SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 27
Mercosul Mercado Comum do Sul
O que é o Mercosul? O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul é a união de livre comércio  intrazona e política comercial comum de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco  era composto por quatro países: Argentina , Brasil , Paraguai e Uruguai. Desde 2006 , a Venezuela  depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já ratificaram-na. No dia 17 de dezembro de 2007, o Israel assinou o primeiro acordo de livre comércio (ALC) com o bloco. No dia 2 de agosto de 2010 , foi a vez de o Egito assinar também um ALC.
Planos do Mercosul Em 2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos(2002), que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai). Uma das fontes de insegurança jurídica nesse bloco de integração era a falta de um tribunal permanente.
Pelo Tratado ficou estabelecido:  A Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países eliminando-se os direitos alfandegários e tarifas (É claro que essa mudança vai acontecendo gradualmente, e não de uma hora para outra).
O estabelecimento de uma tarifa externa comum.Coordenação política macroeconômica e setoriais entre os Estados-Partes - (de comércio exterior: agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais: de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras) - a fim de assegurar as condições concorrência.
O MERCOSUL segue uma nova tendência no mundo moderno, que é a união de várias nações em grupos ou Blocos Econômicos.
É importante ressaltar que o objetivo do MERCOSUL não é isolar os países membros do resto do mundo e mudar somente o comércio interno, mas sim, fortalecê-los para melhor competir com os outros países e blocos econômicos.
Objetivos Pretendidos pelo MERCOSUL : A aliança dos países do cone sul ( Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai ), busca um intercâmbio de mercadorias, tecnologias e de profissionais, maior do que vinha sendo praticado, e uma redução gradativa ou eliminação de tarifas cambiais
A livre circulação, de bens, serviços e capitais e o tratamento homogêneo nas relações comerciais com 3ºs. países foram escolhidos como estratégias para o aprimoramento da competitividade dos agentes econômicos intra-bloco, tendo-se como horizonte sua melhor inserção econômica em um cenário internacional caracterizado pela globalização dos circuitos produtivos financeiros e pela consolidação dos blocos regionais de comércio, num contexto histórico pós-guerra fria marcado pelo influxo das novas tecnologias de informação e das novas organizações enxutas e flexíveis.
 Membros   O Mercosul tem como Estados Associado Bolivia, Chile , Peru , Colômbia, Equador, Brasil e Argentina.
Bolívia, Equador, Colômbia e Peru integram a Comunidade Andina (CAN), bloco com que o Mercosul também firmará um acordo comercial
 Economia                     O valor estimado do PIB dos países do Mercosul utilizando o critério de Paridade do Poder de Compra (PPC). É utilizada como unidade monetária o dólar internacional. Dados do Banco Mundial sobre PIB e população:
Migração interna
O Mercosul, Bolívia e Chile estabeleceram que todo esse território constitui uma Área de Livre Residência com direito ao trabalho para todos seus cidadãos, sem exigência de outro requisito além da própria nacionalidade. A Área de Livre Residência foi estabelecida na reunião de cúpula de Presidentes em Brasília, mediante o "Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile" assinado em 6 de dezembro de 2002.
A simplicidade visa salientar um intercâmbio entre os países, para uma real formação comunitária, tendo assim expresso, além da facilidade de entrada, a garantia de direitos fundamentais de todos os que migrarem de um país a outro. Além das liberdades civis - direito de ir e vir, ao trabalho, à associação, ao culto e outros, do direito de reunião familiar de transferência de recursos, o Acordo faz avanços em duas áreas importantes: a trabalhista e a educacional.
Internalização dos laudos pelos Países Partes Os países partes do Mercosul possuem diferentes mecanismos constitucionais para "internalizar" as normas estabelecidas pelo bloco e atribuem diferentes graus de supremacia em seu direito interno. Na Argentina e Paraguai, que têm adotado o sistema conhecido como "monista", os tratados e protocolos ratificados têm valor superior às leis nacionais e, portanto, não podem ser derrogados nem supridos por estas. No Brasil e Uruguai, que têm adotado o sistema conhecido como "dualista", os tratados e protocolos têm o mesmo valor que as leis nacionais e, portanto, estas predominam sobre aqueles se são de data posterior.
       brasil           x        uruguai
Por outro lado, as constituições dos países partes não têm definido com clareza o status jurídico das normas obrigatórias ditadas pelos organismos decisórios do Mercosul, nem suas condições de validez interna em cada estado.
Na prática, cada país tem elaborado procedimentos que permitam uma rápida incorporação das normas do Mercosul como direito interno, mas em nenhum caso há uma aplicação direta. Isto tem levado a vários especialistas a sustentar que o direito do Mercosul não tem uma condição de direito comunitário.
Plano Trienal Para o Setor de Educação  O Plano de Educação para o Desenvolvimento e a Integração da América Latina, elaborado pela equipe institucional PARLATINO/UNESCO, trata da proposta de modificação e ajuste dos conteúdos e procedimentos vigentes nos sistemas educativos dos países da América Latina, com a finalidade de que se convertam em agentes transmissores de valores e pautas de comportamento que façam dos latino-americanos, indivíduos conscientes, positivos, dinâmicos e construtivos nos processos de desenvolvimento e integração, tanto do continente, como de cada país em particular.
Tratado de Assunção PLAN TRIENAL 1998-2000 DEL SECTOR EDUCATIVO DEL MERCOSURQuanto ao sistema educacional, este deve viabilizar o intercâmbio de profissionais entre os países componentes. Para iniciar esse processo, o tratado de Assunção concluiu por aprovar o Protocolo de Integração Educacional dos países componentes do Mercosul, pelo reconhecimento dos certificados e títulos de ensino do nível primário e médio, exceção aos de nível técnico ( profissionalizante).
Bacia do prata:local de confrontos e disputas
Antecedentes A América do Sul foi, ao longo de cinco séculos, palco das mais violentas batalhas do continente americano. Desde a chegada dos espanhóis e portugueses ao continente, a Bacia do Prata foi cenário das disputas luso-espanholas por território (o território que hoje é o Uruguaijá foi espanhol, português, novamente espanhol e brasileiro). Entretanto, ao mesmo tempo, nesta região situam-se capítulos fundamentais da emancipação política e econômica dos futuros sócios do Mercosul .
Integrantes do grupo: Emanuel Luis Filipe Caíque Ítalo Matheus Ícaro

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (19)

Mercosul
MercosulMercosul
Mercosul
 
Mercosul slides
Mercosul slidesMercosul slides
Mercosul slides
 
O Mercosul potencializa o Brasil - André Reis
O Mercosul potencializa o Brasil - André ReisO Mercosul potencializa o Brasil - André Reis
O Mercosul potencializa o Brasil - André Reis
 
Direito economico e financeiro slides mercosul
Direito economico e financeiro slides mercosulDireito economico e financeiro slides mercosul
Direito economico e financeiro slides mercosul
 
Mercosul Helienne valéria
Mercosul   Helienne valériaMercosul   Helienne valéria
Mercosul Helienne valéria
 
Trabalho de geografia mercosul
Trabalho de geografia mercosulTrabalho de geografia mercosul
Trabalho de geografia mercosul
 
Mercosul
MercosulMercosul
Mercosul
 
Blocos economicos brasil e o mercosul
Blocos economicos  brasil e o mercosulBlocos economicos  brasil e o mercosul
Blocos economicos brasil e o mercosul
 
Mercosul
MercosulMercosul
Mercosul
 
Mercosul-Membros efetivos,associados e entrada de novos países no bloco.
 Mercosul-Membros efetivos,associados e  entrada de novos países no bloco. Mercosul-Membros efetivos,associados e  entrada de novos países no bloco.
Mercosul-Membros efetivos,associados e entrada de novos países no bloco.
 
Aula
AulaAula
Aula
 
Aladi
AladiAladi
Aladi
 
Curso Parlasul IDPC (Instituto de Estudos Deputado Paulo Carvalho)
Curso Parlasul IDPC (Instituto de Estudos Deputado Paulo Carvalho)Curso Parlasul IDPC (Instituto de Estudos Deputado Paulo Carvalho)
Curso Parlasul IDPC (Instituto de Estudos Deputado Paulo Carvalho)
 
Grupo 3
Grupo 3Grupo 3
Grupo 3
 
Mercosul jus navegandi
Mercosul   jus navegandiMercosul   jus navegandi
Mercosul jus navegandi
 
Mercosul
Mercosul Mercosul
Mercosul
 
Grandes blocos econômicos
Grandes blocos econômicosGrandes blocos econômicos
Grandes blocos econômicos
 
Mercosul
MercosulMercosul
Mercosul
 
Blocos Econonomicos
Blocos Econonomicos Blocos Econonomicos
Blocos Econonomicos
 

Andere mochten auch

PaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidos
PaíSes Jovens E PaíSes EnvelhecidosPaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidos
PaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidosanaluisacvieira
 
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...FEANTSA
 
Proyecto Segundo Poli 2007
Proyecto Segundo Poli 2007Proyecto Segundo Poli 2007
Proyecto Segundo Poli 2007ProfeRanea
 
Variação radiação solar
Variação radiação solarVariação radiação solar
Variação radiação solarElsa Condeço
 
Plano 2013 - 2014
Plano 2013 - 2014 Plano 2013 - 2014
Plano 2013 - 2014 jagbra
 
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆDoc Edu
 
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010Als het kalf verdronken is 2 juni 2010
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010RonaldDijkstra
 
Freguesias co Concelho de Alijó
Freguesias co Concelho de AlijóFreguesias co Concelho de Alijó
Freguesias co Concelho de AlijóFábio da Cunha
 
61444 545105545561930 148858715_n
61444 545105545561930 148858715_n61444 545105545561930 148858715_n
61444 545105545561930 148858715_nVanessa Leong
 
Aspectos Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On Line
Aspectos  Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On LineAspectos  Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On Line
Aspectos Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On LineLuciana Grof
 
Trabalho final tic mónica pereira
Trabalho final tic mónica pereiraTrabalho final tic mónica pereira
Trabalho final tic mónica pereiraMónica Pereira
 
Compte rendu automatique 2
Compte rendu automatique 2Compte rendu automatique 2
Compte rendu automatique 2hamdinho
 
la real caperusa tonta
la real caperusa tontala real caperusa tonta
la real caperusa tontaangls007
 

Andere mochten auch (20)

PaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidos
PaíSes Jovens E PaíSes EnvelhecidosPaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidos
PaíSes Jovens E PaíSes Envelhecidos
 
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...
Changing strategies - getting better quality and more services from a limited...
 
Linguagem A Barca
Linguagem A BarcaLinguagem A Barca
Linguagem A Barca
 
Proyecto Segundo Poli 2007
Proyecto Segundo Poli 2007Proyecto Segundo Poli 2007
Proyecto Segundo Poli 2007
 
Presentacion simulaepirocc2011
Presentacion simulaepirocc2011Presentacion simulaepirocc2011
Presentacion simulaepirocc2011
 
Variação radiação solar
Variação radiação solarVariação radiação solar
Variação radiação solar
 
Plano 2013 - 2014
Plano 2013 - 2014 Plano 2013 - 2014
Plano 2013 - 2014
 
Slide palestina
Slide palestinaSlide palestina
Slide palestina
 
Kraszewice, poland, before and now, by k.golanowski, w.gierosz
Kraszewice, poland, before and now, by  k.golanowski, w.gieroszKraszewice, poland, before and now, by  k.golanowski, w.gierosz
Kraszewice, poland, before and now, by k.golanowski, w.gierosz
 
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ
04การเคลื่อนที่แบบต่างๆ
 
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010Als het kalf verdronken is 2 juni 2010
Als het kalf verdronken is 2 juni 2010
 
Freguesias co Concelho de Alijó
Freguesias co Concelho de AlijóFreguesias co Concelho de Alijó
Freguesias co Concelho de Alijó
 
Cragir4.04 6.04
Cragir4.04 6.04Cragir4.04 6.04
Cragir4.04 6.04
 
61444 545105545561930 148858715_n
61444 545105545561930 148858715_n61444 545105545561930 148858715_n
61444 545105545561930 148858715_n
 
Aspectos Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On Line
Aspectos  Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On LineAspectos  Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On Line
Aspectos Mais relevantes em Desenho de Aprendizagem e de Atividades On Line
 
Geografia da Revolução
Geografia da RevoluçãoGeografia da Revolução
Geografia da Revolução
 
Trabalho final tic mónica pereira
Trabalho final tic mónica pereiraTrabalho final tic mónica pereira
Trabalho final tic mónica pereira
 
corre michael corre
corre michael correcorre michael corre
corre michael corre
 
Compte rendu automatique 2
Compte rendu automatique 2Compte rendu automatique 2
Compte rendu automatique 2
 
la real caperusa tonta
la real caperusa tontala real caperusa tonta
la real caperusa tonta
 

Ähnlich wie O que é o Mercosul e seus objetivos

Divisão do trabalho
Divisão do trabalhoDivisão do trabalho
Divisão do trabalhoGeorge Bruno
 
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...Melissa Takenaka
 
A educação superior nas universidades de fronteira
A  educação  superior nas universidades de fronteiraA  educação  superior nas universidades de fronteira
A educação superior nas universidades de fronteiraFélix Caballero
 
Aula 6 comércio internacional e blocos economicos
Aula 6   comércio internacional e blocos economicosAula 6   comércio internacional e blocos economicos
Aula 6 comércio internacional e blocos economicosIsabela Espíndola
 
Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1edeneysantos
 
Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1edeneysantos
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)Edinho Silva
 
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...Noronha Advogados
 
O Brasil a globalização e os blocos econômicos
O Brasil a globalização e os blocos econômicosO Brasil a globalização e os blocos econômicos
O Brasil a globalização e os blocos econômicosColégio Nova Geração COC
 
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptx
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptxBLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptx
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptxFernanda Castello
 

Ähnlich wie O que é o Mercosul e seus objetivos (20)

Divisão do trabalho
Divisão do trabalhoDivisão do trabalho
Divisão do trabalho
 
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...
O parlamento do MERCOSUL, formação, estrutura atual, competência e produção l...
 
Mercosul
MercosulMercosul
Mercosul
 
A educação superior nas universidades de fronteira
A  educação  superior nas universidades de fronteiraA  educação  superior nas universidades de fronteira
A educação superior nas universidades de fronteira
 
Parlamento do Mercosul
Parlamento do MercosulParlamento do Mercosul
Parlamento do Mercosul
 
Aula 6 comércio internacional e blocos economicos
Aula 6   comércio internacional e blocos economicosAula 6   comércio internacional e blocos economicos
Aula 6 comércio internacional e blocos economicos
 
Aula 9
Aula 9Aula 9
Aula 9
 
O Brasil No Mundo
O Brasil No MundoO Brasil No Mundo
O Brasil No Mundo
 
As eleições argentinas e seu significado para o mercosul
As eleições argentinas e seu significado para o mercosulAs eleições argentinas e seu significado para o mercosul
As eleições argentinas e seu significado para o mercosul
 
Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1
 
Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1Globalizaã§ã£o1
Globalizaã§ã£o1
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)
Balanço Final do Governo Lula - livro 6 (cap. 1)
 
Blocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacionalBlocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacional
 
Blocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacionalBlocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacional
 
01
0101
01
 
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...
Promulgado Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre o Governo da Re...
 
Blocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacionalBlocos econômicos e o comércio internacional
Blocos econômicos e o comércio internacional
 
O Brasil a globalização e os blocos econômicos
O Brasil a globalização e os blocos econômicosO Brasil a globalização e os blocos econômicos
O Brasil a globalização e os blocos econômicos
 
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptx
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptxBLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptx
BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAIS.pptx
 
Blocos econômicos
Blocos econômicosBlocos econômicos
Blocos econômicos
 

Mehr von alfredo1ssa

Mehr von alfredo1ssa (20)

Geologia2013
Geologia2013Geologia2013
Geologia2013
 
Cartografia 2013
Cartografia 2013Cartografia 2013
Cartografia 2013
 
Enem2012
Enem2012Enem2012
Enem2012
 
Guerra fria 2012
Guerra fria 2012Guerra fria 2012
Guerra fria 2012
 
Projeções2012
Projeções2012Projeções2012
Projeções2012
 
Fusos2012
Fusos2012Fusos2012
Fusos2012
 
Terra 2012
Terra 2012Terra 2012
Terra 2012
 
Revisão para enem 2011
Revisão para enem 2011Revisão para enem 2011
Revisão para enem 2011
 
Urbanização 2011
Urbanização 2011Urbanização 2011
Urbanização 2011
 
Relevo brasileiro
Relevo brasileiroRelevo brasileiro
Relevo brasileiro
 
Industria brasileira 2011
Industria  brasileira 2011Industria  brasileira 2011
Industria brasileira 2011
 
Geologia2010 11
Geologia2010 11Geologia2010 11
Geologia2010 11
 
FEFEU
FEFEUFEFEU
FEFEU
 
G 20
G 20G 20
G 20
 
Subdesenvolvimento
SubdesenvolvimentoSubdesenvolvimento
Subdesenvolvimento
 
Revolução industrial 2011
Revolução industrial 2011Revolução industrial 2011
Revolução industrial 2011
 
Terra e orientação
Terra e orientaçãoTerra e orientação
Terra e orientação
 
Vilas do atlântico
Vilas do atlânticoVilas do atlântico
Vilas do atlântico
 
Barra
BarraBarra
Barra
 
Stella maris
Stella marisStella maris
Stella maris
 

O que é o Mercosul e seus objetivos

  • 2. O que é o Mercosul? O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul é a união de livre comércio intrazona e política comercial comum de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina , Brasil , Paraguai e Uruguai. Desde 2006 , a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já ratificaram-na. No dia 17 de dezembro de 2007, o Israel assinou o primeiro acordo de livre comércio (ALC) com o bloco. No dia 2 de agosto de 2010 , foi a vez de o Egito assinar também um ALC.
  • 3. Planos do Mercosul Em 2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos(2002), que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai). Uma das fontes de insegurança jurídica nesse bloco de integração era a falta de um tribunal permanente.
  • 4. Pelo Tratado ficou estabelecido: A Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países eliminando-se os direitos alfandegários e tarifas (É claro que essa mudança vai acontecendo gradualmente, e não de uma hora para outra).
  • 5. O estabelecimento de uma tarifa externa comum.Coordenação política macroeconômica e setoriais entre os Estados-Partes - (de comércio exterior: agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais: de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras) - a fim de assegurar as condições concorrência.
  • 6. O MERCOSUL segue uma nova tendência no mundo moderno, que é a união de várias nações em grupos ou Blocos Econômicos.
  • 7. É importante ressaltar que o objetivo do MERCOSUL não é isolar os países membros do resto do mundo e mudar somente o comércio interno, mas sim, fortalecê-los para melhor competir com os outros países e blocos econômicos.
  • 8. Objetivos Pretendidos pelo MERCOSUL : A aliança dos países do cone sul ( Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai ), busca um intercâmbio de mercadorias, tecnologias e de profissionais, maior do que vinha sendo praticado, e uma redução gradativa ou eliminação de tarifas cambiais
  • 9. A livre circulação, de bens, serviços e capitais e o tratamento homogêneo nas relações comerciais com 3ºs. países foram escolhidos como estratégias para o aprimoramento da competitividade dos agentes econômicos intra-bloco, tendo-se como horizonte sua melhor inserção econômica em um cenário internacional caracterizado pela globalização dos circuitos produtivos financeiros e pela consolidação dos blocos regionais de comércio, num contexto histórico pós-guerra fria marcado pelo influxo das novas tecnologias de informação e das novas organizações enxutas e flexíveis.
  • 10.  Membros   O Mercosul tem como Estados Associado Bolivia, Chile , Peru , Colômbia, Equador, Brasil e Argentina.
  • 11. Bolívia, Equador, Colômbia e Peru integram a Comunidade Andina (CAN), bloco com que o Mercosul também firmará um acordo comercial
  • 12. Economia O valor estimado do PIB dos países do Mercosul utilizando o critério de Paridade do Poder de Compra (PPC). É utilizada como unidade monetária o dólar internacional. Dados do Banco Mundial sobre PIB e população:
  • 13.
  • 15. O Mercosul, Bolívia e Chile estabeleceram que todo esse território constitui uma Área de Livre Residência com direito ao trabalho para todos seus cidadãos, sem exigência de outro requisito além da própria nacionalidade. A Área de Livre Residência foi estabelecida na reunião de cúpula de Presidentes em Brasília, mediante o "Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile" assinado em 6 de dezembro de 2002.
  • 16. A simplicidade visa salientar um intercâmbio entre os países, para uma real formação comunitária, tendo assim expresso, além da facilidade de entrada, a garantia de direitos fundamentais de todos os que migrarem de um país a outro. Além das liberdades civis - direito de ir e vir, ao trabalho, à associação, ao culto e outros, do direito de reunião familiar de transferência de recursos, o Acordo faz avanços em duas áreas importantes: a trabalhista e a educacional.
  • 17. Internalização dos laudos pelos Países Partes Os países partes do Mercosul possuem diferentes mecanismos constitucionais para "internalizar" as normas estabelecidas pelo bloco e atribuem diferentes graus de supremacia em seu direito interno. Na Argentina e Paraguai, que têm adotado o sistema conhecido como "monista", os tratados e protocolos ratificados têm valor superior às leis nacionais e, portanto, não podem ser derrogados nem supridos por estas. No Brasil e Uruguai, que têm adotado o sistema conhecido como "dualista", os tratados e protocolos têm o mesmo valor que as leis nacionais e, portanto, estas predominam sobre aqueles se são de data posterior.
  • 18. brasil x uruguai
  • 19. Por outro lado, as constituições dos países partes não têm definido com clareza o status jurídico das normas obrigatórias ditadas pelos organismos decisórios do Mercosul, nem suas condições de validez interna em cada estado.
  • 20. Na prática, cada país tem elaborado procedimentos que permitam uma rápida incorporação das normas do Mercosul como direito interno, mas em nenhum caso há uma aplicação direta. Isto tem levado a vários especialistas a sustentar que o direito do Mercosul não tem uma condição de direito comunitário.
  • 21.
  • 22. Plano Trienal Para o Setor de Educação O Plano de Educação para o Desenvolvimento e a Integração da América Latina, elaborado pela equipe institucional PARLATINO/UNESCO, trata da proposta de modificação e ajuste dos conteúdos e procedimentos vigentes nos sistemas educativos dos países da América Latina, com a finalidade de que se convertam em agentes transmissores de valores e pautas de comportamento que façam dos latino-americanos, indivíduos conscientes, positivos, dinâmicos e construtivos nos processos de desenvolvimento e integração, tanto do continente, como de cada país em particular.
  • 23. Tratado de Assunção PLAN TRIENAL 1998-2000 DEL SECTOR EDUCATIVO DEL MERCOSURQuanto ao sistema educacional, este deve viabilizar o intercâmbio de profissionais entre os países componentes. Para iniciar esse processo, o tratado de Assunção concluiu por aprovar o Protocolo de Integração Educacional dos países componentes do Mercosul, pelo reconhecimento dos certificados e títulos de ensino do nível primário e médio, exceção aos de nível técnico ( profissionalizante).
  • 24.
  • 25. Bacia do prata:local de confrontos e disputas
  • 26. Antecedentes A América do Sul foi, ao longo de cinco séculos, palco das mais violentas batalhas do continente americano. Desde a chegada dos espanhóis e portugueses ao continente, a Bacia do Prata foi cenário das disputas luso-espanholas por território (o território que hoje é o Uruguaijá foi espanhol, português, novamente espanhol e brasileiro). Entretanto, ao mesmo tempo, nesta região situam-se capítulos fundamentais da emancipação política e econômica dos futuros sócios do Mercosul .
  • 27. Integrantes do grupo: Emanuel Luis Filipe Caíque Ítalo Matheus Ícaro