O documento fornece dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce, como otimizar campanhas de marketing, melhorar a usabilidade da loja virtual, e oferecer uma melhor experiência ao usuário, por exemplo, por meio de testes A/B para comparar diferentes versões das páginas e identificar quais geram mais vendas. O documento também discute conceitos como ROI, taxa de conversão e margem de contribuição, importantes para analisar a lucratividade das estratégias de vendas online.
3. Uma crítica ao mercado
Falta de
planejamento
Guerra de
preços
Frete grátis
Investimento
desordenado
em CPC
4. Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Pesquisa realizada com alguns clientes VTEX:
1. Marketing e Impostos
2. Gateway + Adquirentes/Bancos, Fulfillment e Conta Frete
3. Plataforma
4. Fraude
5. ROI = Vendido / Investido
Exemplo:
Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google Adwords
Investido = R$ 10.000,00
ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10
Isso também pode ser visto de outra maneira.
ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
A importância do ROI no e-commerce
6. Como aumentar a margem de contribuição?
MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)
Analisando as depesas variáveis (DV):
• Impostos e fraude – não temos como reduzir
• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de
vendas (ou do tempo de relacionamento)
• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…
• Marketing – aumentando o ROI
7. Mais um conceito importante:
Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000
Visitantes = 400.000
Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%
Taxa de conversão
8. O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPC
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI
Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30
Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10
Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6
Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
10. Como aumentar minha taxa de conversão?Deforaparadentro
Otimizando
as
campanhas
de
marketing
Dentrodalojavirtual
Inovando e
melhorando
a
usabilidade
da loja
Operaçãocomoumtodo
Oferecendo
uma melhor
experiência
do usuário
11. Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br