SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 35
Desenvolvimento Humano Profa. Mª Eliza P. Finazzi, Ph.D. Faculdade de Filosofia São Bento Curso de Filosofia Disciplina Psicologia da Educação 2ª série - 3º sem. matutino Agosto - 2010
Desenvolvimento Humano Considerações sobre desenvolvimento humano Desenvolvimento durante toda a vida; É um processo contínuo e ininterrupto; No qual os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente; E resulta em indivíduos com um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e únicos.
Desenvolvimento Humano Área da Psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, afetivo-emocional e social; Desde o nascimento até a idade adulta: idade em que todos estes aspectos atingem o o seu completo grau de maturidade e estabilidade; Fenômeno do prolongamento da vida - inclui tb a idade pós-adulta.  (Bock et al., 2009)
Desenvolvimento Humano Na Psicologia são várias as teorias do desenvolvimento; Elaboradas a partir de observações , pesquisas com grupos de pessoas de diferentes faixas etárias e culturas, estudos de casos clínicos, acomapanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta.
Desenvolvimento Humano Organização estrutural: a ocorrência ou não de um acontecimento influencia e modifica todos os outros aspectos do desenvolvimento; Momentos privilegiados para que certas coisas aconteçam de forma mais satisfatória; Se a oportunidade ou o complemento ambiental ocorrer fora destes momentos, o desenvolvimento não ocorrerá da melhor forma, como ocorreria se fosse na hora certa (ex: alfabetização); Necessidade de integraçãodo aspecto em desenvolvimento com os outros aspectos da vida do indivíduo; Sem a integração: risco de prejuízo do que foi conquistado. (Gorayeb, 1985):.
Desenvolvimento Humano ,[object Object]
Os processos psicológicos e social ocorrem sempre paralelamente aos processos biológicos de base (desenvolvimento neuropsicomotor).,[object Object]
Crianças recebiam cuidados apenas até os 3 – 4 anos, sendo então tratadas como “mini-adultos” e participando de todas as atividades dos adultos, presenciando seus atos (íntimos e sociais);
Igreja (sec. XVII) afasta a criança do assunto sobre sexo, enfocando como inadequadas estas vivências para a formação do caráter, atribuindo as questões sexuais somente aos adultos;
Passam a ensinar religião e moral, além de leitura escrita aritmética etc…;
Crianças passam a ter um local específico para receber educação e cultura formais, mas também castigos severos: a escola;
Início séc.XIX: estudo científico da criança.(Rappaport et al.; 1981)
Psicologia do DesenvolvimentoCiência ,[object Object]
Contribuição de várias vertentes teóricas, como:
Teorias analíticas de personalidade, como a embasada na análise de adultos (Freud) e, posteriormente, a análise de crianças (M.Klein – “A compreensão da personalidade é o fundamento para compreender a vida social”)
Teorias cognitivistas (Piaget)
Teorias de aprendizagem social (Vygotsky; Bandura)(Rappaport et al.; 1981; Bock et al.; 2009)
Psicologia do DesenvolvimentoCiência ,[object Object]
Tendência atual: desenvolvimento emocional se prolonga muito além da adolescência (marcado por crises); a pessoa nunca cessa de crescer e sempre há possibilidade de reestruturações, modificações e reintegrações da personalidade (Caplan, Erikson);
Objetivo: descrição e explicação dos processos internos de desenvolvimento da personalidade e da cognição;
Método: pesquisas para obtenção de dados em situações naturais e de laboratório.(Rappaport et al.; 1981)
Desenvolvimento Humano Desenvolvimento pressupõe amadurecimento
Desenvolvimento A criança não é um ser humano em miniatura; Apresenta características próprias da sua idade; Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo , próprias de cada faixa etária; Existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodaçãodas estruturas mentais a um novo dado do mundo exterior. (Bock et al.; 2009)
Desenvolvimento Período sensível  Momento ideal para o desenvolvimento de uma aptidão/ capacidade, para o aprendizado e a incorporação harmônica de uma nova capacidade: assimilação (Piaget); Período sensível próprio para cada capacidade. Antecipação ou atraso Fora do momento adequado: não existência ou perda do potencial para se desenvolver. (Gorayeb; 1986)
Desenvolvimento Período Crítico Momento após o qual o potencial se esgota, caso a capacidade não teve condições de se desenvolver. Nem sempre há tempo para recuperar o desenvolvimento. (Gorayeb; 1986)
Desenvolvimento O não aparecimento ou evoluçãode determinados atributos na estrutura mental: Interfere no resto da organização mental, que não se estabelece igual à de outro indivíduo que contou com este atributo em sua estruturação. No atraso: Pode ocorrer a impossibilidade de introduzir em uma organização em funcionamento, o elemento que deveria ser inserido numa etapa anterior (ex: limitações do programa de alfabetização de adultos). (Gorayeb; 1986)
Desenvolvimento Reabilitaçãode aspectos do desenvolvimento: Alguns são irrecuperáveis(ex: psicoses instaladas precocemente, comprometem a linguagem, mas também os outros  aspectos do desenvolvimento) = Prejuízo
Prejuízo e Déficit Prejuízo   É o que interfere no desenvolvimento, em uma ou mais áreas: rendimento escolar; comportamento na escola; relacionamento interpessoais em casa, com pares, na escola e na comunidade; no uso do tempo livre, e no desenvolvimento do senso de self e de identidade (Kaplan e Sadok, 1999).
Prejuízo e Déficit Déficit Também interfere em uma ou mais áreas do desenvolvimento; Em grau de intensidade menor, com possibilidade de reversibilidade parcial ou total.
Psicopatologia da Infância e da Adolescência Definida como um transtorno em uma ou mais das seguintes áreas:  comportamento manifesto;  estados emocionais; relacionamentos interpessoais; função cognitiva  (Kaplan e Sadok, 1999).
Psicopatologia da Infância e da Adolescência Áreas consideradas no estudo da psicopatologia da infância e da adolescência:  fenomenologia clínica (descrição dos fenômenos clínicos dos transtornos psicopatológicos da criança e do adolescente); fatores psicossociais; fatores demográficos; fatores biológicos; fatores genéticos; fatores familiares; história natural;  resposta à intervenção.
Psicopatologia da Infância e da Adolescência Operações Mentais envolvidas em um transtorno mental: Funções neuropsicológicas (memória, atenção, funções executivas);  Outras atividades psíquicas (raciocínio, julgamento, emoções, consciência, percepções, sentimentos).
Psicopatologia da Infância e da Adolescência O diagnóstico é realizado através de: Entrevista diagnóstica com os pais para realização de um questionamento sistemático, detalhado, e flexível; Entrevistas lúdicas com a pessoa para avaliação do estado mental; Relatórios escolares, pediátricos e da comunidade (sobre comportamento e rendimento específico); Construção da história evolutiva; Avaliação da adaptação do paciente; Avaliação geral e o exame físico;
Psicopatologia da Infância e da Adolescência Avaliação psicológica, neuropsicológica e de rendimento escolar (avaliação de funções cognitivas considerando: nível de rendimento intelectual, linguagem,percepção, aptidões motoras, funções executivas, atenção, memória, nível de atividade); Aplicação de escalas padronizadas de classificação dos sintomas; Avaliações neurobiológicas (técnicas de imagem cerebral, EEG, avaliações neuroquímicas, neuroendócrilógicas e neurofarmacológicas).
Dificuldades no diagnóstico da infância e da adolescência Instabilidade dos sintomas; Baixa concordância na descrição dos sintomas entre o paciente e o seu responsável; A criança informa melhor sobresintomas subjetivos (ex: ansiedade, humor, ideação suicida, prazer nas atividades), enquanto que o adulto responsável maior precisão na descrição dosproblemas comportamentais (ex: dificuldades na atenção e concentração, alterações do sono, irritabilidade);

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetDesenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetManô Araújo
 
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoThiago de Almeida
 
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certo
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certoDsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certo
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certoViviane Pasqualeto
 
Diferentes abordagens da psicologia
Diferentes abordagens da psicologiaDiferentes abordagens da psicologia
Diferentes abordagens da psicologiaRita Cristiane Pavan
 
Transtornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaTranstornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaRosângela Gonçalves
 
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)Joelson Honoratto
 
Introdução à psicopatologia
Introdução à psicopatologiaIntrodução à psicopatologia
Introdução à psicopatologiaCaio Maximino
 
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...Editora Moderna
 
Psicologia: Diferentes Abordagens
Psicologia: Diferentes AbordagensPsicologia: Diferentes Abordagens
Psicologia: Diferentes AbordagensBruno Carrasco
 
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Jorge Barbosa
 
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagemPsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagemDébora Silveira
 

Was ist angesagt? (20)

Vygotsky
VygotskyVygotsky
Vygotsky
 
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil
 
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetDesenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
 
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
 
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certo
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certoDsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certo
Dsenvolvimento psicossocial do adulto jovem certo
 
Diferentes abordagens da psicologia
Diferentes abordagens da psicologiaDiferentes abordagens da psicologia
Diferentes abordagens da psicologia
 
Transtornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaTranstornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na Escola
 
Behaviorismo de Skinner
Behaviorismo de SkinnerBehaviorismo de Skinner
Behaviorismo de Skinner
 
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)
Estudo sobre o desenvolvimento humano (parte I)
 
Introdução à psicopatologia
Introdução à psicopatologiaIntrodução à psicopatologia
Introdução à psicopatologia
 
Teoria de piaget (slides)
Teoria de piaget (slides)Teoria de piaget (slides)
Teoria de piaget (slides)
 
Aula sobre vygotsky
Aula sobre vygotskyAula sobre vygotsky
Aula sobre vygotsky
 
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
 
Teorias do desenvolvimento
Teorias do desenvolvimentoTeorias do desenvolvimento
Teorias do desenvolvimento
 
História da psicologia
História da psicologiaHistória da psicologia
História da psicologia
 
Psicologia: Diferentes Abordagens
Psicologia: Diferentes AbordagensPsicologia: Diferentes Abordagens
Psicologia: Diferentes Abordagens
 
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
 
Jean Piaget
Jean PiagetJean Piaget
Jean Piaget
 
A Neurociência e os Transtornos de Aprendizagem
A Neurociência e os Transtornos de AprendizagemA Neurociência e os Transtornos de Aprendizagem
A Neurociência e os Transtornos de Aprendizagem
 
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagemPsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
 

Andere mochten auch

OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANOOS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANOZoel Alvarenga
 
Primeira semana do desenvolvimento embrionário
Primeira semana do desenvolvimento embrionárioPrimeira semana do desenvolvimento embrionário
Primeira semana do desenvolvimento embrionárioPedro Lopes
 
O que é desenvolvimento humano
O que é desenvolvimento humanoO que é desenvolvimento humano
O que é desenvolvimento humanoJan Carlos
 
Embriologia 1ª e 2ª semana
Embriologia 1ª e 2ª semanaEmbriologia 1ª e 2ª semana
Embriologia 1ª e 2ª semanaMaíra Escobar
 
Desenvolvimento Embrionário!
Desenvolvimento Embrionário!Desenvolvimento Embrionário!
Desenvolvimento Embrionário!Rosalia Azambuja
 
Introdução a embriologia aula oficial
Introdução a embriologia aula  oficialIntrodução a embriologia aula  oficial
Introdução a embriologia aula oficialDaiane Costa
 
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento HumanoDesenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humanoandressa bonn
 
Embriologia - 4 semana ao nascimento!
Embriologia - 4 semana ao nascimento! Embriologia - 4 semana ao nascimento!
Embriologia - 4 semana ao nascimento! Victor Hugo
 
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para AlunosTeorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunosneliane frança
 
Crescimento Discordante Gêmeos
Crescimento Discordante GêmeosCrescimento Discordante Gêmeos
Crescimento Discordante GêmeosRafael Bruns
 
Atencao ao pre natal, parto e puerperio
Atencao ao pre natal, parto e puerperioAtencao ao pre natal, parto e puerperio
Atencao ao pre natal, parto e puerperioVirginia Scalia
 
Desenvolvimento embrionario 1 em
Desenvolvimento embrionario 1 emDesenvolvimento embrionario 1 em
Desenvolvimento embrionario 1 emANA LUCIA FARIAS
 
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagem
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagemMedicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagem
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagemLetícia Spina Tapia
 

Andere mochten auch (20)

OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANOOS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OS CICLOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
 
Aula 1
Aula 1   Aula 1
Aula 1
 
Primeira semana do desenvolvimento embrionário
Primeira semana do desenvolvimento embrionárioPrimeira semana do desenvolvimento embrionário
Primeira semana do desenvolvimento embrionário
 
4ª a 8ª semana
4ª a 8ª semana4ª a 8ª semana
4ª a 8ª semana
 
O que é desenvolvimento humano
O que é desenvolvimento humanoO que é desenvolvimento humano
O que é desenvolvimento humano
 
Embriologia 1ª e 2ª semana
Embriologia 1ª e 2ª semanaEmbriologia 1ª e 2ª semana
Embriologia 1ª e 2ª semana
 
Freud e o desenvolvimento
Freud e o desenvolvimentoFreud e o desenvolvimento
Freud e o desenvolvimento
 
Embriologia slides
Embriologia  slidesEmbriologia  slides
Embriologia slides
 
Desenvolvimento Embrionário!
Desenvolvimento Embrionário!Desenvolvimento Embrionário!
Desenvolvimento Embrionário!
 
Introdução a embriologia aula oficial
Introdução a embriologia aula  oficialIntrodução a embriologia aula  oficial
Introdução a embriologia aula oficial
 
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento HumanoDesenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
 
Embriologia - 4 semana ao nascimento!
Embriologia - 4 semana ao nascimento! Embriologia - 4 semana ao nascimento!
Embriologia - 4 semana ao nascimento!
 
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para AlunosTeorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
 
Crescimento Discordante Gêmeos
Crescimento Discordante GêmeosCrescimento Discordante Gêmeos
Crescimento Discordante Gêmeos
 
NATURA VS NURTURA
NATURA VS NURTURANATURA VS NURTURA
NATURA VS NURTURA
 
Atencao ao pre natal, parto e puerperio
Atencao ao pre natal, parto e puerperioAtencao ao pre natal, parto e puerperio
Atencao ao pre natal, parto e puerperio
 
Desenvolvimento embrionario 1 em
Desenvolvimento embrionario 1 emDesenvolvimento embrionario 1 em
Desenvolvimento embrionario 1 em
 
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagem
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagemMedicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagem
Medicação: aspectos éticos e legais no âmbito da enfermagem
 
Cap 5 cultura
Cap 5 culturaCap 5 cultura
Cap 5 cultura
 
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento HumanoDesenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
 

Ähnlich wie Desenvolvimento Humano - Teorias e Conceitos Chave

Adolescência -> 15-16 anos
Adolescência -> 15-16 anosAdolescência -> 15-16 anos
Adolescência -> 15-16 anosKleverson Gomes
 
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdfunesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdfArnaldinoDionsio
 
Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Paula Santos
 
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...JliaRamosVieira1
 
Ig504 psicologia do desenvolvimento
Ig504   psicologia do desenvolvimentoIg504   psicologia do desenvolvimento
Ig504 psicologia do desenvolvimentobio_fecli
 
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento humanoDesenvolvimento humano
Desenvolvimento humano842203966
 
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento humanoDesenvolvimento humano
Desenvolvimento humano842203966
 
Métodos e técnicas da psicologia
Métodos e técnicas da psicologiaMétodos e técnicas da psicologia
Métodos e técnicas da psicologiaOrlando Tandala
 
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enade
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv EnadeEslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enade
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enadedebora
 
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manualscatarina
 
Psicologia material 1
Psicologia material 1Psicologia material 1
Psicologia material 1Lia Rodrigues
 
Teorias contemporâneas da aprendizagem
Teorias contemporâneas da aprendizagemTeorias contemporâneas da aprendizagem
Teorias contemporâneas da aprendizagemCarlos Caldas
 
Psicologia escolar e Educacional
Psicologia escolar e EducacionalPsicologia escolar e Educacional
Psicologia escolar e Educacionalmluisavalente
 
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4Paulo Barata
 
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃO
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃOO GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃO
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃOVan Der Häägen Brazil
 

Ähnlich wie Desenvolvimento Humano - Teorias e Conceitos Chave (20)

Adolescência -> 15-16 anos
Adolescência -> 15-16 anosAdolescência -> 15-16 anos
Adolescência -> 15-16 anos
 
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdfunesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf
unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf
 
Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)
 
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...
Psicologia nas Relações Interpessoais O desenvolvimento humano na perspectiva...
 
Ig504 psicologia do desenvolvimento
Ig504   psicologia do desenvolvimentoIg504   psicologia do desenvolvimento
Ig504 psicologia do desenvolvimento
 
Adolescência 213
Adolescência 213Adolescência 213
Adolescência 213
 
Introdução Psicologia
Introdução Psicologia Introdução Psicologia
Introdução Psicologia
 
adolescentes e desenvolvimento 2016 .ppt
adolescentes e desenvolvimento 2016 .pptadolescentes e desenvolvimento 2016 .ppt
adolescentes e desenvolvimento 2016 .ppt
 
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento humanoDesenvolvimento humano
Desenvolvimento humano
 
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento humanoDesenvolvimento humano
Desenvolvimento humano
 
Métodos e técnicas da psicologia
Métodos e técnicas da psicologiaMétodos e técnicas da psicologia
Métodos e técnicas da psicologia
 
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enade
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv EnadeEslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enade
Eslaide Fundamentos Do Conhecimeno Psic Desenv Enade
 
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual
3239 acompanhamentodecrianas-desenvolvimentoinfantil-manual
 
Psicologia material 1
Psicologia material 1Psicologia material 1
Psicologia material 1
 
Fases desenvolvimento-crianca
Fases desenvolvimento-criancaFases desenvolvimento-crianca
Fases desenvolvimento-crianca
 
Teorias contemporâneas da aprendizagem
Teorias contemporâneas da aprendizagemTeorias contemporâneas da aprendizagem
Teorias contemporâneas da aprendizagem
 
Desenvolvimento adolescência
Desenvolvimento adolescênciaDesenvolvimento adolescência
Desenvolvimento adolescência
 
Psicologia escolar e Educacional
Psicologia escolar e EducacionalPsicologia escolar e Educacional
Psicologia escolar e Educacional
 
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4
Data show teorias_sobre_o_desenvolvimento_humano-4
 
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃO
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃOO GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃO
O GENESIS DO CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL É PARCEIRO DA COGNIÇÃO
 

Mehr von Caio Grimberg

Resenha critica do fedro (caio grimberg)
Resenha critica do fedro (caio grimberg)Resenha critica do fedro (caio grimberg)
Resenha critica do fedro (caio grimberg)Caio Grimberg
 
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)Caio Grimberg
 
Transtornos de aprendizagem são bento - 25112010 - alunos
Transtornos de aprendizagem  são bento - 25112010 - alunosTranstornos de aprendizagem  são bento - 25112010 - alunos
Transtornos de aprendizagem são bento - 25112010 - alunosCaio Grimberg
 
Tdha th t ansiedade retardo mental e aprendizagem
Tdha  th  t ansiedade retardo mental e aprendizagemTdha  th  t ansiedade retardo mental e aprendizagem
Tdha th t ansiedade retardo mental e aprendizagemCaio Grimberg
 
Piaget vygotshy wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...
Piaget  vygotshy  wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...Piaget  vygotshy  wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...
Piaget vygotshy wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...Caio Grimberg
 
Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Caio Grimberg
 
Teoria sócio historica
Teoria sócio historicaTeoria sócio historica
Teoria sócio historicaCaio Grimberg
 
Transtornos de atenção e de aprendizagem
Transtornos de atenção e de aprendizagemTranstornos de atenção e de aprendizagem
Transtornos de atenção e de aprendizagemCaio Grimberg
 
Vygotsky e o desenvolvimento humano
Vygotsky e o desenvolvimento humanoVygotsky e o desenvolvimento humano
Vygotsky e o desenvolvimento humanoCaio Grimberg
 
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1Caio Grimberg
 
O amor é uma falácia - Lógica
O amor é uma falácia - LógicaO amor é uma falácia - Lógica
O amor é uma falácia - LógicaCaio Grimberg
 
Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Caio Grimberg
 
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010Caio Grimberg
 
Aula familia (Professora Maria Cecilia)
Aula familia (Professora Maria Cecilia)Aula familia (Professora Maria Cecilia)
Aula familia (Professora Maria Cecilia)Caio Grimberg
 
Os criticos de freud
Os criticos de freudOs criticos de freud
Os criticos de freudCaio Grimberg
 
Para Entender a Obra do Mestre
Para Entender a Obra do MestrePara Entender a Obra do Mestre
Para Entender a Obra do MestreCaio Grimberg
 
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)Caio Grimberg
 
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)Caio Grimberg
 

Mehr von Caio Grimberg (20)

Resenha critica do fedro (caio grimberg)
Resenha critica do fedro (caio grimberg)Resenha critica do fedro (caio grimberg)
Resenha critica do fedro (caio grimberg)
 
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)
Trabalho de etica (kant) (Caio Grimberg)
 
Transtornos de aprendizagem são bento - 25112010 - alunos
Transtornos de aprendizagem  são bento - 25112010 - alunosTranstornos de aprendizagem  são bento - 25112010 - alunos
Transtornos de aprendizagem são bento - 25112010 - alunos
 
Tdha th t ansiedade retardo mental e aprendizagem
Tdha  th  t ansiedade retardo mental e aprendizagemTdha  th  t ansiedade retardo mental e aprendizagem
Tdha th t ansiedade retardo mental e aprendizagem
 
Piaget vygotshy wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...
Piaget  vygotshy  wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...Piaget  vygotshy  wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...
Piaget vygotshy wallon (teorias psicogeneticas em discussão la taille kohl ...
 
Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010
 
Teoria sócio historica
Teoria sócio historicaTeoria sócio historica
Teoria sócio historica
 
Transtornos de atenção e de aprendizagem
Transtornos de atenção e de aprendizagemTranstornos de atenção e de aprendizagem
Transtornos de atenção e de aprendizagem
 
Vygotsky e o desenvolvimento humano
Vygotsky e o desenvolvimento humanoVygotsky e o desenvolvimento humano
Vygotsky e o desenvolvimento humano
 
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1
Vygostsky e as teorias de aprendizagem 1
 
O amor é uma falácia - Lógica
O amor é uma falácia - LógicaO amor é uma falácia - Lógica
O amor é uma falácia - Lógica
 
Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010Desenvolvimento emocional 09 2010
Desenvolvimento emocional 09 2010
 
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010
Desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor 08 2010
 
Logicomix1
Logicomix1Logicomix1
Logicomix1
 
Aula familia (Professora Maria Cecilia)
Aula familia (Professora Maria Cecilia)Aula familia (Professora Maria Cecilia)
Aula familia (Professora Maria Cecilia)
 
Os criticos de freud
Os criticos de freudOs criticos de freud
Os criticos de freud
 
Para Entender a Obra do Mestre
Para Entender a Obra do MestrePara Entender a Obra do Mestre
Para Entender a Obra do Mestre
 
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)
Armadilhas do inconsciente (sgmund freud)
 
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)
Em busca da ciência da psique ( educação da psicologia)
 
Fedro de Platão
Fedro de PlatãoFedro de Platão
Fedro de Platão
 

Desenvolvimento Humano - Teorias e Conceitos Chave

  • 1. Desenvolvimento Humano Profa. Mª Eliza P. Finazzi, Ph.D. Faculdade de Filosofia São Bento Curso de Filosofia Disciplina Psicologia da Educação 2ª série - 3º sem. matutino Agosto - 2010
  • 2. Desenvolvimento Humano Considerações sobre desenvolvimento humano Desenvolvimento durante toda a vida; É um processo contínuo e ininterrupto; No qual os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente; E resulta em indivíduos com um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e únicos.
  • 3. Desenvolvimento Humano Área da Psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, afetivo-emocional e social; Desde o nascimento até a idade adulta: idade em que todos estes aspectos atingem o o seu completo grau de maturidade e estabilidade; Fenômeno do prolongamento da vida - inclui tb a idade pós-adulta. (Bock et al., 2009)
  • 4. Desenvolvimento Humano Na Psicologia são várias as teorias do desenvolvimento; Elaboradas a partir de observações , pesquisas com grupos de pessoas de diferentes faixas etárias e culturas, estudos de casos clínicos, acomapanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta.
  • 5. Desenvolvimento Humano Organização estrutural: a ocorrência ou não de um acontecimento influencia e modifica todos os outros aspectos do desenvolvimento; Momentos privilegiados para que certas coisas aconteçam de forma mais satisfatória; Se a oportunidade ou o complemento ambiental ocorrer fora destes momentos, o desenvolvimento não ocorrerá da melhor forma, como ocorreria se fosse na hora certa (ex: alfabetização); Necessidade de integraçãodo aspecto em desenvolvimento com os outros aspectos da vida do indivíduo; Sem a integração: risco de prejuízo do que foi conquistado. (Gorayeb, 1985):.
  • 6.
  • 7.
  • 8. Crianças recebiam cuidados apenas até os 3 – 4 anos, sendo então tratadas como “mini-adultos” e participando de todas as atividades dos adultos, presenciando seus atos (íntimos e sociais);
  • 9. Igreja (sec. XVII) afasta a criança do assunto sobre sexo, enfocando como inadequadas estas vivências para a formação do caráter, atribuindo as questões sexuais somente aos adultos;
  • 10. Passam a ensinar religião e moral, além de leitura escrita aritmética etc…;
  • 11. Crianças passam a ter um local específico para receber educação e cultura formais, mas também castigos severos: a escola;
  • 12. Início séc.XIX: estudo científico da criança.(Rappaport et al.; 1981)
  • 13.
  • 14. Contribuição de várias vertentes teóricas, como:
  • 15. Teorias analíticas de personalidade, como a embasada na análise de adultos (Freud) e, posteriormente, a análise de crianças (M.Klein – “A compreensão da personalidade é o fundamento para compreender a vida social”)
  • 17. Teorias de aprendizagem social (Vygotsky; Bandura)(Rappaport et al.; 1981; Bock et al.; 2009)
  • 18.
  • 19. Tendência atual: desenvolvimento emocional se prolonga muito além da adolescência (marcado por crises); a pessoa nunca cessa de crescer e sempre há possibilidade de reestruturações, modificações e reintegrações da personalidade (Caplan, Erikson);
  • 20. Objetivo: descrição e explicação dos processos internos de desenvolvimento da personalidade e da cognição;
  • 21. Método: pesquisas para obtenção de dados em situações naturais e de laboratório.(Rappaport et al.; 1981)
  • 22. Desenvolvimento Humano Desenvolvimento pressupõe amadurecimento
  • 23. Desenvolvimento A criança não é um ser humano em miniatura; Apresenta características próprias da sua idade; Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo , próprias de cada faixa etária; Existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodaçãodas estruturas mentais a um novo dado do mundo exterior. (Bock et al.; 2009)
  • 24. Desenvolvimento Período sensível Momento ideal para o desenvolvimento de uma aptidão/ capacidade, para o aprendizado e a incorporação harmônica de uma nova capacidade: assimilação (Piaget); Período sensível próprio para cada capacidade. Antecipação ou atraso Fora do momento adequado: não existência ou perda do potencial para se desenvolver. (Gorayeb; 1986)
  • 25. Desenvolvimento Período Crítico Momento após o qual o potencial se esgota, caso a capacidade não teve condições de se desenvolver. Nem sempre há tempo para recuperar o desenvolvimento. (Gorayeb; 1986)
  • 26. Desenvolvimento O não aparecimento ou evoluçãode determinados atributos na estrutura mental: Interfere no resto da organização mental, que não se estabelece igual à de outro indivíduo que contou com este atributo em sua estruturação. No atraso: Pode ocorrer a impossibilidade de introduzir em uma organização em funcionamento, o elemento que deveria ser inserido numa etapa anterior (ex: limitações do programa de alfabetização de adultos). (Gorayeb; 1986)
  • 27. Desenvolvimento Reabilitaçãode aspectos do desenvolvimento: Alguns são irrecuperáveis(ex: psicoses instaladas precocemente, comprometem a linguagem, mas também os outros aspectos do desenvolvimento) = Prejuízo
  • 28. Prejuízo e Déficit Prejuízo É o que interfere no desenvolvimento, em uma ou mais áreas: rendimento escolar; comportamento na escola; relacionamento interpessoais em casa, com pares, na escola e na comunidade; no uso do tempo livre, e no desenvolvimento do senso de self e de identidade (Kaplan e Sadok, 1999).
  • 29. Prejuízo e Déficit Déficit Também interfere em uma ou mais áreas do desenvolvimento; Em grau de intensidade menor, com possibilidade de reversibilidade parcial ou total.
  • 30. Psicopatologia da Infância e da Adolescência Definida como um transtorno em uma ou mais das seguintes áreas: comportamento manifesto; estados emocionais; relacionamentos interpessoais; função cognitiva (Kaplan e Sadok, 1999).
  • 31. Psicopatologia da Infância e da Adolescência Áreas consideradas no estudo da psicopatologia da infância e da adolescência: fenomenologia clínica (descrição dos fenômenos clínicos dos transtornos psicopatológicos da criança e do adolescente); fatores psicossociais; fatores demográficos; fatores biológicos; fatores genéticos; fatores familiares; história natural; resposta à intervenção.
  • 32. Psicopatologia da Infância e da Adolescência Operações Mentais envolvidas em um transtorno mental: Funções neuropsicológicas (memória, atenção, funções executivas); Outras atividades psíquicas (raciocínio, julgamento, emoções, consciência, percepções, sentimentos).
  • 33. Psicopatologia da Infância e da Adolescência O diagnóstico é realizado através de: Entrevista diagnóstica com os pais para realização de um questionamento sistemático, detalhado, e flexível; Entrevistas lúdicas com a pessoa para avaliação do estado mental; Relatórios escolares, pediátricos e da comunidade (sobre comportamento e rendimento específico); Construção da história evolutiva; Avaliação da adaptação do paciente; Avaliação geral e o exame físico;
  • 34. Psicopatologia da Infância e da Adolescência Avaliação psicológica, neuropsicológica e de rendimento escolar (avaliação de funções cognitivas considerando: nível de rendimento intelectual, linguagem,percepção, aptidões motoras, funções executivas, atenção, memória, nível de atividade); Aplicação de escalas padronizadas de classificação dos sintomas; Avaliações neurobiológicas (técnicas de imagem cerebral, EEG, avaliações neuroquímicas, neuroendócrilógicas e neurofarmacológicas).
  • 35. Dificuldades no diagnóstico da infância e da adolescência Instabilidade dos sintomas; Baixa concordância na descrição dos sintomas entre o paciente e o seu responsável; A criança informa melhor sobresintomas subjetivos (ex: ansiedade, humor, ideação suicida, prazer nas atividades), enquanto que o adulto responsável maior precisão na descrição dosproblemas comportamentais (ex: dificuldades na atenção e concentração, alterações do sono, irritabilidade);
  • 36. Dificuldades no diagnóstico da infância e da adolescência Influência de possíveis transtornos psiquiátricos e/ou emocionais próprios, no relato dos adultos; Existência de sintomas de significado especial: potenciais indicadores de maus tratos (abuso físico, emocional, sexual, negligência física, negligência educacional), bem como intenções suicidas e atos violentos .
  • 37. Sistemas Diagnósticos Atuais Algumas considerações Dúvidas sobre o melhor modelo a ser aplicado nos sistemas de diagnóstico e de classificação psiquiátrica para transtornos na criança e no adulto: modelo categorial ou dimensional; etiológico ou descritivo; formar um sistema híbrido aplicado para cada transtorno ou um modelo q melhor o descrevesse; modelo mais restritivo (lumping) ou com a ampliação do número de categorias (splitting); se deveria incluir somente casos evidentes ou também casos limítrofes.
  • 38. Sistemas Diagnósticos Atuais Importante: O processo diagnóstico, seus resultados e as taxas de prevalência (morbidade) são influenciados conforme o modelo teórico utilizado; Anos 60 e 70, a psicopatologia da criança e do adolescente contava apenas com avaliações não padronizadas: Insatisfação com os sistemas de diagnóstico e classificação vigentes; Baixa concordância entre os psiquiatras na elaboração de um diagnóstico; Dificuldade no reconhecimento e descrição dos quadros.
  • 39. Sistemas Diagnósticos Atuais Desenvolvimento de critérios operacionais: uniformização dos procedimentos diagnósticos, na confirmação ou não da presença de um transtorno; aumento da confiabilidade entre os avaliadores; os critérios vieram de estudos que estavam sendo realizados com adultos.
  • 40. Sistemas Diagnósticos Atuais Sistemas diagnósticos atuais: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV-TR, 2000) (mais utilizado em pesquisa) Classificação Internacional das Doenças (CID-10) (para avaliação clínica)
  • 41. Sistemas Diagnósticos Atuais Critérios operacionais consideram o conjunto dos sintomas apresentados pelo paciente (critérios descritivos); Não é necessário que todos os sintomas pertencentes a uma categoria estejam presentes; A classificação descritiva e categorial dos transtornos mentais é hierárquica e multiaxial;
  • 42. Sistemas Diagnósticos Atuais Critérios descritivos operacionais aumentam a confiabilidade e a validade do diagnóstico; Úteis e aceitos pelos clínicos, em pesquisa e na academia; Seu uso é mais indicado para pesquisa;
  • 43. Sistemas Diagnósticos Atuais Na clínica ocorre perda significativa de informação (Rutter e Shaffer, 1980; Brasil, 2003); Risco de deixar de lado a psicopatologia, enquadrando o paciente em um ou outro diagnóstico, e definindo o grupo de pacientes que caracteriza uma determinada categoria diagnóstica (Tucker, 1998; Brasil, 2003); Os manuais diagnósticosatuais apenas fornecem parte das informações que necessitamos, e a outra parte é a história do indivíduo e sua narrativa(Tucker, 1998; Brasil, 2003);
  • 44. Sistemas Diagnósticos Atuais Apresentação dos sintomas em variadas dimensões (falta de atenção, medo, raiva, impulsividade, irritabilidade, disforia e mau humor) e ocorrem em vários contextos: desenvolvimento normal, reações a eventos ambientais e nítido estado psicopatológico. O quadro clínico da criança e do adolescente pode ser mais um processo, pois existe a possibilidade de respostas emocionais e de comportamentos resultantes da interação entre temperamento, desenvolvimento e ambiente (McClellan e Werry, 2000; Brasil, 2003).
  • 45. Referências para Leitura Bock , AMB; Furtado,O e Teixeira, MLT. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Ed. Saraiva,Cap.8 pg. 117-129.2009. Gorayeb, R: Psicopatologia Infantil. In: Rappaport, C. R. Temas Básicos de Psicologia. São Paulo: EPU, 1985. Rappaport, CR, Fiori,WR e Davis,C. Psicologia do Desenvolvimento.Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais. Vol 1. São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária (EPU) Cap.1 pg. 1-10.1981. Brasil HH. Desenvolvimento da versão brasileira da Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children Present and Lifetime Version (K-SADS-PL) e estudo de suas propriedades psicométricas [tese]. São Paulo - Brasil: Universidade Federal de São Paulo; 2003. Assumpção Jr, F B e Kuczynski ,E (Eds). Tratado de Psiquiatria da Infância e Adolescência. São Paulo: Atheneu, cap.3 pg 21-27, 2003. (recomenda-se a leitura dos capítulos 1 e 2 deste tratado). Kaplan, H.I; Sadok, B.J: Tratado de Psiquiatria. Porto Alegre:ArtMed , Vol 3; capítulos: 33 e 34.
  • 46. Histórico do Desenvolvimento Infantil Créditos Profa. Maria Inês Falcão(Serv. de Psicologia e Neuropsicologia – IPq HCFMUSP)PSICOLOGIA EVOLUTIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE