SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 49
ESTUDO DE CASO: GOOGLE
Objetivo Análise da empresa Google à luz das teorias de STEINDL e SCHUMPETER.
HISTÓRIA DA EMPRESA Fundada por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford em 1998.  A empresa procura oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis.
OBJETIVO DA EMPRESA o mecanismo de pesquisa perfeito entender exatamente o que o pesquisador deseja e retornar exatamente o que ele quer fornecer um alto nível de serviço
Inovação PageRank: mecanismo de busca através de palavras mais importantes. (diferente do YAHOO) facilidade de uso Velocidade Precisão Objetividade
Geração de Receita anúncios on-line links patrocinados Propaganda tanto de pequenas como de grandes empresas União entre pesquisa e publicidade.
DINAMISMO Acompanha o mercado busca de inovação pioneiro na primeira tecnologia de pesquisa sem fio
SERVIÇOS Seus serviços são online e gratuitos: informações em vários idiomas serviço de email edição e compartilhamento de documentos e planilhas compartilhamento de fotos e vídeos rede social de comunicação instantânea ferramentas de pesquisa especializada que inclui artigos acadêmicos cotações de ações mapas e títulos de notícias listagens de catálogos telefônicos de todas as cidades
NOTÍCIAS  “Google recebe seu primeiro aporte milionário de capital” (1999) “Google lança o Froogle e o google news” (2002) “Google lança Orkut e Gmail” (2004)  “Google lança Google Maps e o Google Earth (2005)
Notícias “Em dez anos, Google passa de projeto universitário a gigante da web” (2008) “Google agora encara desafio de expandir seu reinado na web” (2009) “Ferramenta gratuita permite construir edifícios 3D para o Google Earth” (2009) “Google investe US$ 1,65 bilhão na compra do YouTube”
Google Earth
Google Maps: Encontre empresas locais, visualize mapas e obtenha rotas de tráfego no Google Maps
Google News
Google Froogle
Notícias “Google vai oferecer acesso gratuito à internet sem fio em vôos nos EUA” (2009) “Google lança serviço de imagens Street View no Brasil” (2009) “Google anuncia parceria com o Twitter para buscas em tempo real” (2009) Google faz parceria com gravadoras para busca e compra de músicas, dizem fontes”
Notícias “Google compra empresa de publicidade móvel por US$750 milhões.” (2009) “Peregrinação virtual por Caminho de Santiago já é possível no Street View” (2009) Google anuncia abertura do código do seu Chrome OS para desenvolvedores” (2009)
Desenvolvimento da Empresa
OBSTÁCULOS ,[object Object]
Aperfeiçoamento dos seus serviços
Ganhar importância em outros mercados
Capacidade de gerenciar adequadamente o hipercrescimento.
Busca de novos talentos.
Satisfazer diferentes culturas.
Pressões por resultados
Mercado muito dinâmico,[object Object]
Ángel Jiménez de Luis, editor do Gadgetoblog del Diario El Mundo, fez uma visita a oficina do Google en Zurich (Suíça) e regressou com uma série de fotos.
O tobogã conecta a zona de oficinas do primeiro andar com a cafeteria e a academia. Para descer e comer não precisa esperar o elevador. Os recém chegados têm que descer por ele para se apresentar à todos, além de usar um ridículo chapéu colorido durante algumas horas.
O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar preparados por cozinheiros contratados exclusivamente para o edifício. Tem comida para vegetarianos e como prato principal, um buffet de saladas com comidas feitas com ingredientes frescos do local.
Em cada andar tem ao menos 2 áreas de descanso com comida e bebida - é claro, grátis. Refrescos, sucos e café, muito café, mas também cereais, chocolates, sorvetes, batata fritas, frutas e uma ampla seleção de lanches saudáveis que tentam compensar o excesso de carboidratos.
Esta barra, similar a de uma estação de bombeiros, liga o segundo andar com a sala de jogos. Não precisa esperar o elevador para se divertir um pouco.
A boa comida grátis e os petiscos entre as horas sempre trazem uns quilinhos a mais aos recém chegados que ficam popularmente conhecidos como os OO (letras O do Google). A academia do piso superior - que também é grátis - é o lugar onde se queimam os 'quilinhos'.
A sala de massagem é quase que um santuário. As poltronas vibradoras são gratuitas. Apenas os serviços de massagens é que são pagos, mas são subsidiados e com valores baixos. A empresa presenteia bônus de massagem ou reservas de horários.
As crianças são bem vindas e não é estranho ver os 'Googlers' indo trabalhar acompanhados de seus pequenos. Não há berçários - embora a empresa toda se pareça com um quase sempre - mas sim, uma sala especial para trocar os bebês.
Nessas alturas você deve estar perguntando se no Google realmente se trabalha. Esta é uma área de trabalho convencional. Duas telas (monitores) é o padrão - economiza tempo e aumenta a produtividade - e os lugares são escolhidos livremente. Não é difícil ver os 'Googlers' mudando o lugar de trabalho com freqüencia.
No entanto, os trabalhadores passam apenas uma fração de seu tempo na mesa de trabalho. Na maioria das vezes trabalham com o notebook nas áreas de descanso, em pequenos grupos. Isto favorece a criatividade e a sociabilidade.
Cada um administra seu tempo e seu trabalho como quer. Não há horário e nas horas de descanso é permitido jogar uma partida de GuitarHero (jogo de vídeo game onde os jogadores tocam uma guitarra virtual), sinuca ou um jogo de mesa. Os prazos de entregas e desenvolvimento/produção, esses, sim, têm que ser cumpridos.
O espaço de trabalho é pequeno, mas as áreas de reuniões são muito amplas e temáticas. Esta cabine é de um autêntico teleférico e está situada em um andar decorado com fotos e objetos que lembram uma estação de esqui nos Alpes.
O serviço técnico está em uma área do prédio decorada com ambiente havaiano. Aqui se pode vir e buscar um cabo ou consertar um problema no seu notebook. As áreas de recreação estão repartidas por todo o prédio para que os 'Googlers' caminhem e se vejam.
As áreas de trabalho são sempre abertas. Para se ter privacidade durante uma conversa no telefone, tem que 'prender' em uma das múltiplas cabinas divididas pelo edifício. Em todas as paredes do prédio existem blocos de anotações, porque nunca se sabe em que momento pode surgir uma boa idéia.
As salas de reuniões do prédio têm nomes tirados de séries de TV e filmes famosos. Estes iglus estão na área do Star Wars  e são autênticos refúgios que foram utilizados em missões científicas na Antártida.
A biblioteca é uma das salas mais surpreendentes do prédio e a que tem as melhores vistas. Uma área de descanso com uma imensa cozinha e uma chaminé 'virtual'. Toda a mobília é reciclável e foi adquirida de lojas de segunda mão.
O Salão da Água é uma área de paz e relaxamento no prédio. Há poltronas de massagens e a iluminação é mínima. É o lugar ideal para tirar aquela dormidinha básica após o almoço  ou para descansar um pouco antes de uma reunião.
No entanto, é proibido o uso de celulares e despertadores. A única atividade possível, além de descansar, é olhar os peixes tropicais nos aquários nas paredes.
Google é mais que uma empresa. Os trabalhadores se encontram na sede de forma periódica para realizarem atividades em conjunto e festas. Além de tudo, dispõem de 20% do tempo de trabalho para cada um dedicar-se a projetos pessoais e 10% para livre disposição.
PONTOS EM COMUM COM STEINDL Google: produtor progressista por: ser responsável pela melhora na qualidade,  inovações técnicas que propiciam reduções de custo  maiores margens de lucro e aumento na participação dos mercados.
STEINDL Acumulação das firmas  maiores lucros  incentivos ao investimento  assimetria entre pequenas e grandes empresas
Dificuldades da pequenas empresas  Crescimento lento,  limitações ao crédito, Mortalidade mais elevada nas pequenas empresas, sendo que os pequenos desaparecem antes de crescer.
Atomização O autor rompe assim com a teoria de atomização dos mercados dos neoclássicos, de que as pequenas empresas têm livre entrada e saída.
Pontos em comum com Shumpeter Capitalismo  processo evolutivo. novos bens de consumo,  mudanças qualitativas,  novos métodos de produção  novos mercados,  das novas formas de organização industrial que a empresa cria. Inovações, tecnologias

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch

Apresentação de estudo de caso
Apresentação de estudo de casoApresentação de estudo de caso
Apresentação de estudo de casoDanimilene
 
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de Caso
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de CasoMétodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de Caso
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de CasoJoão Uchôa
 
Apresentação - Estudo de Caso Clínico
Apresentação - Estudo de Caso ClínicoApresentação - Estudo de Caso Clínico
Apresentação - Estudo de Caso ClínicoLetícia Gonzaga
 
Estudo de Caso - Diagnóstico de Enfermagem
Estudo de Caso - Diagnóstico de EnfermagemEstudo de Caso - Diagnóstico de Enfermagem
Estudo de Caso - Diagnóstico de EnfermagemYasmin Casini
 
Google apresentação
Google apresentaçãoGoogle apresentação
Google apresentaçãoaristeusales
 
Conteudo para as Pessoas e para o Google
Conteudo para as Pessoas e para o GoogleConteudo para as Pessoas e para o Google
Conteudo para as Pessoas e para o GoogleFabio Ricotta
 
Conectando as pessoas a informação - Google
Conectando as pessoas a informação - GoogleConectando as pessoas a informação - Google
Conectando as pessoas a informação - GooglePatrick Canuto
 
Historia de google en power point
Historia de google en power pointHistoria de google en power point
Historia de google en power pointjacoborico
 
Estudo de caso - Marca - Nike
Estudo de caso  - Marca - NikeEstudo de caso  - Marca - Nike
Estudo de caso - Marca - NikeJuliani Pavan
 
Apresentação caso clínico
Apresentação caso clínicoApresentação caso clínico
Apresentação caso clínicojaninemagalhaes
 
Case - Indio Beer - Novo logotipo
Case - Indio Beer - Novo logotipoCase - Indio Beer - Novo logotipo
Case - Indio Beer - Novo logotipoBrav Design
 
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e Sinalização
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e SinalizaçãoCase - Minnesota Zoo - Tipografia e Sinalização
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e SinalizaçãoBrav Design
 
Novos papeis gestores rhs
Novos papeis gestores rhs  Novos papeis gestores rhs
Novos papeis gestores rhs eduardosfreitas
 
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente Willians
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente WilliansAula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente Willians
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente WilliansVicente Willians Nunes
 

Andere mochten auch (20)

Apresentação de estudo de caso
Apresentação de estudo de casoApresentação de estudo de caso
Apresentação de estudo de caso
 
O Estudo De Caso
O Estudo De CasoO Estudo De Caso
O Estudo De Caso
 
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de Caso
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de CasoMétodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de Caso
Métodos e Técnicas de Pesquisa: O Estudo de Caso
 
Apresentação - Estudo de Caso Clínico
Apresentação - Estudo de Caso ClínicoApresentação - Estudo de Caso Clínico
Apresentação - Estudo de Caso Clínico
 
Estudo de Caso - Diagnóstico de Enfermagem
Estudo de Caso - Diagnóstico de EnfermagemEstudo de Caso - Diagnóstico de Enfermagem
Estudo de Caso - Diagnóstico de Enfermagem
 
Missão, visão, valores (clássico)
Missão, visão, valores (clássico)Missão, visão, valores (clássico)
Missão, visão, valores (clássico)
 
Google apresentação
Google apresentaçãoGoogle apresentação
Google apresentação
 
Conteudo para as Pessoas e para o Google
Conteudo para as Pessoas e para o GoogleConteudo para as Pessoas e para o Google
Conteudo para as Pessoas e para o Google
 
Conectando as pessoas a informação - Google
Conectando as pessoas a informação - GoogleConectando as pessoas a informação - Google
Conectando as pessoas a informação - Google
 
Estudo de caso
Estudo de casoEstudo de caso
Estudo de caso
 
Como fazer um estudo de caso
Como fazer um estudo de casoComo fazer um estudo de caso
Como fazer um estudo de caso
 
Historia de google en power point
Historia de google en power pointHistoria de google en power point
Historia de google en power point
 
Estudo de caso 01
Estudo de caso 01Estudo de caso 01
Estudo de caso 01
 
Estudo de caso - Marca - Nike
Estudo de caso  - Marca - NikeEstudo de caso  - Marca - Nike
Estudo de caso - Marca - Nike
 
Apresentação caso clínico
Apresentação caso clínicoApresentação caso clínico
Apresentação caso clínico
 
Case - Indio Beer - Novo logotipo
Case - Indio Beer - Novo logotipoCase - Indio Beer - Novo logotipo
Case - Indio Beer - Novo logotipo
 
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e Sinalização
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e SinalizaçãoCase - Minnesota Zoo - Tipografia e Sinalização
Case - Minnesota Zoo - Tipografia e Sinalização
 
Google
GoogleGoogle
Google
 
Novos papeis gestores rhs
Novos papeis gestores rhs  Novos papeis gestores rhs
Novos papeis gestores rhs
 
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente Willians
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente WilliansAula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente Willians
Aula 3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Prof.Vicente Willians
 

Ähnlich wie Estudo de caso Google: inovação, destruição criativa e domínio do mercado

50 InspiraçõEs Para Inovar
50 InspiraçõEs Para Inovar50 InspiraçõEs Para Inovar
50 InspiraçõEs Para Inovarpaulo moraes
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleMilene Cristina
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleMarilia Brasil
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No Googlelizbittar
 
Artefato organizador para um espaço de trabalho.- projeto 21
Artefato organizador  para um espaço de trabalho.- projeto 21Artefato organizador  para um espaço de trabalho.- projeto 21
Artefato organizador para um espaço de trabalho.- projeto 21Francisco Gómez Castro
 
Trabalhar Na Google
Trabalhar Na GoogleTrabalhar Na Google
Trabalhar Na Googlecab3032
 
Workshop simple inovação_tecnlogia
Workshop simple inovação_tecnlogiaWorkshop simple inovação_tecnlogia
Workshop simple inovação_tecnlogiaAlexandre Pereira
 
Trabalhar no google
Trabalhar no googleTrabalhar no google
Trabalhar no googlePelo Siro
 
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel S
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel   SInovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel   S
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel SInova Gestão
 
Tcc yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)
Tcc   yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)Tcc   yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)
Tcc yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)YvesNayan
 
Planejamento de produtos digitais - 1
Planejamento de produtos digitais - 1Planejamento de produtos digitais - 1
Planejamento de produtos digitais - 1Jornalismo Digital
 
Trabalho lpo steve jobs
Trabalho lpo steve jobsTrabalho lpo steve jobs
Trabalho lpo steve jobsAndre Costa
 
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01Romário santos
 
O que é o google
O que é o googleO que é o google
O que é o googleRita08Lopes
 
O que é o google
O que é o googleO que é o google
O que é o googleRita08Lopes
 
Workshop maker bot 2017
Workshop maker bot 2017Workshop maker bot 2017
Workshop maker bot 2017Emanuel Campos
 

Ähnlich wie Estudo de caso Google: inovação, destruição criativa e domínio do mercado (20)

50 InspiraçõEs Para Inovar
50 InspiraçõEs Para Inovar50 InspiraçõEs Para Inovar
50 InspiraçõEs Para Inovar
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No Google
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No Google
 
Assim se trabalha no Google
Assim se trabalha no GoogleAssim se trabalha no Google
Assim se trabalha no Google
 
Assim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No GoogleAssim Se Trabalha No Google
Assim Se Trabalha No Google
 
04 O artefato organizador para um espaço de trabalho projeto 21_ v 2015.2
04 O artefato organizador  para um espaço de trabalho projeto 21_ v 2015.204 O artefato organizador  para um espaço de trabalho projeto 21_ v 2015.2
04 O artefato organizador para um espaço de trabalho projeto 21_ v 2015.2
 
Artefato organizador para um espaço de trabalho.- projeto 21
Artefato organizador  para um espaço de trabalho.- projeto 21Artefato organizador  para um espaço de trabalho.- projeto 21
Artefato organizador para um espaço de trabalho.- projeto 21
 
Trabalhar Na Google
Trabalhar Na GoogleTrabalhar Na Google
Trabalhar Na Google
 
Workshop simple inovação_tecnlogia
Workshop simple inovação_tecnlogiaWorkshop simple inovação_tecnlogia
Workshop simple inovação_tecnlogia
 
Trabalhar no google
Trabalhar no googleTrabalhar no google
Trabalhar no google
 
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel S
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel   SInovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel   S
InovaçãO, CriaçãO De Conhecimento E Valor Sustentavel S
 
Tcc yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)
Tcc   yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)Tcc   yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)
Tcc yves nayan, nº25. 3ºano 2017. (google)
 
Planejamento de produtos digitais - 1
Planejamento de produtos digitais - 1Planejamento de produtos digitais - 1
Planejamento de produtos digitais - 1
 
Trabalho lpo steve jobs
Trabalho lpo steve jobsTrabalho lpo steve jobs
Trabalho lpo steve jobs
 
Acabeça de esteve jobs
Acabeça de esteve jobsAcabeça de esteve jobs
Acabeça de esteve jobs
 
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01
Acabecadestevejobs 091230131636-phpapp01
 
O que é o google
O que é o googleO que é o google
O que é o google
 
O que é o google
O que é o googleO que é o google
O que é o google
 
Revista programar 15
Revista programar 15Revista programar 15
Revista programar 15
 
Workshop maker bot 2017
Workshop maker bot 2017Workshop maker bot 2017
Workshop maker bot 2017
 

Estudo de caso Google: inovação, destruição criativa e domínio do mercado

  • 2. Objetivo Análise da empresa Google à luz das teorias de STEINDL e SCHUMPETER.
  • 3. HISTÓRIA DA EMPRESA Fundada por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford em 1998. A empresa procura oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis.
  • 4. OBJETIVO DA EMPRESA o mecanismo de pesquisa perfeito entender exatamente o que o pesquisador deseja e retornar exatamente o que ele quer fornecer um alto nível de serviço
  • 5. Inovação PageRank: mecanismo de busca através de palavras mais importantes. (diferente do YAHOO) facilidade de uso Velocidade Precisão Objetividade
  • 6. Geração de Receita anúncios on-line links patrocinados Propaganda tanto de pequenas como de grandes empresas União entre pesquisa e publicidade.
  • 7. DINAMISMO Acompanha o mercado busca de inovação pioneiro na primeira tecnologia de pesquisa sem fio
  • 8. SERVIÇOS Seus serviços são online e gratuitos: informações em vários idiomas serviço de email edição e compartilhamento de documentos e planilhas compartilhamento de fotos e vídeos rede social de comunicação instantânea ferramentas de pesquisa especializada que inclui artigos acadêmicos cotações de ações mapas e títulos de notícias listagens de catálogos telefônicos de todas as cidades
  • 9. NOTÍCIAS “Google recebe seu primeiro aporte milionário de capital” (1999) “Google lança o Froogle e o google news” (2002) “Google lança Orkut e Gmail” (2004) “Google lança Google Maps e o Google Earth (2005)
  • 10. Notícias “Em dez anos, Google passa de projeto universitário a gigante da web” (2008) “Google agora encara desafio de expandir seu reinado na web” (2009) “Ferramenta gratuita permite construir edifícios 3D para o Google Earth” (2009) “Google investe US$ 1,65 bilhão na compra do YouTube”
  • 12. Google Maps: Encontre empresas locais, visualize mapas e obtenha rotas de tráfego no Google Maps
  • 15. Notícias “Google vai oferecer acesso gratuito à internet sem fio em vôos nos EUA” (2009) “Google lança serviço de imagens Street View no Brasil” (2009) “Google anuncia parceria com o Twitter para buscas em tempo real” (2009) Google faz parceria com gravadoras para busca e compra de músicas, dizem fontes”
  • 16. Notícias “Google compra empresa de publicidade móvel por US$750 milhões.” (2009) “Peregrinação virtual por Caminho de Santiago já é possível no Street View” (2009) Google anuncia abertura do código do seu Chrome OS para desenvolvedores” (2009)
  • 18.
  • 20. Ganhar importância em outros mercados
  • 21. Capacidade de gerenciar adequadamente o hipercrescimento.
  • 22. Busca de novos talentos.
  • 25.
  • 26. Ángel Jiménez de Luis, editor do Gadgetoblog del Diario El Mundo, fez uma visita a oficina do Google en Zurich (Suíça) e regressou com uma série de fotos.
  • 27. O tobogã conecta a zona de oficinas do primeiro andar com a cafeteria e a academia. Para descer e comer não precisa esperar o elevador. Os recém chegados têm que descer por ele para se apresentar à todos, além de usar um ridículo chapéu colorido durante algumas horas.
  • 28. O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar preparados por cozinheiros contratados exclusivamente para o edifício. Tem comida para vegetarianos e como prato principal, um buffet de saladas com comidas feitas com ingredientes frescos do local.
  • 29. Em cada andar tem ao menos 2 áreas de descanso com comida e bebida - é claro, grátis. Refrescos, sucos e café, muito café, mas também cereais, chocolates, sorvetes, batata fritas, frutas e uma ampla seleção de lanches saudáveis que tentam compensar o excesso de carboidratos.
  • 30. Esta barra, similar a de uma estação de bombeiros, liga o segundo andar com a sala de jogos. Não precisa esperar o elevador para se divertir um pouco.
  • 31. A boa comida grátis e os petiscos entre as horas sempre trazem uns quilinhos a mais aos recém chegados que ficam popularmente conhecidos como os OO (letras O do Google). A academia do piso superior - que também é grátis - é o lugar onde se queimam os 'quilinhos'.
  • 32. A sala de massagem é quase que um santuário. As poltronas vibradoras são gratuitas. Apenas os serviços de massagens é que são pagos, mas são subsidiados e com valores baixos. A empresa presenteia bônus de massagem ou reservas de horários.
  • 33. As crianças são bem vindas e não é estranho ver os 'Googlers' indo trabalhar acompanhados de seus pequenos. Não há berçários - embora a empresa toda se pareça com um quase sempre - mas sim, uma sala especial para trocar os bebês.
  • 34. Nessas alturas você deve estar perguntando se no Google realmente se trabalha. Esta é uma área de trabalho convencional. Duas telas (monitores) é o padrão - economiza tempo e aumenta a produtividade - e os lugares são escolhidos livremente. Não é difícil ver os 'Googlers' mudando o lugar de trabalho com freqüencia.
  • 35. No entanto, os trabalhadores passam apenas uma fração de seu tempo na mesa de trabalho. Na maioria das vezes trabalham com o notebook nas áreas de descanso, em pequenos grupos. Isto favorece a criatividade e a sociabilidade.
  • 36. Cada um administra seu tempo e seu trabalho como quer. Não há horário e nas horas de descanso é permitido jogar uma partida de GuitarHero (jogo de vídeo game onde os jogadores tocam uma guitarra virtual), sinuca ou um jogo de mesa. Os prazos de entregas e desenvolvimento/produção, esses, sim, têm que ser cumpridos.
  • 37. O espaço de trabalho é pequeno, mas as áreas de reuniões são muito amplas e temáticas. Esta cabine é de um autêntico teleférico e está situada em um andar decorado com fotos e objetos que lembram uma estação de esqui nos Alpes.
  • 38. O serviço técnico está em uma área do prédio decorada com ambiente havaiano. Aqui se pode vir e buscar um cabo ou consertar um problema no seu notebook. As áreas de recreação estão repartidas por todo o prédio para que os 'Googlers' caminhem e se vejam.
  • 39. As áreas de trabalho são sempre abertas. Para se ter privacidade durante uma conversa no telefone, tem que 'prender' em uma das múltiplas cabinas divididas pelo edifício. Em todas as paredes do prédio existem blocos de anotações, porque nunca se sabe em que momento pode surgir uma boa idéia.
  • 40. As salas de reuniões do prédio têm nomes tirados de séries de TV e filmes famosos. Estes iglus estão na área do Star Wars  e são autênticos refúgios que foram utilizados em missões científicas na Antártida.
  • 41. A biblioteca é uma das salas mais surpreendentes do prédio e a que tem as melhores vistas. Uma área de descanso com uma imensa cozinha e uma chaminé 'virtual'. Toda a mobília é reciclável e foi adquirida de lojas de segunda mão.
  • 42. O Salão da Água é uma área de paz e relaxamento no prédio. Há poltronas de massagens e a iluminação é mínima. É o lugar ideal para tirar aquela dormidinha básica após o almoço  ou para descansar um pouco antes de uma reunião.
  • 43. No entanto, é proibido o uso de celulares e despertadores. A única atividade possível, além de descansar, é olhar os peixes tropicais nos aquários nas paredes.
  • 44. Google é mais que uma empresa. Os trabalhadores se encontram na sede de forma periódica para realizarem atividades em conjunto e festas. Além de tudo, dispõem de 20% do tempo de trabalho para cada um dedicar-se a projetos pessoais e 10% para livre disposição.
  • 45. PONTOS EM COMUM COM STEINDL Google: produtor progressista por: ser responsável pela melhora na qualidade, inovações técnicas que propiciam reduções de custo maiores margens de lucro e aumento na participação dos mercados.
  • 46. STEINDL Acumulação das firmas  maiores lucros  incentivos ao investimento  assimetria entre pequenas e grandes empresas
  • 47. Dificuldades da pequenas empresas Crescimento lento, limitações ao crédito, Mortalidade mais elevada nas pequenas empresas, sendo que os pequenos desaparecem antes de crescer.
  • 48. Atomização O autor rompe assim com a teoria de atomização dos mercados dos neoclássicos, de que as pequenas empresas têm livre entrada e saída.
  • 49. Pontos em comum com Shumpeter Capitalismo  processo evolutivo. novos bens de consumo, mudanças qualitativas, novos métodos de produção novos mercados, das novas formas de organização industrial que a empresa cria. Inovações, tecnologias
  • 50. PROCESSO DE DESTRUIÇÃO CRIATIVA Mudanças na indústria que incessantemente revolucionam a estrutura econômica a partir de dentro, incessantemente destruindo a velha e incessantemente criando uma nova.
  • 51. Importância de todo o Mercado processo orgânico uma empresa exerce influência sobre outra não é possível entender as firmas a partir do princípio da maximização dos lucros
  • 52. Artifícios Protetores seguros, patentes, segredos de processos, contratos de longo prazo proteção contra desorganizações temporárias do mercado Garante espaço para planejamentos de longo prazo.
  • 53. Em que momento promover inovações? A Google analisa o momento certo de gerar suas inovações, entrando no momento exato em que o mercado está necessitado e evitando gastos desnecessários.
  • 54. Críticas feitas por Shumpeter crítica à concorrência perfeita  nunca existiu; a idéia de que apenas a concorrência traz alocação ótima de recursos e maximização da produção As mudanças tecnológicas para ele constituem o elo para o desenvolvimento