SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 25
Educação Patrimonial  Palestrante: Francisco de Jesus F. Lima Júnior  - pedagogo pela URCA;  Objetivo:  Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo.
Educação Patrimonial  Definição: Chamamos de Educação Patrimonial o processo permanente e sistemático de trabalho educativo, que tem como ponto de partida e centro o Patrimônio Cultural com todas as suas manifestações.  Definição 2 – Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio cultural, como instrumento de afirmação da cidadania. Objetiva envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem.
Igreja Matriz (antiga)
Educação Patrimonial  Mas o que é Patrimônio? – Patrimônio (do latim patrimoniu) significa: herança paterna, bens de família. Ampliando o conceito, entende-se atualmente que são patrimônios: a vida, o corpo, a linguagem, as coisas (arquitetura, artesanato, música, literatura...). os sonhos, as histórias...  Patrimônio, para fins didáticos, é subdividido em: Patrimônio Ambiental Urbano e Patrimônio Cultural
Igreja de São Francisco das Chagas (Povoado Angical)
Educação Patrimonial Patrimônio Ambiental Urbano: Compreende lugares, bens imóveis, monumentos e vivências. A memória social está diretamente ligada ao patrimônio ambiental urbano, do qual se projetam as representações da cidade.  Patrimônio Cultural: São todas as manifestações e expressões que a sociedade e os homens criam e que, ao longo dos anos, vão se acumulando com as das gerações anteriores. Cada geração as recebe, usufrui delas e as modifica de acordo com sua própria história e necessidades.
Processo de fabricação da Farinha (Farinhada)
Educação Patrimonial  O que diz a Constituição Federal?  Art. 216 – Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:  I – as formas de expressão;  II – os modos de fazer, criar e viver;  III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas;  IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;  V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Artesão fabricando uma peneira
Preservação/Proteção do Patrimônio Cultural  Qual a importância do Patrimônio Cultural?  - A cultura e a memória de um povo são os principais fatores de sua coesão e identidade;  O patrimônio histórico e artístico materializa e torna visível esse sentimento evocado pela cultura e pela memória, permitindo a construção das identidades coletivas, fortalecendo os elos das origens comuns;  A noção de patrimônio cultural diz respeito à herança coletiva que deve ser transmitida às futuras gerações, de forma a relacionar o passado e o presente, permitindo a visão de futuro dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.
Rezadeira do povoado Angical
Por que preservar o Patrimônio Cultural?  A principal razão para se preservar o Patrimônio Cultural é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material, espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania;  A preservação de marcos e elementos imateriais dessa herança do passado fortalece o senso de pertencimento. Ser parte de algo maior, com raízes profundas, une os homens em defesa do bem comum: a continuidade de sua comunidade.
O que preservar?  1 – variadas e diversificadas formas de criação humana e de potencialidades naturais, no sentido de evitar a “discriminação monumental”;  2 – Aquilo que foi considerado sem nenhuma importância num determinado período, pode vir a ser valioso e estimado por gerações posteriores ou vice-versa;  3 – Preservar bens culturais impregnados de valores históricos, arquitetônicos, arqueológicos, paisagísticos, artísticos, etnográficos e bibliográficos que contribuem para a identidade cultural da comunidade, proporcionando ao ser humano conhecimento de si mesmo e do ambiente que o cerca.
Amplitude da Expressão Quando se usa a expressão patrimônio cultural brasileiro, há um sentido UNIVERSAL nela. Isto significa que ela une:  Tradições;  Experiências históricas;  Expressões criativas dos homens;  Bens de valor histórico e artístico;  Aspectos paisagísticos;  Aspectos turísticos;
Como preservar o Patrimônio Cultural?  A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais;  Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo por meio de inventários e pesquisas realizados pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. Em seguida, se faz presente a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação na própria comunidade.
Educação Patrimonial  “Quem conhece, cuida! A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio”.  Objetivos:  Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo. Pela educação a comunidade adquire a compreensão e esta propiciará a apreciação, e conseqüentemente, a proteção.
Envolvimento da comunidade durante o Mapeamento das Expressões Culturais
Objetivos específicos da Educação Patrimonial Aprender a conhecer a diversidade cultural;  Aprender a fazer, participar, vivenciar;  Aprender a viver em sociedade e respeitar as diversidades culturais;  Aprender a ser, desenvolvendo capacidade crítica, emocional e criativa.
Quebradeiras de côco e pescadores
Vamos conferir Farinhadas : Acontecem no período de julho a outubro e a comunidade trabalha no sistema de mutirão, onde todos se ajudam. O processo de fabricação da farinha obedece a uma lógica rigorosa. A puba é retirada da mandioa amolecida em tanques ou riachos. A transformação da mandioca em puba dura, em média, 5 dias. Da puba pronta, faz-se farinha, mingaus, bejus para a fabricação de tiquira, etc.
Metodologia  A metodologia segue etapas:  Etapa 1 – Observação;  Etapa 2 – Registro;  Etapa 3 – Pesquisa;  Etapa 4 – Apropriação.
Resultado esperado Com a educação patrimonial pretende-se alcançar a preservação de nosso patrimônio cultural pela sociedade como um todo – poder público, iniciativa privada e comunidade.  A educação patrimonial deve ser uma atividade permanente e a comunidade deve participar de todas atividades relacionadas à preservação, inventário, tombamento, manutenção, fiscalização, restauração e reabilitação.  Os princípios norteadores das ações de educação patrimonial são a descoberta e a construção em conjunto, motivadas pela observação, apreensão, exploração e apropriação criativa do conhecimento.
.  Muito Obrigado!!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Patrimônio Cultural: conceituando e definindo
Patrimônio Cultural: conceituando e definindoPatrimônio Cultural: conceituando e definindo
Patrimônio Cultural: conceituando e definindoEliana Rezende
 
Paisagem, Identidade e Memória
Paisagem, Identidade e MemóriaPaisagem, Identidade e Memória
Paisagem, Identidade e MemóriaEdu Geraldes
 
Historia fontes historicas
Historia fontes historicasHistoria fontes historicas
Historia fontes historicasLoredana Ruffo
 
Patrimônios materiais e imateriais
Patrimônios materiais e imateriaisPatrimônios materiais e imateriais
Patrimônios materiais e imateriaisAntnyoAllysson
 
Antropologia da educação
Antropologia da educaçãoAntropologia da educação
Antropologia da educaçãoJRALBERTY
 
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aula
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aulaA utilizacao dos documentos historicos em sala de aula
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aulaPatrícia Éderson Dias
 
História e memória marize cunha
História e memória marize cunhaHistória e memória marize cunha
História e memória marize cunhaMarize da Cunha
 
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...Artur Filipe dos Santos
 
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tcc
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tccAnhanguera - Atividade 1 e 2 do tcc
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tccmkbariotto
 
Aula 1 patrimonio e memoria
Aula 1 patrimonio e memoriaAula 1 patrimonio e memoria
Aula 1 patrimonio e memoriaGiseleFinatti
 
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolas
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolasApresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolas
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolasLauri Rene Reis Filho
 
Cultura um conceito antropológico Roque Laraia
Cultura um conceito antropológico  Roque LaraiaCultura um conceito antropológico  Roque Laraia
Cultura um conceito antropológico Roque LaraiaGisele Da Fonseca
 
Cultura Africana e suas influências no Brasil
Cultura Africana e suas influências no BrasilCultura Africana e suas influências no Brasil
Cultura Africana e suas influências no BrasilBruna Medeiros
 
Entre memória e história
Entre memória e históriaEntre memória e história
Entre memória e históriaJúlio Rocha
 

Mais procurados (20)

Patrimônio Cultural: conceituando e definindo
Patrimônio Cultural: conceituando e definindoPatrimônio Cultural: conceituando e definindo
Patrimônio Cultural: conceituando e definindo
 
Cultura e patrimônio cultural
Cultura e patrimônio culturalCultura e patrimônio cultural
Cultura e patrimônio cultural
 
Antropologia introdução
Antropologia introduçãoAntropologia introdução
Antropologia introdução
 
Paisagem, Identidade e Memória
Paisagem, Identidade e MemóriaPaisagem, Identidade e Memória
Paisagem, Identidade e Memória
 
Identidade cultural
Identidade culturalIdentidade cultural
Identidade cultural
 
Historia fontes historicas
Historia fontes historicasHistoria fontes historicas
Historia fontes historicas
 
Patrimônios materiais e imateriais
Patrimônios materiais e imateriaisPatrimônios materiais e imateriais
Patrimônios materiais e imateriais
 
Antropologia da educação
Antropologia da educaçãoAntropologia da educação
Antropologia da educação
 
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aula
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aulaA utilizacao dos documentos historicos em sala de aula
A utilizacao dos documentos historicos em sala de aula
 
História e memória marize cunha
História e memória marize cunhaHistória e memória marize cunha
História e memória marize cunha
 
Cultura
CulturaCultura
Cultura
 
Estudos culturais e antropologicos
Estudos culturais e antropologicosEstudos culturais e antropologicos
Estudos culturais e antropologicos
 
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...
Património Mundial e Turismo Cultural -Definição de Património- Artur Filipe ...
 
Metodologia do Ensino de Historia
Metodologia do Ensino de HistoriaMetodologia do Ensino de Historia
Metodologia do Ensino de Historia
 
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tcc
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tccAnhanguera - Atividade 1 e 2 do tcc
Anhanguera - Atividade 1 e 2 do tcc
 
Aula 1 patrimonio e memoria
Aula 1 patrimonio e memoriaAula 1 patrimonio e memoria
Aula 1 patrimonio e memoria
 
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolas
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolasApresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolas
Apresentação PowerPoint Educação Patrimonial nas escolas
 
Cultura um conceito antropológico Roque Laraia
Cultura um conceito antropológico  Roque LaraiaCultura um conceito antropológico  Roque Laraia
Cultura um conceito antropológico Roque Laraia
 
Cultura Africana e suas influências no Brasil
Cultura Africana e suas influências no BrasilCultura Africana e suas influências no Brasil
Cultura Africana e suas influências no Brasil
 
Entre memória e história
Entre memória e históriaEntre memória e história
Entre memória e história
 

Destaque

Projecto Educação Patrimonial
Projecto Educação PatrimonialProjecto Educação Patrimonial
Projecto Educação PatrimonialDália Silva
 
Cartilha educação patrimonial jocenaide rosetto
Cartilha educação patrimonial   jocenaide rosettoCartilha educação patrimonial   jocenaide rosetto
Cartilha educação patrimonial jocenaide rosettoGleibiane Silva
 
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativa
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativaEducação patrimonial conquista apropriação_gestão participativa
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativaDanilo
 
Educação patrimonial
Educação patrimonialEducação patrimonial
Educação patrimonialAdriana Rocha
 
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológico
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológicoProjeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológico
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológicoMuriel Pinto
 
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013Prefeitura de Olinda
 
Relatório de Atividades de Educação Patrimonial
Relatório de Atividades de Educação PatrimonialRelatório de Atividades de Educação Patrimonial
Relatório de Atividades de Educação Patrimoniallimagov
 
A ImportâNcia Do Orçamento Familiar
A ImportâNcia Do Orçamento FamiliarA ImportâNcia Do Orçamento Familiar
A ImportâNcia Do Orçamento FamiliarPREVI
 
Gestão do Orçamento Familiar
Gestão do Orçamento FamiliarGestão do Orçamento Familiar
Gestão do Orçamento FamiliarEFA NS BALTAR
 
Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120PotenzaWD
 
1 educação ambiental
1 educação ambiental1 educação ambiental
1 educação ambientalPelo Siro
 
Aula sobre educação ambiental
Aula sobre educação ambientalAula sobre educação ambiental
Aula sobre educação ambientalSonho Decriança
 
Projeto educação ambiental
Projeto educação ambientalProjeto educação ambiental
Projeto educação ambientalRenofio
 
Educação ambiental
Educação ambientalEducação ambiental
Educação ambientalblogjl
 
Aula Educação ambiental 1
Aula Educação ambiental 1Aula Educação ambiental 1
Aula Educação ambiental 1henrique-182
 

Destaque (20)

Projecto Educação Patrimonial
Projecto Educação PatrimonialProjecto Educação Patrimonial
Projecto Educação Patrimonial
 
Cartilha educação patrimonial jocenaide rosetto
Cartilha educação patrimonial   jocenaide rosettoCartilha educação patrimonial   jocenaide rosetto
Cartilha educação patrimonial jocenaide rosetto
 
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativa
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativaEducação patrimonial conquista apropriação_gestão participativa
Educação patrimonial conquista apropriação_gestão participativa
 
Educação patrimonial
Educação patrimonialEducação patrimonial
Educação patrimonial
 
Orçamento familiar
Orçamento familiarOrçamento familiar
Orçamento familiar
 
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológico
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológicoProjeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológico
Projeto de Educação Patrimonial - levantamento e criação acervo museológico
 
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013
Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) - Julho de 2013
 
Relatório de Atividades de Educação Patrimonial
Relatório de Atividades de Educação PatrimonialRelatório de Atividades de Educação Patrimonial
Relatório de Atividades de Educação Patrimonial
 
Orçamento familiar
Orçamento familiarOrçamento familiar
Orçamento familiar
 
A ImportâNcia Do Orçamento Familiar
A ImportâNcia Do Orçamento FamiliarA ImportâNcia Do Orçamento Familiar
A ImportâNcia Do Orçamento Familiar
 
Orçamento doméstico
Orçamento domésticoOrçamento doméstico
Orçamento doméstico
 
Gestão do Orçamento Familiar
Gestão do Orçamento FamiliarGestão do Orçamento Familiar
Gestão do Orçamento Familiar
 
Orçamento Familiar
Orçamento FamiliarOrçamento Familiar
Orçamento Familiar
 
Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120Modelo banner 90 x 120
Modelo banner 90 x 120
 
1 educação ambiental
1 educação ambiental1 educação ambiental
1 educação ambiental
 
Planejamento Familiar
Planejamento FamiliarPlanejamento Familiar
Planejamento Familiar
 
Aula sobre educação ambiental
Aula sobre educação ambientalAula sobre educação ambiental
Aula sobre educação ambiental
 
Projeto educação ambiental
Projeto educação ambientalProjeto educação ambiental
Projeto educação ambiental
 
Educação ambiental
Educação ambientalEducação ambiental
Educação ambiental
 
Aula Educação ambiental 1
Aula Educação ambiental 1Aula Educação ambiental 1
Aula Educação ambiental 1
 

Semelhante a Educação patrimonial

Projetos e Práticas educacionais II
Projetos e Práticas educacionais IIProjetos e Práticas educacionais II
Projetos e Práticas educacionais IIUesliane Mara Santos
 
Anais 20o. ANPAP. 2012
Anais 20o. ANPAP. 2012Anais 20o. ANPAP. 2012
Anais 20o. ANPAP. 2012Alice Fonseca
 
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_ii
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_iiApresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_ii
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_iiDirce Cristiane Camilotti
 
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2leonardofsales
 
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdfPEDRO CABRAL DA COSTA
 
Cultura e manifestações artísticas
Cultura e manifestações artísticasCultura e manifestações artísticas
Cultura e manifestações artísticasBia Mattar
 
Apres preservação Osório 2014
Apres preservação Osório 2014Apres preservação Osório 2014
Apres preservação Osório 2014Andreia Becker
 
[NITRO] FAQ - DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf
[NITRO] FAQ -  DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf[NITRO] FAQ -  DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf
[NITRO] FAQ - DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdfBrunoCosta364836
 
Educação e Diversidade Cultural
Educação e Diversidade CulturalEducação e Diversidade Cultural
Educação e Diversidade CulturalCarminha
 

Semelhante a Educação patrimonial (20)

Projetos e Práticas educacionais II
Projetos e Práticas educacionais IIProjetos e Práticas educacionais II
Projetos e Práticas educacionais II
 
Anais 20o. ANPAP. 2012
Anais 20o. ANPAP. 2012Anais 20o. ANPAP. 2012
Anais 20o. ANPAP. 2012
 
Bacia do Rio Pardo- Aula 2 - Versão Professor
Bacia do Rio Pardo-  Aula 2 - Versão ProfessorBacia do Rio Pardo-  Aula 2 - Versão Professor
Bacia do Rio Pardo- Aula 2 - Versão Professor
 
Bacia do Rio Tietê - Aula 2 - Versão Professor
Bacia do Rio Tietê -  Aula 2 - Versão ProfessorBacia do Rio Tietê -  Aula 2 - Versão Professor
Bacia do Rio Tietê - Aula 2 - Versão Professor
 
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão Professor
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão ProfessorBacia do Rio Grande Aula 2 Versão Professor
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão Professor
 
Patrimônio cultural - Projeto Aripuanã
Patrimônio cultural -  Projeto AripuanãPatrimônio cultural -  Projeto Aripuanã
Patrimônio cultural - Projeto Aripuanã
 
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão Aluno
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão AlunoBacia do Rio Grande Aula 2 Versão Aluno
Bacia do Rio Grande Aula 2 Versão Aluno
 
Bacia do Rio Pardo- Aula 2 - Versão Aluno
Bacia do Rio Pardo-  Aula 2 - Versão AlunoBacia do Rio Pardo-  Aula 2 - Versão Aluno
Bacia do Rio Pardo- Aula 2 - Versão Aluno
 
Bacia do Rio Tietê - Aula 2 - Versão Aluno
Bacia do Rio Tietê -  Aula 2 - Versão AlunoBacia do Rio Tietê -  Aula 2 - Versão Aluno
Bacia do Rio Tietê - Aula 2 - Versão Aluno
 
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_ii
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_iiApresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_ii
Apresentacao da curadoria_digital_-_projetos_e_praticas_ii
 
03 Ebook - Patrimônio Cultural
03 Ebook - Patrimônio Cultural03 Ebook - Patrimônio Cultural
03 Ebook - Patrimônio Cultural
 
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2
Conferênia Nacional de Cultura: Eixo 2
 
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf
2-2020 Art Cult pop Ed patrimonial.pdf
 
Cultura e manifestações artísticas
Cultura e manifestações artísticasCultura e manifestações artísticas
Cultura e manifestações artísticas
 
Apres preservação Osório 2014
Apres preservação Osório 2014Apres preservação Osório 2014
Apres preservação Osório 2014
 
[NITRO] FAQ - DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf
[NITRO] FAQ -  DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf[NITRO] FAQ -  DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf
[NITRO] FAQ - DIRH08F01 - Direito e Humanidades.pdf
 
Património cultural imaterial da humanidade - o Cante Alentejano - Artur Fili...
Património cultural imaterial da humanidade - o Cante Alentejano - Artur Fili...Património cultural imaterial da humanidade - o Cante Alentejano - Artur Fili...
Património cultural imaterial da humanidade - o Cante Alentejano - Artur Fili...
 
slides.ppe2
slides.ppe2slides.ppe2
slides.ppe2
 
Educação e Diversidade Cultural
Educação e Diversidade CulturalEducação e Diversidade Cultural
Educação e Diversidade Cultural
 
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
Educação Patrimonial_Aulas 1 e 2
 

Último

LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 

Último (20)

LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 

Educação patrimonial

  • 1. Educação Patrimonial Palestrante: Francisco de Jesus F. Lima Júnior - pedagogo pela URCA; Objetivo: Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo.
  • 2. Educação Patrimonial Definição: Chamamos de Educação Patrimonial o processo permanente e sistemático de trabalho educativo, que tem como ponto de partida e centro o Patrimônio Cultural com todas as suas manifestações. Definição 2 – Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio cultural, como instrumento de afirmação da cidadania. Objetiva envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem.
  • 4. Educação Patrimonial Mas o que é Patrimônio? – Patrimônio (do latim patrimoniu) significa: herança paterna, bens de família. Ampliando o conceito, entende-se atualmente que são patrimônios: a vida, o corpo, a linguagem, as coisas (arquitetura, artesanato, música, literatura...). os sonhos, as histórias... Patrimônio, para fins didáticos, é subdividido em: Patrimônio Ambiental Urbano e Patrimônio Cultural
  • 5. Igreja de São Francisco das Chagas (Povoado Angical)
  • 6. Educação Patrimonial Patrimônio Ambiental Urbano: Compreende lugares, bens imóveis, monumentos e vivências. A memória social está diretamente ligada ao patrimônio ambiental urbano, do qual se projetam as representações da cidade. Patrimônio Cultural: São todas as manifestações e expressões que a sociedade e os homens criam e que, ao longo dos anos, vão se acumulando com as das gerações anteriores. Cada geração as recebe, usufrui delas e as modifica de acordo com sua própria história e necessidades.
  • 7. Processo de fabricação da Farinha (Farinhada)
  • 8. Educação Patrimonial O que diz a Constituição Federal? Art. 216 – Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de fazer, criar e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
  • 10. Preservação/Proteção do Patrimônio Cultural Qual a importância do Patrimônio Cultural? - A cultura e a memória de um povo são os principais fatores de sua coesão e identidade; O patrimônio histórico e artístico materializa e torna visível esse sentimento evocado pela cultura e pela memória, permitindo a construção das identidades coletivas, fortalecendo os elos das origens comuns; A noção de patrimônio cultural diz respeito à herança coletiva que deve ser transmitida às futuras gerações, de forma a relacionar o passado e o presente, permitindo a visão de futuro dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.
  • 12. Por que preservar o Patrimônio Cultural? A principal razão para se preservar o Patrimônio Cultural é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material, espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania; A preservação de marcos e elementos imateriais dessa herança do passado fortalece o senso de pertencimento. Ser parte de algo maior, com raízes profundas, une os homens em defesa do bem comum: a continuidade de sua comunidade.
  • 13. O que preservar? 1 – variadas e diversificadas formas de criação humana e de potencialidades naturais, no sentido de evitar a “discriminação monumental”; 2 – Aquilo que foi considerado sem nenhuma importância num determinado período, pode vir a ser valioso e estimado por gerações posteriores ou vice-versa; 3 – Preservar bens culturais impregnados de valores históricos, arquitetônicos, arqueológicos, paisagísticos, artísticos, etnográficos e bibliográficos que contribuem para a identidade cultural da comunidade, proporcionando ao ser humano conhecimento de si mesmo e do ambiente que o cerca.
  • 14. Amplitude da Expressão Quando se usa a expressão patrimônio cultural brasileiro, há um sentido UNIVERSAL nela. Isto significa que ela une: Tradições; Experiências históricas; Expressões criativas dos homens; Bens de valor histórico e artístico; Aspectos paisagísticos; Aspectos turísticos;
  • 15.
  • 16. Como preservar o Patrimônio Cultural? A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais; Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo por meio de inventários e pesquisas realizados pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. Em seguida, se faz presente a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação na própria comunidade.
  • 17. Educação Patrimonial “Quem conhece, cuida! A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio”. Objetivos: Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo. Pela educação a comunidade adquire a compreensão e esta propiciará a apreciação, e conseqüentemente, a proteção.
  • 18. Envolvimento da comunidade durante o Mapeamento das Expressões Culturais
  • 19. Objetivos específicos da Educação Patrimonial Aprender a conhecer a diversidade cultural; Aprender a fazer, participar, vivenciar; Aprender a viver em sociedade e respeitar as diversidades culturais; Aprender a ser, desenvolvendo capacidade crítica, emocional e criativa.
  • 20. Quebradeiras de côco e pescadores
  • 21. Vamos conferir Farinhadas : Acontecem no período de julho a outubro e a comunidade trabalha no sistema de mutirão, onde todos se ajudam. O processo de fabricação da farinha obedece a uma lógica rigorosa. A puba é retirada da mandioa amolecida em tanques ou riachos. A transformação da mandioca em puba dura, em média, 5 dias. Da puba pronta, faz-se farinha, mingaus, bejus para a fabricação de tiquira, etc.
  • 22. Metodologia A metodologia segue etapas: Etapa 1 – Observação; Etapa 2 – Registro; Etapa 3 – Pesquisa; Etapa 4 – Apropriação.
  • 23. Resultado esperado Com a educação patrimonial pretende-se alcançar a preservação de nosso patrimônio cultural pela sociedade como um todo – poder público, iniciativa privada e comunidade. A educação patrimonial deve ser uma atividade permanente e a comunidade deve participar de todas atividades relacionadas à preservação, inventário, tombamento, manutenção, fiscalização, restauração e reabilitação. Os princípios norteadores das ações de educação patrimonial são a descoberta e a construção em conjunto, motivadas pela observação, apreensão, exploração e apropriação criativa do conhecimento.
  • 24.
  • 25. . Muito Obrigado!!