SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 52
O poder da Oração Santa Mônica Santo Agostinho
ENTRE AS MULHERES NOTÁVEIS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO, DESTACA-SE UMA QUE NASCEU NO NORTE DO CONTINENTE AFRICANO, QUE PASSOU A HISTÓRIA COMO O INCOMPARÁVEL SÍMBOLO DA FÉ. MÔNICA ERA CRISTÃ ARREBATADA PELO AMOR DE JESUS. CASOU-SE COM UM ROMANO AMANTE DOS DEUSES E DOS CULTOS DA ÉPOCA E ERA ESSE HOMEM O OPOSTO DE SEUS VALORES ESPIRITUAIS,
Mas Mônica tinha certeza que  esse matrimônio sacrifício, era colocado por Jesus para fazer brilhar a convicção da sua fé. O marido e a sogra a maltratava pois ela não convivia com os cultos promíscuos da época romana.
TORNOU-SE MÃE DE 3 CRIANÇAS. MAS ELA SE TORNARÁ CÉLEBRE POR CAUSA DE UMA DELAS: AGOSTINHO. ELE HAVIA HERDADO O DESEQUILÍBRIO DO PAI E DA AVÓ, ERA REBELDE, E TAMBÉM MALTRATAVA A MÃE. ERA MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO PARA MÔNICA. MAS ELA NÃO SE DEIXAVA DESANIMAR, E CONTINUA LABORANDO NOS ENSINOS DE JESUS A MEDIDA QUE OS ANOS SE PASSAM O MENINO AGOSTINHO SE TORNA AQUELE QUE MÔNICA MAIS TEM CUIDADOS, DEVIDO A SUA ELEIÇÃO PRAS QUESTÕES NEGATIVAS.
E MÔNICA O ENVOLVE COM A TERNURA DA PRECE,  E COMEÇA A ORAR COM UM DEVOTAMENTO INCOMPARÁVEL. ELA NÃO DESANIMOU E SOUBE ENFRENTAR TODAS AS DIFICULDADES COM A AUDÁCIA QUE TEM UM CORAÇÃO DEDICADO A JESUS.  QUANDO AGOSTINHO ESTAVA PRÓXIMO DA IDADE ADULTA DESTACOU-SE COM SEU VERBO DE MUITO ELOQÜÊNCIA E COMEÇOU A ESTUDAR OUTRAS DOUTRINAS COMUNS DA ÉPOCA.
COM O FALECIMENTO DO MARIDO E DEPOIS O DA SOGRA MÔNICA MUDA COM A FAMÍLIA PRA MILÃO NA ITÁLIA. AGOSTINHO REVELA GRANDES PENDORES INTELECTUAIS PARA A LÓGICA RETÓRICA E ORATÓRIA E VAI ESTUDAR  COM OS MESTRES DA ÉPOCA. E ELE SE TORNA MESTRE DA RETÓRICA E DA LÓGICA.  AGOSTINHO CONTINUA COM SUA VIDA VULGAR, TORNA-SE PAI, MAS NÃO SE RESPONSABILIZA.  E MÔNICA PROSSEGUE ORANDO.
QUANDO A SITUAÇÃO LHE PERMITE, MÔNICA FALA SOBRE JESUS, MAS ELE, COM A CAPACIDADE DO RETÓRICO E DA LÓGICA, TENTA CONFUNDI-LA, MAS É MUITO DIFÍCIL CONFUNDIR O SIMPLES DE CORAÇÃO E OS PUROS DE SENTIMENTO. OS INTELECTUAIS PODEM SE CONFUNDIR POIS FICA TÊNUE O FIO DA VAIDADE E DA PRESUNÇÃO.   MAS NÃO OS SIMPLES.
AGOSTINHO OUVE FALAR DE AMBRÓSIO UM GRANDE APÓSTOLO DO CRISTIANISMO, HOMEM MUITO AMOROSO, E COM UM GRANDE PODER DE ORATÓRIA, E VAI ESCUTÁ-LO, E POR SER UM EXÍMIO ORADOR, ELE BUSCA NESSE HOMEM, BASES PARA SEUS DISCURSOS, AMBRÓSIO ERA BISPO CRISTÃO.
 
CHEGANDO NA CATEDRAL  QUE AMBRÓSIO FAZIA SEUS DISCURSOS, ABRINDO UM DOS  PERGAMINHOS AO ACASO, LÊ: ...AQUELE QUE NÃO DEIXAR TUDO POR MIM TOMANDO A SUA CRUZ E SEGUINDO-ME NÃO É DIGNO DE MIM AGOSTINHO TEVE UM IMPACTO, E PENSOU: ESSE HOMEM QUER QUE RENUNCIE A TUDO, A SUA PRÓPRIA VIDA?  ELE NÃO ACEITA. E PENSA: SERÁ QUE ALGUÉM DEIXARIA TUDO POR ELE?
E EM SEGUIDA AMBRÓSIO, LÊ: SENHOR EU QUERO SEGUIR-TE, MAS DEIXE QUE EU ENTERRE PRIMEIRO O MEU PAI, E DEPOIS EU VIREI E JESUS DIZ COM SEVERIDADE: VEM TU AGORA, E DEIXA  AOS MORTOS O CUIDADO DE SEPULTAR OS MORTOS.  AGOSTINHO ENTRA EM CONFLITO, COMO PODE ISSO ACONTECER, ESSE HOMEM NÃO DÁ NEM O DIREITO DE UM FILHO ENTERRAR SEU PAI?
PRIMEIRO ELE SE POE CONTRA, MAS DEPOIS ELE PENSA, SERÁ QUE ELE QUERIA MESMO ENTERRAR O PAI, POR AMOR FILIAL OU QUERIA  A HERANÇA QUE FICAVA DESTINADO AOS FILHOS QUE ESTAVAM NO ENTERRO, E SE AQUELE JOVEM QUERIA MESMO SEGUIR JESUS, QUE ELE DEIXASSE AOS MORTOS O CUIDADO DE ENTERRAR OS MORTOS, E SE O RAPAZ BUSCAVA POR UMA  AMPLITUDE ESPIRITUAL, QUE ELE SEGUISSE JESUS NAQUELE MOMENTO.
AGOSTINHO SORRIU. E PARECEU LÓGICO AQUELE PENSAMENTO QUE A PRINCÍPIO O CHOCOU, E TAMBÉM ANALISOU E CONCORDOU TAMBÉM COM A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO.   COMEÇOU  ALI  A TRANSFORMAÇÃO DE AGOSTINHO. ELE FICA PREOCUPADO, POIS ELE PERCEBE QUE A VIDA NA TERRA É UMA ILUSÃO.
ÀS VEZES VAMOS PERSEGUIR O QUE NOS PARECE FUNDAMENTAL, E ESSE FUNDAMENTAL NOS ARREBATA A EXISTÊNCIA. MAS A VOZ DE AMBRÓSIO CONTINUAVA ECOANDO NA CATEDRAL... E AGOSTINHO TREME DE EMOÇÃO E FINALMENTE RENDE-SE A JESUS. E AO SAIR DALI É OUTRO HOMEM. E RENASCE NA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.
E CORRE E VAI FALAR COM SUA MÃE E A ABRAÇA COM INFINITA TERNURA E DIZ: VENCESTES, A SUAS ORAÇÕES FORAM OUVIDAS PELO SENHOR DO MUNDO, TU VENCESTES MINHA MÃE, E ELA DIZ:  27 ANOS DE ORAÇÃO PRA RESGATAR-TE DO MAL. MÔNICA CUMPRIU SEU OBJETIVO ESSENCIAL DA VIDA, ELES VOLTAM AO NORTE DA ÁFRICA, A CIDADE DE HIPONA, SUA TERRA NATAL, MÔNICA MORRE NA VIAGEM, POIS JÁ ESTAVA DEBILITADA.
 
MORRE ABENÇOANDO O FILHO E DIZENDO QUE NUNCA SE ESQUEÇA DO PODER DA ORAÇÃO. A ORAÇÃO É PORTADORA DE UM VIGOR QUE MODIFICA QUALQUER TIPO DE ESTRUTURA.  ELE ESTUDA A PROPOSTA DE JESUS E ENTRA NO SACERDÓCIO CATÓLICO E SE TORNA BISPO COMO ERA HÁBITO NA ÉPOCA.
E O SEU PRIMEIRO TRABALHO UMA DAS OBRAS BÁSICAS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO E DA MODERNA PSICANÁLISE O EXAME DE SUA ESTRUTURA COMPORTAMENTAL, ELE AUTO-ANALISA-SE E ESCREVE O MEMORÁVEL: CONFISSÕES. UMA ANÁLISE PROFUNDA SOBRE OS SEUS ERROS, E UMA FORMA DE ENCONTRAR A PAZ, E A PLENITUDE.
TODOS TEMOS O DIREITO DE ERRAR, E TODOS NÓS EQUIVOCA-MO-NOS, MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE PERMANECER NO ERRO,  O ERRO É UMA EXPERIÊNCIA QUE NOS ENSINA COMO NÃO FAZER, NÃO É NADA MAIS DO QUE UM MÉTODO PEDAGÓGICO QUE NOS VAI  LEVAR AO ACERTO. AGOSTINHO TEVE ESSA CORAGEM, E PERCEBE QUE SEUS COMPORTAMENTOS PRECISAVAM SER REVISTOS.
AGOSTINHO PROCURA A PARTIR DAÍ VIGIAR-SE. ELE PERCEBIA QUE APÓS UMA VIDA DE HÁBITOS, ERA DIFÍCIL SE REABILITAR, MAS ELE TEVE A CORAGEM DE BUSCAR EM SI A RENOVAÇÃO, DE ATITUDES, DE PENSAMENTOS, UMA DISCIPLINA DE ABSTINÊNCIAS.
ELE SALDA JESUS, A FORÇA DE JESUS, E ESCREVE OUTROS LIVROS E TORNA-SE O MAIOR PENSADOR DO CRISTIANISMO PRIMITIVO, GRAÇAS A ORAÇÕES DE SUA MÃE, A DEVOTADA MÔNICA.
ALAN KARDEC NO LIVRO DOS ESPÍRITOS QUESTÃO 658 – NO CAPÍTULO QUE TRATA DA  LEI DE ADORAÇÃO OS ESPÍRITOS NOS DIZ QUE A  ORAÇÃO TEM A AÇÃO ESSENCIAL DE ADORAR A DEUS, ORAR É ABRIR A ALMA PARA PODER ENTRAR EM SINTONIA COM DEUS.
E NAS QUESTÕES 659 E SEGUINTES, OS ESPÍRITOS ASSEVERAM QUE A ORAÇÃO DEVE SER COLOCADA SOB 3 ASPECTOS: LOUVAR PEDIR E AGRADECER, SÃO AS 3 ETAPAS DA ORAÇÃO NA VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA. A ORAÇÃO TEM O FIM DE ABRANDAR A ALMA E NOS ENTREGAR A DEUS,EM  TOTALIDADE E CONFIANÇA, PARA QUE ELE FAÇA NÃO EXATAMENTE O QUE PEDIMOS MAS O QUE É DE MELHOR PARA NÓS.
OS ESPÍRITOS DE SABEDORIA ORIENTAM ALAN KARDEC  QUE A ORAÇÃO NÃO TEM COMO MUDAR A LINHA DO NOSSO DESTINO, MUDAR OS EFEITOS DAS CAUSAS QUE JÁ PRODUZIMOS ANTES. A ORAÇÃO TEM POR META, FORTALECER AQUELE QUE ORA, PARA QUE ELE POSSA ENFRENTAR AS DIFICULDADES,  QUE MUITAS VEZES SÃO CONSEQUÊNCIAS NATURAIS E INEVITÁVEIS DE SEUS ERROS.
JESUS NOS OFERECEU UM MODELO DE ORAÇÃO, E ENCONTRAMOS NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO: ESSES 3 ESTADOS ORACIONAIS. ALGUNS DIZEM, NÃO VOU PEDIR NADA, POIS ELE SABE DO QUE PRECISO, É CLARO QUE ELE SABE, MAS PRECISAMOS RECONHECER. QUANDO NÓS NOS COLOCAMOS A SUA DISPOSIÇÃO É UMA FORMA DE AGRADECER.
A ORAÇÃO TEM UM PODER INCOMPARÁVEL, DURANTE UM PERÍODO DA HUMANIDADE, DEPOIS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19, QUANDO A CIÊNCIA COMEÇA A MONTAR SEUS GLORIOSOS LABORATÓRIOS, E A FISIOLOGIA SURGE ...  A RELIGIÃO FICA AMUADA, E A PALAVRA ORAÇÃO TINHA QUASE QUE UM SENTIDO PEJORATIVO, O INDIVÍDUO QUE ORAVA DEMONSTRAVA SER UMA PESSOA SEM FORÇAS MORAIS PARA RESISTIR AOS IMPACTOS,  E MUITA GENTE TINHA VERGONHA DE DIZER QUE ORAVA QUE BUSCAVA DEUS ATRAVÉS DA PRECE.
MAS FELIZMENTE... GRAÇAS A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL, AO CONHECIMENTO DA FÍSICA QUÂNTICA, A ORAÇÃO VOLTA  A OCUPAR UM LUGAR DE DESTAQUE NA COMUNIDADE INTELECTUAL, POIS ESSA MESMA COMUNIDADE CHEGA A CONCLUSÃO QUE SOMOS SERES EMINENTEMENTE PSÍQUICOS, QUE A NOSSA MENTE DIRECIONA NOSSA VIDA, QUE O QUE PENSAMOS SOMOS, QUE O QUE CULTIVAMOS NO CAMPO MENTAL, TORNA-SE REALIDADE NA ÁREA DA SAÚDE OU NO CAMPO DO NOSSO COMPORTAMENTO, QUALQUER TENTATIVA DE MUDANÇA EM NOSSA EXISTÊNCIA DEVE COMEÇAR EM NOSSO PENSAMENTO.
ESTAMOS A TODO INSTANTE CONSTRUINDO O SER QUE QUEREMOS SER.  E A ORAÇÃO É CAMINHO. A PESSOA QUE NÃO TEM O HÁBITO DE ORAR, TEM SONO, TODA VEZ QUE TENTA ORAR. PRECISA CULTIVAR ESSE HÁBITO, É DIFÍCIL MUDAR UM  HÁBITO, TEMOS QUE  REPETIR ATÉ CRIAR UM NOVO CONDICIONAMENTO, E ESSE NOVO CONDICIONAMENTO TRANSFORMA-SE EM UMA SEGUNDA NATUREZA, O QUE LEVOU A LÓGICA A DIZER QUE OS HÁBITOS SÃO A NOSSA SEGUNDA NATUREZA.  OS HÁBITOS SÃO AS NOSSAS NECESSIDADES DO NOSSO COMPORTAMENTO, E O HABITO DE ORAR É UM DELES.
NÃO DEIXAR PARA ORAR SOMENTE NA HORA DE DORMIR, NA EXAUSTÃO, NÓS DEVEMOS FAZER DA NOSSA VIDA UM ATO DE ORAÇÃO. A ORAÇÃO NÃO É UMA REPETIÇÃO DE PALAVRAS.  COMO NOS DIZ OS ESPÍRITOS NA QUESTÃO DA LEI DE ADORAÇÃO: NÃO SERÃO AS PALAVRAS QUE VALEM MAS A INTENÇÃO, QUE É MENTAL, INTERIOR. PODEMOS A TODO INSTANTE ORAR...SE MANTIVERMOS INTENÇÕES SAUDÁVEIS.
SE PENSARMOS HOJE NO TRÂNSITO POR EXEMPLO, E DISSERMOS EU VOU SER O MAIS TRANQÜILO POSSÍVEL... ESTA ORANDO. SE PASSAR ALGUÉM E NOS DÁ AQUELA FECHADA,  SE NÓS PENSARMOS POSITIVAMENTE E DIZER...VAI COM DEUS MEU IRMÃO...DEVE ESTAR INDO TIRAR A MÃE DA FORCA...É MELHOR PENSAR ASSIM NÃO É? DO QUE SE CHATEAR E EMITIR PENSAMENTOS NEGATIVOS E CRIAR EMOÇÕES NEGATIVAS DENTRO DE SI. PORQUE NA VERDADE NÃO SABEMOS O QUE PASSA COM O OUTRO.
ENTÃO É NECESSÁRIO QUE A NOSSA MENTE ESTEJA EM VIGÍLIA, QUE NÓS NOS HARMONIZEMOS, E CULTIVEMOS O HÁBITO DE ASSERENARMOS, ACALMAR-MOS.  DIVALDO NOS CONTA UMA HISTÓRIA DO SILENCIO... QUE VAI ASSISTIR NO MUNDO ESPIRITUAL O DESPERTAR DE UM AMIGO DESENCARNADO RECENTEMENTE MAS JOANA DE ANGELIS (SUA MENTORA ESPIRITUAL) LHE COLOCOU UMA CONDIÇÃO. QUE ELE FIZESSE SILÊNCIO.
 
CHEGANDO LÁ O AMIGO ESTAVA DEITADO AINDA DORMINDO EM UMA ENFERMARIA, E QUANDO ELE VIU O AMIGO QUE LHE ERA MUITO QUERIDO E TEVE UMA EMOÇÃO QUE O AMIGO TREMEU,  E JOANA DISSE: SILENCIO MENTAL DIVALDO. ELE HAVIA MANDADO UM DARDO MENTAL QUE PERTURBOU O AMIGO. E ELE ENTENDEU, O QUE BUDA DISSE: CONTEMPLAR SEM SE EMOCIONAR. NÃO JUSTIFICAR, NÃO RACIOCINAR, MAS É DIFÍCIL, É O  ESTADO ANTES DO ÊXTASE.
 
ENTÃO O SILÊNCIO MUITAS VEZES NÃO É SÓ A AUSÊNCIA DE PALAVRAS, ÀS VEZES O CORPO ESTA CALADO MAS POR DENTRO É UM TURBILHÃO DE IDÉIAS E PENSAMENTOS, É NECESSÁRIO APRENDERMOS A FAZER SILENCIO MENTAL, A DISCIPLINAR A MENTE, UMA IDÉIA APÓS A OUTRA. O NOSSO PENSAMENTO É POLIVALENTE NÓS PODEMOS PENSAR MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO,  É NECESSÁRIO CRIARMOS O HÁBITO DO DIRECIONAMENTO MENTAL.
UM BOM EXERCÍCIO É NOS ATERMOS A UMA FRASE POR ISSO O HÁBITO QUE MUITOS TEM DE SE ATER A TRECHOS DO EVANGELHO. É MUITO SAUDÁVEL, HOJE TEMOS MUITOS LIVROS PARA MEDITAÇÃO, PODEMOS ELEGER UMA FRASE, PARA AQUELE DIA, PARA AQUELA SEMANA, E MEDITAR NESSA FRASE, COMO UMA FORMA DE DISCIPLINAR A MENTE. PARA QUE NO MOMENTO DA ORAÇÃO ESTARMOS EM SILÊNCIO E PODERMOS CONVERSAR COM DEUS.
 
CONTA UM MEMORÁVEL MÉDICO FRANCÊS ALEXIS CARREL, EM UMA OBRA DOS ANOS 40, SOBRE OS MILAGRES DE LURDES, E JÁ NAQUELA ÉPOCA, MILHARES DE PESSOAS IAM A LURDES PARA ESTAR NA GRUTA QUE APARECEU A VIRGEM MARIA. DE PARIS SAIAM TRENS COM PESSOAS DE TODA A NATUREZA DE DOENÇAS DEGENERATIVAS, E ELE VAI ACOMPANHANDO ALGUNS PACIENTES, PARA VER SE EXISTIA MESMO O MILAGRE, PARA VER SE NÃO ERA UMA FARSA, E ELE REGISTRA 3 OU 4 CASOS,
 
um deles é o de uma jovem com tuberculose, ele acompanha a jovem durante a viagem, e analisa que seu estado é muito deplorável, febre muito alta e a doença de cook estava quase que findando sua vida.  Ao  chegar em Lurdes ele pedi pra que a levem imediatamente para a Gruta aonde seria realizada a Missa, pois ele achava que ela estava quase na agonia. Chegando a gruta, começa a missa, e ela estava lá, e o médico fica olhando para ela, e percebe que ela abre os olhos e fixa seu olhar na gruta que apareceu a Virgem Maria, ela começa a balbuciar.
O médico percebe que a palidez típica da tuberculose, desaparece, ela tosse, e os olhos fixos na gruta, e a alma totalmente vinculada ao desejo da recuperação, e Dr. Alex vai observando aquela jovem e quando termina a missa, ele toma-lhe o pulso e estava perfeitamente normal, medi a temperatura, e normal, e espantado ele verifica que os pulmões ao ser auscultado estavam absolutamente refeitos, ele não pôde acreditar pois ele havia examinado momentos antes.
E ELE A PERGUNTA: O QUE VOCÊ ESTAVA FAZENDO QUANDO OLHAVA PARA A GRUTA? ELA DISSE: ORANDO...EU ESTAVA ME ENTREGANDO A DEUS E DIZENDO QUE ELE FIZESSE POR  MIM, SEGUNDO A SUA VONTADE. ELE AINDA PERGUNTA: VOCÊ PEDIU A CURA? E ELA DIZ: NÃO ME LEMBREI, EU PEDI QUE ELE FIZESSE DE MIM O QUE FOSSE DE MELHOR, E ELE OPTOU PELA RESTITUIÇÃO DA MINHA SAÚDE, PORQUE COM CERTEZA EU DEVO FAZER ALGO DE MELHOR PRA MIM MESMA E EM FAVOR DE MEU PRÓXIMO. ELA HAVIA ORADO.
E A PRECE HAVIA SIDO UM MECANISMO QUE RESTITUIU A RENOVAÇÃO ORGÂNICA. MILAGRE, DIZ OS TEÓLOGOS IMPOSSÍVEL DIZ OS CÉTICOS PERFEITAMENTE NORMAL NOS DIZ A CIÊNCIA MODERNA.  A CIÊNCIA  ASSEVERA QUE NÓS TEMOS UMA ENERGIA VITAL ESSA ENERGIA QUE UNS CHAMAM DE QUINTA FORÇA,  ESSA ENERGIA QUE FOI DETECTADA A MUITAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS E FOI RECOMPOSTA POR PARACELSO (ERA UM GRANDE BIÓLOGO E MÉDICO, QUE FALOU MUITO DO ESOTERISMO).
MAIS TARDE VEMOS MESMER (MÉDICO AUSTRÍACO CRIADOR DA TEORIA DO MAGNETISMO ANIMAL) A IDENTIFICANDO, E NA ATUALIDADE VEMOS GRANDES MÉDICOS QUE IDENTIFICA ESSA ENERGIA EM TODAS AS FORMAS VIVAS, QUE É NATURAL DE TODOS OS SERES VEGETAIS, ANIMAIS E HUMANOS, E QUE RESOLVEM DÁ DENOMINAÇÕES TÍPICAS  DE CADA ÁREA, MESMER CHAMA DE MAGNETISMO ANIMAL, OUTROS CHAMAM DE CORPO ASTRAL, FORÇA OZONICA, ENERGIA VITAL E TANTOS OUTROS NOMES.
É COMUM EXPERIMENTARMOS UMA SENSAÇÃO ESTRANHA E LOGO IDENTIFICAR A FONTE GERADORA DESSA SENSAÇÃO, É ENERGIA VITAL, É ESSE PRINCIPIO DE ENERGIA QUE ESTA NO UNIVERSO, E É ESSA ENERGIA QUE LEVA AS NOSSAS ORAÇÕES AOS GRANDES CENTROS DE REGISTRO DO MUNDO ESPIRITUAL E TAMBÉM LEVA A DEUS.
ENTÃO SE NÓS CONSEGUIRMOS ORAR, NÓS ENCONTRAREMOS UM SEGUNDO PONTO PARA A REALIZAÇÃO PACIFICADORA DA NOSSA VIDA, O AMOR... PORQUE ATRAVÉS DA ORAÇÃO NÓS NOS DULCIFICAMOS E PASSAMOS EXPERIMENTAR E VIVENCIAR O AMOR...  PORQUE NÓS NOS DESARMAMOS, PORQUE NÓS ARMAMOS MAIS DO QUE  AMAMOS, E É NECESSÁRIO QUE NOS DESARMEMOS PARA AMAR MAIS.
NA LITERATURA CLÁSSICA NA OBRA DE DOM QUIXOTE DE AUTORIA DE CERVANTES, QUANDO ESSE HOMEM, ENCONTRA UMA MERETRIZ, E SE APAIXONA,  E NELA VÊ O PROTÓTIPO DE UMA MULHER VIRTUOSA, AQUELA MADONA ENCANTADORA E BELA QUE NÃO ERA, NO SEU DELÍRIO ELE CRIA ESSA PERSONAGEM E PROTEGE ESSA MULHER, DIGNIFICA, PROCURA ENCANTÁ-LA, ENOBRECE-LA, E QUANDO ELE ESTA MORRENDO DOM QUIXOTE PEDI PRA QUE ELA VENHA ESTAR COM ELE, E QUANDO ELA CHEGA ELE A CHAMA DE DULCINEA, E FALA, QUE ELA É A VIRGEM MAIS CASTA DE TODA A
Espanha, mulher ideal e nobre ... e pedi pra que ela lhe seja fiel a sua memória, pedi-lhe que ela preserve aquele momento pra sempre em sua vida e morre,  então os psicólogos chamam de efeito Dulcinea, ela mudou de vida, porque aquele amor que foi dado, aquela emulação, sem nenhuma censura, aquele devotamento, fez que seu mundo interno elaborasse campo vibratório saudável que modificou os hábitos doentios e a partir de então ela torna-se a Dulcineia  de Dom Quixote.
 
NÃO SERIA ISSO QUE ACONTECEU COM A MADALENA, ESTAVA ACOSTUMADA SERVIR OS HOMENS, A VENDER ILUSÕES, E LHE CHEGA AQUELE HOMEM INCOMPARÁVEL QUE NÃO LHE PEDI NADA, QUE SORRI PRA ELA E DIZ: MARIA AMA, MAS A QUEM ? AOS SEUS FILHOS. NÃO TENHO NENHUM. ENTÃO AME AOS FILHOS QUE NÃO TEM MÃE E AS MÃES QUE NÃO TEM FILHO. ELE OFERECE AQUELE LEGADO INCOMPARÁVEL, E AQUELA MULHER QUE SAIU DAS CINZAS, DA LAMA, PARA SER A MENSAGEIRA DA BOA NOVA E O MAIOR EXEMPLO DE CRISTIFICAÇÃO DA BOA NOVA. ELE MOSTRA QUE NÃO VEIO SOMENTE PARA OS SÃOS MAS TAMBÉM PARA OS ENFERMOS. JESUS APARECEU PARA ELA, ELE PODERIA TER APARECIDO A QUALQUER UM, ELE ESCOLHEU ELA, POIS ELA VIVEU A TRANSFORMAÇÃO  MORAL GRANDIOSA.
AS PROPOSTAS MODERNAS DA PSICOTERAPIA LEVA-NOS A FAZER UMA VIAGEM A ESSA QUESTÃO ABORDADA POR  ALAN KARDEC E PRESENTE EM TODAS AS RELIGIÕES: O HÁBITO DA ORAÇÃO, ORAR SEMPRE E INCESSANTEMENTE DIZ PAULO DE TARSO.  QUE POSSAMOS CRIAR O HABITO DE ORAR NÃO SÓ PARA PEDIR, MAS PARA APAZIGUAR, PARA ENCONTRAR NOSSO DEUS INTERNO ORAR PARA  SERMOS PROFUNDAMENTE FELIZES.
Texto baseado na palestra de Divaldo Pereira Franco, em 2004. “ O poder da oração” Resumido e adaptado por Divane Rozi Peçanha Sá Imagens : Google imagens Slides: Claudio Duarte Sá - LUAD

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

A cura do cego de betsaida
A cura do cego de betsaidaA cura do cego de betsaida
A cura do cego de betsaidaSergio Menezes
 
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]Sergio Menezes
 
Conhecereis a verdade
Conhecereis a verdade Conhecereis a verdade
Conhecereis a verdade Sergio Menezes
 
Lição 19 Imoralidade
Lição 19   ImoralidadeLição 19   Imoralidade
Lição 19 ImoralidadeWander Sousa
 
As sete igrejas de apocalipse
As sete igrejas de apocalipseAs sete igrejas de apocalipse
As sete igrejas de apocalipseMarcel Lagos
 
Visao espirita da_biblia
Visao espirita da_bibliaVisao espirita da_biblia
Visao espirita da_bibliacaodeguerra
 
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de Solidão
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de SolidãoLição 2 - Enfrentando o Sentimento de Solidão
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de SolidãoÉder Tomé
 
O impacto da maçonaria na igreja - Varios Artículos
O impacto da maçonaria na igreja - Varios ArtículosO impacto da maçonaria na igreja - Varios Artículos
O impacto da maçonaria na igreja - Varios ArtículosHelio Colombe
 
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidadeNatalino das Neves Neves
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)Pastor Natalino Das Neves
 

Was ist angesagt? (20)

A cura do cego de betsaida
A cura do cego de betsaidaA cura do cego de betsaida
A cura do cego de betsaida
 
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]
Cura paralitico cafarnaum [salvo automaticamente]
 
As 7 igrejas da asia 2
As 7 igrejas da asia 2As 7 igrejas da asia 2
As 7 igrejas da asia 2
 
O homem sem deus é ‘mau até os ossos’
O homem sem deus é ‘mau até os ossos’O homem sem deus é ‘mau até os ossos’
O homem sem deus é ‘mau até os ossos’
 
Ética cristã e a sexualidade
Ética cristã e a sexualidadeÉtica cristã e a sexualidade
Ética cristã e a sexualidade
 
Conhecereis a verdade
Conhecereis a verdade Conhecereis a verdade
Conhecereis a verdade
 
Lição 19 Imoralidade
Lição 19   ImoralidadeLição 19   Imoralidade
Lição 19 Imoralidade
 
As sete igrejas de apocalipse
As sete igrejas de apocalipseAs sete igrejas de apocalipse
As sete igrejas de apocalipse
 
BOLETIM PIB JOINVILLE - 25/08/2013
BOLETIM PIB JOINVILLE - 25/08/2013BOLETIM PIB JOINVILLE - 25/08/2013
BOLETIM PIB JOINVILLE - 25/08/2013
 
Paulo e Estevão
Paulo e EstevãoPaulo e Estevão
Paulo e Estevão
 
Ebd 1° trim 2017 aula 11 Vivendo de forma moderada
Ebd 1° trim 2017 aula 11 Vivendo de forma moderadaEbd 1° trim 2017 aula 11 Vivendo de forma moderada
Ebd 1° trim 2017 aula 11 Vivendo de forma moderada
 
Analise personalidade clark
Analise personalidade clarkAnalise personalidade clark
Analise personalidade clark
 
Visao espirita da_biblia
Visao espirita da_bibliaVisao espirita da_biblia
Visao espirita da_biblia
 
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de Solidão
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de SolidãoLição 2 - Enfrentando o Sentimento de Solidão
Lição 2 - Enfrentando o Sentimento de Solidão
 
Espiritimo
EspiritimoEspiritimo
Espiritimo
 
Apocalipse
ApocalipseApocalipse
Apocalipse
 
O impacto da maçonaria na igreja - Varios Artículos
O impacto da maçonaria na igreja - Varios ArtículosO impacto da maçonaria na igreja - Varios Artículos
O impacto da maçonaria na igreja - Varios Artículos
 
Eles venceram pela fé
Eles venceram pela féEles venceram pela fé
Eles venceram pela fé
 
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
 

Andere mochten auch

Oração, jejum e esmola quaresma 2012
Oração, jejum e esmola   quaresma 2012Oração, jejum e esmola   quaresma 2012
Oração, jejum e esmola quaresma 2012Paulo Jesus
 
A diferença é a oração
A diferença é a oraçãoA diferença é a oração
A diferença é a oraçãoJulio Simões
 
O Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosO Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosedbtr
 
Poder da oração
Poder da oraçãoPoder da oração
Poder da oraçãoLucas Paula
 
Poder da oração
Poder da oraçãoPoder da oração
Poder da oraçãoLiu Santos
 
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃOO PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃOPastor Cerqueira
 
Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.Claudio Duarte Sá
 
Estudo 16 oração e jejum
Estudo 16   oração e jejumEstudo 16   oração e jejum
Estudo 16 oração e jejumJaed Gomes
 
Palestra O poder da oração
Palestra O poder da oraçãoPalestra O poder da oração
Palestra O poder da oraçãoAngela Moraes
 
Apostila palestra para os pais
Apostila palestra para os pais  Apostila palestra para os pais
Apostila palestra para os pais Lucia Verissimo
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispíritobonattinho
 
Palestra família
Palestra famíliaPalestra família
Palestra famíliapmgv5
 
Slides palestra família
Slides palestra famíliaSlides palestra família
Slides palestra famíliaClarice-Borges
 

Andere mochten auch (19)

Oração, jejum e esmola quaresma 2012
Oração, jejum e esmola   quaresma 2012Oração, jejum e esmola   quaresma 2012
Oração, jejum e esmola quaresma 2012
 
Oração com estilo de vida
Oração com estilo de vidaOração com estilo de vida
Oração com estilo de vida
 
A diferença é a oração
A diferença é a oraçãoA diferença é a oração
A diferença é a oração
 
O Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversosO Poder da Oração - Autores diversos
O Poder da Oração - Autores diversos
 
Poder da oração
Poder da oraçãoPoder da oração
Poder da oração
 
Aura
AuraAura
Aura
 
Poder da oração
Poder da oraçãoPoder da oração
Poder da oração
 
Palestra mágoa
Palestra mágoaPalestra mágoa
Palestra mágoa
 
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃOO PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO
O PODER DA ORAÇÃO- 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO
 
Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.Prova científica da aura e seu campo energético.
Prova científica da aura e seu campo energético.
 
A interpretação dos sonhos
A interpretação dos sonhosA interpretação dos sonhos
A interpretação dos sonhos
 
Estudo 16 oração e jejum
Estudo 16   oração e jejumEstudo 16   oração e jejum
Estudo 16 oração e jejum
 
Palestra O poder da oração
Palestra O poder da oraçãoPalestra O poder da oração
Palestra O poder da oração
 
Vida de oração
Vida de oraçãoVida de oração
Vida de oração
 
A Quaresma
A QuaresmaA Quaresma
A Quaresma
 
Apostila palestra para os pais
Apostila palestra para os pais  Apostila palestra para os pais
Apostila palestra para os pais
 
Slide perispírito
Slide  perispíritoSlide  perispírito
Slide perispírito
 
Palestra família
Palestra famíliaPalestra família
Palestra família
 
Slides palestra família
Slides palestra famíliaSlides palestra família
Slides palestra família
 

Ähnlich wie O poder da oração

Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Adevalcir Adao Alves
 
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 124turmasintoniafraterna
 
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...ParoquiaDeSaoPedro
 
Jésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasJésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasDalila Melo
 
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docx
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docxAULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docx
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docxMárcio André
 
De nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasDe nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasHelio Cruz
 
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdf
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdfG6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdf
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdfFilipeDuartedeBem
 
Missão Transcultural
Missão TransculturalMissão Transcultural
Missão TransculturalLucas Santos
 
Missão Transcultural
Missão TransculturalMissão Transcultural
Missão TransculturalLucas Santos
 
O reino da luz é interno
O reino da luz é internoO reino da luz é interno
O reino da luz é internoDalila Melo
 
Há crise na igreja de cristo
Há crise na igreja  de cristoHá crise na igreja  de cristo
Há crise na igreja de cristoSilas Belo
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoPatricia Farias
 
Doutrina espiritual de santo afonso
Doutrina espiritual de santo  afonsoDoutrina espiritual de santo  afonso
Doutrina espiritual de santo afonsoLeutherio
 
De nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasDe nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasHelio Cruz
 

Ähnlich wie O poder da oração (20)

Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
Aula%20 educa%e7%e3o%20mediunica%20ii%20 %20estudo%20do%20livro%20dominios%20...
 
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
Instituição dos diaconos slides 1 ao 12
 
Aula Fé e a Prece
Aula Fé e a PreceAula Fé e a Prece
Aula Fé e a Prece
 
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...
Folha de São Pedro - O Jornal da Paróquia de São Pedro (Salvador-BA) - Abril ...
 
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019
 
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019 v2
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019 v2Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019 v2
Edição n. 49 do CH Noticias - Julho/2019 v2
 
O convívio afetuoso
O convívio afetuosoO convívio afetuoso
O convívio afetuoso
 
Jésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesiasJésus gonçalves e as poesias
Jésus gonçalves e as poesias
 
Projeto esperança
Projeto esperançaProjeto esperança
Projeto esperança
 
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docx
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docxAULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docx
AULA 5- MEUS FILHOS, MEUS PRIMEIROS DISCIPULOS.docx
 
Franciscode assis
Franciscode assisFranciscode assis
Franciscode assis
 
De nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasDe nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obras
 
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdf
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdfG6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdf
G6 - AULA 4 - MEDIUNIDADE COM JESUS.pdf
 
Missão Transcultural
Missão TransculturalMissão Transcultural
Missão Transcultural
 
Missão Transcultural
Missão TransculturalMissão Transcultural
Missão Transcultural
 
O reino da luz é interno
O reino da luz é internoO reino da luz é interno
O reino da luz é interno
 
Há crise na igreja de cristo
Há crise na igreja  de cristoHá crise na igreja  de cristo
Há crise na igreja de cristo
 
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto DomesticoOs Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
Os Mensageiros Cap 35 - O culto Domestico
 
Doutrina espiritual de santo afonso
Doutrina espiritual de santo  afonsoDoutrina espiritual de santo  afonso
Doutrina espiritual de santo afonso
 
De nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obrasDe nada vale a fé sem obras
De nada vale a fé sem obras
 

Mehr von Claudio Duarte Sá (20)

Órion e as Piramides.
Órion e as Piramides.Órion e as Piramides.
Órion e as Piramides.
 
Psicanalise ontem psicanalise hoje
Psicanalise ontem psicanalise hojePsicanalise ontem psicanalise hoje
Psicanalise ontem psicanalise hoje
 
Frutas
FrutasFrutas
Frutas
 
Frutas
FrutasFrutas
Frutas
 
Meu corpo o caminho
Meu corpo   o caminhoMeu corpo   o caminho
Meu corpo o caminho
 
Autopunição e Autoperdão
Autopunição e AutoperdãoAutopunição e Autoperdão
Autopunição e Autoperdão
 
O segredo resumido
O segredo resumidoO segredo resumido
O segredo resumido
 
Plasma marinho
Plasma marinhoPlasma marinho
Plasma marinho
 
Aura foto kirlian
Aura   foto kirlianAura   foto kirlian
Aura foto kirlian
 
Um desafio
Um desafioUm desafio
Um desafio
 
Maledicência
MaledicênciaMaledicência
Maledicência
 
ÁLCOOL NÃO
ÁLCOOL NÃOÁLCOOL NÃO
ÁLCOOL NÃO
 
Os vivos do além
Os vivos do alémOs vivos do além
Os vivos do além
 
Coincidencias
CoincidenciasCoincidencias
Coincidencias
 
Além túmulo
Além túmuloAlém túmulo
Além túmulo
 
A espada simbólica
A espada simbólicaA espada simbólica
A espada simbólica
 
O silencio e as palavras
O silencio e as palavrasO silencio e as palavras
O silencio e as palavras
 
Universalismo
Universalismo Universalismo
Universalismo
 
Universalismo
Universalismo Universalismo
Universalismo
 
Que pedes à vida?
Que pedes à vida?Que pedes à vida?
Que pedes à vida?
 

Kürzlich hochgeladen

Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxRoseLucia2
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaSessuana Polanski
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 

Kürzlich hochgeladen (12)

Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 

O poder da oração

  • 1. O poder da Oração Santa Mônica Santo Agostinho
  • 2. ENTRE AS MULHERES NOTÁVEIS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO, DESTACA-SE UMA QUE NASCEU NO NORTE DO CONTINENTE AFRICANO, QUE PASSOU A HISTÓRIA COMO O INCOMPARÁVEL SÍMBOLO DA FÉ. MÔNICA ERA CRISTÃ ARREBATADA PELO AMOR DE JESUS. CASOU-SE COM UM ROMANO AMANTE DOS DEUSES E DOS CULTOS DA ÉPOCA E ERA ESSE HOMEM O OPOSTO DE SEUS VALORES ESPIRITUAIS,
  • 3. Mas Mônica tinha certeza que esse matrimônio sacrifício, era colocado por Jesus para fazer brilhar a convicção da sua fé. O marido e a sogra a maltratava pois ela não convivia com os cultos promíscuos da época romana.
  • 4. TORNOU-SE MÃE DE 3 CRIANÇAS. MAS ELA SE TORNARÁ CÉLEBRE POR CAUSA DE UMA DELAS: AGOSTINHO. ELE HAVIA HERDADO O DESEQUILÍBRIO DO PAI E DA AVÓ, ERA REBELDE, E TAMBÉM MALTRATAVA A MÃE. ERA MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO PARA MÔNICA. MAS ELA NÃO SE DEIXAVA DESANIMAR, E CONTINUA LABORANDO NOS ENSINOS DE JESUS A MEDIDA QUE OS ANOS SE PASSAM O MENINO AGOSTINHO SE TORNA AQUELE QUE MÔNICA MAIS TEM CUIDADOS, DEVIDO A SUA ELEIÇÃO PRAS QUESTÕES NEGATIVAS.
  • 5. E MÔNICA O ENVOLVE COM A TERNURA DA PRECE, E COMEÇA A ORAR COM UM DEVOTAMENTO INCOMPARÁVEL. ELA NÃO DESANIMOU E SOUBE ENFRENTAR TODAS AS DIFICULDADES COM A AUDÁCIA QUE TEM UM CORAÇÃO DEDICADO A JESUS. QUANDO AGOSTINHO ESTAVA PRÓXIMO DA IDADE ADULTA DESTACOU-SE COM SEU VERBO DE MUITO ELOQÜÊNCIA E COMEÇOU A ESTUDAR OUTRAS DOUTRINAS COMUNS DA ÉPOCA.
  • 6. COM O FALECIMENTO DO MARIDO E DEPOIS O DA SOGRA MÔNICA MUDA COM A FAMÍLIA PRA MILÃO NA ITÁLIA. AGOSTINHO REVELA GRANDES PENDORES INTELECTUAIS PARA A LÓGICA RETÓRICA E ORATÓRIA E VAI ESTUDAR COM OS MESTRES DA ÉPOCA. E ELE SE TORNA MESTRE DA RETÓRICA E DA LÓGICA. AGOSTINHO CONTINUA COM SUA VIDA VULGAR, TORNA-SE PAI, MAS NÃO SE RESPONSABILIZA. E MÔNICA PROSSEGUE ORANDO.
  • 7. QUANDO A SITUAÇÃO LHE PERMITE, MÔNICA FALA SOBRE JESUS, MAS ELE, COM A CAPACIDADE DO RETÓRICO E DA LÓGICA, TENTA CONFUNDI-LA, MAS É MUITO DIFÍCIL CONFUNDIR O SIMPLES DE CORAÇÃO E OS PUROS DE SENTIMENTO. OS INTELECTUAIS PODEM SE CONFUNDIR POIS FICA TÊNUE O FIO DA VAIDADE E DA PRESUNÇÃO. MAS NÃO OS SIMPLES.
  • 8. AGOSTINHO OUVE FALAR DE AMBRÓSIO UM GRANDE APÓSTOLO DO CRISTIANISMO, HOMEM MUITO AMOROSO, E COM UM GRANDE PODER DE ORATÓRIA, E VAI ESCUTÁ-LO, E POR SER UM EXÍMIO ORADOR, ELE BUSCA NESSE HOMEM, BASES PARA SEUS DISCURSOS, AMBRÓSIO ERA BISPO CRISTÃO.
  • 9.  
  • 10. CHEGANDO NA CATEDRAL QUE AMBRÓSIO FAZIA SEUS DISCURSOS, ABRINDO UM DOS PERGAMINHOS AO ACASO, LÊ: ...AQUELE QUE NÃO DEIXAR TUDO POR MIM TOMANDO A SUA CRUZ E SEGUINDO-ME NÃO É DIGNO DE MIM AGOSTINHO TEVE UM IMPACTO, E PENSOU: ESSE HOMEM QUER QUE RENUNCIE A TUDO, A SUA PRÓPRIA VIDA? ELE NÃO ACEITA. E PENSA: SERÁ QUE ALGUÉM DEIXARIA TUDO POR ELE?
  • 11. E EM SEGUIDA AMBRÓSIO, LÊ: SENHOR EU QUERO SEGUIR-TE, MAS DEIXE QUE EU ENTERRE PRIMEIRO O MEU PAI, E DEPOIS EU VIREI E JESUS DIZ COM SEVERIDADE: VEM TU AGORA, E DEIXA AOS MORTOS O CUIDADO DE SEPULTAR OS MORTOS. AGOSTINHO ENTRA EM CONFLITO, COMO PODE ISSO ACONTECER, ESSE HOMEM NÃO DÁ NEM O DIREITO DE UM FILHO ENTERRAR SEU PAI?
  • 12. PRIMEIRO ELE SE POE CONTRA, MAS DEPOIS ELE PENSA, SERÁ QUE ELE QUERIA MESMO ENTERRAR O PAI, POR AMOR FILIAL OU QUERIA A HERANÇA QUE FICAVA DESTINADO AOS FILHOS QUE ESTAVAM NO ENTERRO, E SE AQUELE JOVEM QUERIA MESMO SEGUIR JESUS, QUE ELE DEIXASSE AOS MORTOS O CUIDADO DE ENTERRAR OS MORTOS, E SE O RAPAZ BUSCAVA POR UMA AMPLITUDE ESPIRITUAL, QUE ELE SEGUISSE JESUS NAQUELE MOMENTO.
  • 13. AGOSTINHO SORRIU. E PARECEU LÓGICO AQUELE PENSAMENTO QUE A PRINCÍPIO O CHOCOU, E TAMBÉM ANALISOU E CONCORDOU TAMBÉM COM A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO. COMEÇOU ALI A TRANSFORMAÇÃO DE AGOSTINHO. ELE FICA PREOCUPADO, POIS ELE PERCEBE QUE A VIDA NA TERRA É UMA ILUSÃO.
  • 14. ÀS VEZES VAMOS PERSEGUIR O QUE NOS PARECE FUNDAMENTAL, E ESSE FUNDAMENTAL NOS ARREBATA A EXISTÊNCIA. MAS A VOZ DE AMBRÓSIO CONTINUAVA ECOANDO NA CATEDRAL... E AGOSTINHO TREME DE EMOÇÃO E FINALMENTE RENDE-SE A JESUS. E AO SAIR DALI É OUTRO HOMEM. E RENASCE NA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.
  • 15. E CORRE E VAI FALAR COM SUA MÃE E A ABRAÇA COM INFINITA TERNURA E DIZ: VENCESTES, A SUAS ORAÇÕES FORAM OUVIDAS PELO SENHOR DO MUNDO, TU VENCESTES MINHA MÃE, E ELA DIZ: 27 ANOS DE ORAÇÃO PRA RESGATAR-TE DO MAL. MÔNICA CUMPRIU SEU OBJETIVO ESSENCIAL DA VIDA, ELES VOLTAM AO NORTE DA ÁFRICA, A CIDADE DE HIPONA, SUA TERRA NATAL, MÔNICA MORRE NA VIAGEM, POIS JÁ ESTAVA DEBILITADA.
  • 16.  
  • 17. MORRE ABENÇOANDO O FILHO E DIZENDO QUE NUNCA SE ESQUEÇA DO PODER DA ORAÇÃO. A ORAÇÃO É PORTADORA DE UM VIGOR QUE MODIFICA QUALQUER TIPO DE ESTRUTURA. ELE ESTUDA A PROPOSTA DE JESUS E ENTRA NO SACERDÓCIO CATÓLICO E SE TORNA BISPO COMO ERA HÁBITO NA ÉPOCA.
  • 18. E O SEU PRIMEIRO TRABALHO UMA DAS OBRAS BÁSICAS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO E DA MODERNA PSICANÁLISE O EXAME DE SUA ESTRUTURA COMPORTAMENTAL, ELE AUTO-ANALISA-SE E ESCREVE O MEMORÁVEL: CONFISSÕES. UMA ANÁLISE PROFUNDA SOBRE OS SEUS ERROS, E UMA FORMA DE ENCONTRAR A PAZ, E A PLENITUDE.
  • 19. TODOS TEMOS O DIREITO DE ERRAR, E TODOS NÓS EQUIVOCA-MO-NOS, MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE PERMANECER NO ERRO, O ERRO É UMA EXPERIÊNCIA QUE NOS ENSINA COMO NÃO FAZER, NÃO É NADA MAIS DO QUE UM MÉTODO PEDAGÓGICO QUE NOS VAI LEVAR AO ACERTO. AGOSTINHO TEVE ESSA CORAGEM, E PERCEBE QUE SEUS COMPORTAMENTOS PRECISAVAM SER REVISTOS.
  • 20. AGOSTINHO PROCURA A PARTIR DAÍ VIGIAR-SE. ELE PERCEBIA QUE APÓS UMA VIDA DE HÁBITOS, ERA DIFÍCIL SE REABILITAR, MAS ELE TEVE A CORAGEM DE BUSCAR EM SI A RENOVAÇÃO, DE ATITUDES, DE PENSAMENTOS, UMA DISCIPLINA DE ABSTINÊNCIAS.
  • 21. ELE SALDA JESUS, A FORÇA DE JESUS, E ESCREVE OUTROS LIVROS E TORNA-SE O MAIOR PENSADOR DO CRISTIANISMO PRIMITIVO, GRAÇAS A ORAÇÕES DE SUA MÃE, A DEVOTADA MÔNICA.
  • 22. ALAN KARDEC NO LIVRO DOS ESPÍRITOS QUESTÃO 658 – NO CAPÍTULO QUE TRATA DA LEI DE ADORAÇÃO OS ESPÍRITOS NOS DIZ QUE A ORAÇÃO TEM A AÇÃO ESSENCIAL DE ADORAR A DEUS, ORAR É ABRIR A ALMA PARA PODER ENTRAR EM SINTONIA COM DEUS.
  • 23. E NAS QUESTÕES 659 E SEGUINTES, OS ESPÍRITOS ASSEVERAM QUE A ORAÇÃO DEVE SER COLOCADA SOB 3 ASPECTOS: LOUVAR PEDIR E AGRADECER, SÃO AS 3 ETAPAS DA ORAÇÃO NA VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA. A ORAÇÃO TEM O FIM DE ABRANDAR A ALMA E NOS ENTREGAR A DEUS,EM TOTALIDADE E CONFIANÇA, PARA QUE ELE FAÇA NÃO EXATAMENTE O QUE PEDIMOS MAS O QUE É DE MELHOR PARA NÓS.
  • 24. OS ESPÍRITOS DE SABEDORIA ORIENTAM ALAN KARDEC QUE A ORAÇÃO NÃO TEM COMO MUDAR A LINHA DO NOSSO DESTINO, MUDAR OS EFEITOS DAS CAUSAS QUE JÁ PRODUZIMOS ANTES. A ORAÇÃO TEM POR META, FORTALECER AQUELE QUE ORA, PARA QUE ELE POSSA ENFRENTAR AS DIFICULDADES, QUE MUITAS VEZES SÃO CONSEQUÊNCIAS NATURAIS E INEVITÁVEIS DE SEUS ERROS.
  • 25. JESUS NOS OFERECEU UM MODELO DE ORAÇÃO, E ENCONTRAMOS NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO: ESSES 3 ESTADOS ORACIONAIS. ALGUNS DIZEM, NÃO VOU PEDIR NADA, POIS ELE SABE DO QUE PRECISO, É CLARO QUE ELE SABE, MAS PRECISAMOS RECONHECER. QUANDO NÓS NOS COLOCAMOS A SUA DISPOSIÇÃO É UMA FORMA DE AGRADECER.
  • 26. A ORAÇÃO TEM UM PODER INCOMPARÁVEL, DURANTE UM PERÍODO DA HUMANIDADE, DEPOIS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19, QUANDO A CIÊNCIA COMEÇA A MONTAR SEUS GLORIOSOS LABORATÓRIOS, E A FISIOLOGIA SURGE ... A RELIGIÃO FICA AMUADA, E A PALAVRA ORAÇÃO TINHA QUASE QUE UM SENTIDO PEJORATIVO, O INDIVÍDUO QUE ORAVA DEMONSTRAVA SER UMA PESSOA SEM FORÇAS MORAIS PARA RESISTIR AOS IMPACTOS, E MUITA GENTE TINHA VERGONHA DE DIZER QUE ORAVA QUE BUSCAVA DEUS ATRAVÉS DA PRECE.
  • 27. MAS FELIZMENTE... GRAÇAS A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL, AO CONHECIMENTO DA FÍSICA QUÂNTICA, A ORAÇÃO VOLTA A OCUPAR UM LUGAR DE DESTAQUE NA COMUNIDADE INTELECTUAL, POIS ESSA MESMA COMUNIDADE CHEGA A CONCLUSÃO QUE SOMOS SERES EMINENTEMENTE PSÍQUICOS, QUE A NOSSA MENTE DIRECIONA NOSSA VIDA, QUE O QUE PENSAMOS SOMOS, QUE O QUE CULTIVAMOS NO CAMPO MENTAL, TORNA-SE REALIDADE NA ÁREA DA SAÚDE OU NO CAMPO DO NOSSO COMPORTAMENTO, QUALQUER TENTATIVA DE MUDANÇA EM NOSSA EXISTÊNCIA DEVE COMEÇAR EM NOSSO PENSAMENTO.
  • 28. ESTAMOS A TODO INSTANTE CONSTRUINDO O SER QUE QUEREMOS SER. E A ORAÇÃO É CAMINHO. A PESSOA QUE NÃO TEM O HÁBITO DE ORAR, TEM SONO, TODA VEZ QUE TENTA ORAR. PRECISA CULTIVAR ESSE HÁBITO, É DIFÍCIL MUDAR UM HÁBITO, TEMOS QUE REPETIR ATÉ CRIAR UM NOVO CONDICIONAMENTO, E ESSE NOVO CONDICIONAMENTO TRANSFORMA-SE EM UMA SEGUNDA NATUREZA, O QUE LEVOU A LÓGICA A DIZER QUE OS HÁBITOS SÃO A NOSSA SEGUNDA NATUREZA. OS HÁBITOS SÃO AS NOSSAS NECESSIDADES DO NOSSO COMPORTAMENTO, E O HABITO DE ORAR É UM DELES.
  • 29. NÃO DEIXAR PARA ORAR SOMENTE NA HORA DE DORMIR, NA EXAUSTÃO, NÓS DEVEMOS FAZER DA NOSSA VIDA UM ATO DE ORAÇÃO. A ORAÇÃO NÃO É UMA REPETIÇÃO DE PALAVRAS. COMO NOS DIZ OS ESPÍRITOS NA QUESTÃO DA LEI DE ADORAÇÃO: NÃO SERÃO AS PALAVRAS QUE VALEM MAS A INTENÇÃO, QUE É MENTAL, INTERIOR. PODEMOS A TODO INSTANTE ORAR...SE MANTIVERMOS INTENÇÕES SAUDÁVEIS.
  • 30. SE PENSARMOS HOJE NO TRÂNSITO POR EXEMPLO, E DISSERMOS EU VOU SER O MAIS TRANQÜILO POSSÍVEL... ESTA ORANDO. SE PASSAR ALGUÉM E NOS DÁ AQUELA FECHADA, SE NÓS PENSARMOS POSITIVAMENTE E DIZER...VAI COM DEUS MEU IRMÃO...DEVE ESTAR INDO TIRAR A MÃE DA FORCA...É MELHOR PENSAR ASSIM NÃO É? DO QUE SE CHATEAR E EMITIR PENSAMENTOS NEGATIVOS E CRIAR EMOÇÕES NEGATIVAS DENTRO DE SI. PORQUE NA VERDADE NÃO SABEMOS O QUE PASSA COM O OUTRO.
  • 31. ENTÃO É NECESSÁRIO QUE A NOSSA MENTE ESTEJA EM VIGÍLIA, QUE NÓS NOS HARMONIZEMOS, E CULTIVEMOS O HÁBITO DE ASSERENARMOS, ACALMAR-MOS. DIVALDO NOS CONTA UMA HISTÓRIA DO SILENCIO... QUE VAI ASSISTIR NO MUNDO ESPIRITUAL O DESPERTAR DE UM AMIGO DESENCARNADO RECENTEMENTE MAS JOANA DE ANGELIS (SUA MENTORA ESPIRITUAL) LHE COLOCOU UMA CONDIÇÃO. QUE ELE FIZESSE SILÊNCIO.
  • 32.  
  • 33. CHEGANDO LÁ O AMIGO ESTAVA DEITADO AINDA DORMINDO EM UMA ENFERMARIA, E QUANDO ELE VIU O AMIGO QUE LHE ERA MUITO QUERIDO E TEVE UMA EMOÇÃO QUE O AMIGO TREMEU, E JOANA DISSE: SILENCIO MENTAL DIVALDO. ELE HAVIA MANDADO UM DARDO MENTAL QUE PERTURBOU O AMIGO. E ELE ENTENDEU, O QUE BUDA DISSE: CONTEMPLAR SEM SE EMOCIONAR. NÃO JUSTIFICAR, NÃO RACIOCINAR, MAS É DIFÍCIL, É O ESTADO ANTES DO ÊXTASE.
  • 34.  
  • 35. ENTÃO O SILÊNCIO MUITAS VEZES NÃO É SÓ A AUSÊNCIA DE PALAVRAS, ÀS VEZES O CORPO ESTA CALADO MAS POR DENTRO É UM TURBILHÃO DE IDÉIAS E PENSAMENTOS, É NECESSÁRIO APRENDERMOS A FAZER SILENCIO MENTAL, A DISCIPLINAR A MENTE, UMA IDÉIA APÓS A OUTRA. O NOSSO PENSAMENTO É POLIVALENTE NÓS PODEMOS PENSAR MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO, É NECESSÁRIO CRIARMOS O HÁBITO DO DIRECIONAMENTO MENTAL.
  • 36. UM BOM EXERCÍCIO É NOS ATERMOS A UMA FRASE POR ISSO O HÁBITO QUE MUITOS TEM DE SE ATER A TRECHOS DO EVANGELHO. É MUITO SAUDÁVEL, HOJE TEMOS MUITOS LIVROS PARA MEDITAÇÃO, PODEMOS ELEGER UMA FRASE, PARA AQUELE DIA, PARA AQUELA SEMANA, E MEDITAR NESSA FRASE, COMO UMA FORMA DE DISCIPLINAR A MENTE. PARA QUE NO MOMENTO DA ORAÇÃO ESTARMOS EM SILÊNCIO E PODERMOS CONVERSAR COM DEUS.
  • 37.  
  • 38. CONTA UM MEMORÁVEL MÉDICO FRANCÊS ALEXIS CARREL, EM UMA OBRA DOS ANOS 40, SOBRE OS MILAGRES DE LURDES, E JÁ NAQUELA ÉPOCA, MILHARES DE PESSOAS IAM A LURDES PARA ESTAR NA GRUTA QUE APARECEU A VIRGEM MARIA. DE PARIS SAIAM TRENS COM PESSOAS DE TODA A NATUREZA DE DOENÇAS DEGENERATIVAS, E ELE VAI ACOMPANHANDO ALGUNS PACIENTES, PARA VER SE EXISTIA MESMO O MILAGRE, PARA VER SE NÃO ERA UMA FARSA, E ELE REGISTRA 3 OU 4 CASOS,
  • 39.  
  • 40. um deles é o de uma jovem com tuberculose, ele acompanha a jovem durante a viagem, e analisa que seu estado é muito deplorável, febre muito alta e a doença de cook estava quase que findando sua vida. Ao chegar em Lurdes ele pedi pra que a levem imediatamente para a Gruta aonde seria realizada a Missa, pois ele achava que ela estava quase na agonia. Chegando a gruta, começa a missa, e ela estava lá, e o médico fica olhando para ela, e percebe que ela abre os olhos e fixa seu olhar na gruta que apareceu a Virgem Maria, ela começa a balbuciar.
  • 41. O médico percebe que a palidez típica da tuberculose, desaparece, ela tosse, e os olhos fixos na gruta, e a alma totalmente vinculada ao desejo da recuperação, e Dr. Alex vai observando aquela jovem e quando termina a missa, ele toma-lhe o pulso e estava perfeitamente normal, medi a temperatura, e normal, e espantado ele verifica que os pulmões ao ser auscultado estavam absolutamente refeitos, ele não pôde acreditar pois ele havia examinado momentos antes.
  • 42. E ELE A PERGUNTA: O QUE VOCÊ ESTAVA FAZENDO QUANDO OLHAVA PARA A GRUTA? ELA DISSE: ORANDO...EU ESTAVA ME ENTREGANDO A DEUS E DIZENDO QUE ELE FIZESSE POR MIM, SEGUNDO A SUA VONTADE. ELE AINDA PERGUNTA: VOCÊ PEDIU A CURA? E ELA DIZ: NÃO ME LEMBREI, EU PEDI QUE ELE FIZESSE DE MIM O QUE FOSSE DE MELHOR, E ELE OPTOU PELA RESTITUIÇÃO DA MINHA SAÚDE, PORQUE COM CERTEZA EU DEVO FAZER ALGO DE MELHOR PRA MIM MESMA E EM FAVOR DE MEU PRÓXIMO. ELA HAVIA ORADO.
  • 43. E A PRECE HAVIA SIDO UM MECANISMO QUE RESTITUIU A RENOVAÇÃO ORGÂNICA. MILAGRE, DIZ OS TEÓLOGOS IMPOSSÍVEL DIZ OS CÉTICOS PERFEITAMENTE NORMAL NOS DIZ A CIÊNCIA MODERNA. A CIÊNCIA ASSEVERA QUE NÓS TEMOS UMA ENERGIA VITAL ESSA ENERGIA QUE UNS CHAMAM DE QUINTA FORÇA, ESSA ENERGIA QUE FOI DETECTADA A MUITAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS E FOI RECOMPOSTA POR PARACELSO (ERA UM GRANDE BIÓLOGO E MÉDICO, QUE FALOU MUITO DO ESOTERISMO).
  • 44. MAIS TARDE VEMOS MESMER (MÉDICO AUSTRÍACO CRIADOR DA TEORIA DO MAGNETISMO ANIMAL) A IDENTIFICANDO, E NA ATUALIDADE VEMOS GRANDES MÉDICOS QUE IDENTIFICA ESSA ENERGIA EM TODAS AS FORMAS VIVAS, QUE É NATURAL DE TODOS OS SERES VEGETAIS, ANIMAIS E HUMANOS, E QUE RESOLVEM DÁ DENOMINAÇÕES TÍPICAS DE CADA ÁREA, MESMER CHAMA DE MAGNETISMO ANIMAL, OUTROS CHAMAM DE CORPO ASTRAL, FORÇA OZONICA, ENERGIA VITAL E TANTOS OUTROS NOMES.
  • 45. É COMUM EXPERIMENTARMOS UMA SENSAÇÃO ESTRANHA E LOGO IDENTIFICAR A FONTE GERADORA DESSA SENSAÇÃO, É ENERGIA VITAL, É ESSE PRINCIPIO DE ENERGIA QUE ESTA NO UNIVERSO, E É ESSA ENERGIA QUE LEVA AS NOSSAS ORAÇÕES AOS GRANDES CENTROS DE REGISTRO DO MUNDO ESPIRITUAL E TAMBÉM LEVA A DEUS.
  • 46. ENTÃO SE NÓS CONSEGUIRMOS ORAR, NÓS ENCONTRAREMOS UM SEGUNDO PONTO PARA A REALIZAÇÃO PACIFICADORA DA NOSSA VIDA, O AMOR... PORQUE ATRAVÉS DA ORAÇÃO NÓS NOS DULCIFICAMOS E PASSAMOS EXPERIMENTAR E VIVENCIAR O AMOR... PORQUE NÓS NOS DESARMAMOS, PORQUE NÓS ARMAMOS MAIS DO QUE AMAMOS, E É NECESSÁRIO QUE NOS DESARMEMOS PARA AMAR MAIS.
  • 47. NA LITERATURA CLÁSSICA NA OBRA DE DOM QUIXOTE DE AUTORIA DE CERVANTES, QUANDO ESSE HOMEM, ENCONTRA UMA MERETRIZ, E SE APAIXONA, E NELA VÊ O PROTÓTIPO DE UMA MULHER VIRTUOSA, AQUELA MADONA ENCANTADORA E BELA QUE NÃO ERA, NO SEU DELÍRIO ELE CRIA ESSA PERSONAGEM E PROTEGE ESSA MULHER, DIGNIFICA, PROCURA ENCANTÁ-LA, ENOBRECE-LA, E QUANDO ELE ESTA MORRENDO DOM QUIXOTE PEDI PRA QUE ELA VENHA ESTAR COM ELE, E QUANDO ELA CHEGA ELE A CHAMA DE DULCINEA, E FALA, QUE ELA É A VIRGEM MAIS CASTA DE TODA A
  • 48. Espanha, mulher ideal e nobre ... e pedi pra que ela lhe seja fiel a sua memória, pedi-lhe que ela preserve aquele momento pra sempre em sua vida e morre, então os psicólogos chamam de efeito Dulcinea, ela mudou de vida, porque aquele amor que foi dado, aquela emulação, sem nenhuma censura, aquele devotamento, fez que seu mundo interno elaborasse campo vibratório saudável que modificou os hábitos doentios e a partir de então ela torna-se a Dulcineia de Dom Quixote.
  • 49.  
  • 50. NÃO SERIA ISSO QUE ACONTECEU COM A MADALENA, ESTAVA ACOSTUMADA SERVIR OS HOMENS, A VENDER ILUSÕES, E LHE CHEGA AQUELE HOMEM INCOMPARÁVEL QUE NÃO LHE PEDI NADA, QUE SORRI PRA ELA E DIZ: MARIA AMA, MAS A QUEM ? AOS SEUS FILHOS. NÃO TENHO NENHUM. ENTÃO AME AOS FILHOS QUE NÃO TEM MÃE E AS MÃES QUE NÃO TEM FILHO. ELE OFERECE AQUELE LEGADO INCOMPARÁVEL, E AQUELA MULHER QUE SAIU DAS CINZAS, DA LAMA, PARA SER A MENSAGEIRA DA BOA NOVA E O MAIOR EXEMPLO DE CRISTIFICAÇÃO DA BOA NOVA. ELE MOSTRA QUE NÃO VEIO SOMENTE PARA OS SÃOS MAS TAMBÉM PARA OS ENFERMOS. JESUS APARECEU PARA ELA, ELE PODERIA TER APARECIDO A QUALQUER UM, ELE ESCOLHEU ELA, POIS ELA VIVEU A TRANSFORMAÇÃO MORAL GRANDIOSA.
  • 51. AS PROPOSTAS MODERNAS DA PSICOTERAPIA LEVA-NOS A FAZER UMA VIAGEM A ESSA QUESTÃO ABORDADA POR ALAN KARDEC E PRESENTE EM TODAS AS RELIGIÕES: O HÁBITO DA ORAÇÃO, ORAR SEMPRE E INCESSANTEMENTE DIZ PAULO DE TARSO. QUE POSSAMOS CRIAR O HABITO DE ORAR NÃO SÓ PARA PEDIR, MAS PARA APAZIGUAR, PARA ENCONTRAR NOSSO DEUS INTERNO ORAR PARA SERMOS PROFUNDAMENTE FELIZES.
  • 52. Texto baseado na palestra de Divaldo Pereira Franco, em 2004. “ O poder da oração” Resumido e adaptado por Divane Rozi Peçanha Sá Imagens : Google imagens Slides: Claudio Duarte Sá - LUAD