SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 31
No dia 10 de Dezembro de 2010, a Declaração dos Direitos do Homem faz 62 anos. No entanto, continuamos a assistir todos os dias a violações desses direitos fundamentais…
Pelo fim da Mutilação Genital Feminina Todos os dias, pelo menos 8000 raparigas e mulheres no mundo sofrem a indignidade de, contra a sua vontade, serem alvo de mutilação genital feminina. Participe nesta petição, exprimindo assim o seu apoio a uma estratégia da União Europeia que seja inclusiva, não estigmatizante e baseada nos princípios dos direitos humanos. Assine aqui ou passe pela FNAC do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 3 de Dezembro a partir das 18h00 e assine uma pétala de rosa, junto da equipa da Amnistia Internacional.  Contamos consigo para o atingir!
Os Talibãs devem ser julgados por crimes de guerra no Afeganistão A Amnistia Internacional afirma que os talibãs bem como outros grupos rebeldes devem ser investigados e julgados por crimes de guerra. Esta declaração surge no seguimento da publicação do relatório da ONU segundo o qual verificou-se um aumento no número morte civis vítimas dos ataques dos combatentes antigovernamentais no Afeganistão. “Os talibãs e outros rebeldes estão a torna-se mais descarados no assassinato sistemático de civis. Atacar civis é crime de Guerra, puro e simples”, disse Sam Zarifi, Director da Amnistia Internacional para a Ásia-Pacífico. “A população do Afeganistão está desejosa de justiça e têm direito à responsabilização e à compensação.”  
Venha descobrir porque a Guerra não é um Brincadeira No dia 28 de Maio a Amnistia Internacional Portugal apresentou publicamente a escultura/instalação resultante do projecto “A Guerra não é um Brinquedo”. .  Relembramos que este projecto teve início em 2009, altura em que mais de 8.000 alunos participaram nas actividades de sensibilização sobre a violência armada. Destes, mais de 1500 entregaram os seus brinquedos bélicos, agora transformados numa peça escultórica. 
Nigéria: governo do River State ordena demolição de casas Sete dias foi o prazo dado aos inquilinos para desocuparem casas e negócios. O pânico instalou-se na comunidade, com os residentes tentando salvar desesperadamente tudo o que pudessem. A Amnistia Internacional alertou para o facto de centenas de pessoas – incluindo muitas mulheres e crianças – poderem ficar sem abrigo se for concretizado o plano que prevê a demolição das suas habitações para abrir caminho ao desenvolvimento comercial. 
Violação como arma de guerra no Ruanda O genocídio ocorrido no Ruanda há 15 anos vitimou, segundo estimativas oficiais, 800 mil Tutsis e Hutus moderados. As vítimas deste genocídio não foram apenas os ruandeses mortos mas também os sobreviventes que carregam até hoje as marcas físicas e psicológicas de um dos maiores atentados à humanidade, especialmente as mulheres que foram sujeitas a violações sistemáticas e planeadas. As estimativas situam-se entre 250 mil a meio milhão de ruandesas violadas segundo o Relator Especial da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas. 
No Dia Mundial contra a Pena de Morte ajude-nos a acabar com as execuções de jovens em todo o mundo A Convenção dos Direitos das Crianças das Nações Unidas proíbe a aplicação da pena de morte a menores de idade “nem a pena capital nem a prisão perpétua sem a possibilidade de libertação, podem ser impostas a pessoas que cometeram crimes antes dos 18 anos de idade”  Em 2007, onze jovens foram executados: oito no Irão, dois na Arábia Saudita e um no Iémen. Em 2008, no Irão, pelo menos oito jovens foram executados de acordo com a Amnistia Internacional e crê-se que pelo menos 140 permaneceram no corredor da morte, de acordo com a organização Stop Child Executions.
Jamaica: investigação da violência deve ser rigorosa A Amnistia Internacional apelou à realização de uma investigação rigorosa às dezenas de mortes ocorridas na capital jamaicana de Kingston durante uma operação de segurança destinada à detenção de um alegado traficante de estupefacientes, Christopher "Dudus" Coke.  A violência iniciou-se em Kingston no passado dia 23 de Maio, quando os apoiantes armados de Christopher Coke se manifestaram contra a sua eventual extradição para os Estados Unidos. 
África do Sul: as mulheres são as mais afectadas pelo HIV Num relatório de grande alcance, a Amnistia Internacional revela as proporções que o impacto do VIH/SIDA está a ter nas mulheres pobres da África do Sul, num contexto de severa epidemia do VIH que afecta o país. O relatório, baseado em entrevistas a mulheres das áreas rurais que vivem infectadas pelo vírus VIH, descreve a opressão vivida pelas mulheres rurais da África do Sul na relação com os seus companheiros e com a maioria da comunidade  devido ao seu género, a condição de portadores do VIH e da marginalização económica.
Acção Global pelos Direitos Humanos no Irão No dia 25 de Julho, em todo o mundo vão realizar-se acções simbólicas para demonstrar solidariedade com a população Iraniana que no último mês têm sido alvo de forte opressão, o que resultou na morte de vários cidadãos, no espancamento de muitos outros e na detenção de algumas centenas de manifestantes. Apesar de os problemas políticos que o Irão atravessa terem de ser resolvidos internamente, a violação e a repressão dos direitos humanos é um problema que preocupa o mundo inteiro.
Autores Daniel Paz nº1  Cef Inf. Fábio Anes nº3  Cef Inf. Jaqueline Santosnº5  Cef Inf.
Violação de Direitos Humanos
Turquia:  Jornalista turco de origem arménia assassinado   A Amnistia Internacional condena o assassinato do proeminente jornalista Hrant Dink. A organização acredita que o jornalista foi vítima do seu trabalho em prol da liberdade de expressão. Hrant Dink, de 53 anos, era editor do jornal Agos e colaborava com o diário Zamal, foi alvejado três vezes à saída da redacção do Agos, em Istambul. Foi um acérrimo defensor  da universalidade dos direitos humanos e participava em diferentes plataformas com activistas dos direitos humanos, jornalistas e intelectuais da cena política. Ficou conhecido por discutir e criticar abertamente questões como a identidade arménia, a versão oficial da história turca relacionada com o massacre de arménios em 1915, Hrant Dink também escreveu sobre a democratização e os direitos humanos.
Sudão: A AI alerta para 2.2 milhões de pessoas em risco no Darfur após expulsão da ajuda humanitária A Amnistia Internacional alertou hoje para a existência de 2.2 milhões de pessoas em risco de morrer à fome e por doença no seguimento da decisão de ontem do governo sudanês de expulsar mais de 10 agências humanitárias, incluindo a Oxfam, Care, Save the Children e Médicos Sem Fronteiras. “Milhões de vidas estão em risco e não é altura para jogos políticos”, afirmou Tawanda Hondora, Vice-Directora do Programa da Amnistia Internacional para África. “Estas agências humanitárias providenciam grande parte da ajuda humanitária necessária para mais de dois milhões de pessoas vulneráveis.”
Acesso à justiça para todos os direitos tornou-se realidade  A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, no passado dia 10 de Dezembro, o Protocolo Opcional ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, ao fim de 5 anos de intensas negociações e com o objectivo de corrigir desequilíbrios do documento original.A comunidade internacional assinalou o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a adopção de um instrumento crucial no sentido de garantir o acesso à justiça para todos aqueles que assistam ao atropelo dos seus direitos económicos, sociais e culturais.
França: Polícia acima da lei?  Mortes ilegais, espancamentos, abuso racial e uso excessivo de força por agentes policiais são proibidos ao abrigo da lei internacional em todas as circunstâncias. No entanto, em França, relatos de tais violações dos direitos humanos raramente são investigadas eficazmente e os responsáveis poucas vezes são presentes à justiça, afirmou a Amnistia Internacional num novo relatório publicado hoje.“Num clima no qual o abuso policial passa sem ser investigado, o padrão de impunidade de facto relativamente aos agentes policiais em França é inaceitável”, afirmou David Diaz-Jogeix, Vice-Director do Programa da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central.
Iraque incitado a investigar abusos cometidos em prisões secretas  Durante a intervenção das forças governamentais iraquianas na província de Nineveh em Outubro passado que visavam alvos sunitas, cerca de 431 insurgentes foram detidos numa prisão secreta em Bagdade, facto que só veio recentemente à luz do dia quando em Março deste ano as famílias dos prisioneiros desaparecidos questionaram as autoridades sobre o paradeiro dos seus familiares.Uma investigação subsequente dos inspectores do Ministério dos Direitos Humanos iraquiano revelou que mais de 100 dos prisioneiros foram submetidos a tortura através de choques eléctricos, sufocamento com sacos plásticos e espancamentos, que já provocaram pelo menos uma vítima mortal em Janeiro deste ano. 
Prisão no Iraque Artigo 5.º Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Darfur Artigo 25.º  1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade
Policias de França Artigo 19.º Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
Nações Unidas
Trabalho Realizado por: Edson  nº2 Joaquim nº7 Patrícia nº10 Vanessa nº11 Henrique nº4
      Os direitos humanos do homem
…
A problemática dos Direitos do Homem Sempre se considerou existir um conjunto de direitos     de carácter inviolável, intemporal e universal,     inerentes ao próprio Homem, que se fundamentam     na dignidade da pessoa humana.  São os chamados Direitos do Homem.  Os direitos humanos são os direitos e liberdades      básicos de que devem gozar todos os seres humanos.    Normalmente o conceito de direitos humanos     pressupõe também a liberdade de pensamento e de     expressão e a igualdade perante a lei.
... Estes Direitos fazem parte da essência da     Humanidade (entendida aqui como uma     comunidade de gerações presentes e futuras), tendo     como objectivo a protecção da personalidade     humana.  Estes Direitos têm carácter universal, que decorre de     um consenso generalizado de todos os povos.  Manifesta-se, entre outros, pela condenação     generalizada da pena de morte, da tortura e da prisão     por motivos políticos ou religiosos – violações graves     dos Direitos do Homem.
... Continuam a subsistir violações dos Direitos do Homem:  Racismo  Xenofobia  Violação do princípio da autodeterminação dos             povos autóctones  Genocídio das minorias étnicas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem Ao longo da História foram reconhecidos os Direitos    do Homem e a dignidade da pessoa humana, como    fundamento da liberdade, justiça e paz no Mundo.  Momentos relevantes:    Carta das Nações Unidas, realizada  em 25 de Junho de    1945, na Conferência de S. Francisco, em que se afirma a    dignidade e valor da pessoa humana, a igualdade de direitos    dos homens e das mulheres e a igualdade entre as nações;    Declaração Universal dos Direitos do Homem,    aprovada no âmbito da Organização das Nações Unidas    (ONU), em 10 de Dezembro de 1948.
... Este documento é considerado o símbolo mais     importante da defesa dos Direitos do Homem.  Proclama os Direitos do Homem como ideal comum     de todos os povos e de todas as nações de forma a    que se tornem efectivos os direitos enunciados nesta    declaração.  A Assembleia da República Portuguesa aprovou a    Resolução nº. 69/98, de 10 de Dezembro, publicada    no Diário da República de 22 de Dezembro de 1998,   que instituiu o Dia Nacional dos Direitos   Humanos no dia 10 de Dezembro.
Conclusão    Foi-nos bastante útil a realização deste trabalho uma vez que nos permitiu pensar num tema que apesar de fazer parte da nossa identidade enquanto pessoa que vive em sociedade, nunca tinha-mos sido alvo de investigação e aprofundamento da nossa parte.     A lição de vida que nos foi possível tirar deste trabalho é que todos devemos lutar pelos nossos direitos, privarmo-nos deles é o mesmo que recusar o direito à vida. Trabalho Realizado por: Carina Saragaço; Ana Mendonça; Catarina Abreu Ano /Turma: CEF AE (B - 2º ANO) Disciplina: Cidadania Professora: Ana Lopes

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Direitos Humanos e Globalização
Direitos Humanos e GlobalizaçãoDireitos Humanos e Globalização
Direitos Humanos e GlobalizaçãoAnaKlein1
 
Direitos humanos patrick renato
Direitos humanos patrick renatoDireitos humanos patrick renato
Direitos humanos patrick renatoiosi2012
 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos HumanosDeclaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos HumanosAtami Santos
 
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina
Os Direitos Humanos E A Globalizacao  SarinaOs Direitos Humanos E A Globalizacao  Sarina
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarinaelvira.sequeira
 
Direitos humanos e Globalização
Direitos humanos e GlobalizaçãoDireitos humanos e Globalização
Direitos humanos e GlobalizaçãoKevinkr9
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanosdulcemarr
 
Os direitos humanos: A questão de Portugal
Os direitos humanos: A questão de PortugalOs direitos humanos: A questão de Portugal
Os direitos humanos: A questão de PortugalJoão Silva
 
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821guest65df5d
 
...... Direitos humanos final pdf
...... Direitos humanos final  pdf...... Direitos humanos final  pdf
...... Direitos humanos final pdffmanuelc
 
Globalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptGlobalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptEdivonaldo Costa
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos HumanosMINV
 
Breve conceito e histórico de direitos humanos slides
Breve conceito e histórico de direitos humanos   slidesBreve conceito e histórico de direitos humanos   slides
Breve conceito e histórico de direitos humanos slidesedgardrey
 
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...Elaine Porto Chiullo
 

Was ist angesagt? (20)

Direitos Humanos e Globalização
Direitos Humanos e GlobalizaçãoDireitos Humanos e Globalização
Direitos Humanos e Globalização
 
Direitos humanos patrick renato
Direitos humanos patrick renatoDireitos humanos patrick renato
Direitos humanos patrick renato
 
14 00 - Intervenções Humanitárias
14 00 - Intervenções Humanitárias14 00 - Intervenções Humanitárias
14 00 - Intervenções Humanitárias
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos HumanosDeclaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
 
Globalização e Direitos Humanos
Globalização e Direitos HumanosGlobalização e Direitos Humanos
Globalização e Direitos Humanos
 
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina
Os Direitos Humanos E A Globalizacao  SarinaOs Direitos Humanos E A Globalizacao  Sarina
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina
 
Direitos humanos e Globalização
Direitos humanos e GlobalizaçãoDireitos humanos e Globalização
Direitos humanos e Globalização
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
Os direitos humanos: A questão de Portugal
Os direitos humanos: A questão de PortugalOs direitos humanos: A questão de Portugal
Os direitos humanos: A questão de Portugal
 
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821
Os Direitos Humanos E A Globalizacao Sarina2821
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
...... Direitos humanos final pdf
...... Direitos humanos final  pdf...... Direitos humanos final  pdf
...... Direitos humanos final pdf
 
Globalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptGlobalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos ppt
 
Meio técico cient
Meio técico cientMeio técico cient
Meio técico cient
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Breve conceito e histórico de direitos humanos slides
Breve conceito e histórico de direitos humanos   slidesBreve conceito e histórico de direitos humanos   slides
Breve conceito e histórico de direitos humanos slides
 
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...
Direitos humanos, debate sobre o filme a lista de schindler, cidadania, crise...
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (7)

Direitos Humanos
Direitos Humanos Direitos Humanos
Direitos Humanos
 
Motorola Solutions y Save The Children PT
Motorola Solutions y Save The Children PTMotorola Solutions y Save The Children PT
Motorola Solutions y Save The Children PT
 
Sudão
SudãoSudão
Sudão
 
Presentation1
Presentation1Presentation1
Presentation1
 
Save The Children
Save The ChildrenSave The Children
Save The Children
 
Save the children
Save the childrenSave the children
Save the children
 
Introduction to Save the Children
Introduction to Save the ChildrenIntroduction to Save the Children
Introduction to Save the Children
 

Ähnlich wie Trabalho sobre os direitos humanos

Anistia internacional o estado dos direitos humanos no mundo
Anistia internacional  o estado dos direitos humanos no mundoAnistia internacional  o estado dos direitos humanos no mundo
Anistia internacional o estado dos direitos humanos no mundoJosé Ripardo
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos HumanosMINV
 
Direitos culturais
Direitos culturaisDireitos culturais
Direitos culturaisangelcarv
 
Unicef ..
Unicef ..Unicef ..
Unicef ..Bloggin
 
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no Mundo
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no MundoANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no Mundo
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no MundoALEXANDRE MATZENBACHER
 
Trabalho geo 2023.pptx
Trabalho geo 2023.pptxTrabalho geo 2023.pptx
Trabalho geo 2023.pptxIvoneDelca
 
Trabalho De História sobre os Direitos Humanos
Trabalho De História sobre os Direitos HumanosTrabalho De História sobre os Direitos Humanos
Trabalho De História sobre os Direitos HumanosBruno Bancaleiro
 
direitos humanos - ONU
direitos humanos - ONUdireitos humanos - ONU
direitos humanos - ONUGeografia Só
 
Unicef e paa
Unicef e paaUnicef e paa
Unicef e paaBloggin
 
Ob3 Igualdade GéNero Pilar Maria
Ob3 Igualdade GéNero Pilar MariaOb3 Igualdade GéNero Pilar Maria
Ob3 Igualdade GéNero Pilar Mariaportu_lucia
 
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e considerações
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e consideraçõesMulher, Direitos Humanos e África – evolução e considerações
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e consideraçõesIsabela Espíndola
 

Ähnlich wie Trabalho sobre os direitos humanos (20)

Anistia internacional o estado dos direitos humanos no mundo
Anistia internacional  o estado dos direitos humanos no mundoAnistia internacional  o estado dos direitos humanos no mundo
Anistia internacional o estado dos direitos humanos no mundo
 
Onu formandos
Onu formandosOnu formandos
Onu formandos
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
Boletim 2
Boletim 2Boletim 2
Boletim 2
 
Onu
OnuOnu
Onu
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Direitos culturais
Direitos culturaisDireitos culturais
Direitos culturais
 
Maratona de cartas 2014
Maratona de cartas   2014Maratona de cartas   2014
Maratona de cartas 2014
 
Unicef ..
Unicef ..Unicef ..
Unicef ..
 
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no Mundo
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no MundoANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no Mundo
ANISTIA 2010 O Estado dos Direitos Humanos no Mundo
 
Refugiados
RefugiadosRefugiados
Refugiados
 
Trabalho geo 2023.pptx
Trabalho geo 2023.pptxTrabalho geo 2023.pptx
Trabalho geo 2023.pptx
 
D.h.
D.h.D.h.
D.h.
 
Maratona de cartas
Maratona de cartasMaratona de cartas
Maratona de cartas
 
Trabalho De História sobre os Direitos Humanos
Trabalho De História sobre os Direitos HumanosTrabalho De História sobre os Direitos Humanos
Trabalho De História sobre os Direitos Humanos
 
direitos humanos - ONU
direitos humanos - ONUdireitos humanos - ONU
direitos humanos - ONU
 
Unicef e paa
Unicef e paaUnicef e paa
Unicef e paa
 
Violação dos Direitos Humanos
Violação dos Direitos HumanosViolação dos Direitos Humanos
Violação dos Direitos Humanos
 
Ob3 Igualdade GéNero Pilar Maria
Ob3 Igualdade GéNero Pilar MariaOb3 Igualdade GéNero Pilar Maria
Ob3 Igualdade GéNero Pilar Maria
 
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e considerações
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e consideraçõesMulher, Direitos Humanos e África – evolução e considerações
Mulher, Direitos Humanos e África – evolução e considerações
 

Mehr von Biblioteca Escolar da Escola Básica 2, 3 Prof. José Fernandes Pratas de Samora Correia (11)

Blibiotecas
BlibiotecasBlibiotecas
Blibiotecas
 
Biblioteca
BibliotecaBiblioteca
Biblioteca
 
Biblioteca
BibliotecaBiblioteca
Biblioteca
 
A Escrita
A EscritaA Escrita
A Escrita
 
Maracujá
MaracujáMaracujá
Maracujá
 
Spam
SpamSpam
Spam
 
Vírus
VírusVírus
Vírus
 
Cyberbulling
CyberbullingCyberbulling
Cyberbulling
 
Vírus
VírusVírus
Vírus
 
Dia da Internet Segura
Dia da Internet Segura Dia da Internet Segura
Dia da Internet Segura
 
Somos nós nº10
Somos nós nº10Somos nós nº10
Somos nós nº10
 

Kürzlich hochgeladen

HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...LizanSantos1
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 

Kürzlich hochgeladen (20)

HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 

Trabalho sobre os direitos humanos

  • 1.
  • 2. No dia 10 de Dezembro de 2010, a Declaração dos Direitos do Homem faz 62 anos. No entanto, continuamos a assistir todos os dias a violações desses direitos fundamentais…
  • 3. Pelo fim da Mutilação Genital Feminina Todos os dias, pelo menos 8000 raparigas e mulheres no mundo sofrem a indignidade de, contra a sua vontade, serem alvo de mutilação genital feminina. Participe nesta petição, exprimindo assim o seu apoio a uma estratégia da União Europeia que seja inclusiva, não estigmatizante e baseada nos princípios dos direitos humanos. Assine aqui ou passe pela FNAC do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 3 de Dezembro a partir das 18h00 e assine uma pétala de rosa, junto da equipa da Amnistia Internacional.  Contamos consigo para o atingir!
  • 4. Os Talibãs devem ser julgados por crimes de guerra no Afeganistão A Amnistia Internacional afirma que os talibãs bem como outros grupos rebeldes devem ser investigados e julgados por crimes de guerra. Esta declaração surge no seguimento da publicação do relatório da ONU segundo o qual verificou-se um aumento no número morte civis vítimas dos ataques dos combatentes antigovernamentais no Afeganistão. “Os talibãs e outros rebeldes estão a torna-se mais descarados no assassinato sistemático de civis. Atacar civis é crime de Guerra, puro e simples”, disse Sam Zarifi, Director da Amnistia Internacional para a Ásia-Pacífico. “A população do Afeganistão está desejosa de justiça e têm direito à responsabilização e à compensação.”  
  • 5. Venha descobrir porque a Guerra não é um Brincadeira No dia 28 de Maio a Amnistia Internacional Portugal apresentou publicamente a escultura/instalação resultante do projecto “A Guerra não é um Brinquedo”. .  Relembramos que este projecto teve início em 2009, altura em que mais de 8.000 alunos participaram nas actividades de sensibilização sobre a violência armada. Destes, mais de 1500 entregaram os seus brinquedos bélicos, agora transformados numa peça escultórica. 
  • 6. Nigéria: governo do River State ordena demolição de casas Sete dias foi o prazo dado aos inquilinos para desocuparem casas e negócios. O pânico instalou-se na comunidade, com os residentes tentando salvar desesperadamente tudo o que pudessem. A Amnistia Internacional alertou para o facto de centenas de pessoas – incluindo muitas mulheres e crianças – poderem ficar sem abrigo se for concretizado o plano que prevê a demolição das suas habitações para abrir caminho ao desenvolvimento comercial. 
  • 7. Violação como arma de guerra no Ruanda O genocídio ocorrido no Ruanda há 15 anos vitimou, segundo estimativas oficiais, 800 mil Tutsis e Hutus moderados. As vítimas deste genocídio não foram apenas os ruandeses mortos mas também os sobreviventes que carregam até hoje as marcas físicas e psicológicas de um dos maiores atentados à humanidade, especialmente as mulheres que foram sujeitas a violações sistemáticas e planeadas. As estimativas situam-se entre 250 mil a meio milhão de ruandesas violadas segundo o Relator Especial da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas. 
  • 8. No Dia Mundial contra a Pena de Morte ajude-nos a acabar com as execuções de jovens em todo o mundo A Convenção dos Direitos das Crianças das Nações Unidas proíbe a aplicação da pena de morte a menores de idade “nem a pena capital nem a prisão perpétua sem a possibilidade de libertação, podem ser impostas a pessoas que cometeram crimes antes dos 18 anos de idade”  Em 2007, onze jovens foram executados: oito no Irão, dois na Arábia Saudita e um no Iémen. Em 2008, no Irão, pelo menos oito jovens foram executados de acordo com a Amnistia Internacional e crê-se que pelo menos 140 permaneceram no corredor da morte, de acordo com a organização Stop Child Executions.
  • 9. Jamaica: investigação da violência deve ser rigorosa A Amnistia Internacional apelou à realização de uma investigação rigorosa às dezenas de mortes ocorridas na capital jamaicana de Kingston durante uma operação de segurança destinada à detenção de um alegado traficante de estupefacientes, Christopher "Dudus" Coke.  A violência iniciou-se em Kingston no passado dia 23 de Maio, quando os apoiantes armados de Christopher Coke se manifestaram contra a sua eventual extradição para os Estados Unidos. 
  • 10. África do Sul: as mulheres são as mais afectadas pelo HIV Num relatório de grande alcance, a Amnistia Internacional revela as proporções que o impacto do VIH/SIDA está a ter nas mulheres pobres da África do Sul, num contexto de severa epidemia do VIH que afecta o país. O relatório, baseado em entrevistas a mulheres das áreas rurais que vivem infectadas pelo vírus VIH, descreve a opressão vivida pelas mulheres rurais da África do Sul na relação com os seus companheiros e com a maioria da comunidade  devido ao seu género, a condição de portadores do VIH e da marginalização económica.
  • 11. Acção Global pelos Direitos Humanos no Irão No dia 25 de Julho, em todo o mundo vão realizar-se acções simbólicas para demonstrar solidariedade com a população Iraniana que no último mês têm sido alvo de forte opressão, o que resultou na morte de vários cidadãos, no espancamento de muitos outros e na detenção de algumas centenas de manifestantes. Apesar de os problemas políticos que o Irão atravessa terem de ser resolvidos internamente, a violação e a repressão dos direitos humanos é um problema que preocupa o mundo inteiro.
  • 12. Autores Daniel Paz nº1 Cef Inf. Fábio Anes nº3 Cef Inf. Jaqueline Santosnº5 Cef Inf.
  • 14. Turquia: Jornalista turco de origem arménia assassinado A Amnistia Internacional condena o assassinato do proeminente jornalista Hrant Dink. A organização acredita que o jornalista foi vítima do seu trabalho em prol da liberdade de expressão. Hrant Dink, de 53 anos, era editor do jornal Agos e colaborava com o diário Zamal, foi alvejado três vezes à saída da redacção do Agos, em Istambul. Foi um acérrimo defensor  da universalidade dos direitos humanos e participava em diferentes plataformas com activistas dos direitos humanos, jornalistas e intelectuais da cena política. Ficou conhecido por discutir e criticar abertamente questões como a identidade arménia, a versão oficial da história turca relacionada com o massacre de arménios em 1915, Hrant Dink também escreveu sobre a democratização e os direitos humanos.
  • 15. Sudão: A AI alerta para 2.2 milhões de pessoas em risco no Darfur após expulsão da ajuda humanitária A Amnistia Internacional alertou hoje para a existência de 2.2 milhões de pessoas em risco de morrer à fome e por doença no seguimento da decisão de ontem do governo sudanês de expulsar mais de 10 agências humanitárias, incluindo a Oxfam, Care, Save the Children e Médicos Sem Fronteiras. “Milhões de vidas estão em risco e não é altura para jogos políticos”, afirmou Tawanda Hondora, Vice-Directora do Programa da Amnistia Internacional para África. “Estas agências humanitárias providenciam grande parte da ajuda humanitária necessária para mais de dois milhões de pessoas vulneráveis.”
  • 16. Acesso à justiça para todos os direitos tornou-se realidade A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, no passado dia 10 de Dezembro, o Protocolo Opcional ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, ao fim de 5 anos de intensas negociações e com o objectivo de corrigir desequilíbrios do documento original.A comunidade internacional assinalou o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a adopção de um instrumento crucial no sentido de garantir o acesso à justiça para todos aqueles que assistam ao atropelo dos seus direitos económicos, sociais e culturais.
  • 17. França: Polícia acima da lei? Mortes ilegais, espancamentos, abuso racial e uso excessivo de força por agentes policiais são proibidos ao abrigo da lei internacional em todas as circunstâncias. No entanto, em França, relatos de tais violações dos direitos humanos raramente são investigadas eficazmente e os responsáveis poucas vezes são presentes à justiça, afirmou a Amnistia Internacional num novo relatório publicado hoje.“Num clima no qual o abuso policial passa sem ser investigado, o padrão de impunidade de facto relativamente aos agentes policiais em França é inaceitável”, afirmou David Diaz-Jogeix, Vice-Director do Programa da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central.
  • 18. Iraque incitado a investigar abusos cometidos em prisões secretas Durante a intervenção das forças governamentais iraquianas na província de Nineveh em Outubro passado que visavam alvos sunitas, cerca de 431 insurgentes foram detidos numa prisão secreta em Bagdade, facto que só veio recentemente à luz do dia quando em Março deste ano as famílias dos prisioneiros desaparecidos questionaram as autoridades sobre o paradeiro dos seus familiares.Uma investigação subsequente dos inspectores do Ministério dos Direitos Humanos iraquiano revelou que mais de 100 dos prisioneiros foram submetidos a tortura através de choques eléctricos, sufocamento com sacos plásticos e espancamentos, que já provocaram pelo menos uma vítima mortal em Janeiro deste ano. 
  • 19. Prisão no Iraque Artigo 5.º Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
  • 20. Darfur Artigo 25.º 1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade
  • 21. Policias de França Artigo 19.º Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
  • 23. Trabalho Realizado por: Edson nº2 Joaquim nº7 Patrícia nº10 Vanessa nº11 Henrique nº4
  • 24. Os direitos humanos do homem
  • 25.
  • 26. A problemática dos Direitos do Homem Sempre se considerou existir um conjunto de direitos de carácter inviolável, intemporal e universal, inerentes ao próprio Homem, que se fundamentam na dignidade da pessoa humana. São os chamados Direitos do Homem. Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de que devem gozar todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos pressupõe também a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.
  • 27. ... Estes Direitos fazem parte da essência da Humanidade (entendida aqui como uma comunidade de gerações presentes e futuras), tendo como objectivo a protecção da personalidade humana. Estes Direitos têm carácter universal, que decorre de um consenso generalizado de todos os povos. Manifesta-se, entre outros, pela condenação generalizada da pena de morte, da tortura e da prisão por motivos políticos ou religiosos – violações graves dos Direitos do Homem.
  • 28. ... Continuam a subsistir violações dos Direitos do Homem: Racismo Xenofobia Violação do princípio da autodeterminação dos povos autóctones Genocídio das minorias étnicas.
  • 29. A Declaração Universal dos Direitos do Homem Ao longo da História foram reconhecidos os Direitos do Homem e a dignidade da pessoa humana, como fundamento da liberdade, justiça e paz no Mundo. Momentos relevantes: Carta das Nações Unidas, realizada em 25 de Junho de 1945, na Conferência de S. Francisco, em que se afirma a dignidade e valor da pessoa humana, a igualdade de direitos dos homens e das mulheres e a igualdade entre as nações; Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), em 10 de Dezembro de 1948.
  • 30. ... Este documento é considerado o símbolo mais importante da defesa dos Direitos do Homem. Proclama os Direitos do Homem como ideal comum de todos os povos e de todas as nações de forma a que se tornem efectivos os direitos enunciados nesta declaração. A Assembleia da República Portuguesa aprovou a Resolução nº. 69/98, de 10 de Dezembro, publicada no Diário da República de 22 de Dezembro de 1998, que instituiu o Dia Nacional dos Direitos Humanos no dia 10 de Dezembro.
  • 31. Conclusão    Foi-nos bastante útil a realização deste trabalho uma vez que nos permitiu pensar num tema que apesar de fazer parte da nossa identidade enquanto pessoa que vive em sociedade, nunca tinha-mos sido alvo de investigação e aprofundamento da nossa parte.     A lição de vida que nos foi possível tirar deste trabalho é que todos devemos lutar pelos nossos direitos, privarmo-nos deles é o mesmo que recusar o direito à vida. Trabalho Realizado por: Carina Saragaço; Ana Mendonça; Catarina Abreu Ano /Turma: CEF AE (B - 2º ANO) Disciplina: Cidadania Professora: Ana Lopes