SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 42
Downloaden Sie, um offline zu lesen
BUZZ REPORT: INTERCON 2009 Resultado de presença em redes sociais 16/11/2009
GUIDELINES GERAIS
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],OBJETIVOS
[object Object],[object Object],[object Object],METODOLOGIA GLOBAL DE ANÁLISE
Intercon Buscadores Redes Sociais Redes Virais Blogs e Afins Ambientes Mensurados Imprensa Online Twitter
RESULTADOS GLOBAIS
RESUMO GERAL ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro)
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (1) Semana 5 Constata-se o primeiro pico de presença quando o Intercon lembra a todos que está próximo o término da promoção para as inscrições.
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1 PICO 2
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (2) Semana 9 Faltando apenas um mês para a Intercon, a presença se intensifica, sobretudo no Twitter, onde temos o maior registro até então, com 354 ocorrências.  São apresentadas, também, as primeiras promoções de convites.
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1 PICO 2 PICO 3
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (3) Semana 13 Prestes a entrar na contagem regressiva do evento propriamente dito, a semana 13 traz o principal resultado obtido entre as semanas que antecederam o evento, sobretudo, por conta da intensa troca de informações sobre palestrantes e congressistas.
PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA* Linha do tempo (1/11 a 13/11)
#intercon09 – mais de 1640 ocorrências só no dia do evento
IPP X IPN NOS AMBIENTES MONITORADOS * IPP: Índice de Presença Positiva / IPN: Índice de Presença Negativa O Índice de Presença apresentado aqui leva em consideração todas as ocorrências registradas, tomando-se em consideração o impacto (positivo ou negativo) da informação. É possível perceber um IPP menor no Twitter, justamente por ele ser a rede que permite a maior facilidade para registrar comentários. Já Blogosfera e Redes Virais apresentaram resultados expressivos, sobretudo por conta da visão positiva que o Intercon apresenta na web de uma maneira geral.
EXPOSIÇÃO POR TEMA GERAL
EXPOSIÇÃO POR TEMA GERAL A exposição do Intercon no Twitter foi determinante para o resultado obtido na categoria buzz, que identifica as conversações geradas a partir do evento.
EXPOSIÇÃO POR TEMA GERAL O tema Palestrantes ganha espaço, sobretudo, por conta da cobertura da Blogosfera, que repercutiu as palestras ministradas durante o Intercon.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Analisaremos a seguir a timeline de viralização do Intercon. Percebe-se que ele segue o caminho natural, registrado em inúmeros outros cases, tendo início na mensagem instantânea.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Ainda durante o evento, surgem as informações sobre as palestras e discussões.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora A repercussão em blogs é a primeira a surgir de maneira mais clara, explorando, sobretudo, a análise dos acontecimentos.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Os vídeos complementam as informações dos blogs, e passam a trazer um conteúdo informativo.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Assim como as fotos, que aumentam a capacidade de registro, informação e repercussão do que aconteceu.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora A Imprensa repercuti esta viralização, trazendo para as mídias tradicionais aquilo que já é notícia nas redes sociais.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Até que através das redes não-estruturadas, a informação ganha peso acadêmico e passa a ser um registro vivo do conhecimento.
TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Abaixo, detalhamos o caminho da viralização  de um dos temas de maior repercussão no Intercon: a palestra de Luli Radfarher. A partir dele, é possível traçar o caminho padrão da informação nas redes sociais, e sua disseminação.
PRESENÇA POR REDES
EXPOSIÇÃO POR TEMA - TWITTER As particularidades geradas a partir da utilização do Twitter fizeram com que as ocorrências classificadas como Buzz dominassem a exposição (63%), sobretudo por conta da troca de mensagens daqueles que participariam do evento, fosse como congressista, fosse como palestrante ou organizador. Outro ponto muito explorado nessa rede, foram as mensagens relacionadas ás inscrições, que atingiram relevância de 18%.
AGENTES DE BUZZ - TWITTER USUÁRIO RELEVÂNCIA NA REDE QUEM É clebervilla 46 Nada a declarar nesse momento...  rinapri 55 addicted. addictive. lovely, to say the least. powerbits 44 Um profissional de internet apaixonado pelo seu trabalho! cecilia_tanaka 50 Japa. Advogada. Cuti-cuti. Nerd low profile. Made in Paraguay! :-D fabiolody 56 Colunista de Photoshop do iMasters, Diretor de Arte, animador de festa infantil, encontro da terceira idade e cantor de churrascaria rodizio. =D dulcetti 58 Tem cerveja por aqui? rafaelsbarai 51 Blogger, Journalist, Media Researcher and Digital Media Consultant rribeiro 41 About myself roneyb 57 Consultor em gestão do conhecimento, cibercultura e um apaixononado pelas artes diegoremus 49 Freemium networkaholic wikinomist sociographer ♺ editor at @Startupi ♺ speaker ♺ strategist viviannevillela 37 Consultora, blogger do Sebrae jaderubini 48 UX designer, web developer, copywriter & creative director. marciookabe 46 Especialista em SEO e Joomla!. A Konfide é uma empresa de cursos de AdWords/Joomla! evertonlima 37 Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia, Cursando Sistemas para Internet pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada- IBTA Nespolic 44 I'm Journalist, Manager, Professor, Master and Father vinnysacramento 53 Jornalista, fotógrafo, assessor de imprensa e analista de mídias sociais. Gostou? Beijo, me twitta!! tagliati 50 Nerd. WebDeveloper. Fumante. A Culpa é sempre do Gordo valreiss 63 Designer, webdesigner, publicitária, mídia e futura jornalista... jonathanpereira 51 Mineiro, Desenvolvedor WEB, Empresário, Aspirante à Piloto... gilgiardelli 51 Não podemos usar velhos mapas, para descobrir novas terras! Co-founder 4 empresas. Palestrante em + de 400 eventos. Acadêmico na ESPM. Co-autor de dois livros.
IPP X IPN - TWITTER Os temas mais ativos são aqueles que também geram maior atividade entre ocorrências positivas e negativas, entretanto, o resultado final apresentado faz concluir que o Intercon obteve resultado favorável.
EXPOSIÇÃO POR TEMA - BLOGOSFERA Seguindo uma tendência de cobertura e análise, a Blogosfera deu atenção aos temas debatidos no evento (inovação, 37%), sua repercussão, e às palestras e debates apresentados (23%). Traçando um paralelo com a cobertura da Imprensa, percebe-se uma tendência a falar menos do formato e mais do conteúdo.
IPP X IPN - BLOGOSFERA De caráter mais analítico, a exposição do Intercon na Blogosfera caminha para uma variação maior de temas relacionados às palestras e debates, ficando a cargo desses apontar destaques e viralizar as discussões mais relevantes.
 
ORKUT: COISA DO “PASSADO”? Interessante perceber que o Orkut passou ao largo de toda a discussão gerada pelo Intercon, apesar de ainda registrar uma comunidade voltada para a edição 2009. O resultado demonstra a migração do target do Intercon para outras redes, reforçando a tese de que a rede social do Google vem perdendo espaço, especialmente nos “heavy users”. Entretanto, vale dizer que mesmo nas comunidades antigas, o número de usuários e atividade é igualmente irrelevante.
EXPOSIÇÃO POR TEMA – IMPRENSA ONLINE Como dito anteriormente, já a Imprensa tem uma preocupação clara em relatar o formato, trazendo ao leitor aspectos ligados muito mais à iniciativa do organizador, a presença das pessoas, os palestrantes e debatedores e muito menos o conteúdo, mesmo que a Inovação, tema diretamente ligado ao mesmo, tenha obtido 28%.
EXPOSIÇÃO POR TEMA – REDES VIRAIS
REPERCUSSÃO – REDES VIRAIS Se o Twitter é a ferramenta de informação instantânea, as redes virais (Vimeo, YouTube e Videolog) surgem no processo de presença do Intercon como a ferramenta de repercussão. São inúmeros os vídeos contendo entrevistas, palestras e resumos do evento. Dentro do processo de viralização, surgem como uma das mais potentes, já que trabalham não só localmente, como também exportam conteúdo para blogs, sites e outros.
REDES NÃO-ESTRUTURADAS – O CAMINHO PARA O CONHECIMENTO Dentro do processo de viralização, as redes não-estruturadas são as responsáveis por transformar o conteúdo apresentado em material de referência e estudo. Já são inúmeras as apresentações disponíveis, seja de palestrantes, seja de congressistas. Aqui entra o fator determinante que garante ao Intercon extrapolar o caminho da viralização e se transformar em referência de momento para os assuntos abordados.
CONCLUSÕES FINAIS Durante todo o monitoramento da presença do Intercon 2009, foi possível perceber que o principal aspecto de presença nas redes não vinha de maneira ativa, com participação determinante do organizador do evento (I-Masters), mas sim das conversas e informações geradas pelos próprios usuários. Credibilidade: esse foi o motor que fez com que durante os três meses de monitoramento realizados, se possa tirar a conclusão de que o sucesso da repercussão está justamente no desejo de participar das pessoas. Seja daqueles que já estiveram em outras edições, seja nas ações daqueles que foram impactados por comentários positivos. Importante perceber ainda os ambientes escolhidos para repercussão do Intercon. Enquanto mais de 80% de todas as ocorrências vieram de posts no Twitter, redes sociais, como Orkut por exemplo, tiveram participação praticamente nula na exposição, o que demonstra uma clara migração em relação a anos anteriores, quando ainda era possível encontrar comunidades dedicadas a cada uma das edições. Por fim, destaca-se o tipo de assuntos explorados em cada uma das redes. Enquanto aspectos como a conversação, são características do Twitter, a discussão técnica e analítica domina a blogosfera e a cobertura do evento em si é o que apresenta-se como relavante das redes virais e imprensa.
www.i-group.com.br Tel: 11 3819 8129 ralmeida@i-group.com.br - cel 11 9499 5936 - @ralmeida daniel@i-group.com.br  - cel 11 8289 6887 - @miuradaniel indio@i-group.com.br - cel 11 9128 4212 São Paulo – SP

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Métricas em mídias sociais (versão 2010)
Métricas em mídias sociais (versão 2010)Métricas em mídias sociais (versão 2010)
Métricas em mídias sociais (versão 2010)Edney Souza
 
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiro
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiroPercepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiro
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiroEdney Souza
 
Oficina Métricas em Redes Sociais
Oficina Métricas em Redes SociaisOficina Métricas em Redes Sociais
Oficina Métricas em Redes SociaisAna Brambilla
 
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1Ana Brambilla
 
Redes Sociais: Relacionamento com foco no Engajamento
Redes Sociais: Relacionamento com foco no EngajamentoRedes Sociais: Relacionamento com foco no Engajamento
Redes Sociais: Relacionamento com foco no EngajamentoAna Brambilla
 
Sebrae trianons oportunidades_vr04
Sebrae trianons oportunidades_vr04Sebrae trianons oportunidades_vr04
Sebrae trianons oportunidades_vr04Melise Do Nascimento
 
03 twitter martha-gabriel
03 twitter martha-gabriel03 twitter martha-gabriel
03 twitter martha-gabrieltchelomma
 
Bots Humanos, redes e jornalismo profissional
Bots Humanos, redes e jornalismo profissionalBots Humanos, redes e jornalismo profissional
Bots Humanos, redes e jornalismo profissionalAna Brambilla
 
Comunicação 2.0
Comunicação 2.0Comunicação 2.0
Comunicação 2.0canvascombr
 
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...Kleber Pinto
 
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...E-Commerce Brasil
 
Master em Jornalismo Digital - aula 2
Master em Jornalismo Digital - aula 2Master em Jornalismo Digital - aula 2
Master em Jornalismo Digital - aula 2Ana Brambilla
 
Inspiring Report Abril - Globant Brasil
Inspiring Report Abril - Globant BrasilInspiring Report Abril - Globant Brasil
Inspiring Report Abril - Globant Brasilglobantbr
 
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociais
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociaisComo fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociais
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociaisYuri Almeida
 

Was ist angesagt? (20)

Métricas em mídias sociais (versão 2010)
Métricas em mídias sociais (versão 2010)Métricas em mídias sociais (versão 2010)
Métricas em mídias sociais (versão 2010)
 
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiro
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiroPercepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiro
Percepções sobre mídias sociais e números do mercado brasileiro
 
Oficina Métricas em Redes Sociais
Oficina Métricas em Redes SociaisOficina Métricas em Redes Sociais
Oficina Métricas em Redes Sociais
 
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1
Planejamento e Estratégia em Redes Sociais - parte 1
 
Redes Sociais: Relacionamento com foco no Engajamento
Redes Sociais: Relacionamento com foco no EngajamentoRedes Sociais: Relacionamento com foco no Engajamento
Redes Sociais: Relacionamento com foco no Engajamento
 
Sebrae trianons oportunidades_vr04
Sebrae trianons oportunidades_vr04Sebrae trianons oportunidades_vr04
Sebrae trianons oportunidades_vr04
 
03 twitter martha-gabriel
03 twitter martha-gabriel03 twitter martha-gabriel
03 twitter martha-gabriel
 
Bots Humanos, redes e jornalismo profissional
Bots Humanos, redes e jornalismo profissionalBots Humanos, redes e jornalismo profissional
Bots Humanos, redes e jornalismo profissional
 
Comunicação 2.0
Comunicação 2.0Comunicação 2.0
Comunicação 2.0
 
Master gestao aula1
Master gestao aula1Master gestao aula1
Master gestao aula1
 
Socialização de conteúdo1
Socialização de conteúdo1Socialização de conteúdo1
Socialização de conteúdo1
 
boo box Webinars | Segunda Tela: sinergia no Plano de Mídia 24/09
boo box Webinars | Segunda Tela: sinergia no Plano de Mídia 24/09boo box Webinars | Segunda Tela: sinergia no Plano de Mídia 24/09
boo box Webinars | Segunda Tela: sinergia no Plano de Mídia 24/09
 
Análise: Google vs Facebook
Análise: Google vs FacebookAnálise: Google vs Facebook
Análise: Google vs Facebook
 
Conexoesglobais
ConexoesglobaisConexoesglobais
Conexoesglobais
 
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...
Mídias Sociais: como elas podem facilitar o dia a dia do profissional de comu...
 
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...
[Conferência SANTA CATARINA 2020] + de 50 dicas para acelerar sua estratégia ...
 
Master em Jornalismo Digital - aula 2
Master em Jornalismo Digital - aula 2Master em Jornalismo Digital - aula 2
Master em Jornalismo Digital - aula 2
 
Marketing Viral Ebook
Marketing Viral EbookMarketing Viral Ebook
Marketing Viral Ebook
 
Inspiring Report Abril - Globant Brasil
Inspiring Report Abril - Globant BrasilInspiring Report Abril - Globant Brasil
Inspiring Report Abril - Globant Brasil
 
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociais
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociaisComo fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociais
Como fazer amigos e influenciar pessoas nas mídias sociais
 

Andere mochten auch

Relatório: As montadoras na Internet
Relatório: As montadoras na InternetRelatório: As montadoras na Internet
Relatório: As montadoras na InternetACEITA
 
Buzzmonitor: Como criar termos.
Buzzmonitor: Como criar termos.Buzzmonitor: Como criar termos.
Buzzmonitor: Como criar termos.Elife Brasil
 
2015 novas tendências social media, blogs, marketing
2015 novas tendências social media, blogs, marketing2015 novas tendências social media, blogs, marketing
2015 novas tendências social media, blogs, marketingAlysson Dinis
 
Monitoramento de Marcas e Conversações
Monitoramento de Marcas e ConversaçõesMonitoramento de Marcas e Conversações
Monitoramento de Marcas e ConversaçõesPaperCliQ Comunicação
 
STRATEGIC DESIGN - Colors and Graphics
STRATEGIC DESIGN - Colors and GraphicsSTRATEGIC DESIGN - Colors and Graphics
STRATEGIC DESIGN - Colors and GraphicsSameer M
 
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trends
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trendsNo Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trends
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trendsMcKinsey & Company
 

Andere mochten auch (13)

SOMMAR Social Media Marketing
SOMMAR Social Media MarketingSOMMAR Social Media Marketing
SOMMAR Social Media Marketing
 
Vizir
VizirVizir
Vizir
 
Medindo Redes Sociais
Medindo Redes SociaisMedindo Redes Sociais
Medindo Redes Sociais
 
Relatório: As montadoras na Internet
Relatório: As montadoras na InternetRelatório: As montadoras na Internet
Relatório: As montadoras na Internet
 
Buzzmonitor: Como criar termos.
Buzzmonitor: Como criar termos.Buzzmonitor: Como criar termos.
Buzzmonitor: Como criar termos.
 
2015 novas tendências social media, blogs, marketing
2015 novas tendências social media, blogs, marketing2015 novas tendências social media, blogs, marketing
2015 novas tendências social media, blogs, marketing
 
SXSW 2012 Social Media Buzz Report
SXSW 2012 Social Media Buzz ReportSXSW 2012 Social Media Buzz Report
SXSW 2012 Social Media Buzz Report
 
Vijay Kumar
Vijay KumarVijay Kumar
Vijay Kumar
 
Monitoramento de Marcas e Conversações
Monitoramento de Marcas e ConversaçõesMonitoramento de Marcas e Conversações
Monitoramento de Marcas e Conversações
 
Monitoramento e Social intelligence
Monitoramento e Social intelligenceMonitoramento e Social intelligence
Monitoramento e Social intelligence
 
Buzz Metrics
Buzz Metrics Buzz Metrics
Buzz Metrics
 
STRATEGIC DESIGN - Colors and Graphics
STRATEGIC DESIGN - Colors and GraphicsSTRATEGIC DESIGN - Colors and Graphics
STRATEGIC DESIGN - Colors and Graphics
 
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trends
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trendsNo Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trends
No Ordinary Disruption: The four forces breaking all the trends
 

Ähnlich wie Intercon 2009 Buzz Report

Twitter - introdução aos usos e possibilidades
Twitter - introdução aos usos e possibilidadesTwitter - introdução aos usos e possibilidades
Twitter - introdução aos usos e possibilidadesPaperCliQ Comunicação
 
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010Edney Souza
 
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientesMídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientesGutenberg Dias
 
Proposta Rodeio Bonito
Proposta Rodeio BonitoProposta Rodeio Bonito
Proposta Rodeio BonitoLeonardo
 
Seminário Web 20 - Info 09/2007
Seminário Web 20 - Info 09/2007Seminário Web 20 - Info 09/2007
Seminário Web 20 - Info 09/2007Rodrigo Cohen
 
Jornalismo em redes_sociais
Jornalismo em redes_sociaisJornalismo em redes_sociais
Jornalismo em redes_sociaismaterialdeaula
 
Erotika Fair As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCios
Erotika Fair   As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCiosErotika Fair   As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCios
Erotika Fair As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCiosEdney Souza
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociaisguest3fc044
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisguest3fc044
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisguest3fc044
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociaisguest3fc044
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisguest3fc044
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisTarcízio Silva
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociaisguest3fc044
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociaisguest3fc044
 

Ähnlich wie Intercon 2009 Buzz Report (20)

Apresentacao Smvp2009
Apresentacao Smvp2009Apresentacao Smvp2009
Apresentacao Smvp2009
 
Socialização de Conteúdo
Socialização de ConteúdoSocialização de Conteúdo
Socialização de Conteúdo
 
Twitter - introdução aos usos e possibilidades
Twitter - introdução aos usos e possibilidadesTwitter - introdução aos usos e possibilidades
Twitter - introdução aos usos e possibilidades
 
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010
Marketing em Redes Sociais - Curso APADI - Turma de Junho/2010
 
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientesMídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes
Mídias Sociais podem contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes
 
Introdução as redes socias
Introdução as redes sociasIntrodução as redes socias
Introdução as redes socias
 
Proposta Rodeio Bonito
Proposta Rodeio BonitoProposta Rodeio Bonito
Proposta Rodeio Bonito
 
Seminário Web 20 - Info 09/2007
Seminário Web 20 - Info 09/2007Seminário Web 20 - Info 09/2007
Seminário Web 20 - Info 09/2007
 
Jornalismo em redes_sociais
Jornalismo em redes_sociaisJornalismo em redes_sociais
Jornalismo em redes_sociais
 
EBAI - Widget Social
EBAI - Widget SocialEBAI - Widget Social
EBAI - Widget Social
 
Erotika Fair As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCios
Erotika Fair   As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCiosErotika Fair   As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCios
Erotika Fair As Ferramentas Das Redes Sociais A ServiçO Dos NegóCios
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociais
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociais
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 
Otimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociaisOtimização de mídias e redes sociais
Otimização de mídias e redes sociais
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 
Otimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes SociaisOtimização de Mídias e Redes Sociais
Otimização de Mídias e Redes Sociais
 

Intercon 2009 Buzz Report

  • 1. BUZZ REPORT: INTERCON 2009 Resultado de presença em redes sociais 16/11/2009
  • 3.
  • 4.
  • 5. Intercon Buscadores Redes Sociais Redes Virais Blogs e Afins Ambientes Mensurados Imprensa Online Twitter
  • 7.
  • 8. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro)
  • 9. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1
  • 10. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (1) Semana 5 Constata-se o primeiro pico de presença quando o Intercon lembra a todos que está próximo o término da promoção para as inscrições.
  • 11. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1 PICO 2
  • 12. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (2) Semana 9 Faltando apenas um mês para a Intercon, a presença se intensifica, sobretudo no Twitter, onde temos o maior registro até então, com 354 ocorrências. São apresentadas, também, as primeiras promoções de convites.
  • 13. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Linha do tempo (agosto e setembro) PICO 1 PICO 2 PICO 3
  • 14. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA Picos de presença (3) Semana 13 Prestes a entrar na contagem regressiva do evento propriamente dito, a semana 13 traz o principal resultado obtido entre as semanas que antecederam o evento, sobretudo, por conta da intensa troca de informações sobre palestrantes e congressistas.
  • 15. PRESENÇA TWITTER X BLOGS X IMPRENSA* Linha do tempo (1/11 a 13/11)
  • 16. #intercon09 – mais de 1640 ocorrências só no dia do evento
  • 17. IPP X IPN NOS AMBIENTES MONITORADOS * IPP: Índice de Presença Positiva / IPN: Índice de Presença Negativa O Índice de Presença apresentado aqui leva em consideração todas as ocorrências registradas, tomando-se em consideração o impacto (positivo ou negativo) da informação. É possível perceber um IPP menor no Twitter, justamente por ele ser a rede que permite a maior facilidade para registrar comentários. Já Blogosfera e Redes Virais apresentaram resultados expressivos, sobretudo por conta da visão positiva que o Intercon apresenta na web de uma maneira geral.
  • 19. EXPOSIÇÃO POR TEMA GERAL A exposição do Intercon no Twitter foi determinante para o resultado obtido na categoria buzz, que identifica as conversações geradas a partir do evento.
  • 20. EXPOSIÇÃO POR TEMA GERAL O tema Palestrantes ganha espaço, sobretudo, por conta da cobertura da Blogosfera, que repercutiu as palestras ministradas durante o Intercon.
  • 21. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Analisaremos a seguir a timeline de viralização do Intercon. Percebe-se que ele segue o caminho natural, registrado em inúmeros outros cases, tendo início na mensagem instantânea.
  • 22. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Ainda durante o evento, surgem as informações sobre as palestras e discussões.
  • 23. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora A repercussão em blogs é a primeira a surgir de maneira mais clara, explorando, sobretudo, a análise dos acontecimentos.
  • 24. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Os vídeos complementam as informações dos blogs, e passam a trazer um conteúdo informativo.
  • 25. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Assim como as fotos, que aumentam a capacidade de registro, informação e repercussão do que aconteceu.
  • 26. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora A Imprensa repercuti esta viralização, trazendo para as mídias tradicionais aquilo que já é notícia nas redes sociais.
  • 27. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Até que através das redes não-estruturadas, a informação ganha peso acadêmico e passa a ser um registro vivo do conhecimento.
  • 28. TIMELINE DA VIRALIZAÇÃO Força evangelizadora Abaixo, detalhamos o caminho da viralização de um dos temas de maior repercussão no Intercon: a palestra de Luli Radfarher. A partir dele, é possível traçar o caminho padrão da informação nas redes sociais, e sua disseminação.
  • 30. EXPOSIÇÃO POR TEMA - TWITTER As particularidades geradas a partir da utilização do Twitter fizeram com que as ocorrências classificadas como Buzz dominassem a exposição (63%), sobretudo por conta da troca de mensagens daqueles que participariam do evento, fosse como congressista, fosse como palestrante ou organizador. Outro ponto muito explorado nessa rede, foram as mensagens relacionadas ás inscrições, que atingiram relevância de 18%.
  • 31. AGENTES DE BUZZ - TWITTER USUÁRIO RELEVÂNCIA NA REDE QUEM É clebervilla 46 Nada a declarar nesse momento... rinapri 55 addicted. addictive. lovely, to say the least. powerbits 44 Um profissional de internet apaixonado pelo seu trabalho! cecilia_tanaka 50 Japa. Advogada. Cuti-cuti. Nerd low profile. Made in Paraguay! :-D fabiolody 56 Colunista de Photoshop do iMasters, Diretor de Arte, animador de festa infantil, encontro da terceira idade e cantor de churrascaria rodizio. =D dulcetti 58 Tem cerveja por aqui? rafaelsbarai 51 Blogger, Journalist, Media Researcher and Digital Media Consultant rribeiro 41 About myself roneyb 57 Consultor em gestão do conhecimento, cibercultura e um apaixononado pelas artes diegoremus 49 Freemium networkaholic wikinomist sociographer ♺ editor at @Startupi ♺ speaker ♺ strategist viviannevillela 37 Consultora, blogger do Sebrae jaderubini 48 UX designer, web developer, copywriter & creative director. marciookabe 46 Especialista em SEO e Joomla!. A Konfide é uma empresa de cursos de AdWords/Joomla! evertonlima 37 Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia, Cursando Sistemas para Internet pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada- IBTA Nespolic 44 I'm Journalist, Manager, Professor, Master and Father vinnysacramento 53 Jornalista, fotógrafo, assessor de imprensa e analista de mídias sociais. Gostou? Beijo, me twitta!! tagliati 50 Nerd. WebDeveloper. Fumante. A Culpa é sempre do Gordo valreiss 63 Designer, webdesigner, publicitária, mídia e futura jornalista... jonathanpereira 51 Mineiro, Desenvolvedor WEB, Empresário, Aspirante à Piloto... gilgiardelli 51 Não podemos usar velhos mapas, para descobrir novas terras! Co-founder 4 empresas. Palestrante em + de 400 eventos. Acadêmico na ESPM. Co-autor de dois livros.
  • 32. IPP X IPN - TWITTER Os temas mais ativos são aqueles que também geram maior atividade entre ocorrências positivas e negativas, entretanto, o resultado final apresentado faz concluir que o Intercon obteve resultado favorável.
  • 33. EXPOSIÇÃO POR TEMA - BLOGOSFERA Seguindo uma tendência de cobertura e análise, a Blogosfera deu atenção aos temas debatidos no evento (inovação, 37%), sua repercussão, e às palestras e debates apresentados (23%). Traçando um paralelo com a cobertura da Imprensa, percebe-se uma tendência a falar menos do formato e mais do conteúdo.
  • 34. IPP X IPN - BLOGOSFERA De caráter mais analítico, a exposição do Intercon na Blogosfera caminha para uma variação maior de temas relacionados às palestras e debates, ficando a cargo desses apontar destaques e viralizar as discussões mais relevantes.
  • 35.  
  • 36. ORKUT: COISA DO “PASSADO”? Interessante perceber que o Orkut passou ao largo de toda a discussão gerada pelo Intercon, apesar de ainda registrar uma comunidade voltada para a edição 2009. O resultado demonstra a migração do target do Intercon para outras redes, reforçando a tese de que a rede social do Google vem perdendo espaço, especialmente nos “heavy users”. Entretanto, vale dizer que mesmo nas comunidades antigas, o número de usuários e atividade é igualmente irrelevante.
  • 37. EXPOSIÇÃO POR TEMA – IMPRENSA ONLINE Como dito anteriormente, já a Imprensa tem uma preocupação clara em relatar o formato, trazendo ao leitor aspectos ligados muito mais à iniciativa do organizador, a presença das pessoas, os palestrantes e debatedores e muito menos o conteúdo, mesmo que a Inovação, tema diretamente ligado ao mesmo, tenha obtido 28%.
  • 38. EXPOSIÇÃO POR TEMA – REDES VIRAIS
  • 39. REPERCUSSÃO – REDES VIRAIS Se o Twitter é a ferramenta de informação instantânea, as redes virais (Vimeo, YouTube e Videolog) surgem no processo de presença do Intercon como a ferramenta de repercussão. São inúmeros os vídeos contendo entrevistas, palestras e resumos do evento. Dentro do processo de viralização, surgem como uma das mais potentes, já que trabalham não só localmente, como também exportam conteúdo para blogs, sites e outros.
  • 40. REDES NÃO-ESTRUTURADAS – O CAMINHO PARA O CONHECIMENTO Dentro do processo de viralização, as redes não-estruturadas são as responsáveis por transformar o conteúdo apresentado em material de referência e estudo. Já são inúmeras as apresentações disponíveis, seja de palestrantes, seja de congressistas. Aqui entra o fator determinante que garante ao Intercon extrapolar o caminho da viralização e se transformar em referência de momento para os assuntos abordados.
  • 41. CONCLUSÕES FINAIS Durante todo o monitoramento da presença do Intercon 2009, foi possível perceber que o principal aspecto de presença nas redes não vinha de maneira ativa, com participação determinante do organizador do evento (I-Masters), mas sim das conversas e informações geradas pelos próprios usuários. Credibilidade: esse foi o motor que fez com que durante os três meses de monitoramento realizados, se possa tirar a conclusão de que o sucesso da repercussão está justamente no desejo de participar das pessoas. Seja daqueles que já estiveram em outras edições, seja nas ações daqueles que foram impactados por comentários positivos. Importante perceber ainda os ambientes escolhidos para repercussão do Intercon. Enquanto mais de 80% de todas as ocorrências vieram de posts no Twitter, redes sociais, como Orkut por exemplo, tiveram participação praticamente nula na exposição, o que demonstra uma clara migração em relação a anos anteriores, quando ainda era possível encontrar comunidades dedicadas a cada uma das edições. Por fim, destaca-se o tipo de assuntos explorados em cada uma das redes. Enquanto aspectos como a conversação, são características do Twitter, a discussão técnica e analítica domina a blogosfera e a cobertura do evento em si é o que apresenta-se como relavante das redes virais e imprensa.
  • 42. www.i-group.com.br Tel: 11 3819 8129 ralmeida@i-group.com.br - cel 11 9499 5936 - @ralmeida daniel@i-group.com.br - cel 11 8289 6887 - @miuradaniel indio@i-group.com.br - cel 11 9128 4212 São Paulo – SP