SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 50
Simulado Enem 2011 Professora Karen Davini
Estudantes entram na reta final  p  para o Enem; confira dicas   Com o fim das férias, alunos retomam preparação para as provas.   Refazer exames dos anos anteriores é uma forma de estudar. Grande parte dos estudantes brasileiros volta às aulas nesta segunda-feira (1º) com a missão de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Marcado para os dias 22 e 23 de outubro,  o exame já é utilizado no processo de seleção de 83 universidades públicas e institutos federais, segundo o MEC , e cada ano ganha mais importância entre os alunos que disputam uma vaga no ensino superior da rede pública. A menos de três meses da prova, estudantes que farão o exame e professores de escolas que têm notas altas no exame dão dicas do que pode ser feito nesta reta final.  Treinamento de leitura, resolução de exercícios e participação de simulados são algumas das principais recomendações. Uma prova de leitura e resistência.  Assim o professor de literatura do Colégio Helyos, na Bahia, Alex Freitas Valadares. Na escola, que teve a nona nota mais alta do país no exame de 2009, os alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio não têm uma preparação específica para a prova. “As habilidades são trabalhadas durante o ensino fundamental e médio. O treino ocorre ao longo de muito tempo e não é coisa de um ano”, diz Valadares. Para ele,  o Enem é uma prova de resistência, pois o aluno tem de responder 180 questões; e de leitura, já que toda questão tem um texto prévio. “Para se dar bem é preciso ler bastante. O aluno que não lê, não escreve bem. Também é necessário treinar a redação.”
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Veja dicas para ir bem no Enem: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a  linguagem oral informal  usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a  linguagem oral informal  usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
 
FUNÇÃO EMOTIVA
 
 
FUNÇÃO REFERENCIAL
 
FUNÇÃO APELATIVA
 
 
FUNÇÃO FÁTICA
 
 
FUNÇÃO POÉTICA ,[object Object],[object Object]
 
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
 
 
"Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. 'Textos guardados acabam cheirando mal', disse Silvia Plath, [...] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora?"            Moacyr Scliar. O escritor e seus desafios.
RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS SOBRE FUNÇÕES DA LINGUAGEM
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA NOS ÚLTIMOS QUADRINHOS
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Resposta comentada (*) Várias estratégias podem ser utilizadas para retomar um ou  mais sintagmas nominais em determinado texto, o que promove a progressão semântica e as substituições lexicais. Nesse caso, o pronome “no” retoma tanto o antecedente mais imediato (presente) quanto o antecedente mais distante (cavalo de madeira). Gabarito: E
Iscute o que tô dizendo,  Seu dotô, seu coroné:  De fome tão padecendo Meus fio e minha muié.  Sem briga, questão nem guerra,  Meça desta grande terra Umas tarefa pra eu!  Tenha pena do agregado Não me dêxe deserdado  Daquilo que Deus me deu.   PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas.   A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu liríco revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante. (A) escolarizado proveniente de uma metrópole.  (B) sertanejo morador de uma área rural.  (C) idoso que habita uma comunidade urbana.  (D) escolarizado que habita uma comunidade do interior do país.  (E) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.
Resposta comentada  ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações  comunicativas.  Considerando as informações acima, imagine que você está à procura  de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos  funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao  redigi-la, você  (A) fará uso da linguagem metafórica.  (B) apresentará elementos não verbais.  (C) utilizará o registro informal.  (D) evidenciará a norma padrão.  (E) fará uso de gírias.
Resposta comentada  ,[object Object],[object Object]
O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da  linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas  respostas  e dos famosos emoticons (que podem ser definidos  como “ícones que demonstram emoção”). João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank João diz: oq vc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: flw Pedro diz: vlw, abc Para que a comunicação, como no MSN Messenger, se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de  (A) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maiúsculas (como “oq vc ta fazendo?”). (B) frases curtas e simples (como “tudo trank”) com abreviaturas padronizadas pelo uso (como “vc” – você – “vlw – valeu!). (C) uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. (D) estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. (E) flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples (“qu” por “k”).
Resposta comentada ,[object Object],[object Object],[object Object]
FIGURAS DE LINGUAGEM ,[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Como estudar GRAMÁTICA para o ENEM
Como estudar GRAMÁTICA para o ENEMComo estudar GRAMÁTICA para o ENEM
Como estudar GRAMÁTICA para o ENEMma.no.el.ne.ves
 
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigidoildamaria
 
Atividades de Língua Portuguesa- Descritores
Atividades de Língua Portuguesa- DescritoresAtividades de Língua Portuguesa- Descritores
Atividades de Língua Portuguesa- DescritoresMarina Alessandra
 
DeClara n.º46 setembro 2021
DeClara n.º46 setembro 2021DeClara n.º46 setembro 2021
DeClara n.º46 setembro 2021IsabelPereira2010
 
Comentários UPE 2015 2º dia
Comentários UPE 2015 2º diaComentários UPE 2015 2º dia
Comentários UPE 2015 2º diaNap Murakami
 
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017Diogo Santos
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antoniojapquimica
 
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDO
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDOCADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDO
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDOMarisa Moreyra
 
Escola ativa alfabetizacao - 1 º ano
Escola ativa alfabetizacao - 1 º anoEscola ativa alfabetizacao - 1 º ano
Escola ativa alfabetizacao - 1 º anoFabiana Esteves
 
De clara 10 fevereiro 2018 crcode
De clara 10 fevereiro 2018 crcodeDe clara 10 fevereiro 2018 crcode
De clara 10 fevereiro 2018 crcodeIsabelPereira2010
 
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013Blog jornal folha pg 18 edição out 2013
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013Zoraide Motta
 

Was ist angesagt? (15)

Como estudar GRAMÁTICA para o ENEM
Como estudar GRAMÁTICA para o ENEMComo estudar GRAMÁTICA para o ENEM
Como estudar GRAMÁTICA para o ENEM
 
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido
1º teste de avaliação, 9ºa,b,corrigido
 
Atividades de Língua Portuguesa- Descritores
Atividades de Língua Portuguesa- DescritoresAtividades de Língua Portuguesa- Descritores
Atividades de Língua Portuguesa- Descritores
 
DeClara n.º46 setembro 2021
DeClara n.º46 setembro 2021DeClara n.º46 setembro 2021
DeClara n.º46 setembro 2021
 
Avalport9a pip
Avalport9a pipAvalport9a pip
Avalport9a pip
 
Comentários UPE 2015 2º dia
Comentários UPE 2015 2º diaComentários UPE 2015 2º dia
Comentários UPE 2015 2º dia
 
DeClara22_abril2019
DeClara22_abril2019DeClara22_abril2019
DeClara22_abril2019
 
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017
Caderno do Aluno Inglês 5 série vol 1 2014-2017
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonio
 
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDO
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDOCADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDO
CADERNO DO ALUNO-1º ANO-VOL.3-TRADUZIDO
 
Escola ativa alfabetizacao - 1 º ano
Escola ativa alfabetizacao - 1 º anoEscola ativa alfabetizacao - 1 º ano
Escola ativa alfabetizacao - 1 º ano
 
DeClara 34 junho 2020
DeClara 34 junho 2020DeClara 34 junho 2020
DeClara 34 junho 2020
 
De clara 10 fevereiro 2018 crcode
De clara 10 fevereiro 2018 crcodeDe clara 10 fevereiro 2018 crcode
De clara 10 fevereiro 2018 crcode
 
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013Blog jornal folha pg 18 edição out 2013
Blog jornal folha pg 18 edição out 2013
 
Declara
DeclaraDeclara
Declara
 

Andere mochten auch

Funções de linguagem
Funções de linguagemFunções de linguagem
Funções de linguagemLilian Lima
 
2010 enem 2dia
2010 enem 2dia2010 enem 2dia
2010 enem 2dianewsevoce
 
Apresentação resultados de simulados
Apresentação resultados de simuladosApresentação resultados de simulados
Apresentação resultados de simuladosEderson Jacob Zanardo
 
FerramentasDeMatemática
FerramentasDeMatemáticaFerramentasDeMatemática
FerramentasDeMatemáticaQueroa
 
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas Gerais
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas GeraisOs Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas Gerais
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas GeraisGoverno de Minas Gerais
 
Planejamento de matemática 2º ano unidade ii
Planejamento de matemática 2º ano unidade iiPlanejamento de matemática 2º ano unidade ii
Planejamento de matemática 2º ano unidade iiAntonio Carneiro
 
Sistema de aveliação 2º ano
Sistema de aveliação   2º anoSistema de aveliação   2º ano
Sistema de aveliação 2º anocamaceio
 
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaResumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaSoraya Tolentino
 
Claudia pre alfa 1
Claudia pre alfa 1Claudia pre alfa 1
Claudia pre alfa 1Abner Silvio
 
Resolução da prova cancelada do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...
Resolução da prova cancelada  do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...Resolução da prova cancelada  do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...
Resolução da prova cancelada do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...mariainesmachado
 
Plano intervenção
Plano intervençãoPlano intervenção
Plano intervençãojosihy
 
Sequência didática poema
Sequência didática   poemaSequência didática   poema
Sequência didática poemaAnalú Lúcia
 
Funções da linguagem 3
Funções da linguagem   3Funções da linguagem   3
Funções da linguagem 3nixsonmachado
 

Andere mochten auch (20)

Funções de linguagem
Funções de linguagemFunções de linguagem
Funções de linguagem
 
2010 enem 2dia
2010 enem 2dia2010 enem 2dia
2010 enem 2dia
 
Apresentação resultados de simulados
Apresentação resultados de simuladosApresentação resultados de simulados
Apresentação resultados de simulados
 
FerramentasDeMatemática
FerramentasDeMatemáticaFerramentasDeMatemática
FerramentasDeMatemática
 
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas Gerais
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas GeraisOs Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas Gerais
Os Resultados da Rede Estadual de Ensino Básico de Minas Gerais
 
Comunicacao nas organizacoes
Comunicacao nas organizacoesComunicacao nas organizacoes
Comunicacao nas organizacoes
 
Planejamento de matemática 2º ano unidade ii
Planejamento de matemática 2º ano unidade iiPlanejamento de matemática 2º ano unidade ii
Planejamento de matemática 2º ano unidade ii
 
Sistema de aveliação 2º ano
Sistema de aveliação   2º anoSistema de aveliação   2º ano
Sistema de aveliação 2º ano
 
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaResumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
 
Las contracciones
Las contraccionesLas contracciones
Las contracciones
 
Claudia pre alfa 1
Claudia pre alfa 1Claudia pre alfa 1
Claudia pre alfa 1
 
Conteúdo de linguagem cobrado no enem
Conteúdo de linguagem cobrado no enemConteúdo de linguagem cobrado no enem
Conteúdo de linguagem cobrado no enem
 
Simulados provas
Simulados provasSimulados provas
Simulados provas
 
Relógio de sol
Relógio de solRelógio de sol
Relógio de sol
 
Resolução da prova cancelada do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...
Resolução da prova cancelada  do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...Resolução da prova cancelada  do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...
Resolução da prova cancelada do ENEM 2009, pela equipe dos professores do an...
 
Plano intervenção
Plano intervençãoPlano intervenção
Plano intervenção
 
Função de linguagem
Função de linguagemFunção de linguagem
Função de linguagem
 
Sequência didática poema
Sequência didática   poemaSequência didática   poema
Sequência didática poema
 
Funções da linguagem 3
Funções da linguagem   3Funções da linguagem   3
Funções da linguagem 3
 
Português Enem
Português EnemPortuguês Enem
Português Enem
 

Ähnlich wie Dicas Enem reta final estudantes

Jornal 8 - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembro
Jornal 8  - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembroJornal 8  - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembro
Jornal 8 - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembroIsaquel Silva
 
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIO
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIOO QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIO
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIOIsaquel Silva
 
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial Alexsandro Menezes da Silva
 
852 revista qg_enem_6_ed.
852 revista qg_enem_6_ed.852 revista qg_enem_6_ed.
852 revista qg_enem_6_ed.Ajudar Pessoas
 
Apropiação do sistema de escrita alfabética
Apropiação do sistema de escrita alfabéticaApropiação do sistema de escrita alfabética
Apropiação do sistema de escrita alfabéticaMagda Marques
 
Apresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaApresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaLari Aveiro
 
Apresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaApresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaLari Aveiro
 
Expertise coordenador 28 abril
Expertise coordenador 28 abrilExpertise coordenador 28 abril
Expertise coordenador 28 abrilvalentecilene
 
Pauta Formação de Coordenadores em 21 de Outubro
Pauta Formação de Coordenadores  em  21 de OutubroPauta Formação de Coordenadores  em  21 de Outubro
Pauta Formação de Coordenadores em 21 de Outubrovalentecilene
 
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009valentecilene
 
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009valentecilene
 

Ähnlich wie Dicas Enem reta final estudantes (20)

Jornal 8 - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembro
Jornal 8  - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembroJornal 8  - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembro
Jornal 8 - Edição especial Enem 2013 - Mês de setembro
 
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIO
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIOO QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIO
O QUE MAIS CAI NO ENEM 2015 - FERA MILÊNIO
 
Enem e vestibulares
Enem e vestibularesEnem e vestibulares
Enem e vestibulares
 
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial
Hipóteses de Escrita: como fazer a sondagem inicial
 
852 revista qg_enem_6_ed.
852 revista qg_enem_6_ed.852 revista qg_enem_6_ed.
852 revista qg_enem_6_ed.
 
Minicurso de alfabetização s r e
Minicurso de alfabetização s r eMinicurso de alfabetização s r e
Minicurso de alfabetização s r e
 
Apropiação do sistema de escrita alfabética
Apropiação do sistema de escrita alfabéticaApropiação do sistema de escrita alfabética
Apropiação do sistema de escrita alfabética
 
7º encontro
7º encontro7º encontro
7º encontro
 
Apresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaApresentação da diretoria
Apresentação da diretoria
 
Apresentação da diretoria
Apresentação da diretoriaApresentação da diretoria
Apresentação da diretoria
 
Triade professor
Triade professorTriade professor
Triade professor
 
Palavra jovem n 44
Palavra jovem n 44Palavra jovem n 44
Palavra jovem n 44
 
40dicas
40dicas40dicas
40dicas
 
Expertise coordenador 28 abril
Expertise coordenador 28 abrilExpertise coordenador 28 abril
Expertise coordenador 28 abril
 
Pauta Formação de Coordenadores em 21 de Outubro
Pauta Formação de Coordenadores  em  21 de OutubroPauta Formação de Coordenadores  em  21 de Outubro
Pauta Formação de Coordenadores em 21 de Outubro
 
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009
Pauta De Estudo Coordenadores PedagóGicos 21 De Outubro De 2009
 
Cps 21 De Outubro
Cps 21 De OutubroCps 21 De Outubro
Cps 21 De Outubro
 
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009
Pauta Formação Coordenadores 21 de Outubro de 2009
 
A hora de ensinar ortografia
A hora de ensinar ortografiaA hora de ensinar ortografia
A hora de ensinar ortografia
 
6 anol portuguesaprofessor3cadernonovo
6 anol portuguesaprofessor3cadernonovo6 anol portuguesaprofessor3cadernonovo
6 anol portuguesaprofessor3cadernonovo
 

Mehr von Dante Napoli

Propostas avaliadas
Propostas avaliadasPropostas avaliadas
Propostas avaliadasDante Napoli
 
Propostas avaliadas 1º e 2º tiririca
Propostas avaliadas 1º e 2º tiriricaPropostas avaliadas 1º e 2º tiririca
Propostas avaliadas 1º e 2º tiriricaDante Napoli
 
Propostas avaliadas2 dilma
Propostas avaliadas2 dilmaPropostas avaliadas2 dilma
Propostas avaliadas2 dilmaDante Napoli
 
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Dante Napoli
 
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Dante Napoli
 
Critérios avaliativos padrão puc e competências avaliadas pelo enem
Critérios avaliativos  padrão puc e competências avaliadas pelo enemCritérios avaliativos  padrão puc e competências avaliadas pelo enem
Critérios avaliativos padrão puc e competências avaliadas pelo enemDante Napoli
 
Guerra Civil Espanhola
Guerra Civil EspanholaGuerra Civil Espanhola
Guerra Civil EspanholaDante Napoli
 
Trânsito apresentação
Trânsito   apresentaçãoTrânsito   apresentação
Trânsito apresentaçãoDante Napoli
 
Como seria a verdadeira democracia
Como seria a verdadeira democraciaComo seria a verdadeira democracia
Como seria a verdadeira democraciaDante Napoli
 
Tópicos do pensamento de maquiavel2
Tópicos do pensamento de maquiavel2Tópicos do pensamento de maquiavel2
Tópicos do pensamento de maquiavel2Dante Napoli
 
Gabarito vestibular
Gabarito vestibularGabarito vestibular
Gabarito vestibularDante Napoli
 
2ª guerra mundial
2ª guerra mundial2ª guerra mundial
2ª guerra mundialDante Napoli
 

Mehr von Dante Napoli (20)

Ataraxia
AtaraxiaAtaraxia
Ataraxia
 
Pasta1
Pasta1Pasta1
Pasta1
 
reino metazoa
reino metazoareino metazoa
reino metazoa
 
Propostas avaliadas
Propostas avaliadasPropostas avaliadas
Propostas avaliadas
 
Propostas avaliadas 1º e 2º tiririca
Propostas avaliadas 1º e 2º tiriricaPropostas avaliadas 1º e 2º tiririca
Propostas avaliadas 1º e 2º tiririca
 
Propostas avaliadas2 dilma
Propostas avaliadas2 dilmaPropostas avaliadas2 dilma
Propostas avaliadas2 dilma
 
Alguma poesia
Alguma poesia Alguma poesia
Alguma poesia
 
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
 
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_Alguma poesia   carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
Alguma poesia carlos drummond de andrade --ww-w.livrosgratis.net--_
 
Critérios avaliativos padrão puc e competências avaliadas pelo enem
Critérios avaliativos  padrão puc e competências avaliadas pelo enemCritérios avaliativos  padrão puc e competências avaliadas pelo enem
Critérios avaliativos padrão puc e competências avaliadas pelo enem
 
Modernismo2
Modernismo2Modernismo2
Modernismo2
 
MODERNISMO
MODERNISMO MODERNISMO
MODERNISMO
 
Guerra Civil Espanhola
Guerra Civil EspanholaGuerra Civil Espanhola
Guerra Civil Espanhola
 
Gabarito
GabaritoGabarito
Gabarito
 
Trânsito apresentação
Trânsito   apresentaçãoTrânsito   apresentação
Trânsito apresentação
 
Como seria a verdadeira democracia
Como seria a verdadeira democraciaComo seria a verdadeira democracia
Como seria a verdadeira democracia
 
Tópicos do pensamento de maquiavel2
Tópicos do pensamento de maquiavel2Tópicos do pensamento de maquiavel2
Tópicos do pensamento de maquiavel2
 
Gabarito vestibular
Gabarito vestibularGabarito vestibular
Gabarito vestibular
 
2ª guerra mundial
2ª guerra mundial2ª guerra mundial
2ª guerra mundial
 
Ii guerral
Ii guerralIi guerral
Ii guerral
 

Kürzlich hochgeladen

Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 

Dicas Enem reta final estudantes

  • 1. Simulado Enem 2011 Professora Karen Davini
  • 2. Estudantes entram na reta final p para o Enem; confira dicas Com o fim das férias, alunos retomam preparação para as provas. Refazer exames dos anos anteriores é uma forma de estudar. Grande parte dos estudantes brasileiros volta às aulas nesta segunda-feira (1º) com a missão de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Marcado para os dias 22 e 23 de outubro, o exame já é utilizado no processo de seleção de 83 universidades públicas e institutos federais, segundo o MEC , e cada ano ganha mais importância entre os alunos que disputam uma vaga no ensino superior da rede pública. A menos de três meses da prova, estudantes que farão o exame e professores de escolas que têm notas altas no exame dão dicas do que pode ser feito nesta reta final. Treinamento de leitura, resolução de exercícios e participação de simulados são algumas das principais recomendações. Uma prova de leitura e resistência. Assim o professor de literatura do Colégio Helyos, na Bahia, Alex Freitas Valadares. Na escola, que teve a nona nota mais alta do país no exame de 2009, os alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio não têm uma preparação específica para a prova. “As habilidades são trabalhadas durante o ensino fundamental e médio. O treino ocorre ao longo de muito tempo e não é coisa de um ano”, diz Valadares. Para ele, o Enem é uma prova de resistência, pois o aluno tem de responder 180 questões; e de leitura, já que toda questão tem um texto prévio. “Para se dar bem é preciso ler bastante. O aluno que não lê, não escreve bem. Também é necessário treinar a redação.”
  • 3.
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8. Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
  • 9. Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
  • 10. Questão 96 do Enem de 2010 As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal“está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
  • 12.  
  • 14.  
  • 15.  
  • 17.  
  • 19.  
  • 20.  
  • 22.  
  • 23.  
  • 24.
  • 25.  
  • 27.  
  • 28.  
  • 29. "Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. 'Textos guardados acabam cheirando mal', disse Silvia Plath, [...] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora?"           Moacyr Scliar. O escritor e seus desafios.
  • 30. RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS SOBRE FUNÇÕES DA LINGUAGEM
  • 31.
  • 32.
  • 33.
  • 34.
  • 35. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA NOS ÚLTIMOS QUADRINHOS
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40. Iscute o que tô dizendo, Seu dotô, seu coroné: De fome tão padecendo Meus fio e minha muié. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefa pra eu! Tenha pena do agregado Não me dêxe deserdado Daquilo que Deus me deu. PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu liríco revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante. (A) escolarizado proveniente de uma metrópole. (B) sertanejo morador de uma área rural. (C) idoso que habita uma comunidade urbana. (D) escolarizado que habita uma comunidade do interior do país. (E) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.
  • 41.
  • 42.
  • 43.  
  • 44.
  • 45.
  • 46. A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas. Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você (A) fará uso da linguagem metafórica. (B) apresentará elementos não verbais. (C) utilizará o registro informal. (D) evidenciará a norma padrão. (E) fará uso de gírias.
  • 47.
  • 48. O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como “ícones que demonstram emoção”). João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank João diz: oq vc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: flw Pedro diz: vlw, abc Para que a comunicação, como no MSN Messenger, se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de (A) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maiúsculas (como “oq vc ta fazendo?”). (B) frases curtas e simples (como “tudo trank”) com abreviaturas padronizadas pelo uso (como “vc” – você – “vlw – valeu!). (C) uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. (D) estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. (E) flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples (“qu” por “k”).
  • 49.
  • 50.