SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 25
COMUNICAÇÃO na era digital
O computador é um sistema simbólico físico como o cérebro humano, exibindo propriedades iguais as do seres humanos
NATUREZA DA LINGUAGEM A linguagem está na base da  emergência do pensamento e dos instrumentos mentais que permitem unir os esquemas de ação aos esquemas mentais que são, no seu conjunto, a base da inteligência humana. Ao poder transmitir aos outros informações precisas sobre os seus estados mentais, o homem, progressivamente, desenvolveu processos de informação, decorrentes de sua inteligência. O sistema simbólico físico é uma classe grande de sistemas capazes de produzir e manipular símbolos, que foram criados pelo ser humano e estão presentes em seu dia-a-dia. Também são chamados de “processadores de expressão”. A partir do sistema simbólico físico surgiu as Máquinas Turing, que simulam o pensamento humano, e por conta disso também são denominadas inteligentes.
NATUREZA DA LINGUAGEM A mente é um dispositivo computacional do mesmo tipo que uma Máquinas Turing, assim apresenta também um pensamento computacional. A concepção computacional une idéias das Maquinas Turing, a de um sistema formal automático, sistema físico de símbolos com o entendimento de uma língua natural envolvem a capacidade de manipulação de símbolos.  Quando falamos de problemas com representação, nos referimos a existência de uma correspondência embutida entre os símbolos que os humanos manipulam o que querem representar.
A ciência cognitiva analisa o ser humano e suas inter-relações com si próprio, com a natureza, com as linguagens, com as pessoas, etc.
UMA CIÊNCIA DA COGNIÇÃO A ciência cognitiva  é um estudo que busca  responder questões epistemológicas de longa data, principalmente aquelas relativas à natureza do conhecimento humano, seu desenvolvimento e seu emprego. Visa entender a aquisição e o processamento de dados, informações, conhecimentos e das percepções dos seres humanos e de seus processos mentais.  A partir do processo de percepção, busca-se estudar o comportamento humano, de acordo com suas atitudes racionais e impulsivas. Levando em consideração aquilo que o ser humano pensa e sente. Essa ciência parte da filosofia, da psicologia, da neurociência, da lingüística, da ciência da computação e da inteligência artificial.
Gêneros do discurso são formas de expressar uma mensagem, afim de facilitar a decodificação por parte do receptor, utilizando-se de uma linguagem mais próxima a ele
OS GÊNEROS DO DISCURSO O conteúdo, o estilo de linguagem e a construção composicional elaboram um tipo de enunciado, que sendo ele oral ou escrito, varia de acordo com o campo de sua utilização. Esse conjunto de variável é denominado gênero de discurso.  As diversas manifestações de linguagem verbal, definidos como “enunciados relativamente estáveis”, podem ser denominadas heterogêneas quanto o diálogo informal (gêneros primários), ou os gêneros mais elaborados e codificados na sociedade (gêneros secundários), produzidos nas esferas da política, da imprensa, da literatura, etc. Cada gênero do discurso apresenta três dimensões, quais sejam, tema (o objeto de sentido), estrutura composicional (elementos estruturais) e estilo (as marcas denotativas da posição do locutor).
Como criar uma comunicação digital para impactar um público que pensa tão digitalmente e vive rodeado de milhares de informações?
MEIOS DIGITAIS Através dela é possível trocar qualquer tipo de informação, independente da linguagem utilizada, seja ela texto, som ou imagem, em tempo real. É um espaço de informações multidimensionais. Com o surgimento dessa nova mídia, criou-se uma nova cultura, denominada cibercultura, sua produção sígnica tem a “junção” de vários setores tecnológicos e várias mídias, que antes existiam separadamente e hoje coexistem ao mesmo tempo em um único aparelho, no caso, o computador. A tecnologia facilitou a emissão e a transmissão de mensagens, principalmente através da internet, que apresenta diversas formas de interação, compartilhamento e contribuição na “elaboração” de informações.  Assim, decorre-se a formação da linguagem hipermidiática, que refere-se à diversidade de linguagens, signos, códigos e mídias que são utilizados e acionados na constituição das mensagens produzidas na rede.
Este novo ambiente possibilita a  interação com outros usuários, e a emissão e recepção de informações de qualquer lugar do planeta, seja essa informação escrita, imagética, ou sonora
REALIDADE VIRTUAL A partir do momento em que é possível simular grande parte das situações que vivemos no “mundo real” dentro da internet, diversos aspectos existentes acabam sendo instituídos dentro da rede. A partir desse conceito, identificamos que ‘a máquina’ funciona de maneira semelhante ao cérebro humano, e nitidamente, sua evolução está voltada cada vez mais a seus sentidos. A realidade virtual (RV) constitui-se no ponto mais alto da imersão de um participante no mundo simulado, e é somente uma das dimensões possíveis dentro da rede, possibilitada pela inteligência artificial.  Dessa forma, o ambiente virtual propicia a seus usuários uma sensação de estar dentro e fazer parte deste ambiente e, com isso, ele também é capaz de interagir de várias maneiras.
O usuário escolhe o que quer ver, fazer, falar, ouvir, encaminhar, e tem o mundo em suas mãos
PUBLICIDADE  ONLINE Neste meio as marcas se relacionam diretamente com o público que tem real interesse pelos produtos e serviços, e ainda estar em contato continuo com suas idéias e filosofias. Enorme possibilidade de intervenções e chamadas, que não limitam a imaginação comunicacional, devido aos recursos avançados já existentes. Um exemplo que tem sido tendência no Brasil, é a Realidade Aumentada. A publicidade constantemente cria uma maneira eficaz e inovadora para atrair e se comunicar com os consumidores e não foi diferente com a internet. Devido a enorme quantidade de possibilidades nela existentes, a publicidade vem explorando aos poucos, e criando intervenções inusitadas. Marcas e empresas já estão atentas ao potencial dessa nova mídia, mas para realizar uma comunicação de sucesso é fundamental conhecer o público que se pretende atingir, saber onde encontrá-lo e, principalmente, como impactá-lo.
Estamos vivendo em uma internet onde sites e banners sozinhos não são o suficiente para conectar os consumidores e marcas (…) Sendo indispensável espalhar suas mensagens por todas as interfaces disponíveis e das mais irreverentes maneiras.” “ ‘ Construindo uma marca com widgets’ - Março,2008
A gama de possibilidades de entretenimento nas campanhas publicitárias  online  é gigante, as marcas e agências devem conhecer e saber como usufruir
REDAÇÃO DIGITAL Neste meio, orações viram imagens, animação redação, as apresentações precisam causar um estranhamento e sair de campo, caso contrário, se ficar enrolando sobre o assunto, se tornará pervasivo.  Em um meio onde somos bombardeados de informação, a dinâmica cerebral humana é muito alta, assim a maneira de melhor se comunicar se deve a ciência cognitiva, e os gêneros do discurso, que devem ser muito bem trabalhados, afim de gerar o resultado esperado. Com a grande quantidade de possibilidades nesse meio, porem também com a grande dispersão dos internautas, é fundamental encontrar uma maneira inovadora, ou simplesmente diferente para reter a atenção dos usuários. Saber usufruir das tecnologias disponibilizadas e geradas pelo avanço da comuniação para assim trabalhar com a percepção humana e transmitir a mensagem desejada.
A redação digital não tem limites, é essencial encontrar seu público e saber atingi-lo da melhor maneira
Transformações culturais e tecnológicas não modificaram somente a cultura e os meios, mas também os signos, as mensagens e os processos de comunicação neles existentes. A mensagem, utilizada em um processo comunicativo, é determinada muito mais pelo meio em que é veiculada do que pelas intenções do emissor.  Esta nova forma de comunicação, de certo modo, interfere na maneira pela qual a cultura vem sendo transformada, além de intervir diretamente em nosso dia-a-dia, “moldando” nossa sensibilidade e mente. ASSIM...
NA COMUNICAÇÃO DIGITAL NÃO BASTA SOMENTE ATRAIR A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR COM IMAGENS, FRASES E SONS, ELA DEVE GERAR UMA SENSAÇÃO DE ÊXTASE ,  UMA   EXPERIÊNCIA   QUE VÁ ALÉM DE BANNERS E LINKS,  QUE MANTENHA SUA ATENÇÃO E OS LEVE A PASSAR A DIANTE
a redação digital  deve propiciar...
SENSIBILIZAÇÃO INTERAÇÃO PROPAGAÇÃO
Dessa forma, identifica-se três pontos fundamentais na redação digital: Tecnologia Tecnologia da inteligência  é cada vez mais parecida com o ser humano e suas sensações. Conhecê-la  e utilizá-la de de forma irreverente e inovadora a seu favor. Interatividade Interação e intervenção dos usuários da internet em tempo real, mostrando ao receptor que ele também faz parte do processo comunicacional. Linguagem Discursos adequados, criativos, inovadores e pertinentes aos meios digitais, com formas de gênero bem encaixadas, cativando o receptor-internauta.
BIBLIOGRAFIAS EXTRAS Tecnologias do imaginário - da cultura das mídias a cibercultura: o advento do pós-humano Lucia Santaella – PUC SP A pele da cultura Derrick de Kerchove – Relógio D’água Revista BusinessWeek Edição de março de 2008
BRUNA TONI D’ELBOUX MOREIRA Matricula 06000531

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Design e usabilidade - Fundamentos
Design e usabilidade - FundamentosDesign e usabilidade - Fundamentos
Design e usabilidade - FundamentosMatheus Inácio
 
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveis
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveisA aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveis
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveisArmanda Baptista
 
Cultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaCultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaMartaBrito13
 
Interatividade e cognição no ciberespaço
Interatividade e cognição no ciberespaçoInteratividade e cognição no ciberespaço
Interatividade e cognição no ciberespaçoLucila Pesce
 
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação-
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação- Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação-
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação- julieta lamarao
 
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejo
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina CerejoTrabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejo
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejocarolinacerejo
 
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozart
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozartCompanheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozart
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozartImagina
 
Aula 1 introdução comunicação
Aula 1 introdução comunicaçãoAula 1 introdução comunicação
Aula 1 introdução comunicaçãoTassiany Pereira
 
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2isaberlandi
 
Media Lab 1 aula Teórica 01
Media Lab 1 aula Teórica 01Media Lab 1 aula Teórica 01
Media Lab 1 aula Teórica 01Domingos Andrade
 
Apresentação pkm km brasil 2012
Apresentação pkm km brasil 2012Apresentação pkm km brasil 2012
Apresentação pkm km brasil 2012Dobra Inova
 

Was ist angesagt? (18)

Seminario Santaella
Seminario SantaellaSeminario Santaella
Seminario Santaella
 
Linguagem Visual - Comunicação e Linguagem. Prof. Garcia Junior
Linguagem Visual - Comunicação e Linguagem. Prof. Garcia JuniorLinguagem Visual - Comunicação e Linguagem. Prof. Garcia Junior
Linguagem Visual - Comunicação e Linguagem. Prof. Garcia Junior
 
Inter conv rs03
Inter conv rs03Inter conv rs03
Inter conv rs03
 
Glossario Da Comunicação
Glossario Da ComunicaçãoGlossario Da Comunicação
Glossario Da Comunicação
 
Design e usabilidade - Fundamentos
Design e usabilidade - FundamentosDesign e usabilidade - Fundamentos
Design e usabilidade - Fundamentos
 
INTERATIVIDADE
INTERATIVIDADEINTERATIVIDADE
INTERATIVIDADE
 
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveis
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveisA aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveis
A aplicação da realidade aumentada nos dispositivos móveis
 
Cultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaCultura digital e cibercultura
Cultura digital e cibercultura
 
Interatividade e cognição no ciberespaço
Interatividade e cognição no ciberespaçoInteratividade e cognição no ciberespaço
Interatividade e cognição no ciberespaço
 
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação-
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação- Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação-
Apresentacão / trabalho final -1º periodo- Disciplina Tecnologia e Educação-
 
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejo
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina CerejoTrabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejo
Trabalho Introdução à Multimédia - Carolina Cerejo
 
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozart
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozartCompanheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozart
Companheiros virtuais e aprendizagem móvel o caso do pequeno mozart
 
Aula 1 introdução comunicação
Aula 1 introdução comunicaçãoAula 1 introdução comunicação
Aula 1 introdução comunicação
 
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2
Desafios da pedagogia diante da tecnologia digital2
 
Media Lab 1 aula Teórica 01
Media Lab 1 aula Teórica 01Media Lab 1 aula Teórica 01
Media Lab 1 aula Teórica 01
 
Tecnologia travesseiro
Tecnologia travesseiroTecnologia travesseiro
Tecnologia travesseiro
 
Apresentação pkm km brasil 2012
Apresentação pkm km brasil 2012Apresentação pkm km brasil 2012
Apresentação pkm km brasil 2012
 
Multimédia tania vicente
Multimédia tania vicenteMultimédia tania vicente
Multimédia tania vicente
 

Andere mochten auch

Produção de Spots Radio
Produção de Spots RadioProdução de Spots Radio
Produção de Spots RadioLiliane Ennes
 
Formatos radiofonicos
Formatos radiofonicosFormatos radiofonicos
Formatos radiofonicosJúlio Rocha
 
ABUD - Estilos de spot
ABUD - Estilos de spotABUD - Estilos de spot
ABUD - Estilos de spottalitacampione
 
Produção publicitária em tv
Produção publicitária em tvProdução publicitária em tv
Produção publicitária em tvThais_Sccp
 

Andere mochten auch (6)

Produção de Spots Radio
Produção de Spots RadioProdução de Spots Radio
Produção de Spots Radio
 
Formatos radiofonicos
Formatos radiofonicosFormatos radiofonicos
Formatos radiofonicos
 
ABUD - Estilos de spot
ABUD - Estilos de spotABUD - Estilos de spot
ABUD - Estilos de spot
 
Roteiro spot
Roteiro spotRoteiro spot
Roteiro spot
 
Produção publicitária em tv
Produção publicitária em tvProdução publicitária em tv
Produção publicitária em tv
 
Roteiro Para TV
Roteiro Para TVRoteiro Para TV
Roteiro Para TV
 

Ähnlich wie Redação digital

Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digitalrenatofrigo
 
Midia social
Midia socialMidia social
Midia socialcarla1568
 
Média Social
Média SocialMédia Social
Média Socialmarade
 
Teoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoTeoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoLuci Bonini
 
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810taniamaciel
 
Comunicação e Marketing
Comunicação e MarketingComunicação e Marketing
Comunicação e Marketingparquedaamizade
 
Design de mídias interativas (Aula 03)
Design de mídias interativas (Aula 03)Design de mídias interativas (Aula 03)
Design de mídias interativas (Aula 03)Raphael Araujo
 
Interatividade e Usabilidade
Interatividade e UsabilidadeInteratividade e Usabilidade
Interatividade e Usabilidadeeveraldoperin
 
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre ComunicaçãoAula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicaçãorenatofrigo
 
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias Beatriz Polivanov
 
Etapa2 tec com_e_interacao
Etapa2 tec com_e_interacaoEtapa2 tec com_e_interacao
Etapa2 tec com_e_interacaoMaria Flores
 
Cultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaCultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaMartaBrito13
 
Educação, tecnologia e mídias digitais
Educação, tecnologia e mídias digitaisEducação, tecnologia e mídias digitais
Educação, tecnologia e mídias digitaisAlessandro Dias
 
Design de mídias interativas (Aula 02)
Design de mídias interativas (Aula 02)Design de mídias interativas (Aula 02)
Design de mídias interativas (Aula 02)Raphael Araujo
 

Ähnlich wie Redação digital (20)

Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era DigitalPublicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
Publicidade de Massa e Planejamento Estratégico na era Digital
 
Midia social
Midia socialMidia social
Midia social
 
Média Social
Média SocialMédia Social
Média Social
 
Teoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoTeoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação Revisão
 
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810
 
Massaxnicho
MassaxnichoMassaxnicho
Massaxnicho
 
Comunicação e Marketing
Comunicação e MarketingComunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
 
Design de mídias interativas (Aula 03)
Design de mídias interativas (Aula 03)Design de mídias interativas (Aula 03)
Design de mídias interativas (Aula 03)
 
Interatividade e Usabilidade
Interatividade e UsabilidadeInteratividade e Usabilidade
Interatividade e Usabilidade
 
Técnicas de produção e estratégias de conteúdo digital - aula 01 - 08 e 09-07...
Técnicas de produção e estratégias de conteúdo digital - aula 01 - 08 e 09-07...Técnicas de produção e estratégias de conteúdo digital - aula 01 - 08 e 09-07...
Técnicas de produção e estratégias de conteúdo digital - aula 01 - 08 e 09-07...
 
Comunicação aumentativa
Comunicação aumentativaComunicação aumentativa
Comunicação aumentativa
 
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre ComunicaçãoAula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
Aula02 - Revendo conceitos sobre Comunicação
 
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias
Reflexão sobre as ferramentas digitais: novas linguagens publicitárias
 
Etapa2 tec com_e_interacao
Etapa2 tec com_e_interacaoEtapa2 tec com_e_interacao
Etapa2 tec com_e_interacao
 
Cultura digital e cibercultura
Cultura digital e ciberculturaCultura digital e cibercultura
Cultura digital e cibercultura
 
Aula 1 tt
Aula 1 ttAula 1 tt
Aula 1 tt
 
Teoria Informacao
Teoria InformacaoTeoria Informacao
Teoria Informacao
 
Educação, tecnologia e mídias digitais
Educação, tecnologia e mídias digitaisEducação, tecnologia e mídias digitais
Educação, tecnologia e mídias digitais
 
Design de mídias interativas (Aula 02)
Design de mídias interativas (Aula 02)Design de mídias interativas (Aula 02)
Design de mídias interativas (Aula 02)
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 

Kürzlich hochgeladen

ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfNatalia Granato
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 

Kürzlich hochgeladen (6)

ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 

Redação digital

  • 2. O computador é um sistema simbólico físico como o cérebro humano, exibindo propriedades iguais as do seres humanos
  • 3. NATUREZA DA LINGUAGEM A linguagem está na base da  emergência do pensamento e dos instrumentos mentais que permitem unir os esquemas de ação aos esquemas mentais que são, no seu conjunto, a base da inteligência humana. Ao poder transmitir aos outros informações precisas sobre os seus estados mentais, o homem, progressivamente, desenvolveu processos de informação, decorrentes de sua inteligência. O sistema simbólico físico é uma classe grande de sistemas capazes de produzir e manipular símbolos, que foram criados pelo ser humano e estão presentes em seu dia-a-dia. Também são chamados de “processadores de expressão”. A partir do sistema simbólico físico surgiu as Máquinas Turing, que simulam o pensamento humano, e por conta disso também são denominadas inteligentes.
  • 4. NATUREZA DA LINGUAGEM A mente é um dispositivo computacional do mesmo tipo que uma Máquinas Turing, assim apresenta também um pensamento computacional. A concepção computacional une idéias das Maquinas Turing, a de um sistema formal automático, sistema físico de símbolos com o entendimento de uma língua natural envolvem a capacidade de manipulação de símbolos. Quando falamos de problemas com representação, nos referimos a existência de uma correspondência embutida entre os símbolos que os humanos manipulam o que querem representar.
  • 5. A ciência cognitiva analisa o ser humano e suas inter-relações com si próprio, com a natureza, com as linguagens, com as pessoas, etc.
  • 6. UMA CIÊNCIA DA COGNIÇÃO A ciência cognitiva é um estudo que busca responder questões epistemológicas de longa data, principalmente aquelas relativas à natureza do conhecimento humano, seu desenvolvimento e seu emprego. Visa entender a aquisição e o processamento de dados, informações, conhecimentos e das percepções dos seres humanos e de seus processos mentais.  A partir do processo de percepção, busca-se estudar o comportamento humano, de acordo com suas atitudes racionais e impulsivas. Levando em consideração aquilo que o ser humano pensa e sente. Essa ciência parte da filosofia, da psicologia, da neurociência, da lingüística, da ciência da computação e da inteligência artificial.
  • 7. Gêneros do discurso são formas de expressar uma mensagem, afim de facilitar a decodificação por parte do receptor, utilizando-se de uma linguagem mais próxima a ele
  • 8. OS GÊNEROS DO DISCURSO O conteúdo, o estilo de linguagem e a construção composicional elaboram um tipo de enunciado, que sendo ele oral ou escrito, varia de acordo com o campo de sua utilização. Esse conjunto de variável é denominado gênero de discurso. As diversas manifestações de linguagem verbal, definidos como “enunciados relativamente estáveis”, podem ser denominadas heterogêneas quanto o diálogo informal (gêneros primários), ou os gêneros mais elaborados e codificados na sociedade (gêneros secundários), produzidos nas esferas da política, da imprensa, da literatura, etc. Cada gênero do discurso apresenta três dimensões, quais sejam, tema (o objeto de sentido), estrutura composicional (elementos estruturais) e estilo (as marcas denotativas da posição do locutor).
  • 9. Como criar uma comunicação digital para impactar um público que pensa tão digitalmente e vive rodeado de milhares de informações?
  • 10. MEIOS DIGITAIS Através dela é possível trocar qualquer tipo de informação, independente da linguagem utilizada, seja ela texto, som ou imagem, em tempo real. É um espaço de informações multidimensionais. Com o surgimento dessa nova mídia, criou-se uma nova cultura, denominada cibercultura, sua produção sígnica tem a “junção” de vários setores tecnológicos e várias mídias, que antes existiam separadamente e hoje coexistem ao mesmo tempo em um único aparelho, no caso, o computador. A tecnologia facilitou a emissão e a transmissão de mensagens, principalmente através da internet, que apresenta diversas formas de interação, compartilhamento e contribuição na “elaboração” de informações. Assim, decorre-se a formação da linguagem hipermidiática, que refere-se à diversidade de linguagens, signos, códigos e mídias que são utilizados e acionados na constituição das mensagens produzidas na rede.
  • 11. Este novo ambiente possibilita a interação com outros usuários, e a emissão e recepção de informações de qualquer lugar do planeta, seja essa informação escrita, imagética, ou sonora
  • 12. REALIDADE VIRTUAL A partir do momento em que é possível simular grande parte das situações que vivemos no “mundo real” dentro da internet, diversos aspectos existentes acabam sendo instituídos dentro da rede. A partir desse conceito, identificamos que ‘a máquina’ funciona de maneira semelhante ao cérebro humano, e nitidamente, sua evolução está voltada cada vez mais a seus sentidos. A realidade virtual (RV) constitui-se no ponto mais alto da imersão de um participante no mundo simulado, e é somente uma das dimensões possíveis dentro da rede, possibilitada pela inteligência artificial. Dessa forma, o ambiente virtual propicia a seus usuários uma sensação de estar dentro e fazer parte deste ambiente e, com isso, ele também é capaz de interagir de várias maneiras.
  • 13. O usuário escolhe o que quer ver, fazer, falar, ouvir, encaminhar, e tem o mundo em suas mãos
  • 14. PUBLICIDADE ONLINE Neste meio as marcas se relacionam diretamente com o público que tem real interesse pelos produtos e serviços, e ainda estar em contato continuo com suas idéias e filosofias. Enorme possibilidade de intervenções e chamadas, que não limitam a imaginação comunicacional, devido aos recursos avançados já existentes. Um exemplo que tem sido tendência no Brasil, é a Realidade Aumentada. A publicidade constantemente cria uma maneira eficaz e inovadora para atrair e se comunicar com os consumidores e não foi diferente com a internet. Devido a enorme quantidade de possibilidades nela existentes, a publicidade vem explorando aos poucos, e criando intervenções inusitadas. Marcas e empresas já estão atentas ao potencial dessa nova mídia, mas para realizar uma comunicação de sucesso é fundamental conhecer o público que se pretende atingir, saber onde encontrá-lo e, principalmente, como impactá-lo.
  • 15. Estamos vivendo em uma internet onde sites e banners sozinhos não são o suficiente para conectar os consumidores e marcas (…) Sendo indispensável espalhar suas mensagens por todas as interfaces disponíveis e das mais irreverentes maneiras.” “ ‘ Construindo uma marca com widgets’ - Março,2008
  • 16. A gama de possibilidades de entretenimento nas campanhas publicitárias online é gigante, as marcas e agências devem conhecer e saber como usufruir
  • 17. REDAÇÃO DIGITAL Neste meio, orações viram imagens, animação redação, as apresentações precisam causar um estranhamento e sair de campo, caso contrário, se ficar enrolando sobre o assunto, se tornará pervasivo. Em um meio onde somos bombardeados de informação, a dinâmica cerebral humana é muito alta, assim a maneira de melhor se comunicar se deve a ciência cognitiva, e os gêneros do discurso, que devem ser muito bem trabalhados, afim de gerar o resultado esperado. Com a grande quantidade de possibilidades nesse meio, porem também com a grande dispersão dos internautas, é fundamental encontrar uma maneira inovadora, ou simplesmente diferente para reter a atenção dos usuários. Saber usufruir das tecnologias disponibilizadas e geradas pelo avanço da comuniação para assim trabalhar com a percepção humana e transmitir a mensagem desejada.
  • 18. A redação digital não tem limites, é essencial encontrar seu público e saber atingi-lo da melhor maneira
  • 19. Transformações culturais e tecnológicas não modificaram somente a cultura e os meios, mas também os signos, as mensagens e os processos de comunicação neles existentes. A mensagem, utilizada em um processo comunicativo, é determinada muito mais pelo meio em que é veiculada do que pelas intenções do emissor. Esta nova forma de comunicação, de certo modo, interfere na maneira pela qual a cultura vem sendo transformada, além de intervir diretamente em nosso dia-a-dia, “moldando” nossa sensibilidade e mente. ASSIM...
  • 20. NA COMUNICAÇÃO DIGITAL NÃO BASTA SOMENTE ATRAIR A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR COM IMAGENS, FRASES E SONS, ELA DEVE GERAR UMA SENSAÇÃO DE ÊXTASE , UMA EXPERIÊNCIA QUE VÁ ALÉM DE BANNERS E LINKS, QUE MANTENHA SUA ATENÇÃO E OS LEVE A PASSAR A DIANTE
  • 21. a redação digital deve propiciar...
  • 23. Dessa forma, identifica-se três pontos fundamentais na redação digital: Tecnologia Tecnologia da inteligência é cada vez mais parecida com o ser humano e suas sensações. Conhecê-la e utilizá-la de de forma irreverente e inovadora a seu favor. Interatividade Interação e intervenção dos usuários da internet em tempo real, mostrando ao receptor que ele também faz parte do processo comunicacional. Linguagem Discursos adequados, criativos, inovadores e pertinentes aos meios digitais, com formas de gênero bem encaixadas, cativando o receptor-internauta.
  • 24. BIBLIOGRAFIAS EXTRAS Tecnologias do imaginário - da cultura das mídias a cibercultura: o advento do pós-humano Lucia Santaella – PUC SP A pele da cultura Derrick de Kerchove – Relógio D’água Revista BusinessWeek Edição de março de 2008
  • 25. BRUNA TONI D’ELBOUX MOREIRA Matricula 06000531