SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 37
Arqueologia bíblica
Primeirapergunta: Os personagensbíblicosenvolvidos no Êxodo, seráquerealmenteexistiram ? Vamosolharalgunsdocumentáriose evidênciasarqueológicas!
Abraãoteve um filhochamadoIsaque Jacófilho de Isaquecavou um poçopróximo a Sychar, onde Jesus falou a umamulher de Samaria 1000 anos antes. Beduínos e judeuslocaischamameste de Poço de Jacó. Estafotofoitiradaem  1884 DC.
Eleaindaexistehoje, dentro de um complexo de paredes de um MosteiroOrtodóxicoGrego .
1880 Foto do Túmulo de  Raquel ,[object Object]
Entre outrosfilhoseletêveLeví e José.
LevíteveCoate e esteteveAmrão,[object Object]
Arãoirmão de Moisésajudou a conduzir2-3 milhõespessoasparafora do Egito. Números 20:28 “MoisésdespiuArão de suasvestes e colocou-as emseufilhoEleazar; e Arãomorreu no alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazardesceram.” Damontanhaquecerca a grandetaça de Pedra, nenhuma é maiscomandadaqueJabalHaroun, Montanha de Arão, ou Monte HordaBíblia. Com 1,350 metros acima do nível do mar é o mais alto picodaárea; e é um local sagradopara as pessoas do lugar, porqueelesacreditamquealimorreu e foienterrado o irmão de Moisés.
Moisés e a Travessia do Mar Vermelho Verdade ou ficção?
Geografia– O Mar Vermelho! Terra de Gósen Golfo de Aqaba
A rota mais curta dos filhos de Israel para a terra Prometida teria sido através do país dos filisteus, mas isto teria envolvido o povo numa guerra contra os filisteus e talvez os filhos de Israel, que haviam acabado de se livrar de séculos de escravidão, não estivessem suficientemente fortes para lutarem como homens livres; poderiam resolver pela volta ao Egito, para não enfrentarem uma guerra sangrenta. Por isso, Deus levou-os por um caminho através do deserto em direção ao Mar Vermelho.
Eles partiram de Gósen através de  Sucote através desta ravina terminando na praia de Nuweiba
Praia de Nuweiba Foto de Satélitedaravinaqueconduziapara a umaúnicasaída: A Praia de Nuweiba!
Em três dias, o faraó recebeu notícias do progresso dos filhos de Israel. Agora arrependia-se por ter permitido que se fossem. Por esse motivo, mobilizou seu exército e liderou pessoalmente a cavalaria e os carros de guerra mais selecionados, em furiosa perseguição a seus antigos escravos. Alcançou-os perto das margens do mar Vermelho, e pressionou-os contra a água, num esforço para impedir-lhes de escapar.
Chegando a Praia de Nuweiba
Alguns grupos do povo judeu estavam prontos a combater os egípcios: outros preferiam afogar-se no mar ou fugir para o deserto, que arriscar-se a uma derrota e a volta à escravidão. Outras começaram a reclamar contra Moshê, temendo que ele os tivesse tirado da segurança do Egito para morrer no deserto. "Porque não havia túmulos no Egito," exclamaram, "você nos tirou de láàs pressas para morrermos no deserto? Por que motivo nos tirou de lá? Por acaso não lhe dissemos no Egito: 'Deixe-nos em paz, que serviremos aos egípcios? Pois é melhor para nós servirmos aos egípcios do que morrermos no deserto'".
Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba porondeelespresumivelmenteatravessaram… Grande e bonitapraiapara 2 milhões de pessoas, nãoé? Eu sempre fico maravilhadocomoumacoluna de fogopodepararosegípciosdurante a noite. Bastavadar a volta! Nãosenhor! Aquelascolinaserammuitoíngremesparasuascharretes
Porém Moshê, calmo e firme num dos mais difíceis momentos de sua vida, disse: "Não tenham medo, fiquem firmes e vejam a salvação do Senhor, que Ele mostrará hoje a vocês". Moshê liderou os israelitas até que chegaram bem às margens do mar Vermelho. A coluna de nuvens então trocou de posição: mudando da frente para trás das hostes hebraicas, flutuou entre os dois exércitos.
Verificando as medidas de profundidade no sonar, Wyatt descobriuumaponte de terra subaquáticaexatamente entre a praia de Nuweiba e o ladosaudita.
Então Deus falou a Moshê: "Levante seu cajado, estenda a mão sobre o mar, e o divida; e os filhos de Israel caminharão sobre o fundo do mar como em terra seca." Moshê fez como Deus lhe ordenara. Levantou o bastão, estendendo a mão sobre o mar; levantou-se um forte vento leste que soprou por toda a noite. Com aquela tempestade, as águas do Mar Vermelho se dividiram, formando doze passagens, uma para cada tribo, juntando-se em paredes de água de cada lado, deixando doze trilhas secas no meio. Os israelitas marcharam ao longo destes caminhos secos que se estendiam de uma praia à outra.
Deus dividiu o mar com um forte vento oriental expondoestaponte de terra subaquáticaporondeMoisés e osisraelitaspassaramem terra seca! Foiassimque 2-3 milhões de pessoaspuderampassá-lo! Êxodo 14:21-22 “EntãoMoisésestendeu a mãosobre o mar; e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar todaaquelanoite, tornando o mar em terra seca. As águas se dividiram, e osisraelitasentrarampelomeio do mar em terra seca; e as águasficaramcomo um muroàdireita e àesquerda deles.”
No fundo do mar, existe uma ponte submersa, um platô de 100 mts de profundidade e 900 mts de largura com rochas agrupadas em linha nas bordas como as guias de uma rua.A largura entre a costa egípcia e a árabe é aproximadamente 18 Km, estima-se que a travessia durou 6 horas. Provável local onde os egípcios avistaram o povo hebreu às margens do Mar Vermelho (Êxodo 14.9-10).Esta passagem é o único meio de chegar até a praia.
De acordo com o queécontadonaBíblia as charretes do faraótentaramperseguí-los Figura original das charretes do faraó EX. 14 23E os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faraó. 24 Na vigília da manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o acampamento dos egipcios e os tumultuou. 25 Ele travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade. Então os egípcios disseram: Fujamos de Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egípcios. 26 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre seus carros e cavaleiros. 27 Então Moises estendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar. 28 As águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros e todo o exército do faraó, que haviam entrado no mar atrás deles. E não restou nem um deles sequer.
Os egípcios continuaram sua perseguição, sem hesitar, pela mesma trilha. Porém as rodas de suas carruagens ficaram bloqueadas no fundo do mar. Não puderam continuar; sentiram que mais uma vez, estavam lutando em vão contra o Senhor. Voltaram-se para fugir, mas era tarde demais; a um comando de Deus, Moshê estendeu o cajado e as águas retomaram seu curso normal, fechando-se sobre os carros, cavalos e guerreiros, sobre todo o exército do faraó. Dessa maneira Deus salvou os filhos de Israel dos egípcios naquele dia. Israel testemunhou Seus grandes poderes; reconheceram Deus e acreditaram n'Ele e no seu servo Moshê. Então Moshê e toda a congregação cantou a Canção de Louvor a Deus pelo seu resgate maravilhoso.
Então Wyatt decidiumergulhar e olharneste local! Advinhem o queeledescobriu…
As rodas das charretes dos faraóqueficaramsubmersasquandotentaramperseguí-los! Os artefatosencontradosincluemrodas, partes de charretes, comotambémossadashumanas e de cavalos. Váriosforamencontradostantonalinhacosteirasauditacomona de Nuweibatambém.
Desde 1987, Ron Wyatt encontrou 3 raios de rodas de charretedourada. Coraisnão se desenvolvem no ouro, portantosua forma original foimantida, no entanto a madeiraqueestavadentrodestefolheado de ouro se desintegroudeixando-o muitofrágilparasuaremoção.  A esperança de futurasexpediçõeséexplorar as águasprofundas com câmerasremotas mini-submarinos.
Um tórax humano Roda encontrada no lado da Arabia Saudita Restos de uma roda Restos de uma roda Restos de uma roda Uma roda comseueixo
Roda de um carro egípcioperfeitamente  conservada emummuseu. Roda de 4 raios incrustados emum coral Carro egípcioperfeitamente conservado emummuseu. Roda de 4 raios incrustados emum coral
Coluna Memorial de Salomão. Quando Ron Wyatt visitoupelaprimeiravezNuweibaem 1978, eleencontrouumacolunaestiloFenícioencostadanaágua. Infelizmente as inscriçõestinhamsidocorroídaspelaerosão, porisso a importânciadestacolunanãofoipercebida ate 1984 quandoumasegundacoluna de granitofoiencontrada no ladooposto, nacostasaudita–idêntica a primeira, excetopelasinscriçõesqueestavaintáctas!
Ron encontrouumacolunaderrubada sobre a costa. No lado Saudita encontrououtraexatamente igual com una inscrição en hebraico antigo que diz, "MIZRAIM (Egito), SALOMÃO, EDOM, MORTE, FARAÓ, MOISÉS, YAHWEH." Ele crê que foram erigidas por Salomão para comemorar A travessia do Mar Vermelho. As inscrições sobre a coluna que foi encontrada derrubadana costa haviam sido erosionadas. As autoridades firmaram-nas dentro de concreto. O pilar que o Rei Salomão erigiu no lugar onde cruzaram o Mar Vermelho
A ArábiaSauditanãoadmiteturistas, e talveztememvisitantenãoautorizados, as autoridadessauditasentãoremoveramestascolunas e colocaramumabandeiraparaassinalar o local ondeelasestavam.
Alguns dias após a descoberta, a coluna foi retirada pelo governo, colocaram um marcador no lugar. Há uma referência em Isaías 19.19 que acredita-se ser a coluna do lado egípcio.
“Naquele dia, o Senhor terá um altar no  meio da terra do Egito, e uma coluna  se erigirá ao Senhor na sua fronteira.” (Isaías 19:19) Trecho de uma profecia proferida  contra o Egito em Isaías 19.
par  de rochasemHorebeonde a BíbliadizqueMoisésferiuduasvezesparasairaguapara  o povo! A rochafendeu e logo emseguida a águajorrou…

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

15 o retorno do cativeiro babilonico.ppt
15   o retorno do cativeiro babilonico.ppt15   o retorno do cativeiro babilonico.ppt
15 o retorno do cativeiro babilonico.pptPIB Penha - SP
 
4 genesis 7 13
4 genesis 7 134 genesis 7 13
4 genesis 7 13PIB Penha
 
Bibliologia - Estudo da Bíblia
Bibliologia - Estudo da BíbliaBibliologia - Estudo da Bíblia
Bibliologia - Estudo da BíbliaMarcos Aurélio
 
O livro de josué
O livro de josuéO livro de josué
O livro de josuémbrandao7
 
Curso de Geografia Bíblica
Curso de Geografia BíblicaCurso de Geografia Bíblica
Curso de Geografia BíblicaSergio Silva
 
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da BíbliaLição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da BíbliaÉder Tomé
 
A História de Israel - Aula 2 - Os Patriarcas
A História de Israel - Aula 2 - Os PatriarcasA História de Israel - Aula 2 - Os Patriarcas
A História de Israel - Aula 2 - Os PatriarcasPr. Luiz Carlos Lopes
 
Josue seminario 4
Josue seminario 4 Josue seminario 4
Josue seminario 4 Elisa Schenk
 

Was ist angesagt? (20)

15 o retorno do cativeiro babilonico.ppt
15   o retorno do cativeiro babilonico.ppt15   o retorno do cativeiro babilonico.ppt
15 o retorno do cativeiro babilonico.ppt
 
O pentateuco
O pentateucoO pentateuco
O pentateuco
 
4 genesis 7 13
4 genesis 7 134 genesis 7 13
4 genesis 7 13
 
2. introdução ao novo testamento
2.  introdução ao novo testamento2.  introdução ao novo testamento
2. introdução ao novo testamento
 
Bibliologia - Estudo da Bíblia
Bibliologia - Estudo da BíbliaBibliologia - Estudo da Bíblia
Bibliologia - Estudo da Bíblia
 
PENTATEUCO - Aula 01
PENTATEUCO - Aula 01PENTATEUCO - Aula 01
PENTATEUCO - Aula 01
 
Geografia biblica
Geografia biblicaGeografia biblica
Geografia biblica
 
O livro de josué
O livro de josuéO livro de josué
O livro de josué
 
Curso de Geografia Bíblica
Curso de Geografia BíblicaCurso de Geografia Bíblica
Curso de Geografia Bíblica
 
GEOGRAFIA BÍBLICA (AULA 01 - BÁSICO - IBADEP)
GEOGRAFIA BÍBLICA (AULA 01 - BÁSICO - IBADEP)GEOGRAFIA BÍBLICA (AULA 01 - BÁSICO - IBADEP)
GEOGRAFIA BÍBLICA (AULA 01 - BÁSICO - IBADEP)
 
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da BíbliaLição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia
Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia
 
O cânon do novo testamento
O cânon do novo testamentoO cânon do novo testamento
O cânon do novo testamento
 
Santuário Terrestre.pps
Santuário Terrestre.ppsSantuário Terrestre.pps
Santuário Terrestre.pps
 
35. O Profeta Joel
35. O Profeta Joel35. O Profeta Joel
35. O Profeta Joel
 
A História de Israel - Aula 2 - Os Patriarcas
A História de Israel - Aula 2 - Os PatriarcasA História de Israel - Aula 2 - Os Patriarcas
A História de Israel - Aula 2 - Os Patriarcas
 
Josue seminario 4
Josue seminario 4 Josue seminario 4
Josue seminario 4
 
A conquista de canaã lição 01
A conquista de canaã  lição 01A conquista de canaã  lição 01
A conquista de canaã lição 01
 
1. período interbíblico
1. período interbíblico1. período interbíblico
1. período interbíblico
 
Gráfico livros bíblicos
Gráfico   livros bíblicosGráfico   livros bíblicos
Gráfico livros bíblicos
 
Slides panorama do velho testamento 2
Slides   panorama do velho testamento 2Slides   panorama do velho testamento 2
Slides panorama do velho testamento 2
 

Ähnlich wie Arqueologia do exodo

Travessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoTravessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoIvan Gondim
 
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!ribercor
 
Mar Vermelho
Mar VermelhoMar Vermelho
Mar VermelhoTorah
 
A travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelhoA travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelhoJoselito Machado
 
Travessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoTravessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoadirece
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea Crossingcab3032
 
Travessia Mar Vermelho
Travessia Mar VermelhoTravessia Mar Vermelho
Travessia Mar Vermelhochaver leo
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea CrossingQSEJAETERNO
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea CrossingJNR
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea CrossingJNR
 
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelA Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelWeb Master
 
A Travessia Do Mar Vermelho
A Travessia Do Mar VermelhoA Travessia Do Mar Vermelho
A Travessia Do Mar VermelhoWeb Master
 
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelA Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelWeb Master
 
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar Vermelho
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar VermelhoMoysés e a Travessia Das Águas Do Mar Vermelho
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar VermelhoProf. Oliveira Andrade
 

Ähnlich wie Arqueologia do exodo (20)

Travessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoTravessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelho
 
Exodo
ExodoExodo
Exodo
 
Mar vermelho
Mar vermelhoMar vermelho
Mar vermelho
 
Travessia
TravessiaTravessia
Travessia
 
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!
Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!
 
Mar Vermelho
Mar VermelhoMar Vermelho
Mar Vermelho
 
A travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelhoA travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelho
 
Travessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelhoTravessia do mar vermelho
Travessia do mar vermelho
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea Crossing
 
Travessia Mar Vermelho
Travessia Mar VermelhoTravessia Mar Vermelho
Travessia Mar Vermelho
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea Crossing
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea Crossing
 
Red Sea Crossing
Red Sea CrossingRed Sea Crossing
Red Sea Crossing
 
Travessia
TravessiaTravessia
Travessia
 
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelA Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
 
A Travessia Do Mar Vermelho
A Travessia Do Mar VermelhoA Travessia Do Mar Vermelho
A Travessia Do Mar Vermelho
 
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por IsraelA Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
A Travessia Do Mar Vermelho Por Israel
 
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar Vermelho
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar VermelhoMoysés e a Travessia Das Águas Do Mar Vermelho
Moysés e a Travessia Das Águas Do Mar Vermelho
 
Red sea crossing
Red sea crossingRed sea crossing
Red sea crossing
 
Atravessia do Mar Vermelho*
Atravessia do Mar Vermelho*Atravessia do Mar Vermelho*
Atravessia do Mar Vermelho*
 

Kürzlich hochgeladen

o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .Steffany69
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxLennySilva15
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAMarco Aurélio Rodrigues Dias
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 

Kürzlich hochgeladen (14)

o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 

Arqueologia do exodo

  • 2. Primeirapergunta: Os personagensbíblicosenvolvidos no Êxodo, seráquerealmenteexistiram ? Vamosolharalgunsdocumentáriose evidênciasarqueológicas!
  • 3. Abraãoteve um filhochamadoIsaque Jacófilho de Isaquecavou um poçopróximo a Sychar, onde Jesus falou a umamulher de Samaria 1000 anos antes. Beduínos e judeuslocaischamameste de Poço de Jacó. Estafotofoitiradaem 1884 DC.
  • 4. Eleaindaexistehoje, dentro de um complexo de paredes de um MosteiroOrtodóxicoGrego .
  • 5.
  • 7.
  • 8. Arãoirmão de Moisésajudou a conduzir2-3 milhõespessoasparafora do Egito. Números 20:28 “MoisésdespiuArão de suasvestes e colocou-as emseufilhoEleazar; e Arãomorreu no alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazardesceram.” Damontanhaquecerca a grandetaça de Pedra, nenhuma é maiscomandadaqueJabalHaroun, Montanha de Arão, ou Monte HordaBíblia. Com 1,350 metros acima do nível do mar é o mais alto picodaárea; e é um local sagradopara as pessoas do lugar, porqueelesacreditamquealimorreu e foienterrado o irmão de Moisés.
  • 9. Moisés e a Travessia do Mar Vermelho Verdade ou ficção?
  • 10. Geografia– O Mar Vermelho! Terra de Gósen Golfo de Aqaba
  • 11. A rota mais curta dos filhos de Israel para a terra Prometida teria sido através do país dos filisteus, mas isto teria envolvido o povo numa guerra contra os filisteus e talvez os filhos de Israel, que haviam acabado de se livrar de séculos de escravidão, não estivessem suficientemente fortes para lutarem como homens livres; poderiam resolver pela volta ao Egito, para não enfrentarem uma guerra sangrenta. Por isso, Deus levou-os por um caminho através do deserto em direção ao Mar Vermelho.
  • 12. Eles partiram de Gósen através de Sucote através desta ravina terminando na praia de Nuweiba
  • 13. Praia de Nuweiba Foto de Satélitedaravinaqueconduziapara a umaúnicasaída: A Praia de Nuweiba!
  • 14. Em três dias, o faraó recebeu notícias do progresso dos filhos de Israel. Agora arrependia-se por ter permitido que se fossem. Por esse motivo, mobilizou seu exército e liderou pessoalmente a cavalaria e os carros de guerra mais selecionados, em furiosa perseguição a seus antigos escravos. Alcançou-os perto das margens do mar Vermelho, e pressionou-os contra a água, num esforço para impedir-lhes de escapar.
  • 15. Chegando a Praia de Nuweiba
  • 16.
  • 17. Alguns grupos do povo judeu estavam prontos a combater os egípcios: outros preferiam afogar-se no mar ou fugir para o deserto, que arriscar-se a uma derrota e a volta à escravidão. Outras começaram a reclamar contra Moshê, temendo que ele os tivesse tirado da segurança do Egito para morrer no deserto. "Porque não havia túmulos no Egito," exclamaram, "você nos tirou de láàs pressas para morrermos no deserto? Por que motivo nos tirou de lá? Por acaso não lhe dissemos no Egito: 'Deixe-nos em paz, que serviremos aos egípcios? Pois é melhor para nós servirmos aos egípcios do que morrermos no deserto'".
  • 18. Praia de Nuweiba no golfo de Aqaba porondeelespresumivelmenteatravessaram… Grande e bonitapraiapara 2 milhões de pessoas, nãoé? Eu sempre fico maravilhadocomoumacoluna de fogopodepararosegípciosdurante a noite. Bastavadar a volta! Nãosenhor! Aquelascolinaserammuitoíngremesparasuascharretes
  • 19. Porém Moshê, calmo e firme num dos mais difíceis momentos de sua vida, disse: "Não tenham medo, fiquem firmes e vejam a salvação do Senhor, que Ele mostrará hoje a vocês". Moshê liderou os israelitas até que chegaram bem às margens do mar Vermelho. A coluna de nuvens então trocou de posição: mudando da frente para trás das hostes hebraicas, flutuou entre os dois exércitos.
  • 20. Verificando as medidas de profundidade no sonar, Wyatt descobriuumaponte de terra subaquáticaexatamente entre a praia de Nuweiba e o ladosaudita.
  • 21. Então Deus falou a Moshê: "Levante seu cajado, estenda a mão sobre o mar, e o divida; e os filhos de Israel caminharão sobre o fundo do mar como em terra seca." Moshê fez como Deus lhe ordenara. Levantou o bastão, estendendo a mão sobre o mar; levantou-se um forte vento leste que soprou por toda a noite. Com aquela tempestade, as águas do Mar Vermelho se dividiram, formando doze passagens, uma para cada tribo, juntando-se em paredes de água de cada lado, deixando doze trilhas secas no meio. Os israelitas marcharam ao longo destes caminhos secos que se estendiam de uma praia à outra.
  • 22. Deus dividiu o mar com um forte vento oriental expondoestaponte de terra subaquáticaporondeMoisés e osisraelitaspassaramem terra seca! Foiassimque 2-3 milhões de pessoaspuderampassá-lo! Êxodo 14:21-22 “EntãoMoisésestendeu a mãosobre o mar; e, com um forte vento do Leste, o Senhor fez recuar o mar todaaquelanoite, tornando o mar em terra seca. As águas se dividiram, e osisraelitasentrarampelomeio do mar em terra seca; e as águasficaramcomo um muroàdireita e àesquerda deles.”
  • 23. No fundo do mar, existe uma ponte submersa, um platô de 100 mts de profundidade e 900 mts de largura com rochas agrupadas em linha nas bordas como as guias de uma rua.A largura entre a costa egípcia e a árabe é aproximadamente 18 Km, estima-se que a travessia durou 6 horas. Provável local onde os egípcios avistaram o povo hebreu às margens do Mar Vermelho (Êxodo 14.9-10).Esta passagem é o único meio de chegar até a praia.
  • 24. De acordo com o queécontadonaBíblia as charretes do faraótentaramperseguí-los Figura original das charretes do faraó EX. 14 23E os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos, os carros e os cavaleiros do faraó. 24 Na vigília da manhã, o Senhor desde a coluna de fogo e de nuvem, olhou para o acampamento dos egipcios e os tumultuou. 25 Ele travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade. Então os egípcios disseram: Fujamos de Israel, pois o Senhor combate por eles conta os egípcios. 26 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre seus carros e cavaleiros. 27 Então Moises estendeu a mão sobre o mar, e este retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram, indo de encontro ao mar. Assim o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar. 28 As águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros e todo o exército do faraó, que haviam entrado no mar atrás deles. E não restou nem um deles sequer.
  • 25. Os egípcios continuaram sua perseguição, sem hesitar, pela mesma trilha. Porém as rodas de suas carruagens ficaram bloqueadas no fundo do mar. Não puderam continuar; sentiram que mais uma vez, estavam lutando em vão contra o Senhor. Voltaram-se para fugir, mas era tarde demais; a um comando de Deus, Moshê estendeu o cajado e as águas retomaram seu curso normal, fechando-se sobre os carros, cavalos e guerreiros, sobre todo o exército do faraó. Dessa maneira Deus salvou os filhos de Israel dos egípcios naquele dia. Israel testemunhou Seus grandes poderes; reconheceram Deus e acreditaram n'Ele e no seu servo Moshê. Então Moshê e toda a congregação cantou a Canção de Louvor a Deus pelo seu resgate maravilhoso.
  • 26. Então Wyatt decidiumergulhar e olharneste local! Advinhem o queeledescobriu…
  • 27. As rodas das charretes dos faraóqueficaramsubmersasquandotentaramperseguí-los! Os artefatosencontradosincluemrodas, partes de charretes, comotambémossadashumanas e de cavalos. Váriosforamencontradostantonalinhacosteirasauditacomona de Nuweibatambém.
  • 28. Desde 1987, Ron Wyatt encontrou 3 raios de rodas de charretedourada. Coraisnão se desenvolvem no ouro, portantosua forma original foimantida, no entanto a madeiraqueestavadentrodestefolheado de ouro se desintegroudeixando-o muitofrágilparasuaremoção. A esperança de futurasexpediçõeséexplorar as águasprofundas com câmerasremotas mini-submarinos.
  • 29. Um tórax humano Roda encontrada no lado da Arabia Saudita Restos de uma roda Restos de uma roda Restos de uma roda Uma roda comseueixo
  • 30. Roda de um carro egípcioperfeitamente conservada emummuseu. Roda de 4 raios incrustados emum coral Carro egípcioperfeitamente conservado emummuseu. Roda de 4 raios incrustados emum coral
  • 31. Coluna Memorial de Salomão. Quando Ron Wyatt visitoupelaprimeiravezNuweibaem 1978, eleencontrouumacolunaestiloFenícioencostadanaágua. Infelizmente as inscriçõestinhamsidocorroídaspelaerosão, porisso a importânciadestacolunanãofoipercebida ate 1984 quandoumasegundacoluna de granitofoiencontrada no ladooposto, nacostasaudita–idêntica a primeira, excetopelasinscriçõesqueestavaintáctas!
  • 32. Ron encontrouumacolunaderrubada sobre a costa. No lado Saudita encontrououtraexatamente igual com una inscrição en hebraico antigo que diz, "MIZRAIM (Egito), SALOMÃO, EDOM, MORTE, FARAÓ, MOISÉS, YAHWEH." Ele crê que foram erigidas por Salomão para comemorar A travessia do Mar Vermelho. As inscrições sobre a coluna que foi encontrada derrubadana costa haviam sido erosionadas. As autoridades firmaram-nas dentro de concreto. O pilar que o Rei Salomão erigiu no lugar onde cruzaram o Mar Vermelho
  • 33. A ArábiaSauditanãoadmiteturistas, e talveztememvisitantenãoautorizados, as autoridadessauditasentãoremoveramestascolunas e colocaramumabandeiraparaassinalar o local ondeelasestavam.
  • 34. Alguns dias após a descoberta, a coluna foi retirada pelo governo, colocaram um marcador no lugar. Há uma referência em Isaías 19.19 que acredita-se ser a coluna do lado egípcio.
  • 35. “Naquele dia, o Senhor terá um altar no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao Senhor na sua fronteira.” (Isaías 19:19) Trecho de uma profecia proferida contra o Egito em Isaías 19.
  • 36. par de rochasemHorebeonde a BíbliadizqueMoisésferiuduasvezesparasairaguapara o povo! A rochafendeu e logo emseguida a águajorrou…
  • 37.
  • 38. FIM