengueTudo sobre dengue
Tudo sobre dengue
 
Trabalho da feira da cultura centro oeste (801)
Trabalho da feira da cultura centro  oeste (801)Trabalho da feira da cultura centro  oeste (801)
Trabalho da feira da cultura centro oeste (801)
 
Gripe A
Gripe AGripe A
Gripe A
 
H1N1
H1N1 H1N1
H1N1
 
Informe campanha influenza-_-25_03_2014
Informe campanha influenza-_-25_03_2014Informe campanha influenza-_-25_03_2014
Informe campanha influenza-_-25_03_2014
 
Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014
 
Cartilha coronavirus unimed
Cartilha coronavirus unimedCartilha coronavirus unimed
Cartilha coronavirus unimed
 
Chikungunya o proximo desafio
Chikungunya o proximo desafioChikungunya o proximo desafio
Chikungunya o proximo desafio
 
Doencas em geral
Doencas em geralDoencas em geral
Doencas em geral
 
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveisDoenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveis
 
Epidemiol..
Epidemiol..Epidemiol..
Epidemiol..
 
Epidemiol..
Epidemiol..Epidemiol..
Epidemiol..
 

Mehr von izabelfonseca (20)

Museu da Familia
Museu da FamiliaMuseu da Familia
Museu da Familia
 
O alfabeto emocional
O alfabeto emocionalO alfabeto emocional
O alfabeto emocional
 
O alfabeto emocional
O alfabeto emocionalO alfabeto emocional
O alfabeto emocional
 
Aspargos
AspargosAspargos
Aspargos
 
Karma
KarmaKarma
Karma
 
Aceitacao
AceitacaoAceitacao
Aceitacao
 
Vou embora para o passado
Vou embora para o passadoVou embora para o passado
Vou embora para o passado
 
Criacao x evolucao
Criacao x evolucaoCriacao x evolucao
Criacao x evolucao
 
Me desculpe
Me desculpeMe desculpe
Me desculpe
 
Me desculpe
Me desculpeMe desculpe
Me desculpe
 
Vida natural R. Duncan
Vida natural  R. DuncanVida natural  R. Duncan
Vida natural R. Duncan
 
Aos filhos o que posso (saint clair)
Aos filhos o que posso (saint clair)Aos filhos o que posso (saint clair)
Aos filhos o que posso (saint clair)
 
Anna kostenko
Anna kostenkoAnna kostenko
Anna kostenko
 
Sereia ou baleia
Sereia ou baleiaSereia ou baleia
Sereia ou baleia
 
Como se escreve
Como se escreveComo se escreve
Como se escreve
 
Icebergs Rajados
Icebergs RajadosIcebergs Rajados
Icebergs Rajados
 
Conspiração Espiritual 1
Conspiração Espiritual 1Conspiração Espiritual 1
Conspiração Espiritual 1
 
Roteiro
RoteiroRoteiro
Roteiro
 
Alfabeto Amigo
Alfabeto AmigoAlfabeto Amigo
Alfabeto Amigo
 
Lenda chinesa
Lenda chinesaLenda chinesa
Lenda chinesa
 

Gripe Suína: sintomas, transmissão e prevenção

  • 2. O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. A gripe tem cura? Tem tratamento.
  • 3. Como é transmitido o vírus? Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
  • 4. Quais são os sintomas? Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.
  • 5. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
  • 6. Como devo agir se estiver com os sintomas? Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br
  • 7. E quem chegou de viagem? Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
  • 8. Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum? A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.
  • 9. Existe vacina contra esta doença? As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
  • 10. A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína? Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
  • 11. Por que a OMS está em estado de alerta? Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.
  • 12. Trata-se de um novo tipo de gripe suína? Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
  • 13. Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados? A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.
  • 14. Corro risco de viajar aos países atingidos? Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavas as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.
  • 15. Qual o tempo de incubação? Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas. Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas? Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas. Quais os grupos mais suscetíveis? Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas. Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína? Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.
  • 16.  
  • 17.  
  • 18.  
  • 19.  
  • 20.  
  • 21.  
  • 22.  
  • 23. Focos da doença pelo mundo
  • 24. Focos da doença pelo mundo
  • 25. Focos da doença pelo mundo
  • 26. Focos da doença pelo mundo
  • 27. Focos da doença pelo mundo
  • 28. Focos da doença pelo mundo
  • 29. Focos da doença pelo mundo
  • 30. Para que você não seja mais uma vitima, pratique segurança, previna-se .    Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.   Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.   Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo. Evite contato próximo com pessoas doentes.   Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los. FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
  • 31. AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É GRIPE SUÍNA , FASSA A SUA PARTE, PREVINA-SE FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO