SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 70
CODEFREAKING SISTEMAS OPERACIONAIS COMPONENTES: ,[object Object]
LESLIANE SÁ
POLIANA AMORIM
CAINÃ COSTA
ELISA MENENDEZ,[object Object]
DOS
WINDOWS
LINUX
MAC OS
UNIX,[object Object]
Boot (Inicialização do sistema operacional) Na iniciação a CPU executa um programa contido na BIOS do PC, e este faz a verificação do hardware e não detectando falhas procura por dispositivos que podem conter um sistema operacional e que poderão efetuar o boot. Definido o dispositivo é carregado um pequeno programa que fica na MBR (master boot record).
Inicialização da BIOS
Inicialização da BIOS
BIOS A BIOS geralmente é armazenada em um chip EPROM ou flash EEPROM, o qual não perde suas informações mesmo ao ficar sem energia. Já as informações geralmente são armazenadas em uma memória do tipo CMOS, que sem energia perde suas informações, por esse motivo é utilizada uma pequena bateria.
SETUP BIOS
SETUP BIOS
Bateria
Chip
Chip
Chip
Partições na MBR
Partições na MBR
Partições na MBR Partição Lógica ou Secundária
Segundo estágio do sistema de Iniciação Na MBR existe um pequeno programa, que normalmente não é o sistema operacional, mas apenas um segundo estágio do sistema de inicialização, assim como o Lilo ou o Grub. Ele será então capaz de carregar o sistema operacional apropriado, e finalmente transferir a execução para ele. O sistema irá inicializar, carregará os drivers de dispositivos e outros programas que são necessários para a operação normal de um sistema operacional. O processo de inicialização é considerado completo quando o computador está pronto para ser operado pelo usuário.
Gerenciadores de boot(multi boot) O GRUB e o LILO estão entre os gerenciadores de boot mais conhecidos, de forma simples escolhe-se a partição do S.O. que queremos usar. Entretanto, essa técnica não permite utilizar mais de um S.O. instalado em um único HD concomitantemente. Para utilizar simultaneamente, pode-se utilizar emuladores (virtualização) ou então fazer acesso remoto em outra máquina com outro  S.O.
Partições A MBR pode ter até quatro partições primárias e cada uma pode ter até 63 partições estendidas (também chamadas de lógicas). Sistema de Arquivos Uma partição só pode utilizar um sistema de arquivos, cada S.O. tem seu sistema.  ,[object Object]
Linux: EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS.OBS: praticamente todos os dispositivos USB utilizam a FAT32.
Árvore de um sistema de arquivos
Tarefas do S.O. As tarefas do S.O., Na maioria das vezes, se encaixam em seis categorias:  Gerenciamento do processador; Gerenciamento da memória; Gerenciamento de dispositivos; Gerenciamento de armazenamento; Interface de aplicativos, e; Interface do usuário.
DOS
O que é o DOS O DOS (sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco) foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.  O DOS possui nativamente uma interface de linha de comandos através do seu interpretador de comandos, command.com, porém não existe apenas uma versão do DOS.
Histórico A IBM precisava de um sistema operacional para usar como padrão em sua nova linha de produtos, os PCs (Personal Computers, computadores pessoais) de 16 bits. Para isso contataram Bill Gates que lembrou-se de Tim Paterson, programador da SCP, que havia desenvolvido o QDOS (posteriormente, 86-DOS). Ele entrou em contato com a SCP e comprou os direitos sobre o 86-DOS por (supostamente) US$ 50.000.  Pouco depois, Bill Gates contratou Tim Paterson, o desenvolvedor do QDOS, para trabalhar na Microsoft. Com algumas modificações no 86-DOS, surgiu o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), que rapidamente dominou o mercado dos IBM-PC compatíveis.
Evolução do DOS O DOS foi criado a partir do QDOS, mas utilizava o pressuposto de que apenas uma pessoa estaria usando o computador e que um único usuário estaria pedindo que o computador só executasse uma tarefa de cada vez, o monousuário e o monoprocessamento. O DOS recebe muita influencia do CP/M. Mas a necessidade de melhorias no seu funcionamento fez com que surgisse a versão 2.0 do DOS.  Foi bastante complicado fazer com que as versões mais avançadas do DOS impusessem as limitações que são necessárias para que seja possível obter 2 programas rodando ao mesmo tempo no computador, o multiprocessamento.
O DOS foi primeiro na plataforma de 16 bits a ter uso bastante disseminado (e permaneceu assim por mais 10 anos). A variante MS-DOS foi desenvolvida a partir do QDOS. O DOS é considerado o produto que decidiu o destino da iniciante Microsoft. O MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 95. Versões mais antigas do Microsoft Windows, antes do Windows 95, eram pouco mais que uma shell gráfica para DOS, e as posteriores eram bastante integradas com o MS-DOS. É possível também rodar programas de DOS sob outros sistemas operacionais como o OS/2 e o Linux usando emuladores (máquinas virtuais).
Imagens
Windows
Windows ,[object Object],É o mais compatível com a ampla gama de software e equipamentos de hardware do mercado; ,[object Object],[object Object]
Apresenta muitas falhas e poucos softwares compatíveis;
Era apenas uma solução gráfica;
Rodava no MS-DOS;
Seu custo era alto;
Poucos benefícios;,[object Object]
Dispunha de recursos adicionais de manipulação de memória, discos rígidos mais rápidos e uma eletrônica de processamento muito mais veloz.
Tinha capacidade de rodar em múltiplos programas do MS-DOS combinados com os programas do Windows; ,[object Object]
Tornou-se mais popular entre usuários que dispunham de recursos necessários para sustentar os altos custos do Windows;
Melhorou o gerenciamento de memória;,[object Object]
Foi muito vendida;
Iniciou uma maior difusão do ambiente Windows para usuários de PC;
Melhorou o gerenciamento  de memória;A versão 3.11 foi lançada em meados de 1993 e 1994, apresentava a capacidade de trabalhar em pequenas redes domésticas ou escritórios.
Windows 95 ,[object Object]
O mais ambicioso projeto da Microsoft;
Era executado através do processamento de 32 bits, contra os 16 bits de seus antecessores;
Uma das principais mudanças foi o trivial menu “iniciar” e a “barra de tarefas” ;
Vendeu mais de um milhão de cópias no primeiro mês;,[object Object]
Windows 98 Esta foi uma das mais inovadoras formas de sistema operacional Windows. Um mundo de possibilidades aos usuários de PC.  Interface semelhante com a do Windows 95.
Principais Inovaçõesdo Windows 98 Maior interatividade com usuários através da internet. Suporte a tecnologia versátil proporcionada pelas portas USB e fire wire. Suporte a nova tecnologia plug & play. Capacidade multimídia ampliada. Suporte ao DVD entre outros.
Windows Me (Millennium Edition) Grandes inovações no campo da multimídia; Inclui softwares de edições de vídeos domésticos, integração das tecnologias proporcionadas por equipamentos de áudio e vídeo, DVDs, câmeras e filmadoras digitais entre outras.  Porém esta versão desagradou e desagrada os usuários devido a suas falhas de segurança;
Windows 2000 Professional Desenvolvido sobre a base e tecnologias robustas e confiáveis do NT; É utilizado até os dias de hoje para o mercado corporativo de aplicações; Tem interface interativa do me e a robustez do NT;  O Windows 2000 é um sistema mais seguro, confiável e estável da atualidade;
Windows XP Lançado em 2002; Desenvolvido sobre a estável base do Windows 2000 é uma versão mais segura e compatível que seu antecessor Windows ME;  Tem uma interface gráfica moderna e mais fácil de ser utilizado; Proporcionou significativas melhorias no trabalho multimídia, trabalhos gráficos e aplicações poderosas; Maior facilidade no trabalho em redes, trabalhos com musicas, vídeos, TV, DVD, áudio avançado de cinema, fotos animações internet e segurança;
Windows Server 2003 Esta versão foi baseada no Windows 2000, com a interatividade do XP e segurança do NT; É mais poderoso e confiável que o Windows 2000, esta versão possui várias versões direcionadas a diversos usos; Ela contem diversas novidades e melhorias no quesito segurança e performance e sem duvida alguma é o sistema operacional mais seguro e rápido que a Microsoft lançou ate o momento;
Windows Vista O Windows vista pertence a família do Windows Sever 2008; O Vista apresenta um série de novidades e inclui diversas ferramentas de gerenciamento, monitoramento e entretenimento; O Windows Vista foi dividido em seis edições (home basic, home premium, starter, ultimate, business, enterprise), sendo quatro versões voltadas para usuários  domésticos e duas para fins comerciais;
Windows Seven O Windows 7 (em inglês, Windows Seven) é um sistema operacional da Microsoft atualmente em desenvolvimento; Será o sucessor do Windows Vista; O Windows 7 mesmo em versão beta já é bastante estável, leve e sem muitos erros;
Linux
Mac OS
O que é o Mac OS? O Macintosh Operating System (Mac OS) é o sistema operacional criado pela Apple que trouxe um grande número de inovações ao mundo da computação pessoal.
História do mac OS A primeira versão do Mac OS foi lançada em 1984 para os computadores Mac. Até a versão 7.6 era denominado System, depois passou a ser chamado de Mac OS.  Depois de 10 anos de seu lançamento ele tinha alcançado os limites de sua arquitetura de usuário único e multitarefa, e sua interface de usuário que já tinha sido considerada inovadora estava parecendo cada vez mais antiga. Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi chamado de volta, após ter ficado algum tempo afastado da empresa, e foi ele que lançou e vem lançando versões mais modernas do Mac OS como o Mac OS X e suas atualizações.
Evolução dos System System 1.0, 1.1– O primeiro sistema operacional do Mac ocupava 216kb de memória. Vinha com um driver de impressora e com os acessórios Despertador e Calculadora. Além do disquete do sistema, vinha outro com o programa Mousing Around, que ensinava como lidar com essa ferramenta revolucionária, o mouse. System 2.0 – O sistema teve uma acelerada e também já poderíamos abrir um programa quando o Mac fosse iniciado. Nessa versão surgiu a capacidade de arrastar um ícone de um disquete para o lixo. System 3.0, 3.1, 3.2, 3.3 – Trouxe a capacidade de colocar uma pasta dentro da outra e de ligar-se em rede e também uma calculadora nova, utilizada até hoje.
System 1.0 - 1984

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (20)

Introdução windows vista
Introdução windows vistaIntrodução windows vista
Introdução windows vista
 
grupo3 - windows vista
grupo3 - windows vistagrupo3 - windows vista
grupo3 - windows vista
 
Microsoft Windows
Microsoft WindowsMicrosoft Windows
Microsoft Windows
 
Apresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalApresentação Semi-Final
Apresentação Semi-Final
 
Windows x Linux - O que preciso saber!
Windows x Linux - O que preciso saber!Windows x Linux - O que preciso saber!
Windows x Linux - O que preciso saber!
 
Sistemas operacionais
Sistemas operacionaisSistemas operacionais
Sistemas operacionais
 
Sistema operativo windows
Sistema operativo windowsSistema operativo windows
Sistema operativo windows
 
So-mod-2
So-mod-2So-mod-2
So-mod-2
 
Sistema windows 10
Sistema windows 10Sistema windows 10
Sistema windows 10
 
Apresentação 1 sistemas operativos da microsoft
Apresentação 1   sistemas operativos da microsoftApresentação 1   sistemas operativos da microsoft
Apresentação 1 sistemas operativos da microsoft
 
Informática aplicada à saúde
Informática aplicada à saúdeInformática aplicada à saúde
Informática aplicada à saúde
 
Aula 3 - Sistemas operacionais - Linux
Aula 3 - Sistemas operacionais - LinuxAula 3 - Sistemas operacionais - Linux
Aula 3 - Sistemas operacionais - Linux
 
So-mod-4
So-mod-4So-mod-4
So-mod-4
 
1309 apostila windows_xp
1309 apostila windows_xp1309 apostila windows_xp
1309 apostila windows_xp
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
Sistemas operacionais 01
Sistemas operacionais   01Sistemas operacionais   01
Sistemas operacionais 01
 
02 - A evolução do Microsoft Windows - v1.0
02 - A evolução do Microsoft Windows - v1.002 - A evolução do Microsoft Windows - v1.0
02 - A evolução do Microsoft Windows - v1.0
 
Windows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalWindows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema Operacional
 
Introducao ao linux
Introducao ao linuxIntroducao ao linux
Introducao ao linux
 
Aula 5b - História do Windows
Aula 5b - História do WindowsAula 5b - História do Windows
Aula 5b - História do Windows
 

Andere mochten auch

Projecto power point pdf
Projecto power point pdfProjecto power point pdf
Projecto power point pdfBruno Mendes
 
Manual calculadora isabel magalhães
Manual calculadora isabel magalhãesManual calculadora isabel magalhães
Manual calculadora isabel magalhãesIsabel Magalhães
 
Sistemas Operativos
Sistemas OperativosSistemas Operativos
Sistemas OperativosPmpc10
 
SISTEMAS OPERATIVOS WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROID
SISTEMAS OPERATIVOS  WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROIDSISTEMAS OPERATIVOS  WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROID
SISTEMAS OPERATIVOS WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROIDC C
 
Sistemas operativos: Windows, Linux y MAC
Sistemas operativos: Windows, Linux y MACSistemas operativos: Windows, Linux y MAC
Sistemas operativos: Windows, Linux y MACpatocob
 

Andere mochten auch (9)

Multiplataforma3
Multiplataforma3Multiplataforma3
Multiplataforma3
 
Projecto power point pdf
Projecto power point pdfProjecto power point pdf
Projecto power point pdf
 
So carlos gonçalves
So carlos gonçalvesSo carlos gonçalves
So carlos gonçalves
 
Manual calculadora isabel magalhães
Manual calculadora isabel magalhãesManual calculadora isabel magalhães
Manual calculadora isabel magalhães
 
So isabel magalhães
So isabel magalhãesSo isabel magalhães
So isabel magalhães
 
Sistemas Operativos
Sistemas OperativosSistemas Operativos
Sistemas Operativos
 
Sistemas operacionais
Sistemas operacionaisSistemas operacionais
Sistemas operacionais
 
SISTEMAS OPERATIVOS WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROID
SISTEMAS OPERATIVOS  WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROIDSISTEMAS OPERATIVOS  WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROID
SISTEMAS OPERATIVOS WINDOWS, LINUX, MACOS, ANDROID
 
Sistemas operativos: Windows, Linux y MAC
Sistemas operativos: Windows, Linux y MACSistemas operativos: Windows, Linux y MAC
Sistemas operativos: Windows, Linux y MAC
 

Ähnlich wie Apresentação Final

Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticJordan Claussen
 
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...Tudosbinformatica .blogspot.com
 
Manuscrito Final
Manuscrito FinalManuscrito Final
Manuscrito Finalleofinato
 
hardware e software
hardware e softwarehardware e software
hardware e softwarecolefas
 
Manuscrito CodeFreaking
Manuscrito CodeFreakingManuscrito CodeFreaking
Manuscrito CodeFreakingElisa
 
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptx
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptxseminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptx
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptxssuser031a61
 
Sistema Operativo Windows 95 vs Edubuntu
Sistema Operativo Windows 95 vs EdubuntuSistema Operativo Windows 95 vs Edubuntu
Sistema Operativo Windows 95 vs Edubuntumateus antonio
 
Windows 95
Windows 95Windows 95
Windows 95danists
 
Windows XP - Prof: Ademir Matias
Windows XP - Prof: Ademir MatiasWindows XP - Prof: Ademir Matias
Windows XP - Prof: Ademir MatiasAdemir Matias
 
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdf
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdfFundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdf
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdfConstitucional2fase
 
Informática Básica - Windows e Outros SO
Informática Básica - Windows e Outros SOInformática Básica - Windows e Outros SO
Informática Básica - Windows e Outros SOGleilson Marinho
 
Introdução ao windows
Introdução ao windowsIntrodução ao windows
Introdução ao windowsElizeu Ferro
 
Noções de sistema operacional
Noções de sistema operacionalNoções de sistema operacional
Noções de sistema operacionalLuciano Lugori
 
Sistemas Operativos
Sistemas OperativosSistemas Operativos
Sistemas OperativosAlex Matos
 

Ähnlich wie Apresentação Final (20)

Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
 
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 
Suse - GNU/Linux
Suse - GNU/LinuxSuse - GNU/Linux
Suse - GNU/Linux
 
Manuscrito Final
Manuscrito FinalManuscrito Final
Manuscrito Final
 
hardware e software
hardware e softwarehardware e software
hardware e software
 
Manuscrito CodeFreaking
Manuscrito CodeFreakingManuscrito CodeFreaking
Manuscrito CodeFreaking
 
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptx
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptxseminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptx
seminário de informática (Windows)- ADM-VESP..pptx
 
Sistema Operativo Windows 95 vs Edubuntu
Sistema Operativo Windows 95 vs EdubuntuSistema Operativo Windows 95 vs Edubuntu
Sistema Operativo Windows 95 vs Edubuntu
 
Sistemas operacionais 5
Sistemas operacionais   5Sistemas operacionais   5
Sistemas operacionais 5
 
Windows 95
Windows 95Windows 95
Windows 95
 
Windows XP - Prof: Ademir Matias
Windows XP - Prof: Ademir MatiasWindows XP - Prof: Ademir Matias
Windows XP - Prof: Ademir Matias
 
Apresentação Final
Apresentação FinalApresentação Final
Apresentação Final
 
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdf
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdfFundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdf
Fundamentos-de-Sistemas-Operacionais-Parte-1.pdf
 
Informática Básica - Windows e Outros SO
Informática Básica - Windows e Outros SOInformática Básica - Windows e Outros SO
Informática Básica - Windows e Outros SO
 
Windows Vista
Windows VistaWindows Vista
Windows Vista
 
Introdução ao windows
Introdução ao windowsIntrodução ao windows
Introdução ao windows
 
Noções de sistema operacional
Noções de sistema operacionalNoções de sistema operacional
Noções de sistema operacional
 
Windows
WindowsWindows
Windows
 
Sistemas Operativos
Sistemas OperativosSistemas Operativos
Sistemas Operativos
 

Apresentação Final

  • 1.
  • 5.
  • 6. DOS
  • 10.
  • 11. Boot (Inicialização do sistema operacional) Na iniciação a CPU executa um programa contido na BIOS do PC, e este faz a verificação do hardware e não detectando falhas procura por dispositivos que podem conter um sistema operacional e que poderão efetuar o boot. Definido o dispositivo é carregado um pequeno programa que fica na MBR (master boot record).
  • 14. BIOS A BIOS geralmente é armazenada em um chip EPROM ou flash EEPROM, o qual não perde suas informações mesmo ao ficar sem energia. Já as informações geralmente são armazenadas em uma memória do tipo CMOS, que sem energia perde suas informações, por esse motivo é utilizada uma pequena bateria.
  • 18. Chip
  • 19. Chip
  • 20. Chip
  • 23. Partições na MBR Partição Lógica ou Secundária
  • 24. Segundo estágio do sistema de Iniciação Na MBR existe um pequeno programa, que normalmente não é o sistema operacional, mas apenas um segundo estágio do sistema de inicialização, assim como o Lilo ou o Grub. Ele será então capaz de carregar o sistema operacional apropriado, e finalmente transferir a execução para ele. O sistema irá inicializar, carregará os drivers de dispositivos e outros programas que são necessários para a operação normal de um sistema operacional. O processo de inicialização é considerado completo quando o computador está pronto para ser operado pelo usuário.
  • 25. Gerenciadores de boot(multi boot) O GRUB e o LILO estão entre os gerenciadores de boot mais conhecidos, de forma simples escolhe-se a partição do S.O. que queremos usar. Entretanto, essa técnica não permite utilizar mais de um S.O. instalado em um único HD concomitantemente. Para utilizar simultaneamente, pode-se utilizar emuladores (virtualização) ou então fazer acesso remoto em outra máquina com outro S.O.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Linux: EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS.OBS: praticamente todos os dispositivos USB utilizam a FAT32.
  • 30. Árvore de um sistema de arquivos
  • 31. Tarefas do S.O. As tarefas do S.O., Na maioria das vezes, se encaixam em seis categorias: Gerenciamento do processador; Gerenciamento da memória; Gerenciamento de dispositivos; Gerenciamento de armazenamento; Interface de aplicativos, e; Interface do usuário.
  • 32. DOS
  • 33. O que é o DOS O DOS (sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco) foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research. O DOS possui nativamente uma interface de linha de comandos através do seu interpretador de comandos, command.com, porém não existe apenas uma versão do DOS.
  • 34. Histórico A IBM precisava de um sistema operacional para usar como padrão em sua nova linha de produtos, os PCs (Personal Computers, computadores pessoais) de 16 bits. Para isso contataram Bill Gates que lembrou-se de Tim Paterson, programador da SCP, que havia desenvolvido o QDOS (posteriormente, 86-DOS). Ele entrou em contato com a SCP e comprou os direitos sobre o 86-DOS por (supostamente) US$ 50.000. Pouco depois, Bill Gates contratou Tim Paterson, o desenvolvedor do QDOS, para trabalhar na Microsoft. Com algumas modificações no 86-DOS, surgiu o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), que rapidamente dominou o mercado dos IBM-PC compatíveis.
  • 35. Evolução do DOS O DOS foi criado a partir do QDOS, mas utilizava o pressuposto de que apenas uma pessoa estaria usando o computador e que um único usuário estaria pedindo que o computador só executasse uma tarefa de cada vez, o monousuário e o monoprocessamento. O DOS recebe muita influencia do CP/M. Mas a necessidade de melhorias no seu funcionamento fez com que surgisse a versão 2.0 do DOS. Foi bastante complicado fazer com que as versões mais avançadas do DOS impusessem as limitações que são necessárias para que seja possível obter 2 programas rodando ao mesmo tempo no computador, o multiprocessamento.
  • 36. O DOS foi primeiro na plataforma de 16 bits a ter uso bastante disseminado (e permaneceu assim por mais 10 anos). A variante MS-DOS foi desenvolvida a partir do QDOS. O DOS é considerado o produto que decidiu o destino da iniciante Microsoft. O MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 95. Versões mais antigas do Microsoft Windows, antes do Windows 95, eram pouco mais que uma shell gráfica para DOS, e as posteriores eram bastante integradas com o MS-DOS. É possível também rodar programas de DOS sob outros sistemas operacionais como o OS/2 e o Linux usando emuladores (máquinas virtuais).
  • 39.
  • 40. Apresenta muitas falhas e poucos softwares compatíveis;
  • 41. Era apenas uma solução gráfica;
  • 44.
  • 45. Dispunha de recursos adicionais de manipulação de memória, discos rígidos mais rápidos e uma eletrônica de processamento muito mais veloz.
  • 46.
  • 47. Tornou-se mais popular entre usuários que dispunham de recursos necessários para sustentar os altos custos do Windows;
  • 48.
  • 50. Iniciou uma maior difusão do ambiente Windows para usuários de PC;
  • 51. Melhorou o gerenciamento de memória;A versão 3.11 foi lançada em meados de 1993 e 1994, apresentava a capacidade de trabalhar em pequenas redes domésticas ou escritórios.
  • 52.
  • 53. O mais ambicioso projeto da Microsoft;
  • 54. Era executado através do processamento de 32 bits, contra os 16 bits de seus antecessores;
  • 55. Uma das principais mudanças foi o trivial menu “iniciar” e a “barra de tarefas” ;
  • 56.
  • 57. Windows 98 Esta foi uma das mais inovadoras formas de sistema operacional Windows. Um mundo de possibilidades aos usuários de PC. Interface semelhante com a do Windows 95.
  • 58. Principais Inovaçõesdo Windows 98 Maior interatividade com usuários através da internet. Suporte a tecnologia versátil proporcionada pelas portas USB e fire wire. Suporte a nova tecnologia plug & play. Capacidade multimídia ampliada. Suporte ao DVD entre outros.
  • 59. Windows Me (Millennium Edition) Grandes inovações no campo da multimídia; Inclui softwares de edições de vídeos domésticos, integração das tecnologias proporcionadas por equipamentos de áudio e vídeo, DVDs, câmeras e filmadoras digitais entre outras. Porém esta versão desagradou e desagrada os usuários devido a suas falhas de segurança;
  • 60. Windows 2000 Professional Desenvolvido sobre a base e tecnologias robustas e confiáveis do NT; É utilizado até os dias de hoje para o mercado corporativo de aplicações; Tem interface interativa do me e a robustez do NT; O Windows 2000 é um sistema mais seguro, confiável e estável da atualidade;
  • 61. Windows XP Lançado em 2002; Desenvolvido sobre a estável base do Windows 2000 é uma versão mais segura e compatível que seu antecessor Windows ME; Tem uma interface gráfica moderna e mais fácil de ser utilizado; Proporcionou significativas melhorias no trabalho multimídia, trabalhos gráficos e aplicações poderosas; Maior facilidade no trabalho em redes, trabalhos com musicas, vídeos, TV, DVD, áudio avançado de cinema, fotos animações internet e segurança;
  • 62. Windows Server 2003 Esta versão foi baseada no Windows 2000, com a interatividade do XP e segurança do NT; É mais poderoso e confiável que o Windows 2000, esta versão possui várias versões direcionadas a diversos usos; Ela contem diversas novidades e melhorias no quesito segurança e performance e sem duvida alguma é o sistema operacional mais seguro e rápido que a Microsoft lançou ate o momento;
  • 63. Windows Vista O Windows vista pertence a família do Windows Sever 2008; O Vista apresenta um série de novidades e inclui diversas ferramentas de gerenciamento, monitoramento e entretenimento; O Windows Vista foi dividido em seis edições (home basic, home premium, starter, ultimate, business, enterprise), sendo quatro versões voltadas para usuários domésticos e duas para fins comerciais;
  • 64. Windows Seven O Windows 7 (em inglês, Windows Seven) é um sistema operacional da Microsoft atualmente em desenvolvimento; Será o sucessor do Windows Vista; O Windows 7 mesmo em versão beta já é bastante estável, leve e sem muitos erros;
  • 65. Linux
  • 67. O que é o Mac OS? O Macintosh Operating System (Mac OS) é o sistema operacional criado pela Apple que trouxe um grande número de inovações ao mundo da computação pessoal.
  • 68. História do mac OS A primeira versão do Mac OS foi lançada em 1984 para os computadores Mac. Até a versão 7.6 era denominado System, depois passou a ser chamado de Mac OS. Depois de 10 anos de seu lançamento ele tinha alcançado os limites de sua arquitetura de usuário único e multitarefa, e sua interface de usuário que já tinha sido considerada inovadora estava parecendo cada vez mais antiga. Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi chamado de volta, após ter ficado algum tempo afastado da empresa, e foi ele que lançou e vem lançando versões mais modernas do Mac OS como o Mac OS X e suas atualizações.
  • 69. Evolução dos System System 1.0, 1.1– O primeiro sistema operacional do Mac ocupava 216kb de memória. Vinha com um driver de impressora e com os acessórios Despertador e Calculadora. Além do disquete do sistema, vinha outro com o programa Mousing Around, que ensinava como lidar com essa ferramenta revolucionária, o mouse. System 2.0 – O sistema teve uma acelerada e também já poderíamos abrir um programa quando o Mac fosse iniciado. Nessa versão surgiu a capacidade de arrastar um ícone de um disquete para o lixo. System 3.0, 3.1, 3.2, 3.3 – Trouxe a capacidade de colocar uma pasta dentro da outra e de ligar-se em rede e também uma calculadora nova, utilizada até hoje.
  • 70. System 1.0 - 1984
  • 71. System 4.0, 4.1, 4.2 - Trazia pela primeira vez o MultiFinder, que deixava você usar dois ou mais programas ao mesmo tempo (multitarefa) e possibilitava a utilização de hard disks maiores do que 32Mb. System 6.02 ao 6.08 – Alguns deles tiveram muitos defeitos, o 6.01, por exemplo, nem chegou a ser lançado. Já os últimos vieram com uma melhora nos drivers das impressoras e o tamanho triplicou do original, tendo cerca de 6000 kb. System 7.0 ao 7.6 – Foi a maior atualização feita até a data e valeu a pena pois trouxe um visual novo, o uso do Desktop, a possibilidade de usar mais de 8Mb de RAM, um Apple Menu, os balõezinhos de ajuda, janelas e ícones coloridos, o painel de controle Views e o QuickTime e também os comandos no teclado para abrir e fechar.
  • 73. Mac OS 8 – Este foi lançado seis anos após o System 7 e foi o primeiro Mac mais vendido da Apple com 1,2 milhões de cópias vendidas em duas semanas. Foi nele que ocorreu a introdução da interface Platinum. Mac OS 9 – Foi classificado pela Apple como o melhor sistema operacional em internet, com destaque para o sistema de busca Sherlocks 2’s.
  • 74. Mac OS 8 - 1997
  • 75. Versões do Mac OS X O Mac OS X foi a resposta da Apple à tão esperada próxima geração de sistemas operacionais da Macintosh. Apresentou um novo conceito de código criado, completamente diferente do modelo do Mac OS 9. Versões: Mac OS X Public Beta (2000) Mac OS X v10.0 "Cheetah" (24 de março de 2001) Mac OS X v10.1 "Puma" (25 de setembro de 2001) Mac OS X v10.2 "Jaguar" (24 de agosto de 2002) Mac OS X v10.3 "Panther" (24 de outubro de 2003) Mac OS X v10.4 "Tiger" (29 de abril de 2005) Mac OS X v10.5 "Leopard" (26 de outubro de 2007)
  • 76. Mac OS X 10.0 - 2001
  • 77. O que vem por aí? Mac OS X v10.6 “SnowLeopard” é a " é a próxima grande versão do Mac OS X que está programada para ser lançada agora em 2009. O novo sistema não irá incidir sobre novos recursos, mas sim a melhoria do desempenho e da eficiência. Uma versão prévia tem sido liberada para desenvolvedores.
  • 78. Vantagens do Mac os O Mac é muito mais seguro e bem menos atingido por vírus já que para instalar um programa, você precisa digitar a senha de administrador. Dessa forma, nenhum aplicativo é instalado sem que você fique sabendo. Além disso o uso dele é mais restrito, então não há tanto investimento na produção de códigos maliciosos para essa tecnologia. Outra vantagem é que o Mac é bastante estável, não da os famosos “panes”. O visual também ganha pontos, pois é bastante atraente com interface gráfica mais sofisticada e elegante. Ele é muito bom para trabalhar com imagem e lidar com som.
  • 79. Desvantagens do Mac os O sistema operacional do Mac é de altíssimo nível, mas até pouco tempo atrás, só rodava em hardware da Apple, e hardware caro. Apesar de agora rodar em hardware Intel, ainda é elitista. Outra desvantagem é que não se tem disponível uma grande quantidade de programas, o usuário fica privado de algumas funções. O Mac também não é uma plataforma criada para suportar jogos, eles não têm a mesma qualidade e diversidade que os outros sistemas possuem.
  • 80. Unix
  • 81. Histórico Em 1965 formou-se um grupo de programadores, incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Electric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics. Em 1969, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics. Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de Unix. Em 1973, Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveram o Unix, usando a linguagem C.O uso desta é considerado uma das principais razões para a rápida difusão do Unix.
  • 82. Atualmente O Unix (ou *nix) é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operacionais que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas Unix originais, sendo todos eles desenvolvidos em torno de padrões como o POSIX (Portable Operating System Interface) e outros. Alguns dos Sistemas Operacionais derivados do Unix são: BSD (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD), Solaris (anteriormente conhecido por SunOS), IRIXG, AIX, HP-UX, Tru64, Linux (nas suas centenas de distribuições), e até o Mac OS X. Existem mais de quarenta sistemas operacionais *nix, rodando desde celulares a supercomputadores, de relógios de pulso a sistemas de grande porte.
  • 83. Características Multitarefa (realiza diferentes tarefas simultaneamente). Controla periféricos. Imprime arquivos. Compila programas. Multiusuário (mais de um usuário pode estar conectado a um mesmo computador). Gerencia e atribui prioridades quando duas ou mais pessoas querem usar o mesmo arquivo ou impressora ao mesmo tempo. Portabilidade (HP, IBM, Silicon Graphics, Sun, etc.). Redes.
  • 84.
  • 85.
  • 86. Curiosidades Existem alguns S.O. do tipo Unix (Unix-like) como: A/UX, AIX, BSD, DragonFlv BSD, FreeBSD, GNU, HP-UX, IRIX, Linux, Mac OS X, Minix, NetBSD, NEXTSTEP, OpenBSD, Plan 9, QNX, Research, Unix, SCO UNIX, SINIX, Solaris, SUPER-UX, System V, Tru64, VxWorks, Xenix e Xinu. Ao contrário do que muitos pensam Linus Torvalds não escreveu o Linux Kernel do zero, reza a lenda que Linus ao ver seu tio sofrendo na interface shell do DOS decidiu escrever um sistema operacional mais flexível e poderoso. Para isso ele usou como base o Kernel do Minix.
  • 88.
  • 89.
  • 101.