SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 13
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Saiba qual Nível Laser Comprar 
QUAL NIVEL LASER COMPRAR? 
SAIBA MAIS SOBRE A TECNOLOGIA 
Hoje em dia o mercado está recheado de equipamentos de precisão para a construção civil, principalmente no que se diz respeito a niveis a laser. 
Uma das coisas mais importantes que se deve colocar é o seu uso: Profissional (construtoras, prestadores de serviço) ou Amador (pequenos serviços domésticos). 
Para uso profissional o quesito mais importante é a precisão, existem hoje no mercado diversas marcas, modelos com uma ampla margem de erro de marcação. Para uso profissional aconselha-se a precisão de no máximo +- 6mm à cada 30m. 
Apesar de não ser determinante, a marca influencia bastante. Temos niveis laser de marcas duvidosas, principalmente os de origem chinesa ou equipamentos de pequenas empresas que na verdade são niveis chineses com uma nova logo, cuidado nisso! 
Existem também para uso profissional dentro da mesma marca, mesmo as tops como Dewalt e Bosch, que apesar de serem de uma marca confiável tem uma precisão aquém do necessário. 
Para uso amador ou doméstico normalmente alguns dos chineses ou alguns de marcas como Skill e alguns aparelhos da própria dewalt e bosch (de baixa precisão) são adequados. 
O tutorial abaixo serve de referência para compra de um nivel laser de acordo dom a sua necessidade, pricipalmente para uso profissional. 
OBS: Lembre-se: uma confiança em uma medição de um nivel laser não calibrado, ou com precisão baixa, pode levar a resultados desastrosos. Recentemente fui abordado por um representande de uma das marcas "tops" que mencionei que utilizou um nivel laser de baixa precisão, resultado: um prédio comercial de 4 andares alguns centímetros fora do prumo, com o construtor ameaçando processar a marca, então, cuidado na escolha do seu laser! 
1. O QUE É UM NÍVEL LASER? 
2. QUAL AS VANTAGENS DE UM NÍVEL LASER? 
3. PORQUE OS NÍVEIS A LASER SÃO MELHORES QUE NÍVEIS ÓPTICOS? 
4. O QUE É UM NÍVEL AUTONIVELANTE?
5. O QUE É UM NÍVEL LASER PONTO A PONTO? 
6. O QUE É UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO? 
7. QUANDO UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO DE DOIS EIXOS É NECESSÁRIO? QUAL A VANTAGEM? 
8. QUAIS OUTROS NÍVEIS LASER PODEM SER ÚTEIS? 
9. 
1. O QUE É UM NÍVEL LASER? 
Uma grande descoberta do século XX foi a descoberta do laser. O laser é basicamente a polarização da luz, fazendo com que os seus elementos (fótons) sejam direcionados num mesmo sentido, formando como uma linha de luz. Esse alinhamento da luz é extremamente preciso, podendo, dependendo da intensidade do laser, alcançar vários kilômetros. Utilizando-se dessa propriedade, foram elaborados equipamentos que podem substituir as linhas de instrumentos convencionais que utilizam a linha de nílon, niveis com bolhas e água, pendulos e outros que são utilizados para medir prumos, esquadros e níveis. Através da associação de vários feixes de laser, juntamente com sistemas de nivelamento automático (ver próximos topicos), é possível utilizar os níveis laser nas mais diversas atividades, não só na construção civil mas como na agrimensura e industrias, fornecendo medidas extremamente precisas (milimetros entre vários metros de medição) num tempo muito inferior aos métodos convencinais. 
2. QUAL AS VANTAGENS DE UM NÍVEL LASER? 
Se você trabalha obras, alinhamento de formas, concretagem de lajes, vigas e pilares, estruturas metálicas, estruturas em geral, esquadrias, rebaixamento de tetos, coberturas e outros, ou trabalha no ramo de industrias para nivelamento e alinhamento de máquinas industriais, silos, e outros ou trabalha com agrimensura para nivelamento de terreno, declividade, escavações e necessita de medições precisas e instanâneas, o nível laser certamente é a opção certa. 
3. PORQUE OS NÍVEIS A LASER SÃO MELHORES QUE NÍVEIS ÓTICOS? 
Uma grande vantagem do nível laser é que diferentemente do nível ótico, ele pode ser feito por apenas uma pessoa e mesmo assim a medição pode ser até 90% mais rápida. No tempo em que uma pessoa monta e nivela o nível ótico e outra manuseia a mira, uma única pessoa é capaz de de fazer várias medições com o nível laser. Assim o trabalho de dois torna-se o de uma pessoa. E se você está pagando uma equipe própria para medição e/ ou execução, o laser irá se pagar em muito pouco tempo.
4. O QUE É UM NÍVEL AUTONIVELANTE? 
Se você já usou um instrumento óptico antes, você sabe que a precisão de seu trabalho depende principalmente em como precisamente você nivela o equipamento do inicio ao fim do trabalho. Um laser manual é exatamente o mesmo. A precisão declarada nos níveis óticos e laser manuais é relacionada diretamente à um nivelamento preciso e perfeitamente ajustado, com auxílo apenas de níveis de bolhas e prumos convencionais. Se utilizado erroneamente (mal nivelamento ou se o equipamento se move durante a medição e não se percebe), a precisão da medição é comprometida, e dependendo do serviço pode gerar prejuizos desde excesso de material à uma inutilização de todo o serviço executado. Aparelhos manuais são em si muito precisos, porém o erro total de sua medição dependerá da precisão do seu manuseio. Um nível laser autonivelante (rotativo ou ponto a ponto) usa a gravidade para fazer a afinação atual para você. Há várias técnicas diferentes, mas o mais comum é o de se projetar um feixe laser pendurado abaixo de um prisma, fazendo o laser passar por este. Um sensor altamente preciso mede o desvio desse feixe, e avisa quando nivelado. A vantagem desse sistema é que não é preciso ajustar bolhas ou prumos para deixar o aparelho precisamente nivelado e pronto para o uso, com o uso do pêndulo, mesmo se o aparelho esteja alguns graus fora do nível, o pendulo compensa esse erro e se autonivela em apenas alguns segundos. Em pouquissimo tempo se monta o instrumento visualmente alinhado, e a gravidade faz o resto. Este tipo de laser pode ter precisões de até menos de 1mm de erro à uma distância de 30 metros. O resultado é uma precisão que elimina os erros relacionados à montagem e a medição. Tornando a sua utilização rápida e precisa. 
Se acontecer de por algum motivo o nível sair do nível (por algum esbarro acidental ou pelo seu apoio ceder) o aparelho emite um aviso sonoro para que seja novamente ajustado dentro da amplitude do autonivelamento.
Sistema Autonivelande patenteado da Pacific Laser Systems 
5. O QUE É UM NÍVEL LASER PONTO A PONTO? 
O nível laser ponto a ponto é basicamente usado para substituir o uso de fios de nilon e prumos de peso para marcação de esquadro, prumo, nível e marcação de eixos. Ele possue vários feixes laser saindo de um mesmo ponto direcionado como eixos, com todos esses lasers ortogonais entre si. A grande vantagem desses sistema é a rapidez e a praticidade com que se fazem medições em comparação com os métodos tradicionais. Em alguns segundos posiciona-se o aparelho e se faz a marcação, não sendo necessário posicionar fios, usar pendulos, alinha-los ou lançar eixos. 
NÍVEIS PONTO À PONTO
Nível Laser Autonivelante Ponto a Ponto PLS5 
Nível Laser Ponto a Ponto MP5 alinhando uma equadria de alumínium.
Exemplo de uso de nível laser ponto à ponto para intalação de Esquadrias. 
Nível Laser Autonivelante Ponto a Ponto PLS5 sendo usado para como esquadro para marcar pontos na fundação.
Nível Laser em outras possíveis marcações. 
6. O QUE É UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO? 
Num nível laser rotatório, o feixe laser nivelador gira ao redor do nível como em um círculo. O laser gira numa velocidate tal que dará uma impressão de que você está olhando para uma linha contínua em vez de um ponto se movendo. O motor que gira a luz de laser está no topo do nível, que deve ser colocado sobre um tripé ou num apoio fixo. Essa linha gerada pelo laser, dependendo do tipo de nível laser, pode ser projetada tanto na horizontal, como na vertical. Juntamente com o laser rotatório, usualmente é usado um detector acoplado à uma régua, que consegue determinar exatamente por onde o laser passa. Esse sensor indicanda quando foi posicionado perfeitamente na linha do laser, possibilitando assim marcar precisamente a altura marcada pela régua, marcando um nível extremamente preciso (em alguns modelos até 1mm de precisão). Inumeras medidas em diversos pontos ao redor do nível laser podem ser feitas instantâneamente. Quanto mais rápido o laser pulsar, mais facilmente o detector pode identificar-lo. O detector normalmente tem dois modos de indicar que o nível foi achado: tem uma exibição de LCD com setas que o deixam
saber se o laser está acima ou abaixo do nível atual. O aparelho também emite sinais sonoros que bipam cada vez mais rápido quando se chega perto do nível, e emite um tom constante quando o nível é achado. 
NÍVEIS ROTATÓRIOS 
Nivel Laser Rotatório Autonivelante PLS360 sendo usado para nivelamento de forro de gesso. 
Nivel Laser Rotatório AutonivelantePLS360 sendo usado para alinhamento de uma laje durante concretagem.
Nivel Laser Rotatório AutonivelantePLS360 sendo usado para alinhar toda uma linha de pontos numa superfície. 
Nivel Laser Rotatório sendo usado para nivelar escavação com retroescavadeira.
Detector de Laser acoplado à pá da retro escavadeira fornecendo o nível da escavação. 
7. QUANDO UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO DE DOIS EIXOS É NECESSÁRIO? QUAL A VANTAGEM? 
Alguns modelos de níveis laser vem com dois feixes laser formando um angulo de 90º entre si. Para de dividir o feixe laser e dois, usa-se um espelho semi- transparente, onde se deixa uma parte do feixe para a marcação em 360º criando a ilusão da linha contínua e a outra parte é diretamente diredionada para o topo do rotor criando um único ponto que é diretamente sobre o nível. Essa técnica garante que os feixes sempre estarão à 90º entre si, e ainda permitindo o autonivelamento A grande vantagem é poder marcar ao mesmo uma linha continua e ainda obter o esquadro e nível num só aparelho. Quando você montar seu laser para girar uma linha vertical, o ponto estará na horizontal e a 90° daquela linha e pode ser útil para alinamento de paredes interiores e diversos tipos de estruturas, pilares, formas etc. 
NÍVEIS ROTATÓRIOS DE DOIS EIXOS: 
DEWALT KDT079
Nivel laser de 2 Eixos L3 Millennium sendo usado para alinhar e enquadrar uma esquadria de aluminium. 
8. QUAIS OUTROS NÍVEIS LASER PODEM SER ÚTEIS? 
Um outro tipo de nível laser muito útil é o nível laser CROSS. Este nível laser, também autonivelante, fornece um eixo laser contínuo que pode ser projetado em superfícies diversas. Estes equipamentos são recomendados para alinhamento em geral, como marcação de linhas retas em estruturas para nível, esquadro e prumo, alinhamento de nivel, esquadro e prumo à distância, colocação de contramarcos, substituição de linhas na alvenaria, marcação de alinhamentos para máquinas de corte em geral e uma diversa gama de utilidades. O aparelho pode fornecer uma linha horizontal ou vertical ou as duas simultaneamente, além de poder se ajustar eletronicamente a inclinação dessas linhas. 
NIVEIS LASER CROSS: 
LASERMARK RV7 SPECTRA PRECISION
Nível Laser Cross Stanley CL2XT com feixes horizontais e verticais. 
Nível Laser Cross Stanley CL2XT alinhado a colocação de uma pedra de granito. 
Outro aparelho que utiliza a tecnologia do autonivelamento é a régua digita SMARTOOL. É uma régua de nível que faz leituras de inclinações tando a partir da horizontal quanto da vertical. A régua possui um mostrador digital que mostra a inclinação instantaneamente em várias unidades (graus, porcentagem, in/ft etc). Ideal para medir caimentos, rampas, incliunação de coberturas e verificar o prumo e esquadro. Pode ser utilizado para transferir medições, programando-se para emitir som sempre que um ângulo específico for alcançado. Aparelho altamente resistente à queda e batidas, facilmente calibrado pelo próprio usuário. 
RÉGUA DIGITAL
Régua de Nível Digital medindo caimento de piso 
Régua de Nível Digital medindo a inclinação de um telhado. 
Este texto é de autoria exclusiva da Teodol Equipametos de Precisão, devidamente registrada como Obra Intelectual junto ao Escritório Nacional de Direitos Autorais. 
A reprodução é autorizada com a devida referência à nossa empresa e link dessa página. 
O não cumprimento ou a reprodução indevida deste conteúto ferem a lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/98).

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

2014312 113433 radiologia+2014
2014312 113433 radiologia+20142014312 113433 radiologia+2014
2014312 113433 radiologia+2014Daniela Iamashita
 
Sensores na automação industrial o completo
Sensores na automação industrial o completoSensores na automação industrial o completo
Sensores na automação industrial o completoLuis Varoli
 
Controles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapControles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapjournalistas
 

Was ist angesagt? (6)

Biossegurança
BiossegurançaBiossegurança
Biossegurança
 
Mauses óticos
Mauses óticosMauses óticos
Mauses óticos
 
Aula 21 ultra-som
Aula 21   ultra-somAula 21   ultra-som
Aula 21 ultra-som
 
2014312 113433 radiologia+2014
2014312 113433 radiologia+20142014312 113433 radiologia+2014
2014312 113433 radiologia+2014
 
Sensores na automação industrial o completo
Sensores na automação industrial o completoSensores na automação industrial o completo
Sensores na automação industrial o completo
 
Controles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicapControles operacionais da câmera unicap
Controles operacionais da câmera unicap
 

Ähnlich wie Saiba qual nível laser comprar

Ähnlich wie Saiba qual nível laser comprar (13)

Saiba qual nível laser (dewalt 087k)
Saiba qual nível laser (dewalt 087k)Saiba qual nível laser (dewalt 087k)
Saiba qual nível laser (dewalt 087k)
 
manual-router-vs4040l.pdf
manual-router-vs4040l.pdfmanual-router-vs4040l.pdf
manual-router-vs4040l.pdf
 
Apresentação pin nivel trisel artigo
Apresentação pin nivel trisel artigoApresentação pin nivel trisel artigo
Apresentação pin nivel trisel artigo
 
Sensores de Posição
Sensores de PosiçãoSensores de Posição
Sensores de Posição
 
Guia Fluence - Tudo Belo Estética - ago16
Guia Fluence - Tudo Belo Estética - ago16Guia Fluence - Tudo Belo Estética - ago16
Guia Fluence - Tudo Belo Estética - ago16
 
Tratamentos de superficie com lasers
Tratamentos de superficie com lasersTratamentos de superficie com lasers
Tratamentos de superficie com lasers
 
1 metrologia
1 metrologia1 metrologia
1 metrologia
 
Radar Interferométrico: O Que É e Como Funciona?
Radar Interferométrico: O Que É e Como Funciona?Radar Interferométrico: O Que É e Como Funciona?
Radar Interferométrico: O Que É e Como Funciona?
 
ODSL9
ODSL9 ODSL9
ODSL9
 
Ultrassom salvo.pptx
Ultrassom salvo.pptxUltrassom salvo.pptx
Ultrassom salvo.pptx
 
Rugosidade superficial.ppt
Rugosidade superficial.pptRugosidade superficial.ppt
Rugosidade superficial.ppt
 
04.paquimetro tipos e usos
04.paquimetro  tipos e usos04.paquimetro  tipos e usos
04.paquimetro tipos e usos
 
Redes de Sensores e Robôs: Um novo paradigma de Monitoramento e Atuação
Redes de Sensores e Robôs: Um novo paradigma de Monitoramento e AtuaçãoRedes de Sensores e Robôs: Um novo paradigma de Monitoramento e Atuação
Redes de Sensores e Robôs: Um novo paradigma de Monitoramento e Atuação
 

Kürzlich hochgeladen

FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxFASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxmigorof964
 
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...migorof964
 
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...migorof964
 
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdf
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdfGerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdf
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdfLeonardo Martins
 
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...xokece8239
 
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...migorof964
 
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxFASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxhefifo4687
 
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...migorof964
 
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...hefifo4687
 

Kürzlich hochgeladen (9)

FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxFASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
 
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...
Na unidade I, Valenciano (2024) cita três lições para a melhor compreensão da...
 
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...
Quando se trata de inteligência emocional, encontramos inúmeras definições na...
 
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdf
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdfGerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdf
Gerenciando_pequenos_projetos_com_Notion_Leonardo_Martins_AgileTrends2024.pdf
 
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...
Com base na imagem apresentada e em seus conhecimentos sobre a implementação ...
 
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...
Você já agiu sem pensar Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportame...
 
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docxFASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
FASE A1 de 2024 - Logica de Programacao e Algoritmos.docx
 
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...
O horário político obrigatório suscitou inúmeros questionamentos em D. Matild...
 
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser...
 

Saiba qual nível laser comprar

  • 1. Saiba qual Nível Laser Comprar QUAL NIVEL LASER COMPRAR? SAIBA MAIS SOBRE A TECNOLOGIA Hoje em dia o mercado está recheado de equipamentos de precisão para a construção civil, principalmente no que se diz respeito a niveis a laser. Uma das coisas mais importantes que se deve colocar é o seu uso: Profissional (construtoras, prestadores de serviço) ou Amador (pequenos serviços domésticos). Para uso profissional o quesito mais importante é a precisão, existem hoje no mercado diversas marcas, modelos com uma ampla margem de erro de marcação. Para uso profissional aconselha-se a precisão de no máximo +- 6mm à cada 30m. Apesar de não ser determinante, a marca influencia bastante. Temos niveis laser de marcas duvidosas, principalmente os de origem chinesa ou equipamentos de pequenas empresas que na verdade são niveis chineses com uma nova logo, cuidado nisso! Existem também para uso profissional dentro da mesma marca, mesmo as tops como Dewalt e Bosch, que apesar de serem de uma marca confiável tem uma precisão aquém do necessário. Para uso amador ou doméstico normalmente alguns dos chineses ou alguns de marcas como Skill e alguns aparelhos da própria dewalt e bosch (de baixa precisão) são adequados. O tutorial abaixo serve de referência para compra de um nivel laser de acordo dom a sua necessidade, pricipalmente para uso profissional. OBS: Lembre-se: uma confiança em uma medição de um nivel laser não calibrado, ou com precisão baixa, pode levar a resultados desastrosos. Recentemente fui abordado por um representande de uma das marcas "tops" que mencionei que utilizou um nivel laser de baixa precisão, resultado: um prédio comercial de 4 andares alguns centímetros fora do prumo, com o construtor ameaçando processar a marca, então, cuidado na escolha do seu laser! 1. O QUE É UM NÍVEL LASER? 2. QUAL AS VANTAGENS DE UM NÍVEL LASER? 3. PORQUE OS NÍVEIS A LASER SÃO MELHORES QUE NÍVEIS ÓPTICOS? 4. O QUE É UM NÍVEL AUTONIVELANTE?
  • 2. 5. O QUE É UM NÍVEL LASER PONTO A PONTO? 6. O QUE É UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO? 7. QUANDO UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO DE DOIS EIXOS É NECESSÁRIO? QUAL A VANTAGEM? 8. QUAIS OUTROS NÍVEIS LASER PODEM SER ÚTEIS? 9. 1. O QUE É UM NÍVEL LASER? Uma grande descoberta do século XX foi a descoberta do laser. O laser é basicamente a polarização da luz, fazendo com que os seus elementos (fótons) sejam direcionados num mesmo sentido, formando como uma linha de luz. Esse alinhamento da luz é extremamente preciso, podendo, dependendo da intensidade do laser, alcançar vários kilômetros. Utilizando-se dessa propriedade, foram elaborados equipamentos que podem substituir as linhas de instrumentos convencionais que utilizam a linha de nílon, niveis com bolhas e água, pendulos e outros que são utilizados para medir prumos, esquadros e níveis. Através da associação de vários feixes de laser, juntamente com sistemas de nivelamento automático (ver próximos topicos), é possível utilizar os níveis laser nas mais diversas atividades, não só na construção civil mas como na agrimensura e industrias, fornecendo medidas extremamente precisas (milimetros entre vários metros de medição) num tempo muito inferior aos métodos convencinais. 2. QUAL AS VANTAGENS DE UM NÍVEL LASER? Se você trabalha obras, alinhamento de formas, concretagem de lajes, vigas e pilares, estruturas metálicas, estruturas em geral, esquadrias, rebaixamento de tetos, coberturas e outros, ou trabalha no ramo de industrias para nivelamento e alinhamento de máquinas industriais, silos, e outros ou trabalha com agrimensura para nivelamento de terreno, declividade, escavações e necessita de medições precisas e instanâneas, o nível laser certamente é a opção certa. 3. PORQUE OS NÍVEIS A LASER SÃO MELHORES QUE NÍVEIS ÓTICOS? Uma grande vantagem do nível laser é que diferentemente do nível ótico, ele pode ser feito por apenas uma pessoa e mesmo assim a medição pode ser até 90% mais rápida. No tempo em que uma pessoa monta e nivela o nível ótico e outra manuseia a mira, uma única pessoa é capaz de de fazer várias medições com o nível laser. Assim o trabalho de dois torna-se o de uma pessoa. E se você está pagando uma equipe própria para medição e/ ou execução, o laser irá se pagar em muito pouco tempo.
  • 3. 4. O QUE É UM NÍVEL AUTONIVELANTE? Se você já usou um instrumento óptico antes, você sabe que a precisão de seu trabalho depende principalmente em como precisamente você nivela o equipamento do inicio ao fim do trabalho. Um laser manual é exatamente o mesmo. A precisão declarada nos níveis óticos e laser manuais é relacionada diretamente à um nivelamento preciso e perfeitamente ajustado, com auxílo apenas de níveis de bolhas e prumos convencionais. Se utilizado erroneamente (mal nivelamento ou se o equipamento se move durante a medição e não se percebe), a precisão da medição é comprometida, e dependendo do serviço pode gerar prejuizos desde excesso de material à uma inutilização de todo o serviço executado. Aparelhos manuais são em si muito precisos, porém o erro total de sua medição dependerá da precisão do seu manuseio. Um nível laser autonivelante (rotativo ou ponto a ponto) usa a gravidade para fazer a afinação atual para você. Há várias técnicas diferentes, mas o mais comum é o de se projetar um feixe laser pendurado abaixo de um prisma, fazendo o laser passar por este. Um sensor altamente preciso mede o desvio desse feixe, e avisa quando nivelado. A vantagem desse sistema é que não é preciso ajustar bolhas ou prumos para deixar o aparelho precisamente nivelado e pronto para o uso, com o uso do pêndulo, mesmo se o aparelho esteja alguns graus fora do nível, o pendulo compensa esse erro e se autonivela em apenas alguns segundos. Em pouquissimo tempo se monta o instrumento visualmente alinhado, e a gravidade faz o resto. Este tipo de laser pode ter precisões de até menos de 1mm de erro à uma distância de 30 metros. O resultado é uma precisão que elimina os erros relacionados à montagem e a medição. Tornando a sua utilização rápida e precisa. Se acontecer de por algum motivo o nível sair do nível (por algum esbarro acidental ou pelo seu apoio ceder) o aparelho emite um aviso sonoro para que seja novamente ajustado dentro da amplitude do autonivelamento.
  • 4. Sistema Autonivelande patenteado da Pacific Laser Systems 5. O QUE É UM NÍVEL LASER PONTO A PONTO? O nível laser ponto a ponto é basicamente usado para substituir o uso de fios de nilon e prumos de peso para marcação de esquadro, prumo, nível e marcação de eixos. Ele possue vários feixes laser saindo de um mesmo ponto direcionado como eixos, com todos esses lasers ortogonais entre si. A grande vantagem desses sistema é a rapidez e a praticidade com que se fazem medições em comparação com os métodos tradicionais. Em alguns segundos posiciona-se o aparelho e se faz a marcação, não sendo necessário posicionar fios, usar pendulos, alinha-los ou lançar eixos. NÍVEIS PONTO À PONTO
  • 5. Nível Laser Autonivelante Ponto a Ponto PLS5 Nível Laser Ponto a Ponto MP5 alinhando uma equadria de alumínium.
  • 6. Exemplo de uso de nível laser ponto à ponto para intalação de Esquadrias. Nível Laser Autonivelante Ponto a Ponto PLS5 sendo usado para como esquadro para marcar pontos na fundação.
  • 7. Nível Laser em outras possíveis marcações. 6. O QUE É UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO? Num nível laser rotatório, o feixe laser nivelador gira ao redor do nível como em um círculo. O laser gira numa velocidate tal que dará uma impressão de que você está olhando para uma linha contínua em vez de um ponto se movendo. O motor que gira a luz de laser está no topo do nível, que deve ser colocado sobre um tripé ou num apoio fixo. Essa linha gerada pelo laser, dependendo do tipo de nível laser, pode ser projetada tanto na horizontal, como na vertical. Juntamente com o laser rotatório, usualmente é usado um detector acoplado à uma régua, que consegue determinar exatamente por onde o laser passa. Esse sensor indicanda quando foi posicionado perfeitamente na linha do laser, possibilitando assim marcar precisamente a altura marcada pela régua, marcando um nível extremamente preciso (em alguns modelos até 1mm de precisão). Inumeras medidas em diversos pontos ao redor do nível laser podem ser feitas instantâneamente. Quanto mais rápido o laser pulsar, mais facilmente o detector pode identificar-lo. O detector normalmente tem dois modos de indicar que o nível foi achado: tem uma exibição de LCD com setas que o deixam
  • 8. saber se o laser está acima ou abaixo do nível atual. O aparelho também emite sinais sonoros que bipam cada vez mais rápido quando se chega perto do nível, e emite um tom constante quando o nível é achado. NÍVEIS ROTATÓRIOS Nivel Laser Rotatório Autonivelante PLS360 sendo usado para nivelamento de forro de gesso. Nivel Laser Rotatório AutonivelantePLS360 sendo usado para alinhamento de uma laje durante concretagem.
  • 9. Nivel Laser Rotatório AutonivelantePLS360 sendo usado para alinhar toda uma linha de pontos numa superfície. Nivel Laser Rotatório sendo usado para nivelar escavação com retroescavadeira.
  • 10. Detector de Laser acoplado à pá da retro escavadeira fornecendo o nível da escavação. 7. QUANDO UM NÍVEL LASER ROTATÓRIO DE DOIS EIXOS É NECESSÁRIO? QUAL A VANTAGEM? Alguns modelos de níveis laser vem com dois feixes laser formando um angulo de 90º entre si. Para de dividir o feixe laser e dois, usa-se um espelho semi- transparente, onde se deixa uma parte do feixe para a marcação em 360º criando a ilusão da linha contínua e a outra parte é diretamente diredionada para o topo do rotor criando um único ponto que é diretamente sobre o nível. Essa técnica garante que os feixes sempre estarão à 90º entre si, e ainda permitindo o autonivelamento A grande vantagem é poder marcar ao mesmo uma linha continua e ainda obter o esquadro e nível num só aparelho. Quando você montar seu laser para girar uma linha vertical, o ponto estará na horizontal e a 90° daquela linha e pode ser útil para alinamento de paredes interiores e diversos tipos de estruturas, pilares, formas etc. NÍVEIS ROTATÓRIOS DE DOIS EIXOS: DEWALT KDT079
  • 11. Nivel laser de 2 Eixos L3 Millennium sendo usado para alinhar e enquadrar uma esquadria de aluminium. 8. QUAIS OUTROS NÍVEIS LASER PODEM SER ÚTEIS? Um outro tipo de nível laser muito útil é o nível laser CROSS. Este nível laser, também autonivelante, fornece um eixo laser contínuo que pode ser projetado em superfícies diversas. Estes equipamentos são recomendados para alinhamento em geral, como marcação de linhas retas em estruturas para nível, esquadro e prumo, alinhamento de nivel, esquadro e prumo à distância, colocação de contramarcos, substituição de linhas na alvenaria, marcação de alinhamentos para máquinas de corte em geral e uma diversa gama de utilidades. O aparelho pode fornecer uma linha horizontal ou vertical ou as duas simultaneamente, além de poder se ajustar eletronicamente a inclinação dessas linhas. NIVEIS LASER CROSS: LASERMARK RV7 SPECTRA PRECISION
  • 12. Nível Laser Cross Stanley CL2XT com feixes horizontais e verticais. Nível Laser Cross Stanley CL2XT alinhado a colocação de uma pedra de granito. Outro aparelho que utiliza a tecnologia do autonivelamento é a régua digita SMARTOOL. É uma régua de nível que faz leituras de inclinações tando a partir da horizontal quanto da vertical. A régua possui um mostrador digital que mostra a inclinação instantaneamente em várias unidades (graus, porcentagem, in/ft etc). Ideal para medir caimentos, rampas, incliunação de coberturas e verificar o prumo e esquadro. Pode ser utilizado para transferir medições, programando-se para emitir som sempre que um ângulo específico for alcançado. Aparelho altamente resistente à queda e batidas, facilmente calibrado pelo próprio usuário. RÉGUA DIGITAL
  • 13. Régua de Nível Digital medindo caimento de piso Régua de Nível Digital medindo a inclinação de um telhado. Este texto é de autoria exclusiva da Teodol Equipametos de Precisão, devidamente registrada como Obra Intelectual junto ao Escritório Nacional de Direitos Autorais. A reprodução é autorizada com a devida referência à nossa empresa e link dessa página. O não cumprimento ou a reprodução indevida deste conteúto ferem a lei de direitos autorais (Lei nº 9.610/98).