• Gefällt mir
Pacto
Nächste SlideShare
Wird geladen in ...5
×
Hochgeladen am

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Sind Sie sicher, dass Sie...
    Ihre Nachricht erscheint hier
    Hinterlassen Sie den ersten Kommentar
Keine Downloads

Views

Gesamtviews
26,332
Bei Slideshare
0
Aus Einbettungen
0
Anzahl an Einbettungen
17

Aktionen

Geteilt
Downloads
326
Kommentare
0
Gefällt mir
1

Einbettungen 0

No embeds

Inhalte melden

Als unangemessen gemeldet Als unangemessen melden
Als unangemessen melden

Wählen Sie Ihren Grund, warum Sie diese Präsentation als unangemessen melden.

Löschen
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ESCOLA MÁRIO SPINELLI DATA: 16 DE JUNHO DE 2013 TURMA: 1º FASE DO 1° CICLO FASE (ALFABETIZAÇÃO) PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: Aldeleide Mônica da Silva Ângela Inácio Ramalho Elizete Alves Leite
  • 2. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FABULA E PARLENDA TRABALHANDO A LETRA R. Início das atividades conto e reconto. Fabula: A assembleia dos ratos. Autor do texto: Monteiro Lobato CAPACIDADES PARA AS ATIVIDADES, 1, 2, 3,4.  Planejar intervenções orais em situações publica: exposição oral, debate e contação de historia.  Narra acontecimentos com começo, meio e fim.  Utiliza objetos de escrita presentes no contexto escolar. 1_ Apresentação da capa do livro e autor do livro. Leitura da literatura infantil (A assembleia dos ratos). Interpretação na oralidade.
  • 3. INTERPRETAÇÃO ORAL a) Quais são os personagens principais da história? b) Onde eles viviam? c) Por que eles estavam bravos com o gato? d) O que é uma assembleia? MORAL DA HISTÓRIA: Quando você for aconselhar alguém, cuidado. Conselhos é fácil de dar, mas ajudar na solução de um problema é coisa bem diferente. RODA DE CONVERSA ABORDANDO A MORAL DA HISTÓRIA.
  • 4. 2_ILUSTRE A HISTÓRIA ATRAVÉS DE DESENHO.
  • 5. 3_RECONTO DA FABULA: UM ALUNO COMEÇA O RECONTO E OS OUTROS VÃO DANDO CONTINUIDADE A HISTÒRIA USANDO AS MASCARAS DE RATO.
  • 6. 4_CURIOSIDADE: SOBRE O RATO: a) O QUE É RATO DOMESTICA? O rato-doméstico ou ainda murganho é uma espécie de pequeno roedor da família dos murídeos, encontrado originalmente na Europa e Ásia. E atualmente distribuído por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas. b) QUAIS AS DOENÇAS QUE SÃO TRANSMITIDAS POR ELE? Leptospirose, peste bubônica, tifo morino, febre da mordida do rato,e varias outras doenças. C) QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA EVITAR A DOENÇA? Por isso devemos ter muita higiene como: lavar as mãos antes de qualquer refeição, lavar os alimentos antes de comer e beber água filtrada, e não ter nenhum contato o rato. O que é assembleia? Um lugar onde todo se reuniu para falar sobre um assunto em questão e, chegar a um comum acordo para solucionar o problema.
  • 7. LEITURA DA PARLENDA E INTERPRETAÇÃO. CAPACIDADES PARA AS ATIVIDADES, 5,6,7,8,9,10,11.  Identificar letras do alfabeto, relacionando fonemas grafemas.  Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo ao ler palavras e textos.  Usa diferentes tipos de letras: imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula.  Lê numeral.  Escrevem numerais.  Reconhecem numerais.  Identifica diferentes formato em objetos do contexto.
  • 8. 5_LEITURA DA PARLENDA. PARLENDA O RATO ROEU A ROUPA DO REI. O RATO ROEU A POUPA DO REI DE ROMA, E A RAINHA RIU. DA ROUPA, DO REI RUÍDA.
  • 9. INTERPRETAÇÃO: 1- QUEM ROEU A ROUPA DO REI?_____________________________________ 2- COMO FICOU A ROUPA?__________________________________________ 3- QUEM RIU DA ROUPA RUIDA?______________________________________ 6_ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS, AS PALAVRAS: RAINHA, RATO, REI E ROEU. L R A T O C K M U H L R E I R A I N H A F O R O E U R X 7_COMPLETE O QUADRINHO JUNTANDO AS CONSOANTES COM AS VOGAIS E FORME SILABAS. A E I O U R A T O
  • 10. 8_CONTE A QUANTIDADE DE RATOS E REGISTRE COM OS NÚMEROS DENTRO DO QUADRADO.
  • 11. 9_FAZER GRUPOS DE TRÊS INTEGRANTES MOSTRE O DESENHO DO RATO COM A PARLENDA E, EM SEGUIDA ENTREGUE AOS GRUPOS O DESENHO CORTADO EM TIRAS PARA, QUE ELES MONTE O DESENHO E LEIAM. O RATO ROEU A ROUPA DO REI O RATO ROEU A A ROUPA DO REI DE ROMA E A RAINHA RIU DA ROUPA DO DO REI RUIDA !
  • 12. 10_COLOQUE NOME NAS FIGURAS E DESCUBRA O TEXTO ENIGMÁTICO.
  • 13. 11_COLOQUE NOME NAS FIGURAS. _____________ _______________ ________________ ________________ FECHAMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O FILME: (RATATOUILLE) www.youtube.com/watch?v=4XAFYbIxkcA
  • 14. Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire).
  • 15. RELATÓRIO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PROFESSORA: ÂNGELA INÁCIO RAMALHO TURMA: 1° CICLO 1°FASE D. Quando veio a proposta no curso do (PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇAO NA IDADE CERTA), para, trabalhar sequência didática eu, disse pra mim mesma: isso já é o que eu faço em sala de aula com os meus alunos. Mas, depois de assistir todos os slides e ler os materiais do curso, aprendi com a coordenadora Andréa e vi que poderia melhorar e muito, a maneira como eu trabalhava com os meus alunos. Tornando as aulas mais prazerosas e com muito mais aprendizado, saindo da rotina e fazendo com que as crianças tivessem mais interesse pelas aulas. Os pontos positivos para mim foram todos por que, não consegui ver pontos negativos. Foi com certeza muito boa e, até melhor do que imaginei. Consegui alcançar os meus objetivos que é fazer com que eles possam aprender de uma maneira prazerosa e com resultados mais eficazes, não por que são obrigados a estar a li para estudar. Depois do trabalho realizado foi maravilhoso ver que, ate os alunos que tem mais dificuldade de aprendizagem, gostaram de interagir com os colegas e também aprender com eles. Tenho um orgulho enorme de dizer que no final das atividades com a sequência didática, me emocionei com um aluno que leu a parlenda inteira pra mim, isso é muito gratificante para um alfabetizador. “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire
  • 16. RELATÓRIO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PROFESSORA: Mônica TURMA: 1° CICLO 1°FASE C. A sequência Didática trouxe para meus alunos mais interesse, pois as atividades se tornaram mais fácil e mais compreensível para fato das repetições dos personagens nas atividades, melhorando assim a memorização e o aprendizado. O trabalho em grupo trouxe mais aproximação entre os alunos pelo fato dos grupos terem sido através de níveis de aprendizagem. A partir deste, todos os alunos conseguiram atingir o objetivo proposto na sequência. Não teve pontos negativos, porque o objetivo que havia planejado foi atingido.
  • 17. RELATÓRIO DA SEQUENCIA DIDÁTICA PROFESSORA: Elizete TURMA: 1° CICLO 1°FASE B Durante as aulas, apresentadas no Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, foram apresentadas atividades sequenciadas. Elaboramos atividades em grupos, onde os alunos desenvolveram com muito êxito leituras, colagem em papel do tema apresentado (RATO) onde puderam desenvolver suas habilidades e curiosidades sobre o assunto. Observamos as atividades em vários aspectos como leituras das imagens; tipos de letras e curiosidade sobre o tema. Finalizamos a semana com o filme Ratatouille. Notamos que diante dos interesses dos alunos sobre o tema apresentado, pudemos observar que eles tiveram dificuldades com atividades em tirinhas. Não houve ponto negativo.