SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
Cuba Pré e pós Fidel Castro
Cuba pré Fidel Castro  Introdução Antes de Fidel Castro e da  revolução de 1959, Cuba não foi nem um paraíso, foi um lugar a ser lembrado como “o bordel do hemisfério ocidental”- uma ilha habitada por um povo simples  e com fome, cuja principal ocupação era atender á turistas americanos nos luxuosos hotéis, praias e cassinos de Havana.  Cuba era um dos países mais avançados e bem sucedidos da América Latina, pois sua economia era baseada unicamente na exportação de açúcar.
Fidel   Castro  Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu no dia 13 de agosto de 1926, no povoado cubano de Birán. Foi o presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista. Fidel  é um revolucionário comunista cubano. Após 49 anos no poder, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor  é seu irmão Raúl Castro.
Che Guevara  Ernesto Guevara de laSerna nasce na cidade argentina de Rosário no dia 14 de junho de 1928, no seio de uma família aristocrática porém de idéias socialistas. Em 1954 Guevara marcha rumo ao México, onde se une ao movimento integrado por revolucionários cubanos seguidores de Fidel Castro. Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzileiros da revolução cubana , e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de  Cuba.
Mapa de Cuba
A dominação da ilha  A Ilha de Cuba se localiza no mar do Caribe.  Enfrentou uma grande  dominação Espanhola e a intervenção Norte America. A rebelião na ilha começou em 1868 quando Carlos Manuel proprietário de açúcar iniciou uma rebelião comanda pelos Espanhóis. Em 1869 Guimario reuniu os revoltosos e coloco Manuel Céspedes como presidente dos revolucionários, e receberam um apoio informal do México  com isso a Espanha teve uma reação imediata enviando suas tropas a ilha. Ente 1878 a 1895 teve uma trégua que ficou conhecida como trégua Profunda pelo Partido Autonomista (que acreditava que a independência de Cuba seria pacifica mas pela falta de comunicação com a Espalha essas ideias não foram pra frente.
Apesar do fracasso dos revolucionários as ideias continuavam a dominar e em 1887 José Marti organizou um partido revolucionário se aliando-se a Maximo Gomes,para invadir Cuba. Mas no inicio da rebelião José Marti foi morto fazendo com que os revolucionários desistissem da guerra. Em 1898 Cuba se torna independente da Espanha. Em 1988 acontece a intervenção norte americana, sendo assim Cuba se torna  independente dos Estados Unidos porem essa independência não é tão completa assim pois os EUA obrigou Cuba a fazer um acordo chamado de Emenda Platt(que dava o direito dos nortes americanos intervir na ilha quando achassem necessário). Essa intervenção dos Estados Unidos se da durante a ditadura de Fulgêncio Batista
O Governo de Fulgêncio Batista  Fulgêncio realizou um golpe militar para tirar o antigo ditador de Cuba.A pedidos de Presidente dos EUA assumiu o poder como presidente de cuba . Fulgêncio teve dois mandatos.  1º - De 1933 á 1944- exerceu um governo forte .Ele consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos.  Cuba cooperou  na segunda guerra mundial , ao lado dos  Aliados .
2º -De  1952 a 1959- Regressou ao poder novamente através de um golpe militar. A partir  desse momento começou a exerce um governo tirano  contado com o apoio militar dos EUA . Mandava prender seus opositores ,controlava  a imprensa  ,a universidade e o congresso, usava métodos terroristas fazendo fortuna para si e para seus aliados. O regime de Batista foi derrubado em 1959 por um ataque de forças rebeldes comandadas por Fidel Castro. Foi deposto e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira  e no Estoriol em Portugal e depois morreu em  Guadalmina ,Espanha.
Ataque ao Quartel  de Moncada  A invasão ao quartel foi movida pela oposição ao governo de Fulgêncio .  Em 1953,   Fidel Castro junto com aproximadamente 165 homens executam o ataque.  Tinham o objetivo de  tomar as bases dos quartéis, armar a população e de derrubar o  ditador . A operação fracassou , alguns revolucionários foram detidos , e outros  mortos . Fidel  Castro é julgado e condenado a 15 anos de prisão.Por ele ser advogado  atuou na sua própria defesa , dizendo uma de suas frases mais conhecidas  - “ A História me Absorvera .”
Saiu em liberdade  no ano de 1955 exilando-se no México,onde  conhece Che Guevara.  Logo depois fundou o movimentos  26 de Junho reorganizou as forças revolucionárias e em dezembro de 1956 voltou a Cuba .  Iniciando assim uma guerrilha e sua organização na Sierra Maestra .
Mapa de Cuba  A saída do México para a Sierra Maestra .
Revolucionários na Sierra Maestra  Em 17 de janeiro de 1957, os revolucionários conquistaram sua primeira vitória em La Plata . Foi onde a população começou a ter esperanças de um governo melhor .Fidel  e seus companheiros começaram o recrutamento maciço de camponeses, organizando duas colunas. 1ª Coluna comandada por Almeida,perto de Santiago de Cuba .  2ª Coluna comanda por Raul Castro , nas colinas de Mayarí.
 Passos da Revolução   Os revolucionários após a vitória em La Plata , se reorganizaram para tomar a base naval de Cienfuegos más  fracassaram .Porém a guerrilha se reestruturou e iniciou  a ultima fase da guerra revolucionária.  As colunas  dos revolucionário lançaram uma  ofensiva  para impedir as eleições de novembro de 1958.
Após a ocupação de Las Villas , Cuba foi dividida em duas.  No dia 31 de dezembro  de 1958  a cidade de Santa Clara cai  em poder da coluna de Che . No dia  1º de janeiro de 1959 Fulgêncio Batista entregou o poder ao general Cantillo e fugiu do país .  Nesse dia as tropas revolucionários entraram na capital , Havana . No dia 5  do mesmo mês  , a ditadura foi derrubada e deu-se a constituição   do primeiro governo  revolucionário .
“A luta pela vida, a voz da ilusão, a luz da utopia. Esta é a revolução.”
Cuba  pós Fidel Castro  O governo de Fidel tomou várias medidas em Cuba, como:  nacionalização de bancos e empresas;  reforma agrária; expropriação de grandes propriedades ;  reformas nos sistemas de educação ;  reformas no sistema da saúde;
Tiveram outras reformas sociais:Programa de obras publicas para combater o desemprego ,reforma fiscal , desapropriação de empresas estrangeiras , campanha de alfabetização  entre outros . A partir da adoção do socialismo, os principais laços comerciais de Cuba foram mantidos com os soviéticos, que compravam 60% do seu açúcar e forneciam petróleo, veículos, maquinas e etc. Com o fim da União Soviética (1991), a situação econômica de Cuba tornou-se extremamente delicada. O país enfrentava grave crise.  Essa situação obrigou o governo de Fidel Castro a flexibilizar a economia, permitindo, dentro da estrutura socialista, a abertura para as atividades capitalistas. Crise dos Mísseis  Após o estabelecimentos das relações entre Cuba e a União Soviética  os norte- americanos em 1961 invadiram a baía do Porcos .  Cuba permitiu a instalação, em seu território, de mísseis nucleares soviéticos em 1962.
Foi onde os Estados Unidos impuseram um poderoso bloqueio naval à ilha de Cuba, forçando os soviéticos a desistirem dos planos de instalação dos mísseis no continente americano.  A crise dos mísseis foi um dos momentos mais dramáticos da Guerra fria. O mundo esteve à beira de uma catástrofe, que seria provocada pelo choque entre EUA e URSS.
Renuncia de Fidel Castro    Em 2006 Fidel Castro renuncia oficialmente ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, que ocupava desde sua criação, em 1962. Depois de uma viagem , onde passo mal e foi internado , Fidel renuncia o poder. Seu irmão  que esteve as seu lado durante a revolução cubana assume agora o poder  de Cuba  , sendo agora o atual governante do país .
Apresentado por :  Analu Dornelas  Bethania  Priscila Carlos Felipe  Daiane Pereira  Isabel Wright Lorenna Fulador  Rayane Lima  3M4-Grupo 4-Cuba pré e pós Fidel Castro .

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubanamaria morais
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução CubanaRobert Plant
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução CubanaJoão Lima
 
Revolução Cubana
 Revolução Cubana Revolução Cubana
Revolução Cubanarichard17sl
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução CubanaJoao Victor
 
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]Marco Aurélio Gondim
 
Revolucão Cubana
Revolucão CubanaRevolucão Cubana
Revolucão Cubanaeiprofessor
 
SéCulo Xx – AméRica Latina Site
SéCulo Xx – AméRica Latina   SiteSéCulo Xx – AméRica Latina   Site
SéCulo Xx – AméRica Latina SiteCarlos Glufke
 
Revolução cubana 1954
Revolução cubana  1954Revolução cubana  1954
Revolução cubana 1954Ricardo Santos
 
Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)DOUGLASRODARTE2012
 

Was ist angesagt? (20)

24 Revolução Cubana
24  Revolução  Cubana24  Revolução  Cubana
24 Revolução Cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução Cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
 Revolução Cubana Revolução Cubana
Revolução Cubana
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução Cubana
 
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
 
Revolução cubana 1959
Revolução cubana   1959Revolução cubana   1959
Revolução cubana 1959
 
Revolucão Cubana
Revolucão CubanaRevolucão Cubana
Revolucão Cubana
 
Revolução Cubana
 Revolução Cubana Revolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revisão 9º ano
Revisão 9º ano Revisão 9º ano
Revisão 9º ano
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
SéCulo Xx – AméRica Latina Site
SéCulo Xx – AméRica Latina   SiteSéCulo Xx – AméRica Latina   Site
SéCulo Xx – AméRica Latina Site
 
Revolução cubana 1954
Revolução cubana  1954Revolução cubana  1954
Revolução cubana 1954
 
Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)
 

Ähnlich wie Cuba pré-Fidel e revolução

Ähnlich wie Cuba pré-Fidel e revolução (20)

Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana2 ok
Revolução cubana2 okRevolução cubana2 ok
Revolução cubana2 ok
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Rev.cubana
Rev.cubanaRev.cubana
Rev.cubana
 
Socialimo em cuba - Mateus Duarte
Socialimo em cuba - Mateus DuarteSocialimo em cuba - Mateus Duarte
Socialimo em cuba - Mateus Duarte
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana (1959)
Revolução cubana (1959)Revolução cubana (1959)
Revolução cubana (1959)
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução Cubana
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
Fidel Castro
Fidel CastroFidel Castro
Fidel Castro
 
A revolução cubana richard camara
A revolução cubana   richard camaraA revolução cubana   richard camara
A revolução cubana richard camara
 
.
..
.
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Genoma cuba ontem e hoje
Genoma   cuba ontem e hojeGenoma   cuba ontem e hoje
Genoma cuba ontem e hoje
 

Cuba pré-Fidel e revolução

  • 1. Cuba Pré e pós Fidel Castro
  • 2. Cuba pré Fidel Castro Introdução Antes de Fidel Castro e da revolução de 1959, Cuba não foi nem um paraíso, foi um lugar a ser lembrado como “o bordel do hemisfério ocidental”- uma ilha habitada por um povo simples e com fome, cuja principal ocupação era atender á turistas americanos nos luxuosos hotéis, praias e cassinos de Havana. Cuba era um dos países mais avançados e bem sucedidos da América Latina, pois sua economia era baseada unicamente na exportação de açúcar.
  • 3. Fidel Castro Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu no dia 13 de agosto de 1926, no povoado cubano de Birán. Foi o presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista. Fidel é um revolucionário comunista cubano. Após 49 anos no poder, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor é seu irmão Raúl Castro.
  • 4. Che Guevara Ernesto Guevara de laSerna nasce na cidade argentina de Rosário no dia 14 de junho de 1928, no seio de uma família aristocrática porém de idéias socialistas. Em 1954 Guevara marcha rumo ao México, onde se une ao movimento integrado por revolucionários cubanos seguidores de Fidel Castro. Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzileiros da revolução cubana , e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba.
  • 6. A dominação da ilha A Ilha de Cuba se localiza no mar do Caribe. Enfrentou uma grande dominação Espanhola e a intervenção Norte America. A rebelião na ilha começou em 1868 quando Carlos Manuel proprietário de açúcar iniciou uma rebelião comanda pelos Espanhóis. Em 1869 Guimario reuniu os revoltosos e coloco Manuel Céspedes como presidente dos revolucionários, e receberam um apoio informal do México com isso a Espanha teve uma reação imediata enviando suas tropas a ilha. Ente 1878 a 1895 teve uma trégua que ficou conhecida como trégua Profunda pelo Partido Autonomista (que acreditava que a independência de Cuba seria pacifica mas pela falta de comunicação com a Espalha essas ideias não foram pra frente.
  • 7. Apesar do fracasso dos revolucionários as ideias continuavam a dominar e em 1887 José Marti organizou um partido revolucionário se aliando-se a Maximo Gomes,para invadir Cuba. Mas no inicio da rebelião José Marti foi morto fazendo com que os revolucionários desistissem da guerra. Em 1898 Cuba se torna independente da Espanha. Em 1988 acontece a intervenção norte americana, sendo assim Cuba se torna independente dos Estados Unidos porem essa independência não é tão completa assim pois os EUA obrigou Cuba a fazer um acordo chamado de Emenda Platt(que dava o direito dos nortes americanos intervir na ilha quando achassem necessário). Essa intervenção dos Estados Unidos se da durante a ditadura de Fulgêncio Batista
  • 8. O Governo de Fulgêncio Batista Fulgêncio realizou um golpe militar para tirar o antigo ditador de Cuba.A pedidos de Presidente dos EUA assumiu o poder como presidente de cuba . Fulgêncio teve dois mandatos. 1º - De 1933 á 1944- exerceu um governo forte .Ele consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos.  Cuba cooperou na segunda guerra mundial , ao lado dos Aliados .
  • 9. 2º -De 1952 a 1959- Regressou ao poder novamente através de um golpe militar. A partir desse momento começou a exerce um governo tirano contado com o apoio militar dos EUA . Mandava prender seus opositores ,controlava a imprensa ,a universidade e o congresso, usava métodos terroristas fazendo fortuna para si e para seus aliados. O regime de Batista foi derrubado em 1959 por um ataque de forças rebeldes comandadas por Fidel Castro. Foi deposto e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira  e no Estoriol em Portugal e depois morreu em  Guadalmina ,Espanha.
  • 10. Ataque ao Quartel de Moncada A invasão ao quartel foi movida pela oposição ao governo de Fulgêncio . Em 1953,   Fidel Castro junto com aproximadamente 165 homens executam o ataque. Tinham o objetivo de tomar as bases dos quartéis, armar a população e de derrubar o ditador . A operação fracassou , alguns revolucionários foram detidos , e outros mortos . Fidel Castro é julgado e condenado a 15 anos de prisão.Por ele ser advogado atuou na sua própria defesa , dizendo uma de suas frases mais conhecidas - “ A História me Absorvera .”
  • 11. Saiu em liberdade no ano de 1955 exilando-se no México,onde conhece Che Guevara. Logo depois fundou o movimentos 26 de Junho reorganizou as forças revolucionárias e em dezembro de 1956 voltou a Cuba . Iniciando assim uma guerrilha e sua organização na Sierra Maestra .
  • 12. Mapa de Cuba A saída do México para a Sierra Maestra .
  • 13. Revolucionários na Sierra Maestra Em 17 de janeiro de 1957, os revolucionários conquistaram sua primeira vitória em La Plata . Foi onde a população começou a ter esperanças de um governo melhor .Fidel e seus companheiros começaram o recrutamento maciço de camponeses, organizando duas colunas. 1ª Coluna comandada por Almeida,perto de Santiago de Cuba . 2ª Coluna comanda por Raul Castro , nas colinas de Mayarí.
  • 14. Passos da Revolução Os revolucionários após a vitória em La Plata , se reorganizaram para tomar a base naval de Cienfuegos más fracassaram .Porém a guerrilha se reestruturou e iniciou a ultima fase da guerra revolucionária. As colunas dos revolucionário lançaram uma ofensiva para impedir as eleições de novembro de 1958.
  • 15. Após a ocupação de Las Villas , Cuba foi dividida em duas. No dia 31 de dezembro de 1958 a cidade de Santa Clara cai em poder da coluna de Che . No dia 1º de janeiro de 1959 Fulgêncio Batista entregou o poder ao general Cantillo e fugiu do país . Nesse dia as tropas revolucionários entraram na capital , Havana . No dia 5 do mesmo mês , a ditadura foi derrubada e deu-se a constituição do primeiro governo revolucionário .
  • 16. “A luta pela vida, a voz da ilusão, a luz da utopia. Esta é a revolução.”
  • 17. Cuba pós Fidel Castro O governo de Fidel tomou várias medidas em Cuba, como: nacionalização de bancos e empresas; reforma agrária; expropriação de grandes propriedades ; reformas nos sistemas de educação ; reformas no sistema da saúde;
  • 18. Tiveram outras reformas sociais:Programa de obras publicas para combater o desemprego ,reforma fiscal , desapropriação de empresas estrangeiras , campanha de alfabetização entre outros . A partir da adoção do socialismo, os principais laços comerciais de Cuba foram mantidos com os soviéticos, que compravam 60% do seu açúcar e forneciam petróleo, veículos, maquinas e etc. Com o fim da União Soviética (1991), a situação econômica de Cuba tornou-se extremamente delicada. O país enfrentava grave crise. Essa situação obrigou o governo de Fidel Castro a flexibilizar a economia, permitindo, dentro da estrutura socialista, a abertura para as atividades capitalistas. Crise dos Mísseis Após o estabelecimentos das relações entre Cuba e a União Soviética os norte- americanos em 1961 invadiram a baía do Porcos . Cuba permitiu a instalação, em seu território, de mísseis nucleares soviéticos em 1962.
  • 19. Foi onde os Estados Unidos impuseram um poderoso bloqueio naval à ilha de Cuba, forçando os soviéticos a desistirem dos planos de instalação dos mísseis no continente americano. A crise dos mísseis foi um dos momentos mais dramáticos da Guerra fria. O mundo esteve à beira de uma catástrofe, que seria provocada pelo choque entre EUA e URSS.
  • 20. Renuncia de Fidel Castro   Em 2006 Fidel Castro renuncia oficialmente ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, que ocupava desde sua criação, em 1962. Depois de uma viagem , onde passo mal e foi internado , Fidel renuncia o poder. Seu irmão que esteve as seu lado durante a revolução cubana assume agora o poder de Cuba , sendo agora o atual governante do país .
  • 21. Apresentado por : Analu Dornelas Bethania Priscila Carlos Felipe Daiane Pereira Isabel Wright Lorenna Fulador Rayane Lima 3M4-Grupo 4-Cuba pré e pós Fidel Castro .