SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 23
O Cérebro..* O território menos explorado do mundo  é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho É menor que uma alface Poderias colocá-lo na palma da mão E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo É
Uma mosca de frutas tem 100 mil células  cerebrais ativas . Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu .
Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até 20.000 conexões diferentes  com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um  computador potente , e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos  axônio s.
Você  sabia que tem quatro cérebros em um ? Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células  nervosas. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais  como a respiração e a freqüência cardíaca. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro   superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.
Os níveis do cérebro..* Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.
Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos  8 diferentes tipos de inteligências.   Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc.  Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões. Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade  característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes.  Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição.  Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza.
Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e  equilíbrio. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções.
Os lados do seu cérebro  O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da  lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas  O lado direito do  cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas.
Mirian Diamond O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito.  Seu lema:  Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.
Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos:   O que vemos O que ouvimos O que provamos O que tocamos O que cheiramos   O que fazemos
Há pelo menos três estilos de aprendizagem:   Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem  e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.
Como se armazena a informação no seu cérebro..* Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de  informação   que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.
Seus quatro tipos de onda  O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro.  Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência
Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..* Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.
Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro.  Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.
Brian y Roberta Morgan dizem:   Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico  ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*
RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã
Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman
Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro: Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o  sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.
Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.
Os primeiros 20 passos  fáceis para melhorar a aprendizagem: *Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte !  *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos.  *Aprenda fazendo.  *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.
UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno.  LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México
Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto www.officinadamente.com.br Leia o blog da Officina da Mente. Acesse: http://www.officinadamente.com.br/blog/index.php  Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Funcionamento global do cérebro
Funcionamento global do cérebroFuncionamento global do cérebro
Funcionamento global do cérebroSilvia Revez
 
O cérebro
O cérebroO cérebro
O cérebroCNProf
 
Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor
 Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor  Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor
Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor Camargo Pedro
 
Processo de memorização
Processo de memorizaçãoProcesso de memorização
Processo de memorizaçãoPeter otaneR
 
Transtorno da memória
Transtorno da memóriaTranstorno da memória
Transtorno da memóriaAndré Assis
 
Curso de telepatia
Curso de telepatiaCurso de telepatia
Curso de telepatiameridam
 
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...Arthur Moreira
 

Was ist angesagt? (13)

Estruturas subcorticais
Estruturas subcorticaisEstruturas subcorticais
Estruturas subcorticais
 
Funcionamento global do cérebro
Funcionamento global do cérebroFuncionamento global do cérebro
Funcionamento global do cérebro
 
Relações com o meio
Relações com o meioRelações com o meio
Relações com o meio
 
O cérebro
O cérebroO cérebro
O cérebro
 
Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor
 Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor  Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor
Palestra USP - Biologia do comportamento do consumidor
 
Processo de memorização
Processo de memorizaçãoProcesso de memorização
Processo de memorização
 
Transtorno da memória
Transtorno da memóriaTranstorno da memória
Transtorno da memória
 
Curso de telepatia
Curso de telepatiaCurso de telepatia
Curso de telepatia
 
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...
Estimulação Cognitiva Gerontológica: Neuróbica (Arthur Moreira da Silva Neto,...
 
Memoria
MemoriaMemoria
Memoria
 
Fundamentos da Neurociência e Bioética
Fundamentos da Neurociência e BioéticaFundamentos da Neurociência e Bioética
Fundamentos da Neurociência e Bioética
 
Homowork
HomoworkHomowork
Homowork
 
Ihc Aula6
Ihc Aula6Ihc Aula6
Ihc Aula6
 

Andere mochten auch

Inconsciente cognitivo
Inconsciente cognitivoInconsciente cognitivo
Inconsciente cognitivorenanrocha76
 
A neurociência do aprendizado
A neurociência do aprendizadoA neurociência do aprendizado
A neurociência do aprendizadoNEO Empresarial
 
Neurociencia cognitiva
Neurociencia cognitivaNeurociencia cognitiva
Neurociencia cognitivaGraça Leal
 
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computador
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computadorComunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computador
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computadorAmyris Fernandez
 
Disfunções cerebrias e aprendizagem
Disfunções cerebrias e aprendizagemDisfunções cerebrias e aprendizagem
Disfunções cerebrias e aprendizagemEleny de Oliveira
 
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociência
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociênciaNeurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociência
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociênciaBilly Nascimento
 
Cérebro - psicologia 12ºano AR
Cérebro - psicologia 12ºano ARCérebro - psicologia 12ºano AR
Cérebro - psicologia 12ºano ARAntónia Rocha
 

Andere mochten auch (20)

Teste da-mente
Teste da-menteTeste da-mente
Teste da-mente
 
1-neuropsi-deficiencias-c-basicos
1-neuropsi-deficiencias-c-basicos1-neuropsi-deficiencias-c-basicos
1-neuropsi-deficiencias-c-basicos
 
Dez mitos sobre o cérebro
Dez mitos sobre o cérebroDez mitos sobre o cérebro
Dez mitos sobre o cérebro
 
Palestra Espírita - Horizontes da mente
Palestra Espírita - Horizontes da mentePalestra Espírita - Horizontes da mente
Palestra Espírita - Horizontes da mente
 
Aprendizagem ImplicaçõEs NeuropsicolóGicas
Aprendizagem ImplicaçõEs NeuropsicolóGicasAprendizagem ImplicaçõEs NeuropsicolóGicas
Aprendizagem ImplicaçõEs NeuropsicolóGicas
 
Inconsciente cognitivo
Inconsciente cognitivoInconsciente cognitivo
Inconsciente cognitivo
 
A neurociência do aprendizado
A neurociência do aprendizadoA neurociência do aprendizado
A neurociência do aprendizado
 
2-neuropsi-deficiencias-c-basicos
2-neuropsi-deficiencias-c-basicos2-neuropsi-deficiencias-c-basicos
2-neuropsi-deficiencias-c-basicos
 
António Damásio
António Damásio  António Damásio
António Damásio
 
O cortex cerebral
 O cortex cerebral O cortex cerebral
O cortex cerebral
 
Neurociencia cognitiva
Neurociencia cognitivaNeurociencia cognitiva
Neurociencia cognitiva
 
Relativismo e direitos humanos 1
Relativismo  e direitos humanos 1Relativismo  e direitos humanos 1
Relativismo e direitos humanos 1
 
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computador
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computadorComunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computador
Comunicação, avanços científicos e interfaces cérebro computador
 
Cérebro e Memória
Cérebro e MemóriaCérebro e Memória
Cérebro e Memória
 
Disfunções cerebrias e aprendizagem
Disfunções cerebrias e aprendizagemDisfunções cerebrias e aprendizagem
Disfunções cerebrias e aprendizagem
 
Neuroplasticidade
NeuroplasticidadeNeuroplasticidade
Neuroplasticidade
 
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociência
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociênciaNeurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociência
Neurociência e Comportamento I: Aula 1 - História da neurociência
 
Identidade
IdentidadeIdentidade
Identidade
 
Cérebro - psicologia 12ºano AR
Cérebro - psicologia 12ºano ARCérebro - psicologia 12ºano AR
Cérebro - psicologia 12ºano AR
 
Cérebro x Mente
Cérebro x MenteCérebro x Mente
Cérebro x Mente
 

Ähnlich wie Crebro e-aprendizagem-1192491652623368-1

Ähnlich wie Crebro e-aprendizagem-1192491652623368-1 (20)

Sistema nerv oso
Sistema nerv osoSistema nerv oso
Sistema nerv oso
 
neurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptxneurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptx
 
O cerebro
O cerebroO cerebro
O cerebro
 
O cerebro
O cerebroO cerebro
O cerebro
 
Drogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervosoDrogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervoso
 
Neurociencia e educação
Neurociencia e educaçãoNeurociencia e educação
Neurociencia e educação
 
Encéfalo
EncéfaloEncéfalo
Encéfalo
 
Como aprendemos?
Como aprendemos?Como aprendemos?
Como aprendemos?
 
Fundamentos da Neurociência
Fundamentos da NeurociênciaFundamentos da Neurociência
Fundamentos da Neurociência
 
Aprendizagem acelerada
Aprendizagem aceleradaAprendizagem acelerada
Aprendizagem acelerada
 
Seminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barrosSeminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barros
 
Reflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicosReflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicos
 
Neurociências 2prova
Neurociências 2provaNeurociências 2prova
Neurociências 2prova
 
Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)
 
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidosPlano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidos
 
Apostila neuropsicanálise atual
Apostila neuropsicanálise atualApostila neuropsicanálise atual
Apostila neuropsicanálise atual
 
Cérebro
CérebroCérebro
Cérebro
 
Sistemaneuro hormonal- 9º ano ,Ciências da Natureza
Sistemaneuro hormonal- 9º ano ,Ciências da NaturezaSistemaneuro hormonal- 9º ano ,Ciências da Natureza
Sistemaneuro hormonal- 9º ano ,Ciências da Natureza
 
dificuldades de aprendizagem.pptx
dificuldades de aprendizagem.pptxdificuldades de aprendizagem.pptx
dificuldades de aprendizagem.pptx
 
Neurociências e aprendizagem
Neurociências e aprendizagem   Neurociências e aprendizagem
Neurociências e aprendizagem
 

Mehr von Isabel Teixeira (20)

Teste dalai-lama. . 17.06.09
Teste dalai-lama. . 17.06.09Teste dalai-lama. . 17.06.09
Teste dalai-lama. . 17.06.09
 
Snef2007
Snef2007Snef2007
Snef2007
 
Sistema nervoso central acabado1
Sistema nervoso central acabado1Sistema nervoso central acabado1
Sistema nervoso central acabado1
 
Simpsio sulmatogrossense-de-neurocincias-e-reabilitação
Simpsio sulmatogrossense-de-neurocincias-e-reabilitaçãoSimpsio sulmatogrossense-de-neurocincias-e-reabilitação
Simpsio sulmatogrossense-de-neurocincias-e-reabilitação
 
Silenciodosbons
SilenciodosbonsSilenciodosbons
Silenciodosbons
 
Shalom luc
Shalom lucShalom luc
Shalom luc
 
Serfelizeumadecisao ica
Serfelizeumadecisao icaSerfelizeumadecisao ica
Serfelizeumadecisao ica
 
Segundos auto-estima
Segundos auto-estimaSegundos auto-estima
Segundos auto-estima
 
Salmo 23
Salmo 23Salmo 23
Salmo 23
 
Sabes quem sou
Sabes quem souSabes quem sou
Sabes quem sou
 
Ryan hreljac
Ryan hreljacRyan hreljac
Ryan hreljac
 
Rotina
RotinaRotina
Rotina
 
Remedio para-nao-envelhecer
Remedio para-nao-envelhecerRemedio para-nao-envelhecer
Remedio para-nao-envelhecer
 
Relacionamentos rubem alves
Relacionamentos   rubem alvesRelacionamentos   rubem alves
Relacionamentos rubem alves
 
Reflexopie
ReflexopieReflexopie
Reflexopie
 
Quatro meses
Quatro mesesQuatro meses
Quatro meses
 
Reflexões da vida
Reflexões da vidaReflexões da vida
Reflexões da vida
 
Rc aniversario
Rc aniversarioRc aniversario
Rc aniversario
 
Que saudades
Que saudadesQue saudades
Que saudades
 
Publicidade
PublicidadePublicidade
Publicidade
 

Crebro e-aprendizagem-1192491652623368-1

  • 1. O Cérebro..* O território menos explorado do mundo é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho É menor que uma alface Poderias colocá-lo na palma da mão E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo É
  • 2. Uma mosca de frutas tem 100 mil células cerebrais ativas . Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu .
  • 3. Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até 20.000 conexões diferentes com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um computador potente , e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos axônio s.
  • 4. Você sabia que tem quatro cérebros em um ? Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células nervosas. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais como a respiração e a freqüência cardíaca. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.
  • 5. Os níveis do cérebro..* Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.
  • 6. Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos 8 diferentes tipos de inteligências. Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc. Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões. Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes. Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição. Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza.
  • 7. Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e equilíbrio. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções.
  • 8. Os lados do seu cérebro O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas O lado direito do cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas.
  • 9. Mirian Diamond O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito. Seu lema: Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.
  • 10. Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos: O que vemos O que ouvimos O que provamos O que tocamos O que cheiramos O que fazemos
  • 11. Há pelo menos três estilos de aprendizagem: Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.
  • 12. Como se armazena a informação no seu cérebro..* Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de informação que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.
  • 13. Seus quatro tipos de onda O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro. Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência
  • 14. Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..* Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.
  • 15. Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro. Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.
  • 16. Brian y Roberta Morgan dizem: Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*
  • 17. RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã
  • 18. Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman
  • 19. Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro: Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.
  • 20. Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.
  • 21. Os primeiros 20 passos fáceis para melhorar a aprendizagem: *Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte ! *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos. *Aprenda fazendo. *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.
  • 22. UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno. LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México
  • 23. Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto www.officinadamente.com.br Leia o blog da Officina da Mente. Acesse: http://www.officinadamente.com.br/blog/index.php Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt