SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 81
Downloaden Sie, um offline zu lesen
 
 
 
Nacionalidade:---------------------------------- Britanica Armador:----------------------------------------- White Star Line Construtor:--------------------------------------- Harland and Wolff Yards (Belfast) Início construção:------------------------------ 31 de marzo de 1909 Lançado ao mar:-------------------------------- 31 de mayo de 1911 Viagem inaugural:------------------------------ 10 de abril de 1912
Peso:---------------------------------------------- 46.329 t. Comprimento:---------------------------------- 269 m. Largura:------------------------------------------ 28.2 m. Potência:----------------------------------------- 29 caldeiras “Huge", 2 motores  alternativos com 4 cilindros (três velocidades) e 1 turbina Parsons de baixa pressão.  Propulsão:--------------------------------------- 2 hélices laterais de 3 laminas e uma hélice central de 4 laminas. Velocidade Máxima:-------------------------- 25 Nós
A companhia de navegação White Star foi fundada em 1850, com a sua frota composta por navios que transportavam o ouro das minas australianas. Em 1902, a Companhia International Mercantile Marine, uma <trust> com financiamento norte americano, organizada por J. Pierpont Morgan, compra a White Star por cerca de US $ 25 milhões em ouro, e esta  passa a ser controlada por interesses norte americanos. Os navios porém continuam carregando a bandeira e a tripulação inglesa. Em 1904 Bruce J. lsmay, de 41 anos assumiu a presidência e a gestão administrativa da empresa, com o pleno apoio de Morgan.  Por sua vez William J. Pirri, presidente da Harland & Wolff estaleiros, torna-se diretor da Marinha Mercante.
[object Object],[object Object]
O plano foi aprovado em Belfast em 29 de julho de 1908 por Bruce Ismay e os diretores da White Star. O projeto apresenta a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos tanques, atuantes na estabilidade e equilíbrio  do navio. Ele comporta um enorme espaço para a ocupação das caldeiras e motores, e contém uma 4ª chaminé, falsa, que não está relacionada com as caldeiras, a sua função era apenas a de aumentar o prestígio e a estética do barco. .
Morgan, J Bruce Ismay
Maquete original do “Titanic” e do “Olympic&quot;
Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção dos navios Olypmpic, Titanic e um 3º navio, o Britannic, nos estaleiros navais de Belfast.  O Titanic terá 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura do nível da água. O custo total de cada navio será 1.500.000 libras, ou seja, cerca de 7.500.000 dólares.  Este número é impressionante para a época, considerando-se que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, tinha o maior salário da época, £ 1000 por ano.  As decisões finais sobre a concepção, os equipamentos e o mobiliário, dependiam de J. Bruce Ismay.   Em 31 de maio de 1908 tem início a construção do Titanic . no estaleiro Harland & Wolff.
Antes de iniciar a construção dos navios Olympic e Titanic,  foi necessária a construção de duas grandes estruturas no estaleiro.
 
Para a construção do Olympic e do Titanic, foi construída uma enorme ponte de aço equipada com um guindaste e quatro elevadores elétricos.Toda a estrutura pesando 6.000 toneladas, com 65 metros de altura, foi entregue em 1908 por Sir William & Co. de Glasgow.
Os hangares de construção do Olympic (à dir.) e do Titanic(à esq.)
Fim do expediente no estaleiro (observa-se ao fundo o Titanic). Na época, a H & W tinha 15.000 funcionários, dos quais mais de 3.000 trabalharam na construção do Titanic.
 
 
A âncora
O transporte de uma das âncoras
Caldeiras em construção
As caldeiras prontas antes da instalação. ( Compare o tamanho com o homem que está à direita)
Caldeiras sendo transportadas para o navio.
Unidade de Refrigeração
 
Projeto das chaminés (Na foto seguite, o tranporte para a instalação)
 
Projeto da instalação dos motores, posicionados lado a lado, cada um impulsiona uma hélice.  Nas caldeiras, a condução da produção de vapor é ampliada através de uma turbina de baixa pressão. Este sistema proporciona mais potência, sem aumentar o consumo de carvão.
 
Construção de um dos motores principais
Eixos dos pistões dos motores
Rotor da Turbina
A Caixa da Turbina
Rotor da Turbina
Tampa da Turbina
 
Geradores de Eletricidade
Instalação dos eixos das hélices
O Leme
Suporte do Leme
Projeto do Timão
Engrenagens do Timão
Visão da construção do interior do Titanic.
 
 
 
 
 
 
 
Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic é colocado no mar, onde será terminada a construção. O fato foi acompanhado por mais de 100.000 pessoas.  É o maior objeto em movimento construído pelo homem. Para proteger a estrutura onde o casco está apoiado, da enorme pressão de 150 kg por cm2, foram utilizados 22 mil toneladas de sebo, sabão e óleo, para a descida até a água. Rebocadores levam o Titanic à doca onde ele será terminado. Em Junho de 1911 a White Star Line e o estaleiro Harland & Wolff anunciam a data para a primeira viagem do Titanic:  20 de março de 1912 .
Convite para o lançamento do casco do Titanic ao mar (Veja o lançamento nas fotos seguintes)
 
 
 
Ele é lançado sem as hélices, que serão instaladas posteriormente fora d’água.
Houve uma comoção geral no estaleiro, quando o Titanic passou a flutuar em seu ambiente natural. Mesmo sem os motores, as caldeiras, as máquinas e acessórios, o Titanic reinou sobre as águas. Após uma hora ele foi rebocado para a doca onde serão terminadas as instalações, evitando assim o transporte das peças e dos equipamentos restantes. Em 3 de fevereiro de 1912 o Titanic será instalado em doca seca, em Belfast, para a etapa de montagem final, com a presença dos técnicos responsáveis pelos projetos. .
 
O Titanic na doca (ainda sem a falsa chaminé)
 
 
A hélice central com 4 pás e o diâmetro de 5 metros, é movida por uma turbina Parsons.  As duas hélices laterais contém 3 pás com 7 metros de diâmetro e são movidas por 2 motores de quatro cilindros com três velocidades, o maior até agora construído. A instalação é feita em doca seca, fora d´agua (fotos seguintes). .
O Titanic posicionado para a instalação das hélices
 
 
 
 
O Titanic é testado em 2 de abril as 06.00 horas. Ele é rebocado do Canal Victoria para Belfast Lough.  Uma vez no mar, começam todos os testes de todos os equipamentos de bordo, incluindo o rádio. São executados todos os testes de velocidade e de manobras arriscadas, em todos os movimentos e condições possíveis; sendo o principal deles o grande teste de detenção, onde o navio, a 20 nós, é desacelerado abruptamente sem regredir os motores (sem marcha à ré). Este teste mostra que o Titanic, a esta velocidade, requer cerca de 2 milhas ( 3,22 Km ) para parar completamente após a &quot;frenagem&quot;. As 14:00 horas, começa um ensaio de rota à velocidade de 18 nós durante 2 horas, e o Titanic retorna para Belfast  2 horas mais tarde.  Havia tanta confiança na construção naval que os testes e ensaios levaram menos de um dia!
[object Object],[object Object]
 
 
 
 
Cabine de comando vista da proa
A Popa
Detalhe do costado de Estibordo.
Detalhe de  costado de Bombordo.
Fragmento da única película existente do “Titanic”.
Edward J. Smith era o comandante mais antigo na White Star Line, e indiscutivelmente o mais experiente comandante na rota do Atlântico Norte. Ele havia comandado o Adriático, um dos grandes transatlânticos da empresa.  Ele tinha 38 anos de experiência e possuía um excelente currículo em termos de segurança. Em todos os seus anos de marinha nunca teve qualquer problema.
Última fotografía do capitão  Edward J. Smith.
 

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch

Els homes que no estimaven les dones
Els homes que no estimaven  les donesEls homes que no estimaven  les dones
Els homes que no estimaven les donesnaomi_gp
 
Recreación en caso de desastres ultimo
Recreación en caso de desastres ultimoRecreación en caso de desastres ultimo
Recreación en caso de desastres ultimoMaria Leticia Ditrani
 
Physical Therapy and Migraine
Physical Therapy and MigrainePhysical Therapy and Migraine
Physical Therapy and MigraineMigraineIreland
 
Costa brava
Costa bravaCosta brava
Costa bravapacomase
 
Artículos remitidos a comisión de trabajo
Artículos remitidos a comisión de trabajoArtículos remitidos a comisión de trabajo
Artículos remitidos a comisión de trabajopacomase
 
Preliminary script
Preliminary scriptPreliminary script
Preliminary scriptkatyharrop
 
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahora
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahoraDebe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahora
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahoraIsabel Rivas
 
Cyberbully Survey 2007
Cyberbully Survey 2007Cyberbully Survey 2007
Cyberbully Survey 2007shelbyfutures
 
Agenda de competiciones universitarias
Agenda de competiciones universitariasAgenda de competiciones universitarias
Agenda de competiciones universitariasligasdeportivasuab
 
Presentation1
Presentation1Presentation1
Presentation1BIEMS
 
Class 6week i vperiod2grade
Class 6week i vperiod2gradeClass 6week i vperiod2grade
Class 6week i vperiod2gradeLeonimoyano
 
Recip or screw_-_the_customers_choice
Recip or screw_-_the_customers_choiceRecip or screw_-_the_customers_choice
Recip or screw_-_the_customers_choicePeter Heisenberg
 
Johnson armand
Johnson armandJohnson armand
Johnson armandmryoe
 
Picasso (Man
Picasso (ManPicasso (Man
Picasso (Manpepita192
 
Propuestas Biblioteca
Propuestas Biblioteca Propuestas Biblioteca
Propuestas Biblioteca nosihe87
 
Los arbitros nov2010
Los arbitros nov2010Los arbitros nov2010
Los arbitros nov2010gabogadosv
 

Andere mochten auch (20)

Els homes que no estimaven les dones
Els homes que no estimaven  les donesEls homes que no estimaven  les dones
Els homes que no estimaven les dones
 
Cámaras fotográficas
Cámaras fotográficasCámaras fotográficas
Cámaras fotográficas
 
New text document
New text documentNew text document
New text document
 
Recreación en caso de desastres ultimo
Recreación en caso de desastres ultimoRecreación en caso de desastres ultimo
Recreación en caso de desastres ultimo
 
Physical Therapy and Migraine
Physical Therapy and MigrainePhysical Therapy and Migraine
Physical Therapy and Migraine
 
Costa brava
Costa bravaCosta brava
Costa brava
 
Artículos remitidos a comisión de trabajo
Artículos remitidos a comisión de trabajoArtículos remitidos a comisión de trabajo
Artículos remitidos a comisión de trabajo
 
Preliminary script
Preliminary scriptPreliminary script
Preliminary script
 
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahora
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahoraDebe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahora
Debe encontrar las palabras que tengan relacion con el tema visto hasta ahora
 
Cyberbully Survey 2007
Cyberbully Survey 2007Cyberbully Survey 2007
Cyberbully Survey 2007
 
Agenda de competiciones universitarias
Agenda de competiciones universitariasAgenda de competiciones universitarias
Agenda de competiciones universitarias
 
Presentation1
Presentation1Presentation1
Presentation1
 
Class 6week i vperiod2grade
Class 6week i vperiod2gradeClass 6week i vperiod2grade
Class 6week i vperiod2grade
 
KP Singh Artwork October 2011
KP Singh Artwork October 2011KP Singh Artwork October 2011
KP Singh Artwork October 2011
 
Recip or screw_-_the_customers_choice
Recip or screw_-_the_customers_choiceRecip or screw_-_the_customers_choice
Recip or screw_-_the_customers_choice
 
Johnson armand
Johnson armandJohnson armand
Johnson armand
 
Picasso (Man
Picasso (ManPicasso (Man
Picasso (Man
 
Propuestas Biblioteca
Propuestas Biblioteca Propuestas Biblioteca
Propuestas Biblioteca
 
Los arbitros nov2010
Los arbitros nov2010Los arbitros nov2010
Los arbitros nov2010
 
Novice e-ass
Novice e-assNovice e-ass
Novice e-ass
 

Ähnlich wie Titanic - Como se constrói uma lenda

Ähnlich wie Titanic - Como se constrói uma lenda (20)

Titanic comoseconstriumalenda-111022174250-phpapp02
Titanic comoseconstriumalenda-111022174250-phpapp02Titanic comoseconstriumalenda-111022174250-phpapp02
Titanic comoseconstriumalenda-111022174250-phpapp02
 
Maravilhasdo S Xi
Maravilhasdo S XiMaravilhasdo S Xi
Maravilhasdo S Xi
 
Maravilhasdo S Xi.Pps Hh
Maravilhasdo S Xi.Pps HhMaravilhasdo S Xi.Pps Hh
Maravilhasdo S Xi.Pps Hh
 
Navios Graneleiros
Navios GraneleirosNavios Graneleiros
Navios Graneleiros
 
1.4.3-Navios Graneleiros.pdf
1.4.3-Navios Graneleiros.pdf1.4.3-Navios Graneleiros.pdf
1.4.3-Navios Graneleiros.pdf
 
MARAVILHAS DO SÉCULO XXI
MARAVILHAS DO SÉCULO XXIMARAVILHAS DO SÉCULO XXI
MARAVILHAS DO SÉCULO XXI
 
Trabalho final a evolucao da maquina a vapor
Trabalho final a evolucao da maquina a vaporTrabalho final a evolucao da maquina a vapor
Trabalho final a evolucao da maquina a vapor
 
Eclusa
EclusaEclusa
Eclusa
 
Maravilhas da engenharia
Maravilhas da engenhariaMaravilhas da engenharia
Maravilhas da engenharia
 
Engenheiros Rg
Engenheiros RgEngenheiros Rg
Engenheiros Rg
 
Maravilhas
MaravilhasMaravilhas
Maravilhas
 
O carrossel da Escócia!
O carrossel da Escócia!O carrossel da Escócia!
O carrossel da Escócia!
 
The london eye=o_olho_de_londres
The london eye=o_olho_de_londresThe london eye=o_olho_de_londres
The london eye=o_olho_de_londres
 
As maiores maquinas construidas pelo homem
As maiores maquinas construidas pelo homemAs maiores maquinas construidas pelo homem
As maiores maquinas construidas pelo homem
 
Engenharia 3
Engenharia 3Engenharia 3
Engenharia 3
 
Engenharia 3
Engenharia 3Engenharia 3
Engenharia 3
 
Túnel de St. Gothard
Túnel de St. GothardTúnel de St. Gothard
Túnel de St. Gothard
 
R.i.
R.i.R.i.
R.i.
 
Canais do mundo
Canais do mundoCanais do mundo
Canais do mundo
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 

Mehr von Umberto Pacheco

A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !
A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !
A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !Umberto Pacheco
 
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)Umberto Pacheco
 
Maus tratos de animais - Programa 9ª semana
Maus tratos de animais - Programa 9ª semanaMaus tratos de animais - Programa 9ª semana
Maus tratos de animais - Programa 9ª semanaUmberto Pacheco
 
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHO
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHOAS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHO
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHOUmberto Pacheco
 
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !Umberto Pacheco
 
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !Umberto Pacheco
 
Ascenção e queda de Passos !
Ascenção e queda de Passos !Ascenção e queda de Passos !
Ascenção e queda de Passos !Umberto Pacheco
 
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...Umberto Pacheco
 
Autárquicas Cascais 2013-2009 !
Autárquicas Cascais 2013-2009 !Autárquicas Cascais 2013-2009 !
Autárquicas Cascais 2013-2009 !Umberto Pacheco
 
A carta de demissão de Gaspar !
A carta de demissão de Gaspar !A carta de demissão de Gaspar !
A carta de demissão de Gaspar !Umberto Pacheco
 
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMC
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMCEntrevista de João Cordeiro, candidato à CMC
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMCUmberto Pacheco
 
A quem serve a desinformação ?
A quem serve a desinformação ?A quem serve a desinformação ?
A quem serve a desinformação ?Umberto Pacheco
 
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !&quot;Um verdadeiro artista&quot; !
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !Umberto Pacheco
 

Mehr von Umberto Pacheco (20)

A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !
A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !
A CARTA DE SÓCRATES (Integral) !
 
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)
A saída voluntária de um estado membro da zona euro (e da UE)
 
Função publica 1869
Função publica 1869Função publica 1869
Função publica 1869
 
Maus tratos de animais - Programa 9ª semana
Maus tratos de animais - Programa 9ª semanaMaus tratos de animais - Programa 9ª semana
Maus tratos de animais - Programa 9ª semana
 
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHO
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHOAS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHO
AS RAZÕES DE ANTÓNIO CAPUCHO
 
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !
Em Estremoz, dias antes do 25 de Abril, já se cantavam canções de liberdade !
 
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !
Évora é a melhor cidade do alentejo para viver, visitar e investir !
 
Mulher a ler !
Mulher a ler !Mulher a ler !
Mulher a ler !
 
Ascenção e queda de Passos !
Ascenção e queda de Passos !Ascenção e queda de Passos !
Ascenção e queda de Passos !
 
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...
A verdade sobre o défice da Caixa Geral de Aposentações, na opinião de Freita...
 
Autárquicas Cascais 2013-2009 !
Autárquicas Cascais 2013-2009 !Autárquicas Cascais 2013-2009 !
Autárquicas Cascais 2013-2009 !
 
João Brandão
João BrandãoJoão Brandão
João Brandão
 
A carta de demissão de Gaspar !
A carta de demissão de Gaspar !A carta de demissão de Gaspar !
A carta de demissão de Gaspar !
 
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMC
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMCEntrevista de João Cordeiro, candidato à CMC
Entrevista de João Cordeiro, candidato à CMC
 
A quem serve a desinformação ?
A quem serve a desinformação ?A quem serve a desinformação ?
A quem serve a desinformação ?
 
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !&quot;Um verdadeiro artista&quot; !
&quot;Um verdadeiro artista&quot; !
 
Especialistas
EspecialistasEspecialistas
Especialistas
 
Dieta e futuro ... !
Dieta e futuro ... !Dieta e futuro ... !
Dieta e futuro ... !
 
D. Claudete !
D. Claudete !D. Claudete !
D. Claudete !
 
As 12 maiores cidades !
As 12 maiores cidades !As 12 maiores cidades !
As 12 maiores cidades !
 

Titanic - Como se constrói uma lenda

  • 1.  
  • 2.  
  • 3.  
  • 4. Nacionalidade:---------------------------------- Britanica Armador:----------------------------------------- White Star Line Construtor:--------------------------------------- Harland and Wolff Yards (Belfast) Início construção:------------------------------ 31 de marzo de 1909 Lançado ao mar:-------------------------------- 31 de mayo de 1911 Viagem inaugural:------------------------------ 10 de abril de 1912
  • 5. Peso:---------------------------------------------- 46.329 t. Comprimento:---------------------------------- 269 m. Largura:------------------------------------------ 28.2 m. Potência:----------------------------------------- 29 caldeiras “Huge&quot;, 2 motores alternativos com 4 cilindros (três velocidades) e 1 turbina Parsons de baixa pressão. Propulsão:--------------------------------------- 2 hélices laterais de 3 laminas e uma hélice central de 4 laminas. Velocidade Máxima:-------------------------- 25 Nós
  • 6. A companhia de navegação White Star foi fundada em 1850, com a sua frota composta por navios que transportavam o ouro das minas australianas. Em 1902, a Companhia International Mercantile Marine, uma <trust> com financiamento norte americano, organizada por J. Pierpont Morgan, compra a White Star por cerca de US $ 25 milhões em ouro, e esta passa a ser controlada por interesses norte americanos. Os navios porém continuam carregando a bandeira e a tripulação inglesa. Em 1904 Bruce J. lsmay, de 41 anos assumiu a presidência e a gestão administrativa da empresa, com o pleno apoio de Morgan. Por sua vez William J. Pirri, presidente da Harland & Wolff estaleiros, torna-se diretor da Marinha Mercante.
  • 7.
  • 8. O plano foi aprovado em Belfast em 29 de julho de 1908 por Bruce Ismay e os diretores da White Star. O projeto apresenta a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos tanques, atuantes na estabilidade e equilíbrio do navio. Ele comporta um enorme espaço para a ocupação das caldeiras e motores, e contém uma 4ª chaminé, falsa, que não está relacionada com as caldeiras, a sua função era apenas a de aumentar o prestígio e a estética do barco. .
  • 10. Maquete original do “Titanic” e do “Olympic&quot;
  • 11. Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção dos navios Olypmpic, Titanic e um 3º navio, o Britannic, nos estaleiros navais de Belfast. O Titanic terá 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura do nível da água. O custo total de cada navio será 1.500.000 libras, ou seja, cerca de 7.500.000 dólares. Este número é impressionante para a época, considerando-se que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, tinha o maior salário da época, £ 1000 por ano. As decisões finais sobre a concepção, os equipamentos e o mobiliário, dependiam de J. Bruce Ismay. Em 31 de maio de 1908 tem início a construção do Titanic . no estaleiro Harland & Wolff.
  • 12. Antes de iniciar a construção dos navios Olympic e Titanic, foi necessária a construção de duas grandes estruturas no estaleiro.
  • 13.  
  • 14. Para a construção do Olympic e do Titanic, foi construída uma enorme ponte de aço equipada com um guindaste e quatro elevadores elétricos.Toda a estrutura pesando 6.000 toneladas, com 65 metros de altura, foi entregue em 1908 por Sir William & Co. de Glasgow.
  • 15. Os hangares de construção do Olympic (à dir.) e do Titanic(à esq.)
  • 16. Fim do expediente no estaleiro (observa-se ao fundo o Titanic). Na época, a H & W tinha 15.000 funcionários, dos quais mais de 3.000 trabalharam na construção do Titanic.
  • 17.  
  • 18.  
  • 20. O transporte de uma das âncoras
  • 22. As caldeiras prontas antes da instalação. ( Compare o tamanho com o homem que está à direita)
  • 25.  
  • 26. Projeto das chaminés (Na foto seguite, o tranporte para a instalação)
  • 27.  
  • 28. Projeto da instalação dos motores, posicionados lado a lado, cada um impulsiona uma hélice. Nas caldeiras, a condução da produção de vapor é ampliada através de uma turbina de baixa pressão. Este sistema proporciona mais potência, sem aumentar o consumo de carvão.
  • 29.  
  • 30. Construção de um dos motores principais
  • 31. Eixos dos pistões dos motores
  • 33. A Caixa da Turbina
  • 36.  
  • 38. Instalação dos eixos das hélices
  • 43. Visão da construção do interior do Titanic.
  • 44.  
  • 45.  
  • 46.  
  • 47.  
  • 48.  
  • 49.  
  • 50.  
  • 51. Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic é colocado no mar, onde será terminada a construção. O fato foi acompanhado por mais de 100.000 pessoas. É o maior objeto em movimento construído pelo homem. Para proteger a estrutura onde o casco está apoiado, da enorme pressão de 150 kg por cm2, foram utilizados 22 mil toneladas de sebo, sabão e óleo, para a descida até a água. Rebocadores levam o Titanic à doca onde ele será terminado. Em Junho de 1911 a White Star Line e o estaleiro Harland & Wolff anunciam a data para a primeira viagem do Titanic: 20 de março de 1912 .
  • 52. Convite para o lançamento do casco do Titanic ao mar (Veja o lançamento nas fotos seguintes)
  • 53.  
  • 54.  
  • 55.  
  • 56. Ele é lançado sem as hélices, que serão instaladas posteriormente fora d’água.
  • 57. Houve uma comoção geral no estaleiro, quando o Titanic passou a flutuar em seu ambiente natural. Mesmo sem os motores, as caldeiras, as máquinas e acessórios, o Titanic reinou sobre as águas. Após uma hora ele foi rebocado para a doca onde serão terminadas as instalações, evitando assim o transporte das peças e dos equipamentos restantes. Em 3 de fevereiro de 1912 o Titanic será instalado em doca seca, em Belfast, para a etapa de montagem final, com a presença dos técnicos responsáveis pelos projetos. .
  • 58.  
  • 59. O Titanic na doca (ainda sem a falsa chaminé)
  • 60.  
  • 61.  
  • 62. A hélice central com 4 pás e o diâmetro de 5 metros, é movida por uma turbina Parsons. As duas hélices laterais contém 3 pás com 7 metros de diâmetro e são movidas por 2 motores de quatro cilindros com três velocidades, o maior até agora construído. A instalação é feita em doca seca, fora d´agua (fotos seguintes). .
  • 63. O Titanic posicionado para a instalação das hélices
  • 64.  
  • 65.  
  • 66.  
  • 67.  
  • 68. O Titanic é testado em 2 de abril as 06.00 horas. Ele é rebocado do Canal Victoria para Belfast Lough. Uma vez no mar, começam todos os testes de todos os equipamentos de bordo, incluindo o rádio. São executados todos os testes de velocidade e de manobras arriscadas, em todos os movimentos e condições possíveis; sendo o principal deles o grande teste de detenção, onde o navio, a 20 nós, é desacelerado abruptamente sem regredir os motores (sem marcha à ré). Este teste mostra que o Titanic, a esta velocidade, requer cerca de 2 milhas ( 3,22 Km ) para parar completamente após a &quot;frenagem&quot;. As 14:00 horas, começa um ensaio de rota à velocidade de 18 nós durante 2 horas, e o Titanic retorna para Belfast 2 horas mais tarde. Havia tanta confiança na construção naval que os testes e ensaios levaram menos de um dia!
  • 69.
  • 70.  
  • 71.  
  • 72.  
  • 73.  
  • 74. Cabine de comando vista da proa
  • 76. Detalhe do costado de Estibordo.
  • 77. Detalhe de costado de Bombordo.
  • 78. Fragmento da única película existente do “Titanic”.
  • 79. Edward J. Smith era o comandante mais antigo na White Star Line, e indiscutivelmente o mais experiente comandante na rota do Atlântico Norte. Ele havia comandado o Adriático, um dos grandes transatlânticos da empresa. Ele tinha 38 anos de experiência e possuía um excelente currículo em termos de segurança. Em todos os seus anos de marinha nunca teve qualquer problema.
  • 80. Última fotografía do capitão Edward J. Smith.
  • 81.