SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 54
 
 
O projecto  “Danças - dos nossos avós até nós!”  é o resultado de um trabalho desenvolvido na disciplina de Área de Projecto, durante este ano lectivo.  O objectivo principal foi fazer uma comparação entre os hábitos relativos à dança de três gerações – a dos nossos avós, a dos nossos pais e a nossa.
 
Ao realizar este projecto tínhamos como objectivos : Conhecer os hábitos relativos à dança de três gerações diferentes -  a dos nossos avós, a dos nossos pais e a nossa  ( Amostra de 90 pessoas – população de Vouzela ); Identificar os seus benefícios ; Incentivar as pessoas a dançar .
 
 
 
Uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal.  Tinha o intuito de agradar os Deuses e pedir--lhes mais sucesso nas caçadas e nas lutas. Também podia realizar-se por outras razões, como nascimento, cura de uma doença ou lamentação de uma morte.  Dança de Cogul (Espanha) -  Mostra a dança das mulheres em torno de um homem nu.
Tanto as danças sagradas como as profanas extinguiram-se na antiguidade. Serviam como entretenimento. Os escravos, por exemplo, dançavam para divertir as famílias ricas e os seus convidados.  As danças religiosas desempenharam um importante papel no nascimento do teatro grego. Várias danças religiosas ainda são realizadas actualmente.  Cleópatra com trajes de dança
Durante a Idade Média, o Cristianismo tornou-se a força mais influente na Europa. Foram proibidas as danças teatrais, por representantes da Igreja, pois algumas delas apresentavam movimentos muito sensuais. Mas os dançarinos ambulantes continuaram a apresentar-se nas feiras e aldeias mantendo a dança teatral viva.  Quando ocorreu a peste negra, uma epidemia que causou a morte de um quarto da população, o povo cantava e dançava freneticamente nos cemitérios. Dançarinos ambulantes
O Renascimento, começou na Itália e foi um período de grande desenvolvimento cultural. Catarina de Médicis, tornou-se rainha da França e levou para a corte francesa a dança e os espectáculos italianos. Foi muito imitada em toda a Europa.  O rei Luís XIV de França, incentivou muito o desenvolvimento do ballet. O seu apoio às artes tornou a França, o centro cultural da Europa. Ele próprio dançou entusiasticamente, durante 20 anos, nos ballets da corte.  Catarina de Médicis Ballet - Renascimento
Grande número de novas danças populares surgiram e desapareceram no século XX.  Surgiu o rock n’roll e com o seu surgimento, os estilos de dança popular tornaram-se mais desenvoltos.  A dança contemporânea é tudo aquilo que se faz hoje dentro desta arte, não importa o estilo, a procedência, os objectivos, nem a forma. Dança contemporânea
 
O estilo de dança mais apreciado na geração dos nossos avós era a  Música Tradicional Portuguesa .  Apesar da  Valsa, Música Clássica  e a  Bossa Nova  também serem apreciadas.
Dentro da  Música Tradicional Portuguesa  existem vários tipos de dança. A  Alvorada  é o género mais característico do Norte de Portugal.   Alguns autores de música tradicional portuguesa, como foi o caso de Fernando Lopes-Graça, demonstram um profundo conhecimento das raízes culturais da música portuguesa. Música Tradicional Portuguesa Fernando Lopes-Graça
Não houve preferência. Músicas mais ouvidas: - Alecrim, alecrim doirado, - A minha amora madura, - Lavandeirinha, - Malhão e - Tronco Seco Esmirrado.
O “Malhão” e o “Alecrim, alecrim doirado” são músicas tipicamente portuguesas.  Quem não se lembra de quando era criança ouvir o “Malhão”, da conhecida fadista  Amália Rodrigues, em tempos de festa? Ou o “Alecrim, alecrim doirado”? Amália Rodrigues
O mais ouvido era o cantor António Mourão.  Outros :  - Marco Paulo, - Shadows, - Amália Rodrigues, - Alberto Ribeiro, - Demis Russo, - The Beatles… António Mourão
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Tanto se dançava à  noite , como à  tarde . Baile de salão Baile de rua Casa típica dos anos 50
[object Object],[object Object],Festa tradicional
 
O estilo de dança mais apreciado na geração dos nossos pais era o  Rock .  O  Rancho ,  o Pop-Rock  e a  Valsa  eram, também, muito apreciados. Rock Rancho Pop-Rock
[object Object],[object Object],[object Object],A guitarra eléctrica é um dos instrumentos usados no Rock Pink Floyd – banda de rock inglesa
No tempo dos nossos pais, ouvia-se principalmente uma grande variedade de  Música Popular Portuguesa  (conhecida como Música Pimba). “ Wake me up before you Go-Go ”, dos Wham!, ou “ Mamma Mia ”, dos ABBA, eram músicas também muito escutadas na época.
No tempo dos nossos pais, os grupos que mais se ouviam era os  ABBA,  os  Police , os  Pink Floyd , os  U2  e os  Satélite . No entanto, também gostavam dos  KGB, Julio Iglesias , entre outros.
[object Object],[object Object]
Os  Pink Floyd  são uma banda de rock inglesa do século XX, famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados.   A origem do nome " Pink Floyd " deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, dos Blues. É um dos grupos mais influentes na história do  Rock , além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias.
" Another Brick in the Wall " é uma faixa do álbum  The Wall , dos  Pink Floyd . Esta é dividida em três partes, todas compostas pelo baixista Roger Waters. A Parte II é muito conhecida devido à famosa frase  "We don't need no education..."  e foi um dos maiores  hits  da banda. Basicamente é uma crítica ao rígido sistema educacional.
Não havia roupa diferente da usada no dia-a-dia para dançar.
A ocasião mais habitual para dançar era nas festas. Além de: - Bailes de rua, - Discotecas… Discoteca Festa
Costumavam dançar principalmente ao  fim-de-semana , e saíam à  noite  ou à  tarde  para fazê-lo.
[object Object],A dança era uma actividade realizada a pares. Anos 90
 
O estilo de dança mais apreciado por nós é o  Hip-hop .  O  Pop-Rock  e o Rock são também apreciados pela nossa geração . Jonas Brothers  (Grupo de Pop-Rock americano) Boss AC (Hip-hop) Per7ume (Grupo de Pop-Rock português)
É um movimento cultural iniciado no final da década de 60, nas redondezas negras de Nova York, como forma de reacção aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É composto por quatro manifestações artísticas principais:  MCing  que é a manifestação do mestre de cerimónias que anima a festa com as suas rimas improvisadas; a instrumentação dos DJ’s; a dança do  breakdanc e  e a pintura do grafite.
Actualmente, ouvimos  Bob Sinclair, Per7ume, Brandi Carlile, Amy Winehouse …. No entanto, também gostamos de grupos dos tempos dos nossos pais, tais como os  Queen  e os  ABBA .
Per7ume Brandi Carlile Amy Winehouse Queen Bob Sinclair Jason Mraz
A maior parte da nossa geração, para dançar, opta pelo estilo  casual,  embora um  casual  sofisticado .  Calças justas ou largas, boné, camisolas largas ou justas, sapatilhas de marca, como Adidas e Nike … e vários acessórios. Camisolas Acessórios Sapatilhas
 
Actualmente, dança-se principalmente em  festas feitas em casa de amigos . Os mais velhos (16 aos 18 ano)  preferem as  discotecas . Festa em casa de amigos Discoteca
Costumamos dançar principalmente ao  fim-de-semana , e saímos à  noite  para fazê-lo, porque não há escola. Os mais velhos costumam também ir aos  dias de semana .
 
Ao realizar este projecto pudemos concluir que : as diferentes gerações viveram a dança de forma distinta; se os avós eram mais tradicionais, gostando mais de dançar  Música Tradicional Portuguesa ; os pais foram muito irreverentes, submetendo-se ao  Rock . E essa irreverência continua na nossa geração com o  Hip-hop , porque através deste estilo de dança conseguimos mostrar os nossos pontos de vista.
a preferência em relação aos grupos/ artistas está relacionada com o que mais se ouve em cada geração. Contudo, é visível a influência de uma geração nas outras. Por exemplo, nós também gostamos de grupos do tempo dos nossos pais; as roupas foram-se modificando ao longo dos tempos; no tempo dos nossos avós, as pessoas utilizavam igualmente o período da tarde e o da noite para praticar dança. Esta situação foi-se alterando ao longo dos tempos.  A noite tem substituído a tarde. E se antes se saía para dançar apenas aos fins-de-semana, actualmente os jovens também já saem durante a semana.
também o espaço utilizado para dançar mudou. Se os avós dançavam em bailes de rua, nós e os nossos pais elegemos as discotecas como melhor espaço para dançar. Porém, as pessoas da nossa geração dançam individualmente e os nossos pais e avós dançavam aos pares.
 
É importante continuarmos a dançar, seja qual for a nossa idade ou o tipo de dança que preferimos, porque a dança : liberta a mente, ajudando-nos a deixar de pensar nos problemas existentes;  desinibe-nos, ou seja, o medo e a vergonha desaparecem quando dançamos; faz bem. Assim como qualquer outra actividade física, é capaz de melhorar o condicionamento aeróbio, a coordenação motora e a flexibilidade. Este tipo de actividade promove um equilíbrio fundamental para uma vida saudável.
 
 
- Questionários elaborados pela turma e preenchidos pela população de Vouzela. - http://saltodance.wordpress.com/2008/04/02/6%C2%BA-salto-fest-em-danca-2008/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Mour%C3%A3o - http://images.google.pt/imgres?imgurl=http - http://letras.terra.com.br/amalia-rodrigues/564701/ - http://sonoridades.catus.net/musicos.htm - http://media.photobucket.com/image/party/ansony_01/party.jpg - http://marcospinto.bloguepessoal.com/38728/Musica-a-medida-do-Algarve/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock - http://www.abbasite.com/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/ABBA - http://www.pinkfloyd.com/ - http://www.edukbr.com.br/artemanhas/danca_pre.asp - http://www.dancadesportiva.com/viewtopic.php?t=519 - …
 
 

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Ritmos musicais luana , maria eduarda , francisco
Ritmos musicais luana , maria eduarda , franciscoRitmos musicais luana , maria eduarda , francisco
Ritmos musicais luana , maria eduarda , francisconacirbertini
 
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejo
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - SertanejoTrabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejo
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejoescolafranciscozilli
 
Uma História da Música Portuguesa
Uma História da Música PortuguesaUma História da Música Portuguesa
Uma História da Música PortuguesaRui Dinis
 
Compositores Famosos da MPB [4]
Compositores Famosos da MPB [4]Compositores Famosos da MPB [4]
Compositores Famosos da MPB [4]momengtonoticia
 
Estilos Musicais
Estilos MusicaisEstilos Musicais
Estilos MusicaisMarilia
 
Festivais de música no brasil
Festivais de música no brasilFestivais de música no brasil
Festivais de música no brasilguest09960e
 
A Evolução dos Ritmos Musicais
A Evolução dos Ritmos Musicais A Evolução dos Ritmos Musicais
A Evolução dos Ritmos Musicais eercavalcanti
 
Pixinguinha, por Sergio Cabral
Pixinguinha, por Sergio CabralPixinguinha, por Sergio Cabral
Pixinguinha, por Sergio CabralalfeuRIO
 
Jovem guarda trabalho
Jovem guarda trabalhoJovem guarda trabalho
Jovem guarda trabalhozabelle_
 
A jovem guarda (dani)
A jovem guarda (dani)A jovem guarda (dani)
A jovem guarda (dani)DalaDelane
 
Música brasileira
Música brasileiraMúsica brasileira
Música brasileiraDi-Milhomem
 
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandor
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandorRitmos musicais arthur g, andrey ,zandor
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandornacirbertini
 

Was ist angesagt? (20)

JOVEM GUARDA
JOVEM GUARDAJOVEM GUARDA
JOVEM GUARDA
 
Musica
MusicaMusica
Musica
 
Ritmos musicais luana , maria eduarda , francisco
Ritmos musicais luana , maria eduarda , franciscoRitmos musicais luana , maria eduarda , francisco
Ritmos musicais luana , maria eduarda , francisco
 
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejo
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - SertanejoTrabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejo
Trabalho gêneros musicais - Maurício e Rosângela - Sertanejo
 
Jovem guarda
Jovem guardaJovem guarda
Jovem guarda
 
Musica
Musica Musica
Musica
 
Uma História da Música Portuguesa
Uma História da Música PortuguesaUma História da Música Portuguesa
Uma História da Música Portuguesa
 
Jovem Guarda
Jovem GuardaJovem Guarda
Jovem Guarda
 
Compositores Famosos da MPB [4]
Compositores Famosos da MPB [4]Compositores Famosos da MPB [4]
Compositores Famosos da MPB [4]
 
Anos 80 rock
Anos 80   rockAnos 80   rock
Anos 80 rock
 
Estilos Musicais
Estilos MusicaisEstilos Musicais
Estilos Musicais
 
Festivais de música no brasil
Festivais de música no brasilFestivais de música no brasil
Festivais de música no brasil
 
A Evolução dos Ritmos Musicais
A Evolução dos Ritmos Musicais A Evolução dos Ritmos Musicais
A Evolução dos Ritmos Musicais
 
Pixinguinha, por Sergio Cabral
Pixinguinha, por Sergio CabralPixinguinha, por Sergio Cabral
Pixinguinha, por Sergio Cabral
 
Cultura
CulturaCultura
Cultura
 
Jovem guarda trabalho
Jovem guarda trabalhoJovem guarda trabalho
Jovem guarda trabalho
 
A jovem guarda (dani)
A jovem guarda (dani)A jovem guarda (dani)
A jovem guarda (dani)
 
A CARA NOVA DA MPB
A CARA NOVA DA MPBA CARA NOVA DA MPB
A CARA NOVA DA MPB
 
Música brasileira
Música brasileiraMúsica brasileira
Música brasileira
 
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandor
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandorRitmos musicais arthur g, andrey ,zandor
Ritmos musicais arthur g, andrey ,zandor
 

Ähnlich wie Palestra (20)

Tema blog
Tema blogTema blog
Tema blog
 
Música estilo musical
Música   estilo musicalMúsica   estilo musical
Música estilo musical
 
História da música
História da músicaHistória da música
História da música
 
Historia da musica atividades
Historia da musica atividadesHistoria da musica atividades
Historia da musica atividades
 
9 c 5
9 c 59 c 5
9 c 5
 
Música ivo francisco_rudolfo
Música ivo francisco_rudolfoMúsica ivo francisco_rudolfo
Música ivo francisco_rudolfo
 
Música ivo francisco_rudolfo
Música ivo francisco_rudolfoMúsica ivo francisco_rudolfo
Música ivo francisco_rudolfo
 
Música trabalho completo
Música trabalho completoMúsica trabalho completo
Música trabalho completo
 
Meu trabalho de arte
Meu trabalho de arte Meu trabalho de arte
Meu trabalho de arte
 
História: diferentes gêneros musicais
História: diferentes gêneros musicaisHistória: diferentes gêneros musicais
História: diferentes gêneros musicais
 
Música no séc xx 3º ano
Música no séc xx 3º anoMúsica no séc xx 3º ano
Música no séc xx 3º ano
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 
Ja bateste! nº 2
Ja bateste! nº 2Ja bateste! nº 2
Ja bateste! nº 2
 
Ja bateste! nº 2
Ja bateste! nº 2Ja bateste! nº 2
Ja bateste! nº 2
 
Música
MúsicaMúsica
Música
 
Musica pedro k_joana_marisa8b
Musica pedro k_joana_marisa8bMusica pedro k_joana_marisa8b
Musica pedro k_joana_marisa8b
 
Viola caipira
Viola caipiraViola caipira
Viola caipira
 
Viola caipira
Viola caipiraViola caipira
Viola caipira
 
A Clave - setembro 2012
A Clave - setembro 2012A Clave - setembro 2012
A Clave - setembro 2012
 
Palestra Sobre a Historia da Musica em Chapeco-SC
Palestra Sobre a Historia da Musica em Chapeco-SC Palestra Sobre a Historia da Musica em Chapeco-SC
Palestra Sobre a Historia da Musica em Chapeco-SC
 

Kürzlich hochgeladen

Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptxLEANDROSPANHOL1
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceE-Commerce Brasil
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensLuizPauloFerreira11
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnGustavo144776
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...E-Commerce Brasil
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
 

Palestra

  • 1.  
  • 2.  
  • 3. O projecto “Danças - dos nossos avós até nós!” é o resultado de um trabalho desenvolvido na disciplina de Área de Projecto, durante este ano lectivo. O objectivo principal foi fazer uma comparação entre os hábitos relativos à dança de três gerações – a dos nossos avós, a dos nossos pais e a nossa.
  • 4.  
  • 5. Ao realizar este projecto tínhamos como objectivos : Conhecer os hábitos relativos à dança de três gerações diferentes - a dos nossos avós, a dos nossos pais e a nossa ( Amostra de 90 pessoas – população de Vouzela ); Identificar os seus benefícios ; Incentivar as pessoas a dançar .
  • 6.  
  • 7.  
  • 8.  
  • 9. Uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal. Tinha o intuito de agradar os Deuses e pedir--lhes mais sucesso nas caçadas e nas lutas. Também podia realizar-se por outras razões, como nascimento, cura de uma doença ou lamentação de uma morte. Dança de Cogul (Espanha) - Mostra a dança das mulheres em torno de um homem nu.
  • 10. Tanto as danças sagradas como as profanas extinguiram-se na antiguidade. Serviam como entretenimento. Os escravos, por exemplo, dançavam para divertir as famílias ricas e os seus convidados. As danças religiosas desempenharam um importante papel no nascimento do teatro grego. Várias danças religiosas ainda são realizadas actualmente. Cleópatra com trajes de dança
  • 11. Durante a Idade Média, o Cristianismo tornou-se a força mais influente na Europa. Foram proibidas as danças teatrais, por representantes da Igreja, pois algumas delas apresentavam movimentos muito sensuais. Mas os dançarinos ambulantes continuaram a apresentar-se nas feiras e aldeias mantendo a dança teatral viva. Quando ocorreu a peste negra, uma epidemia que causou a morte de um quarto da população, o povo cantava e dançava freneticamente nos cemitérios. Dançarinos ambulantes
  • 12. O Renascimento, começou na Itália e foi um período de grande desenvolvimento cultural. Catarina de Médicis, tornou-se rainha da França e levou para a corte francesa a dança e os espectáculos italianos. Foi muito imitada em toda a Europa. O rei Luís XIV de França, incentivou muito o desenvolvimento do ballet. O seu apoio às artes tornou a França, o centro cultural da Europa. Ele próprio dançou entusiasticamente, durante 20 anos, nos ballets da corte. Catarina de Médicis Ballet - Renascimento
  • 13. Grande número de novas danças populares surgiram e desapareceram no século XX. Surgiu o rock n’roll e com o seu surgimento, os estilos de dança popular tornaram-se mais desenvoltos. A dança contemporânea é tudo aquilo que se faz hoje dentro desta arte, não importa o estilo, a procedência, os objectivos, nem a forma. Dança contemporânea
  • 14.  
  • 15. O estilo de dança mais apreciado na geração dos nossos avós era a Música Tradicional Portuguesa . Apesar da Valsa, Música Clássica e a Bossa Nova também serem apreciadas.
  • 16. Dentro da Música Tradicional Portuguesa existem vários tipos de dança. A Alvorada é o género mais característico do Norte de Portugal.   Alguns autores de música tradicional portuguesa, como foi o caso de Fernando Lopes-Graça, demonstram um profundo conhecimento das raízes culturais da música portuguesa. Música Tradicional Portuguesa Fernando Lopes-Graça
  • 17. Não houve preferência. Músicas mais ouvidas: - Alecrim, alecrim doirado, - A minha amora madura, - Lavandeirinha, - Malhão e - Tronco Seco Esmirrado.
  • 18. O “Malhão” e o “Alecrim, alecrim doirado” são músicas tipicamente portuguesas. Quem não se lembra de quando era criança ouvir o “Malhão”, da conhecida fadista Amália Rodrigues, em tempos de festa? Ou o “Alecrim, alecrim doirado”? Amália Rodrigues
  • 19. O mais ouvido era o cantor António Mourão. Outros : - Marco Paulo, - Shadows, - Amália Rodrigues, - Alberto Ribeiro, - Demis Russo, - The Beatles… António Mourão
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.  
  • 24. O estilo de dança mais apreciado na geração dos nossos pais era o Rock . O Rancho , o Pop-Rock e a Valsa eram, também, muito apreciados. Rock Rancho Pop-Rock
  • 25.
  • 26. No tempo dos nossos pais, ouvia-se principalmente uma grande variedade de Música Popular Portuguesa (conhecida como Música Pimba). “ Wake me up before you Go-Go ”, dos Wham!, ou “ Mamma Mia ”, dos ABBA, eram músicas também muito escutadas na época.
  • 27. No tempo dos nossos pais, os grupos que mais se ouviam era os ABBA, os Police , os Pink Floyd , os U2 e os Satélite . No entanto, também gostavam dos KGB, Julio Iglesias , entre outros.
  • 28.
  • 29. Os Pink Floyd são uma banda de rock inglesa do século XX, famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome " Pink Floyd " deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, dos Blues. É um dos grupos mais influentes na história do Rock , além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias.
  • 30. " Another Brick in the Wall " é uma faixa do álbum The Wall , dos Pink Floyd . Esta é dividida em três partes, todas compostas pelo baixista Roger Waters. A Parte II é muito conhecida devido à famosa frase "We don't need no education..." e foi um dos maiores hits da banda. Basicamente é uma crítica ao rígido sistema educacional.
  • 31. Não havia roupa diferente da usada no dia-a-dia para dançar.
  • 32. A ocasião mais habitual para dançar era nas festas. Além de: - Bailes de rua, - Discotecas… Discoteca Festa
  • 33. Costumavam dançar principalmente ao fim-de-semana , e saíam à noite ou à tarde para fazê-lo.
  • 34.
  • 35.  
  • 36. O estilo de dança mais apreciado por nós é o Hip-hop . O Pop-Rock e o Rock são também apreciados pela nossa geração . Jonas Brothers (Grupo de Pop-Rock americano) Boss AC (Hip-hop) Per7ume (Grupo de Pop-Rock português)
  • 37. É um movimento cultural iniciado no final da década de 60, nas redondezas negras de Nova York, como forma de reacção aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimónias que anima a festa com as suas rimas improvisadas; a instrumentação dos DJ’s; a dança do breakdanc e e a pintura do grafite.
  • 38. Actualmente, ouvimos Bob Sinclair, Per7ume, Brandi Carlile, Amy Winehouse …. No entanto, também gostamos de grupos dos tempos dos nossos pais, tais como os Queen e os ABBA .
  • 39. Per7ume Brandi Carlile Amy Winehouse Queen Bob Sinclair Jason Mraz
  • 40. A maior parte da nossa geração, para dançar, opta pelo estilo casual, embora um casual sofisticado . Calças justas ou largas, boné, camisolas largas ou justas, sapatilhas de marca, como Adidas e Nike … e vários acessórios. Camisolas Acessórios Sapatilhas
  • 41.  
  • 42. Actualmente, dança-se principalmente em festas feitas em casa de amigos . Os mais velhos (16 aos 18 ano) preferem as discotecas . Festa em casa de amigos Discoteca
  • 43. Costumamos dançar principalmente ao fim-de-semana , e saímos à noite para fazê-lo, porque não há escola. Os mais velhos costumam também ir aos dias de semana .
  • 44.  
  • 45. Ao realizar este projecto pudemos concluir que : as diferentes gerações viveram a dança de forma distinta; se os avós eram mais tradicionais, gostando mais de dançar Música Tradicional Portuguesa ; os pais foram muito irreverentes, submetendo-se ao Rock . E essa irreverência continua na nossa geração com o Hip-hop , porque através deste estilo de dança conseguimos mostrar os nossos pontos de vista.
  • 46. a preferência em relação aos grupos/ artistas está relacionada com o que mais se ouve em cada geração. Contudo, é visível a influência de uma geração nas outras. Por exemplo, nós também gostamos de grupos do tempo dos nossos pais; as roupas foram-se modificando ao longo dos tempos; no tempo dos nossos avós, as pessoas utilizavam igualmente o período da tarde e o da noite para praticar dança. Esta situação foi-se alterando ao longo dos tempos. A noite tem substituído a tarde. E se antes se saía para dançar apenas aos fins-de-semana, actualmente os jovens também já saem durante a semana.
  • 47. também o espaço utilizado para dançar mudou. Se os avós dançavam em bailes de rua, nós e os nossos pais elegemos as discotecas como melhor espaço para dançar. Porém, as pessoas da nossa geração dançam individualmente e os nossos pais e avós dançavam aos pares.
  • 48.  
  • 49. É importante continuarmos a dançar, seja qual for a nossa idade ou o tipo de dança que preferimos, porque a dança : liberta a mente, ajudando-nos a deixar de pensar nos problemas existentes; desinibe-nos, ou seja, o medo e a vergonha desaparecem quando dançamos; faz bem. Assim como qualquer outra actividade física, é capaz de melhorar o condicionamento aeróbio, a coordenação motora e a flexibilidade. Este tipo de actividade promove um equilíbrio fundamental para uma vida saudável.
  • 50.  
  • 51.  
  • 52. - Questionários elaborados pela turma e preenchidos pela população de Vouzela. - http://saltodance.wordpress.com/2008/04/02/6%C2%BA-salto-fest-em-danca-2008/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Mour%C3%A3o - http://images.google.pt/imgres?imgurl=http - http://letras.terra.com.br/amalia-rodrigues/564701/ - http://sonoridades.catus.net/musicos.htm - http://media.photobucket.com/image/party/ansony_01/party.jpg - http://marcospinto.bloguepessoal.com/38728/Musica-a-medida-do-Algarve/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock - http://www.abbasite.com/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/ABBA - http://www.pinkfloyd.com/ - http://www.edukbr.com.br/artemanhas/danca_pre.asp - http://www.dancadesportiva.com/viewtopic.php?t=519 - …
  • 53.  
  • 54.