SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 37
PUERPÉRIO NORMAL E AMAMENTAÇÃO  Humberto Magalhães
PUERPÉRIO ,[object Object]
 Período que inicia-se com o secundamento  aparecem manifestações de involução e recuperação da genitália materna; por conseguinte a cessação da atividade endócrina.
 Tempo de duração variável (6 a 8 semanas),[object Object]
2 - Pós-parto tardio ( 11º ao 45º dia )
3 - Pós-parto remoto ( além do 45º dia ) ,[object Object]
Puerpério imediato Há uma hemostasia fisiológica provocada pela trombose dos orifícios vasculares na implantação placentária. O elemento principal desta hemostasia é o útero de consistência firme; chamado globo de segurança – ligaduras vivas de Pinard.
Puerpério imediato Vulva e vagina edemaciadas. Por volta de 48h a congestão desaparece. O colo uterino hiperemiado e edemaciado. Encontramos uma fenda transversal (parto normal). É sempre necessário uma revisão sistemática do colo no pós-parto.
Puerpério imediato A involução acelerada dos primeiros 10 dias propicia condições de regeneração da ferida uterina ocasionada pela cesariana. Na lactente ( amamentação ), observaremos o reflexo útero-mamário, contração uterina  (Reflexo de Fergusson ). Nas primíparas o rítmo de involução uterina é mais rápido que nas multíparas.
Puerpério imediato RECUPERAÇÃOGENITAL; Fase regenerativa endometrial, por proliferação hormonal estrogênica (a partir do 25º dia); não raro aparecem ciclos ovulatórios. O processo de involução e regeneração do sítio placentário, vinculados a produção e eliminação de exsudatos e transudatos, misturados com elementos celulares e sangue, chamamos de LÓQUIOS. Lóquios sanguíneos (3 a 4 dias), lóquios serosanguíneos (após este período), lóquios serosos (próximo ao puerpério tardio). Em algumas situações, pela anteversão uterina acentuada, haverá retenção dos lóquios (loquiométra) predispondo a infecções.
Puerpério tardio É o período de transição no qual todas as funções são influenciadas pela lactação. O útero continua regredindo, mais lentamente. A cavidade uterina acha-se epitelizada por volta do 25º dia. A vagina continua mantendo um padrão atrófico.
Puerpério remoto É um período impreciso. A vagina torna-se normoestrogênica. A menstruação retorna, podendo ser precedida de ovulação ( 80% das puérperas ovulam antes da primeira menstruação ). As lactantes podem ficar amnorréicas por 8-12 meses e as não lactantes pouco menos de 2 meses.
PUERPÉRIO - Manifestações Gerais No pós-parto imediato o comportamento da paciente revela alívio e tranquilidade, e uma manifesta exaustão física. Calafrios, hipotermia, há um resfriamento rápido do corpo e em seguida sudorese. Sede; desidratação e perdas sanguíneas. Psíquica; imediata preocupação: nasceu bem? Tem malformação? Em seguida euforia…
PUERPÉRIO – Manifestações Gerais A temperatura deve manter-se abaixo de 38°.Quando há turgência mamária ou proliferação de germes na vagina a temperatura eleva-se. O sistema endócrino apresenta queda dos níveis de gonadotrofina coriônica, estrogênios, progesterona. O rendimento cardíaco, os volumes plasmáticos e a resistência vascular retornam aos valores pré-gravídicos.
PUERPÉRIO – Manifestações Gerais Alterações sanguíneas; série vermelha, série branca. Risco aumentado de trombose por aumento do fibrinogênio e fator VIII associado a limitação da atividade física. Sistema urinário e digestivo; Ingesta hídrica e deambulação precoce. Os distúrbios psicológicos são individuais (DEPRESSÃO).
ASSISTÊNCIA PÓS-NATAL Medidas higiênicas e dietéticas. LEVANTAR PRECOCE: Profilaxia da síndrome tromboembólica. Cuidado com as mamas, diurese e função intestinal. Exame físico diário: Tax, pulso, útero, bexiga, lóquios, cicatrizações, hemorróidas. REVISÃO DO PARTO ( 6º semana ).
ALOJAMENTO CONJUNTO Alojamento conjunto e amamentação (1970). SUS (1993); obrigatoriedade. RN sadio permanece ao lado da mãe em um mesmo ambiente até a alta hospitalar. ACONSELHAMENTO!!! (OBSTÉTRA). Tipagem sanguínea e fator Rh, VDRL. Episiotomia e ferida operatória. ROTINAS EM OBSTETRÍCIA – FERNANDO FREITAS
AMAMENTAÇÃO FISIOLOGIA MAMÁRIA Mamogênese(desenvolvimento da mama) Lactogênese(início da lactação, produção do leite) Lactopoese(manutenção da lactação, ejeção do leite) OBS; são controladas por arcos reflexos neurais que se iniciam com o estímulo das terminações nervosas do complexo  aréolo-mamilar,   (OCITOCINA/PROLACTINA)
Na mulher, aos 20 anos, a mama  atinge sua maturidade. Composta por 20 lobos e subdivididos em lóbulos que possuem de 10 a 100 alvéolos,  terminando nos ductos lactíferos. GLÂNDULA MAMÁRIA: 15-25- ductos terminando no mamilo e conectados aos alvéolos. Cada ducto limita um lóbulo.Os lóbulos são suportados por tecido conectivo e tecido adiposo. Mamilo+Auréola recebem fibras neurais sensíveis  ao estiramento durante a lactação http://www.oup.com/uk/booksites/content/0198585276/
MAMOGÊNESE O desenvolvimento da mama tem origem endócrina e manifesta-se a partir da puberdade feminina. Ação coordenada dos hormônios: prolactina, estrogênio, progesterona, esteróides supra-renais, insulina, hormônio do crescimento e hormônio tireoidiano. O estrogênio promove o crescimento ductal. A progesterona e a prolactina desenvolvem a estrutura lóbulo-alveolar. Durante a gravidez a mama aumenta o volume e a densidade, as aréolas mais escuras, os mamilos mais proeminentes e erectos. A hipófise anterior produz mais prolactina.
LACTOGÊNESE O determinismo da secreção láctea é basicamente de natureza endócrina, não havendo participação nervosa. Complexo Lactogênicoformado principalmente pela prolactina e o hpl (hormônio lactogênio placentário), agindo na célula mamária e responsável pela síntese de proteínas do leite.
LACTOPOESE A manutenção da secreção láctea se dá por mecanismo reflexo, estimulado pela sucção da mama. O estímulo chegando no Hipotálamo  Hipófise, produz ocitocina, responsável pela ejeção láctea. A mama em repouso (produz o leite), mantém um reflexo neuroendócrino e atividade secretória.
AMAMENTAÇÃO COLOSTRO(1 semana)  LEITE DE TRANSIÇÃO(2 a 3 semanas)  LEITE MADURO
FORMAÇÃO DO LEITE A produção do leite acontece no intervalo das mamadas, ficando o leite armazenado até o esvaziamento seguinte. Nos primeiros dias, a glândula produz o COLOSTRO, de conteúdo protéico elevado e composto por gamaglobulinas. O leite é composto por: água 85%, proteínas 6%, gorduras 4%, lactose 5%. Pode atingir volumes de 500ml, 1litro ou 2 litros/dia. Alguns fármacos podem aparecer no leite.
COLOSTRO
LEITE MATERNO
AMAMENTAÇÃO O aleitamento materno é considerado uma questão de saúde pública e apresenta VANTAGENS INFINITAS. É um alimento equilibrado e completo para o RN nos 6 primeiros meses. Contribui para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual. É econômico e não o consideramos fraco. Todas as mulheres podem produzí-lo.
AMAMENTAÇÃO Não existe horário fixo para o RN mamar. Inicia-se na sala de parto. Não é necessário complementar com água, chá ou outro alimento. Não recomenda-se aumentar a quantidade de alimento para a puérpera, apenas a qualidade  (água , sucos naturais). Evitar: condimentos, álcool, café, chocolates, fumo. Todos os medicamentos têm potencial passagem para o leite.
AMAMENTAÇÃO Apresenta efeitos contraceptivos (anovulação fisiológica), quando há amamentação plena. Se ocorrer a menstruação este efeito se reduz. Cuidado com as mamas: mantê-las suspensas e confortáveis (sutiã); massagear durante o banho; exercícios na aréola e papila; exposição ao sol. Escolher uma posição confortável para amamentar. Oferecer sempre as duas mamas. O RN deve fazer uma boa pegada (abocanhar). Após cada mamada a mãe deve retirar o leite residual através de expressão manual ou uma bomba de sucção.
AMAMENTAÇÃO Pode reduzir o risco de câncer de ovário e mama. Pode prevenir a osteoporose. A amamentação queima calorias (diminui peso materno) Contra-indicações: maternas; câncer de mama, mulheres HIV +, neonatais; baixo peso e imaturidade, fenda palatina.
VANTAGENS MATERNAS PREVENÇÃO : Ca MAMA Ca OVÁRIO OSTEOPOROSE ANEMIA MAIOR  ESPAÇO ENTRE  AS GESTAÇÕES MAIS  RÁPIDO RETORNO  AO PESO  IDEAL MENOS DEPRESSÃO
Principais intercorrências da lactação INGURGITAMENTO MAMÁRIO: aumento do volume mamário, turgência e distensão das mamas. Há um desequilíbrio entre a produção e drenagem. Tratamento: promover o esvaziamento. RACHADURAS E FISSURAS DA PAPILA: acontece por má aplicação da boca do RN ao mamilo. Não suspender a amamentação. MASTITE: processo inflamatório agudo de origem infecciosa. Febre alta, calafrios e vermelhidão das mamas. Antibióticos.
PADRÃO OURO AMAMENTAÇÃO   EXCLUSIVA    ATÉ  6 MESES  DE  VIDA.
PADRÃO   OURO MANUTENÇÃO  DA  AMAMENTAÇÃO        POR 2 ANOS E A INTRODUÇÃO        ADEQUADA  DE ALIMENTAÇÃO      COMPLEMENTAR

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Complicações pós parto modulo 2
Complicações pós parto modulo 2Complicações pós parto modulo 2
Complicações pós parto modulo 2PTAI
 
Emergência Obstétrica
Emergência ObstétricaEmergência Obstétrica
Emergência Obstétricasiatego
 
Pré parto
Pré parto Pré parto
Pré parto tvf
 
Puérperio Imediato – Cesariana
Puérperio Imediato – CesarianaPuérperio Imediato – Cesariana
Puérperio Imediato – CesarianaLuciana Costa
 
Disturbios puerperais
Disturbios puerperaisDisturbios puerperais
Disturbios puerperaisHIAGO SANTOS
 
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetricia
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetriciaAula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetricia
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetriciaGustavo Henrique
 
0416 emergências obstétricas - Marion
0416 emergências obstétricas - Marion0416 emergências obstétricas - Marion
0416 emergências obstétricas - Marionlaiscarlini
 
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...Caroline Reis Gonçalves
 
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamas
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamasAula 10 -_amamentacao__ca_de_mamas
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamasGustavo Henrique
 
Alterações fisiológicas da gravidez curso de pré-natal - jean mendes
Alterações fisiológicas da gravidez   curso de pré-natal - jean mendesAlterações fisiológicas da gravidez   curso de pré-natal - jean mendes
Alterações fisiológicas da gravidez curso de pré-natal - jean mendesdrjeanmendes
 
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana Paula
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana PaulaAtenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana Paula
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana PaulaProf Ana Paula Gonçalves
 
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hm
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hmAula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hm
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hmGustavo Henrique
 
Abordagem do rn prematuro
Abordagem do rn prematuroAbordagem do rn prematuro
Abordagem do rn prematuroAntonio Souto
 
Parto emergencial Silvio
Parto emergencial SilvioParto emergencial Silvio
Parto emergencial Silviosilviossamu
 
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natal
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natalAula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natal
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natalGustavo Henrique
 
Enfermagem ObstéTrica Parte 1
Enfermagem ObstéTrica Parte 1Enfermagem ObstéTrica Parte 1
Enfermagem ObstéTrica Parte 1guest692575
 
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele Spindler
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele SpindlerAssistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele Spindler
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele SpindlerJesiele Spindler
 

Was ist angesagt? (20)

Complicações pós parto modulo 2
Complicações pós parto modulo 2Complicações pós parto modulo 2
Complicações pós parto modulo 2
 
Emergência Obstétrica
Emergência ObstétricaEmergência Obstétrica
Emergência Obstétrica
 
Pré parto
Pré parto Pré parto
Pré parto
 
Puérperio Imediato – Cesariana
Puérperio Imediato – CesarianaPuérperio Imediato – Cesariana
Puérperio Imediato – Cesariana
 
Disturbios puerperais
Disturbios puerperaisDisturbios puerperais
Disturbios puerperais
 
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetricia
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetriciaAula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetricia
Aula 6 -_mecanismo_do_parto__classificacao_de_risco_na_obstetricia
 
0416 emergências obstétricas - Marion
0416 emergências obstétricas - Marion0416 emergências obstétricas - Marion
0416 emergências obstétricas - Marion
 
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...
Atendimento pré hospitalar de urgências obstétricas - Treinamento SAMU BH e D...
 
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamas
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamasAula 10 -_amamentacao__ca_de_mamas
Aula 10 -_amamentacao__ca_de_mamas
 
Alterações fisiológicas da gravidez curso de pré-natal - jean mendes
Alterações fisiológicas da gravidez   curso de pré-natal - jean mendesAlterações fisiológicas da gravidez   curso de pré-natal - jean mendes
Alterações fisiológicas da gravidez curso de pré-natal - jean mendes
 
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana Paula
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana PaulaAtenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana Paula
Atenção à Saúde da Puérpera Profa. Ana Paula
 
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hm
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hmAula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hm
Aula 9 -_complicacoes_puerperais__dm_hm
 
Após o Parto
Após o PartoApós o Parto
Após o Parto
 
Cap 19 emerg_obstetricas
Cap 19 emerg_obstetricasCap 19 emerg_obstetricas
Cap 19 emerg_obstetricas
 
Abordagem do rn prematuro
Abordagem do rn prematuroAbordagem do rn prematuro
Abordagem do rn prematuro
 
Parto emergencial Silvio
Parto emergencial SilvioParto emergencial Silvio
Parto emergencial Silvio
 
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natal
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natalAula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natal
Aula 4 -_consulta_de_enfermagem_na_assistencia_pre-natal
 
Enfermagem ObstéTrica Parte 1
Enfermagem ObstéTrica Parte 1Enfermagem ObstéTrica Parte 1
Enfermagem ObstéTrica Parte 1
 
AssistêNcia Ao Parto
AssistêNcia Ao PartoAssistêNcia Ao Parto
AssistêNcia Ao Parto
 
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele Spindler
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele SpindlerAssistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele Spindler
Assistencia Enfermagem Neonatal - Enf Jesiele Spindler
 

Ähnlich wie Puerpério

Gestação Normal - Noturno - enfermagem.ppt
Gestação Normal - Noturno - enfermagem.pptGestação Normal - Noturno - enfermagem.ppt
Gestação Normal - Noturno - enfermagem.pptWerbertCosta1
 
1 anatomia sist reprodutor.pdf
1 anatomia sist reprodutor.pdf1 anatomia sist reprodutor.pdf
1 anatomia sist reprodutor.pdfEdileideJesus1
 
Gestacao Normal Mat 2014.ppt
Gestacao Normal Mat 2014.pptGestacao Normal Mat 2014.ppt
Gestacao Normal Mat 2014.pptjhenicacamila123
 
Apresentação de slides sobre Gestação Normal
Apresentação de slides sobre Gestação NormalApresentação de slides sobre Gestação Normal
Apresentação de slides sobre Gestação NormalBruno Oliveira
 
Alterações físicas da gravidez
Alterações físicas da gravidezAlterações físicas da gravidez
Alterações físicas da gravidezmarianagusmao39
 
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentar
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentarEndocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentar
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentarZulivam Yaluzan
 
Reprodução humana e crescimento ppt
Reprodução humana e crescimento pptReprodução humana e crescimento ppt
Reprodução humana e crescimento ppt5feugeniocastro
 
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asi
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asienf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asi
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asiJhivagoOliveira
 
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioAssistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioLuciana de Paula
 
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioAssistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioLuciana de Paula
 
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da Mulher
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da MulherDescolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da Mulher
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da MulherEnfº Ícaro Araújo
 
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosSíndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosWelisson Porto
 
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02Larissa Lemos
 

Ähnlich wie Puerpério (20)

Gestação Normal - Noturno - enfermagem.ppt
Gestação Normal - Noturno - enfermagem.pptGestação Normal - Noturno - enfermagem.ppt
Gestação Normal - Noturno - enfermagem.ppt
 
1 anatomia sist reprodutor.pdf
1 anatomia sist reprodutor.pdf1 anatomia sist reprodutor.pdf
1 anatomia sist reprodutor.pdf
 
Gestacao Normal Mat 2014.ppt
Gestacao Normal Mat 2014.pptGestacao Normal Mat 2014.ppt
Gestacao Normal Mat 2014.ppt
 
Apresentação de slides sobre Gestação Normal
Apresentação de slides sobre Gestação NormalApresentação de slides sobre Gestação Normal
Apresentação de slides sobre Gestação Normal
 
Gestação Normal.ppt
Gestação Normal.pptGestação Normal.ppt
Gestação Normal.ppt
 
Saúde da Mulher 3
Saúde da Mulher 3Saúde da Mulher 3
Saúde da Mulher 3
 
Alterações físicas da gravidez
Alterações físicas da gravidezAlterações físicas da gravidez
Alterações físicas da gravidez
 
AULA 5 GESTANTE.pptx
AULA 5 GESTANTE.pptxAULA 5 GESTANTE.pptx
AULA 5 GESTANTE.pptx
 
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentar
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentarEndocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentar
Endocrinologia do ciclo gravídico puerperal zulivam para apresentar
 
Reprodução humana e crescimento ppt
Reprodução humana e crescimento pptReprodução humana e crescimento ppt
Reprodução humana e crescimento ppt
 
Amamentaç[1]..
Amamentaç[1]..Amamentaç[1]..
Amamentaç[1]..
 
Gestante I.pdf
Gestante I.pdfGestante I.pdf
Gestante I.pdf
 
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asi
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asienf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asi
enf 7- aula 2.pptx, mulher, saude... asi
 
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioAssistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
 
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperioAssistencia de enfermagem_no_puerperio
Assistencia de enfermagem_no_puerperio
 
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da Mulher
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da MulherDescolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da Mulher
Descolamento Prematuro da Placenta e Placenta Prévia - Saúde da Mulher
 
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosSíndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários Policísticos
 
Aborto
   Aborto   Aborto
Aborto
 
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02
Assistnciadeenfermagememneonatologia 110324125323-phpapp02
 
Aborto slides
Aborto slidesAborto slides
Aborto slides
 

Mehr von Cleidenisia Daiana (7)

Amamentação
AmamentaçãoAmamentação
Amamentação
 
Aleitamento
AleitamentoAleitamento
Aleitamento
 
4 eixo neuroendócrino hho
4 eixo neuroendócrino hho4 eixo neuroendócrino hho
4 eixo neuroendócrino hho
 
3 placenta
3 placenta3 placenta
3 placenta
 
2 propedêutica curso de especialização
2 propedêutica curso de especialização2 propedêutica curso de especialização
2 propedêutica curso de especialização
 
1 tpm fameplac
1 tpm fameplac1 tpm fameplac
1 tpm fameplac
 
5 d istopias
5 d istopias5 d istopias
5 d istopias
 

Puerpério

  • 1. PUERPÉRIO NORMAL E AMAMENTAÇÃO Humberto Magalhães
  • 2.
  • 3. Período que inicia-se com o secundamento  aparecem manifestações de involução e recuperação da genitália materna; por conseguinte a cessação da atividade endócrina.
  • 4.
  • 5. 2 - Pós-parto tardio ( 11º ao 45º dia )
  • 6.
  • 7. Puerpério imediato Há uma hemostasia fisiológica provocada pela trombose dos orifícios vasculares na implantação placentária. O elemento principal desta hemostasia é o útero de consistência firme; chamado globo de segurança – ligaduras vivas de Pinard.
  • 8.
  • 9. Puerpério imediato Vulva e vagina edemaciadas. Por volta de 48h a congestão desaparece. O colo uterino hiperemiado e edemaciado. Encontramos uma fenda transversal (parto normal). É sempre necessário uma revisão sistemática do colo no pós-parto.
  • 10. Puerpério imediato A involução acelerada dos primeiros 10 dias propicia condições de regeneração da ferida uterina ocasionada pela cesariana. Na lactente ( amamentação ), observaremos o reflexo útero-mamário, contração uterina (Reflexo de Fergusson ). Nas primíparas o rítmo de involução uterina é mais rápido que nas multíparas.
  • 11. Puerpério imediato RECUPERAÇÃOGENITAL; Fase regenerativa endometrial, por proliferação hormonal estrogênica (a partir do 25º dia); não raro aparecem ciclos ovulatórios. O processo de involução e regeneração do sítio placentário, vinculados a produção e eliminação de exsudatos e transudatos, misturados com elementos celulares e sangue, chamamos de LÓQUIOS. Lóquios sanguíneos (3 a 4 dias), lóquios serosanguíneos (após este período), lóquios serosos (próximo ao puerpério tardio). Em algumas situações, pela anteversão uterina acentuada, haverá retenção dos lóquios (loquiométra) predispondo a infecções.
  • 12. Puerpério tardio É o período de transição no qual todas as funções são influenciadas pela lactação. O útero continua regredindo, mais lentamente. A cavidade uterina acha-se epitelizada por volta do 25º dia. A vagina continua mantendo um padrão atrófico.
  • 13. Puerpério remoto É um período impreciso. A vagina torna-se normoestrogênica. A menstruação retorna, podendo ser precedida de ovulação ( 80% das puérperas ovulam antes da primeira menstruação ). As lactantes podem ficar amnorréicas por 8-12 meses e as não lactantes pouco menos de 2 meses.
  • 14. PUERPÉRIO - Manifestações Gerais No pós-parto imediato o comportamento da paciente revela alívio e tranquilidade, e uma manifesta exaustão física. Calafrios, hipotermia, há um resfriamento rápido do corpo e em seguida sudorese. Sede; desidratação e perdas sanguíneas. Psíquica; imediata preocupação: nasceu bem? Tem malformação? Em seguida euforia…
  • 15. PUERPÉRIO – Manifestações Gerais A temperatura deve manter-se abaixo de 38°.Quando há turgência mamária ou proliferação de germes na vagina a temperatura eleva-se. O sistema endócrino apresenta queda dos níveis de gonadotrofina coriônica, estrogênios, progesterona. O rendimento cardíaco, os volumes plasmáticos e a resistência vascular retornam aos valores pré-gravídicos.
  • 16. PUERPÉRIO – Manifestações Gerais Alterações sanguíneas; série vermelha, série branca. Risco aumentado de trombose por aumento do fibrinogênio e fator VIII associado a limitação da atividade física. Sistema urinário e digestivo; Ingesta hídrica e deambulação precoce. Os distúrbios psicológicos são individuais (DEPRESSÃO).
  • 17. ASSISTÊNCIA PÓS-NATAL Medidas higiênicas e dietéticas. LEVANTAR PRECOCE: Profilaxia da síndrome tromboembólica. Cuidado com as mamas, diurese e função intestinal. Exame físico diário: Tax, pulso, útero, bexiga, lóquios, cicatrizações, hemorróidas. REVISÃO DO PARTO ( 6º semana ).
  • 18. ALOJAMENTO CONJUNTO Alojamento conjunto e amamentação (1970). SUS (1993); obrigatoriedade. RN sadio permanece ao lado da mãe em um mesmo ambiente até a alta hospitalar. ACONSELHAMENTO!!! (OBSTÉTRA). Tipagem sanguínea e fator Rh, VDRL. Episiotomia e ferida operatória. ROTINAS EM OBSTETRÍCIA – FERNANDO FREITAS
  • 19.
  • 20. AMAMENTAÇÃO FISIOLOGIA MAMÁRIA Mamogênese(desenvolvimento da mama) Lactogênese(início da lactação, produção do leite) Lactopoese(manutenção da lactação, ejeção do leite) OBS; são controladas por arcos reflexos neurais que se iniciam com o estímulo das terminações nervosas do complexo aréolo-mamilar, (OCITOCINA/PROLACTINA)
  • 21. Na mulher, aos 20 anos, a mama atinge sua maturidade. Composta por 20 lobos e subdivididos em lóbulos que possuem de 10 a 100 alvéolos, terminando nos ductos lactíferos. GLÂNDULA MAMÁRIA: 15-25- ductos terminando no mamilo e conectados aos alvéolos. Cada ducto limita um lóbulo.Os lóbulos são suportados por tecido conectivo e tecido adiposo. Mamilo+Auréola recebem fibras neurais sensíveis ao estiramento durante a lactação http://www.oup.com/uk/booksites/content/0198585276/
  • 22. MAMOGÊNESE O desenvolvimento da mama tem origem endócrina e manifesta-se a partir da puberdade feminina. Ação coordenada dos hormônios: prolactina, estrogênio, progesterona, esteróides supra-renais, insulina, hormônio do crescimento e hormônio tireoidiano. O estrogênio promove o crescimento ductal. A progesterona e a prolactina desenvolvem a estrutura lóbulo-alveolar. Durante a gravidez a mama aumenta o volume e a densidade, as aréolas mais escuras, os mamilos mais proeminentes e erectos. A hipófise anterior produz mais prolactina.
  • 23. LACTOGÊNESE O determinismo da secreção láctea é basicamente de natureza endócrina, não havendo participação nervosa. Complexo Lactogênicoformado principalmente pela prolactina e o hpl (hormônio lactogênio placentário), agindo na célula mamária e responsável pela síntese de proteínas do leite.
  • 24. LACTOPOESE A manutenção da secreção láctea se dá por mecanismo reflexo, estimulado pela sucção da mama. O estímulo chegando no Hipotálamo  Hipófise, produz ocitocina, responsável pela ejeção láctea. A mama em repouso (produz o leite), mantém um reflexo neuroendócrino e atividade secretória.
  • 25. AMAMENTAÇÃO COLOSTRO(1 semana) LEITE DE TRANSIÇÃO(2 a 3 semanas) LEITE MADURO
  • 26. FORMAÇÃO DO LEITE A produção do leite acontece no intervalo das mamadas, ficando o leite armazenado até o esvaziamento seguinte. Nos primeiros dias, a glândula produz o COLOSTRO, de conteúdo protéico elevado e composto por gamaglobulinas. O leite é composto por: água 85%, proteínas 6%, gorduras 4%, lactose 5%. Pode atingir volumes de 500ml, 1litro ou 2 litros/dia. Alguns fármacos podem aparecer no leite.
  • 29.
  • 30. AMAMENTAÇÃO O aleitamento materno é considerado uma questão de saúde pública e apresenta VANTAGENS INFINITAS. É um alimento equilibrado e completo para o RN nos 6 primeiros meses. Contribui para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual. É econômico e não o consideramos fraco. Todas as mulheres podem produzí-lo.
  • 31. AMAMENTAÇÃO Não existe horário fixo para o RN mamar. Inicia-se na sala de parto. Não é necessário complementar com água, chá ou outro alimento. Não recomenda-se aumentar a quantidade de alimento para a puérpera, apenas a qualidade (água , sucos naturais). Evitar: condimentos, álcool, café, chocolates, fumo. Todos os medicamentos têm potencial passagem para o leite.
  • 32. AMAMENTAÇÃO Apresenta efeitos contraceptivos (anovulação fisiológica), quando há amamentação plena. Se ocorrer a menstruação este efeito se reduz. Cuidado com as mamas: mantê-las suspensas e confortáveis (sutiã); massagear durante o banho; exercícios na aréola e papila; exposição ao sol. Escolher uma posição confortável para amamentar. Oferecer sempre as duas mamas. O RN deve fazer uma boa pegada (abocanhar). Após cada mamada a mãe deve retirar o leite residual através de expressão manual ou uma bomba de sucção.
  • 33. AMAMENTAÇÃO Pode reduzir o risco de câncer de ovário e mama. Pode prevenir a osteoporose. A amamentação queima calorias (diminui peso materno) Contra-indicações: maternas; câncer de mama, mulheres HIV +, neonatais; baixo peso e imaturidade, fenda palatina.
  • 34. VANTAGENS MATERNAS PREVENÇÃO : Ca MAMA Ca OVÁRIO OSTEOPOROSE ANEMIA MAIOR ESPAÇO ENTRE AS GESTAÇÕES MAIS RÁPIDO RETORNO AO PESO IDEAL MENOS DEPRESSÃO
  • 35. Principais intercorrências da lactação INGURGITAMENTO MAMÁRIO: aumento do volume mamário, turgência e distensão das mamas. Há um desequilíbrio entre a produção e drenagem. Tratamento: promover o esvaziamento. RACHADURAS E FISSURAS DA PAPILA: acontece por má aplicação da boca do RN ao mamilo. Não suspender a amamentação. MASTITE: processo inflamatório agudo de origem infecciosa. Febre alta, calafrios e vermelhidão das mamas. Antibióticos.
  • 36. PADRÃO OURO AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA ATÉ 6 MESES DE VIDA.
  • 37. PADRÃO OURO MANUTENÇÃO DA AMAMENTAÇÃO POR 2 ANOS E A INTRODUÇÃO ADEQUADA DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
  • 38. CONSTITUIÇÃO FEDERAL - LEI DO SUS Carta de Ottawa: 1986; VIII Conferência Nacional de Saúde: 1986; Constituição Federal: 1988; Leis do SUS (8.080 e 8.142): 1990 Art. 196: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Lei 8.080 (art.2º): “A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso a bens e serviços sociais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país (par. 3º).