SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
Cultura, Língua e ComunicaçãoNG6: Urbanismo e MobilidadeDR4: Estabilidade e Mudança: da sociedade ao UniversoTema: Mobilidades locais e globais Escola Básica dos 2º e 3º  Ciclos do Estreito Câmara de Lobos CURSOS: EFA                                      Turma: S-A                       Data: 8 de Março de 2010
ITÁLIA
Introdução A Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa, Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinhos, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes, música, especialmente a Ópera. Itália é conhecida  por muita gente devido ao seu bom gosto.
Informações Gerais!!! LOCALIZAÇÃO:Península Itálica, no sul da Europa. O país também ocupa as ilhas da Sicília, Sardenha e outras menores. A parte continental faz fronteira com Suíça e Áustria (norte); França (oeste); Eslovénia e mar Adriático (leste); e mar Jónico (sul). SUPERFÍCIE:301.336 quilómetros quadrados. POPULAÇÃO: 58,7 milhões de habitantes. CAPITAL: Roma, com 2,5 milhões de habitante.
Informações Gerais!!! IDIOMA: Italiano (oficial). Também são falados alemão, esloveno, francês, grego, sardo, siciliano, entre outros. RELIGIÃO: Cerca de 90% da população é católica. GOVERNO:República parlamentarista. O chefe de Estado ou presidente, eleito pelo Parlamento e 58 representantes regionais para um mandato de sete anos, designa o primeiro-ministro. Feriados/Festas: Semana Santa e Páscoa; Il Palio in Siena, Festival de cinema e regata Histórica, em Veneza.
Itália… ….possui forte influência global na política, religião, cultura, ciência, educação, moda, arte, arqueologia, gastronomia, negócios, saúde, desporto, arquitectura, design, cinema, finanças e música. Milão, é o centro financeiro e industrial de Itália, é considerada a capital mundial da moda. A Itália é o quinto país que mais recebe turistas no mundo e Roma é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, sendo constantemente considerada como uma das mais belas cidades antigas do mundo. Veneza também é considerada a cidade mais bonita do mundo. Itália foi classificada com tendo a sexta melhor reputação internacional de 2009.
Culinária Italiana A cozinha Italiana é célebre, é um dos símbolos do país, evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas.  Queijo e vinho são uma parte importantíssima da cozinha Italiana, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade. Também o café, mais especificamente oespresso, assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronómica da Itália.
Sabia que…. Muitos acham que o macarrão e a pizza são os pratos mais populares entre os italianos, mas na verdade é a Bruschetta (antepasto italiano) e o Carpaccio (carne de terneira).  Os Italianos são conhecidos por comer pratos generosos com bastante massa.
10 Pratos Típicos: Bruschetta Carpaccio  Macarrão  Pizza Ciabatta Porcino Risoto Cappellacci Tartufi Cannelloni
Se visitar Itália não se esqueça…  … De provar as suas famosas massas, mas também tem  outras opções as trufas, risottos, pizzas e alcachofras fritas em óleo de oliva.  E não deixe de provar os vinhos Valpolicella e Chianti. Delicie-se com os gelados italianos. E para finalizar a sua refeição beba um espresso.
 A Música… … da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera e da música erudita. O país também é conhecido pelo seus tenores famosos, além de artistas pop contemporâneos.  No século XIX, a ópera romântica Italiana floresceu pela mão de compositores como Rossini, Verdi, e Puccini.
Cantores Italianos…  … São mundialmente conhecidos desde a ópera como GiuseppeVerdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini, dos tenores Luciano Pavarotti e AndreaBocelli, dos artistas pop contemporâneos como ErozRamazzoti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini, no rock com as bandas de Heavy Metal Lacuna Coil e RhapsodyofFire.
O Festival de Cannes… …é um festival cinematográfico a nível internacional.
O Carnaval de Veneza… …surge no século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. As máscaras são o elemento mais importante do carnaval de Veneza. O carnaval tem duração de 10 dias, durante as noites realizam-se bailes e durante o dia desfiles pela cidade.
Milão… …é a capital da moda, aqui os grandes criadores fazem desfilar, numa só passadeira, as criações e tendências sazonais.
A cultura do Vaticano é… ….obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitectura como a Basílica de São Pedro, a Arquibasílica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano.
Festividades e Feriados NOME:		EM PORTUGUÊS		EM ITALIANO   1 de Janeiro	                Ano Novo			Capodanno 6 de Janeiro	               Dia de Reis			Epifania Data variável	              Domingo de Páscoa		Pasqua Data variável	              Segunda-feira de Páscoa		LunedìdiPasqua 25 de Abril	              Aniversário da Libertação		Liberazione 2 de Junho	             República	 1 de Novembro	             Todos os Santos			Tutti i Santi 8 de Dezembro	             Imaculada Conceição		Immacolata 25 de Dezembro	              Natal			Natale 26 de Dezembro	             Dia de Santo Estêvão		Santo Stefano 31 de Dezembro 	            Noite de São Silvestre		SanSilvestro
Conclusão  Com este trabalho ficámos a conhecer melhor a cultura da Itália.Descobrimos que é um país muito interessante, há uma grande diversidade desde a gastronomia, passando pelos monumentos históricos, a moda, design, e inventos culturais, não esquecer as suas paisagens deslumbrantes, como dizem os italianos “bellicimo”.    A economia italiana é uma das mais fortes da Europa. É um país com diversas “marcas”, que levam o seu nome além fronteiras, onde são reconhecidas mundialmente. Ficámos com muita curiosidade de conhecer Itália, pois não é o que imaginávamos, tínhamos a ideia de que era só pizza e o Vaticano.
Webgrafia http://www.osdezmais.com/comida/as-10-comidas-tipicas-italianas/ http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://muralurbano.com/wp-content/uploads/2008/06/prato_bolognesa_gde.jpg&imgrefurl=http://muralurbano.com/2008/06/iv-festa-da-gastronomia-italiana/&usg=__4W00VoEkbpUh13rIHIsi2cgzU0c=&h=353&w=450&sz=94&hl=pt-PT&start=5&itbs=1&tbnid=u32xULBl8O9LpM:&tbnh=100&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dgastronomia%2Bitaliana%26hl%3Dpt-PT%26tbs%3Disch:1 http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://obagastronomia.com.br/wp-content/uploads/2009/04/queijosvinhospeq3.jpg&imgrefurl=http://www.obagastronomia.com.br/queijos-iv/&usg=__JG17BS1RcueJKASTv2j4bG7w8cc=&h=427&w=661&sz=82&hl=pt-PT&start=21&um=1&itbs=1&tbnid=rfZyFxh_t89xUM:&tbnh=89&tbnw=138&prev=/images%3Fq%3Dqueijo%2Be%2Bvinhos%2Bitalianos%26start%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1 http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.maranduba.com.br/padaria/pizza.jpg&imgrefurl=http://www.maranduba.com.br/padaria/index.html&usg=__epHBvvi6r9TrtJInnuhwpus6uH4=&h=296&w=424&sz=27&hl=pt-PT&start=15&itbs=1&tbnid=momdCTXYSNF7iM:&tbnh=88&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3DPiZzA%26hl%3Dpt-PT%26tbs%3Disch:1 http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://bastacomunicacao.files.wordpress.com/2009/06/pizza_1.jpg&imgrefurl=http://bastacomunicacao.wordpress.com/2009/06/23/absolvido/&usg=__KHKKnaeH-wxONUUMVMe3tgo597A=&h=540&w=491&sz=38&hl=pt-PT&start=5&itbs=1&tbnid=Y3OJQJ0ctYTDqM:&tbnh=132&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3DPiZzA%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1 http://www.mangibene.it/amarone/amarone/amarone_immagini/amarone_della_Valpolicella.jpg http://thecrushedgrapereport.typepad.com/.a/6a00e55360baae883301053663f99c970c-800wi
Trabalho elaborado por: Emanuel Abreu Filipe Velosa Lina Lucas Micaela Vieira FIM

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

País da União Europeia - Itália
País da União Europeia - ItáliaPaís da União Europeia - Itália
País da União Europeia - ItáliaInez Rocha
 
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.Arita155
 
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesa
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesaOrigens e aspectos culturais da alimentação portuguesa
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesacomerontemehoje
 
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaSérie Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaMima Badan
 

Was ist angesagt? (8)

País da União Europeia - Itália
País da União Europeia - ItáliaPaís da União Europeia - Itália
País da União Europeia - Itália
 
Cultura Espanhola
Cultura EspanholaCultura Espanhola
Cultura Espanhola
 
Itália
ItáliaItália
Itália
 
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.
Geografia-Deversidade Cultural da Sérvia e Itália.
 
Lisboa
LisboaLisboa
Lisboa
 
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesa
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesaOrigens e aspectos culturais da alimentação portuguesa
Origens e aspectos culturais da alimentação portuguesa
 
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à IndependênciaSérie Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
Série Monumentos de São Paulo - Nº 3 - Monumento à Independência
 
Portugal
PortugalPortugal
Portugal
 

Andere mochten auch

CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcia
CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúciaCP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcia
CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcialuciafreitas1
 
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010Maria
 
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)afonso rosario ason
 
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico cultural
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico culturalNell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico cultural
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico culturalJomari
 
Analogia filme nell
Analogia   filme nellAnalogia   filme nell
Analogia filme nelllilikamuniz
 
Manuel Mata - Mobilidade Locais e Globais
Manuel Mata - Mobilidade Locais e GlobaisManuel Mata - Mobilidade Locais e Globais
Manuel Mata - Mobilidade Locais e GlobaisDiabinho Mata
 
Mobilidades Locais e Globais
Mobilidades Locais e GlobaisMobilidades Locais e Globais
Mobilidades Locais e GlobaisFernando de Sá
 
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 Migrações
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 MigraçõesCLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 Migrações
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 MigraçõesFernando de Sá
 
Proposta de trabalho ficha nº2
Proposta de trabalho ficha nº2Proposta de trabalho ficha nº2
Proposta de trabalho ficha nº2turmab
 
C.L.C. 6 Imigração em Portugal
C.L.C.  6   Imigração em PortugalC.L.C.  6   Imigração em Portugal
C.L.C. 6 Imigração em PortugalI.Braz Slideshares
 
As Causas Das MigraçõEs
As Causas Das MigraçõEsAs Causas Das MigraçõEs
As Causas Das MigraçõEsxagnog arievilo
 
Migrações: Causas e Consequências
Migrações: Causas e ConsequênciasMigrações: Causas e Consequências
Migrações: Causas e Consequênciaslidia76
 
migrações geografia
migrações geografiamigrações geografia
migrações geografialidia76
 
Urbanismo E Mobilidade Dr1
Urbanismo E Mobilidade Dr1Urbanismo E Mobilidade Dr1
Urbanismo E Mobilidade Dr1Manuel Campinho
 
Fluxos migratórios
Fluxos migratórios Fluxos migratórios
Fluxos migratórios mariajoao500
 

Andere mochten auch (20)

Stc NG6-DR4
Stc NG6-DR4Stc NG6-DR4
Stc NG6-DR4
 
CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcia
CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúciaCP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcia
CP NG6 DR3-proposta de trabalho -lina e lúcia
 
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010
Ficha de trabalho_stc_-_ng6-dr4_-_23-02-2010
 
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)
Nell aula pratica_fernando_ilharco (1)
 
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico cultural
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico culturalNell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico cultural
Nell análise fílmica, linguagem e abordagem histórico cultural
 
Analogia filme nell
Analogia   filme nellAnalogia   filme nell
Analogia filme nell
 
Manuel Mata - Mobilidade Locais e Globais
Manuel Mata - Mobilidade Locais e GlobaisManuel Mata - Mobilidade Locais e Globais
Manuel Mata - Mobilidade Locais e Globais
 
Fluxos Migratorios Clc 6
Fluxos Migratorios Clc 6Fluxos Migratorios Clc 6
Fluxos Migratorios Clc 6
 
Mobilidades Locais e Globais
Mobilidades Locais e GlobaisMobilidades Locais e Globais
Mobilidades Locais e Globais
 
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 Migrações
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 MigraçõesCLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 Migrações
CLC Urbanismo e Mobilidade DR 4 Migrações
 
Proposta de trabalho ficha nº2
Proposta de trabalho ficha nº2Proposta de trabalho ficha nº2
Proposta de trabalho ficha nº2
 
C.L.C. 6 Imigração em Portugal
C.L.C.  6   Imigração em PortugalC.L.C.  6   Imigração em Portugal
C.L.C. 6 Imigração em Portugal
 
As Causas Das MigraçõEs
As Causas Das MigraçõEsAs Causas Das MigraçõEs
As Causas Das MigraçõEs
 
Migrações: Causas e Consequências
Migrações: Causas e ConsequênciasMigrações: Causas e Consequências
Migrações: Causas e Consequências
 
migrações geografia
migrações geografiamigrações geografia
migrações geografia
 
Trabalho clc hab ng6 dr1 c
Trabalho clc hab ng6 dr1 cTrabalho clc hab ng6 dr1 c
Trabalho clc hab ng6 dr1 c
 
Urbanismo E Mobilidade Dr1
Urbanismo E Mobilidade Dr1Urbanismo E Mobilidade Dr1
Urbanismo E Mobilidade Dr1
 
Fluxos migratórios
Fluxos migratórios Fluxos migratórios
Fluxos migratórios
 
Migrações( Geografia)
Migrações( Geografia)Migrações( Geografia)
Migrações( Geografia)
 
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOSCLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
 

Ähnlich wie Itália: cultura, gastronomia e tradições

Cultura Rodeense
Cultura RodeenseCultura Rodeense
Cultura Rodeenseprofedalila
 
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptx
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptxA Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptx
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptxArtur Filipe dos Santos
 
Principais sitios do turismo
Principais sitios do turismoPrincipais sitios do turismo
Principais sitios do turismosandratiat2010
 
Principais sitios do turismo
Principais sitios do turismoPrincipais sitios do turismo
Principais sitios do turismosandratiat2010
 
Projetos Culturais - Exposições
Projetos Culturais -  ExposiçõesProjetos Culturais -  Exposições
Projetos Culturais - ExposiçõesCláudia Magalhães
 
Uniaoeuropeia passoapasso
Uniaoeuropeia passoapassoUniaoeuropeia passoapasso
Uniaoeuropeia passoapassoNatercia
 
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdfFabianoLeal20
 
Power point a união europeia passo a passo
Power point a  união europeia passo a passoPower point a  união europeia passo a passo
Power point a união europeia passo a passogeostuart7
 
Trabalho sobre Itália e Dinamarca
Trabalho sobre Itália e Dinamarca Trabalho sobre Itália e Dinamarca
Trabalho sobre Itália e Dinamarca Ctsaraiva
 
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recifeorigens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do RecifeArtur Filipe dos Santos
 
NºS 4,10 12 Portugal
NºS 4,10 12 PortugalNºS 4,10 12 Portugal
NºS 4,10 12 PortugalAna Carlão
 
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptx
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptxA Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptx
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptxArtur Filipe dos Santos
 
Ppt regulares FRA 2011
Ppt regulares FRA 2011Ppt regulares FRA 2011
Ppt regulares FRA 2011milena_nadier
 
A Colonização Italiana em Santa Catarina ( 2017)
A Colonização  Italiana em Santa Catarina ( 2017)A Colonização  Italiana em Santa Catarina ( 2017)
A Colonização Italiana em Santa Catarina ( 2017)Adrinic
 
Itália cátia e raquel 10ºgestão
Itália cátia e raquel 10ºgestãoItália cátia e raquel 10ºgestão
Itália cátia e raquel 10ºgestãoCátia Katy
 
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural ii
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural iiApresentação do Projeto Pluralidade Cultural ii
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural iiCristhianeGuimaraes
 

Ähnlich wie Itália: cultura, gastronomia e tradições (20)

Cultura Rodeense
Cultura RodeenseCultura Rodeense
Cultura Rodeense
 
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptx
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptxA Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptx
A Itália Romana e Pontifícia - aula 3 - Artur Filipe dos Santos.pptx
 
Itália - Lucas
Itália - LucasItália - Lucas
Itália - Lucas
 
Principais sitios do turismo
Principais sitios do turismoPrincipais sitios do turismo
Principais sitios do turismo
 
Principais sitios do turismo
Principais sitios do turismoPrincipais sitios do turismo
Principais sitios do turismo
 
Projetos Culturais - Exposições
Projetos Culturais -  ExposiçõesProjetos Culturais -  Exposições
Projetos Culturais - Exposições
 
Uniaoeuropeia passoapasso
Uniaoeuropeia passoapassoUniaoeuropeia passoapasso
Uniaoeuropeia passoapasso
 
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf
01. Mestres do Renascimento Obras-Primas Italianas autor Cristina Acidini.pdf
 
Power point a união europeia passo a passo
Power point a  união europeia passo a passoPower point a  união europeia passo a passo
Power point a união europeia passo a passo
 
Trabalho sobre Itália e Dinamarca
Trabalho sobre Itália e Dinamarca Trabalho sobre Itália e Dinamarca
Trabalho sobre Itália e Dinamarca
 
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recifeorigens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife
origens do Carnaval - o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife
 
NºS 4,10 12 Portugal
NºS 4,10 12 PortugalNºS 4,10 12 Portugal
NºS 4,10 12 Portugal
 
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptx
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptxA Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptx
A Itália Romana e Pontifícia - Aual 1 - Artur Filipe dos Santos .pptx
 
Ppt regulares FRA 2011
Ppt regulares FRA 2011Ppt regulares FRA 2011
Ppt regulares FRA 2011
 
LISBOA - Turismo
LISBOA - TurismoLISBOA - Turismo
LISBOA - Turismo
 
Itália espelhada
Itália espelhadaItália espelhada
Itália espelhada
 
Toronto
TorontoToronto
Toronto
 
A Colonização Italiana em Santa Catarina ( 2017)
A Colonização  Italiana em Santa Catarina ( 2017)A Colonização  Italiana em Santa Catarina ( 2017)
A Colonização Italiana em Santa Catarina ( 2017)
 
Itália cátia e raquel 10ºgestão
Itália cátia e raquel 10ºgestãoItália cátia e raquel 10ºgestão
Itália cátia e raquel 10ºgestão
 
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural ii
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural iiApresentação do Projeto Pluralidade Cultural ii
Apresentação do Projeto Pluralidade Cultural ii
 

Mehr von estreitoformaefas (20)

Power point camara de lobos
Power point camara de lobosPower point camara de lobos
Power point camara de lobos
 
Ng2 dr3-angelina-carla-micaela coregido
Ng2 dr3-angelina-carla-micaela coregidoNg2 dr3-angelina-carla-micaela coregido
Ng2 dr3-angelina-carla-micaela coregido
 
Inglês ng..
Inglês ng..Inglês ng..
Inglês ng..
 
Cp dr3-micaela-angelina-carla
Cp dr3-micaela-angelina-carlaCp dr3-micaela-angelina-carla
Cp dr3-micaela-angelina-carla
 
Cp ng8 dr2_micaela-carla-angelina_coregido
Cp ng8 dr2_micaela-carla-angelina_coregidoCp ng8 dr2_micaela-carla-angelina_coregido
Cp ng8 dr2_micaela-carla-angelina_coregido
 
Cp ng3 dr4_emanuel-mikaela_coregido
Cp ng3 dr4_emanuel-mikaela_coregidoCp ng3 dr4_emanuel-mikaela_coregido
Cp ng3 dr4_emanuel-mikaela_coregido
 
Clc ng2 dr4_carla, marcelino, micaela [
Clc ng2 dr4_carla, marcelino, micaela [Clc ng2 dr4_carla, marcelino, micaela [
Clc ng2 dr4_carla, marcelino, micaela [
 
Clc ng1 dr4_angelina_carla_micaela]
Clc ng1 dr4_angelina_carla_micaela]Clc ng1 dr4_angelina_carla_micaela]
Clc ng1 dr4_angelina_carla_micaela]
 
Apresenta..
Apresenta..Apresenta..
Apresenta..
 
Stc ng6 d..
Stc ng6 d..Stc ng6 d..
Stc ng6 d..
 
CP DR3
CP DR3CP DR3
CP DR3
 
CP DR3
CP DR3CP DR3
CP DR3
 
CLC NG2 DR2
CLC NG2 DR2CLC NG2 DR2
CLC NG2 DR2
 
S. valentine's
S. valentine'sS. valentine's
S. valentine's
 
Trb de ingles
Trb de inglesTrb de ingles
Trb de ingles
 
Jardim da serra
Jardim da serraJardim da serra
Jardim da serra
 
Trb de stc
Trb de stcTrb de stc
Trb de stc
 
Trb de cp
Trb de cpTrb de cp
Trb de cp
 
Paises ingles[1]
Paises  ingles[1]Paises  ingles[1]
Paises ingles[1]
 
Trabalho de clc ng5 dr2
Trabalho de clc ng5 dr2Trabalho de clc ng5 dr2
Trabalho de clc ng5 dr2
 

Kürzlich hochgeladen

Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 

Itália: cultura, gastronomia e tradições

  • 1. Cultura, Língua e ComunicaçãoNG6: Urbanismo e MobilidadeDR4: Estabilidade e Mudança: da sociedade ao UniversoTema: Mobilidades locais e globais Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito Câmara de Lobos CURSOS: EFA Turma: S-A Data: 8 de Março de 2010
  • 3. Introdução A Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa, Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinhos, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes, música, especialmente a Ópera. Itália é conhecida por muita gente devido ao seu bom gosto.
  • 4. Informações Gerais!!! LOCALIZAÇÃO:Península Itálica, no sul da Europa. O país também ocupa as ilhas da Sicília, Sardenha e outras menores. A parte continental faz fronteira com Suíça e Áustria (norte); França (oeste); Eslovénia e mar Adriático (leste); e mar Jónico (sul). SUPERFÍCIE:301.336 quilómetros quadrados. POPULAÇÃO: 58,7 milhões de habitantes. CAPITAL: Roma, com 2,5 milhões de habitante.
  • 5. Informações Gerais!!! IDIOMA: Italiano (oficial). Também são falados alemão, esloveno, francês, grego, sardo, siciliano, entre outros. RELIGIÃO: Cerca de 90% da população é católica. GOVERNO:República parlamentarista. O chefe de Estado ou presidente, eleito pelo Parlamento e 58 representantes regionais para um mandato de sete anos, designa o primeiro-ministro. Feriados/Festas: Semana Santa e Páscoa; Il Palio in Siena, Festival de cinema e regata Histórica, em Veneza.
  • 6. Itália… ….possui forte influência global na política, religião, cultura, ciência, educação, moda, arte, arqueologia, gastronomia, negócios, saúde, desporto, arquitectura, design, cinema, finanças e música. Milão, é o centro financeiro e industrial de Itália, é considerada a capital mundial da moda. A Itália é o quinto país que mais recebe turistas no mundo e Roma é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, sendo constantemente considerada como uma das mais belas cidades antigas do mundo. Veneza também é considerada a cidade mais bonita do mundo. Itália foi classificada com tendo a sexta melhor reputação internacional de 2009.
  • 7. Culinária Italiana A cozinha Italiana é célebre, é um dos símbolos do país, evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas. Queijo e vinho são uma parte importantíssima da cozinha Italiana, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade. Também o café, mais especificamente oespresso, assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronómica da Itália.
  • 8. Sabia que…. Muitos acham que o macarrão e a pizza são os pratos mais populares entre os italianos, mas na verdade é a Bruschetta (antepasto italiano) e o Carpaccio (carne de terneira). Os Italianos são conhecidos por comer pratos generosos com bastante massa.
  • 9. 10 Pratos Típicos: Bruschetta Carpaccio Macarrão Pizza Ciabatta Porcino Risoto Cappellacci Tartufi Cannelloni
  • 10. Se visitar Itália não se esqueça… … De provar as suas famosas massas, mas também tem outras opções as trufas, risottos, pizzas e alcachofras fritas em óleo de oliva. E não deixe de provar os vinhos Valpolicella e Chianti. Delicie-se com os gelados italianos. E para finalizar a sua refeição beba um espresso.
  • 11. A Música… … da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera e da música erudita. O país também é conhecido pelo seus tenores famosos, além de artistas pop contemporâneos. No século XIX, a ópera romântica Italiana floresceu pela mão de compositores como Rossini, Verdi, e Puccini.
  • 12. Cantores Italianos… … São mundialmente conhecidos desde a ópera como GiuseppeVerdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini, dos tenores Luciano Pavarotti e AndreaBocelli, dos artistas pop contemporâneos como ErozRamazzoti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini, no rock com as bandas de Heavy Metal Lacuna Coil e RhapsodyofFire.
  • 13. O Festival de Cannes… …é um festival cinematográfico a nível internacional.
  • 14. O Carnaval de Veneza… …surge no século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. As máscaras são o elemento mais importante do carnaval de Veneza. O carnaval tem duração de 10 dias, durante as noites realizam-se bailes e durante o dia desfiles pela cidade.
  • 15. Milão… …é a capital da moda, aqui os grandes criadores fazem desfilar, numa só passadeira, as criações e tendências sazonais.
  • 16. A cultura do Vaticano é… ….obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitectura como a Basílica de São Pedro, a Arquibasílica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano.
  • 17. Festividades e Feriados NOME: EM PORTUGUÊS EM ITALIANO 1 de Janeiro Ano Novo Capodanno 6 de Janeiro Dia de Reis Epifania Data variável Domingo de Páscoa Pasqua Data variável Segunda-feira de Páscoa LunedìdiPasqua 25 de Abril Aniversário da Libertação Liberazione 2 de Junho República 1 de Novembro Todos os Santos Tutti i Santi 8 de Dezembro Imaculada Conceição Immacolata 25 de Dezembro Natal Natale 26 de Dezembro Dia de Santo Estêvão Santo Stefano 31 de Dezembro Noite de São Silvestre SanSilvestro
  • 18. Conclusão Com este trabalho ficámos a conhecer melhor a cultura da Itália.Descobrimos que é um país muito interessante, há uma grande diversidade desde a gastronomia, passando pelos monumentos históricos, a moda, design, e inventos culturais, não esquecer as suas paisagens deslumbrantes, como dizem os italianos “bellicimo”. A economia italiana é uma das mais fortes da Europa. É um país com diversas “marcas”, que levam o seu nome além fronteiras, onde são reconhecidas mundialmente. Ficámos com muita curiosidade de conhecer Itália, pois não é o que imaginávamos, tínhamos a ideia de que era só pizza e o Vaticano.
  • 19. Webgrafia http://www.osdezmais.com/comida/as-10-comidas-tipicas-italianas/ http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://muralurbano.com/wp-content/uploads/2008/06/prato_bolognesa_gde.jpg&imgrefurl=http://muralurbano.com/2008/06/iv-festa-da-gastronomia-italiana/&usg=__4W00VoEkbpUh13rIHIsi2cgzU0c=&h=353&w=450&sz=94&hl=pt-PT&start=5&itbs=1&tbnid=u32xULBl8O9LpM:&tbnh=100&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dgastronomia%2Bitaliana%26hl%3Dpt-PT%26tbs%3Disch:1 http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://obagastronomia.com.br/wp-content/uploads/2009/04/queijosvinhospeq3.jpg&imgrefurl=http://www.obagastronomia.com.br/queijos-iv/&usg=__JG17BS1RcueJKASTv2j4bG7w8cc=&h=427&w=661&sz=82&hl=pt-PT&start=21&um=1&itbs=1&tbnid=rfZyFxh_t89xUM:&tbnh=89&tbnw=138&prev=/images%3Fq%3Dqueijo%2Be%2Bvinhos%2Bitalianos%26start%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1 http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.maranduba.com.br/padaria/pizza.jpg&imgrefurl=http://www.maranduba.com.br/padaria/index.html&usg=__epHBvvi6r9TrtJInnuhwpus6uH4=&h=296&w=424&sz=27&hl=pt-PT&start=15&itbs=1&tbnid=momdCTXYSNF7iM:&tbnh=88&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3DPiZzA%26hl%3Dpt-PT%26tbs%3Disch:1 http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://bastacomunicacao.files.wordpress.com/2009/06/pizza_1.jpg&imgrefurl=http://bastacomunicacao.wordpress.com/2009/06/23/absolvido/&usg=__KHKKnaeH-wxONUUMVMe3tgo597A=&h=540&w=491&sz=38&hl=pt-PT&start=5&itbs=1&tbnid=Y3OJQJ0ctYTDqM:&tbnh=132&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3DPiZzA%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1 http://www.mangibene.it/amarone/amarone/amarone_immagini/amarone_della_Valpolicella.jpg http://thecrushedgrapereport.typepad.com/.a/6a00e55360baae883301053663f99c970c-800wi
  • 20. Trabalho elaborado por: Emanuel Abreu Filipe Velosa Lina Lucas Micaela Vieira FIM