SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 50
Os 8Ps do Marketing Digital , 25.10.2011 Sérgio Costa Taldo Engenheiro Mecânico, formado na UCP, em dez/1986, com especialização em Engª Térmica e Engª de Produção. Experiência de 9 anos, em revisão de turbinas de avião (turbinas GE/CFMI), nas empresas GE CELMA e GE VARIG. Possui um SOHO - Small Office Home Office, sendo Consultor em Tecnologia da Informação e Internet, desde 2000. Realizou os Cursos de Extensão: (1)- Marketing Digital , com  Carol Hoffmann , na UCP, no período de abril/maio, 2011 (36 horas/aula); (2)  Os 8Ps do Marketing Digital , com  Conrado Adolpho , no Rio de Janeiro, em 01-02.07.2011 (14 horas presenciais e 16 horas online). É um Consultor Certificado 8Ps do Marketing Digital (Turma 2 – RJ). Vocês também podem me encontram aqui :  Blog:  aconscienciaeabusca.blogspot.com Facebook:  facebook.com/sergiotaldo Twitter:  twitter.com/sergiotaldo Google+:  gplus.to/sergiotaldo Slideshare:  slideshare.net/sergiocostataldo Foursquare:  foursquare.com/sergiotaldo LinkedIn:  br.linkedin.com/in/sergiocostataldo Para trocar informações :  [email_address]
Nunca se afaste de seus sonhos... ... Porque, se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir!  
“ Seguindo” e “Curtindo”, Steve Jobs: “ Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos.” (...) e (...) “Quero deixar uma marca no universo ”. Leia “15 frases de Steve Jobs”, em  http://aconscienciaeabusca.blogspot.com/2011/10/15-frases-de-steve-jobs.html
Comecemos com “A Estrada do Futuro” , de Bill Gates, 1995 No livro  A Estrada do Futuro , publicado em 1995,  Bill Gates  aponta as tendências do futuro da informática: “ A revolução digital está apenas começando e a ‘ estrada da informação ’ terá impacto significativo em todas as dimensões da vida humana. Afetará o modo como nos relacionamos com os outros, com o espaço e com o tempo. Terá profundo impacto no mundo do trabalho e na economia. A forma como nos relacionamos, fazemos negócios, trabalhamos e estudamos mudará completamente... ”. “ A estrada ” beneficiará a todos, pois colocará à disposição de qualquer um que tenha um computador, todo tipo de informação de interesse, além de revolucionar as comunicações e a vida de todos nós. Os custos da Internet e das comunicações cairão cada vez mais. (...) Muitas pessoas vão ser pagas para visualizar produtos e serviços. “ A estrada da informação ” vai nos levar a muitos destinos e é necessário estarmos preparados para as mudanças que irão ocorrer.  A educação é o melhor investimento que poderá ser feito para percorrermos “A Estrada do Futuro”, moldando-a e colhendo os benefícios .
Vamos percorrer “A Estrada do Futuro”... Relembrando Bill Gates:.  A educação é o melhor investimento que poderá ser feito para percorrermos “A Estrada do Futuro”, moldando-a e colhendo os benefícios .
Quem tem pouco, terá enorme dificuldade de conseguir cada migalha. Para aquele que já tem muito, é oferecido tanto, diariamente, que nem sequer pode dar conta de consumir. No início, encontramo-nos no 1º grupo – antes de ter acesso ao conhecimento verdadeiro. Ao adentrarmos o 2º grupo, navegamos num grande oceano, precisando conhecer as regras da real navegação. No 1º grupo, estamos na “ era da escassez ”. No 2º grupo, experimentamos a “ era da abundância ”. Atualmente, precisamos lidar com o paradoxo da escolha (Schwartz, 2005): as opções de escolha aumentam, sentindo-nos angustiados, em vez de mais livres e felizes para fazer nossa escolha. O  Conhecimento  é algo mais ou menos assim:
Apresentamos,  Os 8Ps do Marketing Digital ...
1- A proliferação das telas: computador, smartphones, GPS, etc. 2- A computação em nuvem, como plataforma-base de todos os sistemas para acesso, de qualquer dispositivo. 3- NUI – Natural User Interface, ou interfaces naturais, nas quais o usuário interage, intuitivamente, como interfaces de multi-toque (como as do iPhone, iPad e tablets). Esse cenário é deslumbrante e transforma a Internet no cérebro global conectado, onipresente, onisciente e onipotente.  O novo panorama torna-se repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial humano, trazendo consigo fortes transformações tecnológicas, culturais e educacionais, que modificam o ambiente de Marketing de forma profunda . Steve Balmer, CEO das Microsoft, no CES 2010 (Consumer Electronics Show), apontou três tendências tecnológicas:
“ Marketing é atividade humana dirigida para satisfazer  necessidades  e  desejos  por meio de  troca ”. Essa definição contem aspectos do Marketing: 1º) Satisfazer  necessidades  e desejos humanos. 2º) Levar sempre em conta o  público-alvo , conhecendo-o para satisfazê-lo. 3º) O modo de atender a  necessidades  e  desejos , em uma ação de Marketing, é por meio da  troca . Existem quatro maneiras de se atender uma  necessidade  ou  desejo : a)  autoprodução : se produz o que precisa, sem se relacionar com ninguém; b)  coerção : se obtém o que deseja por indução ou pressão, através da força; c)  súplica : se consegue algo de alguém, contra sua vontade, com apelo emocional e/ou insistência; d)  troca : segundo Kotler, ocorre quando: (1) há duas partes envolvidas; (2) cada um tem algo de valor para o outro; (3) cada um se comunica e faz a entrega; (4) cada um é livre para aceitar ou rejeitar a troca; (5) cada um acha adequado participar da negociação. Um pouco de Marketing, com Philip Kotler:
“ Produto  é a oferta capaz de satisfazer uma  necessidade  ou  desejo , por meio de uma  troca ”. Um  produto  pode ser:. -  Bens : sabonete, carro, jóias, etc. -  Serviços : aula de ingês, consulta médica, etc. -  Experiências : ir à Disney e ao Monte Everest. -  Eventos : Olimpíadas e Copa do Brasil 2014. -  Pessoas : celebridades, personalidades, etc. -  Lugares : praia de Ipanema, Itaipava, etc. -  Propriedade : um direito intangível de posse: uma casa (imobiliário) ou ações/títulos (financeiro). -  Organizações : empresa, universidade, museu, teatro, etc. -  Informações : revistas, enciclopédia (ex.: Wikipedia), sites na Internet (ex.: UOL, Terra), etc. -  Ideias : o produto é um conceito ou benefício. O  público-alvo  é, então, em quem os esforços de Marketing são focados, para satisfazer  necessidades  ou  desejos . Ainda um pouco de Philip Kotler...
No Brasil (setembro, 2011), o google.com.br e google.com detêm o maior tráfego da Internet (90% do mercado de buscas: mais de 70.000.000 de internautas). A abrangência e os dados do Google são: mais de 11.000.000.000 de resultados de busca. Atualmente, o  Google é um repositório de vontades humanas e, ao lê-lo, lemos a própria sociedade, seus desejos e necessidades . O Facebook fará pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), entre outubro e novembro de 2011, o que pode avaliar o site em mais de US$ 100 bilhões (CNBC, em 12.06.2011). Entendendo os maiores “Players” do momento:
- O novo cenário da sociedade digital: a economia dos átomos e dos bits, queda de barreira geográfica criando o local virtual. - O elevado grau de atividade do consumidor, a vida em rede, “hiperconectada”, o consumidor como início, meio e fim da cadeia de valor; Mundo online: Web 1.0, 2.0 e 3.0, A Cauda Longa (The Long Tail, de Chris Anderson), computação ubíqua (sempre conectado), Engenharia Social e Behavioral Targeting. - Googlenomics e encontrabilidade, Socialnomics, a era da busca, das redes sociais e da mobilidade, Crowdsourcing. - Geolocalização e tempo real (real-time). - Transmídia (crossmedia) e convergência, contaminação intermídias, Hype-cycle das tecnologias. - Realidade aumentada, realidade virtual, ambiente real, virtualidade aumentada, realidade mista. - Tecnologias mobile: RFID, Bluetooth, SMS e MMS, GPS, Mobile Tagging (códigos de barra e QR Codes), mobile TV, aplicativos móveis (smartphones, iPads, tablets, etc.). - Branding e Capital Social: Wuffies. - Oráculos digitais, ditadura dos Top 10, por trás dos buscadores, busca vertical e buscadores além do Google, busca universal, busca semântica e além do texto (a busca do futuro), “deep web” - Displays, Games e Entretenimento: Branded Entertainment. - Presença digital e Landing Pages. - E-mail Marketing, métricas, Video-in-mail;  Mobile Marketing. - SMM – Social Media Marketing (Marketing em Redes Sociais) e SMO – Social Media Optimization, Comércio Social (s-Commerce), WOMM – Word of Mouth Marketing, Gestão de Crises. - SEM – Search Engine Marketing e SEO – Search Engine  Optimization, Ética, Otimização orgânica x Links Patrocinados. O  Marketing Digital  – um pouco do TODO: “ Você pode conduzir um cavalo até a água, mas não pode forçá-lo a beber.” – John Heywood.
Mas, como interagir com TUDO isto? "Como os grandes rios e mares dominaram as centenas de cursos menores? Sendo mais baixos do que eles." -  Lao-Tsé .
Uma  Equipe Multidisciplinar , que entende que a  Internet   não  é uma rede de  computadores , mas,  sim , uma rede de  pessoas . Apresentando: “ A Equipe de Marketing Digital” !
A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Entendi... É TUDO isso ao mesmo tempo? TV + Controle remoto / desde a década de 70 Computador pessoal +  Impressora Fax + Internet + Telefone celular Telefone celular + GPS + Banda Larga The Fourth Screen - Nokia http://vimeo.com/1148447
A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. A evolução da Internet ou Web...
A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Evolução da Web = Mudança de Comportamento do Consumidor... W eb 1.0  = read only, sites em HTML estático, navegação por diretórios. Web 2.0 (participação)  = user-generated content, read-write Web (pessoas consomem tanto quanto  contribuem): Blogs e redes sociais (Facebook, Twitter,  flickr, YouTube, vimeo, LinkedIn, entre outros). Web 3.0 (interação)  =  Web Semântica (significado dos dados), personalização e busca inteligente, “behavioral targeting”, mudança do conteúdo estático para dinâmico. Web Semântica http://www.youtube.com/watch?v=i4GG4etWjR8
A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. De Tele(espectadores) para Tele(interativos) = Consumidores TV aberta – 60,9% 
 jornais – 14,1%
 Revistas – 7,7% 
 rádio – 4,4% 
 internet – 4,3%
 TV por assinatura – 3,7%
 mídia exterior – 2,9%
 guias e listas – 1,6%
 cinema – 0,4%
A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Entender o Consumidor significa atingi-lo da melhor maneira... A classificação dos grupos de cada uma dessas gerações  está cada vez mais difícil de entender: Quem foram os “Baby Boomers” e a “Geração X”? Como se comporta a nova geração? Geração Y  =  Millenials  =  Jovens Digitais Baby Boomers:  http://www.youtube.com/watch?v=gJAn5-aCxeA Geração X:  http://www.youtube.com/watch?v=mb_nRkgwrz8 Geração Y:  http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk
Captei vossa mensagem, amado “Guru”! Onde você está agora? Podemos prosseguir?   
Tempo gasto em Mobile: Como você interage?
1) Relevância pessoal. 2) Humor. 3) Utilidade. 4) Construir relacionamento. 5) Interesses em comum. 6) “Eles podem sentir falta disso”. 7) Conversações. 8) Reciprocidade. Motivadores para um indivíduo compartilhar algo:
Um pouco de sabedoria milenar chinesa: “ Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” – Sun Tzu, 500 a.C., em  A Arte da Guerra . Conhecemos o composto de Marketing –  4Ps : -  Produto : satisfaz a necessidade ou desejo. -  Preço : estabelece as condições de troca. -  Praça : possibilita que a troca aconteça. -  Promoção : comunica ao público-alvo sobre o produto, preço e praça, estimulando a troca. E, ainda temos os  5Ps ,  6Ps ,  7Ps , e tantos mais... Mas, afinal de contas, cadê “Os 8Ps”?
Marketing Digital ,  Marketing de Guerrilha ,  Marketing Promocional ,  Marketing de Guerra , na realidade, são formas de se tratar o mesmo tema... usando  ferramentas  distintas. Trabalhamos sobre critérios objetivos. Hoje, não comporta: “ Mais bonito ” ou “ Eu acho ”. Estamos na era do: “ O QUE ”, “ PORQUE ”, “ COMO ”, “ QUANDO ”, “ QUAL O RESULTADO ESPERADO ” e “ QUAL O RESULTADO OBTIDO ”. SITE não é cartão de visitas ! O que as empresas querem, de fato? Entendam: “ Só existe um Marketing ”!  Marketing Digital  é  Marketing .
Assessoria de imprensa, Agência de propaganda : pedido de orçamento, e-mail de contato para mais informações. ONG, Instituição de caridade : doação, mailing, apoio à causa (compartilhamento da informação). Empresa de eventos : mailing segmentado (por cidade, tipo de evento, gosto, etc.). Escritório de advocacia : e-mail de contato para agendamento de reunião. Logo, podemos afirmar que... Identificar a “ Missão Crítica ”:
“ Um livro de Marketing, aplicando as ferramentas digitais ”, de forma a: 1)- Usar ferramentas que surgem, a cada minuto, sem perder o foco do conhecimento teórico de como utilizá-las, aliando estratégia e tática. 2)- Apresentar uma estratégia central e um método prático para implementá-la, com cases que mostram a integração na vida real. 3)- Mudar o cenário social do país, objetivando micro, pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais (classes mais desassistidas em termos de literatura sobre estratégia). Os 8Ps do Marketing Digital  é:
Micro, pequenas, médias empresas e profissionais liberais, que desenvolvem a sociedade local, diminuem as desigualdades e constroem um alicerce sólido para desenvolver o mercado interno – uma blindagem contra crises. Hoje, o dinheiro é muito mais bits do que átomos . Boa parte das inovações, nos próximos anos, sairá de países considerados pobres, como Índia, China, Brasil e outros. Existe, porém, uma dificuldade de se formalizar a teoria envolvida nessa mudança e de se criar um método que seja seguido e mensurado. Os 8Ps do Marketing Digital  é esse método. Quem movimenta a economia de base no país?
Graficamente,  Os 8Ps do Marketing Digital :
A missão do livro e a missão pessoal do autor é: “ Promover a distribuição igualitária de renda, por meio da Internet ”. De outra forma: “ Construir um mundo melhor por meio da Internet ”. Qual é a estratégia a ser seguida, devido às características da economia digital e do consumidor do novo milênio, modificado pelas TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação? Os 8Ps do Marketing Digital  – missão:
No  plano tático , quais oportunidades devem ser aproveitadas e a quais ameaças deve-se ficar atento para explorar o mercado. No  plano operacional , aprenderemos a metodologia, que será um guia por todas as ações digitais e até por aquelas que não são baseadas em bits. Um método que fará com que, independente da ferramenta, conheceremos o que é prioridade e o que não é. Saberemos “ o que fazer ”, para que toda empresa se organize em torno de um objetivo comum – a  massa crítica . Depois, na prática, iremos para “ o como fazer ”. Os 8Ps do Marketing Digital  – tático e operacional:
1ºP – Pesquisa : dados e informações sobre público-alvo, marca, serviço e segmento. 2ºP – Planejamento : Planejamento de Marketing Digital. 3ºP – Produção : confecção do site, hotsite, minisite, blog ou landing page. 4ºP – Publicação : conteúdo no site ou nas mídias sociais – in-site ou off-site. 5ºP – Promoção : essência do Marketing Viral. 6ºP – Propagação : mídias sociais e “ Whuffies ”. 7ºP – Personalização : E-mail Marketing. 8ºP – Precisão : medição de resultados. Os 8Ps do Marketing Digital ...
1ºP – Pesquisa . 2ºP – Planejamento . 3ºP – Produção . 4ºP – Publicação . 5ºP – Promoção . 6ºP – Propagação . 7ºP – Personalização . 8ºP – Precisão . Yes! Abre-te, Sésamo!
Lembram-se?   1ºP – Pesquisa . 2ºP – Planejamento . 3ºP – Produção . 4ºP – Publicação . 5ºP – Promoção . 6ºP – Propagação . 7ºP – Personalização . 8ºP – Precisão . Pegando fôlego...
-  Processo Linear : 30 anos atrás -> demanda -> pesquisa de mercado -> 1 ou 2 anos -> início da produção em larga escala -> Deptº Comercial “nas ruas” -> distribuição -> ordem de “desovar os estoques” -> quantidade de produtos limitada -> opções de compra reduzidas ( Ex.: “Fordismo” ). Resumindo : Pesquisa -> Planejamento -> Produção -> Venda. -  Processo Circular : economia digital -> tecnologia acessível e barata -> lançamento de produtos em pouco tempo -> com pouquíssimos recursos -> competição aumentou -> alto grau de atividade do consumidor -> agilidade -> empresa do séc. XXI -> produtos semiacabados -> “beta” -> “produto passível de defeitos” -> consumidor decide o que mudar, testando o produto -> pesquisa, produção e lançamento se misturam ( Ex.: Steve Jobs e a Apple ). Resumindo : Detecção de uma tendência -> Planejamento ágil -> Produção -> Lançamento em “beta” ->  Detecção de problemas e sugestões do mercado -> Planejamento ágil -> Lançamento em versão atualizada -> Detecção de problemas e sugestões do mercado -> Lançamento de versão atualizada -> ... O ciclo se repete, indefinidamente. Processo Linear x Processo Circular
1)  Otimização de sites : programação, conteúdo relevante e “link building” (Search Engine Optimization – SEO). 2)  Links Patrocinados : campanhas: Google Adwords (palavras-chave). 3)  Formulários : para aumentar a quantidade de “leads” (conversões): E-mail Marketing. Como gerar resultados rápidos para o cliente?
1) Quem é o  público-alvo ? 2) Qual é o  objetivo de Marketing a curto, médio e longo prazo ? 3)  Onde estamos ? Tráfego do site (Google Analytics); taxa de conversão média; comunicações feitas (posicionamento no mercado); ações na Internet (Twitter, Facebook, site, Blog, etc.); equipe de Internet; fornecedores (agências de propaganda, freelas, agências online, assessoria de imprensa, etc.); CMS – Content Management System ou SGC – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (sabe operá-lo?); Google Analytics e ferramenta para webmasters do Google instalados; produção contínua de conteúdo e quem escreve; campanhas na Internet e seus resultados; o que o mercado fala, nas redes sociais e Internet; E-mail Marketing com os clientes e estes estão segmentados? 4)  Qual é a verba mensal disponível para ações na Internet ? Antes do  Planejamento , faça um bom “ Briefing ”:
Objetivos do  Planejamento de Marketing Digital : - Como atuar na Internet, de modo a transformar a empresa em uma ferramenta de negócios. - Fazer a análise digital do mercado, relevância de conteúdo, plataformas, campanhas de comunicação digital e interatividade com o público-alvo. - Aumentar o nº de clientes (conversões), trabalhar a marca em redes sociais e aumentar a relevância no Google (Page Rank). - Melhorar a convergência, com iscas digitais e o “News” segmentado. Vamos, então, assistir a um pequeno vídeo, de 10 minutos, com  Os 8Ps do Marketing Digital , em ação, na marca  Lancôme   (de Paris). Exemplo prático:  Somat Contadores
Essencial para  Vendabilidade . Não se pode descuidar dos itens de  Persuasão . Qual é o seu  Conteúdo Persuasivo ?
Credibilidade ,  Comunicação da Marca  e o  Ambiente : alvos de um bom trabalho de  Persuasão . A  Credibilidade  de sua  Marca  caminha assim:
Propagação (6ºP) : divulgação da marca: Internet, Blogs e mídias sociais, gerando  Marketing Viral . Assim, faça sua  Propagação (6ºP) :
NO SPAM!   TODAY, TOMORROW, EVER!    Porém, não promova  SPAM !
Um breve “passeio” pelo item 8.9 (pág. 451), do livro  Os 8Ps do Marketing Digital . Roteiro de Levantamento de Informações para o Planejamento do Site : Guia de ações para se produzir o Planejamento de Marketing Digital : Um rápido “passeio” pelo item 8.10 (pág. 467), do livro  Os 8Ps do Marketing Digital . Agora, podemos ler a exemplificação dos 8Ps no Case da  Real Consultoria Imobiliária , no item 6.10 (pág. 336), do livro  Os 8Ps do Marketing Digital .
Para  Ler ,  Estudar  e  Pesquisar  – “de forma circular”:  50 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital (texto adaptado):  http://goo.gl/nW6eV Marketing na Era Digital, da Martha Gabriel: http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-na-era-digital-por-martha-gabriel Google: Nossa Filosofia – Dez verdades em que acreditamos:  http://goo.gl/KkJeE Download do livro-beta colaborativo: Para entender a Internet
Mudanças à vista...
... E, para melhor!  
Não está vendo?   O mundo mudou, está mudando e continuará a mudar. É a única certeza que temos!   
Citando Super-Homem: “ Para o Alto a Avante! ”. Muitas mudanças de comportamento à vista!   O local virtual se funde ao local físico...
É preciso  interatividade ,  pró-ação ,  bom estado de ânimo ,  atualização constante ,  coragem  e  muita fé . PREPARE-SE! É POSSÍVEL!   A Relatividade do Tempo-Espaço
"Concentre-se nos  pontos fortes , reconheça as  fraquezas , agarre as  oportunidades  e proteja-se contra as  ameaças ." -  Sun Tzu, 500 a.C. Finalizando... Mas, nunca colocando “ponto final”!
Sérgio Costa Taldo Engenheiro Mecânico, formado na UCP, em dez/1986, com especialização em Engª Térmica e Engª de Produção. Experiência de 9 anos, em revisão de turbinas de avião (turbinas GE/CFMI), nas empresas GE CELMA e GE VARIG. Possui um SOHO - Small Office Home Office, sendo Consultor em Tecnologia da Informação e Internet, desde 2000. Realizou os Cursos de Extensão: (1)- Marketing Digital , com  Carol Hoffmann , na UCP, no período de abril/maio, 2011 (36 horas/aula); (2)  Os 8Ps do Marketing Digital , com  Conrado Adolpho , no Rio de Janeiro, em 01-02.07.2011 (14 horas presenciais e 16 horas online). É um Consultor Certificado 8Ps do Marketing Digital (Turma 2 – RJ). Vocês também podem me encontram aqui :  Blog:  aconscienciaeabusca.blogspot.com Facebook:  facebook.com/sergiotaldo Twitter:  twitter.com/sergiotaldo Google+:  gplus.to/sergiotaldo Slideshare:  slideshare.net/sergiocostataldo Foursquare:  foursquare.com/sergiotaldo LinkedIn:  br.linkedin.com/in/sergiocostataldo Para trocar informações :  [email_address] Obrigado pela sua presença e participação!   Os 8Ps do Marketing Digital , 25.10.2011

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Aula uva economia digital
Aula uva economia digitalAula uva economia digital
Aula uva economia digitalElis Monteiro
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...Henrique Coutinho Teixeira
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMR
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMRO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMR
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMRPaulo Milreu
 
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedin
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedinO Futuro do trabalho - WGSN e LInkedin
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedinPaulo Ratinecas
 
Palestra de Inovação Digital - Gil Giardelli
Palestra de Inovação Digital - Gil GiardelliPalestra de Inovação Digital - Gil Giardelli
Palestra de Inovação Digital - Gil GiardelliRodrigo Vassari
 
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGov
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGovApresentação de Nino Carvalho no #RedeseGov
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGovCetem
 
Digital branding konfide - @marcos hiller jan 2012
Digital branding   konfide - @marcos hiller jan 2012Digital branding   konfide - @marcos hiller jan 2012
Digital branding konfide - @marcos hiller jan 2012Marcos Hiller
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digitalrenatofrigo
 
A era digital com gil giardelli
A era digital com gil giardelliA era digital com gil giardelli
A era digital com gil giardelliGil Giardelli
 
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de PerformancePalestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performanceflaviohorta
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCPaulo Milreu
 
José carlos duarte ibm - painel 4
José carlos duarte   ibm - painel 4José carlos duarte   ibm - painel 4
José carlos duarte ibm - painel 4Unomarketing
 
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...Gil Giardelli
 

Was ist angesagt? (17)

Aula uva economia digital
Aula uva economia digitalAula uva economia digital
Aula uva economia digital
 
Base De Clientes Valiosa Futuro Crescimento
Base De Clientes Valiosa Futuro CrescimentoBase De Clientes Valiosa Futuro Crescimento
Base De Clientes Valiosa Futuro Crescimento
 
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
O Consumidor da Era Digital: O crescimento do poder do Consumidor com as Mídi...
 
O Futuro do Trabalho
O Futuro do TrabalhoO Futuro do Trabalho
O Futuro do Trabalho
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMR
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMRO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMR
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - FMR
 
FGV/EAESP - Caderno de Inovacao | Vol. 10
FGV/EAESP - Caderno de Inovacao | Vol. 10FGV/EAESP - Caderno de Inovacao | Vol. 10
FGV/EAESP - Caderno de Inovacao | Vol. 10
 
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedin
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedinO Futuro do trabalho - WGSN e LInkedin
O Futuro do trabalho - WGSN e LInkedin
 
Palestra de Inovação Digital - Gil Giardelli
Palestra de Inovação Digital - Gil GiardelliPalestra de Inovação Digital - Gil Giardelli
Palestra de Inovação Digital - Gil Giardelli
 
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGov
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGovApresentação de Nino Carvalho no #RedeseGov
Apresentação de Nino Carvalho no #RedeseGov
 
Digital branding konfide - @marcos hiller jan 2012
Digital branding   konfide - @marcos hiller jan 2012Digital branding   konfide - @marcos hiller jan 2012
Digital branding konfide - @marcos hiller jan 2012
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 
A era digital com gil giardelli
A era digital com gil giardelliA era digital com gil giardelli
A era digital com gil giardelli
 
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de PerformancePalestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
Palestra Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance
 
Apresenta
ApresentaApresenta
Apresenta
 
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPCO impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
O impacto das novas mídias digitais no comportamento do consumidor - Grupo RPC
 
José carlos duarte ibm - painel 4
José carlos duarte   ibm - painel 4José carlos duarte   ibm - painel 4
José carlos duarte ibm - painel 4
 
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
Inovação, social media, redes sociais, gestão de conhecimento & Empreendedori...
 

Andere mochten auch

Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Café Digital
 
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol Hoffmann
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol HoffmannPalestra Marketing de Relacionamento, com Carol Hoffmann
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol HoffmannCafé Digital
 
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...Café Digital
 
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...Café Digital
 
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...Café Digital
 
Apresentação modernidade líquida
Apresentação modernidade líquidaApresentação modernidade líquida
Apresentação modernidade líquidaRosaalicianc
 

Andere mochten auch (8)

Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
Palestra: "Marketing na Era Digital", por Sérgio Costa Taldo: Café Digital, n...
 
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol Hoffmann
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol HoffmannPalestra Marketing de Relacionamento, com Carol Hoffmann
Palestra Marketing de Relacionamento, com Carol Hoffmann
 
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, por Sérgio Costa Tald...
 
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...
Palestra: “Como a Internet pode Mudar o Mundo Líquido”, com Sérgio Costa Tald...
 
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...
Palestra: "Bauman: Cartas do Mundo Líquido Moderno", por Sérgio Costa Taldo: ...
 
O indivíduo em bauman, hall, augé
O indivíduo em bauman, hall, augéO indivíduo em bauman, hall, augé
O indivíduo em bauman, hall, augé
 
Apresentação modernidade líquida
Apresentação modernidade líquidaApresentação modernidade líquida
Apresentação modernidade líquida
 
Zygmunt Bauman
Zygmunt BaumanZygmunt Bauman
Zygmunt Bauman
 

Ähnlich wie Os 8Ps do Marketing Digital

O que as organizações públicas podem aprender com o Setor Privado
O que as organizações públicas podem aprender com o Setor PrivadoO que as organizações públicas podem aprender com o Setor Privado
O que as organizações públicas podem aprender com o Setor PrivadoNino Carvalho - Consultor e Professor
 
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0Antonio Moreira
 
Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMarketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMartha Gabriel
 
Aula 1 Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...
Aula 1   Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...Aula 1   Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...
Aula 1 Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...Gil Giardelli
 
#1 Now Ventures by Sorocaba
#1 Now Ventures by Sorocaba#1 Now Ventures by Sorocaba
#1 Now Ventures by SorocabaHudson Augusto
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoSuzana Cohen
 
Inovação Distribuída e Ativismo no Brasil
Inovação Distribuída e Ativismo no BrasilInovação Distribuída e Ativismo no Brasil
Inovação Distribuída e Ativismo no BrasilGabriela Agustini
 
Marketing na Era Digital, por Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, por Martha GabrielMarketing na Era Digital, por Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, por Martha GabrielMartha Gabriel
 
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielTendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielMartha Gabriel
 
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChain
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChainSaia do ZERO sobre BitCoin & BlockChain
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChainEwerton Tomaz
 
Convergência Digital - Evento Ágora
Convergência Digital - Evento ÁgoraConvergência Digital - Evento Ágora
Convergência Digital - Evento ÁgoraVictor Gonçalves
 
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010Pedro Valente
 
Texto novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranTexto   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranLuiza Freitas
 
Texto 5 novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto 5   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranTexto 5   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto 5 novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranSaulo Luis Capim
 

Ähnlich wie Os 8Ps do Marketing Digital (20)

O que as organizações públicas podem aprender com o Setor Privado
O que as organizações públicas podem aprender com o Setor PrivadoO que as organizações públicas podem aprender com o Setor Privado
O que as organizações públicas podem aprender com o Setor Privado
 
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0
Marketing 3.0 gestão 2.0 e eu ainda no 1.0
 
Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha GabrielMarketing na Era Digital, by Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, by Martha Gabriel
 
Piramide do Conhecimento
Piramide do ConhecimentoPiramide do Conhecimento
Piramide do Conhecimento
 
Aula 1 Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...
Aula 1   Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...Aula 1   Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...
Aula 1 Gil Giardelli Em EstratéGias De Marketing Digital No Curso De FéRias...
 
#1 Now Ventures by Sorocaba
#1 Now Ventures by Sorocaba#1 Now Ventures by Sorocaba
#1 Now Ventures by Sorocaba
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Novas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da ComunicaçãoNovas Tecnologias da Comunicação
Novas Tecnologias da Comunicação
 
Inovação Distribuída e Ativismo no Brasil
Inovação Distribuída e Ativismo no BrasilInovação Distribuída e Ativismo no Brasil
Inovação Distribuída e Ativismo no Brasil
 
Tecnologia e Sociedade
Tecnologia e SociedadeTecnologia e Sociedade
Tecnologia e Sociedade
 
Cidades Virtuais
Cidades VirtuaisCidades Virtuais
Cidades Virtuais
 
Digital1_aula01
Digital1_aula01Digital1_aula01
Digital1_aula01
 
Marketing na Era Digital, por Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, por Martha GabrielMarketing na Era Digital, por Martha Gabriel
Marketing na Era Digital, por Martha Gabriel
 
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha GabrielTendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
Tendencias da Comunicacao Digital, por Martha Gabriel
 
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChain
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChainSaia do ZERO sobre BitCoin & BlockChain
Saia do ZERO sobre BitCoin & BlockChain
 
Convergência Digital - Evento Ágora
Convergência Digital - Evento ÁgoraConvergência Digital - Evento Ágora
Convergência Digital - Evento Ágora
 
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010
Novas tecnologias a serviço do viajante - Tecnoturis 2010
 
Modelos de negócios digitais
Modelos de negócios digitaisModelos de negócios digitais
Modelos de negócios digitais
 
Texto novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranTexto   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
 
Texto 5 novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto 5   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moranTexto 5   novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
Texto 5 novas tecnologias e o reencantamento do mundo - josé manuel moran
 

Os 8Ps do Marketing Digital

  • 1. Os 8Ps do Marketing Digital , 25.10.2011 Sérgio Costa Taldo Engenheiro Mecânico, formado na UCP, em dez/1986, com especialização em Engª Térmica e Engª de Produção. Experiência de 9 anos, em revisão de turbinas de avião (turbinas GE/CFMI), nas empresas GE CELMA e GE VARIG. Possui um SOHO - Small Office Home Office, sendo Consultor em Tecnologia da Informação e Internet, desde 2000. Realizou os Cursos de Extensão: (1)- Marketing Digital , com  Carol Hoffmann , na UCP, no período de abril/maio, 2011 (36 horas/aula); (2)  Os 8Ps do Marketing Digital , com  Conrado Adolpho , no Rio de Janeiro, em 01-02.07.2011 (14 horas presenciais e 16 horas online). É um Consultor Certificado 8Ps do Marketing Digital (Turma 2 – RJ). Vocês também podem me encontram aqui :  Blog:  aconscienciaeabusca.blogspot.com Facebook:  facebook.com/sergiotaldo Twitter:  twitter.com/sergiotaldo Google+:  gplus.to/sergiotaldo Slideshare:  slideshare.net/sergiocostataldo Foursquare:  foursquare.com/sergiotaldo LinkedIn:  br.linkedin.com/in/sergiocostataldo Para trocar informações :  [email_address]
  • 2. Nunca se afaste de seus sonhos... ... Porque, se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir! 
  • 3. “ Seguindo” e “Curtindo”, Steve Jobs: “ Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos.” (...) e (...) “Quero deixar uma marca no universo ”. Leia “15 frases de Steve Jobs”, em http://aconscienciaeabusca.blogspot.com/2011/10/15-frases-de-steve-jobs.html
  • 4. Comecemos com “A Estrada do Futuro” , de Bill Gates, 1995 No livro  A Estrada do Futuro , publicado em 1995, Bill Gates aponta as tendências do futuro da informática: “ A revolução digital está apenas começando e a ‘ estrada da informação ’ terá impacto significativo em todas as dimensões da vida humana. Afetará o modo como nos relacionamos com os outros, com o espaço e com o tempo. Terá profundo impacto no mundo do trabalho e na economia. A forma como nos relacionamos, fazemos negócios, trabalhamos e estudamos mudará completamente... ”. “ A estrada ” beneficiará a todos, pois colocará à disposição de qualquer um que tenha um computador, todo tipo de informação de interesse, além de revolucionar as comunicações e a vida de todos nós. Os custos da Internet e das comunicações cairão cada vez mais. (...) Muitas pessoas vão ser pagas para visualizar produtos e serviços. “ A estrada da informação ” vai nos levar a muitos destinos e é necessário estarmos preparados para as mudanças que irão ocorrer. A educação é o melhor investimento que poderá ser feito para percorrermos “A Estrada do Futuro”, moldando-a e colhendo os benefícios .
  • 5. Vamos percorrer “A Estrada do Futuro”... Relembrando Bill Gates:. A educação é o melhor investimento que poderá ser feito para percorrermos “A Estrada do Futuro”, moldando-a e colhendo os benefícios .
  • 6. Quem tem pouco, terá enorme dificuldade de conseguir cada migalha. Para aquele que já tem muito, é oferecido tanto, diariamente, que nem sequer pode dar conta de consumir. No início, encontramo-nos no 1º grupo – antes de ter acesso ao conhecimento verdadeiro. Ao adentrarmos o 2º grupo, navegamos num grande oceano, precisando conhecer as regras da real navegação. No 1º grupo, estamos na “ era da escassez ”. No 2º grupo, experimentamos a “ era da abundância ”. Atualmente, precisamos lidar com o paradoxo da escolha (Schwartz, 2005): as opções de escolha aumentam, sentindo-nos angustiados, em vez de mais livres e felizes para fazer nossa escolha. O Conhecimento é algo mais ou menos assim:
  • 7. Apresentamos, Os 8Ps do Marketing Digital ...
  • 8. 1- A proliferação das telas: computador, smartphones, GPS, etc. 2- A computação em nuvem, como plataforma-base de todos os sistemas para acesso, de qualquer dispositivo. 3- NUI – Natural User Interface, ou interfaces naturais, nas quais o usuário interage, intuitivamente, como interfaces de multi-toque (como as do iPhone, iPad e tablets). Esse cenário é deslumbrante e transforma a Internet no cérebro global conectado, onipresente, onisciente e onipotente. O novo panorama torna-se repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial humano, trazendo consigo fortes transformações tecnológicas, culturais e educacionais, que modificam o ambiente de Marketing de forma profunda . Steve Balmer, CEO das Microsoft, no CES 2010 (Consumer Electronics Show), apontou três tendências tecnológicas:
  • 9. “ Marketing é atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca ”. Essa definição contem aspectos do Marketing: 1º) Satisfazer necessidades e desejos humanos. 2º) Levar sempre em conta o público-alvo , conhecendo-o para satisfazê-lo. 3º) O modo de atender a necessidades e desejos , em uma ação de Marketing, é por meio da troca . Existem quatro maneiras de se atender uma necessidade ou desejo : a) autoprodução : se produz o que precisa, sem se relacionar com ninguém; b) coerção : se obtém o que deseja por indução ou pressão, através da força; c) súplica : se consegue algo de alguém, contra sua vontade, com apelo emocional e/ou insistência; d) troca : segundo Kotler, ocorre quando: (1) há duas partes envolvidas; (2) cada um tem algo de valor para o outro; (3) cada um se comunica e faz a entrega; (4) cada um é livre para aceitar ou rejeitar a troca; (5) cada um acha adequado participar da negociação. Um pouco de Marketing, com Philip Kotler:
  • 10. “ Produto é a oferta capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo , por meio de uma troca ”. Um produto pode ser:. - Bens : sabonete, carro, jóias, etc. - Serviços : aula de ingês, consulta médica, etc. - Experiências : ir à Disney e ao Monte Everest. - Eventos : Olimpíadas e Copa do Brasil 2014. - Pessoas : celebridades, personalidades, etc. - Lugares : praia de Ipanema, Itaipava, etc. - Propriedade : um direito intangível de posse: uma casa (imobiliário) ou ações/títulos (financeiro). - Organizações : empresa, universidade, museu, teatro, etc. - Informações : revistas, enciclopédia (ex.: Wikipedia), sites na Internet (ex.: UOL, Terra), etc. - Ideias : o produto é um conceito ou benefício. O público-alvo é, então, em quem os esforços de Marketing são focados, para satisfazer necessidades ou desejos . Ainda um pouco de Philip Kotler...
  • 11. No Brasil (setembro, 2011), o google.com.br e google.com detêm o maior tráfego da Internet (90% do mercado de buscas: mais de 70.000.000 de internautas). A abrangência e os dados do Google são: mais de 11.000.000.000 de resultados de busca. Atualmente, o Google é um repositório de vontades humanas e, ao lê-lo, lemos a própria sociedade, seus desejos e necessidades . O Facebook fará pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), entre outubro e novembro de 2011, o que pode avaliar o site em mais de US$ 100 bilhões (CNBC, em 12.06.2011). Entendendo os maiores “Players” do momento:
  • 12. - O novo cenário da sociedade digital: a economia dos átomos e dos bits, queda de barreira geográfica criando o local virtual. - O elevado grau de atividade do consumidor, a vida em rede, “hiperconectada”, o consumidor como início, meio e fim da cadeia de valor; Mundo online: Web 1.0, 2.0 e 3.0, A Cauda Longa (The Long Tail, de Chris Anderson), computação ubíqua (sempre conectado), Engenharia Social e Behavioral Targeting. - Googlenomics e encontrabilidade, Socialnomics, a era da busca, das redes sociais e da mobilidade, Crowdsourcing. - Geolocalização e tempo real (real-time). - Transmídia (crossmedia) e convergência, contaminação intermídias, Hype-cycle das tecnologias. - Realidade aumentada, realidade virtual, ambiente real, virtualidade aumentada, realidade mista. - Tecnologias mobile: RFID, Bluetooth, SMS e MMS, GPS, Mobile Tagging (códigos de barra e QR Codes), mobile TV, aplicativos móveis (smartphones, iPads, tablets, etc.). - Branding e Capital Social: Wuffies. - Oráculos digitais, ditadura dos Top 10, por trás dos buscadores, busca vertical e buscadores além do Google, busca universal, busca semântica e além do texto (a busca do futuro), “deep web” - Displays, Games e Entretenimento: Branded Entertainment. - Presença digital e Landing Pages. - E-mail Marketing, métricas, Video-in-mail; Mobile Marketing. - SMM – Social Media Marketing (Marketing em Redes Sociais) e SMO – Social Media Optimization, Comércio Social (s-Commerce), WOMM – Word of Mouth Marketing, Gestão de Crises. - SEM – Search Engine Marketing e SEO – Search Engine Optimization, Ética, Otimização orgânica x Links Patrocinados. O Marketing Digital – um pouco do TODO: “ Você pode conduzir um cavalo até a água, mas não pode forçá-lo a beber.” – John Heywood.
  • 13. Mas, como interagir com TUDO isto? "Como os grandes rios e mares dominaram as centenas de cursos menores? Sendo mais baixos do que eles." -  Lao-Tsé .
  • 14. Uma Equipe Multidisciplinar , que entende que a Internet não é uma rede de computadores , mas, sim , uma rede de pessoas . Apresentando: “ A Equipe de Marketing Digital” !
  • 15. A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Entendi... É TUDO isso ao mesmo tempo? TV + Controle remoto / desde a década de 70 Computador pessoal + Impressora Fax + Internet + Telefone celular Telefone celular + GPS + Banda Larga The Fourth Screen - Nokia http://vimeo.com/1148447
  • 16. A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. A evolução da Internet ou Web...
  • 17. A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Evolução da Web = Mudança de Comportamento do Consumidor... W eb 1.0 = read only, sites em HTML estático, navegação por diretórios. Web 2.0 (participação) = user-generated content, read-write Web (pessoas consomem tanto quanto contribuem): Blogs e redes sociais (Facebook, Twitter, flickr, YouTube, vimeo, LinkedIn, entre outros). Web 3.0 (interação) = Web Semântica (significado dos dados), personalização e busca inteligente, “behavioral targeting”, mudança do conteúdo estático para dinâmico. Web Semântica http://www.youtube.com/watch?v=i4GG4etWjR8
  • 18. A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. De Tele(espectadores) para Tele(interativos) = Consumidores TV aberta – 60,9% 
 jornais – 14,1%
 Revistas – 7,7% 
 rádio – 4,4% 
 internet – 4,3%
 TV por assinatura – 3,7%
 mídia exterior – 2,9%
 guias e listas – 1,6%
 cinema – 0,4%
  • 19. A tecnologia impulsionou o fenômeno chamado Elevado Grau de Atividade do Consumidor. Entender o Consumidor significa atingi-lo da melhor maneira... A classificação dos grupos de cada uma dessas gerações está cada vez mais difícil de entender: Quem foram os “Baby Boomers” e a “Geração X”? Como se comporta a nova geração? Geração Y = Millenials = Jovens Digitais Baby Boomers: http://www.youtube.com/watch?v=gJAn5-aCxeA Geração X: http://www.youtube.com/watch?v=mb_nRkgwrz8 Geração Y: http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk
  • 20. Captei vossa mensagem, amado “Guru”! Onde você está agora? Podemos prosseguir? 
  • 21. Tempo gasto em Mobile: Como você interage?
  • 22. 1) Relevância pessoal. 2) Humor. 3) Utilidade. 4) Construir relacionamento. 5) Interesses em comum. 6) “Eles podem sentir falta disso”. 7) Conversações. 8) Reciprocidade. Motivadores para um indivíduo compartilhar algo:
  • 23. Um pouco de sabedoria milenar chinesa: “ Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” – Sun Tzu, 500 a.C., em A Arte da Guerra . Conhecemos o composto de Marketing – 4Ps : - Produto : satisfaz a necessidade ou desejo. - Preço : estabelece as condições de troca. - Praça : possibilita que a troca aconteça. - Promoção : comunica ao público-alvo sobre o produto, preço e praça, estimulando a troca. E, ainda temos os 5Ps , 6Ps , 7Ps , e tantos mais... Mas, afinal de contas, cadê “Os 8Ps”?
  • 24. Marketing Digital , Marketing de Guerrilha , Marketing Promocional , Marketing de Guerra , na realidade, são formas de se tratar o mesmo tema... usando ferramentas distintas. Trabalhamos sobre critérios objetivos. Hoje, não comporta: “ Mais bonito ” ou “ Eu acho ”. Estamos na era do: “ O QUE ”, “ PORQUE ”, “ COMO ”, “ QUANDO ”, “ QUAL O RESULTADO ESPERADO ” e “ QUAL O RESULTADO OBTIDO ”. SITE não é cartão de visitas ! O que as empresas querem, de fato? Entendam: “ Só existe um Marketing ”! Marketing Digital é Marketing .
  • 25. Assessoria de imprensa, Agência de propaganda : pedido de orçamento, e-mail de contato para mais informações. ONG, Instituição de caridade : doação, mailing, apoio à causa (compartilhamento da informação). Empresa de eventos : mailing segmentado (por cidade, tipo de evento, gosto, etc.). Escritório de advocacia : e-mail de contato para agendamento de reunião. Logo, podemos afirmar que... Identificar a “ Missão Crítica ”:
  • 26. “ Um livro de Marketing, aplicando as ferramentas digitais ”, de forma a: 1)- Usar ferramentas que surgem, a cada minuto, sem perder o foco do conhecimento teórico de como utilizá-las, aliando estratégia e tática. 2)- Apresentar uma estratégia central e um método prático para implementá-la, com cases que mostram a integração na vida real. 3)- Mudar o cenário social do país, objetivando micro, pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais (classes mais desassistidas em termos de literatura sobre estratégia). Os 8Ps do Marketing Digital é:
  • 27. Micro, pequenas, médias empresas e profissionais liberais, que desenvolvem a sociedade local, diminuem as desigualdades e constroem um alicerce sólido para desenvolver o mercado interno – uma blindagem contra crises. Hoje, o dinheiro é muito mais bits do que átomos . Boa parte das inovações, nos próximos anos, sairá de países considerados pobres, como Índia, China, Brasil e outros. Existe, porém, uma dificuldade de se formalizar a teoria envolvida nessa mudança e de se criar um método que seja seguido e mensurado. Os 8Ps do Marketing Digital é esse método. Quem movimenta a economia de base no país?
  • 28. Graficamente, Os 8Ps do Marketing Digital :
  • 29. A missão do livro e a missão pessoal do autor é: “ Promover a distribuição igualitária de renda, por meio da Internet ”. De outra forma: “ Construir um mundo melhor por meio da Internet ”. Qual é a estratégia a ser seguida, devido às características da economia digital e do consumidor do novo milênio, modificado pelas TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação? Os 8Ps do Marketing Digital – missão:
  • 30. No plano tático , quais oportunidades devem ser aproveitadas e a quais ameaças deve-se ficar atento para explorar o mercado. No plano operacional , aprenderemos a metodologia, que será um guia por todas as ações digitais e até por aquelas que não são baseadas em bits. Um método que fará com que, independente da ferramenta, conheceremos o que é prioridade e o que não é. Saberemos “ o que fazer ”, para que toda empresa se organize em torno de um objetivo comum – a massa crítica . Depois, na prática, iremos para “ o como fazer ”. Os 8Ps do Marketing Digital – tático e operacional:
  • 31. 1ºP – Pesquisa : dados e informações sobre público-alvo, marca, serviço e segmento. 2ºP – Planejamento : Planejamento de Marketing Digital. 3ºP – Produção : confecção do site, hotsite, minisite, blog ou landing page. 4ºP – Publicação : conteúdo no site ou nas mídias sociais – in-site ou off-site. 5ºP – Promoção : essência do Marketing Viral. 6ºP – Propagação : mídias sociais e “ Whuffies ”. 7ºP – Personalização : E-mail Marketing. 8ºP – Precisão : medição de resultados. Os 8Ps do Marketing Digital ...
  • 32. 1ºP – Pesquisa . 2ºP – Planejamento . 3ºP – Produção . 4ºP – Publicação . 5ºP – Promoção . 6ºP – Propagação . 7ºP – Personalização . 8ºP – Precisão . Yes! Abre-te, Sésamo!
  • 33. Lembram-se?  1ºP – Pesquisa . 2ºP – Planejamento . 3ºP – Produção . 4ºP – Publicação . 5ºP – Promoção . 6ºP – Propagação . 7ºP – Personalização . 8ºP – Precisão . Pegando fôlego...
  • 34. - Processo Linear : 30 anos atrás -> demanda -> pesquisa de mercado -> 1 ou 2 anos -> início da produção em larga escala -> Deptº Comercial “nas ruas” -> distribuição -> ordem de “desovar os estoques” -> quantidade de produtos limitada -> opções de compra reduzidas ( Ex.: “Fordismo” ). Resumindo : Pesquisa -> Planejamento -> Produção -> Venda. - Processo Circular : economia digital -> tecnologia acessível e barata -> lançamento de produtos em pouco tempo -> com pouquíssimos recursos -> competição aumentou -> alto grau de atividade do consumidor -> agilidade -> empresa do séc. XXI -> produtos semiacabados -> “beta” -> “produto passível de defeitos” -> consumidor decide o que mudar, testando o produto -> pesquisa, produção e lançamento se misturam ( Ex.: Steve Jobs e a Apple ). Resumindo : Detecção de uma tendência -> Planejamento ágil -> Produção -> Lançamento em “beta” -> Detecção de problemas e sugestões do mercado -> Planejamento ágil -> Lançamento em versão atualizada -> Detecção de problemas e sugestões do mercado -> Lançamento de versão atualizada -> ... O ciclo se repete, indefinidamente. Processo Linear x Processo Circular
  • 35. 1) Otimização de sites : programação, conteúdo relevante e “link building” (Search Engine Optimization – SEO). 2) Links Patrocinados : campanhas: Google Adwords (palavras-chave). 3) Formulários : para aumentar a quantidade de “leads” (conversões): E-mail Marketing. Como gerar resultados rápidos para o cliente?
  • 36. 1) Quem é o público-alvo ? 2) Qual é o objetivo de Marketing a curto, médio e longo prazo ? 3) Onde estamos ? Tráfego do site (Google Analytics); taxa de conversão média; comunicações feitas (posicionamento no mercado); ações na Internet (Twitter, Facebook, site, Blog, etc.); equipe de Internet; fornecedores (agências de propaganda, freelas, agências online, assessoria de imprensa, etc.); CMS – Content Management System ou SGC – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (sabe operá-lo?); Google Analytics e ferramenta para webmasters do Google instalados; produção contínua de conteúdo e quem escreve; campanhas na Internet e seus resultados; o que o mercado fala, nas redes sociais e Internet; E-mail Marketing com os clientes e estes estão segmentados? 4) Qual é a verba mensal disponível para ações na Internet ? Antes do Planejamento , faça um bom “ Briefing ”:
  • 37. Objetivos do Planejamento de Marketing Digital : - Como atuar na Internet, de modo a transformar a empresa em uma ferramenta de negócios. - Fazer a análise digital do mercado, relevância de conteúdo, plataformas, campanhas de comunicação digital e interatividade com o público-alvo. - Aumentar o nº de clientes (conversões), trabalhar a marca em redes sociais e aumentar a relevância no Google (Page Rank). - Melhorar a convergência, com iscas digitais e o “News” segmentado. Vamos, então, assistir a um pequeno vídeo, de 10 minutos, com Os 8Ps do Marketing Digital , em ação, na marca Lancôme (de Paris). Exemplo prático: Somat Contadores
  • 38. Essencial para Vendabilidade . Não se pode descuidar dos itens de Persuasão . Qual é o seu Conteúdo Persuasivo ?
  • 39. Credibilidade , Comunicação da Marca e o Ambiente : alvos de um bom trabalho de Persuasão . A Credibilidade de sua Marca caminha assim:
  • 40. Propagação (6ºP) : divulgação da marca: Internet, Blogs e mídias sociais, gerando Marketing Viral . Assim, faça sua Propagação (6ºP) :
  • 41. NO SPAM! TODAY, TOMORROW, EVER!  Porém, não promova SPAM !
  • 42. Um breve “passeio” pelo item 8.9 (pág. 451), do livro Os 8Ps do Marketing Digital . Roteiro de Levantamento de Informações para o Planejamento do Site : Guia de ações para se produzir o Planejamento de Marketing Digital : Um rápido “passeio” pelo item 8.10 (pág. 467), do livro Os 8Ps do Marketing Digital . Agora, podemos ler a exemplificação dos 8Ps no Case da Real Consultoria Imobiliária , no item 6.10 (pág. 336), do livro Os 8Ps do Marketing Digital .
  • 43. Para Ler , Estudar e Pesquisar – “de forma circular”: 50 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital (texto adaptado): http://goo.gl/nW6eV Marketing na Era Digital, da Martha Gabriel: http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-na-era-digital-por-martha-gabriel Google: Nossa Filosofia – Dez verdades em que acreditamos: http://goo.gl/KkJeE Download do livro-beta colaborativo: Para entender a Internet
  • 45. ... E, para melhor! 
  • 46. Não está vendo?  O mundo mudou, está mudando e continuará a mudar. É a única certeza que temos! 
  • 47. Citando Super-Homem: “ Para o Alto a Avante! ”. Muitas mudanças de comportamento à vista!  O local virtual se funde ao local físico...
  • 48. É preciso interatividade , pró-ação , bom estado de ânimo , atualização constante , coragem e muita fé . PREPARE-SE! É POSSÍVEL!  A Relatividade do Tempo-Espaço
  • 49. "Concentre-se nos  pontos fortes , reconheça as  fraquezas , agarre as  oportunidades e proteja-se contra as  ameaças ." -  Sun Tzu, 500 a.C. Finalizando... Mas, nunca colocando “ponto final”!
  • 50. Sérgio Costa Taldo Engenheiro Mecânico, formado na UCP, em dez/1986, com especialização em Engª Térmica e Engª de Produção. Experiência de 9 anos, em revisão de turbinas de avião (turbinas GE/CFMI), nas empresas GE CELMA e GE VARIG. Possui um SOHO - Small Office Home Office, sendo Consultor em Tecnologia da Informação e Internet, desde 2000. Realizou os Cursos de Extensão: (1)- Marketing Digital , com  Carol Hoffmann , na UCP, no período de abril/maio, 2011 (36 horas/aula); (2)  Os 8Ps do Marketing Digital , com  Conrado Adolpho , no Rio de Janeiro, em 01-02.07.2011 (14 horas presenciais e 16 horas online). É um Consultor Certificado 8Ps do Marketing Digital (Turma 2 – RJ). Vocês também podem me encontram aqui :  Blog:  aconscienciaeabusca.blogspot.com Facebook:  facebook.com/sergiotaldo Twitter:  twitter.com/sergiotaldo Google+:  gplus.to/sergiotaldo Slideshare:  slideshare.net/sergiocostataldo Foursquare:  foursquare.com/sergiotaldo LinkedIn:  br.linkedin.com/in/sergiocostataldo Para trocar informações :  [email_address] Obrigado pela sua presença e participação!  Os 8Ps do Marketing Digital , 25.10.2011