SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 71
Prof. Fabiano Damiati  Compreendendo o mundo da linguagem...
 
Primeiros registros humanos Pinturas rupestres
SUMÉRIOS
PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO
PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO Color , dizia o latino, na antiga Roma, para expressar o que hoje nós chamamos de "cor", os franceses  couleur , os espanhóis  color , os italianos  colore ; tudo para expressar uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos ráios de luz irradiados em nosso planeta.
LUZ
O que é a Luz? A  luz  na forma como a conhecemos é uma gama de  comprimentos de onda  a que o  olho  humano é sensível. Trata-se de uma  radiação electromagnética  pulsante  ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações  infravermelhas  e as radiações  ultravioletas . As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são:  brilho  (ou  amplitude ), cor (ou  freqüência ), e  polarização  (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de  partículas .
O que é radiação ou onda eletromagnética? A  radiação electromagnética  é uma combinação de um  campo eléctrico  e de um  campo magnético  que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é uma das partes da radiação electromagnética. O estudo das radiações electromagnéticas designa-se  electrodinâmica , uma disciplina do  electromagnetismo .
O que é a cor? A  cor  é um fenômeno óptico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A  cor  de um material é determinada pelas médias de freqüência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor. Assim, um objeto é  vermelho  se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
 
Trata-se de uma representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano.
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento). No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz  Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco. No segundo sistema (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo. Este sistema corresponde ao "CMY" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A visão
Como se processa a visão? Os raios luminosos, porções de energia solar que atingem um objeto, são refletidos em todas as direções, dependendo da quantidade de luz que penetra nos olhos, veremos as coisas iluminadas, muito iluminadas ou escuras. Dissemos que os raios luminosos são porções de energia solar que nos fazer perceber o mundo exterior. Temos ainda raios diferentes de energia solar, que se identificam como: ondas de rádio, ondas de televisão, ondas de raios X, raios infravermelhos, raios ultravioletas e raios cósmicos. O que caracteriza e diferencia cada uma dessa ondas é o seu comprimento. A luz tem um comprimento de onda extremamente pequeno, situado entre 400 e 800 nm (nanômetro), ou como é erroneamente conehcido como milimícron
A máquina fotográfica assemelha-se ao nosso aparelho visual. Os olhos recebem a imagem das coisas exteriores em forma invertida, na retina; essa inversão muda automaticamente quando alcança o cérebro, através do nervo óptico, ficando assim endireitada a imagem no centro visual do cérebro.
A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
daltonismo  (também chamado de  discromatopsia  ou  discromopsia ) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o  verde  do  vermelho . Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. Daltonismo
Celulas cones e bastonetes
Consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Esse é o método mais freqüentemente utilizado para se diagnosticar a presença do daltonismo, sobretudo nas deficiências envolvendo a percepção das cores vermelho e verde. Uma figura (normalmente uma letra ou algarismo) é desenhada em um cartão contendo um grande número de pontos com tonalidades que variam ligeiramente entre si, de modo que possa ser perfeitamente identificada por uma pessoa com visão normal. Porém um daltônico terá dificuldades em visualizá-la.  Teste de cores de Ishihara
Teste de cores de Ishihara
Anomalias e doenças
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Anomalias e doenças
Segundo a teoria da forma, a  GESTALT , a expressão humana é um conjunto coordenado de impresões e não um grupo de sensações isoladas. Várias experiências da  Psicologia da Forma  são incorporadas ao repertório de artistas e arquitetos. Uma parede vermelha pode "avançar", uma parede azul-clara "afasta-se", uma parede amarela "desaparecer". Propõe-se o uso integral da cor e da forma. Teoria da forma
A  terapia gestalt  é uma psicoterapia baseada no ideal experimental do "aqui-agora" e nas relações com os outros e com o mundo, e foi co-fundada por  Fritz Perls ,  Laura Perls  e  Paul Goodman  nos anos 40-50. Está relacionada com, mas não é a mesma coisa que, a psicologia gestalt e a  psicoterapia teórica gestalt  de  Hans-Juergen Walter , baseada na psicologia gestalt. Inicialmente baseada nas ideias da psicologia gestalt e na psicoterapia tradicional, a terapia gestalt foi desenvolvida como modelo psicoterapéutico, com uma teoria bem desenvolvida que combina abordagens fenomenológicas, existencialistas, dialógicas e de campo ao processo de transformação e crescimento dos seres humanos. O método e objetivo de sua terapia é a awareness. Awareness refere-se a capacidade de aperceber-se do que se passa dentro de si e fora de si no momento presente, em nível corporal, mental e emocional. Teoria da forma
Teoria da forma  Princípio da proximidade
Teoria da forma  Princípio da Semelhança
Teoria da forma  Princípio da fechamento
Teoria da forma  Grade de Hermann
Teoria da forma  Grade cintilante
Teoria da forma  Linhas de Müller
Teoria da forma  Cubos de Necker
Teoria da forma
Teoria da forma
Teoria da forma
Criação do espaço por meio da cor A cor possui uma ação móvel. As distâncias visuais tornam-se relativas. O campo torna-se elástico. Uma parede preta parece aproximar-se. Em decoração usa-se hoje, por exemplo, pintar de preto o forro de uma sala. Ele parece mais baixo e a sala mais acolhedora, pois e pintarmos as paredes de cores claras, elas "recuarão" e tornam o ambiente mais amplo.
Criação do espaço por meio da cor
Fatores que influenciam na escolha das cores Costumes Sociais Significado Conotativos Sensações Visuais Objeto Significado Branco = Vestido de Noiva Pureza. Preto = Noite Negativo. Cinza = Manchas Imprecisas Tristeza, Coisas Amorfas. Vermelho = Sangue Calor, Dinamismo, Ação, Exitação. Rosa = Enxoval de bebê (menina) Graça, Ternura. Azul = Enxoval de bebê (menino) Pureza, fé, honradez.
Fatores que influenciam na escolha das cores Sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo. “ De repente, a situação ficou preta”; “ Fulano estava roxo de raiva”; “ Ela sorriu amarelo”; “ O susto foi tão grande que ela ficou branca”.
NORMAS DA ABNT  Associação Brasileira de Normas Técnicas, no uso das cores da prevenção de acidentes: Sensação Visual Utilização Azul= Controles de equipamentos elétricos. Laranja= Partes móveis e mais perigosas de máquinas e equipamentos, faces externas de polias e engrenagens. Vermelho= Equipamento de proteção contra incêndio ou de combate a incêndios. Verde= Caixa de sonoros de urgência, avisos, boletins, etc. Branco= Faixas indicativas de sentido de circulação. Preto= Coletores de Resíduos.
OS ESTUDOS DE BAMZ Psicólogo Bamz alia o fator da idade à preferência que o indivíduo manifesta por determinada cor. Esse estudo pode conduzir a resultados eficazes no campo mercadológico. Vermelho= Corresponderia ao período de 1 a 10 anos –  Idade da efervecência e da espontaneidade . Laranja Corresponderia ao período de 10 a 20 anos –  Idade da imaginação, exitação, aventura . Amarelo Corresponderia ao período de 20 a 30 anos –  Idade da força, potênica, arrogância . Verde Corresponderia ao período de 30 a 40 anos –  Idade da diminuição do fogo juvenil .
OS ESTUDOS DE BAMZ Azul Corresponderia ao período de 40 a 50 anos –  Idade do pensamento e da inteligência . Lilás Corresponderia ao período de 50 a 60 anos –  Idade do juízo, do misticismo, da lei . Roxo Corresponderia ao período além dos 60 anos –  Idade do Saber, da experiência e da benevolência .
OS ESTUDOS DE BAMZ Obs.: Conforme envelhecemos nosso cristalino vai se tornado amarelo com o decorrer dos anos. Uma criança absorve 10% da luz azul, enquanto que um ancião absorve cerca de 57%. Ou seja, quando mais idosos vamos ficando mais a preferência pela cor azul vai subindo. Cirurgia de catarata                                                                      
ESCALAS CROMÁTICAS Qualquer variação que se verifique na mesma cor, seja no tom, na saturação ou na luminosidade, produz uma modulação. Se essa modulação se verifica a intervalos regulares e contínuos, dizemos que há uma  escala. Chamamos de escala cromática as que se referem às cores propriamente ditas. Aí elas podem ser monocromas e policromas.
SENSAÇÕES ACROMÁTICAS As sensações  visuais acromáticas  são as que têm apenas a dimensão da luminosidade. Elas não são cores. Incluem todas as tonalidades entre o branco e o preto, isto é, o cinza-claro, o cinza, o cinza-escuro, formando a chamanda  escala acromática  com a variação de luminosidade que se efetua com sucessão de espaços regulares e contínuos (escala de cinza).                                                                      
Sensações acromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações acromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações acromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object]
Sensações cromáticas ,[object Object],[object Object],[object Object]
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar Mensagem subliminar  é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o inconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas, ou sons baixos demais para serem identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuação. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme  Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
Mensagem subliminar ou Informação Subliminar

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Utilizacaodosistemamultimedia
UtilizacaodosistemamultimediaUtilizacaodosistemamultimedia
UtilizacaodosistemamultimediaPelo Siro
 
Ilusão de óptica trabalho de física
Ilusão de óptica  trabalho de físicaIlusão de óptica  trabalho de física
Ilusão de óptica trabalho de físicaTiago Gomes da Silva
 
Ilusoes de optica
Ilusoes de opticaIlusoes de optica
Ilusoes de opticadavia sousa
 
Ilusão de ótica
Ilusão de óticaIlusão de ótica
Ilusão de óticaleiladb
 
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEOIX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEOUrovideo.org
 
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.Urovideo.org
 
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADO
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADOVIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADO
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADOUrovideo.org
 
Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4José Pirauá
 

Was ist angesagt? (14)

Utilizacaodosistemamultimedia
UtilizacaodosistemamultimediaUtilizacaodosistemamultimedia
Utilizacaodosistemamultimedia
 
Cores
CoresCores
Cores
 
Ilusão de óptica trabalho de física
Ilusão de óptica  trabalho de físicaIlusão de óptica  trabalho de física
Ilusão de óptica trabalho de física
 
Pp Luz Cor M5 Cga
Pp Luz Cor M5 CgaPp Luz Cor M5 Cga
Pp Luz Cor M5 Cga
 
www.aulasdefisicaapoio.com - Física - Óptica
www.aulasdefisicaapoio.com - Física -  Ópticawww.aulasdefisicaapoio.com - Física -  Óptica
www.aulasdefisicaapoio.com - Física - Óptica
 
Tipos de Cores
Tipos de CoresTipos de Cores
Tipos de Cores
 
Ilusoes de optica
Ilusoes de opticaIlusoes de optica
Ilusoes de optica
 
Ilusão de ótica
Ilusão de óticaIlusão de ótica
Ilusão de ótica
 
Ilusão de ótica
Ilusão de óticaIlusão de ótica
Ilusão de ótica
 
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEOIX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO
IX CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO
 
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.
SISTEMAS DE IMAGEM E COR: Compreendendo o processo.
 
Cores
CoresCores
Cores
 
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADO
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADOVIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADO
VIII CURSO DE CIRURGIAS UROLÓGICAS POR VÍDEO - BÁSICO E AVANÇADO
 
Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4
 

Andere mochten auch

Elementos da Linguagem Visual - Forma
Elementos da Linguagem Visual - FormaElementos da Linguagem Visual - Forma
Elementos da Linguagem Visual - FormaRaphael Lanzillotte
 
Fundamentos da linguagem visual
Fundamentos da linguagem visualFundamentos da linguagem visual
Fundamentos da linguagem visualItamir Beserra
 
Formas Orgánicas Alumnos
Formas Orgánicas AlumnosFormas Orgánicas Alumnos
Formas Orgánicas Alumnosvmanabel
 
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultoria
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo ConsultoriaSo You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultoria
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultorialucasbitt
 
Artigo Elementos Visuais
Artigo Elementos VisuaisArtigo Elementos Visuais
Artigo Elementos VisuaisETECProfessores
 
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativoEduardo Novais
 
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008Daniel Bohn
 
Design na prática
Design na práticaDesign na prática
Design na práticaLuís Lima
 
Arte com figuras geométricas hélide
Arte com figuras geométricas hélideArte com figuras geométricas hélide
Arte com figuras geométricas hélidemiranda_verinha
 
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto Tiago Cruz
 
Ensino Médio- A Arte Contemporânea
Ensino Médio-  A  Arte ContemporâneaEnsino Médio-  A  Arte Contemporânea
Ensino Médio- A Arte ContemporâneaArtesElisa
 
Design Gráfico - Introdução
Design Gráfico - IntroduçãoDesign Gráfico - Introdução
Design Gráfico - IntroduçãoDanilo Fernandes
 

Andere mochten auch (20)

Elementos da Linguagem Visual - Forma
Elementos da Linguagem Visual - FormaElementos da Linguagem Visual - Forma
Elementos da Linguagem Visual - Forma
 
Aula gestalt 01
Aula gestalt 01Aula gestalt 01
Aula gestalt 01
 
Elementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia Junior
Elementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia JuniorElementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia Junior
Elementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia Junior
 
Fundamentos da linguagem visual
Fundamentos da linguagem visualFundamentos da linguagem visual
Fundamentos da linguagem visual
 
Formas Orgánicas Alumnos
Formas Orgánicas AlumnosFormas Orgánicas Alumnos
Formas Orgánicas Alumnos
 
Botero
BoteroBotero
Botero
 
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultoria
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo ConsultoriaSo You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultoria
So You Think You Can Design? Pt. 1 - Fluxo Consultoria
 
Artigo Elementos Visuais
Artigo Elementos VisuaisArtigo Elementos Visuais
Artigo Elementos Visuais
 
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo
[cv - 2011.2] 10 - Plano negativo
 
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008
Daniel - Produto Intro Design ComDig 2008
 
Percepção + Elementos Básicos - Ling. Visual
Percepção + Elementos Básicos - Ling. VisualPercepção + Elementos Básicos - Ling. Visual
Percepção + Elementos Básicos - Ling. Visual
 
Design na prática
Design na práticaDesign na prática
Design na prática
 
Campos visuais e retina
Campos visuais e retinaCampos visuais e retina
Campos visuais e retina
 
Arte com figuras geométricas hélide
Arte com figuras geométricas hélideArte com figuras geométricas hélide
Arte com figuras geométricas hélide
 
Noções de Design Gráfico
Noções de Design GráficoNoções de Design Gráfico
Noções de Design Gráfico
 
Aula lingvisual ied_02ok
Aula lingvisual ied_02okAula lingvisual ied_02ok
Aula lingvisual ied_02ok
 
A geometria das artes
A geometria das artesA geometria das artes
A geometria das artes
 
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto
Aula 1 - Introdução à disciplina Design de Produto
 
Ensino Médio- A Arte Contemporânea
Ensino Médio-  A  Arte ContemporâneaEnsino Médio-  A  Arte Contemporânea
Ensino Médio- A Arte Contemporânea
 
Design Gráfico - Introdução
Design Gráfico - IntroduçãoDesign Gráfico - Introdução
Design Gráfico - Introdução
 

Ähnlich wie Compreendendo o Mundo Linguagem Visual

Arte- a riqueza da cor
Arte- a riqueza da corArte- a riqueza da cor
Arte- a riqueza da corJaicinha
 
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdfThiagoSilva578866
 
Ciência das Cores.pdf
Ciência das Cores.pdfCiência das Cores.pdf
Ciência das Cores.pdfDinaGonalves13
 
Brotero - Imagem Apresentação 1
Brotero - Imagem Apresentação 1Brotero - Imagem Apresentação 1
Brotero - Imagem Apresentação 1João Leal
 
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdf
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdfAula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdf
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdfRodrigoMartinsdeOliv7
 
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)João Leal
 
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da Percepcao
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da PercepcaoO uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da Percepcao
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da PercepcaoGuto Xavier
 
COR _TAP arquivo de envio - AULA 260124.pdf
COR _TAP  arquivo de envio - AULA 260124.pdfCOR _TAP  arquivo de envio - AULA 260124.pdf
COR _TAP arquivo de envio - AULA 260124.pdfNataliaChavesBruno
 
Teoria das cores aplicada ao design
Teoria das cores aplicada ao designTeoria das cores aplicada ao design
Teoria das cores aplicada ao designAntonio Alves
 
Cor Luz - Cor Pigmento
Cor Luz - Cor PigmentoCor Luz - Cor Pigmento
Cor Luz - Cor PigmentoDaniela Fiuza
 
Luz e Pigmento módulo 5 CGAV
Luz e Pigmento módulo 5 CGAVLuz e Pigmento módulo 5 CGAV
Luz e Pigmento módulo 5 CGAVAnacatgarrido
 
Quimica-o olho e a visão
Quimica-o olho e a visãoQuimica-o olho e a visão
Quimica-o olho e a visãoArita155
 
Aula3 Imagem
Aula3 ImagemAula3 Imagem
Aula3 Imagemdribas
 

Ähnlich wie Compreendendo o Mundo Linguagem Visual (20)

Arte- a riqueza da cor
Arte- a riqueza da corArte- a riqueza da cor
Arte- a riqueza da cor
 
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf
2 - Cor e Espaços do Futuro_ Um encontro necessário - Caderno 1.pdf
 
Ciência das Cores.pdf
Ciência das Cores.pdfCiência das Cores.pdf
Ciência das Cores.pdf
 
Brotero - Imagem Apresentação 1
Brotero - Imagem Apresentação 1Brotero - Imagem Apresentação 1
Brotero - Imagem Apresentação 1
 
05 formulação de cores
05 formulação de cores05 formulação de cores
05 formulação de cores
 
Teoria da cor2
Teoria da cor2Teoria da cor2
Teoria da cor2
 
Espectro luminoso
Espectro luminosoEspectro luminoso
Espectro luminoso
 
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdf
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdfAula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdf
Aula 06 - Fundamentos Teoria da Cor 2022.pdf
 
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)
Apresentação AE Tondela (mod 1 ed bitmap)
 
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da Percepcao
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da PercepcaoO uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da Percepcao
O uso da cor no ambiente de trabalho_Uma ergonomia da Percepcao
 
COR _TAP arquivo de envio - AULA 260124.pdf
COR _TAP  arquivo de envio - AULA 260124.pdfCOR _TAP  arquivo de envio - AULA 260124.pdf
COR _TAP arquivo de envio - AULA 260124.pdf
 
Teoria das cores aplicada ao design
Teoria das cores aplicada ao designTeoria das cores aplicada ao design
Teoria das cores aplicada ao design
 
Cor Luz - Cor Pigmento
Cor Luz - Cor PigmentoCor Luz - Cor Pigmento
Cor Luz - Cor Pigmento
 
Apostila biojoias
Apostila biojoiasApostila biojoias
Apostila biojoias
 
Estudo da cor 8 ano
Estudo da cor 8 anoEstudo da cor 8 ano
Estudo da cor 8 ano
 
Luz e Pigmento módulo 5 CGAV
Luz e Pigmento módulo 5 CGAVLuz e Pigmento módulo 5 CGAV
Luz e Pigmento módulo 5 CGAV
 
Teoria das Cores
Teoria das CoresTeoria das Cores
Teoria das Cores
 
A Retina
A RetinaA Retina
A Retina
 
Quimica-o olho e a visão
Quimica-o olho e a visãoQuimica-o olho e a visão
Quimica-o olho e a visão
 
Aula3 Imagem
Aula3 ImagemAula3 Imagem
Aula3 Imagem
 

Mehr von Fabiano Damiati

Mehr von Fabiano Damiati (20)

Certificado atividades complementares 01
Certificado atividades complementares 01Certificado atividades complementares 01
Certificado atividades complementares 01
 
Herr Strom - Ediction 2012 Buenos Aires
Herr Strom - Ediction 2012 Buenos AiresHerr Strom - Ediction 2012 Buenos Aires
Herr Strom - Ediction 2012 Buenos Aires
 
Vintage
VintageVintage
Vintage
 
Vintage
 Vintage Vintage
Vintage
 
Das Pinturas Rupestres à Hipermídia
Das Pinturas Rupestres à HipermídiaDas Pinturas Rupestres à Hipermídia
Das Pinturas Rupestres à Hipermídia
 
O consumidor no processo de compra
O consumidor no processo de compraO consumidor no processo de compra
O consumidor no processo de compra
 
Marketing B2B
Marketing B2BMarketing B2B
Marketing B2B
 
O Consumidor No Diva Estudo Do Consumidor
O Consumidor No Diva   Estudo Do ConsumidorO Consumidor No Diva   Estudo Do Consumidor
O Consumidor No Diva Estudo Do Consumidor
 
Ihc Aula.15
Ihc Aula.15Ihc Aula.15
Ihc Aula.15
 
Ihc Aula8 M I Avaliacao Heuristica
Ihc Aula8 M I Avaliacao HeuristicaIhc Aula8 M I Avaliacao Heuristica
Ihc Aula8 M I Avaliacao Heuristica
 
Ihc Aula7
Ihc Aula7Ihc Aula7
Ihc Aula7
 
Ihc Aula6
Ihc Aula6Ihc Aula6
Ihc Aula6
 
ICH - Aula5
ICH - Aula5ICH - Aula5
ICH - Aula5
 
Ihc Aula4 B
Ihc Aula4 BIhc Aula4 B
Ihc Aula4 B
 
Ihc Aula4 A
Ihc Aula4 AIhc Aula4 A
Ihc Aula4 A
 
O Que E Interacao Cap1 Ihc
O Que E Interacao Cap1 IhcO Que E Interacao Cap1 Ihc
O Que E Interacao Cap1 Ihc
 
Das Pinturas Rupestres à Hipermídia
Das Pinturas Rupestres à HipermídiaDas Pinturas Rupestres à Hipermídia
Das Pinturas Rupestres à Hipermídia
 
Lycra 2000
Lycra 2000Lycra 2000
Lycra 2000
 
Pesquisa De Marketing F.N. Mattar Cap 2
Pesquisa De Marketing   F.N. Mattar   Cap 2Pesquisa De Marketing   F.N. Mattar   Cap 2
Pesquisa De Marketing F.N. Mattar Cap 2
 
Pesquisa De Marketing F.N. Mattar Cap 1
Pesquisa De Marketing   F.N. Mattar   Cap 1Pesquisa De Marketing   F.N. Mattar   Cap 1
Pesquisa De Marketing F.N. Mattar Cap 1
 

Kürzlich hochgeladen

Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...ArianeLima50
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividadeMary Alvarenga
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 

Compreendendo o Mundo Linguagem Visual

  • 1. Prof. Fabiano Damiati Compreendendo o mundo da linguagem...
  • 2.  
  • 3. Primeiros registros humanos Pinturas rupestres
  • 5. PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO
  • 6. PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO Color , dizia o latino, na antiga Roma, para expressar o que hoje nós chamamos de "cor", os franceses couleur , os espanhóis color , os italianos colore ; tudo para expressar uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos ráios de luz irradiados em nosso planeta.
  • 7. LUZ
  • 8. O que é a Luz? A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas . As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude ), cor (ou freqüência ), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de partículas .
  • 9. O que é radiação ou onda eletromagnética? A radiação electromagnética é uma combinação de um campo eléctrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é uma das partes da radiação electromagnética. O estudo das radiações electromagnéticas designa-se electrodinâmica , uma disciplina do electromagnetismo .
  • 10. O que é a cor? A cor é um fenômeno óptico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
  • 11. A cor de um material é determinada pelas médias de freqüência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
  • 12.  
  • 13. Trata-se de uma representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano.
  • 14. Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento). No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco. No segundo sistema (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo. Este sistema corresponde ao "CMY" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
  • 15.
  • 17. Como se processa a visão? Os raios luminosos, porções de energia solar que atingem um objeto, são refletidos em todas as direções, dependendo da quantidade de luz que penetra nos olhos, veremos as coisas iluminadas, muito iluminadas ou escuras. Dissemos que os raios luminosos são porções de energia solar que nos fazer perceber o mundo exterior. Temos ainda raios diferentes de energia solar, que se identificam como: ondas de rádio, ondas de televisão, ondas de raios X, raios infravermelhos, raios ultravioletas e raios cósmicos. O que caracteriza e diferencia cada uma dessa ondas é o seu comprimento. A luz tem um comprimento de onda extremamente pequeno, situado entre 400 e 800 nm (nanômetro), ou como é erroneamente conehcido como milimícron
  • 18. A máquina fotográfica assemelha-se ao nosso aparelho visual. Os olhos recebem a imagem das coisas exteriores em forma invertida, na retina; essa inversão muda automaticamente quando alcança o cérebro, através do nervo óptico, ficando assim endireitada a imagem no centro visual do cérebro.
  • 19. A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
  • 20. A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
  • 21. daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia ) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho . Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. Daltonismo
  • 22. Celulas cones e bastonetes
  • 23. Consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Esse é o método mais freqüentemente utilizado para se diagnosticar a presença do daltonismo, sobretudo nas deficiências envolvendo a percepção das cores vermelho e verde. Uma figura (normalmente uma letra ou algarismo) é desenhada em um cartão contendo um grande número de pontos com tonalidades que variam ligeiramente entre si, de modo que possa ser perfeitamente identificada por uma pessoa com visão normal. Porém um daltônico terá dificuldades em visualizá-la. Teste de cores de Ishihara
  • 24. Teste de cores de Ishihara
  • 26.
  • 27. Segundo a teoria da forma, a GESTALT , a expressão humana é um conjunto coordenado de impresões e não um grupo de sensações isoladas. Várias experiências da Psicologia da Forma são incorporadas ao repertório de artistas e arquitetos. Uma parede vermelha pode "avançar", uma parede azul-clara "afasta-se", uma parede amarela "desaparecer". Propõe-se o uso integral da cor e da forma. Teoria da forma
  • 28. A terapia gestalt é uma psicoterapia baseada no ideal experimental do "aqui-agora" e nas relações com os outros e com o mundo, e foi co-fundada por Fritz Perls , Laura Perls e Paul Goodman nos anos 40-50. Está relacionada com, mas não é a mesma coisa que, a psicologia gestalt e a psicoterapia teórica gestalt de Hans-Juergen Walter , baseada na psicologia gestalt. Inicialmente baseada nas ideias da psicologia gestalt e na psicoterapia tradicional, a terapia gestalt foi desenvolvida como modelo psicoterapéutico, com uma teoria bem desenvolvida que combina abordagens fenomenológicas, existencialistas, dialógicas e de campo ao processo de transformação e crescimento dos seres humanos. O método e objetivo de sua terapia é a awareness. Awareness refere-se a capacidade de aperceber-se do que se passa dentro de si e fora de si no momento presente, em nível corporal, mental e emocional. Teoria da forma
  • 29. Teoria da forma Princípio da proximidade
  • 30. Teoria da forma Princípio da Semelhança
  • 31. Teoria da forma Princípio da fechamento
  • 32. Teoria da forma Grade de Hermann
  • 33. Teoria da forma Grade cintilante
  • 34. Teoria da forma Linhas de Müller
  • 35. Teoria da forma Cubos de Necker
  • 39. Criação do espaço por meio da cor A cor possui uma ação móvel. As distâncias visuais tornam-se relativas. O campo torna-se elástico. Uma parede preta parece aproximar-se. Em decoração usa-se hoje, por exemplo, pintar de preto o forro de uma sala. Ele parece mais baixo e a sala mais acolhedora, pois e pintarmos as paredes de cores claras, elas "recuarão" e tornam o ambiente mais amplo.
  • 40. Criação do espaço por meio da cor
  • 41. Fatores que influenciam na escolha das cores Costumes Sociais Significado Conotativos Sensações Visuais Objeto Significado Branco = Vestido de Noiva Pureza. Preto = Noite Negativo. Cinza = Manchas Imprecisas Tristeza, Coisas Amorfas. Vermelho = Sangue Calor, Dinamismo, Ação, Exitação. Rosa = Enxoval de bebê (menina) Graça, Ternura. Azul = Enxoval de bebê (menino) Pureza, fé, honradez.
  • 42. Fatores que influenciam na escolha das cores Sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo. “ De repente, a situação ficou preta”; “ Fulano estava roxo de raiva”; “ Ela sorriu amarelo”; “ O susto foi tão grande que ela ficou branca”.
  • 43. NORMAS DA ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, no uso das cores da prevenção de acidentes: Sensação Visual Utilização Azul= Controles de equipamentos elétricos. Laranja= Partes móveis e mais perigosas de máquinas e equipamentos, faces externas de polias e engrenagens. Vermelho= Equipamento de proteção contra incêndio ou de combate a incêndios. Verde= Caixa de sonoros de urgência, avisos, boletins, etc. Branco= Faixas indicativas de sentido de circulação. Preto= Coletores de Resíduos.
  • 44. OS ESTUDOS DE BAMZ Psicólogo Bamz alia o fator da idade à preferência que o indivíduo manifesta por determinada cor. Esse estudo pode conduzir a resultados eficazes no campo mercadológico. Vermelho= Corresponderia ao período de 1 a 10 anos – Idade da efervecência e da espontaneidade . Laranja Corresponderia ao período de 10 a 20 anos – Idade da imaginação, exitação, aventura . Amarelo Corresponderia ao período de 20 a 30 anos – Idade da força, potênica, arrogância . Verde Corresponderia ao período de 30 a 40 anos – Idade da diminuição do fogo juvenil .
  • 45. OS ESTUDOS DE BAMZ Azul Corresponderia ao período de 40 a 50 anos – Idade do pensamento e da inteligência . Lilás Corresponderia ao período de 50 a 60 anos – Idade do juízo, do misticismo, da lei . Roxo Corresponderia ao período além dos 60 anos – Idade do Saber, da experiência e da benevolência .
  • 46. OS ESTUDOS DE BAMZ Obs.: Conforme envelhecemos nosso cristalino vai se tornado amarelo com o decorrer dos anos. Uma criança absorve 10% da luz azul, enquanto que um ancião absorve cerca de 57%. Ou seja, quando mais idosos vamos ficando mais a preferência pela cor azul vai subindo. Cirurgia de catarata                                                                      
  • 47. ESCALAS CROMÁTICAS Qualquer variação que se verifique na mesma cor, seja no tom, na saturação ou na luminosidade, produz uma modulação. Se essa modulação se verifica a intervalos regulares e contínuos, dizemos que há uma escala. Chamamos de escala cromática as que se referem às cores propriamente ditas. Aí elas podem ser monocromas e policromas.
  • 48. SENSAÇÕES ACROMÁTICAS As sensações visuais acromáticas são as que têm apenas a dimensão da luminosidade. Elas não são cores. Incluem todas as tonalidades entre o branco e o preto, isto é, o cinza-claro, o cinza, o cinza-escuro, formando a chamanda escala acromática com a variação de luminosidade que se efetua com sucessão de espaços regulares e contínuos (escala de cinza).                                                                      
  • 49.
  • 50.
  • 51.
  • 52.
  • 53.
  • 54.
  • 55.
  • 56.
  • 57.
  • 58.
  • 59.
  • 60.
  • 61.
  • 62.
  • 63. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 64. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
  • 65. A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o inconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas, ou sons baixos demais para serem identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 66. A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 67. A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuação. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 68. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 69. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 70. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar
  • 71. Mensagem subliminar ou Informação Subliminar