SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 21
I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
Estudos Bíblicos 1Coríntios 5ª Lição Cuidado com a Sujeira
Texto Básico: I Coríntios 6.1-20 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Objetivo  Decidir viver segundo os padrões espirituais e éticos do reino de Deus.
Introdução     A Bíblia ensina, especialmente no Novo Testamento, o princípio da separação entre a igreja e o Estado. Jesus disse: Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt 22.21). César representa o governo civil e Deus o governo espiritual ou a igreja. Cada um deles tem a sua própria esfera de autoridade e todos estão sob a autoridade soberana de Deus. O governo civil existe para promover o bem e a justiça social, na aplicação da lei, na cobrança de impostos e na manutenção da ordem (Rm 13.1-7). A igreja exerce a sua autoridade com a pregação da Palavra, na administração dos sacramentos e na prática da ética cristã (Mt 16.19).
 “A lição que este princípio ensina é que a igreja está no mundo, mas que ela não pertence ao mundo. Por isso o povo de Deus deve viver segundo os padrões espirituais e éticos do reino de Deus.”
1. Sujeira se Lava em Casa (vv.1-8).     Diz o ditado popular: “Roupa suja se lava em casa”. A lição do ditado é: há certos assuntos e problemas que não devem ser tratados publicamente, mas intimamente. Em Corinto, os litígios entre os irmãos, ao invés de serem tratados no âmbito da igreja, eram levados aos tribunais seculares: Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? (v.1). Este versículo nos revela três verdades importantes. Primeira, a igreja não é um lugar perfeito. Os crentes não são perfeitos e brigam entre si gerando muitas contendas. O fato de Deus habitar na igreja e no cristão não impede as contendas entre irmãos.
 Segunda, várias contendas que acontecem entre irmãos na igreja são graves e precisam ser julgadas por um tribunal eclesiástico. As faltas graves cometidas na igreja devem ser resolvidas no âmbito eclesiástico. Terceira, toda contenda entre irmãos na igreja, por mais grave que seja, não deve ser julgada por tribunais compostos por incrédulos. Paulo apresenta cinco razões para que as contendas da igreja não sejam julgadas pelos tribunais do mundo:
Razão teológica ou escatológica:Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! (vv.2,3). Se um dia os santos vão julgar o mundo e os anjos, por que eles não podiam resolver as pequenas brigas existentes entre eles? Mt 19.28; 1Ts 3.13. Razão espiritual:Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja (v.4). Homens mundanos não têm autoridade espiritual e nem referencial ético para julgar assuntos na igreja.
Razão do testemunho cristão:Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? (v.5). É uma vergonha para a igreja ou um escândalo espiritual quando os assuntos éticos da igreja são conhecidos e julgados pelos ímpios. A igreja deve identificar e julgar os seus erros internos. Razão legal:Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! (v.6). Irmãos ofendidos não devem entrar em juízo contra os seus irmãos ofensores. O fórum onde as questões espirituais e éticas da igreja devem ser julgadas não é o magistrado civil.
Razão do crescimento espiritual:O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! (vv.7,8). Primeiro, o só existir a contenda já revela derrota ou imaturidade espiritual. Segundo, irmãos ofendidos precisam aprender a sofrer a injustiça e o dano. Esta é uma maneira de crescer espiritualmente. O amor não faz mal ao irmão (Rm 13.10).
2. Vocês já Foram  Lavados (vv.9-11)     Paulo lembra um aspecto fundamental da doutrina da salvação: os injustos não herdarão o reino dos céus: Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? (v.9). O justo salário do pecado é a morte (Rm 6.23). E aqueles que são injustos jamais serão membros da verdadeira igreja na terra e nem tampouco serão admitidos no céu (Ap 21.8). Paulo passa a especificar vários tipos de pecadores com suas práticas específicas que ficarão fora do reino de Deus. São dez: (1) Impuros: significa qualquer forma de perversão sexual, imoralidade e fornicação – 1Co 5.1. (2) Idólatras: trata da imoralidade sexual ligada ao culto pagão da época. (3) Adúlteros: aqueles que violam a aliança do matrimônio através da prática sexual.
   (4) Efeminados: literalmente “macios” ou “suaves”, isto é, aqueles que perderam a sua virilidade masculina. É o homossexual passivo. (5) Sodomitas: é o termo usado para descrever os homossexuais ativos, os parceiros dos efeminados. (6) Ladrões: são aqueles que têm a mania de furtar – cleptomaníacos. (7) Avarentos: são os gananciosos ou ávidos por dinheiro ou lucro. (8) Bêbados: significa aqueles que se entregam à bebida de uma maneira incontrolável. (9) Maldizentes: é alguém que injuria  outros – Mt 5.22. (10) Roubadores: são os ladrões de qualquer tipo ou forma. Aqueles que roubam de forma  pensada e ostensiva.
3. Mantenham-se Limpos (v.13-20)      A última parte do capítulo é uma advertência contra a impureza sexual ou a fornicação. Paulo inicia dizendo: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (v.12). John Piper diz que este verso apresenta as duas leis que regem a vida de um cristão: a lei do amor e a lei da liberdade. A primeira, faz com que abramos mão da nossa vontade, visando a edificação do outro (1Co 10.23,24). O amor edifica (1Co 8.1) e não se conduz inconvenientemente (1Co 13.5). A segunda, faz com que não sejamos mais escravos de nada. Somos livres! A lei da liberdade é a vida dirigida e controlada pelo Espírito Santo (Rm 8.2). Agostinho disse: “Ame a Deus e faça o que quiser”. Razões para a santificação do corpo:
[object Object],    Um dos argumentos mais usados para a prática sexual promíscua é que o desejo sexual é igual ao desejo alimentar. Logo, praticar sexo é simplesmente atender a uma necessidade física ou biológica. Paulo, porém, diz: Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo (v.13). Deus tem um propósito espiritual para os nossos corpos (Rm 12.1,2), por isso não devemos praticar a imoralidade sexual.
[object Object],    No contexto grego, o corpo era visto de forma negativa. Era uma espécie de “cárcere da alma” ou “o corpo é uma sepultura”. Epicteto, filósofo grego, declarou: “Eu sou uma pobre alma algemada a um cadáver”. O cristianismo resgata, porém, o valor do corpo humano: Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder (v.14). Deus ressuscitou a Jesus e ressuscitará a todos (1Co 15.20-30). A ênfase de Paulo é que há vida após a morte, e esta vida será desfrutada pelo homem integralmente – corpo e alma. Deus tem um propósito eterno para os nossos corpos, por isso não devemos praticar a fornicação.
[object Object], Assim como duas pessoas (homem e mulher) se tornam uma quando se casam e praticam um ato sexual (Gn 2.24), assim estamos unidos espiritualmente a Cristo desde a nossa conversão (Jo 15.1-7). Por isso Paulo declara: Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne (vv. 15,16). Se uma alma humana está unida a Cristo, pela fé, o seu corpo também está. O corpo e a alma estão unidos a Cristo. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele (v.17).
[object Object],   Paulo ordena e esclarece: Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo (v.18). Primeiro o mandamento: Fugi da impureza. A maneira mais inteligente de lidar com o pecado sexual é fugindo dele (Gn 39.12)
[object Object],    Paulo declara: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo (vv.19,20). Quatro importantes lições: (1) Um fato: o corpo cristão é o templo do Espírito Santo; (2) Uma consequência: somos propriedades de Deus; (3) Um custo: fomos comprados por um alto preço; (4) Uma obrigação: glorificai a Deus no vosso corpo.
Fim da 5ª Aula.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Lição 4 - A necessidade universal de salvação
Lição 4 - A necessidade universal de salvaçãoLição 4 - A necessidade universal de salvação
Lição 4 - A necessidade universal de salvaçãoNatalino das Neves Neves
 
Legislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRLegislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRGerson G. Ramos
 
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”JUERP
 
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeus
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeusLição 3 - A necessidade espiritual dos judeus
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeusNatalino das Neves Neves
 
Historia Reformada - Palestra
Historia Reformada - PalestraHistoria Reformada - Palestra
Historia Reformada - PalestraHubner Braz
 
E.b.d adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04Joel Silva
 
Conversando 1
Conversando 1Conversando 1
Conversando 1ValSony
 
Cinco votos para obter poder espiritual a. w. tozer
Cinco votos para obter poder espiritual   a. w. tozerCinco votos para obter poder espiritual   a. w. tozer
Cinco votos para obter poder espiritual a. w. tozerRodolfo Nascimento
 
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano AComentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano AJosé Lima
 
Lição 4 a necessidade universal de salvação
Lição 4   a necessidade universal de salvaçãoLição 4   a necessidade universal de salvação
Lição 4 a necessidade universal de salvaçãoboasnovassena
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismolucena
 
Desperta, tu que dormes! charles wesley
Desperta, tu que dormes!   charles wesleyDesperta, tu que dormes!   charles wesley
Desperta, tu que dormes! charles wesleyFrancisco Deuzilene
 

Mais procurados (17)

Lição 4 - A necessidade universal de salvação
Lição 4 - A necessidade universal de salvaçãoLição 4 - A necessidade universal de salvação
Lição 4 - A necessidade universal de salvação
 
Lição 11 - O jovem e a comunidade
Lição 11 - O jovem e a comunidadeLição 11 - O jovem e a comunidade
Lição 11 - O jovem e a comunidade
 
Legislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRLegislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGR
 
Lição 8 - Cristo e a graça
Lição 8 - Cristo e a graçaLição 8 - Cristo e a graça
Lição 8 - Cristo e a graça
 
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”
“Tudo é lícito, mas nem tudo convém”
 
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeus
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeusLição 3 - A necessidade espiritual dos judeus
Lição 3 - A necessidade espiritual dos judeus
 
DOCE PECADO FRUTOS AMARGOS
DOCE PECADO FRUTOS AMARGOSDOCE PECADO FRUTOS AMARGOS
DOCE PECADO FRUTOS AMARGOS
 
Historia Reformada - Palestra
Historia Reformada - PalestraHistoria Reformada - Palestra
Historia Reformada - Palestra
 
E.b.d adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d adultos 1ºtrimestre 2017 lição 04
 
Lição 7 - Adão e o pecado
Lição 7 - Adão e o pecadoLição 7 - Adão e o pecado
Lição 7 - Adão e o pecado
 
Conversando 1
Conversando 1Conversando 1
Conversando 1
 
Cinco votos para obter poder espiritual a. w. tozer
Cinco votos para obter poder espiritual   a. w. tozerCinco votos para obter poder espiritual   a. w. tozer
Cinco votos para obter poder espiritual a. w. tozer
 
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano AComentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 7° Domingo do Tempo Comum - Ano A
 
Lição 4 a necessidade universal de salvação
Lição 4   a necessidade universal de salvaçãoLição 4   a necessidade universal de salvação
Lição 4 a necessidade universal de salvação
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
A doutrina do pecado
A doutrina do pecadoA doutrina do pecado
A doutrina do pecado
 
Desperta, tu que dormes! charles wesley
Desperta, tu que dormes!   charles wesleyDesperta, tu que dormes!   charles wesley
Desperta, tu que dormes! charles wesley
 

Destaque (9)

Physics I PH2111jan2009
Physics I PH2111jan2009Physics I PH2111jan2009
Physics I PH2111jan2009
 
Proof mi álbum
Proof mi álbumProof mi álbum
Proof mi álbum
 
Tarea de ingles
Tarea de inglesTarea de ingles
Tarea de ingles
 
revista Balde Branco "Propriedade Agroecológica Família Derlam"
revista Balde Branco "Propriedade Agroecológica Família Derlam"revista Balde Branco "Propriedade Agroecológica Família Derlam"
revista Balde Branco "Propriedade Agroecológica Família Derlam"
 
Sociales6 2013
Sociales6 2013Sociales6 2013
Sociales6 2013
 
Power guidance
Power guidancePower guidance
Power guidance
 
Vinnies
VinniesVinnies
Vinnies
 
A agonia de cristo jonathan edwards
A agonia de cristo   jonathan edwardsA agonia de cristo   jonathan edwards
A agonia de cristo jonathan edwards
 
จัดทำโดย
จัดทำโดยจัดทำโดย
จัดทำโดย
 

Semelhante a Lição 5ª Cuidado com a sujeira

I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxx
I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxxI Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxx
I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxxlindalva da cruz
 
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPastor Natalino Das Neves
 
Lição 11 - Vivendo de Forma Moderada
Lição 11 - Vivendo de Forma ModeradaLição 11 - Vivendo de Forma Moderada
Lição 11 - Vivendo de Forma ModeradaErberson Pinheiro
 
Vosso Corpo é Santuário do Espírito Santo
Vosso Corpo é Santuário do Espírito SantoVosso Corpo é Santuário do Espírito Santo
Vosso Corpo é Santuário do Espírito SantoJUERP
 
Vivendo de Forma Moderada.
Vivendo de Forma Moderada.Vivendo de Forma Moderada.
Vivendo de Forma Moderada.Márcio Martins
 
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para face
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para faceSlide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para face
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para faceVilma Longuini
 
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais - EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais -  EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais -  EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais - EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...ProCarreira
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPastor Natalino Das Neves
 
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOS
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOSLIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOS
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOSNatalino das Neves Neves
 
2021 2º trimestre jovem - lição 09
2021   2º trimestre jovem - lição 092021   2º trimestre jovem - lição 09
2021 2º trimestre jovem - lição 09Joel Silva
 
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014Pr. Andre Luiz
 
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADELBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADENatalino das Neves Neves
 
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..norbertopm1
 
Os Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneOs Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneMárcio Martins
 
Apocalipse - cartas de advertência
Apocalipse - cartas de advertênciaApocalipse - cartas de advertência
Apocalipse - cartas de advertênciaProfessor Belinaso
 
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoErberson Pinheiro
 
Ebook 133 cuidado com as raposinhas parte 2
Ebook 133   cuidado com as raposinhas parte 2Ebook 133   cuidado com as raposinhas parte 2
Ebook 133 cuidado com as raposinhas parte 2estevao01
 

Semelhante a Lição 5ª Cuidado com a sujeira (20)

I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxx
I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxxI Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxx
I Corintios - 006.ppt xxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
Aula 05 09
Aula 05 09Aula 05 09
Aula 05 09
 
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PROJEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
 
04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado
 
Lição 11 - Vivendo de Forma Moderada
Lição 11 - Vivendo de Forma ModeradaLição 11 - Vivendo de Forma Moderada
Lição 11 - Vivendo de Forma Moderada
 
Vosso Corpo é Santuário do Espírito Santo
Vosso Corpo é Santuário do Espírito SantoVosso Corpo é Santuário do Espírito Santo
Vosso Corpo é Santuário do Espírito Santo
 
Lição 7ª Comida oferecida a ídolos
Lição 7ª Comida oferecida a ídolosLição 7ª Comida oferecida a ídolos
Lição 7ª Comida oferecida a ídolos
 
Vivendo de Forma Moderada.
Vivendo de Forma Moderada.Vivendo de Forma Moderada.
Vivendo de Forma Moderada.
 
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para face
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para faceSlide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para face
Slide li c ao 2 - 3t - 2019 - a mordomia do corpo para face
 
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais - EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais -  EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais -  EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...
Lição 8 - As Mudanças dos Valores Morais - EBD Jovens - 3 Trimestre 2015 - C...
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOSPRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
PRELEÇÃO_LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS
 
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOS
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOSLIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOS
LIÇÃO 9 - PAULO CENSURA A CONTENDA ENTRE IRMÃOS
 
2021 2º trimestre jovem - lição 09
2021   2º trimestre jovem - lição 092021   2º trimestre jovem - lição 09
2021 2º trimestre jovem - lição 09
 
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014
O perigo da busca pela autorrealização humana - Lição 10 - 3°Tri.2014
 
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADELBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
 
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
 
Os Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneOs Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da Carne
 
Apocalipse - cartas de advertência
Apocalipse - cartas de advertênciaApocalipse - cartas de advertência
Apocalipse - cartas de advertência
 
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
 
Ebook 133 cuidado com as raposinhas parte 2
Ebook 133   cuidado com as raposinhas parte 2Ebook 133   cuidado com as raposinhas parte 2
Ebook 133 cuidado com as raposinhas parte 2
 

Mais de Igreja Presbiteriana Zona Sul (20)

Boletim246
Boletim246Boletim246
Boletim246
 
Boletim245
Boletim245  Boletim245
Boletim245
 
Boletim243
Boletim243Boletim243
Boletim243
 
Boletim244
Boletim244 Boletim244
Boletim244
 
Boletim242
Boletim242Boletim242
Boletim242
 
Boletim241
Boletim241Boletim241
Boletim241
 
Boletim240
Boletim240Boletim240
Boletim240
 
Boletim238docx
Boletim238docxBoletim238docx
Boletim238docx
 
Boletim237
Boletim237Boletim237
Boletim237
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim235
Boletim235Boletim235
Boletim235
 
Boletim234
Boletim234Boletim234
Boletim234
 
Boletim233
Boletim233  Boletim233
Boletim233
 
Boletim232
Boletim232 Boletim232
Boletim232
 
Boletim231
Boletim231  Boletim231
Boletim231
 
Boletim230
Boletim230  Boletim230
Boletim230
 
Boletim228
Boletim228Boletim228
Boletim228
 
Boletim227
Boletim227Boletim227
Boletim227
 
Boletim 226
Boletim 226   Boletim 226
Boletim 226
 

Lição 5ª Cuidado com a sujeira

  • 1. I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
  • 2. Estudos Bíblicos 1Coríntios 5ª Lição Cuidado com a Sujeira
  • 3. Texto Básico: I Coríntios 6.1-20 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
  • 4. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
  • 5. Objetivo Decidir viver segundo os padrões espirituais e éticos do reino de Deus.
  • 6. Introdução A Bíblia ensina, especialmente no Novo Testamento, o princípio da separação entre a igreja e o Estado. Jesus disse: Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt 22.21). César representa o governo civil e Deus o governo espiritual ou a igreja. Cada um deles tem a sua própria esfera de autoridade e todos estão sob a autoridade soberana de Deus. O governo civil existe para promover o bem e a justiça social, na aplicação da lei, na cobrança de impostos e na manutenção da ordem (Rm 13.1-7). A igreja exerce a sua autoridade com a pregação da Palavra, na administração dos sacramentos e na prática da ética cristã (Mt 16.19).
  • 7. “A lição que este princípio ensina é que a igreja está no mundo, mas que ela não pertence ao mundo. Por isso o povo de Deus deve viver segundo os padrões espirituais e éticos do reino de Deus.”
  • 8. 1. Sujeira se Lava em Casa (vv.1-8). Diz o ditado popular: “Roupa suja se lava em casa”. A lição do ditado é: há certos assuntos e problemas que não devem ser tratados publicamente, mas intimamente. Em Corinto, os litígios entre os irmãos, ao invés de serem tratados no âmbito da igreja, eram levados aos tribunais seculares: Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? (v.1). Este versículo nos revela três verdades importantes. Primeira, a igreja não é um lugar perfeito. Os crentes não são perfeitos e brigam entre si gerando muitas contendas. O fato de Deus habitar na igreja e no cristão não impede as contendas entre irmãos.
  • 9. Segunda, várias contendas que acontecem entre irmãos na igreja são graves e precisam ser julgadas por um tribunal eclesiástico. As faltas graves cometidas na igreja devem ser resolvidas no âmbito eclesiástico. Terceira, toda contenda entre irmãos na igreja, por mais grave que seja, não deve ser julgada por tribunais compostos por incrédulos. Paulo apresenta cinco razões para que as contendas da igreja não sejam julgadas pelos tribunais do mundo:
  • 10. Razão teológica ou escatológica:Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! (vv.2,3). Se um dia os santos vão julgar o mundo e os anjos, por que eles não podiam resolver as pequenas brigas existentes entre eles? Mt 19.28; 1Ts 3.13. Razão espiritual:Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja (v.4). Homens mundanos não têm autoridade espiritual e nem referencial ético para julgar assuntos na igreja.
  • 11. Razão do testemunho cristão:Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? (v.5). É uma vergonha para a igreja ou um escândalo espiritual quando os assuntos éticos da igreja são conhecidos e julgados pelos ímpios. A igreja deve identificar e julgar os seus erros internos. Razão legal:Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! (v.6). Irmãos ofendidos não devem entrar em juízo contra os seus irmãos ofensores. O fórum onde as questões espirituais e éticas da igreja devem ser julgadas não é o magistrado civil.
  • 12. Razão do crescimento espiritual:O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! (vv.7,8). Primeiro, o só existir a contenda já revela derrota ou imaturidade espiritual. Segundo, irmãos ofendidos precisam aprender a sofrer a injustiça e o dano. Esta é uma maneira de crescer espiritualmente. O amor não faz mal ao irmão (Rm 13.10).
  • 13. 2. Vocês já Foram Lavados (vv.9-11) Paulo lembra um aspecto fundamental da doutrina da salvação: os injustos não herdarão o reino dos céus: Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? (v.9). O justo salário do pecado é a morte (Rm 6.23). E aqueles que são injustos jamais serão membros da verdadeira igreja na terra e nem tampouco serão admitidos no céu (Ap 21.8). Paulo passa a especificar vários tipos de pecadores com suas práticas específicas que ficarão fora do reino de Deus. São dez: (1) Impuros: significa qualquer forma de perversão sexual, imoralidade e fornicação – 1Co 5.1. (2) Idólatras: trata da imoralidade sexual ligada ao culto pagão da época. (3) Adúlteros: aqueles que violam a aliança do matrimônio através da prática sexual.
  • 14. (4) Efeminados: literalmente “macios” ou “suaves”, isto é, aqueles que perderam a sua virilidade masculina. É o homossexual passivo. (5) Sodomitas: é o termo usado para descrever os homossexuais ativos, os parceiros dos efeminados. (6) Ladrões: são aqueles que têm a mania de furtar – cleptomaníacos. (7) Avarentos: são os gananciosos ou ávidos por dinheiro ou lucro. (8) Bêbados: significa aqueles que se entregam à bebida de uma maneira incontrolável. (9) Maldizentes: é alguém que injuria outros – Mt 5.22. (10) Roubadores: são os ladrões de qualquer tipo ou forma. Aqueles que roubam de forma pensada e ostensiva.
  • 15. 3. Mantenham-se Limpos (v.13-20) A última parte do capítulo é uma advertência contra a impureza sexual ou a fornicação. Paulo inicia dizendo: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (v.12). John Piper diz que este verso apresenta as duas leis que regem a vida de um cristão: a lei do amor e a lei da liberdade. A primeira, faz com que abramos mão da nossa vontade, visando a edificação do outro (1Co 10.23,24). O amor edifica (1Co 8.1) e não se conduz inconvenientemente (1Co 13.5). A segunda, faz com que não sejamos mais escravos de nada. Somos livres! A lei da liberdade é a vida dirigida e controlada pelo Espírito Santo (Rm 8.2). Agostinho disse: “Ame a Deus e faça o que quiser”. Razões para a santificação do corpo:
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21. Fim da 5ª Aula.