SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 79
MUDAR A CIDADE: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA AO PLANEJAMENTO E À GESTÃO URBANOS. Marcelo Lopes de Souza
Introdução: da crítica do planejamento urbano a um planejamento urbano crítico
Na década de 70, do século XX, duas publicações marcaram o inicio de uma poderosa influencia do pensamento marxista no campo dos estudos  urbanos: em 1972, Aquestão urbana, de Manuel CASTELLS (1983ª); A justiça social e a cidade, de David HARVEY (1980).  As obras citadas, fora precedidas por algumas importantes obras do filósofo Henri Lefebvre: O direito à cidade (LEFEBVRE, 1991; 1.ed. francesa 1968), O pensamento marxista e a cidade (LEFEBVRE, 1983; 1.ed. francesa 1970)
O planejamento teria por missão criar as condições para uma sobrevivência do sistema a longo prazo – mesmo que, para isso, fosse necessário, algumas vezes, ir contra os interesses imediatos de alguns capitalistas ou mesmo de frações inteiras da classe capitalista.
Às criticas conservadoras contra o planejamento, elas começaram a avolumar-se na esteira tanto de uma certa frustração com os resultados da intervenção estatal em geral – nem sempre capaz de cumprir a promessa implícita, de espírito keynesiano, de evitar as crises, por assim dizer, salvar o capitalismo de si próprio.
Segundo CULLINGWORTH (1997:6) , quatro são os elementos fundamentais de qualquer atividade de planejamento: ,[object Object]
Escolha entre alternativas.
Consideração de limites, restrições e potencialidades; considerações de prejuízos e benefícios.
Possibilidade de diferentes cursos de ação, os quais dependem de condições e circunstâncias variáveis. ,[object Object]
A propósito das cidades; na verdade, da segregação residencial à dinâmica do mercado imobiliário, passando pelos movimentos sociais urbanos, poucos objetos têm sido tão privilegiados pelas ciências sociais (especialmente Sociologia e Geografia) quanto as cidades. 	O desenvolvimento urbano, ou a mudança social positiva da e na cidade – com as reflexões a respeito do desenvolvimento social ( ou sócio-espacial) em geral, beneficiando-se de idéias e inquietações que têm surgido a propósito da medição sobre transformações(“modernização”, redução de desigualdades etc.)
1. Os conceitos de planejamento urbano e gestão urbana 1.1 Planejamento e gestão: conceitos rivais ou complementares ? 1.2 Urbanismo, urban design e planejamento urbano
2. Planejamento e gestão urbanos como ferramentas de promoção do desenvolvimento sócio-espacial.
2.1 Desenvolvimento sócio espacial As discussões sobre “desenvolvimento” são de certa forma muito viciadas, vícios do tipo: Economicismo Etnocentrismo Teleologismo (etapismo, historicismo) Concervadorismo
Sendo como tratar de desenvolvimento comum  desenvolvimento econômico.  O desenvolvimento é entendido como uma mudança social positiva. O conteúdo dessa mudança, todavia, é tido como não devendo ser definido a priori, à revelia  dos desejos e expectativas dos grupos sociais concretos.
Um “desenvolvimento” que traga efeitos colaterais sérios não é legítimo e, portanto não merece ser chamado como tal. Já o autentico processo de desenvolvimento sócio-espacial quando se constata uma melhoria da qualidade de visa e um aumento da justiça social.
Para não confundir ou simplesmente sistematizar uma palavra o autor usa a expressão desenvolvimento sócio – espacial, em vez de desenvolvimento social.
    Fator desigualdade quanto a quê? Indivíduos  devem ter o seu acesso a equipamentos culturais urbanos garantindo, não só por  lei, mas também materialmente, independente da sua etnia e de sua condição de portadores ou não de deficiência física.
Igualdade econômica somente, mas em termos amplos, o que inclui igualdade do ponto de vista da liberdade. É possível considerar justiça social e qualidade de vida como subordinados à autonomia individual e coletiva enquanto princípio e parâmetro. Sendo assim duas faces para a autonomia a individual e a coletiva.
Justiça social e qualidade de vida situam se em planos diferentes no que diz respeito à sua relação com o princípio de autonomia: se a justiça social pode ser vista como deriva da própria autonomia, ou como uma instância dela, o mesmo já não acontece com a qualidade de vida.
  Pergunta importante a se fazer:  Como e em que extensão a intervenção contribuiu, tem contribuído ou contribuiria para maiores autonomia individual e coletiva?
 Justiça social e qualidade de vida acham-se vinculadas a diferentes esferas (a justiça social está relacionada a esfera pública, ao passo que a qualidade de vida remete inicialmente, à esfera privada.   Exemplo de parâmetros subordinados a qualidade de vida são aqueles relativos a satisfação individual.
  Exemplo de como pessoas poderiam ser protagonistas da mudança social.      Circunstâncias políticas mais favoráveis, em que os participantes manifestam livremente as suas preferências e deliberam de acordo com elas, sendo assim podendo complementar ou mesmo substituir.
      Sim é possível no entanto, com muitas reservas, pois se trata de um ganho não defensável quando se alargam horizontes analíticos (longo prazo e grande escala).
   Entre justiça social e qualidade de vida deve ser enxergada uma relação de complementaridade essencial, qualquer um dos dois, se tomando isoladamente e sem o outro, é suficiente para servir de base para avaliações e estratégias de desenvolvimento sócio – espacial cada um calibra e complementa o outro.
2.2 Desenvolvimento Urbano        Planejamento e gestão urbanos são estratégias de desenvolvimento urbano, alimentadas por pesquisa social básica, tanto teórica quanto empírica
     Para se conceber um genuíno desenvolvimento sócio – espacial na  da cidade, faz se mister livrar-se do fardo do senso comum quanto ao significado da expressão “desenvolvimento urbano”.      É um tanto insensato qualificar desenvolvimento urbano, pois é um processo do qual sua positividade do ponto de vista por exemplo ecológico são muito duvidosas
      A preocupação com o planejamento urbano e a gestão de urbanos, ambos os objetivos aumento da justiça social e melhoria da qualidade de vida, podem ser compreendidos como objetivos intrinsecamente relevantes, pois claramente dizem respeito a fins e não somente a meios.   Embora o nível de segregação residencial tenha sido diretamente inspirado pelo ambiente urbano.
      Embora o nível de segregação residencial tenha sido diretamente inspirado pelo ambiente urbano.       Lidar com parâmetros é uma tarefa coletiva, de cientistas e intelectuais, embora reserva-se como direito de emitir pontos de vista eventualmente discordantes em relação a maioria.
      Quanto ao problema de mensuração. É possível e desejável construir escalas para medir os parâmetros? Sim, e tanto possível quanto desejável, ou mesmo necessário, construir escalas de avaliação.
      Não se trata, de todo modo, de uma construção apriorística de indicadores de universais (como renda per capita, IDH e entre outros tantos); a construção de indicadores deverá, bem ao contrário, se dar tão próxima quanto possível da realidade dos contextos valorativos dos grupos sociais específicos envolvidos.
3. Planejamento e gestão urbanos: nem “neutros”, nem necessariamente conservadores! A Sociedade não é uma massa homogênea e indiferenciada, e sociedades capitalistas, mais especificamente, se apresentam divididas em classes (que se diferenciam em função do lugar que ocupam na esfera de produção), cujas relações são, em parte, contraditórias e de antagonismo estrutural.
Como Poderiam o planejamento e a gestão ser “neutros”, em se tratando de uma sociedade marcada por desigualdades estruturais?
Diga-se, claramente e sem subterfúgios: não há conhecimento, e muito particularmente no caso do conhecimento elaborado sobre a sociedade, que não seja expressão de práticas sociais.
Não se quer dizer com isso, que todo o conhecimento sobre a sociedade seja produto de experiências pessoais de quem o produz, mas sim que não há saber sobre o social que não seja sócio-histórico-geograficamente situado.
Se o próprio conhecimento teórico, se as próprias análise e interpretação não podem se colocar “a salvo” de valores e valorações, como esperar isso de saberes diretamente comprometidos com a ação, como os princípios e técnicas de planejamento e gestão?
Esses saberes, cujo contexto motivacional é, evidentemente, uma tentativa de intervir eficazmente sobre o real, seja para conservá-lo, reformá-lo ou subvertê-lo radicalmente, de acordo com determinados valores e conforme a certos interesses, devem, para serem coerentes, realimentar de modo eficaz as práticas sociais que os chamam à vida.
O fato de jamais serem “neutros” com respeito a valores não apenas não quer dizer, porém, que planejamento e gestão urbanos não são passíveis de serem tratados cientificamente, como também não quer dizer que eles possuam, enquanto tais, sempre o mesmo conteúdo valorativo – notadamente conservador, como ainda insistem alguns.
Autores críticos têm apontado a funcionalidade da educação para o sistema capitalista, enquanto veículo de introjeção, na criança e no jovem, de conhecimentos, valores e idéias necessários à reprodução do status quo (para o filósofo marxista estruturalista Louis ALTHUSSER [1987], as escolas comporiam o universo dos “aparelhos ideológicos de Estado”, por contribuírem decisivamente para a transmissão de ideologias – o que nos remete também a Marx, para o qual, em qualquer sociedade, em última instância, a ideologia dominante seria a ideologia da classe dominante.
Muito menos sensato sugerir, em sã consciência, que a educação em si é conservadora, muito embora a educação (como, de resto, tudo o mais) em uma sociedade capitalista tenda a ser modelada e ajustada em conformidade com o imaginário e os imperativos capitalistas.
Pois bem: com o planejamento (e mais ainda com a gestão), que é uma atividade imprescindível, acontece o mesmo: a discussão sobre se o planejamento é intrinsecamente conservador ou não é, a bem da verdade, desprovida de sentido: o planejamento (como a educação, os tribunais etc.) é aquilo que se faz dele.
Sublinhe-se, adicionalmente, que o planejamento e a gestão urbanos não precisam (nem devem) ser praticados apenas pelo aparelho de Estado.
ONGs e outras organizações da sociedade civil precisam se instrumentar e intervir mais e mais propositivamente, eventualmente implementando suas idéias sem o Estado, amiúde apesar do Estado e, quem sabe  contra o Estado, de planos diretores alternativos até experiências de gestão de cooperativas habitacionais.
O preconceito segundo o qual o Estado, e só o Estado,faz planejamento e pratica a gestão, se deve não somente ao fato óbvio de que o Estado monopoliza uma grande parte dos recursos necessários à realização e intervenções e da gestão (do monopólio da “violência legítima”), mas também à própria imagem ideológica do Estado, o qual justifica todas as suas ações em nome do “interesse público”.
O objetivo do planejamento, nos marcos de uma ética comunicativa crítica, não é o “equilíbrio” (idéia sempre artificial e ideológica em uma sociedade de classes) e a conciliação de interesses a todo custo,mas a promoção de maior justiça social (e de melhor qualidade de vida nos marcos da justiça social), sobre a base da explicitação dos conflitos latentes e do estímulo ao diálogo racional, buscando evitar, com isso,o recurso à violência.
4. Planejamento e gestão urbanos: perspectiva científica... Mas não cientificista Falar em “perspectiva científica” a propósito do planejamento e da gestão urbanos, que é aquela a ser esposada pelos cientistas sociais que a eles se dedicarem, nada tem a ver, aqui, com pedantismo racional ou ardor positivista.
É no terreno da pesquisa aplicada, notadamente do planejamento, que a natureza “praxeológica” das ciências sociais se mostra mais evidente.
Pondera-se, por conseguinte, e sem qualquer arrogância cientificista, que uma perspectiva científica deve assentar-se sobre duas premissas: 1) a pesquisa básica como preparação para elaboração de intervenção e 2) a não-subordinação vulgar da pesquisa aplicada a diretrizes políticas estabelecidas previamente, em detrimento da autenticidade da busca pela verdade.
A pesquisa básica, no que concerne ao desenvolvimento sócio-espacial, compreende tanto a reflexão teórica, conceitual e metodológica sobre a natureza dinâmica sócio-espacial e as formas de se obter conhecimento sobre ela, quanto o trabalho empírico.
A pesquisa aplicada, de sua parte, abrange não apenas o delineamento prático de propostas de intervenção (estratégias da sociedade civil, políticas públicas, instrumentos de planejamento) mas, também, a reflexão teórica sobre estratégias de intervenção (exame do potencial de instrumentos e modelos, de seu significado ético e político etc.).
A abordagem urbanística típica é, de um ponto de vista científico, apriorística  ou, quando muito, semi-apriorística.
No caso dos enfoques francamente apriorísticos, hoje em dia bastante desmoralizados, a observação do real e a coleta de dados e informações servem meramente para contextualizar uma proposta de intervenção baseada em um modelo normativo da “boa forma urbana”, pautado em idéias-força como “ordem”, “funcionalidade”, “eficiência” etc.
No caso dos enfoques semi-apriorísticos, a observação do real, a coleta de dados, a obtenção de informações e a formulação de conjecturas sobre o porvir – em suma, diagnósticos e prognósticos –fundamentam um ajuste dos princípios e balizamentos normativos, os quais são relativamente permeáveis ao mundo real; sem embargo, as “pesquisas” em que se baseiam os enfoques semi-apriorísticos não preenchem os requisitos de uma investigação científica rigorosa.
Em contraste com os enfoques apriorísticos e semi-apriorísticos, um tratamento científico deve ser reconstrutivista.
A despeito da fundamentação teórica (teorias científicas a respeito do que existe no mundo real e a respeito das possibilidades e dos caminhos de mudança social) e dos balizamentos metateóricos (em que se incluem não apenas posicionamentos epistemológicos mas, também, doutrinas político-filosóficas e éticas) que preexistem à e contextualizam a análise empírica, estabelece-se aqui, uma dialética entre teoria e empiria: a proposta de intervenção é resultado da interação entre ambos, sendo fundamentação teórica ( e, eventualmente, mesmo a metateórica) não apenas ligeiramente ajustada, mas reconstruída  no decurso de uma análise sistemática e crítica do mundo real.
Françoise Choay, que em seu importante O Urbanos,p (CHOAYS 1979) já contestara o estatuto de cientificidade do Urbanismo, retomou essa crítica em livro posterior ( A regra e o modelo), denunciando que, enquanto abrigo de visões normativas, o discurso urbanístico, a despeito de tentar emular o discurso científico, não se constituiria em ciência:
A despeito de suas pretensões, o discurso do Urbanismo continua normativo e só em caráter mediato compete a uma prática científica qualquer: seu recurso lícito e justificado às ciências da natureza e do “homem” se subordina as escolhas éticas e políticas, a finalidades que não pertencem somente à ordem do saber. (CHOAY, 1985:2)
É importante deixar claro, contudo, que não faz sentido criticar o Urbanismo pelo fato, em si mesmo, de não ser ele uma ciência.
Trata-se, meramente, de estabelecer as diferenças entre uma abordagem científica e uma não-científica (técnico-artístico-normativa), conquanto se possa e se deva, seguindo o exemplo de Choay, denunciar as tentativas em que uma abordagem do segundo tipo insiste em se fazer passar por uma do primeiro.
A crítica que se pode e deve fazer Às abordagens urbanísticas é, por conseguinte, a de que, com muita freqüência, tentaram e tentam se passar por aquilo que não são.
No entanto – grife-se isso com vigor -, nem todo conhecimento no planejamento urbano é ou poderia ser exclusivamente científico como sendo superior a todos os outros, por exemplo, o saber artístico.
Isso para não dizer a coisa mais essencial de todas, que é a de que o planejamento e a gestão das cidades são e devem ser reconhecidos como questões acima de tudo políticas, em sentido amplo e nobre, e não como questões sobretudo “técnicas” ou “científicas”.
Contudo, se o planejamento for reduzido a um mero instrumento político para impressionar contendores em um debate e for privado de sua potencial consistência como derivação de uma análise crítica da realidade, ele será simples pesquisa aplicada grosseiramente manipulada (um exemplo eloqüente é fornecido em GRANT, 1994:60), assim como também o pode ser a própria pesquisa básica.
O ofício do pesquisador aplicado que se dedica ao fornecimento de subsídios para o planejamento e à gestão e ao desenho de estratégias de desenvolvimento não é, sob o ângulo das exigências éticas, diferente do trabalho daquele outro que se dedica à pesquisa fundamental: também ele deverá observar, analisar, julgar e escolher sem poder despir-se inteiramente do filtro dos próprios valores.
A oposição entre ciência social e ideologia refere-se a duas situações extremas, sendo que, na prática, a ciência se esforça por distinguir-se em processo do mero discurso ideológico e do senso comum, em meio a uma luta para manter o sendo (auto)crítico, a vigilância perante preconceitos e o rigor analítico.
Assuma-se, destarte, que o critério basilar de distinção entre um discurso científico sério e um discurso ideológico vulgar, não é o de “neutralidade axiológica”, mas sim um critério ético e, portanto, em si mesmo extracientífico: a honestidade intelectual. Não “imparcialidade” ou “isenção”, mas simplesmente, isso: honestidade.
É bem verdade que, para o autor deste livro, como já deve ter ficado inteiramente claro para o leitor, a “cientificidade” não é, por si só, garantia de legitimidade ética de uma proposta de intervenção.
Por mais embasadas numa análise rigorosa da realidade que sejam as propostas de intervenção (o que inclui levar em conta as aspirações e opiniões dos atores sociais por meio de enquetes, ou a partir da observação de suas livres manifestações em instâncias participativas de gestão urbana), qualquer proposta, para ser inteiramente legítima, necessita ser submetida a escrutínio e deliberação por parte daqueles que sofrerão os efeitos de sua implementação.
5.Planejamento e gestão urbanos e interdisciplinaridade Necessidade da interdisciplinaridade (cooperação e coordenação dos conhecimentos) na formação dos ‘planejadores’. O que se vê é uma pluridisciplinaridade (justaposição de conhecimentos) ou/e multidisciplinaridade (conhecimentos diversos veiculados).
Por que é necessária a interdisciplinaridade ? O planejamento e a gestão urbana, como ciência social aplicada, deve ser interdisciplinar por excelência. Nenhuma das disciplinas sustentadas pela divisão do trabalho acadêmico consegue dar conta dos processos e fatores que explicam a transformação das relações sociais e a produção do espaço social.
Formação do planejadores: Na Alemanha e Reino Unido há cursos específicos para formação de planejadores urbanos e regionais. Formação tradicional Planejador restrito ao planejamento físico-territorial Planejador ‘superprofissional’
“Complementação da formação dos profissionais (arquitetos e cientistas sociais) envolvidos, ao mesmo tempo em que se lhes incute uma visão crítica a propósito da divisão do trabalho acadêmico em vigor e se lhes desperta a consciência para a relevância do diálogo interdisciplinar” (pág. 102)
6. As escalas do planejamento e da gestão das cidades Os referenciais de escala mais comuns são : local, regional, nacional e internacional, porém, esses termos apresentam diversas falhas. Dificuldade de se construir um discurso teórico consistente e preciso.
“Uma abordagem alternativa, não formalista, deve ser antes relacional que interessada em fixar, de modo absoluto, classes de magnitude métrica [...] deve pôr em primeiro plano a forma e a natureza das relações sociais” (pág. 105).
Classificação proposta pelo autor: Escala (ou nível) local: Trata-se da escala por excelência do planejamento e gestão de cidades. Representa a vivência pessoal intensa do espaço e a formação de identidades sócio-espaciais. 	1.A. Escala (ou nível) microlocal. 	1.B. Escala (ou nível) mesolocal. 	1.C. Escala (ou nível) macrolocal.
Escala (ou nível) regional: Aqui entendida no sentido de espaço vivido, de lugar. Essa escala muitas vezes se confunde com um território político-administrativo (estados, províncias). Grande diversidade de situações. É preferível, por isso, reservar os qualificativos ‘microrregional’, ‘(meso)regional’ e ‘macrorregional’.
Escala (ou nível) nacional:  Escala de país “regiões-nações”
Escala (ou nível) internacional 4.A. Escala (ou nível) de grupo de países: Dois ou mais países que formam um bloco político, econômico ou ambos.  4.B. Escala (ou nível) global: Abrange o mundo inteiro.
“Além da articulação de escalas, e em conexão com ela, a realidade dos fenômenos complexos que hoje são observados, constituindo-se como fenômenos multiescalares, exige uma análise integrada de diferentes lógicas e tipos espaciais. Há, por um lado os espaços euclidianos, contínuos [...] Por outro lado, há as redes com a sua lógica de descontinuidade.” (pág. 111/112).

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Agentes produtores do espaço urbano geografia urbana
Agentes produtores do espaço urbano   geografia urbanaAgentes produtores do espaço urbano   geografia urbana
Agentes produtores do espaço urbano geografia urbanaRodrigo Sousa
 
10. planejamento urbano
10. planejamento urbano10. planejamento urbano
10. planejamento urbanoAna Cunha
 
Planejamento Urbano
Planejamento Urbano Planejamento Urbano
Planejamento Urbano Jubsilva
 
Geografia conceitos e temas
Geografia   conceitos e temasGeografia   conceitos e temas
Geografia conceitos e temasFilipe Carvalho
 
História do Planejamento Regional
História do Planejamento RegionalHistória do Planejamento Regional
História do Planejamento RegionalTaina Silva
 
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidade
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidadeGeografia - noções conceituais para a contemporaneidade
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidadePatrícia Éderson Dias
 
Introducao ao planejamento_urbano
Introducao ao planejamento_urbanoIntroducao ao planejamento_urbano
Introducao ao planejamento_urbanoPatricia Fraga
 
Geoprocessamento no estudo do espaço urbano
Geoprocessamento no estudo do espaço urbanoGeoprocessamento no estudo do espaço urbano
Geoprocessamento no estudo do espaço urbanoAndré Gavlak
 
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivasPLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivasblogarlete
 
Geografia conceitos e principios metodologicos da geografia
Geografia   conceitos e principios metodologicos da geografiaGeografia   conceitos e principios metodologicos da geografia
Geografia conceitos e principios metodologicos da geografiaGustavo Soares
 
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra yves lacoste
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra   yves lacosteA geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra   yves lacoste
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra yves lacosteFilipe Carvalho
 

Was ist angesagt? (20)

URB | Panorama Brasil
URB | Panorama BrasilURB | Panorama Brasil
URB | Panorama Brasil
 
O Espaco Urbano
O Espaco UrbanoO Espaco Urbano
O Espaco Urbano
 
Território e Poder
Território e PoderTerritório e Poder
Território e Poder
 
Agentes produtores do espaço urbano geografia urbana
Agentes produtores do espaço urbano   geografia urbanaAgentes produtores do espaço urbano   geografia urbana
Agentes produtores do espaço urbano geografia urbana
 
10. planejamento urbano
10. planejamento urbano10. planejamento urbano
10. planejamento urbano
 
Planejamento urbano
Planejamento urbanoPlanejamento urbano
Planejamento urbano
 
Cartografia Social
Cartografia SocialCartografia Social
Cartografia Social
 
Planejamento Urbano
Planejamento Urbano Planejamento Urbano
Planejamento Urbano
 
Geografia conceitos e temas
Geografia   conceitos e temasGeografia   conceitos e temas
Geografia conceitos e temas
 
História do Planejamento Regional
História do Planejamento RegionalHistória do Planejamento Regional
História do Planejamento Regional
 
Aula 06082007
Aula 06082007Aula 06082007
Aula 06082007
 
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidade
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidadeGeografia - noções conceituais para a contemporaneidade
Geografia - noções conceituais para a contemporaneidade
 
Introducao ao planejamento_urbano
Introducao ao planejamento_urbanoIntroducao ao planejamento_urbano
Introducao ao planejamento_urbano
 
Geoprocessamento no estudo do espaço urbano
Geoprocessamento no estudo do espaço urbanoGeoprocessamento no estudo do espaço urbano
Geoprocessamento no estudo do espaço urbano
 
Cartografia e poder
Cartografia e poderCartografia e poder
Cartografia e poder
 
Espaço urbano
Espaço urbano  Espaço urbano
Espaço urbano
 
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivasPLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL VOLUME 1 - reflexões críticas e perspectivas
 
Geografia conceitos e principios metodologicos da geografia
Geografia   conceitos e principios metodologicos da geografiaGeografia   conceitos e principios metodologicos da geografia
Geografia conceitos e principios metodologicos da geografia
 
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra yves lacoste
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra   yves lacosteA geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra   yves lacoste
A geografia serve antes de mais nada, para fazer guerra yves lacoste
 
Cartografia temática
Cartografia temáticaCartografia temática
Cartografia temática
 

Andere mochten auch

Pur ok a liberdade da cidade POR DAVID HARVEY
Pur ok  a liberdade da cidade POR DAVID HARVEYPur ok  a liberdade da cidade POR DAVID HARVEY
Pur ok a liberdade da cidade POR DAVID HARVEYTycillia Akane Tahara
 
Harvey o novo imperialismo
Harvey o novo imperialismoHarvey o novo imperialismo
Harvey o novo imperialismoFelix
 
O “NOVO” IMPERIALISMO: ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David Harvey
O “NOVO” IMPERIALISMO:  ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David HarveyO “NOVO” IMPERIALISMO:  ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David Harvey
O “NOVO” IMPERIALISMO: ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David HarveySamuel Viana
 
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas Públicas
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas PúblicasMobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas Públicas
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas PúblicasMichele Vieira
 
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upe
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upePolíticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upe
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upeItalo Alan
 
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02Pamela Xavier
 
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...Safra Brasileira
 
Planejamento urbano isaferreira modulo ii
Planejamento urbano isaferreira modulo iiPlanejamento urbano isaferreira modulo ii
Planejamento urbano isaferreira modulo iiIsa Guerreiro
 
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdadeCarlos Elson Cunha
 
Geo h e_7ano_cap7_pronto
Geo h e_7ano_cap7_prontoGeo h e_7ano_cap7_pronto
Geo h e_7ano_cap7_prontordbtava
 
Curitiba de antigamente - atualizado
Curitiba de antigamente - atualizadoCuritiba de antigamente - atualizado
Curitiba de antigamente - atualizadoWilmar Santin
 
Êxodo rural e urbanização da África
Êxodo rural e urbanização da ÁfricaÊxodo rural e urbanização da África
Êxodo rural e urbanização da ÁfricaBlogdegeo
 
Planejamento Urbano - Nível Federal
Planejamento Urbano - Nível FederalPlanejamento Urbano - Nível Federal
Planejamento Urbano - Nível FederalChawana Bastos
 
Planejamento urbano serviços e infraestrutura
Planejamento urbano serviços e infraestruturaPlanejamento urbano serviços e infraestrutura
Planejamento urbano serviços e infraestruturaPaulo Orlando
 
Rede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbanaRede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbanakarolpoa
 
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.Otavio M Peres
 
Alvenaria estrutural
Alvenaria estruturalAlvenaria estrutural
Alvenaria estruturalAndré Lira
 

Andere mochten auch (20)

T4 g5 - mudar a cidade
T4   g5 - mudar a cidadeT4   g5 - mudar a cidade
T4 g5 - mudar a cidade
 
Pur ok a liberdade da cidade POR DAVID HARVEY
Pur ok  a liberdade da cidade POR DAVID HARVEYPur ok  a liberdade da cidade POR DAVID HARVEY
Pur ok a liberdade da cidade POR DAVID HARVEY
 
Megaeventos e Expansão do Capital na Metrópole
Megaeventos e Expansão do Capital na MetrópoleMegaeventos e Expansão do Capital na Metrópole
Megaeventos e Expansão do Capital na Metrópole
 
Harvey o novo imperialismo
Harvey o novo imperialismoHarvey o novo imperialismo
Harvey o novo imperialismo
 
O “NOVO” IMPERIALISMO: ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David Harvey
O “NOVO” IMPERIALISMO:  ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David HarveyO “NOVO” IMPERIALISMO:  ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David Harvey
O “NOVO” IMPERIALISMO: ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO - David Harvey
 
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas Públicas
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas PúblicasMobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas Públicas
Mobilidade Urbana, Iniquidade e Políticas Públicas
 
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upe
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upePolíticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upe
Políticas publicas e planejamento ambiental urbano geografia upe
 
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02
A concepção estrutural e a arquitetura yopanan lowres2 140228163705-phpapp02
 
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...
Introdução ao desenho urbano del rio, vicente. introdução ao desenho urbano n...
 
Planejamento urbano isaferreira modulo ii
Planejamento urbano isaferreira modulo iiPlanejamento urbano isaferreira modulo ii
Planejamento urbano isaferreira modulo ii
 
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade
4 villaça, flávio. segregação urbana e desigualdade
 
Geo h e_7ano_cap7_pronto
Geo h e_7ano_cap7_prontoGeo h e_7ano_cap7_pronto
Geo h e_7ano_cap7_pronto
 
Curitiba de antigamente - atualizado
Curitiba de antigamente - atualizadoCuritiba de antigamente - atualizado
Curitiba de antigamente - atualizado
 
Êxodo rural e urbanização da África
Êxodo rural e urbanização da ÁfricaÊxodo rural e urbanização da África
Êxodo rural e urbanização da África
 
Planejamento Urbano - Nível Federal
Planejamento Urbano - Nível FederalPlanejamento Urbano - Nível Federal
Planejamento Urbano - Nível Federal
 
Urbanização (2)
Urbanização (2)Urbanização (2)
Urbanização (2)
 
Planejamento urbano serviços e infraestrutura
Planejamento urbano serviços e infraestruturaPlanejamento urbano serviços e infraestrutura
Planejamento urbano serviços e infraestrutura
 
Rede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbanaRede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbana
 
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.
do urbanismo pre-industrial ao urbanismo moderno: utopia e reflexao.
 
Alvenaria estrutural
Alvenaria estruturalAlvenaria estrutural
Alvenaria estrutural
 

Ähnlich wie Mudar a Cidade: Planejamento Urbano Crítico

Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)
Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)
Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)Matheus Alves
 
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciada
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciadaFerreira, j. e maricato, e. operação consorciada
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciadaFilipe Carvalho
 
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...blogarlete
 
Contribuições para um planejamento com ética socioambiental
Contribuições para um planejamento com ética socioambientalContribuições para um planejamento com ética socioambiental
Contribuições para um planejamento com ética socioambientalLuciano Florit
 
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-final
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-finalOs movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-final
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-finalRosane Domingues
 
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeMovimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeGracy Garcia
 
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio Villaça
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio VillaçaSão Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio Villaça
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio VillaçaJosé Prado
 
Resumo politicas públicas por dentro
Resumo politicas públicas por dentroResumo politicas públicas por dentro
Resumo politicas públicas por dentroSavio Vasconcelos
 
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...Helenice Alexandrino
 
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo NettoA Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo NettoMacDannie
 
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettoA construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettoTadeus Dutra
 
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo NettoA Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo NettoRosane Domingues
 
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...Cleide Magáli dos Santos
 
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptx
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptxDesenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptx
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptxarmando jonas
 
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdfElisa Dias
 
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettoA construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettodeyselfreire
 
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeMovimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeGracy Garcia
 

Ähnlich wie Mudar a Cidade: Planejamento Urbano Crítico (20)

Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)
Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)
Sustentabilidade - resumo (Pablo Pessoa)
 
Mudar a cidade
Mudar a cidadeMudar a cidade
Mudar a cidade
 
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciada
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciadaFerreira, j. e maricato, e. operação consorciada
Ferreira, j. e maricato, e. operação consorciada
 
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...
Desconstruindo e reconstruindo ideais de teorias para compreender a cidade e ...
 
Contribuições para um planejamento com ética socioambiental
Contribuições para um planejamento com ética socioambientalContribuições para um planejamento com ética socioambiental
Contribuições para um planejamento com ética socioambiental
 
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-final
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-finalOs movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-final
Os movimentos sociais contemporâneos formatado revisado-20-5-2014-final
 
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeMovimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
 
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio Villaça
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio VillaçaSão Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio Villaça
São Paulo: segregação urbana e desigualdade social ~ Flávio Villaça
 
Resumo politicas públicas por dentro
Resumo politicas públicas por dentroResumo politicas públicas por dentro
Resumo politicas públicas por dentro
 
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...
O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da...
 
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo NettoA Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
 
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettoA construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
 
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo NettoA Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo Netto
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social∗Por José Paulo Netto
 
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...
Aula 3-Definindo intervenção (CEEPIS -Curso elaboração de projeto e intervenç...
 
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptx
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptxDesenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptx
Desenvolvimento comunitárioREV 1_122113.pptx
 
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf
2001-A actualidade do DC como estratégia de intervenção social-ISPA.pdf
 
Cidadania
CidadaniaCidadania
Cidadania
 
Texto2 1
Texto2 1Texto2 1
Texto2 1
 
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo nettoA construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
A construção do projeto ético político do serviço social - josé paulo netto
 
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidadeMovimentos sociais na américa latina na atualidade
Movimentos sociais na américa latina na atualidade
 

Kürzlich hochgeladen

Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 

Mudar a Cidade: Planejamento Urbano Crítico

  • 1. MUDAR A CIDADE: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA AO PLANEJAMENTO E À GESTÃO URBANOS. Marcelo Lopes de Souza
  • 2. Introdução: da crítica do planejamento urbano a um planejamento urbano crítico
  • 3. Na década de 70, do século XX, duas publicações marcaram o inicio de uma poderosa influencia do pensamento marxista no campo dos estudos urbanos: em 1972, Aquestão urbana, de Manuel CASTELLS (1983ª); A justiça social e a cidade, de David HARVEY (1980). As obras citadas, fora precedidas por algumas importantes obras do filósofo Henri Lefebvre: O direito à cidade (LEFEBVRE, 1991; 1.ed. francesa 1968), O pensamento marxista e a cidade (LEFEBVRE, 1983; 1.ed. francesa 1970)
  • 4. O planejamento teria por missão criar as condições para uma sobrevivência do sistema a longo prazo – mesmo que, para isso, fosse necessário, algumas vezes, ir contra os interesses imediatos de alguns capitalistas ou mesmo de frações inteiras da classe capitalista.
  • 5. Às criticas conservadoras contra o planejamento, elas começaram a avolumar-se na esteira tanto de uma certa frustração com os resultados da intervenção estatal em geral – nem sempre capaz de cumprir a promessa implícita, de espírito keynesiano, de evitar as crises, por assim dizer, salvar o capitalismo de si próprio.
  • 6.
  • 8. Consideração de limites, restrições e potencialidades; considerações de prejuízos e benefícios.
  • 9.
  • 10. A propósito das cidades; na verdade, da segregação residencial à dinâmica do mercado imobiliário, passando pelos movimentos sociais urbanos, poucos objetos têm sido tão privilegiados pelas ciências sociais (especialmente Sociologia e Geografia) quanto as cidades. O desenvolvimento urbano, ou a mudança social positiva da e na cidade – com as reflexões a respeito do desenvolvimento social ( ou sócio-espacial) em geral, beneficiando-se de idéias e inquietações que têm surgido a propósito da medição sobre transformações(“modernização”, redução de desigualdades etc.)
  • 11. 1. Os conceitos de planejamento urbano e gestão urbana 1.1 Planejamento e gestão: conceitos rivais ou complementares ? 1.2 Urbanismo, urban design e planejamento urbano
  • 12. 2. Planejamento e gestão urbanos como ferramentas de promoção do desenvolvimento sócio-espacial.
  • 13. 2.1 Desenvolvimento sócio espacial As discussões sobre “desenvolvimento” são de certa forma muito viciadas, vícios do tipo: Economicismo Etnocentrismo Teleologismo (etapismo, historicismo) Concervadorismo
  • 14. Sendo como tratar de desenvolvimento comum desenvolvimento econômico. O desenvolvimento é entendido como uma mudança social positiva. O conteúdo dessa mudança, todavia, é tido como não devendo ser definido a priori, à revelia dos desejos e expectativas dos grupos sociais concretos.
  • 15. Um “desenvolvimento” que traga efeitos colaterais sérios não é legítimo e, portanto não merece ser chamado como tal. Já o autentico processo de desenvolvimento sócio-espacial quando se constata uma melhoria da qualidade de visa e um aumento da justiça social.
  • 16. Para não confundir ou simplesmente sistematizar uma palavra o autor usa a expressão desenvolvimento sócio – espacial, em vez de desenvolvimento social.
  • 17. Fator desigualdade quanto a quê? Indivíduos devem ter o seu acesso a equipamentos culturais urbanos garantindo, não só por lei, mas também materialmente, independente da sua etnia e de sua condição de portadores ou não de deficiência física.
  • 18. Igualdade econômica somente, mas em termos amplos, o que inclui igualdade do ponto de vista da liberdade. É possível considerar justiça social e qualidade de vida como subordinados à autonomia individual e coletiva enquanto princípio e parâmetro. Sendo assim duas faces para a autonomia a individual e a coletiva.
  • 19. Justiça social e qualidade de vida situam se em planos diferentes no que diz respeito à sua relação com o princípio de autonomia: se a justiça social pode ser vista como deriva da própria autonomia, ou como uma instância dela, o mesmo já não acontece com a qualidade de vida.
  • 20. Pergunta importante a se fazer: Como e em que extensão a intervenção contribuiu, tem contribuído ou contribuiria para maiores autonomia individual e coletiva?
  • 21. Justiça social e qualidade de vida acham-se vinculadas a diferentes esferas (a justiça social está relacionada a esfera pública, ao passo que a qualidade de vida remete inicialmente, à esfera privada. Exemplo de parâmetros subordinados a qualidade de vida são aqueles relativos a satisfação individual.
  • 22. Exemplo de como pessoas poderiam ser protagonistas da mudança social. Circunstâncias políticas mais favoráveis, em que os participantes manifestam livremente as suas preferências e deliberam de acordo com elas, sendo assim podendo complementar ou mesmo substituir.
  • 23. Sim é possível no entanto, com muitas reservas, pois se trata de um ganho não defensável quando se alargam horizontes analíticos (longo prazo e grande escala).
  • 24. Entre justiça social e qualidade de vida deve ser enxergada uma relação de complementaridade essencial, qualquer um dos dois, se tomando isoladamente e sem o outro, é suficiente para servir de base para avaliações e estratégias de desenvolvimento sócio – espacial cada um calibra e complementa o outro.
  • 25. 2.2 Desenvolvimento Urbano Planejamento e gestão urbanos são estratégias de desenvolvimento urbano, alimentadas por pesquisa social básica, tanto teórica quanto empírica
  • 26. Para se conceber um genuíno desenvolvimento sócio – espacial na da cidade, faz se mister livrar-se do fardo do senso comum quanto ao significado da expressão “desenvolvimento urbano”. É um tanto insensato qualificar desenvolvimento urbano, pois é um processo do qual sua positividade do ponto de vista por exemplo ecológico são muito duvidosas
  • 27. A preocupação com o planejamento urbano e a gestão de urbanos, ambos os objetivos aumento da justiça social e melhoria da qualidade de vida, podem ser compreendidos como objetivos intrinsecamente relevantes, pois claramente dizem respeito a fins e não somente a meios. Embora o nível de segregação residencial tenha sido diretamente inspirado pelo ambiente urbano.
  • 28. Embora o nível de segregação residencial tenha sido diretamente inspirado pelo ambiente urbano. Lidar com parâmetros é uma tarefa coletiva, de cientistas e intelectuais, embora reserva-se como direito de emitir pontos de vista eventualmente discordantes em relação a maioria.
  • 29.
  • 30. Quanto ao problema de mensuração. É possível e desejável construir escalas para medir os parâmetros? Sim, e tanto possível quanto desejável, ou mesmo necessário, construir escalas de avaliação.
  • 31. Não se trata, de todo modo, de uma construção apriorística de indicadores de universais (como renda per capita, IDH e entre outros tantos); a construção de indicadores deverá, bem ao contrário, se dar tão próxima quanto possível da realidade dos contextos valorativos dos grupos sociais específicos envolvidos.
  • 32. 3. Planejamento e gestão urbanos: nem “neutros”, nem necessariamente conservadores! A Sociedade não é uma massa homogênea e indiferenciada, e sociedades capitalistas, mais especificamente, se apresentam divididas em classes (que se diferenciam em função do lugar que ocupam na esfera de produção), cujas relações são, em parte, contraditórias e de antagonismo estrutural.
  • 33. Como Poderiam o planejamento e a gestão ser “neutros”, em se tratando de uma sociedade marcada por desigualdades estruturais?
  • 34. Diga-se, claramente e sem subterfúgios: não há conhecimento, e muito particularmente no caso do conhecimento elaborado sobre a sociedade, que não seja expressão de práticas sociais.
  • 35. Não se quer dizer com isso, que todo o conhecimento sobre a sociedade seja produto de experiências pessoais de quem o produz, mas sim que não há saber sobre o social que não seja sócio-histórico-geograficamente situado.
  • 36. Se o próprio conhecimento teórico, se as próprias análise e interpretação não podem se colocar “a salvo” de valores e valorações, como esperar isso de saberes diretamente comprometidos com a ação, como os princípios e técnicas de planejamento e gestão?
  • 37. Esses saberes, cujo contexto motivacional é, evidentemente, uma tentativa de intervir eficazmente sobre o real, seja para conservá-lo, reformá-lo ou subvertê-lo radicalmente, de acordo com determinados valores e conforme a certos interesses, devem, para serem coerentes, realimentar de modo eficaz as práticas sociais que os chamam à vida.
  • 38. O fato de jamais serem “neutros” com respeito a valores não apenas não quer dizer, porém, que planejamento e gestão urbanos não são passíveis de serem tratados cientificamente, como também não quer dizer que eles possuam, enquanto tais, sempre o mesmo conteúdo valorativo – notadamente conservador, como ainda insistem alguns.
  • 39. Autores críticos têm apontado a funcionalidade da educação para o sistema capitalista, enquanto veículo de introjeção, na criança e no jovem, de conhecimentos, valores e idéias necessários à reprodução do status quo (para o filósofo marxista estruturalista Louis ALTHUSSER [1987], as escolas comporiam o universo dos “aparelhos ideológicos de Estado”, por contribuírem decisivamente para a transmissão de ideologias – o que nos remete também a Marx, para o qual, em qualquer sociedade, em última instância, a ideologia dominante seria a ideologia da classe dominante.
  • 40. Muito menos sensato sugerir, em sã consciência, que a educação em si é conservadora, muito embora a educação (como, de resto, tudo o mais) em uma sociedade capitalista tenda a ser modelada e ajustada em conformidade com o imaginário e os imperativos capitalistas.
  • 41. Pois bem: com o planejamento (e mais ainda com a gestão), que é uma atividade imprescindível, acontece o mesmo: a discussão sobre se o planejamento é intrinsecamente conservador ou não é, a bem da verdade, desprovida de sentido: o planejamento (como a educação, os tribunais etc.) é aquilo que se faz dele.
  • 42. Sublinhe-se, adicionalmente, que o planejamento e a gestão urbanos não precisam (nem devem) ser praticados apenas pelo aparelho de Estado.
  • 43. ONGs e outras organizações da sociedade civil precisam se instrumentar e intervir mais e mais propositivamente, eventualmente implementando suas idéias sem o Estado, amiúde apesar do Estado e, quem sabe contra o Estado, de planos diretores alternativos até experiências de gestão de cooperativas habitacionais.
  • 44. O preconceito segundo o qual o Estado, e só o Estado,faz planejamento e pratica a gestão, se deve não somente ao fato óbvio de que o Estado monopoliza uma grande parte dos recursos necessários à realização e intervenções e da gestão (do monopólio da “violência legítima”), mas também à própria imagem ideológica do Estado, o qual justifica todas as suas ações em nome do “interesse público”.
  • 45. O objetivo do planejamento, nos marcos de uma ética comunicativa crítica, não é o “equilíbrio” (idéia sempre artificial e ideológica em uma sociedade de classes) e a conciliação de interesses a todo custo,mas a promoção de maior justiça social (e de melhor qualidade de vida nos marcos da justiça social), sobre a base da explicitação dos conflitos latentes e do estímulo ao diálogo racional, buscando evitar, com isso,o recurso à violência.
  • 46. 4. Planejamento e gestão urbanos: perspectiva científica... Mas não cientificista Falar em “perspectiva científica” a propósito do planejamento e da gestão urbanos, que é aquela a ser esposada pelos cientistas sociais que a eles se dedicarem, nada tem a ver, aqui, com pedantismo racional ou ardor positivista.
  • 47. É no terreno da pesquisa aplicada, notadamente do planejamento, que a natureza “praxeológica” das ciências sociais se mostra mais evidente.
  • 48. Pondera-se, por conseguinte, e sem qualquer arrogância cientificista, que uma perspectiva científica deve assentar-se sobre duas premissas: 1) a pesquisa básica como preparação para elaboração de intervenção e 2) a não-subordinação vulgar da pesquisa aplicada a diretrizes políticas estabelecidas previamente, em detrimento da autenticidade da busca pela verdade.
  • 49. A pesquisa básica, no que concerne ao desenvolvimento sócio-espacial, compreende tanto a reflexão teórica, conceitual e metodológica sobre a natureza dinâmica sócio-espacial e as formas de se obter conhecimento sobre ela, quanto o trabalho empírico.
  • 50. A pesquisa aplicada, de sua parte, abrange não apenas o delineamento prático de propostas de intervenção (estratégias da sociedade civil, políticas públicas, instrumentos de planejamento) mas, também, a reflexão teórica sobre estratégias de intervenção (exame do potencial de instrumentos e modelos, de seu significado ético e político etc.).
  • 51. A abordagem urbanística típica é, de um ponto de vista científico, apriorística ou, quando muito, semi-apriorística.
  • 52. No caso dos enfoques francamente apriorísticos, hoje em dia bastante desmoralizados, a observação do real e a coleta de dados e informações servem meramente para contextualizar uma proposta de intervenção baseada em um modelo normativo da “boa forma urbana”, pautado em idéias-força como “ordem”, “funcionalidade”, “eficiência” etc.
  • 53. No caso dos enfoques semi-apriorísticos, a observação do real, a coleta de dados, a obtenção de informações e a formulação de conjecturas sobre o porvir – em suma, diagnósticos e prognósticos –fundamentam um ajuste dos princípios e balizamentos normativos, os quais são relativamente permeáveis ao mundo real; sem embargo, as “pesquisas” em que se baseiam os enfoques semi-apriorísticos não preenchem os requisitos de uma investigação científica rigorosa.
  • 54. Em contraste com os enfoques apriorísticos e semi-apriorísticos, um tratamento científico deve ser reconstrutivista.
  • 55. A despeito da fundamentação teórica (teorias científicas a respeito do que existe no mundo real e a respeito das possibilidades e dos caminhos de mudança social) e dos balizamentos metateóricos (em que se incluem não apenas posicionamentos epistemológicos mas, também, doutrinas político-filosóficas e éticas) que preexistem à e contextualizam a análise empírica, estabelece-se aqui, uma dialética entre teoria e empiria: a proposta de intervenção é resultado da interação entre ambos, sendo fundamentação teórica ( e, eventualmente, mesmo a metateórica) não apenas ligeiramente ajustada, mas reconstruída no decurso de uma análise sistemática e crítica do mundo real.
  • 56. Françoise Choay, que em seu importante O Urbanos,p (CHOAYS 1979) já contestara o estatuto de cientificidade do Urbanismo, retomou essa crítica em livro posterior ( A regra e o modelo), denunciando que, enquanto abrigo de visões normativas, o discurso urbanístico, a despeito de tentar emular o discurso científico, não se constituiria em ciência:
  • 57. A despeito de suas pretensões, o discurso do Urbanismo continua normativo e só em caráter mediato compete a uma prática científica qualquer: seu recurso lícito e justificado às ciências da natureza e do “homem” se subordina as escolhas éticas e políticas, a finalidades que não pertencem somente à ordem do saber. (CHOAY, 1985:2)
  • 58. É importante deixar claro, contudo, que não faz sentido criticar o Urbanismo pelo fato, em si mesmo, de não ser ele uma ciência.
  • 59. Trata-se, meramente, de estabelecer as diferenças entre uma abordagem científica e uma não-científica (técnico-artístico-normativa), conquanto se possa e se deva, seguindo o exemplo de Choay, denunciar as tentativas em que uma abordagem do segundo tipo insiste em se fazer passar por uma do primeiro.
  • 60. A crítica que se pode e deve fazer Às abordagens urbanísticas é, por conseguinte, a de que, com muita freqüência, tentaram e tentam se passar por aquilo que não são.
  • 61. No entanto – grife-se isso com vigor -, nem todo conhecimento no planejamento urbano é ou poderia ser exclusivamente científico como sendo superior a todos os outros, por exemplo, o saber artístico.
  • 62. Isso para não dizer a coisa mais essencial de todas, que é a de que o planejamento e a gestão das cidades são e devem ser reconhecidos como questões acima de tudo políticas, em sentido amplo e nobre, e não como questões sobretudo “técnicas” ou “científicas”.
  • 63. Contudo, se o planejamento for reduzido a um mero instrumento político para impressionar contendores em um debate e for privado de sua potencial consistência como derivação de uma análise crítica da realidade, ele será simples pesquisa aplicada grosseiramente manipulada (um exemplo eloqüente é fornecido em GRANT, 1994:60), assim como também o pode ser a própria pesquisa básica.
  • 64. O ofício do pesquisador aplicado que se dedica ao fornecimento de subsídios para o planejamento e à gestão e ao desenho de estratégias de desenvolvimento não é, sob o ângulo das exigências éticas, diferente do trabalho daquele outro que se dedica à pesquisa fundamental: também ele deverá observar, analisar, julgar e escolher sem poder despir-se inteiramente do filtro dos próprios valores.
  • 65. A oposição entre ciência social e ideologia refere-se a duas situações extremas, sendo que, na prática, a ciência se esforça por distinguir-se em processo do mero discurso ideológico e do senso comum, em meio a uma luta para manter o sendo (auto)crítico, a vigilância perante preconceitos e o rigor analítico.
  • 66. Assuma-se, destarte, que o critério basilar de distinção entre um discurso científico sério e um discurso ideológico vulgar, não é o de “neutralidade axiológica”, mas sim um critério ético e, portanto, em si mesmo extracientífico: a honestidade intelectual. Não “imparcialidade” ou “isenção”, mas simplesmente, isso: honestidade.
  • 67. É bem verdade que, para o autor deste livro, como já deve ter ficado inteiramente claro para o leitor, a “cientificidade” não é, por si só, garantia de legitimidade ética de uma proposta de intervenção.
  • 68. Por mais embasadas numa análise rigorosa da realidade que sejam as propostas de intervenção (o que inclui levar em conta as aspirações e opiniões dos atores sociais por meio de enquetes, ou a partir da observação de suas livres manifestações em instâncias participativas de gestão urbana), qualquer proposta, para ser inteiramente legítima, necessita ser submetida a escrutínio e deliberação por parte daqueles que sofrerão os efeitos de sua implementação.
  • 69. 5.Planejamento e gestão urbanos e interdisciplinaridade Necessidade da interdisciplinaridade (cooperação e coordenação dos conhecimentos) na formação dos ‘planejadores’. O que se vê é uma pluridisciplinaridade (justaposição de conhecimentos) ou/e multidisciplinaridade (conhecimentos diversos veiculados).
  • 70. Por que é necessária a interdisciplinaridade ? O planejamento e a gestão urbana, como ciência social aplicada, deve ser interdisciplinar por excelência. Nenhuma das disciplinas sustentadas pela divisão do trabalho acadêmico consegue dar conta dos processos e fatores que explicam a transformação das relações sociais e a produção do espaço social.
  • 71. Formação do planejadores: Na Alemanha e Reino Unido há cursos específicos para formação de planejadores urbanos e regionais. Formação tradicional Planejador restrito ao planejamento físico-territorial Planejador ‘superprofissional’
  • 72. “Complementação da formação dos profissionais (arquitetos e cientistas sociais) envolvidos, ao mesmo tempo em que se lhes incute uma visão crítica a propósito da divisão do trabalho acadêmico em vigor e se lhes desperta a consciência para a relevância do diálogo interdisciplinar” (pág. 102)
  • 73. 6. As escalas do planejamento e da gestão das cidades Os referenciais de escala mais comuns são : local, regional, nacional e internacional, porém, esses termos apresentam diversas falhas. Dificuldade de se construir um discurso teórico consistente e preciso.
  • 74. “Uma abordagem alternativa, não formalista, deve ser antes relacional que interessada em fixar, de modo absoluto, classes de magnitude métrica [...] deve pôr em primeiro plano a forma e a natureza das relações sociais” (pág. 105).
  • 75. Classificação proposta pelo autor: Escala (ou nível) local: Trata-se da escala por excelência do planejamento e gestão de cidades. Representa a vivência pessoal intensa do espaço e a formação de identidades sócio-espaciais. 1.A. Escala (ou nível) microlocal. 1.B. Escala (ou nível) mesolocal. 1.C. Escala (ou nível) macrolocal.
  • 76. Escala (ou nível) regional: Aqui entendida no sentido de espaço vivido, de lugar. Essa escala muitas vezes se confunde com um território político-administrativo (estados, províncias). Grande diversidade de situações. É preferível, por isso, reservar os qualificativos ‘microrregional’, ‘(meso)regional’ e ‘macrorregional’.
  • 77. Escala (ou nível) nacional: Escala de país “regiões-nações”
  • 78. Escala (ou nível) internacional 4.A. Escala (ou nível) de grupo de países: Dois ou mais países que formam um bloco político, econômico ou ambos. 4.B. Escala (ou nível) global: Abrange o mundo inteiro.
  • 79. “Além da articulação de escalas, e em conexão com ela, a realidade dos fenômenos complexos que hoje são observados, constituindo-se como fenômenos multiescalares, exige uma análise integrada de diferentes lógicas e tipos espaciais. Há, por um lado os espaços euclidianos, contínuos [...] Por outro lado, há as redes com a sua lógica de descontinuidade.” (pág. 111/112).
  • 80. “...Ir além do espaço ‘físico’, sem nunca esquecê-lo ou subestimá-lo; é preciso pensar multiescalarmente; é preciso integrar a lógica da continuidade e a lógica da descontinuidade no espaço”. (modificado pág. 112).
  • 81. Fim