SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 13
Algarve
Marca - Algarve Variáveis consideradas na investigação da marca- região - Algarve  Gastronomia Clima Atmosférico Património Histórico Oferta Cultural e Social Oferta Hoteleira  População Local Paisagem Urbana Paisagem Natural
Marca-Algarve o seu significado Para alguns analistas o Algarve não tem uma identidade única. Existe um Algarve Central fortemente associado à industria do turismo  (Albufeira, Vilamoura, Quarteira, Praia da Rocha)e o Algarve das extremidades, menos desenvolvido a nível turístico, o do Sotavento e do Barlavento (Vila Real de St. António, Tavira, Lagos e Sagres).  Assim, a caracterização do Algarve contempla as extremidades da região onde a indústria do turismo não é tão preponderante nem tão explorada, e o centro, onde a indústria hoteleira está mais desenvolvida e mais madura.
Gastronomia A Gastronomia é uma variável relevante que explica 15% da variabilidade da Atractividade da marca Algarve. Contudo, a sua avaliação encontra-se bastante abaixo da média. De facto, a variável Gastronomia do Algarve foi a segunda pior avaliada, comparativamente com as outras 7 variantes. Um dos aspectos negativos na avaliação resulta da relação entre preço e qualidade. A Gastronomia do Algarve é considerada cara em relação à qualidade da sua oferta. Outro dos pontos críticos na análise, assenta na qualidade do serviço. A avaliação mais baixa é resultado de uma interacção negativa entre o empregado e o turista. Assim, a População Local, representada pelos trabalhadores da indústria hoteleira, é uma variável importante e que influencia a Atractividade da marca Algarve.
Clima Atmosférico O Clima é uma variável relevante. O Clima foi bem avaliado por causa da estabilidade da temperatura do ar e da falta de precipitação. Este é um ponto positivo para a marca já que a variável foi avaliada acima da média, tendo obtido a melhor avaliação do universo de análises. A estabilidade do Clima é especialmente relevante no caso do Algarve porque este é o destino de eleição dos portugueses para as chamadas férias de Verão. De facto, quando se perguntou aos participantes a que estação do ano associavam o Algarve, 68% afirmou associar ao Verão.
Oferta hoteleira Em relação ao Algarve, a variável Oferta Hoteleira foi extremamente bem avaliada. Quando comparada com os outros destinos, esta  variável tem a segunda melhor avaliação. O Algarve é visto como um destino de férias que oferece todas as infra-estruturas necessárias. Para alguns dos participantes o acesso a hotéis modernos é importante para a satisfação das férias. Este aspecto é especialmente relevante para as famílias que viajam com filhos. A Oferta Hoteleira tem de ser gerida muito bem, já que um aumento das infra-estruturas que sacrifiquem a arquitectura típica e a paisagem natural, poderá descaracterizar a marca Algarve, retirando-lhe os aspectos tão características e únicos.
Oferta Cultural e Social  O Algarve, para muitos participantes, é visto positivamente porque dispõe das infra-estruturas necessárias para garantir uma boa oferta cultural e social. Este é um aspecto relevante porque permite ao consumidor ter acesso a mais actividades, sendo este aspecto especialmente importante para os turistas que viajam com a família. Diferentes infra-estruturas, que proporcionam actividades diversas, irão aumentar a  satisfação das necessidades de cada um dos indivíduos da família. De facto, a variável Oferta Cultural e Social explica 18% da variabilidade da Atractividade da marca Algarve. Assim, o Algarve é consumido não só pelo seu clima e praias, mas também por causa da sua Oferta Cultural e Social.
Património Histórico A par da Paisagem Urbana, também a variável Património Histórico teve uma das piores avaliações quando comparada com todos os outros destinos. O Algarve tem uma boa herança histórica, com monumentos que podem servir de atractivo para a região. Para os turistas que conhecem o Algarve, o Património Histórico enriquece a experiência de consumo e impacta positivamente a escolha e a avaliação. Os monumentos históricos e a arquitectura local são aspectos relevantes, para alguns participantes. É tão necessário promover a preservação e valorização dos monumentos, como é igualmente relevante divulgar a oferta, dado existir um desconhecimento generalizado em relação à riqueza do Património Histórico da marca Algarve
Paisagem Natural A variável Paisagem Natural foi avaliada abaixo da média. Este é um aspecto que indica que a avaliação da Paisagem Natural está mais associada ao desenvolvimento e construção de infra-estruturas e menos ligada às suas praias, à sua costa e ao seu interior. Porém, a Paisagem Natural, traduzida na praia e costa, é muito importante  para a atractividade da marca Algarve, permite o usufruir de dois tipos de actividades: a da contemplação (ver a vista) e de ir à praia. Também se poderá aumentar a Atractividade do Algarve promovendo um outro tipo de paisagem natural, que não só a praia, como por exemplo o Barrocal Algarvio ou a Serra de Monchique. Este aspecto, irá também, permitir diminuir a sazonabilidade visto que a motivação principal de consumo fora da época de Verão deixa de ser a praia.
Paisagem Urbana A variável Paisagem Urbana refere-se não só às cidades da região mas, também ao que tem sido construído, às novas edificações. Um dos problemas do desenvolvimento e da construção de novos edifícios no Algarve é o retirar autenticidade às localidades. A autenticidade ou a arquitectura única dos locais, é um activo que enriquece a marca. Os consumidores viajam para procurar novas experiências e quebra de rotina, assim, a possibilidade de estar numa localidade com um urbanismo diferente do da residência permanente é importante, e enriquecedor para a sua experiencia. É importante que a Paisagem Urbana seja esteticamente e apelativa.
População Local A avaliação da variável População Local, comparativamente com os outros destinos, está a baixo da media. O resultado abaixo da média é consequência da fraca avaliação dos empregados da indústria hoteleira. A a interacção entre o turista e a população local, é feita na sua maioria via os empregados da indústria hoteleira. A avaliação negativa é resultado da existência de um serviço virado para o mercado estrangeiro, retirando assim parte da portugalidade da marca, deixando passar a imagem de uma marca não autêntica e puramente turística.  O  turista português não se revê neste formatação da oferta.  Contudo a avaliação da População Local,  depende não só da estação de ano, mas também do local, no Algarve, que o consumidor escolhe para férias. A População Local é um aspecto que evidencia a questão da existência de “dois Algarves”: O central, com uma indústria turística mais desenvolvida, e O dos extremos, mais rural, menos turistico, mas talvez por isso mais genuíno.
Conclusão A marca Algarve tem um consumo extremamente sazonal, focalizado nos meses de Verão e motivado e associado à actividade “praia”. Para os participantes mais bem informados o Algarve não tem uma identidade única, mas sim várias identidades.  O Algarve é composto por diferentes regiões que têm características distintas. Assim, a avaliação das variáveis está também dependente da experiência dos consumidores com a marca Algarve. O Algarve tem áreas mais desenvolvidas e outras mais rurais. Tem áreas rurais que convivem com área urbanas. Tendo o Algarve uma oferta multifacetada, isso poderá antever a oportunidade de segmentar a oferta em várias regiões. A segmentação do Algarve em vários “produtos região” representa uma oportunidade para poder satisfazer as necessidades de diferentes segmentos e tornar a marca coesa e agregadora. O objectivo será a de aumentar a Atractividade da marca Algarve via a gestão eficiente e racional das diferentes variáveis.
Trabalho executado por : Bernardo da Costa Gomes Turma 12º N Curso Profissional e Técnico de Turismo

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-GerêsParque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-GerêsMariaJoão Agualuza
 
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura Testa
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura TestaIl Portogallo_Elena Rossi e Laura Testa
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura TestaCristinaGalizia
 
Áreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalÁreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalTatiana Losinska
 
Spagna
SpagnaSpagna
SpagnaMIUR
 
Pp potencialidades do litoral
Pp potencialidades do litoralPp potencialidades do litoral
Pp potencialidades do litoralmariasilva3851
 
Diversidade Cultural - A Gastronomia em Portugal
Diversidade Cultural - A Gastronomia em PortugalDiversidade Cultural - A Gastronomia em Portugal
Diversidade Cultural - A Gastronomia em PortugalSara Lourenço
 
Resumo 11º-ano-geografia-a
Resumo 11º-ano-geografia-aResumo 11º-ano-geografia-a
Resumo 11º-ano-geografia-aESJEA
 
Os rios e bacias hidrográficas
Os rios e bacias hidrográficasOs rios e bacias hidrográficas
Os rios e bacias hidrográficasclaudiamf11
 
2 a posicao_geografica_de_portugal
2 a posicao_geografica_de_portugal2 a posicao_geografica_de_portugal
2 a posicao_geografica_de_portugalIlda Bicacro
 
Touring cultural e paisagístico
Touring cultural e paisagísticoTouring cultural e paisagístico
Touring cultural e paisagísticoCarlos Serra
 
O Relevo - As Principais Elevações de Portugal
O Relevo - As Principais Elevações de PortugalO Relevo - As Principais Elevações de Portugal
O Relevo - As Principais Elevações de Portugalabarros
 
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.EcoHospedagem
 

Was ist angesagt? (20)

Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-GerêsParque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-Gerês
 
Turismo de portugal
Turismo de portugalTurismo de portugal
Turismo de portugal
 
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura Testa
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura TestaIl Portogallo_Elena Rossi e Laura Testa
Il Portogallo_Elena Rossi e Laura Testa
 
Algarve
AlgarveAlgarve
Algarve
 
Áreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalÁreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de Portugal
 
Braga
BragaBraga
Braga
 
Spagna
SpagnaSpagna
Spagna
 
Monaco
MonacoMonaco
Monaco
 
Portogallo
PortogalloPortogallo
Portogallo
 
Pp potencialidades do litoral
Pp potencialidades do litoralPp potencialidades do litoral
Pp potencialidades do litoral
 
Diversidade Cultural - A Gastronomia em Portugal
Diversidade Cultural - A Gastronomia em PortugalDiversidade Cultural - A Gastronomia em Portugal
Diversidade Cultural - A Gastronomia em Portugal
 
Portogallo
PortogalloPortogallo
Portogallo
 
Resumo 11º-ano-geografia-a
Resumo 11º-ano-geografia-aResumo 11º-ano-geografia-a
Resumo 11º-ano-geografia-a
 
Os rios e bacias hidrográficas
Os rios e bacias hidrográficasOs rios e bacias hidrográficas
Os rios e bacias hidrográficas
 
Spagna
SpagnaSpagna
Spagna
 
Areas protegidas
Areas protegidasAreas protegidas
Areas protegidas
 
2 a posicao_geografica_de_portugal
2 a posicao_geografica_de_portugal2 a posicao_geografica_de_portugal
2 a posicao_geografica_de_portugal
 
Touring cultural e paisagístico
Touring cultural e paisagísticoTouring cultural e paisagístico
Touring cultural e paisagístico
 
O Relevo - As Principais Elevações de Portugal
O Relevo - As Principais Elevações de PortugalO Relevo - As Principais Elevações de Portugal
O Relevo - As Principais Elevações de Portugal
 
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.
Turismo de negocios e eventos, orientações básicas, mtur 2008.
 

Ähnlich wie O que faz a marca Algarve única

Kupdf.net tiat modulos-11-12-13
Kupdf.net tiat modulos-11-12-13Kupdf.net tiat modulos-11-12-13
Kupdf.net tiat modulos-11-12-13EuniceFrias1
 
Tipos de turismo - Geografia
Tipos de turismo - Geografia Tipos de turismo - Geografia
Tipos de turismo - Geografia abarros
 
Conteúdos distintos e inovadores no turismo
Conteúdos distintos e inovadores no turismoConteúdos distintos e inovadores no turismo
Conteúdos distintos e inovadores no turismoPedro Peixoto
 
Guia de Percursos Pedestres no Algarve
Guia de Percursos Pedestres no AlgarveGuia de Percursos Pedestres no Algarve
Guia de Percursos Pedestres no AlgarveSouthern Portugal
 
Quem somos - Guia da temporada
Quem somos - Guia da temporadaQuem somos - Guia da temporada
Quem somos - Guia da temporadaThiago
 
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.doc
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.docFicha de Trabalho_Módulo 3_City Break.doc
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.docssuserbf8f3f
 
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºanoTina Lima
 
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...marianogonga2223
 
Açores. Destino Turístico Amigo Do Ambiente
Açores. Destino Turístico Amigo Do AmbienteAçores. Destino Turístico Amigo Do Ambiente
Açores. Destino Turístico Amigo Do AmbientePTMacaronesia
 
Turismo
TurismoTurismo
Turismolveiga
 
Atividade 4 Meio 2 O Turismo Em Sergipe
Atividade 4   Meio 2   O Turismo Em SergipeAtividade 4   Meio 2   O Turismo Em Sergipe
Atividade 4 Meio 2 O Turismo Em Sergipeguest49a067
 
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014RWFF
 
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVE
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVEiMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVE
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVEAgencia IDEA
 
Apresentação pgt costa do cacau
Apresentação pgt costa do cacauApresentação pgt costa do cacau
Apresentação pgt costa do cacauKarlla Costa
 

Ähnlich wie O que faz a marca Algarve única (20)

Kupdf.net tiat modulos-11-12-13
Kupdf.net tiat modulos-11-12-13Kupdf.net tiat modulos-11-12-13
Kupdf.net tiat modulos-11-12-13
 
Tipos de turismo - Geografia
Tipos de turismo - Geografia Tipos de turismo - Geografia
Tipos de turismo - Geografia
 
Lisboa iat2
Lisboa  iat2Lisboa  iat2
Lisboa iat2
 
Turismo balnear
Turismo balnearTurismo balnear
Turismo balnear
 
Conteúdos distintos e inovadores no turismo
Conteúdos distintos e inovadores no turismoConteúdos distintos e inovadores no turismo
Conteúdos distintos e inovadores no turismo
 
Guia de Percursos Pedestres no Algarve
Guia de Percursos Pedestres no AlgarveGuia de Percursos Pedestres no Algarve
Guia de Percursos Pedestres no Algarve
 
Quem somos - Guia da temporada
Quem somos - Guia da temporadaQuem somos - Guia da temporada
Quem somos - Guia da temporada
 
12315-39631-1-PB
12315-39631-1-PB12315-39631-1-PB
12315-39631-1-PB
 
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.doc
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.docFicha de Trabalho_Módulo 3_City Break.doc
Ficha de Trabalho_Módulo 3_City Break.doc
 
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano
10 produtosturisticos albertina_lima_tav1ºano
 
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...
APRESENTAÇÃO TURISMO DE SOL E MAR, UM TRABALHO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DA ...
 
Açores. Destino Turístico Amigo Do Ambiente
Açores. Destino Turístico Amigo Do AmbienteAçores. Destino Turístico Amigo Do Ambiente
Açores. Destino Turístico Amigo Do Ambiente
 
Aveiro – City Break
Aveiro – City BreakAveiro – City Break
Aveiro – City Break
 
Turismo
TurismoTurismo
Turismo
 
Atividade 4 Meio 2 O Turismo Em Sergipe
Atividade 4   Meio 2   O Turismo Em SergipeAtividade 4   Meio 2   O Turismo Em Sergipe
Atividade 4 Meio 2 O Turismo Em Sergipe
 
Revista Caixa Empresas | julho 2015
Revista Caixa Empresas |  julho 2015Revista Caixa Empresas |  julho 2015
Revista Caixa Empresas | julho 2015
 
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014
Feira Show de Vinhos no Rio Wine and Food Festival 2014
 
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVE
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVEiMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVE
iMeeting: presentación David Mascarelhas, presidente CCDR ALGARVE
 
Algarve
AlgarveAlgarve
Algarve
 
Apresentação pgt costa do cacau
Apresentação pgt costa do cacauApresentação pgt costa do cacau
Apresentação pgt costa do cacau
 

Kürzlich hochgeladen

Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 

O que faz a marca Algarve única

  • 2. Marca - Algarve Variáveis consideradas na investigação da marca- região - Algarve Gastronomia Clima Atmosférico Património Histórico Oferta Cultural e Social Oferta Hoteleira População Local Paisagem Urbana Paisagem Natural
  • 3. Marca-Algarve o seu significado Para alguns analistas o Algarve não tem uma identidade única. Existe um Algarve Central fortemente associado à industria do turismo (Albufeira, Vilamoura, Quarteira, Praia da Rocha)e o Algarve das extremidades, menos desenvolvido a nível turístico, o do Sotavento e do Barlavento (Vila Real de St. António, Tavira, Lagos e Sagres). Assim, a caracterização do Algarve contempla as extremidades da região onde a indústria do turismo não é tão preponderante nem tão explorada, e o centro, onde a indústria hoteleira está mais desenvolvida e mais madura.
  • 4. Gastronomia A Gastronomia é uma variável relevante que explica 15% da variabilidade da Atractividade da marca Algarve. Contudo, a sua avaliação encontra-se bastante abaixo da média. De facto, a variável Gastronomia do Algarve foi a segunda pior avaliada, comparativamente com as outras 7 variantes. Um dos aspectos negativos na avaliação resulta da relação entre preço e qualidade. A Gastronomia do Algarve é considerada cara em relação à qualidade da sua oferta. Outro dos pontos críticos na análise, assenta na qualidade do serviço. A avaliação mais baixa é resultado de uma interacção negativa entre o empregado e o turista. Assim, a População Local, representada pelos trabalhadores da indústria hoteleira, é uma variável importante e que influencia a Atractividade da marca Algarve.
  • 5. Clima Atmosférico O Clima é uma variável relevante. O Clima foi bem avaliado por causa da estabilidade da temperatura do ar e da falta de precipitação. Este é um ponto positivo para a marca já que a variável foi avaliada acima da média, tendo obtido a melhor avaliação do universo de análises. A estabilidade do Clima é especialmente relevante no caso do Algarve porque este é o destino de eleição dos portugueses para as chamadas férias de Verão. De facto, quando se perguntou aos participantes a que estação do ano associavam o Algarve, 68% afirmou associar ao Verão.
  • 6. Oferta hoteleira Em relação ao Algarve, a variável Oferta Hoteleira foi extremamente bem avaliada. Quando comparada com os outros destinos, esta variável tem a segunda melhor avaliação. O Algarve é visto como um destino de férias que oferece todas as infra-estruturas necessárias. Para alguns dos participantes o acesso a hotéis modernos é importante para a satisfação das férias. Este aspecto é especialmente relevante para as famílias que viajam com filhos. A Oferta Hoteleira tem de ser gerida muito bem, já que um aumento das infra-estruturas que sacrifiquem a arquitectura típica e a paisagem natural, poderá descaracterizar a marca Algarve, retirando-lhe os aspectos tão características e únicos.
  • 7. Oferta Cultural e Social O Algarve, para muitos participantes, é visto positivamente porque dispõe das infra-estruturas necessárias para garantir uma boa oferta cultural e social. Este é um aspecto relevante porque permite ao consumidor ter acesso a mais actividades, sendo este aspecto especialmente importante para os turistas que viajam com a família. Diferentes infra-estruturas, que proporcionam actividades diversas, irão aumentar a satisfação das necessidades de cada um dos indivíduos da família. De facto, a variável Oferta Cultural e Social explica 18% da variabilidade da Atractividade da marca Algarve. Assim, o Algarve é consumido não só pelo seu clima e praias, mas também por causa da sua Oferta Cultural e Social.
  • 8. Património Histórico A par da Paisagem Urbana, também a variável Património Histórico teve uma das piores avaliações quando comparada com todos os outros destinos. O Algarve tem uma boa herança histórica, com monumentos que podem servir de atractivo para a região. Para os turistas que conhecem o Algarve, o Património Histórico enriquece a experiência de consumo e impacta positivamente a escolha e a avaliação. Os monumentos históricos e a arquitectura local são aspectos relevantes, para alguns participantes. É tão necessário promover a preservação e valorização dos monumentos, como é igualmente relevante divulgar a oferta, dado existir um desconhecimento generalizado em relação à riqueza do Património Histórico da marca Algarve
  • 9. Paisagem Natural A variável Paisagem Natural foi avaliada abaixo da média. Este é um aspecto que indica que a avaliação da Paisagem Natural está mais associada ao desenvolvimento e construção de infra-estruturas e menos ligada às suas praias, à sua costa e ao seu interior. Porém, a Paisagem Natural, traduzida na praia e costa, é muito importante para a atractividade da marca Algarve, permite o usufruir de dois tipos de actividades: a da contemplação (ver a vista) e de ir à praia. Também se poderá aumentar a Atractividade do Algarve promovendo um outro tipo de paisagem natural, que não só a praia, como por exemplo o Barrocal Algarvio ou a Serra de Monchique. Este aspecto, irá também, permitir diminuir a sazonabilidade visto que a motivação principal de consumo fora da época de Verão deixa de ser a praia.
  • 10. Paisagem Urbana A variável Paisagem Urbana refere-se não só às cidades da região mas, também ao que tem sido construído, às novas edificações. Um dos problemas do desenvolvimento e da construção de novos edifícios no Algarve é o retirar autenticidade às localidades. A autenticidade ou a arquitectura única dos locais, é um activo que enriquece a marca. Os consumidores viajam para procurar novas experiências e quebra de rotina, assim, a possibilidade de estar numa localidade com um urbanismo diferente do da residência permanente é importante, e enriquecedor para a sua experiencia. É importante que a Paisagem Urbana seja esteticamente e apelativa.
  • 11. População Local A avaliação da variável População Local, comparativamente com os outros destinos, está a baixo da media. O resultado abaixo da média é consequência da fraca avaliação dos empregados da indústria hoteleira. A a interacção entre o turista e a população local, é feita na sua maioria via os empregados da indústria hoteleira. A avaliação negativa é resultado da existência de um serviço virado para o mercado estrangeiro, retirando assim parte da portugalidade da marca, deixando passar a imagem de uma marca não autêntica e puramente turística. O turista português não se revê neste formatação da oferta. Contudo a avaliação da População Local, depende não só da estação de ano, mas também do local, no Algarve, que o consumidor escolhe para férias. A População Local é um aspecto que evidencia a questão da existência de “dois Algarves”: O central, com uma indústria turística mais desenvolvida, e O dos extremos, mais rural, menos turistico, mas talvez por isso mais genuíno.
  • 12. Conclusão A marca Algarve tem um consumo extremamente sazonal, focalizado nos meses de Verão e motivado e associado à actividade “praia”. Para os participantes mais bem informados o Algarve não tem uma identidade única, mas sim várias identidades. O Algarve é composto por diferentes regiões que têm características distintas. Assim, a avaliação das variáveis está também dependente da experiência dos consumidores com a marca Algarve. O Algarve tem áreas mais desenvolvidas e outras mais rurais. Tem áreas rurais que convivem com área urbanas. Tendo o Algarve uma oferta multifacetada, isso poderá antever a oportunidade de segmentar a oferta em várias regiões. A segmentação do Algarve em vários “produtos região” representa uma oportunidade para poder satisfazer as necessidades de diferentes segmentos e tornar a marca coesa e agregadora. O objectivo será a de aumentar a Atractividade da marca Algarve via a gestão eficiente e racional das diferentes variáveis.
  • 13. Trabalho executado por : Bernardo da Costa Gomes Turma 12º N Curso Profissional e Técnico de Turismo