SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 45
Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos com Área de Concentração em Gestão de Pessoas  Professora Debora Aparecida Almeida N EGOCIAÇÃO E  A DMINISTRAÇÃO  DE  C ONFLITOS
BREVE CURRICULUM Graduação em Administração – UnC - Curitibanos Mestrado em Desenvolvimento Regional - FURB Professora de Pós-Graduação UFPI  e UnC- Mafra Professora de Graduação na  UnC-Curitibanos  Pesquisadora do CNPq em Planejamento Urbano e Regional – NPDR – FURB Pesquisadora do CNPq  - NECHS – Núcleo de Estudos em Ciências Humanas e Sociais – UnC- Curitibanos Colaboradora do Jornal Farol de Curitiba – Coluna Gestão de Idéias.  Gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Curitibanos.
MARCO TEÓRICO A palavra negociação tem suas raízes na palavra latina otium, que significa ócio.  Neg-otium se tornou corrente quando diminuiu a população escrava na Roma antiga e os cidadãos descobriram que tinham cada vez menos tempo vago. Eles, então, negociavam para melhorar sua qualidade de vida, para aumentar seu tempo livre.  De fato, toda negociação pretende aumentar a qualidade de vida e trabalho.
Afinal, o que é  negociação  ? Negociação significa, de fato, uma situação na qual cada ponto que requer acordo seja tratado de forma a buscar satisfazer as necessidades de ambas as partes, que esperam melhorar a situação em que encontravam anteriormente.  Todos os slides de negociação foram adaptados do livro :  GOMES DE MATOS, Francisco.  Negociação  : modelo, estratégia estudos de caso.Rio de Janeiro : Reichmann & Affonso Editores, 2003.
MARCO INCIAL Viver a vida com inteligência significa administrar conflitos, permanentemente.  Daí surge a negociação como recurso de humanização e democratização do relacionamento.
Dois são os problemas fundamentais das Organizações Fonte : Pró-Reitoria de Ensino 1º Semestre de 2005
Um é a comunicação Que não se reporta apenas a tecnologia informacional. Diz respeito a interação humana.
“ Outro é o  Relacionamento Que significa condição essencial para equipes consistentes. O instrumento por excelência é a NEGOCIAÇÃO.
Significa gerenciar emoções, prevenir e solucionar conflitos. NEGOCIAR
NEGOCIAÇÃO COMO FILOSOFIA ACEITAÇÃO DOS VALORES QUE EMBASAM UMA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA, OS IDEAiS DE DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL, OS PRESSUPOSTOS DE CO-REPONSABILIZAÇÃO POR RESULTADOS.
NEGOCIAÇÃO COMO TÉCNICA Observância dos princípios e práticas do trabalho em equipe, a institucionalização de processos de conversação no trabalho e no exercício regular dos instrumentos gerenciais participativos, como a reunião e a delegação de autoridade.
FATORES  CONDICIONANTES DA NEGOCIAÇÃO  ,[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
2. O CLIMA  ORGANIZACIONAL ,[object Object]
3. O SISTEMA GERENCIAL INTEGRADO ,[object Object]
COMPORTAMENTO DEMOCRÁTICO ,[object Object]
[object Object],A NEGOCIAÇÃO É UM  INSTRUMENTO  EMINEMENTEMENTE EDUCACIONAL
NEGOCIAÇÃO É  BASICAMENTE CONVERSAÇÃO  ,[object Object]
APRENDE-SE A NEGOCIAR  NEGOCIANDO ,[object Object]
PODER E NEGOCIAÇÃO ,[object Object]
PODER E NEGOCIAÇÃO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA A fantasia nova era seu orgulho. E ele, o orgulho dos pais. Espada de plástico, calça, colete, botas e lenço na cabeça – sem esquecer de um indefectível tapa-olho – faziam do menino um pirata no carnaval de rua daquela cidadezinha do interior. A mãe municiava seu pequeno corsário de confete, com o qual ele atacava, sem cerimônias, os transeuntes. Enquanto isso, o pai registrava tudo com uma câmera de vídeo digital – para a posteridade, sabe como é, os filhos crescem rápido demais. Sem que fosse sua intenção, um dos ataques de bolinhas de papel acertou em cheio um outro menino, fantasiado de catador de latinhas de alumínio. Fantasia sem graça aquela, feita por uma camiseta esburacada, bermuda encardida e pés descalços. Ao invés de uma reluzente cimitarra de plástico, cinco ou seis latinhas de cerveja carregadas na improvisada bacia formada pelos braços. O tamanho dos dois era o mesmo, tiquinhos de gente de seis anos, no máximo. O  menino fantasiado de catador de latinhas, que seguia em uma marcha firme, se detém. Sem dizerem nada, por um instante, se olham. O pirata deve ter pensado que fantasia estranha era aquela, cheirando a cerveja. Não seria melhor deixar aquelas latinhas ali e vir brincar com ele? Havia confete para todo mundo no saco da mamãe. E a rua era grande o suficiente.  O olhar do outro parou em misto de inveja e resignação – apesar dele não ter idade para entender o que é inveja, muito menos resignação. Ter uma fantasia bonita e colorida como aquela seria bom demais. Não ter que trabalhar na noite de domingo, poder brincar com os pais, melhor ainda. Mas o tempo corria – o tempo sempre corre. Tinha que procurar mais latinhas porque a concorrência estava alta e a festa, como a infância, não ia durar muito mais tempo.  Virou o rosto para frente, continuou sua marcha e se perdeu na multidão. O outro ainda ficou parado um instante. Depois, enfiou a mão no saco de confetes e jogou novamente para cima, formando uma chuva de papel. Afinal de contas, é carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas tudo volta ao normal. Fonte : Leonardo Sakamoto é jornalista e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu a guerra pela independência em Timor Leste e a guerra civil angolana. Foi professor do curso de jornalismo da ECA-USP e trabalhou em vários veículos de comunicação, tendo recebido prêmios na área de jornalismo e direitos humanos, como o Vladimir Herzog e o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo. Empreendedor social Ashoka, é coordenador da ONG  Repórter Brasil  e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA E  URBANIZAÇÃO INTENSIVA Veiga , José Eli da VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2. ed.  Campinas :  Editores Associados, 2003. o Brasil é menos urbano do que se calcula . . .
SAÚDE E PREVIDÊNCIA APOSENTADORIA SAÚDE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ?
SISTEMA EDUCACIONAL E ANALFABETISMO  12.007 alfabetizandos 63,77 % mulheres 36,23% homens 92,43% empregados 7,57 % desempregados Faixa Etária [principal] [30 a 54 anos de idade]  (IBGE, 2000) SANTA CATARINA
CONDIÇÕES DE TRABALHO Fonte : http://www.observatoriosocial.org.br                                                                                                                                                              
CONDIÇÕES DE TRABALHO Novas inserções Nesta atualização, entraram no cadastro empresas moveleiras. Duas empresas exportadoras, a Cruzado Móveis e a Móveis Rueckl, localizadas em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina, aparecem como empregadoras da fazenda Campo Grande, juntamente com a Indústria Agroflorestal Heyse. Em novembro de 2006, fiscais da Delegacia Regional do Trabalho resgataram um trabalhador da Rueckl, 17 da Cruzado e 19 da Heyse. Eles realizavam colheita de pinus.  Fonte:  www.reporterbrasil.com.br  Repórter Brasil – 10/07/2007
 
POLUIÇÃO AMBIENTAL Fonte : http://www.observatoriosocial.org.br Um estudo que incluiu pesquisas com mais de 500 grandes empresas no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Índia e China, apresentou como resultado que só uma de cada dez companhias considera a mudança climática como uma prioridade. O estudo revela que as empresas esperam que os governos liderem a luta contra esse fenômeno ambiental e alertam que em um cenário de crise econômica mundial, como a que estaria configurando-se por esses dias, é ainda menos factível que se assuma a mudança climática como tema prioritário. Nada novo, se poderia dizer. Não é possível esperar, pelo menos hoje que sejam as grandes corporações as que liderem a luta mundial contra a mudança climática. Ainda assim é sua responsabilidade. Essa batalha a encabeçam os movimentos e organizações sociais ao redor do mundo, em sua luta pelo que chamam "justiça climática", e até agora seus pedidos e propostas tiveram muito pouco eco em quem tem o poder para tomar decisões. Não obstante, bem vale conhecer as cifras deste estudo, que põe números que desinteressam aos líderes econômicos dos países ricos na luta contra a crise climática. Só 5% das mais de 500 empresas consultadas, e nenhuma na China, consideraram a mudança climática como sua principal prioridade, ao mesmo tempo, que apenas 11% a colocou em segundo ou terceiro lugar, segundo o estudo da consultora internacional Accenture, que retoma o diário britânico The Independent. Em uma análise geral, a mudança climática ficou em oitavo no ranking de prioridades dos líderes empresariais. O aumento das vendas, a redução dos custos, o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a concorrência por pessoal bem capacitado, o crescimento nos mercados emergentes, a inovação e a tecnologia estão na frente.
 
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ?
EDUCAÇÃO E  DEMOCRACIA BOLSA FAMÍLIA Uma Política Contraditória e Excludente Percebe-se que a atuação é assistencialista, paternalista e reducionista, no que tange aos valores repassados pelos avanços processuais e de luta na política social brasileira. FALVIANO VIEIRA, Fábio Romão.  AS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA: SEUS RETROCESSOS, SUAS INOVAÇÕES E IMPACTOS, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA . 2007. 91 f.  Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Serviço Social) – Universidade do Contestado – Campus Universitário de Curitibanos – SC, 2007 . Monografia Orientada pela Professora Doutora Silse Teixeira de Freitas Lemos  
QUALIDADE DAS  LIDERANÇAS “ A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.” Mahatma Gandhi
O PODER E SUAS  MANIFESTAÇÕES KRAUSZ, Rosa.  Compartilhando o poder nas organizações . São Paulo : Nobel, 1991. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
CONHECIMENTO ,[object Object],[object Object]
Ser  subdesenvolvido não é "não ter futuro"; é nunca estar no presente. (Arnaldo Jabor)
O que é assimilação   É escolher o caminho mais fácil, por necessidade de aceitação ou conveniência Por Max Gehringer
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],CONEXÃO
 
Médicos Sem Fronteiras foi criada em 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, em sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria, que, no final dos anos 60, estava sendo destruída por uma guerra civil brutal.  Enquanto trabalhavam para socorrer as vítimas do conflito, eles perceberam que as limitações da ajuda humanitária internacional da época eram fatais. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito zou pela autorização oficial das autoridades locais. Além do emperramento burocrático, os grupos de ajuda humanitária não se manifestavam diante dos fatos testemunhados.  Em 1971, o sentimento de frustração desse grupo e a vontade de assistir às populações mais necessitadas de modo rápido e eficiente deram origem a Médicos Sem Fronteiras. A organização surgiu com o objetivo de levar cuidados de saúde para quem mais precisa, independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade. No ano seguinte, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países. M ÉDICOS SEM F RONTEIRAS
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL ,[object Object],[object Object]
Fonte : www.1.folha.uol.com.br Francisco de Souza Moraes O vendedor de balas Francisco de Souza Moraes O vendedor de balas Francisco de Souza Moraes
Fonte : http://www.tompeters.com/toms_world/a_day_in_the_life.php
Alegría  é um estado de espírito. O show tem muitos temas: o poder e a transferência de poder com o tempo, a evolução das monarquias antigas às democracias modernas, os idosos e a juventude -tudo isso serve de pano de fundo para a vida dos personagens de  Alegría .  Bobos da corte, menestréis, vagabundos, antigos aristocratas e crianças povoam este universo, junto com os palhaços, que são os únicos a resistir à passagem do tempo e as transformações sociais. Fonte : http://www.cirquedusoleil.com/CirqueDuSoleil/br/default.htm

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch

Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da Saúde
Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da SaúdeSeminário Gestão e Marketing Para Profissionais da Saúde
Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da SaúdeARI LIMA
 
História da enfermagem do trabalho
História da enfermagem do trabalhoHistória da enfermagem do trabalho
História da enfermagem do trabalhoMarcos da Silva
 
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doença
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doençaAula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doença
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doençaCamila Lopes
 
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúde
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de SaúdeProcesso Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúde
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúdeferaps
 
Aula 01 - O Processo Saúde e Doença
Aula 01 - O Processo Saúde e DoençaAula 01 - O Processo Saúde e Doença
Aula 01 - O Processo Saúde e DoençaGhiordanno Bruno
 
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentais
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentaisSaúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentais
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentaisMario Gandra
 

Andere mochten auch (9)

Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da Saúde
Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da SaúdeSeminário Gestão e Marketing Para Profissionais da Saúde
Seminário Gestão e Marketing Para Profissionais da Saúde
 
História da enfermagem do trabalho
História da enfermagem do trabalhoHistória da enfermagem do trabalho
História da enfermagem do trabalho
 
Aula 2 saúde e doença
Aula 2   saúde e doençaAula 2   saúde e doença
Aula 2 saúde e doença
 
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doença
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doençaAula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doença
Aula 2 determinantes_sociais_processo_saúde-doença
 
Processo saúde doença
Processo saúde doençaProcesso saúde doença
Processo saúde doença
 
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúde
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de SaúdeProcesso Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúde
Processo Saúde-Doença e Deterninantes Sociais de Saúde
 
Aula 01 - O Processo Saúde e Doença
Aula 01 - O Processo Saúde e DoençaAula 01 - O Processo Saúde e Doença
Aula 01 - O Processo Saúde e Doença
 
Introdução à Enfermagem do Trabalho
Introdução à Enfermagem do TrabalhoIntrodução à Enfermagem do Trabalho
Introdução à Enfermagem do Trabalho
 
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentais
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentaisSaúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentais
Saúde Coletiva - 1. introdução e conceitos fundamentais
 

Ähnlich wie A S P E C T O S I N T R O D U TÓ R I O S D A N E G O C I AÇÃ O

Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis
Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis
Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis Brian Solis
 
O papel dos jornais é perene
O papel dos jornais é perene O papel dos jornais é perene
O papel dos jornais é perene Luciana Moherdaui
 
Redação enem
Redação enemRedação enem
Redação enemJosi Motta
 
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidade
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidadePsicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidade
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidadeLasEfftingdeAndrade
 
Festival 2019 - Descubra sua Causa
Festival 2019 - Descubra sua CausaFestival 2019 - Descubra sua Causa
Festival 2019 - Descubra sua CausaABCR
 
Análisando artigos de opinião.pptx
Análisando artigos de opinião.pptxAnálisando artigos de opinião.pptx
Análisando artigos de opinião.pptxCntiaFollmann1
 
Informativo Café com PP- Setembro
Informativo Café com PP- SetembroInformativo Café com PP- Setembro
Informativo Café com PP- Setembrocafecompp1
 
Processos de organização textual
Processos de organização textualProcessos de organização textual
Processos de organização textualma.no.el.ne.ves
 
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃOESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃOEstadodedireito
 
Gestão social x Questão Social
Gestão social x Questão SocialGestão social x Questão Social
Gestão social x Questão SocialIFSC
 
Cultura de paz (1)
Cultura de paz (1)Cultura de paz (1)
Cultura de paz (1)Joao Lucas
 
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...Media Education
 
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...Fabio Buss
 
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana Moura
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana MouraPALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana Moura
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana MouraPapo de Consultor
 
Tipos de desenvolvimento
Tipos de desenvolvimentoTipos de desenvolvimento
Tipos de desenvolvimentoma.no.el.ne.ves
 
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃOESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃOEstadodedireito
 
Revista Leitura de Bordo 16
Revista Leitura de Bordo 16Revista Leitura de Bordo 16
Revista Leitura de Bordo 16Marcos Wilson
 

Ähnlich wie A S P E C T O S I N T R O D U TÓ R I O S D A N E G O C I AÇÃ O (20)

Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis
Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis
Empatia transgeracional - Entrevista Brian Solis
 
O papel dos jornais é perene
O papel dos jornais é perene O papel dos jornais é perene
O papel dos jornais é perene
 
Redação enem
Redação enemRedação enem
Redação enem
 
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidade
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidadePsicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidade
Psicologia ambiental: Recortes da vida urbana e Direito à cidade
 
Festival 2019 - Descubra sua Causa
Festival 2019 - Descubra sua CausaFestival 2019 - Descubra sua Causa
Festival 2019 - Descubra sua Causa
 
Aula de Marketing Digital na UniCarioca
Aula de Marketing Digital na UniCariocaAula de Marketing Digital na UniCarioca
Aula de Marketing Digital na UniCarioca
 
Análisando artigos de opinião.pptx
Análisando artigos de opinião.pptxAnálisando artigos de opinião.pptx
Análisando artigos de opinião.pptx
 
Informativo Café com PP- Setembro
Informativo Café com PP- SetembroInformativo Café com PP- Setembro
Informativo Café com PP- Setembro
 
Processos de organização textual
Processos de organização textualProcessos de organização textual
Processos de organização textual
 
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃOESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 25 EDIÇÃO
 
Gestão social x Questão Social
Gestão social x Questão SocialGestão social x Questão Social
Gestão social x Questão Social
 
Cultura de paz (1)
Cultura de paz (1)Cultura de paz (1)
Cultura de paz (1)
 
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...
Como explorar novos mindsets para resolução de problemas cotidianos - Patrici...
 
Brasil
BrasilBrasil
Brasil
 
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...
A transposição das estratégias do branding para as mídias móveis. (com n...
 
ÉTica e cidadania 2
ÉTica e cidadania 2ÉTica e cidadania 2
ÉTica e cidadania 2
 
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana Moura
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana MouraPALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana Moura
PALESTRA Comunicar para engajar - Fabiana Moura
 
Tipos de desenvolvimento
Tipos de desenvolvimentoTipos de desenvolvimento
Tipos de desenvolvimento
 
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃOESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃO
ESTADO DE DIREITO - 32 EDIÇÃO
 
Revista Leitura de Bordo 16
Revista Leitura de Bordo 16Revista Leitura de Bordo 16
Revista Leitura de Bordo 16
 

A S P E C T O S I N T R O D U TÓ R I O S D A N E G O C I AÇÃ O

  • 1. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos com Área de Concentração em Gestão de Pessoas Professora Debora Aparecida Almeida N EGOCIAÇÃO E A DMINISTRAÇÃO DE C ONFLITOS
  • 2. BREVE CURRICULUM Graduação em Administração – UnC - Curitibanos Mestrado em Desenvolvimento Regional - FURB Professora de Pós-Graduação UFPI e UnC- Mafra Professora de Graduação na UnC-Curitibanos Pesquisadora do CNPq em Planejamento Urbano e Regional – NPDR – FURB Pesquisadora do CNPq - NECHS – Núcleo de Estudos em Ciências Humanas e Sociais – UnC- Curitibanos Colaboradora do Jornal Farol de Curitiba – Coluna Gestão de Idéias. Gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Curitibanos.
  • 3. MARCO TEÓRICO A palavra negociação tem suas raízes na palavra latina otium, que significa ócio. Neg-otium se tornou corrente quando diminuiu a população escrava na Roma antiga e os cidadãos descobriram que tinham cada vez menos tempo vago. Eles, então, negociavam para melhorar sua qualidade de vida, para aumentar seu tempo livre. De fato, toda negociação pretende aumentar a qualidade de vida e trabalho.
  • 4. Afinal, o que é negociação ? Negociação significa, de fato, uma situação na qual cada ponto que requer acordo seja tratado de forma a buscar satisfazer as necessidades de ambas as partes, que esperam melhorar a situação em que encontravam anteriormente. Todos os slides de negociação foram adaptados do livro : GOMES DE MATOS, Francisco. Negociação : modelo, estratégia estudos de caso.Rio de Janeiro : Reichmann & Affonso Editores, 2003.
  • 5. MARCO INCIAL Viver a vida com inteligência significa administrar conflitos, permanentemente. Daí surge a negociação como recurso de humanização e democratização do relacionamento.
  • 6. Dois são os problemas fundamentais das Organizações Fonte : Pró-Reitoria de Ensino 1º Semestre de 2005
  • 7. Um é a comunicação Que não se reporta apenas a tecnologia informacional. Diz respeito a interação humana.
  • 8. “ Outro é o Relacionamento Que significa condição essencial para equipes consistentes. O instrumento por excelência é a NEGOCIAÇÃO.
  • 9. Significa gerenciar emoções, prevenir e solucionar conflitos. NEGOCIAR
  • 10. NEGOCIAÇÃO COMO FILOSOFIA ACEITAÇÃO DOS VALORES QUE EMBASAM UMA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA, OS IDEAiS DE DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL, OS PRESSUPOSTOS DE CO-REPONSABILIZAÇÃO POR RESULTADOS.
  • 11. NEGOCIAÇÃO COMO TÉCNICA Observância dos princípios e práticas do trabalho em equipe, a institucionalização de processos de conversação no trabalho e no exercício regular dos instrumentos gerenciais participativos, como a reunião e a delegação de autoridade.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21.
  • 23. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA A fantasia nova era seu orgulho. E ele, o orgulho dos pais. Espada de plástico, calça, colete, botas e lenço na cabeça – sem esquecer de um indefectível tapa-olho – faziam do menino um pirata no carnaval de rua daquela cidadezinha do interior. A mãe municiava seu pequeno corsário de confete, com o qual ele atacava, sem cerimônias, os transeuntes. Enquanto isso, o pai registrava tudo com uma câmera de vídeo digital – para a posteridade, sabe como é, os filhos crescem rápido demais. Sem que fosse sua intenção, um dos ataques de bolinhas de papel acertou em cheio um outro menino, fantasiado de catador de latinhas de alumínio. Fantasia sem graça aquela, feita por uma camiseta esburacada, bermuda encardida e pés descalços. Ao invés de uma reluzente cimitarra de plástico, cinco ou seis latinhas de cerveja carregadas na improvisada bacia formada pelos braços. O tamanho dos dois era o mesmo, tiquinhos de gente de seis anos, no máximo. O menino fantasiado de catador de latinhas, que seguia em uma marcha firme, se detém. Sem dizerem nada, por um instante, se olham. O pirata deve ter pensado que fantasia estranha era aquela, cheirando a cerveja. Não seria melhor deixar aquelas latinhas ali e vir brincar com ele? Havia confete para todo mundo no saco da mamãe. E a rua era grande o suficiente. O olhar do outro parou em misto de inveja e resignação – apesar dele não ter idade para entender o que é inveja, muito menos resignação. Ter uma fantasia bonita e colorida como aquela seria bom demais. Não ter que trabalhar na noite de domingo, poder brincar com os pais, melhor ainda. Mas o tempo corria – o tempo sempre corre. Tinha que procurar mais latinhas porque a concorrência estava alta e a festa, como a infância, não ia durar muito mais tempo. Virou o rosto para frente, continuou sua marcha e se perdeu na multidão. O outro ainda ficou parado um instante. Depois, enfiou a mão no saco de confetes e jogou novamente para cima, formando uma chuva de papel. Afinal de contas, é carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas tudo volta ao normal. Fonte : Leonardo Sakamoto é jornalista e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu a guerra pela independência em Timor Leste e a guerra civil angolana. Foi professor do curso de jornalismo da ECA-USP e trabalhou em vários veículos de comunicação, tendo recebido prêmios na área de jornalismo e direitos humanos, como o Vladimir Herzog e o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo. Empreendedor social Ashoka, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
  • 24. EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA E URBANIZAÇÃO INTENSIVA Veiga , José Eli da VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2. ed. Campinas : Editores Associados, 2003. o Brasil é menos urbano do que se calcula . . .
  • 25. SAÚDE E PREVIDÊNCIA APOSENTADORIA SAÚDE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ?
  • 26. SISTEMA EDUCACIONAL E ANALFABETISMO 12.007 alfabetizandos 63,77 % mulheres 36,23% homens 92,43% empregados 7,57 % desempregados Faixa Etária [principal] [30 a 54 anos de idade] (IBGE, 2000) SANTA CATARINA
  • 27. CONDIÇÕES DE TRABALHO Fonte : http://www.observatoriosocial.org.br                                                                                                                                                              
  • 28. CONDIÇÕES DE TRABALHO Novas inserções Nesta atualização, entraram no cadastro empresas moveleiras. Duas empresas exportadoras, a Cruzado Móveis e a Móveis Rueckl, localizadas em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina, aparecem como empregadoras da fazenda Campo Grande, juntamente com a Indústria Agroflorestal Heyse. Em novembro de 2006, fiscais da Delegacia Regional do Trabalho resgataram um trabalhador da Rueckl, 17 da Cruzado e 19 da Heyse. Eles realizavam colheita de pinus. Fonte: www.reporterbrasil.com.br Repórter Brasil – 10/07/2007
  • 29.  
  • 30. POLUIÇÃO AMBIENTAL Fonte : http://www.observatoriosocial.org.br Um estudo que incluiu pesquisas com mais de 500 grandes empresas no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Índia e China, apresentou como resultado que só uma de cada dez companhias considera a mudança climática como uma prioridade. O estudo revela que as empresas esperam que os governos liderem a luta contra esse fenômeno ambiental e alertam que em um cenário de crise econômica mundial, como a que estaria configurando-se por esses dias, é ainda menos factível que se assuma a mudança climática como tema prioritário. Nada novo, se poderia dizer. Não é possível esperar, pelo menos hoje que sejam as grandes corporações as que liderem a luta mundial contra a mudança climática. Ainda assim é sua responsabilidade. Essa batalha a encabeçam os movimentos e organizações sociais ao redor do mundo, em sua luta pelo que chamam "justiça climática", e até agora seus pedidos e propostas tiveram muito pouco eco em quem tem o poder para tomar decisões. Não obstante, bem vale conhecer as cifras deste estudo, que põe números que desinteressam aos líderes econômicos dos países ricos na luta contra a crise climática. Só 5% das mais de 500 empresas consultadas, e nenhuma na China, consideraram a mudança climática como sua principal prioridade, ao mesmo tempo, que apenas 11% a colocou em segundo ou terceiro lugar, segundo o estudo da consultora internacional Accenture, que retoma o diário britânico The Independent. Em uma análise geral, a mudança climática ficou em oitavo no ranking de prioridades dos líderes empresariais. O aumento das vendas, a redução dos custos, o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a concorrência por pessoal bem capacitado, o crescimento nos mercados emergentes, a inovação e a tecnologia estão na frente.
  • 31.  
  • 33. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA BOLSA FAMÍLIA Uma Política Contraditória e Excludente Percebe-se que a atuação é assistencialista, paternalista e reducionista, no que tange aos valores repassados pelos avanços processuais e de luta na política social brasileira. FALVIANO VIEIRA, Fábio Romão. AS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA: SEUS RETROCESSOS, SUAS INOVAÇÕES E IMPACTOS, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA . 2007. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Serviço Social) – Universidade do Contestado – Campus Universitário de Curitibanos – SC, 2007 . Monografia Orientada pela Professora Doutora Silse Teixeira de Freitas Lemos  
  • 34. QUALIDADE DAS LIDERANÇAS “ A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.” Mahatma Gandhi
  • 35.
  • 36.
  • 37. Ser subdesenvolvido não é "não ter futuro"; é nunca estar no presente. (Arnaldo Jabor)
  • 38. O que é assimilação É escolher o caminho mais fácil, por necessidade de aceitação ou conveniência Por Max Gehringer
  • 39.
  • 40.  
  • 41. Médicos Sem Fronteiras foi criada em 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, em sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria, que, no final dos anos 60, estava sendo destruída por uma guerra civil brutal. Enquanto trabalhavam para socorrer as vítimas do conflito, eles perceberam que as limitações da ajuda humanitária internacional da época eram fatais. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito zou pela autorização oficial das autoridades locais. Além do emperramento burocrático, os grupos de ajuda humanitária não se manifestavam diante dos fatos testemunhados. Em 1971, o sentimento de frustração desse grupo e a vontade de assistir às populações mais necessitadas de modo rápido e eficiente deram origem a Médicos Sem Fronteiras. A organização surgiu com o objetivo de levar cuidados de saúde para quem mais precisa, independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade. No ano seguinte, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países. M ÉDICOS SEM F RONTEIRAS
  • 42.
  • 43. Fonte : www.1.folha.uol.com.br Francisco de Souza Moraes O vendedor de balas Francisco de Souza Moraes O vendedor de balas Francisco de Souza Moraes
  • 45. Alegría é um estado de espírito. O show tem muitos temas: o poder e a transferência de poder com o tempo, a evolução das monarquias antigas às democracias modernas, os idosos e a juventude -tudo isso serve de pano de fundo para a vida dos personagens de Alegría . Bobos da corte, menestréis, vagabundos, antigos aristocratas e crianças povoam este universo, junto com os palhaços, que são os únicos a resistir à passagem do tempo e as transformações sociais. Fonte : http://www.cirquedusoleil.com/CirqueDuSoleil/br/default.htm