SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 10
  Campo Grande – MS ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO MARIA APARECIDA DA S. FERREIRA  
INTRODUÇÃO: Este projeto apresenta propostas para uma aplicação prazerosa da Geometria através da construção e investigação de embalagens, realizado na E. E. São Francisco em Campo Grande - MS. Este estudo tem como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino. Assim, a partir desta confecção ensinar a geometria espacial aos alunos para que possam descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Nesse projeto foi observado que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados ao manipular materiais concretos, pois além de facilitar o processo de aprendizagem da geometria espacial propiciou aos estudantes o manuseio de instrumentos matemáticos, o exercício do raciocínio lógico, bem como incentivou a interação entre os estudantes, através do trabalho em grupo. OBJETIVO GERAL   Despertar nos educandos a curiosidade para as informações atuais e conscientizá-los sobre a função principal das embalagens, levá-los a percepção  de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam  nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por conseguinte, motivá-los  a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Despertar nos educandos a curiosidade para as informações atuais e conscientizá-los sobre a função principal das embalagens. Conhecer a função das embalagens do setor de alimentos, higiene pessoal e comésticos. Observar características que devem ter uma embalagem de brinquedos, louças e utilidades domésticas. Conhecer e identificar sólidos geométricos usados nas embalagens. Incentivar o trabalho em grupo. Despertar nos educandos o interesse em pesquisar e sistematizar as informações. Estudar sistemas de medida: massa, capacidade, volume e área Desenvolver a habilidade em se trabalhar as diferentes tecnologias. POPULAÇÃO ALVO : Alunos do 9º ano do ensino fundamental. COMPONENTE CURRICULAR : Matemática . MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:  TV DVD Máquina fotográfica Computador Jornal, revista e TV para a procura de propagandas com embalagens.  
METODOLOGIA:   O trabalho foi realizado em seis etapas:   1ª ETAPA  : Na primeira etapa foram estudados os conceitos geométricos de maneira usual.  2ª ETAPA  : Na segunda etapa os alunos assistiram vídeos sobre geometria:  Donald no país da Matemática (matemágica) de Walt Disney e sobre embalagens.  http://www.youtube.com/watch?v=T8PIIk3_qt8   http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM905756-7823-O+PROBLEMA+DAS+EMBALAGENS+LONGA+VIDA,00.html   3ª ETAPA  : Na terceira etapa incentivei os alunos para observar no seu dia a dia as formas geométricas. Pesquisar em lojas e supermercados; Pesquisar na internet; Fazer relatório da pesquisa; 4ª ETAPA  : Na quarta etapa começamos a desenvolver em sala de aula os trabalhos que seriam expostos na escola. Construção de embalagens usando planificação em várias formas;  Escultura coletiva com as  embalagens construídas;
5ª ETAPA:  Na quinta etapa estudo da área e volume das formas geométricas que os alunos escolheram para construir suas embalagens. Exposição das embalagens produzidas pelos alunos. 6ª ETAPA:  Na sexta e última etapa os alunos produzirão um vídeo com as embalagens pesquisadas e com as construídas pelos alunos (no vídeo cada aluno falará do seu relatório de pesquisa e sobre as formas geométricas que escolheram para construir suas embalagens). AVALIAÇÃO: A avaliação ocorreu durante o processo pedagógico, através da realização das atividades propostas, da apresentação dos relatórios, da exposição das embalagens, da criatividade e da participação.  
Conclusão O projeto teve a pretensão de incentivar o conhecimento e o gosto pela geometria, fazendo com que os alunos se sentissem envolvidos pelo trabalho e percebessem durante seu desenvolvimento que a atividade com formas geométricas podem ser agradáveis, bem compreendida e situada. Neste trabalho, foi realizada uma Pesquisa-Ação, com enfoque qualitativo, objetivando a construção de formas geométricas espaciais, com o constante envolvimento dos alunos da classe com a qual foi desenvolvida no projeto, bem como do professor orientador. O trabalho foi desenvolvido no nono ano do ensino fundamental, período matutino da EE São Francisco, com total enfoque na atividade realizada pelos alunos nele envolvidos, necessitando de grande interação entre o pesquisador e os pesquisados, fazendo com que a interação fosse uma constante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso do material concreto no cotidiano dos alunos foi uma experiência bem-sucedida com a turma, pois além de facilitar o processo de aprendizagem da geometria espacial propiciou aos estudantes o manuseio de instrumentos matemáticos, o exercício do raciocínio lógico, bem como incentivou a interação entre os estudantes, através do trabalho em grupo. Também é fundamental destacar que essa prática contribuiu significantemente para o processo de formação docente que nos encontramos. Acredito que as propostas de ensino que exigem o raciocínio do estudante e o permitem usar a sua criatividade, como a construção e decoração das embalagens, por exemplo, propiciam ao estudante tornar-se agente do seu conhecimento, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, observei que é essencial o comprometimento dos alunos, pois se eles não tivessem contribuído  a minha proposta não teria sido possível.
FOTOS Alunos do 9º A construindo a planificação das embalagens
Alunos do 9º A construindo as embalagens
Exposição das embalagens construídas pelos alunos do 9º A

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Atividade avaliativa recuperação 7 ano
Atividade avaliativa recuperação 7 anoAtividade avaliativa recuperação 7 ano
Atividade avaliativa recuperação 7 anoElisangela Ocea
 
SIMULADO - RADICIAÇÃO
SIMULADO - RADICIAÇÃOSIMULADO - RADICIAÇÃO
SIMULADO - RADICIAÇÃOHélio Rocha
 
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)Hélio Rocha
 
Descritores guia matematica
Descritores guia matematicaDescritores guia matematica
Descritores guia matematicajosivaldopassos
 
Simulado Saresp - 9º ano - Matemática
Simulado Saresp - 9º ano - MatemáticaSimulado Saresp - 9º ano - Matemática
Simulado Saresp - 9º ano - MatemáticaJuliana Gomes
 
2 4 - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)
2   4  - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)2   4  - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)
2 4 - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)Kamilla Souza
 
2ª lista de exercícios 9º ano (eq. 2º grau)
2ª lista de exercícios   9º ano (eq. 2º grau)2ª lista de exercícios   9º ano (eq. 2º grau)
2ª lista de exercícios 9º ano (eq. 2º grau)Ilton Bruno
 
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0Adriana Bonato
 
Educacao matematica
Educacao matematicaEducacao matematica
Educacao matematicamichaelmelo
 
9° ano equações do 2° grau incompletas
9° ano equações do 2° grau incompletas9° ano equações do 2° grau incompletas
9° ano equações do 2° grau incompletasHélio Rocha
 
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-ano
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-anoProva brasil-descritores-de-matematica-9-ano
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-anoSEMEC DIED
 
Atividades números inteiros
Atividades números inteirosAtividades números inteiros
Atividades números inteirosLeandro Marin
 
Jogo corrida de potencias
Jogo corrida de potenciasJogo corrida de potencias
Jogo corrida de potenciasceiaepal
 
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...Celso do Rozário Brasil Gonçalves
 
D28 (mat. 9º ano) resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...
D28 (mat. 9º ano)    resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...D28 (mat. 9º ano)    resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...
D28 (mat. 9º ano) resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...clenyo
 
1ª lista de exercícios 9º ano(equações do 2º grau - incompletas)
1ª lista de exercícios   9º ano(equações do 2º grau - incompletas)1ª lista de exercícios   9º ano(equações do 2º grau - incompletas)
1ª lista de exercícios 9º ano(equações do 2º grau - incompletas)Ilton Bruno
 

Was ist angesagt? (20)

Atividade avaliativa recuperação 7 ano
Atividade avaliativa recuperação 7 anoAtividade avaliativa recuperação 7 ano
Atividade avaliativa recuperação 7 ano
 
Estagio 2 matematica-gabriela
Estagio 2 matematica-gabrielaEstagio 2 matematica-gabriela
Estagio 2 matematica-gabriela
 
Lista 3 equacoes_1_grau
Lista 3 equacoes_1_grauLista 3 equacoes_1_grau
Lista 3 equacoes_1_grau
 
SIMULADO - RADICIAÇÃO
SIMULADO - RADICIAÇÃOSIMULADO - RADICIAÇÃO
SIMULADO - RADICIAÇÃO
 
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)
SIMULADO: POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO (8º ANO E H2)
 
Atividades sobre grau - minutos - segundos
Atividades sobre   grau - minutos - segundosAtividades sobre   grau - minutos - segundos
Atividades sobre grau - minutos - segundos
 
Descritores guia matematica
Descritores guia matematicaDescritores guia matematica
Descritores guia matematica
 
Simulado Saresp - 9º ano - Matemática
Simulado Saresp - 9º ano - MatemáticaSimulado Saresp - 9º ano - Matemática
Simulado Saresp - 9º ano - Matemática
 
2 4 - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)
2   4  - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)2   4  - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)
2 4 - exercícios - quadrados perfeitos, raízes , método (1)
 
2ª lista de exercícios 9º ano (eq. 2º grau)
2ª lista de exercícios   9º ano (eq. 2º grau)2ª lista de exercícios   9º ano (eq. 2º grau)
2ª lista de exercícios 9º ano (eq. 2º grau)
 
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0
Exercicios Resolvidos Equacao 2 Grau 0
 
Educacao matematica
Educacao matematicaEducacao matematica
Educacao matematica
 
9° ano equações do 2° grau incompletas
9° ano equações do 2° grau incompletas9° ano equações do 2° grau incompletas
9° ano equações do 2° grau incompletas
 
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-ano
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-anoProva brasil-descritores-de-matematica-9-ano
Prova brasil-descritores-de-matematica-9-ano
 
Atividades números inteiros
Atividades números inteirosAtividades números inteiros
Atividades números inteiros
 
Jogo corrida de potencias
Jogo corrida de potenciasJogo corrida de potencias
Jogo corrida de potencias
 
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...
Geometria Espacial - Questões resolvidas sobre cubo e paralelepípedo - Fundam...
 
D28 (mat. 9º ano) resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...
D28 (mat. 9º ano)    resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...D28 (mat. 9º ano)    resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...
D28 (mat. 9º ano) resolver problema que envolva porcentagem blog do prof. ...
 
1ª lista de exercícios 9º ano(equações do 2º grau - incompletas)
1ª lista de exercícios   9º ano(equações do 2º grau - incompletas)1ª lista de exercícios   9º ano(equações do 2º grau - incompletas)
1ª lista de exercícios 9º ano(equações do 2º grau - incompletas)
 
Baralho de potência e raiz quadrada.embed
Baralho de potência e raiz quadrada.embedBaralho de potência e raiz quadrada.embed
Baralho de potência e raiz quadrada.embed
 

Andere mochten auch

A geometria das embalagens
A geometria das embalagensA geometria das embalagens
A geometria das embalagensgaussufflante
 
Geometria Vivenciando e valorizando
Geometria Vivenciando e valorizandoGeometria Vivenciando e valorizando
Geometria Vivenciando e valorizandoAline Manzini
 
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - Anvisa
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - AnvisaEntenda as informações nos rótulos dos alimentos - Anvisa
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - AnvisaRossita Figueira
 
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio Mestriner
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio MestrinerDesign e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio Mestriner
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio MestrinerSustentare Escola de Negócios
 
10ª educaçaovisual
10ª educaçaovisual10ª educaçaovisual
10ª educaçaovisualAvatar Cuamba
 
Manual Consumidor Rotulagem
Manual Consumidor RotulagemManual Consumidor Rotulagem
Manual Consumidor RotulagemFernanda Sampaio
 
Metodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de EmbalagemMetodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de EmbalagemFabio Mestriner
 
Rótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposiçãoRótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposiçãoGrazi Grazi
 
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinarias
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinariasCaderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinarias
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinariasMaria Araújo
 
Rotulagem nutricional anvisa
Rotulagem nutricional   anvisaRotulagem nutricional   anvisa
Rotulagem nutricional anvisaTotimura
 
Aula 4 embalagens - papel e papelão
Aula 4   embalagens - papel e papelãoAula 4   embalagens - papel e papelão
Aula 4 embalagens - papel e papelãoandreiafaion
 
Uma aventura literária 2013 texto original - a casa assombrada - marta coel...
Uma aventura literária 2013   texto original - a casa assombrada - marta coel...Uma aventura literária 2013   texto original - a casa assombrada - marta coel...
Uma aventura literária 2013 texto original - a casa assombrada - marta coel...tecaromeugil
 
Embalagens e alimentos principais funções
Embalagens e alimentos principais funçõesEmbalagens e alimentos principais funções
Embalagens e alimentos principais funçõesUbaldo Costa
 
Aula 01 embalagens para Alimentos
Aula 01 embalagens para AlimentosAula 01 embalagens para Alimentos
Aula 01 embalagens para AlimentosLORRANE BRANDÃO
 

Andere mochten auch (20)

Projeto rótulos
Projeto rótulosProjeto rótulos
Projeto rótulos
 
A geometria das embalagens
A geometria das embalagensA geometria das embalagens
A geometria das embalagens
 
Geometria Vivenciando e valorizando
Geometria Vivenciando e valorizandoGeometria Vivenciando e valorizando
Geometria Vivenciando e valorizando
 
Projeto da embalagem
Projeto da embalagemProjeto da embalagem
Projeto da embalagem
 
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - Anvisa
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - AnvisaEntenda as informações nos rótulos dos alimentos - Anvisa
Entenda as informações nos rótulos dos alimentos - Anvisa
 
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio Mestriner
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio MestrinerDesign e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio Mestriner
Design e Inovação de Embalagem - Prof. Fábio Mestriner
 
10ª educaçaovisual
10ª educaçaovisual10ª educaçaovisual
10ª educaçaovisual
 
Manual Consumidor Rotulagem
Manual Consumidor RotulagemManual Consumidor Rotulagem
Manual Consumidor Rotulagem
 
RÓTULOS E EMBALAGENS
RÓTULOS E EMBALAGENSRÓTULOS E EMBALAGENS
RÓTULOS E EMBALAGENS
 
Metodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de EmbalagemMetodologia do Design de Embalagem
Metodologia do Design de Embalagem
 
Rótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposiçãoRótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposição
 
Embalagens
Embalagens   Embalagens
Embalagens
 
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinarias
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinariasCaderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinarias
Caderno de apoio a pratica pedagogica rotulos e embalagens e receitas culinarias
 
Rotulagem nutricional anvisa
Rotulagem nutricional   anvisaRotulagem nutricional   anvisa
Rotulagem nutricional anvisa
 
Aula 4 embalagens - papel e papelão
Aula 4   embalagens - papel e papelãoAula 4   embalagens - papel e papelão
Aula 4 embalagens - papel e papelão
 
Uma aventura literária 2013 texto original - a casa assombrada - marta coel...
Uma aventura literária 2013   texto original - a casa assombrada - marta coel...Uma aventura literária 2013   texto original - a casa assombrada - marta coel...
Uma aventura literária 2013 texto original - a casa assombrada - marta coel...
 
Embalagens e alimentos principais funções
Embalagens e alimentos principais funçõesEmbalagens e alimentos principais funções
Embalagens e alimentos principais funções
 
Aula 01 embalagens para Alimentos
Aula 01 embalagens para AlimentosAula 01 embalagens para Alimentos
Aula 01 embalagens para Alimentos
 
Aula embalagens (1)
Aula embalagens (1)Aula embalagens (1)
Aula embalagens (1)
 
Tipos de Embalagens
Tipos de EmbalagensTipos de Embalagens
Tipos de Embalagens
 

Ähnlich wie Ensino de Geometria Espacial com Construção de Embalagens

Atividade 3.4 projeto do curso
Atividade 3.4   projeto do cursoAtividade 3.4   projeto do curso
Atividade 3.4 projeto do cursoelianegeraldo
 
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIALUSO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIALSeduc-rs
 
Ecomoda Objectivos
Ecomoda ObjectivosEcomoda Objectivos
Ecomoda Objectivosaveca
 
Seminário de prática
Seminário de práticaSeminário de prática
Seminário de práticamidiascs
 
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...Wendel Silva
 
Projeto seminário
Projeto seminárioProjeto seminário
Projeto seminárioClara Dias
 
Apresentação do proinfo
Apresentação do proinfoApresentação do proinfo
Apresentação do proinfo30062013
 
Angelita scalamato
Angelita scalamatoAngelita scalamato
Angelita scalamatoequipetics
 
Seminário de projecto 1º trimestre susana alentejano
Seminário de projecto 1º trimestre   susana alentejanoSeminário de projecto 1º trimestre   susana alentejano
Seminário de projecto 1º trimestre susana alentejanoSusana Alentejano
 
Apresentação do professor Dionildes
Apresentação do professor DionildesApresentação do professor Dionildes
Apresentação do professor DionildesCurriculo Araguina
 
Projeto Vivendo & Aprendendo com a Física
Projeto Vivendo & Aprendendo com a FísicaProjeto Vivendo & Aprendendo com a Física
Projeto Vivendo & Aprendendo com a FísicaMarli Monteiro
 
Projeto de aprendizagem
Projeto de aprendizagemProjeto de aprendizagem
Projeto de aprendizagemAline Costa
 

Ähnlich wie Ensino de Geometria Espacial com Construção de Embalagens (20)

Atividade 3.4 projeto do curso
Atividade 3.4   projeto do cursoAtividade 3.4   projeto do curso
Atividade 3.4 projeto do curso
 
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIALUSO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
USO DE EMBALAGENS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
 
Atividade 4.3
Atividade 4.3Atividade 4.3
Atividade 4.3
 
Relato de experiências explorando o espaço e as formas
Relato de experiências   explorando o espaço e as formasRelato de experiências   explorando o espaço e as formas
Relato de experiências explorando o espaço e as formas
 
Ecomoda Objectivos
Ecomoda ObjectivosEcomoda Objectivos
Ecomoda Objectivos
 
Seminário de prática
Seminário de práticaSeminário de prática
Seminário de prática
 
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...
Uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no GeoGe...
 
pipa-construcao.pdf
pipa-construcao.pdfpipa-construcao.pdf
pipa-construcao.pdf
 
Aplicabilidade do tangram
Aplicabilidade do tangramAplicabilidade do tangram
Aplicabilidade do tangram
 
Projeto seminário
Projeto seminárioProjeto seminário
Projeto seminário
 
Apresentação do proinfo
Apresentação do proinfoApresentação do proinfo
Apresentação do proinfo
 
Publicarte One
Publicarte OnePublicarte One
Publicarte One
 
Angelita scalamato
Angelita scalamatoAngelita scalamato
Angelita scalamato
 
Seminário de projecto 1º trimestre susana alentejano
Seminário de projecto 1º trimestre   susana alentejanoSeminário de projecto 1º trimestre   susana alentejano
Seminário de projecto 1º trimestre susana alentejano
 
Proposta de atividade
Proposta de atividade Proposta de atividade
Proposta de atividade
 
Arq 5abb951a24f90
Arq 5abb951a24f90Arq 5abb951a24f90
Arq 5abb951a24f90
 
Apresentação do professor Dionildes
Apresentação do professor DionildesApresentação do professor Dionildes
Apresentação do professor Dionildes
 
Inez pantoja
Inez pantojaInez pantoja
Inez pantoja
 
Projeto Vivendo & Aprendendo com a Física
Projeto Vivendo & Aprendendo com a FísicaProjeto Vivendo & Aprendendo com a Física
Projeto Vivendo & Aprendendo com a Física
 
Projeto de aprendizagem
Projeto de aprendizagemProjeto de aprendizagem
Projeto de aprendizagem
 

Mehr von Maria Aparecida S Ferreira (8)

Aula 1
Aula 1Aula 1
Aula 1
 
Resultado da pesquisa tabagismo
Resultado da pesquisa tabagismoResultado da pesquisa tabagismo
Resultado da pesquisa tabagismo
 
A violência escolar ao longo da história
A violência escolar ao longo da históriaA violência escolar ao longo da história
A violência escolar ao longo da história
 
A violência escolar ao longo da história
A violência escolar ao longo da históriaA violência escolar ao longo da história
A violência escolar ao longo da história
 
Alcoolismo na adolescência apres
Alcoolismo na adolescência apresAlcoolismo na adolescência apres
Alcoolismo na adolescência apres
 
Alunos
AlunosAlunos
Alunos
 
Rihanna
RihannaRihanna
Rihanna
 
Angulos
AngulosAngulos
Angulos
 

Ensino de Geometria Espacial com Construção de Embalagens

  • 1.   Campo Grande – MS ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO MARIA APARECIDA DA S. FERREIRA  
  • 2. INTRODUÇÃO: Este projeto apresenta propostas para uma aplicação prazerosa da Geometria através da construção e investigação de embalagens, realizado na E. E. São Francisco em Campo Grande - MS. Este estudo tem como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino. Assim, a partir desta confecção ensinar a geometria espacial aos alunos para que possam descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Nesse projeto foi observado que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados ao manipular materiais concretos, pois além de facilitar o processo de aprendizagem da geometria espacial propiciou aos estudantes o manuseio de instrumentos matemáticos, o exercício do raciocínio lógico, bem como incentivou a interação entre os estudantes, através do trabalho em grupo. OBJETIVO GERAL   Despertar nos educandos a curiosidade para as informações atuais e conscientizá-los sobre a função principal das embalagens, levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por conseguinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.  
  • 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Despertar nos educandos a curiosidade para as informações atuais e conscientizá-los sobre a função principal das embalagens. Conhecer a função das embalagens do setor de alimentos, higiene pessoal e comésticos. Observar características que devem ter uma embalagem de brinquedos, louças e utilidades domésticas. Conhecer e identificar sólidos geométricos usados nas embalagens. Incentivar o trabalho em grupo. Despertar nos educandos o interesse em pesquisar e sistematizar as informações. Estudar sistemas de medida: massa, capacidade, volume e área Desenvolver a habilidade em se trabalhar as diferentes tecnologias. POPULAÇÃO ALVO : Alunos do 9º ano do ensino fundamental. COMPONENTE CURRICULAR : Matemática . MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS: TV DVD Máquina fotográfica Computador Jornal, revista e TV para a procura de propagandas com embalagens.  
  • 4. METODOLOGIA: O trabalho foi realizado em seis etapas: 1ª ETAPA : Na primeira etapa foram estudados os conceitos geométricos de maneira usual. 2ª ETAPA : Na segunda etapa os alunos assistiram vídeos sobre geometria: Donald no país da Matemática (matemágica) de Walt Disney e sobre embalagens. http://www.youtube.com/watch?v=T8PIIk3_qt8 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM905756-7823-O+PROBLEMA+DAS+EMBALAGENS+LONGA+VIDA,00.html 3ª ETAPA : Na terceira etapa incentivei os alunos para observar no seu dia a dia as formas geométricas. Pesquisar em lojas e supermercados; Pesquisar na internet; Fazer relatório da pesquisa; 4ª ETAPA : Na quarta etapa começamos a desenvolver em sala de aula os trabalhos que seriam expostos na escola. Construção de embalagens usando planificação em várias formas; Escultura coletiva com as embalagens construídas;
  • 5. 5ª ETAPA: Na quinta etapa estudo da área e volume das formas geométricas que os alunos escolheram para construir suas embalagens. Exposição das embalagens produzidas pelos alunos. 6ª ETAPA: Na sexta e última etapa os alunos produzirão um vídeo com as embalagens pesquisadas e com as construídas pelos alunos (no vídeo cada aluno falará do seu relatório de pesquisa e sobre as formas geométricas que escolheram para construir suas embalagens). AVALIAÇÃO: A avaliação ocorreu durante o processo pedagógico, através da realização das atividades propostas, da apresentação dos relatórios, da exposição das embalagens, da criatividade e da participação.  
  • 6. Conclusão O projeto teve a pretensão de incentivar o conhecimento e o gosto pela geometria, fazendo com que os alunos se sentissem envolvidos pelo trabalho e percebessem durante seu desenvolvimento que a atividade com formas geométricas podem ser agradáveis, bem compreendida e situada. Neste trabalho, foi realizada uma Pesquisa-Ação, com enfoque qualitativo, objetivando a construção de formas geométricas espaciais, com o constante envolvimento dos alunos da classe com a qual foi desenvolvida no projeto, bem como do professor orientador. O trabalho foi desenvolvido no nono ano do ensino fundamental, período matutino da EE São Francisco, com total enfoque na atividade realizada pelos alunos nele envolvidos, necessitando de grande interação entre o pesquisador e os pesquisados, fazendo com que a interação fosse uma constante.
  • 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso do material concreto no cotidiano dos alunos foi uma experiência bem-sucedida com a turma, pois além de facilitar o processo de aprendizagem da geometria espacial propiciou aos estudantes o manuseio de instrumentos matemáticos, o exercício do raciocínio lógico, bem como incentivou a interação entre os estudantes, através do trabalho em grupo. Também é fundamental destacar que essa prática contribuiu significantemente para o processo de formação docente que nos encontramos. Acredito que as propostas de ensino que exigem o raciocínio do estudante e o permitem usar a sua criatividade, como a construção e decoração das embalagens, por exemplo, propiciam ao estudante tornar-se agente do seu conhecimento, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, observei que é essencial o comprometimento dos alunos, pois se eles não tivessem contribuído a minha proposta não teria sido possível.
  • 8. FOTOS Alunos do 9º A construindo a planificação das embalagens
  • 9. Alunos do 9º A construindo as embalagens
  • 10. Exposição das embalagens construídas pelos alunos do 9º A