SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 24
QR CODE
O que é QR CODE? Na camiseta, no site e até na caneca  está estampado um ícone composto por vários quadradinhos, o QR Code. Para decifrar esse código bidimensional, basta aproximar a câmera do celular e fotografar o símbolo. O que você vai encontrar lá? O endereço do blog dele, o e-code. “O QR Code acaba atiçando a curiosidade das pessoas”, diz Messa. O aumento do número de smartphones com câmera no Brasil vem abrindo espaço para o uso de códigos 2D, apresentados em diversos formatos — o mais famoso deles é o QR Code, da sigla QuickResponse. Além da câmera, o smartphone precisa ter um aplicativo leitor para decifrar o código. Por isso, não é qualquer celular com câmera que pode ler o QR Code. É necessário também que o aparelho rode um sistema operacional que permita a instalação do software. Não há números oficiais sobre o total de smartphones compatíveis com o QR Code no país. Mas uma estimativa da gaúcha Trevisan Tecnologia, que desenvolve soluções usando o código, dá uma pista. A empresa calcula o número em 40 milhões de aparelhos no Brasil. “Até agora, o uso da tecnologia era focado mais em aplicações corporativas, como o controle de logística”, diz Alexandre Trevisan, sócio da empresa. Atualmente, o público é bem mais abrangente: o código 2D está em campanhas de publicidade, obras de arte e até em crachás de funcionários. Os QR Codes ganham pontos em relação ao tradicional código de barras, aquele usado nos supermercados por exemplo, pois guardam mais informações e são lidos com mais facilidade. Como comparação, o código convencional permite incluir apenas 13 dígitos numéricos, contra 7089 caracteres no QR Code. Há ainda a vantagem de poder usar caracteres alfanuméricos — nesse caso são 4296 caracteres. A leitura é possível até em casos em que o símbolo estiver sujo ou apagado, pois há uma tecnologia de correção de erros. Para seus alunos do curso de publicidade e propaganda da faculdade Faap, Eric EroiMessa propõe a adoção da tecnologia nos trabalhos. “É uma ponte entre o meio impresso e o digital, que abre espaço para a criação publicitária.” No jornal A Tarde, de Salvador (BA), o QR Code é usado diariamente para complementar o conteúdo do veículo impresso. Quando a reportagem fala de um show ou filme, por exemplo, o código dá acesso a um texto com a programação. Nesse caso, o usuário do celular não paga pelo tráfego de dados. Ao acessar um link e clicar nele, o leitor paga à operadora a tarifa pelo acesso à web. Nas notícias de futebol, o jornal publica códigos que levam para o site com vídeos dos gols. “O preço do tráfego de dados ainda é um obstáculo a esse tipo de serviço”, diz Ana Carolina Casais, coordenadora de novos negócios do grupo A Tarde.
OBJETIVO ,[object Object]
Aumentar a audiência do site
Aumentar a interação com o público x casa x patrocinadores
Aproveitar para divulgar o QR code em rede nacional num programa que tem muita audiência nacional.  Aproveitando depois para inserir em todos os programas da casa.,[object Object]
JUSTIFICATIVA Fora do Japão, contudo, o uso ainda é experimental. A emissora britânica BBC iniciou recentemente a venda de DVDs pelo celular utilizando o QR Code. A foto do código faz baixar no celular um trailer do filme e permite também realizar a compra. Em Paris, os códigos foram espalhados em pontos de ônibus e permitem acessar informações sobre horários e trajetos. Em um museu de Viena, algumas placas para identificação de obras também ganharam códigos, permitindo aos interessados obter mais informações no celular."O uso do QR Code é um caminho sem volta", diz a diretora de serviços de valor agregado da Claro, FiammaZarife. "Temos uma equipe grande para desmistificar esse mercado." A operadora lançou uma campanha neste fim de ano baseada no QR code, impresso em anúncios em jornais e revistas. Ao ler o código com o celular, o usuário era levado para um hotsite onde ele podia baixar a trilha da campanha. No material impresso, a operadora dava a dica de como baixar o leitor do código no celular. A operadora não revela quantos usuários acessaram o hotsite, mas a diretora diz ter ficado "bastante surpresa com o índice de curiosidade" despertado pela campanha. "Essa foi nossa campanha mais impactante do ano e teve também o objetivo de associar nossa imagem à inovação e tecnologia", diz Fiamma. Além de realizar campanhas "educativas" sobre o uso do QR Code, a Claro começa a trabalhar parcerias com anunciantes.
QR CODE PERSONALIZADO - BBC O site da BBC fez um código QRCODE com o nome da empresa, ao qual o usuário consegue ir para o seu site após clicar na imagem. Podemos então ver a “possibilidade” de ser criado um QRCODE com a sigla do Big Brother Brasil (BBB)
1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA OBJETIVO: Fazer com que o público tome conhecimento do que é um QRCODE. JUSTIFICATIVA: Quem não quer saber os próximos candidatos do BBB11. Vamos então utilizar a curiosidade do público para direcioná-los para a página do site que dá todas as explicações sobre o QRCODE. O público precisa baixar o aplicativo para ler o código.   BENEFÍCIO: Fazer um burburinho na mídia tanto de entretenimento quanto a de tecnologia. Por ser uma ação diferenciada e inovadora no mercado. Que só a Globo mesmo para iniciá-la em um reality show com uma audiência enorme. Fazendo com que os programas da rede ganhe na cauda longa com esta ação. Fora o marketing indireto que irá conseguir através de cases no mercado de TV.  Cada quadrado no rosto dos participantes vai direcionar o usuário para uma página.  Aonde o usuário vai: 1 - colocar o seu NOME, IDADE E ESTADO.  2- Logo após ele vai ter que fazer o UP loading de uma foto.   3- O sistema vai mostrar a foto dele com o dado e vai perguntá-lo se ele vai querer divulgar esta informação com os amigos.
1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA Quando o usuário entrar na pagina (www.bbb11/qrcode) ele vai ter as informações para baixar o programa e fazer a leitura do QRCODE mostrado na imagem com os novos participantes do BBB11.
1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA O usuário coloca os seus dados e sua foto  para “TENTAR” descobrir o novo integrante do BBB11 . E logo após confirma o envio dos dados.
1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA O usuário após ver o resultado  da “brincadeira” com sua foto vai ser convidado a compartilhar  o “novo participante” do BBB11  em sua rede social no facebook. BENEFICIO:  Interação com o público antes do lançamento do programa.  E o aumento de informação sobre o público-”alvo” que estão interagindo com a campanha. Podendo assim utilizar estes dados para captar patrocínios. Terá um filtro  que será colocado na frente da foto. Ao qual vai estar escrito BBB11. Para criar o  resultado do efeito final.
1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA Veja o imagem que será colocado por cima da foto do público que se cadastrar. Criando o efeito visto na foto ao lado com círculo vermelho. Terá um filtro  que será colocado na frente da foto. Ao qual vai estar escrito BBB11. Para criar o  resultado do efeito final.
2 FOTOS BBB11 - facebook Vamos criar uma galeria de fotos no Facebook no próprio perfil, ou um “usuário” externo que marca o “amigo” BBB11 na foto.  Sendo possível agora todos os amigos do BBB11 tomar conhecimento da foto. OBJETIVO: Aproveitar as situações polemicas para aumentar audiênciano site, de forma direta ou indireta. AÇÃO:  Todos os fatos polêmicos que ocorreram no programa  sera divulgado na rede social de forma direta (através do perfil BBB11) ou de forma indireta (através de um perfil fictício). Por isto terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
2 FOTOS BBB11 Ao clicar no qrcode o usuário vai ser direcionado para a home do site, ou página de vídeo do BBB11. Todas as fotos da galeria do site ou “a criação de fotos virais na rede” terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
2 FOTOS BBB11 vídeo Após o usuário clicar com o celular na imagem do qrcode. Ele será direcionado para o vídeo específico da foto ou para a página do site. BENEFÍCIO: Pode ser criada campanhas virais através do lançamento de fotos “polêmicas, sensual...”  na rede. Através do twitter, perfis do facebook criado especificamente  para este objetivo. Ou de forma convencional pelo próprio perfil do facebook do BBB11. Todas as fotos da galeria do site ou “a criação de fotos virais na rede” terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
2 VÍDEOS E FOTOS - PROVAS AÇÃO: Sempre que for começar uma prova no programa, vai entrar um QRCODE do lado direito que direciona o usuário para a página do site BBB11. E do lado esquerdo vai entrar “de vez em quando” um QRCODE do patrocinador da prova, que direciona o usuário para a home do patrocinador ou para promoções...etc...  BENEFÍCIO: Toda as fotos de divulgação das provas terão o qrcode para direcionar o usuário para o site do BBB11. Principalmente as fotos dos vencedores das provas.   Esta ação foi desenvolvida com o intuito de obter audiência indireta com todas as divulgações externas na mídia.  Ex.: Caso outros sites divulguem  sempre vai ocorrer o direcionamento para a HOME do BBB11. Ao clicar direciona para o site do PATROCINADOR DA PROVA Ao clicar direciona para o site do BBB11
2 FOTOS BBB11 OBJETIVO:  Obter acesso no site logo após a divulgação oficial dos selecionados da nova edição do BBB11.  AÇÃO:  Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página ou vídeo do participante que estão no site do BBB11. Pode ser criada um ação de mensagem para o participante no site ou twitter. BENEFICIO:  Ganho de audiência no site.
2 FOTOS BBB11 Antes de cada participante entrar na casa eles “vão” passar por uma sessão de fotos e todo os participantes terão em sua roupa o QRCODE de sua página no site do BBB11. OBJETIVO:  Divulgar o perfil do site do BBB dos novos participantes da casa. BENEFICIO:   Acesso a pagina de internet do BBB11 logo no início. Como toda a impressa vai estar lá no momento, para tirar foto. Então todas as fotos que vai sair nos jornais, revistas...vão ter o QRCODE para o site do BBB11.
2 FOTOS BBB11 Esta foto com o QRCODE na cabeça é a GraziMassafera.  Vamos fazer fotos com os novos integrantes com apelo “sexual”ou com outro objetivo, para divulgar para a mídia e através de campanha viral. OBJETIVO:  Utilizar a curiosidade das pessoas para divulgar o acesso ao QRCODE que vai ser utilizado durante o programa. Com isto vamos divulgar esta foto na rede social e na mídia. BENEFICIO:   Dar acesso a página de internet do BBB11 logo no início. Como toda a impressa vai estar lá no momento, para tirar foto. Então todas as fotos que vai sair nos jornais, revistas...vão ter o QRCODE para o site do BBB11. Ficou curioso? Quer conhecer  a nova integrante do BBB11? Então você vai ter que clicar no QRCODE!
3 MARCAS BBB11 OBJETIVO:  Criar uma arte com a logo do BBB ao qual se inclua o QRCODE dentro da lente ou da letra “o”. AÇÃO:  Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página do site do BBB11. Benefício:  Com isto pode divulgada nos produtos do programa. Um exemplo de produto pode ser um fundo de tela de computador aonde o usuário pode acessar o site atraves do código QRCODE.
3 MARCAS BBB11 OBJETIVO:  Criar uma arte com a logo do BBB ao qual se inclua o QRCODE dentro olho. AÇÃO:  Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página do site do BBB11
3 MARCAS BBB11 OBJETIVO:  Fazer com que a moda pegue e o publico comece a usar a blusa com o código QRCODE do seu candidato favorito. PUBLICO:  Família – As famílias vão criar blusas com o código dos seus familiares. Publico – Vão criar camisas “Eu gosto....”,ou“Eu odeio...”  mais o codigo QRCODE que direciona para a página do candidato ALBERTO. BENEFÍCIO: Audiência no site, venda de produtos da marca BBB11 e a criação de  moda.
3 MARCAS BBB11 Tirando como  base esta ação feita por uma empresa. Vamos então criar o cordão do BBB11.

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch

Dress Code - Postura e Etiqueta Corporativa
Dress Code - Postura e Etiqueta CorporativaDress Code - Postura e Etiqueta Corporativa
Dress Code - Postura e Etiqueta CorporativaAna Lúcia De Paula
 
Design Gráfico: Design para Impressos
Design Gráfico: Design para ImpressosDesign Gráfico: Design para Impressos
Design Gráfico: Design para ImpressosRenato Melo
 
Nova identidade digital das empresas na Geração Web
Nova identidade digital das empresas na Geração WebNova identidade digital das empresas na Geração Web
Nova identidade digital das empresas na Geração WebRenato Melo
 
Como criar um cartão de visitas no Corel Draw
Como criar um cartão de visitas no Corel DrawComo criar um cartão de visitas no Corel Draw
Como criar um cartão de visitas no Corel DrawRenato Melo
 
Empreendedorismo: Montando meu negócio
Empreendedorismo: Montando meu negócioEmpreendedorismo: Montando meu negócio
Empreendedorismo: Montando meu negócioRenato Melo
 
Projeto WEB - Resumo P1
Projeto WEB - Resumo P1Projeto WEB - Resumo P1
Projeto WEB - Resumo P1Renato Melo
 
Design de Conteúdo: Conversão
Design de Conteúdo: ConversãoDesign de Conteúdo: Conversão
Design de Conteúdo: ConversãoRenato Melo
 
Conduta de vestimenta
Conduta de vestimentaConduta de vestimenta
Conduta de vestimentaAline Rocha
 

Andere mochten auch (11)

Monitoria P2 - Google Code
Monitoria P2 - Google CodeMonitoria P2 - Google Code
Monitoria P2 - Google Code
 
Pare de perder tempo
Pare de perder tempoPare de perder tempo
Pare de perder tempo
 
Dress Code - Postura e Etiqueta Corporativa
Dress Code - Postura e Etiqueta CorporativaDress Code - Postura e Etiqueta Corporativa
Dress Code - Postura e Etiqueta Corporativa
 
Design Gráfico: Design para Impressos
Design Gráfico: Design para ImpressosDesign Gráfico: Design para Impressos
Design Gráfico: Design para Impressos
 
Nova identidade digital das empresas na Geração Web
Nova identidade digital das empresas na Geração WebNova identidade digital das empresas na Geração Web
Nova identidade digital das empresas na Geração Web
 
Como criar um cartão de visitas no Corel Draw
Como criar um cartão de visitas no Corel DrawComo criar um cartão de visitas no Corel Draw
Como criar um cartão de visitas no Corel Draw
 
Empreendedorismo: Montando meu negócio
Empreendedorismo: Montando meu negócioEmpreendedorismo: Montando meu negócio
Empreendedorismo: Montando meu negócio
 
Projeto WEB - Resumo P1
Projeto WEB - Resumo P1Projeto WEB - Resumo P1
Projeto WEB - Resumo P1
 
Design de Conteúdo: Conversão
Design de Conteúdo: ConversãoDesign de Conteúdo: Conversão
Design de Conteúdo: Conversão
 
Conduta de vestimenta
Conduta de vestimentaConduta de vestimenta
Conduta de vestimenta
 
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job? Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
 

Ähnlich wie Qr Code - Big Brother Brasil

18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento
18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento
18º Ideias na Laje - Pitch // ElementoIdeias na Laje
 
E-lemento QR Codes
E-lemento QR CodesE-lemento QR Codes
E-lemento QR CodesStartupi
 
O que é QR Code
O que é QR CodeO que é QR Code
O que é QR CodeQi Network
 
Qr Codes em campanhas de Marketing
Qr Codes em campanhas de MarketingQr Codes em campanhas de Marketing
Qr Codes em campanhas de MarketingSandro Nazzoni
 
Apresentação Mobi.life
Apresentação Mobi.lifeApresentação Mobi.life
Apresentação Mobi.lifeMobi.life
 
Produto experimental - defesa
Produto experimental - defesaProduto experimental - defesa
Produto experimental - defesaediqueli
 
Âncora Digital - QR Code Analytics
Âncora Digital - QR Code AnalyticsÂncora Digital - QR Code Analytics
Âncora Digital - QR Code AnalyticsÂncora Digital
 
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - Mobile
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - MobileGuia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - Mobile
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - MobileDaniela Mozer
 
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on Alinne Fernandes
 
Conceitos interativos - Briefing
Conceitos interativos - BriefingConceitos interativos - Briefing
Conceitos interativos - BriefingPlínio Okamoto
 
Softrino_Presentation_2015
Softrino_Presentation_2015Softrino_Presentation_2015
Softrino_Presentation_2015Nazar Bohun
 
Apresentação Mobi.Life Março 2014
Apresentação Mobi.Life Março 2014Apresentação Mobi.Life Março 2014
Apresentação Mobi.Life Março 2014Elife Brasil
 

Ähnlich wie Qr Code - Big Brother Brasil (20)

QR code 08.pptx
QR code 08.pptxQR code 08.pptx
QR code 08.pptx
 
18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento
18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento
18º Ideias na Laje - Pitch // Elemento
 
E-lemento QR Codes
E-lemento QR CodesE-lemento QR Codes
E-lemento QR Codes
 
Passo a passo (QR code)
Passo a passo (QR code)Passo a passo (QR code)
Passo a passo (QR code)
 
QR Code
QR CodeQR Code
QR Code
 
O que é QR Code
O que é QR CodeO que é QR Code
O que é QR Code
 
Qr Codes em campanhas de Marketing
Qr Codes em campanhas de MarketingQr Codes em campanhas de Marketing
Qr Codes em campanhas de Marketing
 
QR-Codes
QR-CodesQR-Codes
QR-Codes
 
Pl ef 2011
Pl ef 2011Pl ef 2011
Pl ef 2011
 
Apresentação Mobi.life
Apresentação Mobi.lifeApresentação Mobi.life
Apresentação Mobi.life
 
Mobile Marketing - Aula 01
Mobile Marketing - Aula 01Mobile Marketing - Aula 01
Mobile Marketing - Aula 01
 
Produto experimental - defesa
Produto experimental - defesaProduto experimental - defesa
Produto experimental - defesa
 
Âncora Digital - QR Code Analytics
Âncora Digital - QR Code AnalyticsÂncora Digital - QR Code Analytics
Âncora Digital - QR Code Analytics
 
TRABALHO QR CODE
TRABALHO QR CODETRABALHO QR CODE
TRABALHO QR CODE
 
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - Mobile
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - MobileGuia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - Mobile
Guia de Boas Práticas ADMAG - Anúncios Full Page - Mobile
 
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on
Lançamento do Cartão "Eu posso" - Planejamento de mídia on
 
Conceitos interativos - Briefing
Conceitos interativos - BriefingConceitos interativos - Briefing
Conceitos interativos - Briefing
 
Softrino_Presentation_2015
Softrino_Presentation_2015Softrino_Presentation_2015
Softrino_Presentation_2015
 
Apresentação Mobi.Life Março 2014
Apresentação Mobi.Life Março 2014Apresentação Mobi.Life Março 2014
Apresentação Mobi.Life Março 2014
 
mkt mobile
mkt mobilemkt mobile
mkt mobile
 

Qr Code - Big Brother Brasil

  • 2. O que é QR CODE? Na camiseta, no site e até na caneca está estampado um ícone composto por vários quadradinhos, o QR Code. Para decifrar esse código bidimensional, basta aproximar a câmera do celular e fotografar o símbolo. O que você vai encontrar lá? O endereço do blog dele, o e-code. “O QR Code acaba atiçando a curiosidade das pessoas”, diz Messa. O aumento do número de smartphones com câmera no Brasil vem abrindo espaço para o uso de códigos 2D, apresentados em diversos formatos — o mais famoso deles é o QR Code, da sigla QuickResponse. Além da câmera, o smartphone precisa ter um aplicativo leitor para decifrar o código. Por isso, não é qualquer celular com câmera que pode ler o QR Code. É necessário também que o aparelho rode um sistema operacional que permita a instalação do software. Não há números oficiais sobre o total de smartphones compatíveis com o QR Code no país. Mas uma estimativa da gaúcha Trevisan Tecnologia, que desenvolve soluções usando o código, dá uma pista. A empresa calcula o número em 40 milhões de aparelhos no Brasil. “Até agora, o uso da tecnologia era focado mais em aplicações corporativas, como o controle de logística”, diz Alexandre Trevisan, sócio da empresa. Atualmente, o público é bem mais abrangente: o código 2D está em campanhas de publicidade, obras de arte e até em crachás de funcionários. Os QR Codes ganham pontos em relação ao tradicional código de barras, aquele usado nos supermercados por exemplo, pois guardam mais informações e são lidos com mais facilidade. Como comparação, o código convencional permite incluir apenas 13 dígitos numéricos, contra 7089 caracteres no QR Code. Há ainda a vantagem de poder usar caracteres alfanuméricos — nesse caso são 4296 caracteres. A leitura é possível até em casos em que o símbolo estiver sujo ou apagado, pois há uma tecnologia de correção de erros. Para seus alunos do curso de publicidade e propaganda da faculdade Faap, Eric EroiMessa propõe a adoção da tecnologia nos trabalhos. “É uma ponte entre o meio impresso e o digital, que abre espaço para a criação publicitária.” No jornal A Tarde, de Salvador (BA), o QR Code é usado diariamente para complementar o conteúdo do veículo impresso. Quando a reportagem fala de um show ou filme, por exemplo, o código dá acesso a um texto com a programação. Nesse caso, o usuário do celular não paga pelo tráfego de dados. Ao acessar um link e clicar nele, o leitor paga à operadora a tarifa pelo acesso à web. Nas notícias de futebol, o jornal publica códigos que levam para o site com vídeos dos gols. “O preço do tráfego de dados ainda é um obstáculo a esse tipo de serviço”, diz Ana Carolina Casais, coordenadora de novos negócios do grupo A Tarde.
  • 3.
  • 5. Aumentar a interação com o público x casa x patrocinadores
  • 6.
  • 7. JUSTIFICATIVA Fora do Japão, contudo, o uso ainda é experimental. A emissora britânica BBC iniciou recentemente a venda de DVDs pelo celular utilizando o QR Code. A foto do código faz baixar no celular um trailer do filme e permite também realizar a compra. Em Paris, os códigos foram espalhados em pontos de ônibus e permitem acessar informações sobre horários e trajetos. Em um museu de Viena, algumas placas para identificação de obras também ganharam códigos, permitindo aos interessados obter mais informações no celular."O uso do QR Code é um caminho sem volta", diz a diretora de serviços de valor agregado da Claro, FiammaZarife. "Temos uma equipe grande para desmistificar esse mercado." A operadora lançou uma campanha neste fim de ano baseada no QR code, impresso em anúncios em jornais e revistas. Ao ler o código com o celular, o usuário era levado para um hotsite onde ele podia baixar a trilha da campanha. No material impresso, a operadora dava a dica de como baixar o leitor do código no celular. A operadora não revela quantos usuários acessaram o hotsite, mas a diretora diz ter ficado "bastante surpresa com o índice de curiosidade" despertado pela campanha. "Essa foi nossa campanha mais impactante do ano e teve também o objetivo de associar nossa imagem à inovação e tecnologia", diz Fiamma. Além de realizar campanhas "educativas" sobre o uso do QR Code, a Claro começa a trabalhar parcerias com anunciantes.
  • 8. QR CODE PERSONALIZADO - BBC O site da BBC fez um código QRCODE com o nome da empresa, ao qual o usuário consegue ir para o seu site após clicar na imagem. Podemos então ver a “possibilidade” de ser criado um QRCODE com a sigla do Big Brother Brasil (BBB)
  • 9. 1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA OBJETIVO: Fazer com que o público tome conhecimento do que é um QRCODE. JUSTIFICATIVA: Quem não quer saber os próximos candidatos do BBB11. Vamos então utilizar a curiosidade do público para direcioná-los para a página do site que dá todas as explicações sobre o QRCODE. O público precisa baixar o aplicativo para ler o código. BENEFÍCIO: Fazer um burburinho na mídia tanto de entretenimento quanto a de tecnologia. Por ser uma ação diferenciada e inovadora no mercado. Que só a Globo mesmo para iniciá-la em um reality show com uma audiência enorme. Fazendo com que os programas da rede ganhe na cauda longa com esta ação. Fora o marketing indireto que irá conseguir através de cases no mercado de TV. Cada quadrado no rosto dos participantes vai direcionar o usuário para uma página. Aonde o usuário vai: 1 - colocar o seu NOME, IDADE E ESTADO. 2- Logo após ele vai ter que fazer o UP loading de uma foto. 3- O sistema vai mostrar a foto dele com o dado e vai perguntá-lo se ele vai querer divulgar esta informação com os amigos.
  • 10. 1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA Quando o usuário entrar na pagina (www.bbb11/qrcode) ele vai ter as informações para baixar o programa e fazer a leitura do QRCODE mostrado na imagem com os novos participantes do BBB11.
  • 11. 1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA O usuário coloca os seus dados e sua foto para “TENTAR” descobrir o novo integrante do BBB11 . E logo após confirma o envio dos dados.
  • 12. 1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA O usuário após ver o resultado da “brincadeira” com sua foto vai ser convidado a compartilhar o “novo participante” do BBB11 em sua rede social no facebook. BENEFICIO: Interação com o público antes do lançamento do programa. E o aumento de informação sobre o público-”alvo” que estão interagindo com a campanha. Podendo assim utilizar estes dados para captar patrocínios. Terá um filtro que será colocado na frente da foto. Ao qual vai estar escrito BBB11. Para criar o resultado do efeito final.
  • 13. 1 SITE – LANÇAMENTO CAMPANHA Veja o imagem que será colocado por cima da foto do público que se cadastrar. Criando o efeito visto na foto ao lado com círculo vermelho. Terá um filtro que será colocado na frente da foto. Ao qual vai estar escrito BBB11. Para criar o resultado do efeito final.
  • 14. 2 FOTOS BBB11 - facebook Vamos criar uma galeria de fotos no Facebook no próprio perfil, ou um “usuário” externo que marca o “amigo” BBB11 na foto. Sendo possível agora todos os amigos do BBB11 tomar conhecimento da foto. OBJETIVO: Aproveitar as situações polemicas para aumentar audiênciano site, de forma direta ou indireta. AÇÃO: Todos os fatos polêmicos que ocorreram no programa sera divulgado na rede social de forma direta (através do perfil BBB11) ou de forma indireta (através de um perfil fictício). Por isto terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
  • 15. 2 FOTOS BBB11 Ao clicar no qrcode o usuário vai ser direcionado para a home do site, ou página de vídeo do BBB11. Todas as fotos da galeria do site ou “a criação de fotos virais na rede” terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
  • 16. 2 FOTOS BBB11 vídeo Após o usuário clicar com o celular na imagem do qrcode. Ele será direcionado para o vídeo específico da foto ou para a página do site. BENEFÍCIO: Pode ser criada campanhas virais através do lançamento de fotos “polêmicas, sensual...” na rede. Através do twitter, perfis do facebook criado especificamente para este objetivo. Ou de forma convencional pelo próprio perfil do facebook do BBB11. Todas as fotos da galeria do site ou “a criação de fotos virais na rede” terão que ter o qrcode que direcione para a página do site.
  • 17. 2 VÍDEOS E FOTOS - PROVAS AÇÃO: Sempre que for começar uma prova no programa, vai entrar um QRCODE do lado direito que direciona o usuário para a página do site BBB11. E do lado esquerdo vai entrar “de vez em quando” um QRCODE do patrocinador da prova, que direciona o usuário para a home do patrocinador ou para promoções...etc... BENEFÍCIO: Toda as fotos de divulgação das provas terão o qrcode para direcionar o usuário para o site do BBB11. Principalmente as fotos dos vencedores das provas. Esta ação foi desenvolvida com o intuito de obter audiência indireta com todas as divulgações externas na mídia. Ex.: Caso outros sites divulguem sempre vai ocorrer o direcionamento para a HOME do BBB11. Ao clicar direciona para o site do PATROCINADOR DA PROVA Ao clicar direciona para o site do BBB11
  • 18. 2 FOTOS BBB11 OBJETIVO: Obter acesso no site logo após a divulgação oficial dos selecionados da nova edição do BBB11. AÇÃO: Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página ou vídeo do participante que estão no site do BBB11. Pode ser criada um ação de mensagem para o participante no site ou twitter. BENEFICIO: Ganho de audiência no site.
  • 19. 2 FOTOS BBB11 Antes de cada participante entrar na casa eles “vão” passar por uma sessão de fotos e todo os participantes terão em sua roupa o QRCODE de sua página no site do BBB11. OBJETIVO: Divulgar o perfil do site do BBB dos novos participantes da casa. BENEFICIO: Acesso a pagina de internet do BBB11 logo no início. Como toda a impressa vai estar lá no momento, para tirar foto. Então todas as fotos que vai sair nos jornais, revistas...vão ter o QRCODE para o site do BBB11.
  • 20. 2 FOTOS BBB11 Esta foto com o QRCODE na cabeça é a GraziMassafera. Vamos fazer fotos com os novos integrantes com apelo “sexual”ou com outro objetivo, para divulgar para a mídia e através de campanha viral. OBJETIVO: Utilizar a curiosidade das pessoas para divulgar o acesso ao QRCODE que vai ser utilizado durante o programa. Com isto vamos divulgar esta foto na rede social e na mídia. BENEFICIO: Dar acesso a página de internet do BBB11 logo no início. Como toda a impressa vai estar lá no momento, para tirar foto. Então todas as fotos que vai sair nos jornais, revistas...vão ter o QRCODE para o site do BBB11. Ficou curioso? Quer conhecer a nova integrante do BBB11? Então você vai ter que clicar no QRCODE!
  • 21. 3 MARCAS BBB11 OBJETIVO: Criar uma arte com a logo do BBB ao qual se inclua o QRCODE dentro da lente ou da letra “o”. AÇÃO: Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página do site do BBB11. Benefício: Com isto pode divulgada nos produtos do programa. Um exemplo de produto pode ser um fundo de tela de computador aonde o usuário pode acessar o site atraves do código QRCODE.
  • 22. 3 MARCAS BBB11 OBJETIVO: Criar uma arte com a logo do BBB ao qual se inclua o QRCODE dentro olho. AÇÃO: Após o clicar com o celular no QRCODE o usuário será direcionado a página do site do BBB11
  • 23. 3 MARCAS BBB11 OBJETIVO: Fazer com que a moda pegue e o publico comece a usar a blusa com o código QRCODE do seu candidato favorito. PUBLICO: Família – As famílias vão criar blusas com o código dos seus familiares. Publico – Vão criar camisas “Eu gosto....”,ou“Eu odeio...” mais o codigo QRCODE que direciona para a página do candidato ALBERTO. BENEFÍCIO: Audiência no site, venda de produtos da marca BBB11 e a criação de moda.
  • 24. 3 MARCAS BBB11 Tirando como base esta ação feita por uma empresa. Vamos então criar o cordão do BBB11.
  • 25. 4 PROVAS BBB11 OBJETIVO: Criar a interação do público durante a prova. BENEFICIO: Aumento da interatividade com o “possível patrocinador da prova” AÇÃO: Os participantes serão divididos em 4 grupos com códigos QRCODES diferentes. Quem montar primeiro o quebra-cabeça é o grupo ganhador. Enquanto eles estão montando o QRCODE, o publico que ficar interagindo com a imagem vai poder ganhar prêmios ou apenas acessar o site específico do patrocinador.
  • 26. 5 CASA DO BBB11 Que tal a casa do BBB ser um grande QRCODE? Ao qual se pode colocar diariamente uma campanha de publicidade, como a campanha desenvolvida logo AO LADO DIREITO. Beneficio: O publico vai poder interagir com a casa através de seu celular, ganhando prêmios, acessando site das empresas...