SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 26
Projecto –  Descobrir a floresta Tema –  A floresta e a Biodiversidade Escola EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço – Castro Verde
Decidimos descobrir a floresta do nosso concelho. Descobrir que espécies existem ou vivem no concelho onde habitamos. A região de Castro Verde é constituída por extensas zonas de colinas. Concelho de Castro Verde Castro Verde é um concelho  pertencente ao Distrito de Beja, região do baixo Alentejo. O concelho de Castro Verde tem 567,2 km 2 .
 
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Vamos então à descoberta  da flora e fauna do concelho!
[object Object],[object Object],[object Object],A azinheira é uma árvore característica de Portugal, no Alentejo. Vive:  Encontra-se em Portugal desde Trás- os-Montes até ao Algarve, mas principalmente no Alentejo interior. Altura:  pode atingir os 20 metros O Sobreiro é uma árvore característica de Portugal, no Alentejo. Idade máxima:  350 anos Semente:  Bolota ou lande
[object Object],[object Object],[object Object],Fruto:  bolota ou glande Idade máxima:  até aos 1000 anos Atenção:  Protegida por lei Espécie folhosa de folha persistente Fruto:  Bolota ou lande Altura:  Pode atingir 20 metros Atenção:  Protegido por lei
Os buracos das árvores São inúmeras as espécies que aproveitam os buracos de árvores para se abrigarem ou fazer o ninho.
As árvores fornecem alimento Os Sobreiros e as Azinheiras mais velhas proporcionam excelentes orifícios que atraem muitas espécies.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Répteis Cobra-rateira – Malpolon monspessulanos  Mede entre 160 a 230 cm. Alimenta-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis. É venenosa e vive sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos Cobra – ferradura – Coluber hippocrepis O seu nome é devido a uma mancha escura, em forma de ferradura, localizada na zona posterior da cabeça, o seu comprimento é normalmente de 180 cm e pode ser encontrada normalmente em zonas urbanas.
Batráquios Sapo – Discoglossus galgon Os adultos podem atingir os 18 centímetros e a sua pele tem uma aparência verrugosa.  Alimenta-se de invertebrados como insectos, aranhas, lesmas… Rã – verde – Rana perezi O seu habitat natural são as florestas e matagais temperados, rios e ribeiros, pântanos, terrenos de cultivo, áreas urbanas e etc.
Estas três espécies são altamente vulneráveis e encontram-se ameaçadas a nível nacional e internacional.
Nome científico:  Otis tarda Ave com o maior peso da Europa. Mais de 80% da população nacional encontra-se na ZPE de Castro Verde. Utilizada como mascote em diversas situações no nosso concelho. Exemplo: Jogos concelhios. Nome científico:  Tetrax tetrax Na ZPE de Castro Verde regista-se a maior densidade populacional de Sisão do Oeste da Europa. Nome científico:  Falco naumanni Pequeno falcão migrador que tem na ZPE de Castro Verde  as maiores colónias do País.
Nome científico:  Coracia garrulus A ZPE de Castro Verde é a principal de área de reprodução do rolieiro em Portugal. Nome científico:  Circus pygargus Também conhecido por tartaranhão-caçador. Os voos suaves do Tartaranhão-caçador dominam as searas durante a Primavera. Nome científico:  Pterocles orientalis Em Portugal é actualmente uma espécie rara e ameaçada, que apenas sobrevive em certas regiões remotas do interior.
Nome científico:  Grus grus Existem quatro zonas onde a espécie se pode considerar regular: as planícies de Castro Verde, as zonas de Moura e Mourão, as planícies de Évora e  área de Campo Maior.  Nome científico:  Melanocorypha calandra As Planícies de Castro Verde são a zona onde é mais abundante, mas também pode avistar-se no vizinho concelho de Mértola e ainda  nas zonas de Elvas, Alter do chão, Évora, Mourão e Cuba.  Nome científico:  Clamator glandarius Alguns dos locais onde surge com mais frequência são: a zona de Nisa, Barragem da póvoa, região de mourão e as Planícies de Évora e Castro Verde.
Os espojadouros são os locais escolhidos pelo Javali para praticarem os seus banhos de lama.  Perseguem cobras.  O aumento de javalis tem levado à diminuição das cobras existentes. A Geneta possui uns olhos grandes e dilatados, uma cauda longa e o corpo com pelagem malhada, que a faz passar despercebida na copa das árvores.
▫  A Lebre aparece em grande densidade no  Alentejo. ▫  O seu abrigo é feito nas ervas, consistindo numa pequena depressão aberta ou coberta por herbáceas mais compridas, normalmente designada por cama.  ▫  Espécie cinegética de pêlo, bastante apreciada pelos caçadores portugueses, pois era, até meados do século passado, muito abundante.
No dia 4 de Maio de 2011, realizámos uma saída de campo.
Na nossa saída de campo vimos azinheiras e sobreiros.
A nossa foto de grupo ( 8ºB e 8ºA) para finalizar.
A entidade que actua no nosso concelho, e que foi nosso parceiro neste projecto é a LPN – Liga para a Protecção da Natureza.  O objectivo principal da LPN principal é contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas. A LPN possui um Centro de Educação Ambiental em Castro Verde no Vale, Gonçalinho.  A LPN procura preservar o habitat existente através de parcerias com a Câmara Municipal e a Associação de agricultores.
No nosso concelho a floresta é de montado de azinho e sobro. Apesar da maior da maior parte do concelho ser uma estepe cerealífera verificamos que é um concelho muito rico em biodiversidade, principalmente em aves.  Por essa razão tornou-se uma área protegida.
Bibliografia/Webgrafia Seguimento de aves via satélite. Disponível em:  http://seguimentodeaves.domdigital.pt/   Visitado em: 05-05-2011  Life estepárias. Disponível em:  http://www.lifeesteparias.lpn.pt/ .  Visitado em 28-04-2011 Aves de Portugal. Disponível em:  http://www.avesdeportugal.info  .  Visitado em 28-04-2011 Câmara de Castro Verde . Disponível em:  http://www.cm-castroverde.pt/ .  Visitado em 28-04-2011 Blogue sobre animais  em vias de extinção . Disponível em:  http://realturma6f.blogspot.com/  Visitado em 5-05-11 Blogue de fotos online. Disponível em :  http://olhares.aeiou.pt/azinheira_foto452730.html  Visitado em 7-04-11 Wikipédia cobra rateira. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobra-rateira  Visitado em 7-04-11 Wikipédia rã verde. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A3-verde  Visitado em 28-04-11 Wikipédia sapo-comum. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapo-comum  Visitado em 05-05-11 Wikipédia cobra-ferradura. Disponível em:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobra-ferradura Visitado em 05-05-11 Castro Verde – Olhar sobre a planície. Edição LPN.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (18)

Pradaria
PradariaPradaria
Pradaria
 
Biomas cerrado
Biomas   cerradoBiomas   cerrado
Biomas cerrado
 
Trabalho Biologia
Trabalho Biologia Trabalho Biologia
Trabalho Biologia
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPia
 
Pradarias slide
Pradarias slidePradarias slide
Pradarias slide
 
Biomas: Pantanal
Biomas: PantanalBiomas: Pantanal
Biomas: Pantanal
 
Ouriço cacheiro
Ouriço cacheiroOuriço cacheiro
Ouriço cacheiro
 
Tundra e pradarias
Tundra e pradariasTundra e pradarias
Tundra e pradarias
 
Fauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestumaFauna e flora em crestuma
Fauna e flora em crestuma
 
A Geografia dos biomas tropicais
A Geografia dos biomas tropicaisA Geografia dos biomas tropicais
A Geografia dos biomas tropicais
 
Aves e plantas
Aves e plantasAves e plantas
Aves e plantas
 
Panpas ou pradarias
Panpas ou pradariasPanpas ou pradarias
Panpas ou pradarias
 
Introdução
IntroduçãoIntrodução
Introdução
 
O ouriço francisco
O ouriço franciscoO ouriço francisco
O ouriço francisco
 
Os animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagemOs animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagem
 
Biomas mundiais
Biomas mundiaisBiomas mundiais
Biomas mundiais
 
Nice South African Hunting Season photos
Nice South African Hunting Season photosNice South African Hunting Season photos
Nice South African Hunting Season photos
 
Pantanal
PantanalPantanal
Pantanal
 

Ähnlich wie Criando Raízes

Trbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnTrbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnAna Agostinho
 
Ppt plantas ameaçadas
Ppt   plantas ameaçadasPpt   plantas ameaçadas
Ppt plantas ameaçadasmaria
 
Parque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeParque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeBiaa
 
Introdução de espécies exóticas
Introdução de espécies exóticasIntrodução de espécies exóticas
Introdução de espécies exóticasGrupo2apcm
 
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um Amigo
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um AmigoOs Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um Amigo
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um AmigoFantásticos da Natureza
 
AULA - BIOMAS - PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdf
AULA - BIOMAS -  PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdfAULA - BIOMAS -  PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdf
AULA - BIOMAS - PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdfProfessorLucas2
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãoAGRT8C5111922
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãoAGRT8C5111922
 
parque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaparque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaAnaGomes40
 
Floresta autóctone
Floresta autóctoneFloresta autóctone
Floresta autóctoneSandra Alves
 
Cidade de cavalcante powerpoint 1
Cidade de cavalcante powerpoint 1Cidade de cavalcante powerpoint 1
Cidade de cavalcante powerpoint 1olecramsepol
 

Ähnlich wie Criando Raízes (20)

Rom
RomRom
Rom
 
Trbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnTrbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pn
 
Ppt plantas ameaçadas
Ppt   plantas ameaçadasPpt   plantas ameaçadas
Ppt plantas ameaçadas
 
Trabalho de ap
Trabalho de apTrabalho de ap
Trabalho de ap
 
Parque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeParque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São Mamede
 
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvor
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvorAlgumas aves limicolas presentes na ria de alvor
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvor
 
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvor
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvorAlgumas aves limicolas presentes na ria de alvor
Algumas aves limicolas presentes na ria de alvor
 
Aves e plantas da Madeira
Aves e plantas da MadeiraAves e plantas da Madeira
Aves e plantas da Madeira
 
Introdução de espécies exóticas
Introdução de espécies exóticasIntrodução de espécies exóticas
Introdução de espécies exóticas
 
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um Amigo
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um AmigoOs Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um Amigo
Os Fantásticos da Natureza - Ao encontro de um Amigo
 
Projeto trilha2007
Projeto trilha2007Projeto trilha2007
Projeto trilha2007
 
AULA - BIOMAS - PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdf
AULA - BIOMAS -  PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdfAULA - BIOMAS -  PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdf
AULA - BIOMAS - PARTE 1 - MATERIAL COMPLEMENTAR.pdf
 
AULA - BIOMAS - PARTE 1
AULA - BIOMAS -  PARTE 1AULA - BIOMAS -  PARTE 1
AULA - BIOMAS - PARTE 1
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
parque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaparque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadiana
 
Pantanal
PantanalPantanal
Pantanal
 
Pantanal
PantanalPantanal
Pantanal
 
Floresta autóctone
Floresta autóctoneFloresta autóctone
Floresta autóctone
 
Cidade de cavalcante powerpoint 1
Cidade de cavalcante powerpoint 1Cidade de cavalcante powerpoint 1
Cidade de cavalcante powerpoint 1
 

Mehr von Turma8B

Jéssica
JéssicaJéssica
JéssicaTurma8B
 
Internet segura sydney
Internet segura sydneyInternet segura sydney
Internet segura sydneyTurma8B
 
Hugo lopes
Hugo lopesHugo lopes
Hugo lopesTurma8B
 
351 paulino
351 paulino351 paulino
351 paulinoTurma8B
 
Luís paulino
Luís paulinoLuís paulino
Luís paulinoTurma8B
 
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro Verde
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro VerdeTaxa de actividade feminina no concelho de Castro Verde
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro VerdeTurma8B
 
Taxa bruta de natalidade
Taxa bruta de natalidadeTaxa bruta de natalidade
Taxa bruta de natalidadeTurma8B
 
População activa por faixas etárias
População activa por faixas etáriasPopulação activa por faixas etárias
População activa por faixas etáriasTurma8B
 
Mortalidade
MortalidadeMortalidade
MortalidadeTurma8B
 
Índice de envelhecimento da população
Índice de envelhecimento da populaçãoÍndice de envelhecimento da população
Índice de envelhecimento da populaçãoTurma8B
 
Idade média da população
Idade média da populaçãoIdade média da população
Idade média da populaçãoTurma8B
 
Densidade
DensidadeDensidade
DensidadeTurma8B
 
Densidade populacional
Densidade populacionalDensidade populacional
Densidade populacionalTurma8B
 
Abandono escolar
Abandono escolarAbandono escolar
Abandono escolarTurma8B
 
Evolução populacional 8ºb
Evolução populacional   8ºbEvolução populacional   8ºb
Evolução populacional 8ºbTurma8B
 
Festividades
FestividadesFestividades
FestividadesTurma8B
 
Futebol - Castro Verde
Futebol - Castro VerdeFutebol - Castro Verde
Futebol - Castro VerdeTurma8B
 
Igrejas de Castro Verde
Igrejas de Castro VerdeIgrejas de Castro Verde
Igrejas de Castro VerdeTurma8B
 
A Gastronomia de Castro Verde
A Gastronomia de Castro VerdeA Gastronomia de Castro Verde
A Gastronomia de Castro VerdeTurma8B
 
Museu da Lucerna
Museu da LucernaMuseu da Lucerna
Museu da LucernaTurma8B
 

Mehr von Turma8B (20)

Jéssica
JéssicaJéssica
Jéssica
 
Internet segura sydney
Internet segura sydneyInternet segura sydney
Internet segura sydney
 
Hugo lopes
Hugo lopesHugo lopes
Hugo lopes
 
351 paulino
351 paulino351 paulino
351 paulino
 
Luís paulino
Luís paulinoLuís paulino
Luís paulino
 
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro Verde
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro VerdeTaxa de actividade feminina no concelho de Castro Verde
Taxa de actividade feminina no concelho de Castro Verde
 
Taxa bruta de natalidade
Taxa bruta de natalidadeTaxa bruta de natalidade
Taxa bruta de natalidade
 
População activa por faixas etárias
População activa por faixas etáriasPopulação activa por faixas etárias
População activa por faixas etárias
 
Mortalidade
MortalidadeMortalidade
Mortalidade
 
Índice de envelhecimento da população
Índice de envelhecimento da populaçãoÍndice de envelhecimento da população
Índice de envelhecimento da população
 
Idade média da população
Idade média da populaçãoIdade média da população
Idade média da população
 
Densidade
DensidadeDensidade
Densidade
 
Densidade populacional
Densidade populacionalDensidade populacional
Densidade populacional
 
Abandono escolar
Abandono escolarAbandono escolar
Abandono escolar
 
Evolução populacional 8ºb
Evolução populacional   8ºbEvolução populacional   8ºb
Evolução populacional 8ºb
 
Festividades
FestividadesFestividades
Festividades
 
Futebol - Castro Verde
Futebol - Castro VerdeFutebol - Castro Verde
Futebol - Castro Verde
 
Igrejas de Castro Verde
Igrejas de Castro VerdeIgrejas de Castro Verde
Igrejas de Castro Verde
 
A Gastronomia de Castro Verde
A Gastronomia de Castro VerdeA Gastronomia de Castro Verde
A Gastronomia de Castro Verde
 
Museu da Lucerna
Museu da LucernaMuseu da Lucerna
Museu da Lucerna
 

Criando Raízes

  • 1. Projecto – Descobrir a floresta Tema – A floresta e a Biodiversidade Escola EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço – Castro Verde
  • 2. Decidimos descobrir a floresta do nosso concelho. Descobrir que espécies existem ou vivem no concelho onde habitamos. A região de Castro Verde é constituída por extensas zonas de colinas. Concelho de Castro Verde Castro Verde é um concelho pertencente ao Distrito de Beja, região do baixo Alentejo. O concelho de Castro Verde tem 567,2 km 2 .
  • 3.  
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9. Os buracos das árvores São inúmeras as espécies que aproveitam os buracos de árvores para se abrigarem ou fazer o ninho.
  • 10. As árvores fornecem alimento Os Sobreiros e as Azinheiras mais velhas proporcionam excelentes orifícios que atraem muitas espécies.
  • 11.
  • 12.
  • 13. Répteis Cobra-rateira – Malpolon monspessulanos Mede entre 160 a 230 cm. Alimenta-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis. É venenosa e vive sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos Cobra – ferradura – Coluber hippocrepis O seu nome é devido a uma mancha escura, em forma de ferradura, localizada na zona posterior da cabeça, o seu comprimento é normalmente de 180 cm e pode ser encontrada normalmente em zonas urbanas.
  • 14. Batráquios Sapo – Discoglossus galgon Os adultos podem atingir os 18 centímetros e a sua pele tem uma aparência verrugosa. Alimenta-se de invertebrados como insectos, aranhas, lesmas… Rã – verde – Rana perezi O seu habitat natural são as florestas e matagais temperados, rios e ribeiros, pântanos, terrenos de cultivo, áreas urbanas e etc.
  • 15. Estas três espécies são altamente vulneráveis e encontram-se ameaçadas a nível nacional e internacional.
  • 16. Nome científico: Otis tarda Ave com o maior peso da Europa. Mais de 80% da população nacional encontra-se na ZPE de Castro Verde. Utilizada como mascote em diversas situações no nosso concelho. Exemplo: Jogos concelhios. Nome científico: Tetrax tetrax Na ZPE de Castro Verde regista-se a maior densidade populacional de Sisão do Oeste da Europa. Nome científico: Falco naumanni Pequeno falcão migrador que tem na ZPE de Castro Verde as maiores colónias do País.
  • 17. Nome científico: Coracia garrulus A ZPE de Castro Verde é a principal de área de reprodução do rolieiro em Portugal. Nome científico: Circus pygargus Também conhecido por tartaranhão-caçador. Os voos suaves do Tartaranhão-caçador dominam as searas durante a Primavera. Nome científico: Pterocles orientalis Em Portugal é actualmente uma espécie rara e ameaçada, que apenas sobrevive em certas regiões remotas do interior.
  • 18. Nome científico: Grus grus Existem quatro zonas onde a espécie se pode considerar regular: as planícies de Castro Verde, as zonas de Moura e Mourão, as planícies de Évora e área de Campo Maior. Nome científico: Melanocorypha calandra As Planícies de Castro Verde são a zona onde é mais abundante, mas também pode avistar-se no vizinho concelho de Mértola e ainda nas zonas de Elvas, Alter do chão, Évora, Mourão e Cuba. Nome científico: Clamator glandarius Alguns dos locais onde surge com mais frequência são: a zona de Nisa, Barragem da póvoa, região de mourão e as Planícies de Évora e Castro Verde.
  • 19. Os espojadouros são os locais escolhidos pelo Javali para praticarem os seus banhos de lama. Perseguem cobras. O aumento de javalis tem levado à diminuição das cobras existentes. A Geneta possui uns olhos grandes e dilatados, uma cauda longa e o corpo com pelagem malhada, que a faz passar despercebida na copa das árvores.
  • 20. ▫ A Lebre aparece em grande densidade no Alentejo. ▫ O seu abrigo é feito nas ervas, consistindo numa pequena depressão aberta ou coberta por herbáceas mais compridas, normalmente designada por cama. ▫ Espécie cinegética de pêlo, bastante apreciada pelos caçadores portugueses, pois era, até meados do século passado, muito abundante.
  • 21. No dia 4 de Maio de 2011, realizámos uma saída de campo.
  • 22. Na nossa saída de campo vimos azinheiras e sobreiros.
  • 23. A nossa foto de grupo ( 8ºB e 8ºA) para finalizar.
  • 24. A entidade que actua no nosso concelho, e que foi nosso parceiro neste projecto é a LPN – Liga para a Protecção da Natureza. O objectivo principal da LPN principal é contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas. A LPN possui um Centro de Educação Ambiental em Castro Verde no Vale, Gonçalinho. A LPN procura preservar o habitat existente através de parcerias com a Câmara Municipal e a Associação de agricultores.
  • 25. No nosso concelho a floresta é de montado de azinho e sobro. Apesar da maior da maior parte do concelho ser uma estepe cerealífera verificamos que é um concelho muito rico em biodiversidade, principalmente em aves. Por essa razão tornou-se uma área protegida.
  • 26. Bibliografia/Webgrafia Seguimento de aves via satélite. Disponível em: http://seguimentodeaves.domdigital.pt/ Visitado em: 05-05-2011 Life estepárias. Disponível em: http://www.lifeesteparias.lpn.pt/ . Visitado em 28-04-2011 Aves de Portugal. Disponível em: http://www.avesdeportugal.info . Visitado em 28-04-2011 Câmara de Castro Verde . Disponível em: http://www.cm-castroverde.pt/ . Visitado em 28-04-2011 Blogue sobre animais em vias de extinção . Disponível em: http://realturma6f.blogspot.com/ Visitado em 5-05-11 Blogue de fotos online. Disponível em : http://olhares.aeiou.pt/azinheira_foto452730.html Visitado em 7-04-11 Wikipédia cobra rateira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobra-rateira Visitado em 7-04-11 Wikipédia rã verde. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A3-verde Visitado em 28-04-11 Wikipédia sapo-comum. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapo-comum Visitado em 05-05-11 Wikipédia cobra-ferradura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobra-ferradura Visitado em 05-05-11 Castro Verde – Olhar sobre a planície. Edição LPN.

Hinweis der Redaktion

  1. Alterar a imagem associada à abetarda. Fotografia da paisagem alentejana.
  2. Caracterizar mais profundamente a zona! Qual é o tipo de paisagem e qual a razão que levou à escolha da área seleccionada?