SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 22
Evangelho Segundo o ESpiritismo Capítulo X Bem Aventurados os que são misericordiosos Reconciliação com os adversários (itens 5 e 6)
Reconciliação com os adversários 5. “Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. - Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil.” (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)
Reconciliação com os adversários 6. Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor;(...) “Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão. O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando”.(...)
Conceitos importantes: Perdoar - do lat. med. perdonare significa “desculpar”, “absolver”, “evitar”. É o estado de ânimo, em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião, é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravado. (Santos, 1965) Reconciliação– do lat. reconciliato, de reconciliare, constituído por re = prefixo iterativo + conciliare = conciliar, trazer a um acordo significa restabelecimento de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)
Diretrizes para o ÊxitoJoanna de Ângelis (...) “A não resistência ao mal. De forma nenhuma significa a sua aceitação tácita, como estímulo ao seu prosseguimento e predominância.  Trata-se de uma conduta trabalhada na decisão de compreender a ocorrência ou o individuo(...) Para manter-se uma conduta compatível com a mensagem de paz, são necessárias a coragem da fé e a certeza da vitória do bem (...) O silêncio, a compreensão e a compaixão tornam-se recursos poderoso para anular a violência, sem extinguir o violento, para diluir o mal, sem aniquilar o homem mal. (...)
O valor terapêutico do perdãoFrancisco Cajazeiras Exercícios para o perdão: Auto perdão Auto exame Tomar o ofensor como ignorante Entender o ofensor como enfermo Entender o ofensor como instrumento de prova Considerar a impessoalidade da ofensa
O prazeres da AlmaHammed “ Perdoa é, acima de tudo, habilidade de compreender dificuldades...” “Perdoar-nos elimina a idéia fixa no remorso por algo que aconteceu ontem e a ansiedade do que poderá ser revelado ou vir a acontecer amanhã...
Prisioneiro de mim mesmo Quando falamos em perdão, sempre somos acometidos de um desconforto terrível. Isso porque pedir perdão, de alguma forma soa como humilhação.E perdoar, como fraqueza.
Prisioneiro de mim mesmo Mas assim como zelamos por nosso corpo no tocante à higiene, à alimentação e à boa apresentação, a nossa mente e a  nossa alma também carecem de cuidados.
Prisioneiro de mim mesmo Recentemente, numa palestra, me foi relembrado a respiração espiritual feita através dos “Ps” (Pês).  1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Por mais bondoso(a) e caridoso(a) que você seja, ainda assim você terá pendências nesta área. Certamente há alguém que você magoou e isso precisa ser acertado. (ARGH!!!)
Prisioneiro de mim mesmo 1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Diz-se que o tempo é o melhor remédio.De fato o tempo ajuda, mas sem anti-sépticos e cuidados apropriados, as feridas não se curam. É preciso dar uma ajuda ao tempo colocando o antibiótico do perdão em nossos relacionamentos.
Prisioneiro de mim mesmo 1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Se ofendi, devo me desculpar. Humildemente, eu preciso reconhecer que, independente da situação ou pessoas envolvidas, havendo a ofensa, há também a necessidade do pedido de perdão.  Infelizmente não é possível sermos humildes, sem que, às vezes, sejamos humilhados!
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Esta outra situação não é tão corriqueira e é mais difícil acertar, pois sempre implica em prejuízo(para nós!)
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Um “serial-killer” de um “sem-número” de mulheres, ouvia com frieza, as sentenças cumulativas de prisão perpétua a que ele seria submetido. Sua frieza foi quebrada depois que a palavra foi concedida aos familiares das vítimas e um senhor, pai de uma delas disse:
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. “Os seus atos tornam muito difícil para mim cumprir o mandamento de Nosso Senhor no tocante a perdoar nossos inimigos! Mas eu o perdôo, pois eu preciso continuar a viver e amar as pessoas que me cercam.E este ódio por você, me aprisionou e está me corroendo.De minha parte, você está perdoado por tirar a vida de minha filha. E eu estou livre!”
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. São a estas PPP´s que me refiro. Lembra de alguma pessoa que você precisa perdoar?Me diga, quem tem a primazia em seus pensamentos? Veja se não são dois grupos de pessoas:O das pessoas que você ama e o das que você não simpatiza, digamos assim.
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. É a esse grupo que você “não tem os melhores pensamentos”, ou até rancor, beirando o ódio, que você precisa perdoar. Mesmo dizendo não ter rancor dos que já lhe ofenderam, eu o convido a reavaliar seus sentimentos. Quanto mais profundo você descer nessa imersão, maiores serão suas surpresas e sua alma emergirá mais leve.
Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Ressentimento, mágoas, ódio disfarçado, rancor ou desejo de vingança é sinal de situação carente de perdão. Meu convite para você é: rasgue os “cheques emocionais” que têm  tirado o seu sono, a alegria de viver, e ofuscado o brilho de seus olhos.E você voltará a sentir sua alma queimar de paz e alegria. Mesmo no profundo das dificuldades, vai senti-la a brilhar.
Prisioneiro de mim mesmo Por mais desconfortável que seja, eu tenho que buscar forças e pensar em perdão.Esta é a única maneira de voltar a gozar de paz e alegria.Perdoar, não é uma fraqueza, e sim uma manifestação de poder.
Prisioneiro de mim mesmo EU Preciso Perdoar as Pessoasque me magoaram.  Lewis Smedes em seu livro “Perdoar e esquecer”, diz:  “Perdoar é deixar o prisioneiro ir livre e depois descobrir que o prisioneiro era você”! Liberte-se! 	Seja Feliz! www.mensagensvirtuais.com.br
Perdão e liberdade Necessitamos do perdão, para conviver neste mundo. Porque ninguém pode ser perfeito, se caminha sobre a terra, e assim o erro é natural no homem; é através do erro, que descobrimos o acerto. Como é através da tristeza, que descobrimos o valor da felicidade.Precisamos aprender a perdoar, porque todos necessitamos ser perdoados. E como alguém poderá confiar no perdão de outrem, se não consegue acreditar no seu próprio perdão?Cada erro é uma experiência a mais; e no arrependimento está o seu próprio castigo, que na verdade é apenas uma forma de acelerar o aprendizado. Mas é dentro de cada homem que deve nascer o arrependimento, pois dos castigos por outrem infligidos apenas pode brotar a revolta.Precisamos aprender a perdoar.Para que possamos libertar a nós mesmos!
“Nada tenho que perdoar a ninguém, porque nunca ninguém me ofendeu”. Mahatma Ghandi

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

O perdão a luz da psicologia de jesus
O perdão a luz da psicologia de jesusO perdão a luz da psicologia de jesus
O perdão a luz da psicologia de jesuspmabonfim
 
A importância do perdão
A importância do perdãoA importância do perdão
A importância do perdãoHelio Cruz
 
Palestra Perdão e Reconciliação
Palestra Perdão e ReconciliaçãoPalestra Perdão e Reconciliação
Palestra Perdão e ReconciliaçãoVictor Passos
 
Perdão
PerdãoPerdão
PerdãoNoimix
 
A dinamica do perdão
A dinamica do perdãoA dinamica do perdão
A dinamica do perdãoEliane Costa
 
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De RosaRosana De Rosa
 
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiosos
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiososPalestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiosos
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiososTiburcio Santos
 
O cristão e o perdão
O cristão e  o perdãoO cristão e  o perdão
O cristão e o perdãoPaulo Roberto
 
Indulgencia www.forumespirita.net
Indulgencia www.forumespirita.netIndulgencia www.forumespirita.net
Indulgencia www.forumespirita.netFórum Espírita
 
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De RosaRosana De Rosa
 

Mais procurados (20)

O perdão a luz da psicologia de jesus
O perdão a luz da psicologia de jesusO perdão a luz da psicologia de jesus
O perdão a luz da psicologia de jesus
 
A importância do perdão
A importância do perdãoA importância do perdão
A importância do perdão
 
Palestra Perdão e Reconciliação
Palestra Perdão e ReconciliaçãoPalestra Perdão e Reconciliação
Palestra Perdão e Reconciliação
 
Perdão
PerdãoPerdão
Perdão
 
A dinamica do perdão
A dinamica do perdãoA dinamica do perdão
A dinamica do perdão
 
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa
2012-5-6-Palestra-A Importância do Perdão-Rosana De Rosa
 
ReconciliaçãO Com Os AdversáRios
ReconciliaçãO Com Os AdversáRiosReconciliaçãO Com Os AdversáRios
ReconciliaçãO Com Os AdversáRios
 
Perdão
PerdãoPerdão
Perdão
 
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiosos
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiososPalestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiosos
Palestra ESE cap 10 Bem-aventurados os misericordiosos
 
A dinãmica do perdão
A dinãmica do perdão A dinãmica do perdão
A dinãmica do perdão
 
Palestra 22 a força do perdão
Palestra 22 a força do perdãoPalestra 22 a força do perdão
Palestra 22 a força do perdão
 
O cristão e o perdão
O cristão e  o perdãoO cristão e  o perdão
O cristão e o perdão
 
Ciência do perdão
Ciência do perdãoCiência do perdão
Ciência do perdão
 
A Arte Do Perdao
A Arte Do PerdaoA Arte Do Perdao
A Arte Do Perdao
 
Indulgencia www.forumespirita.net
Indulgencia www.forumespirita.netIndulgencia www.forumespirita.net
Indulgencia www.forumespirita.net
 
Perdão
PerdãoPerdão
Perdão
 
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa
2013-03-17-Palestra-Bem Aventurados os Misericordiosos-Rosana De Rosa
 
Perdão na visão espírita
Perdão na visão espíritaPerdão na visão espírita
Perdão na visão espírita
 
O Perdão - Espirtismo
O Perdão - EspirtismoO Perdão - Espirtismo
O Perdão - Espirtismo
 
é Permitido Repreender Os Outros
é Permitido Repreender Os Outrosé Permitido Repreender Os Outros
é Permitido Repreender Os Outros
 

Destaque

Halloween Historia - em Portugues
Halloween Historia - em PortuguesHalloween Historia - em Portugues
Halloween Historia - em PortuguesEliete
 
O sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusO sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusJeronimo Nunes
 
O sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusO sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusMoisés Sampaio
 
Reflexões para vivência cristã
Reflexões para vivência cristãReflexões para vivência cristã
Reflexões para vivência cristãGraça Maciel
 
Etenas licões de vida
Etenas licões de vidaEtenas licões de vida
Etenas licões de vidaGraça Maciel
 
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora Isis
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora IsisCaminhos e escolhas - livro publicado pela Editora Isis
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora IsisEleonora Bravo
 
Muitos os chamados, poucos os escolhidos
Muitos os chamados, poucos os escolhidosMuitos os chamados, poucos os escolhidos
Muitos os chamados, poucos os escolhidosGraça Maciel
 
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10Patricia Farias
 
Justiça das Aflições
Justiça das AfliçõesJustiça das Aflições
Justiça das Afliçõesigmateus
 
O que se deve entender por pobres de espírito
O que se deve entender por pobres de espíritoO que se deve entender por pobres de espírito
O que se deve entender por pobres de espíritoHelio Cruz
 
Cap. 09 Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)
Cap. 09   Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)Cap. 09   Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)
Cap. 09 Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)Edvaldok1958
 
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitos
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitosCap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitos
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitosEduardo Ottonelli Pithan
 
Como vencer as más paixões
Como vencer as más paixõesComo vencer as más paixões
Como vencer as más paixõesGraça Maciel
 

Destaque (20)

Halloween Historia - em Portugues
Halloween Historia - em PortuguesHalloween Historia - em Portugues
Halloween Historia - em Portugues
 
O EVANGELHO E O FUTURO
O EVANGELHO E O FUTUROO EVANGELHO E O FUTURO
O EVANGELHO E O FUTURO
 
Os Sacrifícios
Os SacrifíciosOs Sacrifícios
Os Sacrifícios
 
Reflexões oportunas!
Reflexões oportunas!Reflexões oportunas!
Reflexões oportunas!
 
O sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusO sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a Deus
 
O sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusO sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a Deus
 
Reflexões para vivência cristã
Reflexões para vivência cristãReflexões para vivência cristã
Reflexões para vivência cristã
 
O sacrificio mais agradável a Deus
O sacrificio mais agradável a DeusO sacrificio mais agradável a Deus
O sacrificio mais agradável a Deus
 
Etenas licões de vida
Etenas licões de vidaEtenas licões de vida
Etenas licões de vida
 
Slide 1
Slide 1Slide 1
Slide 1
 
Marcha do progresso
Marcha do progressoMarcha do progresso
Marcha do progresso
 
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora Isis
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora IsisCaminhos e escolhas - livro publicado pela Editora Isis
Caminhos e escolhas - livro publicado pela Editora Isis
 
Muitos os chamados, poucos os escolhidos
Muitos os chamados, poucos os escolhidosMuitos os chamados, poucos os escolhidos
Muitos os chamados, poucos os escolhidos
 
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10
Livro dos Espíritos Q 312 ESE Cap.26 item 10
 
Justiça das Aflições
Justiça das AfliçõesJustiça das Aflições
Justiça das Aflições
 
O que se deve entender por pobres de espírito
O que se deve entender por pobres de espíritoO que se deve entender por pobres de espírito
O que se deve entender por pobres de espírito
 
Cap. 09 Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)
Cap. 09   Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)Cap. 09   Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)
Cap. 09 Bem aventurados os brandos e pacíficos ( fazer a diferença)
 
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitos
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitosCap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitos
Cap 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo, bem aventurados os aflitos aflitos
 
Como vencer as más paixões
Como vencer as más paixõesComo vencer as más paixões
Como vencer as más paixões
 
Nossas escolhas
Nossas escolhasNossas escolhas
Nossas escolhas
 

Semelhante a Evangelho segundo o e spiritismo

Semelhante a Evangelho segundo o e spiritismo (20)

Prisioneiro de
Prisioneiro dePrisioneiro de
Prisioneiro de
 
Auxílio da Bíblia no Combate à Depressão
Auxílio da Bíblia no Combate à DepressãoAuxílio da Bíblia no Combate à Depressão
Auxílio da Bíblia no Combate à Depressão
 
Enquanto estamos a caminho
Enquanto estamos a caminhoEnquanto estamos a caminho
Enquanto estamos a caminho
 
vencendo a depressão
vencendo a depressãovencendo a depressão
vencendo a depressão
 
Perdo 130429173017-phpapp01
Perdo 130429173017-phpapp01Perdo 130429173017-phpapp01
Perdo 130429173017-phpapp01
 
O perdão a indulgencia
O perdão a indulgenciaO perdão a indulgencia
O perdão a indulgencia
 
vencendo a depressão
vencendo a depressãovencendo a depressão
vencendo a depressão
 
O Perdão,lei de Evolução e Progresso
O Perdão,lei de Evolução e ProgressoO Perdão,lei de Evolução e Progresso
O Perdão,lei de Evolução e Progresso
 
Evangeliza - Reconciliação
Evangeliza - ReconciliaçãoEvangeliza - Reconciliação
Evangeliza - Reconciliação
 
Perdao
PerdaoPerdao
Perdao
 
Tomada de consciência
Tomada de consciênciaTomada de consciência
Tomada de consciência
 
120979601 cirurgia-moral-joao-nunes-maia-espirito-de-lancellin
120979601 cirurgia-moral-joao-nunes-maia-espirito-de-lancellin120979601 cirurgia-moral-joao-nunes-maia-espirito-de-lancellin
120979601 cirurgia-moral-joao-nunes-maia-espirito-de-lancellin
 
A dinamica do perdão
A dinamica do perdãoA dinamica do perdão
A dinamica do perdão
 
(28) Cura Interior.pdf
(28) Cura Interior.pdf(28) Cura Interior.pdf
(28) Cura Interior.pdf
 
Decepções
DecepçõesDecepções
Decepções
 
A cola infalível
A cola infalívelA cola infalível
A cola infalível
 
O empréstimo
O empréstimoO empréstimo
O empréstimo
 
Perdao
PerdaoPerdao
Perdao
 
Série Evangelho no Lar - Cap. 15 - Agressores e Nós
Série Evangelho no Lar - Cap. 15 - Agressores e NósSérie Evangelho no Lar - Cap. 15 - Agressores e Nós
Série Evangelho no Lar - Cap. 15 - Agressores e Nós
 
Edição n. 35 do CH Noticias - Maio/2018
Edição n. 35 do CH Noticias - Maio/2018Edição n. 35 do CH Noticias - Maio/2018
Edição n. 35 do CH Noticias - Maio/2018
 

Mais de Ana Cláudia Leal Felgueiras

O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.
O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.
O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.Ana Cláudia Leal Felgueiras
 
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de Janeiro
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de JaneiroCongresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de Janeiro
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de JaneiroAna Cláudia Leal Felgueiras
 
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao Sobrenatural
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao SobrenaturalLivro do médiuns - Do maravilhoso ao Sobrenatural
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao SobrenaturalAna Cláudia Leal Felgueiras
 

Mais de Ana Cláudia Leal Felgueiras (20)

O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.
O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.
O Livro dos Espíritos perg. 128 a 131 Anjos e Demônios.
 
Espiritismo no mundo
Espiritismo no mundoEspiritismo no mundo
Espiritismo no mundo
 
Mediunidade _ Estudo para Mocidade
Mediunidade _ Estudo para MocidadeMediunidade _ Estudo para Mocidade
Mediunidade _ Estudo para Mocidade
 
Gratidão
GratidãoGratidão
Gratidão
 
Parábola do Últimos Lugares
Parábola do Últimos LugaresParábola do Últimos Lugares
Parábola do Últimos Lugares
 
Parábola das Bodas
Parábola das BodasParábola das Bodas
Parábola das Bodas
 
Ovelha Perdida
Ovelha PerdidaOvelha Perdida
Ovelha Perdida
 
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de Janeiro
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de JaneiroCongresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de Janeiro
Congresso das Mocidades Espíritas do estado do Rio de Janeiro
 
Sexo e obsessão
Sexo e obsessãoSexo e obsessão
Sexo e obsessão
 
Lei de reprodução
Lei de reproduçãoLei de reprodução
Lei de reprodução
 
Simpatias e antipatias terrenas
Simpatias e antipatias terrenasSimpatias e antipatias terrenas
Simpatias e antipatias terrenas
 
Resposta sexo
Resposta sexoResposta sexo
Resposta sexo
 
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens..."
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens...""Ainda que eu falasse as línguas dos homens..."
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens..."
 
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao Sobrenatural
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao SobrenaturalLivro do médiuns - Do maravilhoso ao Sobrenatural
Livro do médiuns - Do maravilhoso ao Sobrenatural
 
História do espiritismo no Brasil
História do espiritismo no BrasilHistória do espiritismo no Brasil
História do espiritismo no Brasil
 
Senhor que queres que eu faça?
Senhor que queres que eu faça?Senhor que queres que eu faça?
Senhor que queres que eu faça?
 
Pluralidade dos mundos habitados
Pluralidade dos mundos habitadosPluralidade dos mundos habitados
Pluralidade dos mundos habitados
 
Ananias e Saulo
Ananias e SauloAnanias e Saulo
Ananias e Saulo
 
Se quisesse
Se quisesseSe quisesse
Se quisesse
 
Tipos de mediunidade
Tipos de mediunidadeTipos de mediunidade
Tipos de mediunidade
 

Evangelho segundo o e spiritismo

  • 1. Evangelho Segundo o ESpiritismo Capítulo X Bem Aventurados os que são misericordiosos Reconciliação com os adversários (itens 5 e 6)
  • 2. Reconciliação com os adversários 5. “Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. - Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil.” (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)
  • 3. Reconciliação com os adversários 6. Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor;(...) “Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão. O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando”.(...)
  • 4. Conceitos importantes: Perdoar - do lat. med. perdonare significa “desculpar”, “absolver”, “evitar”. É o estado de ânimo, em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião, é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravado. (Santos, 1965) Reconciliação– do lat. reconciliato, de reconciliare, constituído por re = prefixo iterativo + conciliare = conciliar, trazer a um acordo significa restabelecimento de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)
  • 5. Diretrizes para o ÊxitoJoanna de Ângelis (...) “A não resistência ao mal. De forma nenhuma significa a sua aceitação tácita, como estímulo ao seu prosseguimento e predominância. Trata-se de uma conduta trabalhada na decisão de compreender a ocorrência ou o individuo(...) Para manter-se uma conduta compatível com a mensagem de paz, são necessárias a coragem da fé e a certeza da vitória do bem (...) O silêncio, a compreensão e a compaixão tornam-se recursos poderoso para anular a violência, sem extinguir o violento, para diluir o mal, sem aniquilar o homem mal. (...)
  • 6. O valor terapêutico do perdãoFrancisco Cajazeiras Exercícios para o perdão: Auto perdão Auto exame Tomar o ofensor como ignorante Entender o ofensor como enfermo Entender o ofensor como instrumento de prova Considerar a impessoalidade da ofensa
  • 7. O prazeres da AlmaHammed “ Perdoa é, acima de tudo, habilidade de compreender dificuldades...” “Perdoar-nos elimina a idéia fixa no remorso por algo que aconteceu ontem e a ansiedade do que poderá ser revelado ou vir a acontecer amanhã...
  • 8. Prisioneiro de mim mesmo Quando falamos em perdão, sempre somos acometidos de um desconforto terrível. Isso porque pedir perdão, de alguma forma soa como humilhação.E perdoar, como fraqueza.
  • 9. Prisioneiro de mim mesmo Mas assim como zelamos por nosso corpo no tocante à higiene, à alimentação e à boa apresentação, a nossa mente e a nossa alma também carecem de cuidados.
  • 10. Prisioneiro de mim mesmo Recentemente, numa palestra, me foi relembrado a respiração espiritual feita através dos “Ps” (Pês). 1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Por mais bondoso(a) e caridoso(a) que você seja, ainda assim você terá pendências nesta área. Certamente há alguém que você magoou e isso precisa ser acertado. (ARGH!!!)
  • 11. Prisioneiro de mim mesmo 1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Diz-se que o tempo é o melhor remédio.De fato o tempo ajuda, mas sem anti-sépticos e cuidados apropriados, as feridas não se curam. É preciso dar uma ajuda ao tempo colocando o antibiótico do perdão em nossos relacionamentos.
  • 12. Prisioneiro de mim mesmo 1º PPPP. Pessoas que Preciso Pedir Perdão. Se ofendi, devo me desculpar. Humildemente, eu preciso reconhecer que, independente da situação ou pessoas envolvidas, havendo a ofensa, há também a necessidade do pedido de perdão. Infelizmente não é possível sermos humildes, sem que, às vezes, sejamos humilhados!
  • 13. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Esta outra situação não é tão corriqueira e é mais difícil acertar, pois sempre implica em prejuízo(para nós!)
  • 14. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Um “serial-killer” de um “sem-número” de mulheres, ouvia com frieza, as sentenças cumulativas de prisão perpétua a que ele seria submetido. Sua frieza foi quebrada depois que a palavra foi concedida aos familiares das vítimas e um senhor, pai de uma delas disse:
  • 15. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. “Os seus atos tornam muito difícil para mim cumprir o mandamento de Nosso Senhor no tocante a perdoar nossos inimigos! Mas eu o perdôo, pois eu preciso continuar a viver e amar as pessoas que me cercam.E este ódio por você, me aprisionou e está me corroendo.De minha parte, você está perdoado por tirar a vida de minha filha. E eu estou livre!”
  • 16. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. São a estas PPP´s que me refiro. Lembra de alguma pessoa que você precisa perdoar?Me diga, quem tem a primazia em seus pensamentos? Veja se não são dois grupos de pessoas:O das pessoas que você ama e o das que você não simpatiza, digamos assim.
  • 17. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. É a esse grupo que você “não tem os melhores pensamentos”, ou até rancor, beirando o ódio, que você precisa perdoar. Mesmo dizendo não ter rancor dos que já lhe ofenderam, eu o convido a reavaliar seus sentimentos. Quanto mais profundo você descer nessa imersão, maiores serão suas surpresas e sua alma emergirá mais leve.
  • 18. Prisioneiro de mim mesmo 2º PPP. Pessoas que eu Preciso Perdoar. Ressentimento, mágoas, ódio disfarçado, rancor ou desejo de vingança é sinal de situação carente de perdão. Meu convite para você é: rasgue os “cheques emocionais” que têm tirado o seu sono, a alegria de viver, e ofuscado o brilho de seus olhos.E você voltará a sentir sua alma queimar de paz e alegria. Mesmo no profundo das dificuldades, vai senti-la a brilhar.
  • 19. Prisioneiro de mim mesmo Por mais desconfortável que seja, eu tenho que buscar forças e pensar em perdão.Esta é a única maneira de voltar a gozar de paz e alegria.Perdoar, não é uma fraqueza, e sim uma manifestação de poder.
  • 20. Prisioneiro de mim mesmo EU Preciso Perdoar as Pessoasque me magoaram. Lewis Smedes em seu livro “Perdoar e esquecer”, diz: “Perdoar é deixar o prisioneiro ir livre e depois descobrir que o prisioneiro era você”! Liberte-se! Seja Feliz! www.mensagensvirtuais.com.br
  • 21. Perdão e liberdade Necessitamos do perdão, para conviver neste mundo. Porque ninguém pode ser perfeito, se caminha sobre a terra, e assim o erro é natural no homem; é através do erro, que descobrimos o acerto. Como é através da tristeza, que descobrimos o valor da felicidade.Precisamos aprender a perdoar, porque todos necessitamos ser perdoados. E como alguém poderá confiar no perdão de outrem, se não consegue acreditar no seu próprio perdão?Cada erro é uma experiência a mais; e no arrependimento está o seu próprio castigo, que na verdade é apenas uma forma de acelerar o aprendizado. Mas é dentro de cada homem que deve nascer o arrependimento, pois dos castigos por outrem infligidos apenas pode brotar a revolta.Precisamos aprender a perdoar.Para que possamos libertar a nós mesmos!
  • 22. “Nada tenho que perdoar a ninguém, porque nunca ninguém me ofendeu”. Mahatma Ghandi