SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
Estudos Bíblicos 1Coríntios 8ª Lição Exemplos de Liberdade Cristã.
Texto Básico: I Coríntios 9.1-11.1
Objetivo  Conhecer os direitos e privilégios da liberdade cristã.
Introdução Paulo ensina sobre a liberdade cristã, falando de direitos e privilégios da liberdade cristã.
1. O Exemplo do Apóstolo Paulo (1Co 9.1-27) Paulo dá uma aula de liberdade cristã para os crentes de Corinto. Ele fala primeiro de si mesmo:
A Origem dos Seus Direitos (vv.1,2)     Há uma máxima usada pelos advogados para falar sobre os limites da liberdade: “O meu direito termina onde começa o do outro”. Paulo ensina que a liberdade cristã proporciona  ao cristão, direitos e privilégios, mas, o cristão forte é aquele que abre mão destes em benefício ou para edificação dos outros. O que Paulo pede aos irmãos da igreja de Corinto (1Co 8), é o que ele pratica (1Co 9). Ele abre mão dos seus direitos e privilégios para que outros sejam edificados.
    Paulo inicia falando da origem ou base dos seus direitos. Quatro perguntas que exigem quatro respostas: (1) Paulo era livre em Jesus Cristo.Não sou eu, porventura, livre? Todo cristão possui liberdade cristã. (2) Paulo era um apóstolo de Cristo.Não sou apóstolo? Ele havia sido chamado por Cristo para ser apóstolo – At 9.15; 22.21; 26.16-18. (3) Paulo viu a Jesus.Não vi Jesus, nosso Senhor? Uma das exigências para ser apóstolo era ter visto ou convivido com Jesus. Por isso ele disse ter visto a Jesus, não Cristo, para se referir ao Jesus histórico – 1Co 15.8. (4) Paulo levou muitos a Jesus Cristo:Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Muitos colocavam em dúvida o apostolado de Paulo (2Co 10.1-11), contudo os próprios coríntios tinham que admitir que eles eram cristãos por causa do trabalho de Paulo. Os coríntios eram o selo ou certificado do seu apostolado.
A Extensão dos Seus Direitos (vv.3-14)     Paulo defende a sua liberdade relacionando os seus direitos: A minha defesa perante os que me interpelam é esta (v.3). (1) O direito de sobreviver:não temos nós o direito de comer e beber? (v.4). (2) O direito de casar-se e ter uma esposa como companheira de viagem:E também  o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (v.5). (3) O direito de dedicação exclusiva ao ministério recebendo o seu sustento da igreja:Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? (v.6).
Continuação: Ele usa três exemplos para corroborar este direito: Quem jamais vai a Guerra a sua propria custa? Quem planta vinha e não come do seu fruto ? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite desse rebanho ? O soldado é custeado para guerrear . O vinicultor come da vinha que plantou. O  pastor bebe do leite do seu rebanho. Para completar o argumento em defesa deste direito, Paulo usa o argumento da lei de DEUS: Primeiro , os que trabalham na lavoura são os primeiros a desfrutar da colheita (vv.8-12). Segundo, o Sacerdote alimenta-se do sacrifìcio animal que ele oferece(vv.13,14) .
conclusão:  “Assim ordenou também o SENHOR aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho”.
O uso dos seus direitos  Paulo, após defender a sua autoridade e os seus direitos como apóstolo, fala de como ele usa os seus direitos . Primeiro , ele abre mão dos seus direitos de ser sustentado pela igreja, suprindo , ele as suas próprias necessidades(vv.19-23). Para concluir o seu exemplo, Paulo compara a vida cristã a uma competição atlética: (vv.24-27).três lições: 1- Precisamos correr para vencer e lutar para ganhar . 2-Toda vitoria demanda grande disciplina e sacrificio . 3-Para vencer precisamos conhecer e alcançar nossa meta.
2. Exemplo de ISRAEL(1co 10.1-13) Paulo relembra as vantagens e os privilégios     espirituais de Israel: 1- Eles foram conduzidos e guiados pelos Senhor através da nuvem de glória de DEUSapós serem libertados do Egito. Êx 13.21; Nm 12.5. 2- Eles atravessara o Mar Vermelho em terra seca , enquanto os egípcios se afogaram nas mesmas águas .Êx 14. 3-Eles foram “batizados em Moisés” ou introduzidos ao pacto.(Êx24.4-8)
Paulo declara : Entretanto , DEUS não se agradou da maioria deles , razão por que ficaram prostrados no deserto (v.5).  Ele deseja que reflitamos sobre a bondade e a severidade de DEUS .apesar do favores ilimitados de DEUS,muitos ou a “maioria deles”não confiaram no SENHOR. Resultado: Os corpos deles foram espalhados pelo deserto- Nm 14.16;25.9.
Por analogia ,Paulo diz que precisamostomar cuidado com a religião exterior. A punição de DEUS a Israel serve como exemplo: Ora  estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram (v.6). Paulo ,versos 6-10, lista cinco exemplos de pecados e sua respectiva punição: 1- Cobiçando comida – Nm11.4 2- Entregando-se a idolatria- Êx 32,46 e 19. 3- Cometendo moralidade – Nm 25.1-9. 4- Provando o SENHOR-Nm 21.5. 5- Murmurando contra DEUS-Nm 14.2, 36;16.1-35.
Paulo encerra dizendo : Estas coisas lhe sobrevieram como exemplo e foram escritas para advertência nossa ,de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele ,pois , que pensa estar em pé veja que não caia .Não sobreveio tentação que não humana, mas DEUS é fiel e não permitira que sejais tentados além das vossas forças;pelo contrario, juntamente com tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar(vv.11-13)
3.Usando Bem a Nossa Liberdade(1 Co 10. 14-22)  Paulo retorna ao assunto da idolatria ou da comida a sacrificada aos ídolos.(v.14). Ele ordena que os crentes fiquem longe dos templos pagãos e de suas festas religiosas. O argumento que Paulo usa é o da comunhão: Não podeis beber do cálice do Senhor e o cálice dos demônios (V.21). Na igreja somos um corpo. Temos comunhão com DEUS e uns com os outros . Manifestamos essa comunhão através da Ceia do Senhor . O mesmo se aplica á adoração pagã , na qual os sacrificios são oferecidos aos demônios .
Logo não devemos participar das festas religiosas num templo pagão , pois se o fizermos, adoraremos a demônios. Não podemos servir a dois senhores! (Mt 6.24). E que acontecerá se um crente ,por se julgar “forte”,insistir em participar dos cultos pagãos? Paulo é claro: despertará o ciúme  e o zelo do Senhor (Êx20.5; Dt32.16; Os 2.2).
Paulo encerra seu ensino sobre liberdade cristã apresentando alguns principios que nos ajudará a usar bem a nossa liberdade cristã: Faça tudo aquilo que é proveitoso e edifica espiritualidade.  Todas as coisas são licitas mas nem todas convêm ;todas são licitas, mas nem todas edificam (v.23). Faça tudo sempre buscando o bem da outra pessoa. Ninguém busque o seu  próprio interesse , e sim o de outrem (v.24). Faça tudo para a glória de DEUS. Portanto quer comais ,quer bebais ou façais outra coisa qualquer , fazei tudo para a glória de DEUS (v.31).
Faça tudo sem ofender a igreja e visando a salvação do incrédulo. Não vos torneis causa de tropeços nem para judeus ,nem para gentios , nem tampouco para a igreja de DEUS, assim, como também procuro, em tudo, ser agradáveis a todos , não buscando meu próprio interesse , mas o de muitos , para que sejamos salvos (vv.32,33). Faça tudo imitando aqueles que imitam a Jesus Cristo. Sede meu imitadores , como também eu sou de Cristo (1 Co 11.1)                                                           fim
Fim da 8ª Aula.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPastor Natalino Das Neves
 
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominical
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola DominicalCONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominical
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominicalyosseph2013
 
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015Pr. Andre Luiz
 
Romanos 7 (parte -2)
Romanos   7 (parte -2)Romanos   7 (parte -2)
Romanos 7 (parte -2)Joel Silva
 
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano C
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano CComentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano C
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano CJosé Lima
 
Apostila dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciante
Apostila   dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível inicianteApostila   dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciante
Apostila dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciantePaulo Almeida
 
Coisas sacrificadas aos ídolos
Coisas sacrificadas aos ídolosCoisas sacrificadas aos ídolos
Coisas sacrificadas aos ídolosManoel Moreira
 
A Verdade e a Realidade
A Verdade e a Realidade A Verdade e a Realidade
A Verdade e a Realidade Silvio Dutra
 
2021 1º trimestre jovens lição 13
2021 1º trimestre jovens lição 132021 1º trimestre jovens lição 13
2021 1º trimestre jovens lição 13Joel Silva
 
SÓ JESUS
SÓ JESUSSÓ JESUS
SÓ JESUSPr Neto
 
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidio
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidioQual a posição da Bíblia a respeito do suicidio
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidioJuraci Rocha
 
Lição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteLição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteAnderson Silva
 

Was ist angesagt? (18)

PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
 
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominical
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola DominicalCONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominical
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO – Lição 09 – Para Escola Dominical
 
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015
O Líder Diante da Chegada da Morte - Lição 10 - 3º Trimestre de 2015
 
Romanos 7 (parte -2)
Romanos   7 (parte -2)Romanos   7 (parte -2)
Romanos 7 (parte -2)
 
20151119.Estudo PGs 29
20151119.Estudo PGs 2920151119.Estudo PGs 29
20151119.Estudo PGs 29
 
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano C
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano CComentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano C
Comentário: 5° Domingo da Quaresma - Ano C
 
Apostila dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciante
Apostila   dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível inicianteApostila   dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciante
Apostila dezesseis razões para não ser testemunha de jeová - nível iniciante
 
Lição 7ª Comida oferecida a ídolos
Lição 7ª Comida oferecida a ídolosLição 7ª Comida oferecida a ídolos
Lição 7ª Comida oferecida a ídolos
 
Coisas sacrificadas aos ídolos
Coisas sacrificadas aos ídolosCoisas sacrificadas aos ídolos
Coisas sacrificadas aos ídolos
 
A Verdade e a Realidade
A Verdade e a Realidade A Verdade e a Realidade
A Verdade e a Realidade
 
2021 1º trimestre jovens lição 13
2021 1º trimestre jovens lição 132021 1º trimestre jovens lição 13
2021 1º trimestre jovens lição 13
 
Lição 9
Lição 9Lição 9
Lição 9
 
SÓ JESUS
SÓ JESUSSÓ JESUS
SÓ JESUS
 
CONFLITOS INTERIORES
CONFLITOS INTERIORESCONFLITOS INTERIORES
CONFLITOS INTERIORES
 
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidio
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidioQual a posição da Bíblia a respeito do suicidio
Qual a posição da Bíblia a respeito do suicidio
 
Lição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteLição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crente
 
A Morte De Jesus
A Morte De JesusA Morte De Jesus
A Morte De Jesus
 
Boletim PIB Joinville 04/08/2013
Boletim PIB Joinville 04/08/2013Boletim PIB Joinville 04/08/2013
Boletim PIB Joinville 04/08/2013
 

Andere mochten auch

O jovem e a liberdade cristã
O jovem e a liberdade cristãO jovem e a liberdade cristã
O jovem e a liberdade cristãNoimix
 
Temas atuais que tem afastado os jovens da igreja
Temas atuais que tem afastado os jovens da igrejaTemas atuais que tem afastado os jovens da igreja
Temas atuais que tem afastado os jovens da igrejaDilean Melo
 
Os desafios para o adolescente cristão no mundo
Os desafios para o adolescente cristão no mundoOs desafios para o adolescente cristão no mundo
Os desafios para o adolescente cristão no mundoCRISTOPAA
 
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.Cristiano Marinho Maciel
 
O jovem cristão e a internet
O jovem cristão e a internetO jovem cristão e a internet
O jovem cristão e a internetNoimix
 
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?Adolescentes Cristãos - Como devem ser?
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?Márcio Pereira
 
Sê o exemplo
Sê o exemploSê o exemplo
Sê o exemploADPC109
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblicovalmarques
 
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem Cristão
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem CristãoOs perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem Cristão
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem CristãoSamir Isac Dantas
 
O Cristão e a Depressão
O Cristão e a DepressãoO Cristão e a Depressão
O Cristão e a DepressãoLeandro Sales
 
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTOA NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTOibpd
 
Lições para a vida timóteo
Lições para a vida   timóteoLições para a vida   timóteo
Lições para a vida timóteoEloi Lago
 
Lembrai-vos ...
Lembrai-vos ...Lembrai-vos ...
Lembrai-vos ...Almy Alves
 
Um Jovem De Vida Exemplar
Um Jovem De Vida ExemplarUm Jovem De Vida Exemplar
Um Jovem De Vida ExemplarPaulistana
 

Andere mochten auch (20)

O jovem e a liberdade cristã
O jovem e a liberdade cristãO jovem e a liberdade cristã
O jovem e a liberdade cristã
 
Temas atuais que tem afastado os jovens da igreja
Temas atuais que tem afastado os jovens da igrejaTemas atuais que tem afastado os jovens da igreja
Temas atuais que tem afastado os jovens da igreja
 
Como ser-um-jovem-segundo-o-coração-de-deus
Como ser-um-jovem-segundo-o-coração-de-deusComo ser-um-jovem-segundo-o-coração-de-deus
Como ser-um-jovem-segundo-o-coração-de-deus
 
Os desafios para o adolescente cristão no mundo
Os desafios para o adolescente cristão no mundoOs desafios para o adolescente cristão no mundo
Os desafios para o adolescente cristão no mundo
 
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.
Curto Cirucuito - Palestra Para Jovens Evangélicos.
 
O jovem cristão na contramão do mundo
O jovem cristão na contramão do mundoO jovem cristão na contramão do mundo
O jovem cristão na contramão do mundo
 
Ser jovem ser cristão
Ser jovem ser cristãoSer jovem ser cristão
Ser jovem ser cristão
 
O jovem cristão e a internet
O jovem cristão e a internetO jovem cristão e a internet
O jovem cristão e a internet
 
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?Adolescentes Cristãos - Como devem ser?
Adolescentes Cristãos - Como devem ser?
 
Sê o exemplo
Sê o exemploSê o exemplo
Sê o exemplo
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblico
 
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem Cristão
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem CristãoOs perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem Cristão
Os perigos das Redes Sociais na Vida do Jovem Cristão
 
Antífona 25 1 co 13-
Antífona 25 1 co 13-Antífona 25 1 co 13-
Antífona 25 1 co 13-
 
O Cristão e a Depressão
O Cristão e a DepressãoO Cristão e a Depressão
O Cristão e a Depressão
 
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTOA NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
 
Lições para a vida timóteo
Lições para a vida   timóteoLições para a vida   timóteo
Lições para a vida timóteo
 
Lembrai-vos ...
Lembrai-vos ...Lembrai-vos ...
Lembrai-vos ...
 
Lembra te!
Lembra te!Lembra te!
Lembra te!
 
Timoteo
TimoteoTimoteo
Timoteo
 
Um Jovem De Vida Exemplar
Um Jovem De Vida ExemplarUm Jovem De Vida Exemplar
Um Jovem De Vida Exemplar
 

Ähnlich wie Lição 8ª Exemplos de liberdade cristã

Lição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteLição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteAnderson Silva
 
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministérioMárcio Pereira
 
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05Joel Silva
 
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptxJoel Silva
 
Lição 9 Confrontando os Inimigos da Cruz
Lição 9 Confrontando os Inimigos da CruzLição 9 Confrontando os Inimigos da Cruz
Lição 9 Confrontando os Inimigos da CruzAntonio Fernandes
 
Lição 1 A beleza do testemunho cristão
Lição 1   A beleza do testemunho cristãoLição 1   A beleza do testemunho cristão
Lição 1 A beleza do testemunho cristãoWander Sousa
 
“Sejamos massa nova”
“Sejamos massa nova”“Sejamos massa nova”
“Sejamos massa nova”JUERP
 
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.Antonio Fernandes
 
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.GIDEONE Moura Santos Ferreira
 
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGR
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGRLição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGR
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGRGerson G. Ramos
 
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016Pr. Andre Luiz
 
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03yosseph2013
 
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominical
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola DominicalA ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominical
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominicalyosseph2013
 

Ähnlich wie Lição 8ª Exemplos de liberdade cristã (20)

Lição 9ª Comportamento no culto público
Lição 9ª Comportamento no culto públicoLição 9ª Comportamento no culto público
Lição 9ª Comportamento no culto público
 
Paulo De Tarso
Paulo De TarsoPaulo De Tarso
Paulo De Tarso
 
Vivendo de maneira santa
Vivendo de maneira santaVivendo de maneira santa
Vivendo de maneira santa
 
Lição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crenteLição 8 – a suprema aspiração do crente
Lição 8 – a suprema aspiração do crente
 
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
 
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
 
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
 
Lição 9 Confrontando os Inimigos da Cruz
Lição 9 Confrontando os Inimigos da CruzLição 9 Confrontando os Inimigos da Cruz
Lição 9 Confrontando os Inimigos da Cruz
 
Lição 1 A beleza do testemunho cristão
Lição 1   A beleza do testemunho cristãoLição 1   A beleza do testemunho cristão
Lição 1 A beleza do testemunho cristão
 
Vinte respostas aos católicos
Vinte respostas aos católicosVinte respostas aos católicos
Vinte respostas aos católicos
 
Vinte respostas aos católicos
Vinte respostas aos católicosVinte respostas aos católicos
Vinte respostas aos católicos
 
“Sejamos massa nova”
“Sejamos massa nova”“Sejamos massa nova”
“Sejamos massa nova”
 
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.
Lição 8 do 3º Trimestre de 2013.
 
Lição 9 - Mortos para o pecado
Lição 9 - Mortos para o pecadoLição 9 - Mortos para o pecado
Lição 9 - Mortos para o pecado
 
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.
EBD CPAD Licões bíblicas 3°trimestre2015 aula 2 o evangelho da graça.
 
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGR
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGRLição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGR
Lição 12 - Paulo: missão e mensagem + textos_GGR
 
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016
A fidelidade de deus - Lição 13 - 4º Trimestre de 2016
 
1° carta de paulo aos coríntios
1° carta de paulo aos coríntios1° carta de paulo aos coríntios
1° carta de paulo aos coríntios
 
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03
O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO – Lição 03
 
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominical
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola DominicalA ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominical
A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS – Lição 07 – Escola Dominical
 

Mehr von Igreja Presbiteriana Zona Sul (20)

Boletim246
Boletim246Boletim246
Boletim246
 
Boletim245
Boletim245  Boletim245
Boletim245
 
Boletim243
Boletim243Boletim243
Boletim243
 
Boletim244
Boletim244 Boletim244
Boletim244
 
Boletim242
Boletim242Boletim242
Boletim242
 
Boletim241
Boletim241Boletim241
Boletim241
 
Boletim240
Boletim240Boletim240
Boletim240
 
Boletim238docx
Boletim238docxBoletim238docx
Boletim238docx
 
Boletim237
Boletim237Boletim237
Boletim237
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim235
Boletim235Boletim235
Boletim235
 
Boletim234
Boletim234Boletim234
Boletim234
 
Boletim233
Boletim233  Boletim233
Boletim233
 
Boletim232
Boletim232 Boletim232
Boletim232
 
Boletim231
Boletim231  Boletim231
Boletim231
 
Boletim230
Boletim230  Boletim230
Boletim230
 
Boletim228
Boletim228Boletim228
Boletim228
 
Boletim227
Boletim227Boletim227
Boletim227
 
Boletim 226
Boletim 226   Boletim 226
Boletim 226
 

Lição 8ª Exemplos de liberdade cristã

  • 1. I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
  • 2. Estudos Bíblicos 1Coríntios 8ª Lição Exemplos de Liberdade Cristã.
  • 3. Texto Básico: I Coríntios 9.1-11.1
  • 4. Objetivo Conhecer os direitos e privilégios da liberdade cristã.
  • 5. Introdução Paulo ensina sobre a liberdade cristã, falando de direitos e privilégios da liberdade cristã.
  • 6. 1. O Exemplo do Apóstolo Paulo (1Co 9.1-27) Paulo dá uma aula de liberdade cristã para os crentes de Corinto. Ele fala primeiro de si mesmo:
  • 7. A Origem dos Seus Direitos (vv.1,2) Há uma máxima usada pelos advogados para falar sobre os limites da liberdade: “O meu direito termina onde começa o do outro”. Paulo ensina que a liberdade cristã proporciona ao cristão, direitos e privilégios, mas, o cristão forte é aquele que abre mão destes em benefício ou para edificação dos outros. O que Paulo pede aos irmãos da igreja de Corinto (1Co 8), é o que ele pratica (1Co 9). Ele abre mão dos seus direitos e privilégios para que outros sejam edificados.
  • 8. Paulo inicia falando da origem ou base dos seus direitos. Quatro perguntas que exigem quatro respostas: (1) Paulo era livre em Jesus Cristo.Não sou eu, porventura, livre? Todo cristão possui liberdade cristã. (2) Paulo era um apóstolo de Cristo.Não sou apóstolo? Ele havia sido chamado por Cristo para ser apóstolo – At 9.15; 22.21; 26.16-18. (3) Paulo viu a Jesus.Não vi Jesus, nosso Senhor? Uma das exigências para ser apóstolo era ter visto ou convivido com Jesus. Por isso ele disse ter visto a Jesus, não Cristo, para se referir ao Jesus histórico – 1Co 15.8. (4) Paulo levou muitos a Jesus Cristo:Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Muitos colocavam em dúvida o apostolado de Paulo (2Co 10.1-11), contudo os próprios coríntios tinham que admitir que eles eram cristãos por causa do trabalho de Paulo. Os coríntios eram o selo ou certificado do seu apostolado.
  • 9. A Extensão dos Seus Direitos (vv.3-14) Paulo defende a sua liberdade relacionando os seus direitos: A minha defesa perante os que me interpelam é esta (v.3). (1) O direito de sobreviver:não temos nós o direito de comer e beber? (v.4). (2) O direito de casar-se e ter uma esposa como companheira de viagem:E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (v.5). (3) O direito de dedicação exclusiva ao ministério recebendo o seu sustento da igreja:Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? (v.6).
  • 10. Continuação: Ele usa três exemplos para corroborar este direito: Quem jamais vai a Guerra a sua propria custa? Quem planta vinha e não come do seu fruto ? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite desse rebanho ? O soldado é custeado para guerrear . O vinicultor come da vinha que plantou. O pastor bebe do leite do seu rebanho. Para completar o argumento em defesa deste direito, Paulo usa o argumento da lei de DEUS: Primeiro , os que trabalham na lavoura são os primeiros a desfrutar da colheita (vv.8-12). Segundo, o Sacerdote alimenta-se do sacrifìcio animal que ele oferece(vv.13,14) .
  • 11. conclusão: “Assim ordenou também o SENHOR aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho”.
  • 12. O uso dos seus direitos Paulo, após defender a sua autoridade e os seus direitos como apóstolo, fala de como ele usa os seus direitos . Primeiro , ele abre mão dos seus direitos de ser sustentado pela igreja, suprindo , ele as suas próprias necessidades(vv.19-23). Para concluir o seu exemplo, Paulo compara a vida cristã a uma competição atlética: (vv.24-27).três lições: 1- Precisamos correr para vencer e lutar para ganhar . 2-Toda vitoria demanda grande disciplina e sacrificio . 3-Para vencer precisamos conhecer e alcançar nossa meta.
  • 13. 2. Exemplo de ISRAEL(1co 10.1-13) Paulo relembra as vantagens e os privilégios espirituais de Israel: 1- Eles foram conduzidos e guiados pelos Senhor através da nuvem de glória de DEUSapós serem libertados do Egito. Êx 13.21; Nm 12.5. 2- Eles atravessara o Mar Vermelho em terra seca , enquanto os egípcios se afogaram nas mesmas águas .Êx 14. 3-Eles foram “batizados em Moisés” ou introduzidos ao pacto.(Êx24.4-8)
  • 14. Paulo declara : Entretanto , DEUS não se agradou da maioria deles , razão por que ficaram prostrados no deserto (v.5). Ele deseja que reflitamos sobre a bondade e a severidade de DEUS .apesar do favores ilimitados de DEUS,muitos ou a “maioria deles”não confiaram no SENHOR. Resultado: Os corpos deles foram espalhados pelo deserto- Nm 14.16;25.9.
  • 15. Por analogia ,Paulo diz que precisamostomar cuidado com a religião exterior. A punição de DEUS a Israel serve como exemplo: Ora estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram (v.6). Paulo ,versos 6-10, lista cinco exemplos de pecados e sua respectiva punição: 1- Cobiçando comida – Nm11.4 2- Entregando-se a idolatria- Êx 32,46 e 19. 3- Cometendo moralidade – Nm 25.1-9. 4- Provando o SENHOR-Nm 21.5. 5- Murmurando contra DEUS-Nm 14.2, 36;16.1-35.
  • 16. Paulo encerra dizendo : Estas coisas lhe sobrevieram como exemplo e foram escritas para advertência nossa ,de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele ,pois , que pensa estar em pé veja que não caia .Não sobreveio tentação que não humana, mas DEUS é fiel e não permitira que sejais tentados além das vossas forças;pelo contrario, juntamente com tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar(vv.11-13)
  • 17. 3.Usando Bem a Nossa Liberdade(1 Co 10. 14-22) Paulo retorna ao assunto da idolatria ou da comida a sacrificada aos ídolos.(v.14). Ele ordena que os crentes fiquem longe dos templos pagãos e de suas festas religiosas. O argumento que Paulo usa é o da comunhão: Não podeis beber do cálice do Senhor e o cálice dos demônios (V.21). Na igreja somos um corpo. Temos comunhão com DEUS e uns com os outros . Manifestamos essa comunhão através da Ceia do Senhor . O mesmo se aplica á adoração pagã , na qual os sacrificios são oferecidos aos demônios .
  • 18. Logo não devemos participar das festas religiosas num templo pagão , pois se o fizermos, adoraremos a demônios. Não podemos servir a dois senhores! (Mt 6.24). E que acontecerá se um crente ,por se julgar “forte”,insistir em participar dos cultos pagãos? Paulo é claro: despertará o ciúme e o zelo do Senhor (Êx20.5; Dt32.16; Os 2.2).
  • 19. Paulo encerra seu ensino sobre liberdade cristã apresentando alguns principios que nos ajudará a usar bem a nossa liberdade cristã: Faça tudo aquilo que é proveitoso e edifica espiritualidade. Todas as coisas são licitas mas nem todas convêm ;todas são licitas, mas nem todas edificam (v.23). Faça tudo sempre buscando o bem da outra pessoa. Ninguém busque o seu próprio interesse , e sim o de outrem (v.24). Faça tudo para a glória de DEUS. Portanto quer comais ,quer bebais ou façais outra coisa qualquer , fazei tudo para a glória de DEUS (v.31).
  • 20. Faça tudo sem ofender a igreja e visando a salvação do incrédulo. Não vos torneis causa de tropeços nem para judeus ,nem para gentios , nem tampouco para a igreja de DEUS, assim, como também procuro, em tudo, ser agradáveis a todos , não buscando meu próprio interesse , mas o de muitos , para que sejamos salvos (vv.32,33). Faça tudo imitando aqueles que imitam a Jesus Cristo. Sede meu imitadores , como também eu sou de Cristo (1 Co 11.1) fim
  • 21. Fim da 8ª Aula.