SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 19
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Elaboração de Projetos  propicia aos professores o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em  três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias  –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso. Esta coletânea integra o material complementar deste curso do Programa Nacional de Formação Continuada Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, desenvolvido no ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo. O navegador indicado para acessar o material no e-ProInfo é o Mozilla Firefox.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O curso  Elaboração de Projetos  (40h) desenvolve-se com base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto da sala de aula, e a reflexão sobre a prática com a integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.
Eixos estruturantes do currículo O curso está estruturado em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologia – que se articulam entre si formando a espiral ascendente da formação, a qual se desenvolve integrada com a prática concreta dos cursistas no uso de tecnologias com seus alunos.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Desenho do currículo O curso  Elaborando Projetos  (40h) tem a duração prevista de três meses, isto é, entre oito e dez semanas, ao longo das quais ocorrem três encontros presenciais de 4 horas de duração e 28 horas à distância. Sugerimos o seguinte cronograma, que pode ser alterado, tendo em vista as condições locais e os acordos entre as equipes de formação e os cursistas: 1° encontro presencial Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas. 2° encontro presencial Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas. 3º encontro presencial Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.
Matriz curricular do curso Projetos (40h)
Avaliação e certificação A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e pelas secretarias municipais locais. Os critérios para obtenção da certificação são: a nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância. De acordo com a concepção de formação baseada na epistemologia da práxis, a avaliação do cursista é processual, isto é, considera a participação nos encontros presenciais e as produções individuais e grupais desenvolvidas a partir das atividades propostas com respeito aos objetivos de aprendizagem.
SUGESTÕES DE TEXTOS Projeto de Vida Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto13.pdf Como se trabalha com projetos http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto14.pdf Roteiro Proposta do Projeto http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/roteiro%20de%20proposta%20de%20projeto.doc
Atividades ,[object Object]
Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional  É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma. Para realizá-la, siga as  orientações. Orientações: 1.Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras. 2.Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: ativ-1_1Aluciap 3.Postar o arquivo desta atividade na  Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto pessoal/profissional” .  4.Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos. 5.Entrar  no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional”  para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
Atividade-1.2 – Diálogo teórico Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma. Orientação didática: 1.Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência; 2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto; 3.Compartilhar com os colegas no  Fórum “Diálogo teórico”; 4.Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
Atividades Elaboração de projetos EIXO 2: Currículo
Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto  Nesse momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do eixo 2 do curso.  Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto. Orientações: 1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;  2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_1Apres_Projeto_seunome; 3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”.  4. Participar da constituição de um  Painel  que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas; 5. Anotar dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos. 6. Participar da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma.  A estrutura proposta para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem.
Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Siga as  orientações . 1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo; 2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no  Fórum “Projeto em ação” ; 3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Programa referencial de comunicação e tecnologias da informação
Programa  referencial de comunicação e tecnologias da informaçãoPrograma  referencial de comunicação e tecnologias da informação
Programa referencial de comunicação e tecnologias da informaçãosandra alfaiate
 
Elaboração de Projetos - Eixo 3
Elaboração de Projetos -  Eixo 3Elaboração de Projetos -  Eixo 3
Elaboração de Projetos - Eixo 3Diana Pilatti
 
Curso - Elaboração de Projetos
Curso - Elaboração de ProjetosCurso - Elaboração de Projetos
Curso - Elaboração de Projetoslordlue
 
Tic educa.apresentação.rea.pp
Tic educa.apresentação.rea.ppTic educa.apresentação.rea.pp
Tic educa.apresentação.rea.ppticEDUCA2010
 
Apresentação Seminário MCMM 2013_14
Apresentação Seminário MCMM 2013_14Apresentação Seminário MCMM 2013_14
Apresentação Seminário MCMM 2013_14Luis Pedro
 
Pré-projeto Mestrado UNIFRA
Pré-projeto Mestrado UNIFRAPré-projeto Mestrado UNIFRA
Pré-projeto Mestrado UNIFRAAlexandre Brust
 
Modelo de Design Instrucional ILDF Online
Modelo de Design Instrucional ILDF OnlineModelo de Design Instrucional ILDF Online
Modelo de Design Instrucional ILDF Onlinexpeering
 
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...Jorge Teixeira
 
Projeto integrador i da faciplac
Projeto integrador i da faciplacProjeto integrador i da faciplac
Projeto integrador i da faciplacMatheus Yuri
 
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do design
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do designUm estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do design
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do designMayara Atherino Macedo
 
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11Luis Pedro
 
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10IST - Instituto Superior Técnico
 
Defesa da tese 09 12-2010
Defesa da tese 09 12-2010Defesa da tese 09 12-2010
Defesa da tese 09 12-2010João Piedade
 
Apresentação ied 2014
Apresentação ied 2014Apresentação ied 2014
Apresentação ied 2014julivibruno
 
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012Dirce Reges Crispim Sousa
 
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...Joana Paulo Pardal
 
Projeto Quero Aprender: Momiji
Projeto Quero Aprender: MomijiProjeto Quero Aprender: Momiji
Projeto Quero Aprender: MomijiElen Arantza
 

Was ist angesagt? (20)

Programa referencial de comunicação e tecnologias da informação
Programa  referencial de comunicação e tecnologias da informaçãoPrograma  referencial de comunicação e tecnologias da informação
Programa referencial de comunicação e tecnologias da informação
 
Elaboração de Projetos - Eixo 3
Elaboração de Projetos -  Eixo 3Elaboração de Projetos -  Eixo 3
Elaboração de Projetos - Eixo 3
 
Curso - Elaboração de Projetos
Curso - Elaboração de ProjetosCurso - Elaboração de Projetos
Curso - Elaboração de Projetos
 
Tic educa.apresentação.rea.pp
Tic educa.apresentação.rea.ppTic educa.apresentação.rea.pp
Tic educa.apresentação.rea.pp
 
Apresentação Seminário MCMM 2013_14
Apresentação Seminário MCMM 2013_14Apresentação Seminário MCMM 2013_14
Apresentação Seminário MCMM 2013_14
 
Pré-projeto Mestrado UNIFRA
Pré-projeto Mestrado UNIFRAPré-projeto Mestrado UNIFRA
Pré-projeto Mestrado UNIFRA
 
Modelo de Design Instrucional ILDF Online
Modelo de Design Instrucional ILDF OnlineModelo de Design Instrucional ILDF Online
Modelo de Design Instrucional ILDF Online
 
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...
An2 b - trabalho colaborativo com as ferramentas google - edição e publicação...
 
Guião Makt09
Guião Makt09Guião Makt09
Guião Makt09
 
Projeto integrador i da faciplac
Projeto integrador i da faciplacProjeto integrador i da faciplac
Projeto integrador i da faciplac
 
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do design
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do designUm estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do design
Um estudo sobre o ensino e aprendizado da teoria do design
 
Prepmap bc
Prepmap bcPrepmap bc
Prepmap bc
 
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11
Apresentação Projecto Dissertação MCMM 2010_11
 
Afirse 2007
Afirse 2007Afirse 2007
Afirse 2007
 
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10
Regulamento dos Portfolios Pessoais do DEI/IST - versão de 2009/10
 
Defesa da tese 09 12-2010
Defesa da tese 09 12-2010Defesa da tese 09 12-2010
Defesa da tese 09 12-2010
 
Apresentação ied 2014
Apresentação ied 2014Apresentação ied 2014
Apresentação ied 2014
 
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012
Apresentacao curso introedudigital 40h - 2012
 
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...
(Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergênc...
 
Projeto Quero Aprender: Momiji
Projeto Quero Aprender: MomijiProjeto Quero Aprender: Momiji
Projeto Quero Aprender: Momiji
 

Andere mochten auch

Teorias de currículo: das tradicionais às críticas
Teorias de currículo: das tradicionais às críticasTeorias de currículo: das tradicionais às críticas
Teorias de currículo: das tradicionais às críticasLucila Pesce
 
Avaliação de aprendizagem em processo professores 20132
Avaliação de aprendizagem em processo   professores  20132Avaliação de aprendizagem em processo   professores  20132
Avaliação de aprendizagem em processo professores 20132diretoriabragpta
 
Mapa mental, procesos cognitivos.
Mapa mental, procesos cognitivos.Mapa mental, procesos cognitivos.
Mapa mental, procesos cognitivos.PeterVogels
 
Procesos cognitivos
Procesos cognitivosProcesos cognitivos
Procesos cognitivossaluba
 
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCEN
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCENProcesos cognitivos por ISABEL YAUCEN
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCENISABELITASWEET
 
Procesos cognitivos básicos en todos los seres humanos
Procesos cognitivos  básicos en todos los seres humanosProcesos cognitivos  básicos en todos los seres humanos
Procesos cognitivos básicos en todos los seres humanosangeliquecum
 

Andere mochten auch (9)

procesos cognitivos
procesos cognitivosprocesos cognitivos
procesos cognitivos
 
Teorias de currículo: das tradicionais às críticas
Teorias de currículo: das tradicionais às críticasTeorias de currículo: das tradicionais às críticas
Teorias de currículo: das tradicionais às críticas
 
Avaliação de aprendizagem em processo professores 20132
Avaliação de aprendizagem em processo   professores  20132Avaliação de aprendizagem em processo   professores  20132
Avaliação de aprendizagem em processo professores 20132
 
Mapa mental, procesos cognitivos.
Mapa mental, procesos cognitivos.Mapa mental, procesos cognitivos.
Mapa mental, procesos cognitivos.
 
Procesos Cognitivos
Procesos CognitivosProcesos Cognitivos
Procesos Cognitivos
 
PROCESOS MENTALES
PROCESOS MENTALESPROCESOS MENTALES
PROCESOS MENTALES
 
Procesos cognitivos
Procesos cognitivosProcesos cognitivos
Procesos cognitivos
 
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCEN
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCENProcesos cognitivos por ISABEL YAUCEN
Procesos cognitivos por ISABEL YAUCEN
 
Procesos cognitivos básicos en todos los seres humanos
Procesos cognitivos  básicos en todos los seres humanosProcesos cognitivos  básicos en todos los seres humanos
Procesos cognitivos básicos en todos los seres humanos
 

Ähnlich wie Elaboração de Projetos Pedagógicos

Elaboração de Projeto
Elaboração de ProjetoElaboração de Projeto
Elaboração de Projetobertoldofm
 
O ficina de Elaboração de Projetos
O ficina de Elaboração de ProjetosO ficina de Elaboração de Projetos
O ficina de Elaboração de ProjetosGenilsa Aparecida
 
Elaboração de projetos.ppt mariza
Elaboração de projetos.ppt marizaElaboração de projetos.ppt mariza
Elaboração de projetos.ppt marizamarizaliealvares
 
Ativ10 apresentacao maria-georgina
Ativ10 apresentacao maria-georginaAtiv10 apresentacao maria-georgina
Ativ10 apresentacao maria-georginageorginamacedo
 
Elaboração de projetos segundo presencial
Elaboração de projetos segundo presencialElaboração de projetos segundo presencial
Elaboração de projetos segundo presencialAlcione Ethur
 
Caderno atividades módulo Elaboração de Projetos
Caderno atividades módulo Elaboração de ProjetosCaderno atividades módulo Elaboração de Projetos
Caderno atividades módulo Elaboração de Projetosproinfoundimeparaiba
 
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01RosileideOliveira
 

Ähnlich wie Elaboração de Projetos Pedagógicos (20)

Apresentacao el proj_40h
Apresentacao el proj_40hApresentacao el proj_40h
Apresentacao el proj_40h
 
Elaboração de Projeto
Elaboração de ProjetoElaboração de Projeto
Elaboração de Projeto
 
Elaboração de Projeto
Elaboração de ProjetoElaboração de Projeto
Elaboração de Projeto
 
O ficina de Elaboração de Projetos
O ficina de Elaboração de ProjetosO ficina de Elaboração de Projetos
O ficina de Elaboração de Projetos
 
Elaboração de projetos.ppt mariza
Elaboração de projetos.ppt marizaElaboração de projetos.ppt mariza
Elaboração de projetos.ppt mariza
 
Apresent Curso
Apresent CursoApresent Curso
Apresent Curso
 
Ativ10 apresentacao maria-georgina
Ativ10 apresentacao maria-georginaAtiv10 apresentacao maria-georgina
Ativ10 apresentacao maria-georgina
 
Elaboração de projetos segundo presencial
Elaboração de projetos segundo presencialElaboração de projetos segundo presencial
Elaboração de projetos segundo presencial
 
Curso elaboração de _projetos
Curso elaboração  de _projetosCurso elaboração  de _projetos
Curso elaboração de _projetos
 
Apresentação curso Elaboração de Projetos
Apresentação curso Elaboração de ProjetosApresentação curso Elaboração de Projetos
Apresentação curso Elaboração de Projetos
 
Apresentação curso NTE 05 Itabuna-Ba. - Iara
Apresentação curso  NTE 05 Itabuna-Ba. - IaraApresentação curso  NTE 05 Itabuna-Ba. - Iara
Apresentação curso NTE 05 Itabuna-Ba. - Iara
 
Caderno atividades módulo Elaboração de Projetos
Caderno atividades módulo Elaboração de ProjetosCaderno atividades módulo Elaboração de Projetos
Caderno atividades módulo Elaboração de Projetos
 
projetos
 projetos  projetos
projetos
 
Curso projetos
Curso  projetos Curso  projetos
Curso projetos
 
Atividade10marlan
Atividade10marlanAtividade10marlan
Atividade10marlan
 
Apresentacao curso
Apresentacao cursoApresentacao curso
Apresentacao curso
 
Apresentacao curso
Apresentacao cursoApresentacao curso
Apresentacao curso
 
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01
Apresentacaocurso 120810080731-phpapp01
 
Apresentaçãocurso
ApresentaçãocursoApresentaçãocurso
Apresentaçãocurso
 
Unidade3 roteiro atividades
Unidade3 roteiro atividadesUnidade3 roteiro atividades
Unidade3 roteiro atividades
 

Kürzlich hochgeladen

Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 

Elaboração de Projetos Pedagógicos

  • 2. Elaboração de Projetos propicia aos professores o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
  • 3. A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso. Esta coletânea integra o material complementar deste curso do Programa Nacional de Formação Continuada Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, desenvolvido no ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo. O navegador indicado para acessar o material no e-ProInfo é o Mozilla Firefox.
  • 4.
  • 5. O curso Elaboração de Projetos (40h) desenvolve-se com base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto da sala de aula, e a reflexão sobre a prática com a integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.
  • 6. Eixos estruturantes do currículo O curso está estruturado em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologia – que se articulam entre si formando a espiral ascendente da formação, a qual se desenvolve integrada com a prática concreta dos cursistas no uso de tecnologias com seus alunos.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10. Desenho do currículo O curso Elaborando Projetos (40h) tem a duração prevista de três meses, isto é, entre oito e dez semanas, ao longo das quais ocorrem três encontros presenciais de 4 horas de duração e 28 horas à distância. Sugerimos o seguinte cronograma, que pode ser alterado, tendo em vista as condições locais e os acordos entre as equipes de formação e os cursistas: 1° encontro presencial Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas. 2° encontro presencial Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas. 3º encontro presencial Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.
  • 11. Matriz curricular do curso Projetos (40h)
  • 12. Avaliação e certificação A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e pelas secretarias municipais locais. Os critérios para obtenção da certificação são: a nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância. De acordo com a concepção de formação baseada na epistemologia da práxis, a avaliação do cursista é processual, isto é, considera a participação nos encontros presenciais e as produções individuais e grupais desenvolvidas a partir das atividades propostas com respeito aos objetivos de aprendizagem.
  • 13. SUGESTÕES DE TEXTOS Projeto de Vida Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto13.pdf Como se trabalha com projetos http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto14.pdf Roteiro Proposta do Projeto http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/roteiro%20de%20proposta%20de%20projeto.doc
  • 14.
  • 15. Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma. Para realizá-la, siga as orientações. Orientações: 1.Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras. 2.Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: ativ-1_1Aluciap 3.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto pessoal/profissional” . 4.Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos. 5.Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
  • 16. Atividade-1.2 – Diálogo teórico Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma. Orientação didática: 1.Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência; 2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto; 3.Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”; 4.Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
  • 17. Atividades Elaboração de projetos EIXO 2: Currículo
  • 18. Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto Nesse momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do eixo 2 do curso. Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto. Orientações: 1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista; 2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_1Apres_Projeto_seunome; 3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”. 4. Participar da constituição de um Painel que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas; 5. Anotar dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos. 6. Participar da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma. A estrutura proposta para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem.
  • 19. Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Siga as orientações . 1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo; 2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação” ; 3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.