SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 27
A Psicanálise dos Contos de Fadas
Introdução ● O que é a Psicanálise ● Complexo de Édipo e Electra ●As três componentes que constituem a estrutura da  personalidade:  - Id 	- Ego 	- Superego ●A história do conto de fadas Hansel e Gretel  ●A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a Psicanálise
O que é a Psicanálise? ●A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica desenvolvido pelo médico neurologista Sigmund Freud. ●Propõe-se à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. ●Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento da psicoterapia.
●A psicanálise aborda várias realidades, entre as quais, a psicanálise dos contos de fadas.  ●Bruno Bettelheim é o psicólogo infantil que mais se debruça sobre a psicanálise dos contos de fadas. ● Para este psicólogo oscontos infantis fornecem às crianças pistas para a resolução dos seus problemas de desenvolvimento e do quotidiano.
Complexo de Édipo  ●O Complexo de Édipo é o interesse sexual da criança no progenitor do sexo oposto. ●No caso das crianças do sexo masculino, estas começam a desenvolver um interesse sexual pela sua mãe e a ver o seu pai como um rival.
Complexo de Édipo  Para as raparigas o processo é um pouco diferente  Complexo de Electra ●Estas iniciam um processo de excitação sexual em relação ao seu pai, iniciando uma experiência de inveja do pénis. ●Segundo Freud, elas queriam possuir a parte anatómica que lhes falta, culpando as suas mães pela sua falta.
●Os contos de fadas ao serem ouvidos/ lidos pelas crianças, contribuem para a estruturação da sua personalidade.  ●Para Freud existem três componentes que constituem a estrutura da personalidade, são estas: Ego Id Superego
Id  ●O Id é a parte da personalidade inata, desorganizada e não socializada e tem como função reduzir as tensões criadas por pulsões essenciais. ●O Id opera de acordo com o princípio do prazer, isto é, procura o prazer e evita o sofrimento, localizando-se, então, na zona inconsciente da mente.  ●O Ego, que significa “eu” em latim, é o componente psicológico da personalidade e actua de acordo com o Princípio da Realidade. ●Ego é como se fosse um “executivo” da personalidade pois toma decisões, controla acções e permite o pensamento e resolução de problemas de ordem mais elevada.  Ego
Superego  ● O Superego é a estrutura da personalidade final, ou seja, representa o certo e o errado das normas e valores sociais transmitidos pelos pais, professores e outras figuras ao indivíduo. ●Este é estruturado durante a fase fálica, pois é durante esta fase que as crianças começam a distinguir o certo e o errado, segundo as suas normas sociais.  ●O Superego inclui dois componentes:  		- Consciência   		- Ideal do Ego ● O Superego ajuda-nos a controlar os impulsos provenientes do Id, tornando o nosso comportamento mais honesto.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   Este conto relata a aventura de dois irmãos, Hansel e Gretel, filhos de um pobre lenhador, que, de acordo com a sua mulher, decide abandoná-los na floresta porque a família não tem mais condições económicas para os manter.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   No caminho pela floresta, Hansel e Gretel espalham migalhas de pão, para saberem o caminho de regresso a casa. Contudo as migalhas acabam por ser devoradas pelos pássaros e, com isto, os dois irmãos acabam perdidos na floresta.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a devorar as guloseimas. Então, são recolhidos pela dona da casa, que acaba por se revelar uma bruxa.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   A bruxa tinha como objectivo engordar as crianças para depois as comer. Gretel trabalhava na casa e Hansel estava fechado uma gaiola com a intenção de engordar mais rápido.  Todos os dias a bruxa pedia a Hansel que deixasse ver o seu dedo para  verificar se estava mais gordinho. No entanto Hansel estendia um osso de galinha. 
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   Um dia a bruxa cansada de esperar, decidiu comer as crianças. Pediu a Gretel que atiçasse o lume do forno, mas a menina que era esperta fez de conta que não sabia acendê-lo e pediu à bruxa que verificasse o forno. No momento que a bruxa foi ver o forno ,Gretel empurrou a porta.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel   A bruxa tinha um baú cheio de jóias e os meninos agarram nele e fugiram.  No regresso encontraram um pássaro que mostrou-lhes o caminho.  Hansel e Gretel chegaram a casa com o baú de jóias e o pai nem queria acreditar que os seus filhos estavam de regresso.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Uma das lições que podemos retirar com este conto é que a pobreza e a privação não melhoram o carácter do homem, tornando-o, pois, mais agressivo, egoísta e menos sensível ao sofrimento dos que o rodeiam, ficando mais predisposto a cometer injustiças e más acções. ●Nesta história a mãe representa a fonte de todo o alimento que satisfaz a criança oralmente, sendo por isso que os irmãos sentem uma profunda decepção e angústia, ao verem que a sua mãe as abandona.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Na primeira vez que Hansel e Gretel foram abandonados na floresta, Hansel usou a sua inteligência, pois deixou cair pedras para marcar o caminho de volta. Da segunda vez não utilizou tão bem sua inteligência, pois, ao marcar o caminho, utilizou migalhas de pão ●A angústia de passar fome tinha feito Hansel regredir, e assim, agora, só podia pensar em comida como sendo capaz de oferecer uma solução para todos os seus problemas.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Este conto dá a expressão simbólica às experiências interiores ligadas à mãe, enquanto o pai permanece uma figura vaga e ineficaz ao longo de toda a história ●A casa de chocolate representa uma fonte de alimento, onde as crianças se vão satisfazer oralmente, pensando só em destruí-la. Assim sendo, a casa de chocolate é o símbolo da mãe que amamenta o seu filho com o seu corpo. ●Hansel e Gretel, no seu inconsciente, vêem a Casa de Chocolate como a sua mãe boa, que oferece o seu corpo como fonte de alimento. Levados pela sua gulodice e enganados pelo prazer da satisfação oral (id), não dão ouvidos ao que o seu consciente (Ego) lhes diz e avisa.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● A uma certa altura Hansel e Gretel compreendem que a bruxa lhes quer fazer mal, apercebendo-se do perigo da gula e da dependência. Para a sua sobrevivência necessitam de se deixar de reger pelo seu Id, para passarem a actuar em conformidade com o seu Ego. ●Apenas quando os dois irmãos percebem que estão em perigo, conseguem passar a um estado superior de desenvolvimento, descobrindo, então, que a mãe boa e que dá, está escondida no fundo da mãe má e destrutiva.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Outro aspecto importante é que as crianças ao ouvirem a história várias vezes, apercebem-se que as aves tanto ajudam, como não o fazem. Neste conto os pássaros sabiam que não lhes deveriam facilitar a vida, fazendo com que eles enfrentassem os perigos do mundo exterior, apercebendo-se dos perigos e aprendendo a lição.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Quando se familiarizam com a história, as crianças que a ouvem, compreendem, inconscientemente, que a casa paterna e a casa da bruxa, são na vida real, uma experiência total.  ●Neste conto, a casa paterna, junto da floresta e a casa trágica, das profundezas dessa floresta, não são, a um nível inconsciente, senão dois aspectos da mesma casa paterna: o consolador e o frustrante.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● A criança em idade escolar deve desenvolver a consciência da sua singularidade pessoal, ou seja da sua individualidade, já não pode partilhar tudo com os outros, e tem que começar a fazer as coisas por si própria, de forma mais autónoma. ●As crianças chegam a casa mais maduras, prontas a confiarem na sua inteligência e iniciativas, a fim de conseguirem resolver os problemas quotidianos. ●Com este conto as crianças aprendem que quando crescem, terão de confiar mais nos parceiros da mesma idade, para que haja um espírito de entreajuda e compreensão mútua.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ● Este conto é um aviso para que não haja regressão, mas sim um desenvolvimento e um crescimento em direcção a um estado superior de entidade psicológica e intelectual. ●Só quando Hansel e Gretel, regressam à sua casa, é que encontram o bem-estar e a alegria. Assim, podemos concluir que só se a criança mantiver uma boa relação com os seus pais, é que consegue amadurecer convenientemente para a adolescência.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    ●Devido ao facto de as crianças terem trazido as jóias, elas sentem que os pais já não vão tentar abandoná-las novamente, pois a sua vida económica ficou, assim, mais estável, sendo que aqui, as jóias têm apenas um valor simbólico.  ●As crianças já não procurarão mais a casa de chocolate, pois aprenderam a lição de que a gula só tráz perigos e que iam quase morrendo, apenas para se satisfazerem oralmente. Também não vão encontrar nem recear mais a bruxa, porque conseguiram  vencê-la através do seu esforço conjunto, saindo-se, assim, vitoriosas.
A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise    Conclusão  ● Este tipo de histórias orientam as crianças para alcançarem um estado superior de desenvolvimento e para perceberem que a cooperação terá que substituir a confiança posta unicamente nos pais. ● Esta história encoraja as crianças para que um dia mais tarde sejam capazes de enfrentar o mundo exterior, dominando os seus perigos e tomando consciência que sairão enriquecidas através desta experiência. ● Para que as crianças ganhem autoconfiança, e para que a sua auto-estima cresça, devem ouvir histórias em que as crianças vençam e se desembaracem de figuras que as atormentem.
Fim Trabalho realizado por: 	Ana Catarina Leal nº1  	Ana Raquel Sousa nº2 	Joana Silva nº 13

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetDesenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetManô Araújo
 
Filogénese e Ontogénese
Filogénese e OntogéneseFilogénese e Ontogénese
Filogénese e OntogéneseJorge Barbosa
 
Teoria e prática educativa na área da alfabetização
Teoria e prática educativa na área da alfabetizaçãoTeoria e prática educativa na área da alfabetização
Teoria e prática educativa na área da alfabetizaçãoElisa Maria Gomide
 
Neurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoNeurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoangelafreire
 
Transtornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaTranstornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaRosângela Gonçalves
 
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicosIntrodução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicosCaio Maximino
 
Aula de Literatura Ocidental - Emily Bronte
Aula de Literatura Ocidental - Emily BronteAula de Literatura Ocidental - Emily Bronte
Aula de Literatura Ocidental - Emily Brontevinivs
 
Literatura infantil-juvenil
Literatura infantil-juvenilLiteratura infantil-juvenil
Literatura infantil-juvenilSusanne Messias
 
Literatura Infantil Slides
Literatura Infantil   SlidesLiteratura Infantil   Slides
Literatura Infantil Slidesestercotrim
 
Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Paula Santos
 
Intrumentos utilizados no processo diagnostico
Intrumentos utilizados no processo diagnosticoIntrumentos utilizados no processo diagnostico
Intrumentos utilizados no processo diagnosticoThaís Castro
 
PSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA ESCOLARPSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA ESCOLARCassia Dias
 
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoThiago de Almeida
 
55586200 teorias-da-aprendizagem-aula
55586200 teorias-da-aprendizagem-aula55586200 teorias-da-aprendizagem-aula
55586200 teorias-da-aprendizagem-aulaPatricia Mendes
 

Mais procurados (20)

Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetDesenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
 
Vygotsky
VygotskyVygotsky
Vygotsky
 
Filogénese e Ontogénese
Filogénese e OntogéneseFilogénese e Ontogénese
Filogénese e Ontogénese
 
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
 
Teoria e prática educativa na área da alfabetização
Teoria e prática educativa na área da alfabetizaçãoTeoria e prática educativa na área da alfabetização
Teoria e prática educativa na área da alfabetização
 
Neurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoNeurociência e a educação
Neurociência e a educação
 
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil
 
Transtornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na EscolaTranstornos de Aprendizagem na Escola
Transtornos de Aprendizagem na Escola
 
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicosIntrodução ao estudo dos processos psicológicos básicos
Introdução ao estudo dos processos psicológicos básicos
 
Aula de Literatura Ocidental - Emily Bronte
Aula de Literatura Ocidental - Emily BronteAula de Literatura Ocidental - Emily Bronte
Aula de Literatura Ocidental - Emily Bronte
 
Literatura infantil-juvenil
Literatura infantil-juvenilLiteratura infantil-juvenil
Literatura infantil-juvenil
 
Literatura Infantil Slides
Literatura Infantil   SlidesLiteratura Infantil   Slides
Literatura Infantil Slides
 
Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)Desenvolvimento infantil (1)
Desenvolvimento infantil (1)
 
Intrumentos utilizados no processo diagnostico
Intrumentos utilizados no processo diagnosticoIntrumentos utilizados no processo diagnostico
Intrumentos utilizados no processo diagnostico
 
A memória
A  memóriaA  memória
A memória
 
A Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da AprendizagemA Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da Aprendizagem
 
Educação inclusiva
Educação inclusivaEducação inclusiva
Educação inclusiva
 
PSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA ESCOLARPSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA ESCOLAR
 
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimentoPsicologia do desenvolvimento
Psicologia do desenvolvimento
 
55586200 teorias-da-aprendizagem-aula
55586200 teorias-da-aprendizagem-aula55586200 teorias-da-aprendizagem-aula
55586200 teorias-da-aprendizagem-aula
 

Semelhante a A psicanálise dos Contos de Fadas e importância dos contos na infância e na escola

Psicanalise na literatura
Psicanalise na literaturaPsicanalise na literatura
Psicanalise na literaturaGaby Todeschini
 
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagem
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagemOficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagem
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagemMarlete Outeiro
 
Mediunidade crianças (Fatima)
Mediunidade crianças (Fatima)Mediunidade crianças (Fatima)
Mediunidade crianças (Fatima)Fatima Carvalho
 
Um girassol na janela
Um girassol na janela Um girassol na janela
Um girassol na janela redacao_portal
 
Dez obras para ler em família
Dez obras para ler em famíliaDez obras para ler em família
Dez obras para ler em famíliacpssbeja
 
Contos de fadas: uma análise educacional
Contos de fadas: uma análise educacionalContos de fadas: uma análise educacional
Contos de fadas: uma análise educacionalCesar Sinicio
 
Projeto explorando os contos de fadas
Projeto explorando os contos de fadasProjeto explorando os contos de fadas
Projeto explorando os contos de fadasLedson Aldrovandi
 
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiar
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiarViolencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiar
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiartlvp
 
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...Dores Pinto
 
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...Dores Pinto
 
Na companhia das estórias..
Na companhia das estórias..Na companhia das estórias..
Na companhia das estórias..Pedro França
 
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina ThaliaNunes6
 
Sugestão de leitura para Fevereiro
Sugestão de leitura para FevereiroSugestão de leitura para Fevereiro
Sugestão de leitura para FevereiroColmeias
 

Semelhante a A psicanálise dos Contos de Fadas e importância dos contos na infância e na escola (20)

Psicanalise na literatura
Psicanalise na literaturaPsicanalise na literatura
Psicanalise na literatura
 
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagem
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagemOficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagem
Oficina 02 -contos-de-fadas-e-aprendizagem
 
A verdadeira história do papai noel
A verdadeira história do papai noelA verdadeira história do papai noel
A verdadeira história do papai noel
 
Mediunidade crianças (Fatima)
Mediunidade crianças (Fatima)Mediunidade crianças (Fatima)
Mediunidade crianças (Fatima)
 
Um girassol na janela
Um girassol na janela Um girassol na janela
Um girassol na janela
 
Trabahando com crianças do berçário
Trabahando com crianças do berçárioTrabahando com crianças do berçário
Trabahando com crianças do berçário
 
Dez obras para ler em família
Dez obras para ler em famíliaDez obras para ler em família
Dez obras para ler em família
 
Crianças índigo
Crianças índigoCrianças índigo
Crianças índigo
 
Contos de fadas: uma análise educacional
Contos de fadas: uma análise educacionalContos de fadas: uma análise educacional
Contos de fadas: uma análise educacional
 
Praxis e Poesis: ações humanas, demasiado humanas
Praxis e Poesis: ações humanas, demasiado humanasPraxis e Poesis: ações humanas, demasiado humanas
Praxis e Poesis: ações humanas, demasiado humanas
 
Projeto explorando os contos de fadas
Projeto explorando os contos de fadasProjeto explorando os contos de fadas
Projeto explorando os contos de fadas
 
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiar
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiarViolencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiar
Violencias sexuais, incesto, estupro e negligencia familiar
 
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pps. Autoria: Celeste de Almeida Gon...
 
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...
Divulgação do livro " A Oliveira Mágica" pdf - autoria: Celeste de Almeida Go...
 
Folha da biblioteca 8
Folha da biblioteca 8Folha da biblioteca 8
Folha da biblioteca 8
 
Na companhia das estórias..
Na companhia das estórias..Na companhia das estórias..
Na companhia das estórias..
 
259 o autista e o lúdico
259 o autista e o lúdico259 o autista e o lúdico
259 o autista e o lúdico
 
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina
As aventuras de Estelar e Ginger: a história de uma amizade felina
 
Cria cuervos
Cria cuervosCria cuervos
Cria cuervos
 
Sugestão de leitura para Fevereiro
Sugestão de leitura para FevereiroSugestão de leitura para Fevereiro
Sugestão de leitura para Fevereiro
 

Mais de José Augusto

Novo Mapa Judiciário - moradas e contactos
Novo Mapa Judiciário - moradas e contactosNovo Mapa Judiciário - moradas e contactos
Novo Mapa Judiciário - moradas e contactosJosé Augusto
 
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...José Augusto
 
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...José Augusto
 
Delegação de Competências na CM do Cartaxo
Delegação de Competências na CM do CartaxoDelegação de Competências na CM do Cartaxo
Delegação de Competências na CM do CartaxoJosé Augusto
 
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)José Augusto
 
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)José Augusto
 
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)José Augusto
 
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...José Augusto
 
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...José Augusto
 
Fase 2 Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)
Fase 2  Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)Fase 2  Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)
Fase 2 Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)José Augusto
 
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...José Augusto
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010José Augusto
 
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)José Augusto
 
Unidade Móvel do CUIDA-TE
Unidade Móvel do CUIDA-TEUnidade Móvel do CUIDA-TE
Unidade Móvel do CUIDA-TEJosé Augusto
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010José Augusto
 
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?José Augusto
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010José Augusto
 

Mais de José Augusto (20)

Novo Mapa Judiciário - moradas e contactos
Novo Mapa Judiciário - moradas e contactosNovo Mapa Judiciário - moradas e contactos
Novo Mapa Judiciário - moradas e contactos
 
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...
Situação desportiva e financeira do SL CARTAXO - assembleia geral (17 dezembr...
 
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...
Executivo socialista na câmara do Cartaxo chumba proposta do PSD para a reali...
 
Delegação de Competências na CM do Cartaxo
Delegação de Competências na CM do CartaxoDelegação de Competências na CM do Cartaxo
Delegação de Competências na CM do Cartaxo
 
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)
Graficos preco da agua cartaxo 2011 (26 julho 2011)
 
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)
Moção psd sobre cartágua (26 julho 2011)
 
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)
Gráficos preço da água ctx 2011 (26 julho 2011)
 
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...
O QUE DISSERAM OS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL E OS ELEITOS NA ASSEMBLEIA M...
 
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...
Declaração de Voto apresentada pelo Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Mu...
 
Fase 2 Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)
Fase 2  Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)Fase 2  Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)
Fase 2 Congresso Distrital PSD - Santarém (7 fevereiro 2011)
 
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...
Congresso Distrital de Santarém 4 coordenadores e arquitectura (8 fevereiro 2...
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 30 de Novembro de 2010
 
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)
Apresentação analise oe 2011 deputados psd santarém (15 nov. 2010)
 
Unidade Móvel do CUIDA-TE
Unidade Móvel do CUIDA-TEUnidade Móvel do CUIDA-TE
Unidade Móvel do CUIDA-TE
 
Viagem à Grécia
Viagem à GréciaViagem à Grécia
Viagem à Grécia
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 8 de Junho de 2010
 
O Sonho e os Sonhos
O Sonho e os SonhosO Sonho e os Sonhos
O Sonho e os Sonhos
 
MUSCATE - Oman
MUSCATE - OmanMUSCATE - Oman
MUSCATE - Oman
 
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?
E se um bloom de cianobactérias batesse à tua porta?
 
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010
Reunião da Câmara do Cartaxo de 31 de Março de 2010
 

Último

ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfLuizaAbaAba
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 

Último (20)

ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 

A psicanálise dos Contos de Fadas e importância dos contos na infância e na escola

  • 1. A Psicanálise dos Contos de Fadas
  • 2. Introdução ● O que é a Psicanálise ● Complexo de Édipo e Electra ●As três componentes que constituem a estrutura da personalidade: - Id - Ego - Superego ●A história do conto de fadas Hansel e Gretel ●A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a Psicanálise
  • 3. O que é a Psicanálise? ●A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica desenvolvido pelo médico neurologista Sigmund Freud. ●Propõe-se à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. ●Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento da psicoterapia.
  • 4. ●A psicanálise aborda várias realidades, entre as quais, a psicanálise dos contos de fadas. ●Bruno Bettelheim é o psicólogo infantil que mais se debruça sobre a psicanálise dos contos de fadas. ● Para este psicólogo oscontos infantis fornecem às crianças pistas para a resolução dos seus problemas de desenvolvimento e do quotidiano.
  • 5. Complexo de Édipo ●O Complexo de Édipo é o interesse sexual da criança no progenitor do sexo oposto. ●No caso das crianças do sexo masculino, estas começam a desenvolver um interesse sexual pela sua mãe e a ver o seu pai como um rival.
  • 6. Complexo de Édipo Para as raparigas o processo é um pouco diferente Complexo de Electra ●Estas iniciam um processo de excitação sexual em relação ao seu pai, iniciando uma experiência de inveja do pénis. ●Segundo Freud, elas queriam possuir a parte anatómica que lhes falta, culpando as suas mães pela sua falta.
  • 7. ●Os contos de fadas ao serem ouvidos/ lidos pelas crianças, contribuem para a estruturação da sua personalidade. ●Para Freud existem três componentes que constituem a estrutura da personalidade, são estas: Ego Id Superego
  • 8. Id ●O Id é a parte da personalidade inata, desorganizada e não socializada e tem como função reduzir as tensões criadas por pulsões essenciais. ●O Id opera de acordo com o princípio do prazer, isto é, procura o prazer e evita o sofrimento, localizando-se, então, na zona inconsciente da mente. ●O Ego, que significa “eu” em latim, é o componente psicológico da personalidade e actua de acordo com o Princípio da Realidade. ●Ego é como se fosse um “executivo” da personalidade pois toma decisões, controla acções e permite o pensamento e resolução de problemas de ordem mais elevada. Ego
  • 9. Superego ● O Superego é a estrutura da personalidade final, ou seja, representa o certo e o errado das normas e valores sociais transmitidos pelos pais, professores e outras figuras ao indivíduo. ●Este é estruturado durante a fase fálica, pois é durante esta fase que as crianças começam a distinguir o certo e o errado, segundo as suas normas sociais. ●O Superego inclui dois componentes: - Consciência - Ideal do Ego ● O Superego ajuda-nos a controlar os impulsos provenientes do Id, tornando o nosso comportamento mais honesto.
  • 10.
  • 11. A história do conto de fadas Hansel e Gretel Este conto relata a aventura de dois irmãos, Hansel e Gretel, filhos de um pobre lenhador, que, de acordo com a sua mulher, decide abandoná-los na floresta porque a família não tem mais condições económicas para os manter.
  • 12. A história do conto de fadas Hansel e Gretel No caminho pela floresta, Hansel e Gretel espalham migalhas de pão, para saberem o caminho de regresso a casa. Contudo as migalhas acabam por ser devoradas pelos pássaros e, com isto, os dois irmãos acabam perdidos na floresta.
  • 13. A história do conto de fadas Hansel e Gretel Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a devorar as guloseimas. Então, são recolhidos pela dona da casa, que acaba por se revelar uma bruxa.
  • 14. A história do conto de fadas Hansel e Gretel A bruxa tinha como objectivo engordar as crianças para depois as comer. Gretel trabalhava na casa e Hansel estava fechado uma gaiola com a intenção de engordar mais rápido.  Todos os dias a bruxa pedia a Hansel que deixasse ver o seu dedo para verificar se estava mais gordinho. No entanto Hansel estendia um osso de galinha. 
  • 15. A história do conto de fadas Hansel e Gretel Um dia a bruxa cansada de esperar, decidiu comer as crianças. Pediu a Gretel que atiçasse o lume do forno, mas a menina que era esperta fez de conta que não sabia acendê-lo e pediu à bruxa que verificasse o forno. No momento que a bruxa foi ver o forno ,Gretel empurrou a porta.
  • 16. A história do conto de fadas Hansel e Gretel A bruxa tinha um baú cheio de jóias e os meninos agarram nele e fugiram.  No regresso encontraram um pássaro que mostrou-lhes o caminho.  Hansel e Gretel chegaram a casa com o baú de jóias e o pai nem queria acreditar que os seus filhos estavam de regresso.
  • 17. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Uma das lições que podemos retirar com este conto é que a pobreza e a privação não melhoram o carácter do homem, tornando-o, pois, mais agressivo, egoísta e menos sensível ao sofrimento dos que o rodeiam, ficando mais predisposto a cometer injustiças e más acções. ●Nesta história a mãe representa a fonte de todo o alimento que satisfaz a criança oralmente, sendo por isso que os irmãos sentem uma profunda decepção e angústia, ao verem que a sua mãe as abandona.
  • 18. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Na primeira vez que Hansel e Gretel foram abandonados na floresta, Hansel usou a sua inteligência, pois deixou cair pedras para marcar o caminho de volta. Da segunda vez não utilizou tão bem sua inteligência, pois, ao marcar o caminho, utilizou migalhas de pão ●A angústia de passar fome tinha feito Hansel regredir, e assim, agora, só podia pensar em comida como sendo capaz de oferecer uma solução para todos os seus problemas.
  • 19. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Este conto dá a expressão simbólica às experiências interiores ligadas à mãe, enquanto o pai permanece uma figura vaga e ineficaz ao longo de toda a história ●A casa de chocolate representa uma fonte de alimento, onde as crianças se vão satisfazer oralmente, pensando só em destruí-la. Assim sendo, a casa de chocolate é o símbolo da mãe que amamenta o seu filho com o seu corpo. ●Hansel e Gretel, no seu inconsciente, vêem a Casa de Chocolate como a sua mãe boa, que oferece o seu corpo como fonte de alimento. Levados pela sua gulodice e enganados pelo prazer da satisfação oral (id), não dão ouvidos ao que o seu consciente (Ego) lhes diz e avisa.
  • 20. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● A uma certa altura Hansel e Gretel compreendem que a bruxa lhes quer fazer mal, apercebendo-se do perigo da gula e da dependência. Para a sua sobrevivência necessitam de se deixar de reger pelo seu Id, para passarem a actuar em conformidade com o seu Ego. ●Apenas quando os dois irmãos percebem que estão em perigo, conseguem passar a um estado superior de desenvolvimento, descobrindo, então, que a mãe boa e que dá, está escondida no fundo da mãe má e destrutiva.
  • 21. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Outro aspecto importante é que as crianças ao ouvirem a história várias vezes, apercebem-se que as aves tanto ajudam, como não o fazem. Neste conto os pássaros sabiam que não lhes deveriam facilitar a vida, fazendo com que eles enfrentassem os perigos do mundo exterior, apercebendo-se dos perigos e aprendendo a lição.
  • 22. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Quando se familiarizam com a história, as crianças que a ouvem, compreendem, inconscientemente, que a casa paterna e a casa da bruxa, são na vida real, uma experiência total. ●Neste conto, a casa paterna, junto da floresta e a casa trágica, das profundezas dessa floresta, não são, a um nível inconsciente, senão dois aspectos da mesma casa paterna: o consolador e o frustrante.
  • 23. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● A criança em idade escolar deve desenvolver a consciência da sua singularidade pessoal, ou seja da sua individualidade, já não pode partilhar tudo com os outros, e tem que começar a fazer as coisas por si própria, de forma mais autónoma. ●As crianças chegam a casa mais maduras, prontas a confiarem na sua inteligência e iniciativas, a fim de conseguirem resolver os problemas quotidianos. ●Com este conto as crianças aprendem que quando crescem, terão de confiar mais nos parceiros da mesma idade, para que haja um espírito de entreajuda e compreensão mútua.
  • 24. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ● Este conto é um aviso para que não haja regressão, mas sim um desenvolvimento e um crescimento em direcção a um estado superior de entidade psicológica e intelectual. ●Só quando Hansel e Gretel, regressam à sua casa, é que encontram o bem-estar e a alegria. Assim, podemos concluir que só se a criança mantiver uma boa relação com os seus pais, é que consegue amadurecer convenientemente para a adolescência.
  • 25. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise ●Devido ao facto de as crianças terem trazido as jóias, elas sentem que os pais já não vão tentar abandoná-las novamente, pois a sua vida económica ficou, assim, mais estável, sendo que aqui, as jóias têm apenas um valor simbólico. ●As crianças já não procurarão mais a casa de chocolate, pois aprenderam a lição de que a gula só tráz perigos e que iam quase morrendo, apenas para se satisfazerem oralmente. Também não vão encontrar nem recear mais a bruxa, porque conseguiram vencê-la através do seu esforço conjunto, saindo-se, assim, vitoriosas.
  • 26. A história do conto de fadas Hansel e Gretel segundo a psicanálise Conclusão ● Este tipo de histórias orientam as crianças para alcançarem um estado superior de desenvolvimento e para perceberem que a cooperação terá que substituir a confiança posta unicamente nos pais. ● Esta história encoraja as crianças para que um dia mais tarde sejam capazes de enfrentar o mundo exterior, dominando os seus perigos e tomando consciência que sairão enriquecidas através desta experiência. ● Para que as crianças ganhem autoconfiança, e para que a sua auto-estima cresça, devem ouvir histórias em que as crianças vençam e se desembaracem de figuras que as atormentem.
  • 27. Fim Trabalho realizado por: Ana Catarina Leal nº1 Ana Raquel Sousa nº2 Joana Silva nº 13