SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 17
Unidade 2 – Capítulo 5 POPULAÇÃO E ECONOMIA    Prof.º Luiz Fernando Wisniewski [email_address]
POPULAÇÃO EUROPÉIA A população absoluta é composta por 731,1 milhões de habitantes, o equivalente a 11% da população mundial. Levando em conta a extensão territorial observamos que a Europa possuí uma alta densidade demográfica, entre 70 e 381 hab/km 2
IMIGRANTES O alto padrão de vida da maioria dos países europeus atraiu imigrantes em busca de oportunidades de trabalho. A maioria dos estrangeiros submetem-se a trabalhos normalmente rejeitados pelo europeu, mas que rendem significativas somas quando comparado aos salários do país de origem. Alguns imigrantes vivem na ilegalidade, com documentos falsos. Os imigrantes sofre com a  XENOFOBIA , que é uma forma de discriminação praticada principalmente por grupos organizados que atribuem ao estrangeiro a responsabilidade de problemas sociais como desemprego.
IMIGRANTES Grande parte do contingente de imigrantes da Europa são africanos, em busca de uma qualidade de vida melhor se arriscam em pequenos barcos atravessando o Mediterrâneo. Sem estudo, trabalham nas construções, restaurantes e limpeza. Trabalhos que os europeus não querem fazer e que não exige mão de obra qualificada.
DICA DE FILME O filme mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seu país, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com a alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes (Selton Mello), assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex (Luis Miranda), Patrícia (Patricia Armani) e Vivian (Vanessa Giácomo) em busca do sonho de uma vida melhor.
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO Em sua grande maioria a Europa é divida por países desenvolvidos, esse fato pressupõe que as populações destes países possuam boa qualidade de vida. Em países ricos, normalmente se observa: PEQUENO CRESCIMENTO VEGETATIVO  E  EXPECTATIVA DE VIDA BASTANTE ELEVADA. Para melhor analisar estes dados vamos analisar a pirâmide etária da Europa 2006 comparando com a pirâmide de países subdesenvolvidos como da África.
PIRÂMIDES ETÁRIAS Nos países desenvolvidos a base é mais estreita, o que indica uma baixa taxa de natalidade, diferente nos países subdesenvolvidos que a base é larga. Em países desenvolvidos o  topo é mais largo o que mostra que a população de idosos é maior bem como a expectativa de vida da população. Outro aspecto a ser observado é o corpo da pirâmide, que em países desenvolvidos é mais largo indicando o predomínio da população ADULTA, desta forma podemos chamar estes países de ADULTOS.
TAXAS Taxa de Crescimento Vegetativo:  BAIXAS Causas: Planejamento familiar, métodos contraceptivos, grau de instrução, custo de vida alto e inserção da mulher no mercado de trabalho.. Taxa de Mortalidade:  BAIXAS Causas: excelentes condições de saúde, saneamento básico, atendimento hospitalar e alimentação. http://www.indexmundi.com/ 72 anos 51 anos 78 anos Expectativa de Vida (média) 22 Brasil 164  (Serra Leoa) 8  Mortalidade Infantil  (por mil hab.) Subdesenvolvidos (Africanos) Desenvolvidos (Europeus)
IDH O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida,observando os padrões de educação, saúde e renda. Quanto mais perto do valor 1,0 melhor são as condições de vida da população (educação, renda e saúde). Na Europa todos os países estão entre um IDH médio pra alto. IDH Noruega - 0,968  Islândia - 0,968  Irlanda - 0,960  Países Baixos (Holanda) - 0,958  Suécia - 0,958  Luxemburgo - 0,956  Suíça - 0,955  França - 0,955  Finlândia - 0,954  Dinamarca - 0,952  Áustria - 0,951  Espanha - 0,949  Bélgica - 0,948 Com isso chegamos a conclusão que : Os países possuem uma  boa qualidade de vida  Baixas taxas de  natalidade e mortalidade as pessoas tem um maior  poder de consumo devido a renda há um maior contingente de  mão de obra qualificada
Economia – Agropecuária As baixas temperaturas e a baixa quantidade de terra para plantações faz com que o governo europeu de subsídios para seus agricultores: Subsídios: incentivos governamentais que  garantem a redução de custos para o produtor, assegurando os rendimentos projetados para cada plantio. Outro aspecto importante é a utilização de técnicas e equipamentos modernos, desta forma a produtividade atinge alto desempenho e competitividade no mercado externo. Devido a elevada pressão demográfica os alimentos produzidos são consumidos internamente, não sendo exportado para o mercado externo.
Economia – Agropecuária A agricultura em países desenvolvidos como os europeus é do tipo: INTENSIVA Tipo de agricultura que utiliza técnicas de plantio modernas como produtos transgênicos  bem como máquinas e equipamentos de última geração , acarretando em uma maior produtividade – porém a utilização destas técnicas pode trazer alguns problemas ambientais.  Nos países subdesenvolvidos é do tipo: EXTENSIVA Tipo de agricultura realizada em grandes áreas, empregando pouco capital e técnicas agrícolas tradicionais e por isso apresenta baixa produtividade.
Economia – Extrativismo O principal produto de extração é o petróleo e seus maiores produtores são Federação Russa (3º Maior Produtor Mundial), Noruega e Reino Unido. O carvão mineral também merece destaque tendo grande participação na economia de países como a Federação Russa, Polônia, Ucrânia, Alemanha, Reino Unido , República Tcheca e Espanha, sendo o principal combustível da Revolução Industrial. O gás natural explorado no Reino Unido, Noruega e Holanda, sendo a Federação Russa o maior produtor mundial. Ouro e diamante também são explorados na Federação Russa. Rússia
Economia – Turismo A Europa constitui um imenso museu histórico-cultural, o antigo e o novo convivem lado a lado neste continente.  Uma das grandes facilidades no turismo europeu é a proximidade ente os países e meios velozes e confortável de locomoção. Também há a vantagem de  27 países pertencerem a EU (União Européia)  e possuírem um sistema monetário único.  O turismo cultural, juntamente com as arquiteturas dos seus povos milenares, coloca o turismo como uma grande fonte econômica da Europa. Dos 10 países que mais arrecadam com turismo no mundo, 7 são europeus.
Economia – Turismo
Economia – Industrias As industrias na Europa em sua grande maioria são as de Bens de Consumo, que transformam as matérias prima em produtos destinando suas produções para os consumidores finais. Pois as sociedades nos países desenvolvidos como os Europeus possuem um alto poder de compra bem como um modo de vida consumista. Também temos as indústrias de bem de capital, que são responsável pelos maquinários e equipamentos que serão utilizados em outras industrias em seus processos produtivos. E as industrias de bem de produção que industrializam as matérias primas de origem mineral, como siderúrgica e as petroquímicas.
BONS ESTUDOS !!! “ HÁ OS QUE SE QUEIXAM DO VENTO, O QUE ESPERAM QUE ELE MUDE. E OS QUE PROCURAM AJUSTAR AS VELAS.”
BLOG PROFESSOR LUIZ FERNANDO W - GEOGRAFIA http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/ e-mail: lfw.geografia@gmail.com

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (20)

Europa economia
Europa   economiaEuropa   economia
Europa economia
 
Europa economia, população e contexto histórico
Europa economia, população e contexto históricoEuropa economia, população e contexto histórico
Europa economia, população e contexto histórico
 
A população da ásia
A população da ásiaA população da ásia
A população da ásia
 
Europa apresentação
Europa   apresentaçãoEuropa   apresentação
Europa apresentação
 
América anglo saxônica
América anglo saxônicaAmérica anglo saxônica
América anglo saxônica
 
Ásia
ÁsiaÁsia
Ásia
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomico
 
Revisão de geografia europa - 9º ano
Revisão de geografia   europa - 9º anoRevisão de geografia   europa - 9º ano
Revisão de geografia europa - 9º ano
 
Geografia continente africano
Geografia   continente africanoGeografia   continente africano
Geografia continente africano
 
Asia
AsiaAsia
Asia
 
O continente americano completo
O continente americano  completoO continente americano  completo
O continente americano completo
 
Europa
EuropaEuropa
Europa
 
Europa sociedade
Europa   sociedadeEuropa   sociedade
Europa sociedade
 
Modulo 12 - América Latina - a produção econômica
Modulo 12 - América Latina - a produção econômicaModulo 12 - América Latina - a produção econômica
Modulo 12 - América Latina - a produção econômica
 
Regionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundialRegionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundial
 
8º Ano - Módulo 01 - Região e Regionalização
8º Ano - Módulo 01 - Região e Regionalização8º Ano - Módulo 01 - Região e Regionalização
8º Ano - Módulo 01 - Região e Regionalização
 
Aspectos naturais europa
Aspectos naturais europaAspectos naturais europa
Aspectos naturais europa
 
Populaçao mundial
Populaçao mundialPopulaçao mundial
Populaçao mundial
 
Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economiaAula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
 
Urbanizacao
UrbanizacaoUrbanizacao
Urbanizacao
 

Andere mochten auch

População europeia
População europeiaPopulação europeia
População europeiaAndré Aleixo
 
Europa população e economia
Europa população e economiaEuropa população e economia
Europa população e economiaE-professor Julio
 
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)profacacio
 
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]Marco Aurélio Gondim
 
Recursos naturais e a ação humana
Recursos naturais e a ação humanaRecursos naturais e a ação humana
Recursos naturais e a ação humanaAndré Luiz Marques
 
A economia industrial da união europeia
A economia industrial da união europeiaA economia industrial da união europeia
A economia industrial da união europeiaProfessor
 
Europa aspectos fisicos
Europa   aspectos fisicosEuropa   aspectos fisicos
Europa aspectos fisicosAbner de Paula
 
Economia industrial da Europa - 8 ano
Economia industrial da Europa - 8 ano Economia industrial da Europa - 8 ano
Economia industrial da Europa - 8 ano Isabela Gaspar
 
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADE
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADEEuropa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADE
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADEJOAO NELO DE OLIVEIRA
 
População europeia com narração
População europeia com narraçãoPopulação europeia com narração
População europeia com narraçãoArmando Sbragia
 
Aula 8ª População e economia da Ásia
Aula 8ª População e economia da ÁsiaAula 8ª População e economia da Ásia
Aula 8ª População e economia da ÁsiaPriscila Lopes
 

Andere mochten auch (20)

População europeia
População europeiaPopulação europeia
População europeia
 
Geografia continente europeu
Geografia   continente europeuGeografia   continente europeu
Geografia continente europeu
 
Europa população e economia
Europa população e economiaEuropa população e economia
Europa população e economia
 
Continente Europeu
Continente EuropeuContinente Europeu
Continente Europeu
 
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)
Cap. 3 - Europa: Aspectos físicos e populacionais (9º ano)
 
Europa slides
Europa slidesEuropa slides
Europa slides
 
Economia da europa
Economia da europaEconomia da europa
Economia da europa
 
Continente europeu
Continente europeuContinente europeu
Continente europeu
 
Europa
EuropaEuropa
Europa
 
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]
Geografia Geral - Europa ocidental, União Europeia [www.gondim.net]
 
Recursos naturais e a ação humana
Recursos naturais e a ação humanaRecursos naturais e a ação humana
Recursos naturais e a ação humana
 
A economia industrial da união europeia
A economia industrial da união europeiaA economia industrial da união europeia
A economia industrial da união europeia
 
Europa aspectos fisicos
Europa   aspectos fisicosEuropa   aspectos fisicos
Europa aspectos fisicos
 
Economia industrial da Europa - 8 ano
Economia industrial da Europa - 8 ano Economia industrial da Europa - 8 ano
Economia industrial da Europa - 8 ano
 
Oceania
OceaniaOceania
Oceania
 
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADE
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADEEuropa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADE
Europa oriental: ECONOMIA E SOCIEDADE
 
População europeia com narração
População europeia com narraçãoPopulação europeia com narração
População europeia com narração
 
Aula 8ª População e economia da Ásia
Aula 8ª População e economia da ÁsiaAula 8ª População e economia da Ásia
Aula 8ª População e economia da Ásia
 
Geografia europa - geopolítica
Geografia   europa - geopolíticaGeografia   europa - geopolítica
Geografia europa - geopolítica
 
Atividades sobre a europa
Atividades sobre a europaAtividades sobre a europa
Atividades sobre a europa
 

Ähnlich wie População, economia e desenvolvimento na Europa

Continente europeu
Continente europeuContinente europeu
Continente europeufgirelli
 
2 populacao europa--_9o_ano
2 populacao europa--_9o_ano2 populacao europa--_9o_ano
2 populacao europa--_9o_anoLucas Cechinel
 
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDContrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDIdalina Leite
 
Europa aspectos humanos
Europa aspectos humanosEuropa aspectos humanos
Europa aspectos humanosprofgilvano
 
Privest - Europa II - 3º ano EM
Privest - Europa II - 3º ano EMPrivest - Europa II - 3º ano EM
Privest - Europa II - 3º ano EMprofrodrigoribeiro
 
Resumo de geografia
Resumo de geografiaResumo de geografia
Resumo de geografiaBudni
 
Geografia da Europa - Geografia Humana - Demografia
Geografia da Europa - Geografia Humana - DemografiaGeografia da Europa - Geografia Humana - Demografia
Geografia da Europa - Geografia Humana - DemografiaCarlos Ribeiro Medeiros
 
Europa sociedade
Europa   sociedadeEuropa   sociedade
Europa sociedadeProfessor
 
Europa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaEuropa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaKolliexD
 
Objectivos Do MiléNio
Objectivos Do MiléNioObjectivos Do MiléNio
Objectivos Do MiléNioluisant
 
Ii Atividade Oficina Pedagogica
Ii Atividade Oficina PedagogicaIi Atividade Oficina Pedagogica
Ii Atividade Oficina PedagogicaGuanair Diogo
 

Ähnlich wie População, economia e desenvolvimento na Europa (20)

Continente europeu
Continente europeuContinente europeu
Continente europeu
 
2 populacao europa--_9o_ano
2 populacao europa--_9o_ano2 populacao europa--_9o_ano
2 populacao europa--_9o_ano
 
Tainara
TainaraTainara
Tainara
 
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDContrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
 
Modulo 07 - O quadro humano da Europa
Modulo 07 - O quadro humano da EuropaModulo 07 - O quadro humano da Europa
Modulo 07 - O quadro humano da Europa
 
Pesquisas
PesquisasPesquisas
Pesquisas
 
Europa aspectos humanos
Europa aspectos humanosEuropa aspectos humanos
Europa aspectos humanos
 
Privest - Europa II - 3º ano EM
Privest - Europa II - 3º ano EMPrivest - Europa II - 3º ano EM
Privest - Europa II - 3º ano EM
 
Resumo de geografia
Resumo de geografiaResumo de geografia
Resumo de geografia
 
Resumo de geografia
Resumo de geografiaResumo de geografia
Resumo de geografia
 
Resumo de geografia
Resumo de geografiaResumo de geografia
Resumo de geografia
 
Geografia da Europa - Geografia Humana - Demografia
Geografia da Europa - Geografia Humana - DemografiaGeografia da Europa - Geografia Humana - Demografia
Geografia da Europa - Geografia Humana - Demografia
 
Europa sociedade
Europa   sociedadeEuropa   sociedade
Europa sociedade
 
Europa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaEuropa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão política
 
Europa ocidental
Europa ocidentalEuropa ocidental
Europa ocidental
 
Europa ocidental
Europa ocidentalEuropa ocidental
Europa ocidental
 
A Olhar O Mundo
A Olhar O MundoA Olhar O Mundo
A Olhar O Mundo
 
987
987987
987
 
Objectivos Do MiléNio
Objectivos Do MiléNioObjectivos Do MiléNio
Objectivos Do MiléNio
 
Ii Atividade Oficina Pedagogica
Ii Atividade Oficina PedagogicaIi Atividade Oficina Pedagogica
Ii Atividade Oficina Pedagogica
 

Mehr von André Luiz Marques

A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença Mantida
A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença MantidaA Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença Mantida
A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença MantidaAndré Luiz Marques
 
A geografia pré e pós-Dilúvio
A geografia pré e pós-DilúvioA geografia pré e pós-Dilúvio
A geografia pré e pós-DilúvioAndré Luiz Marques
 
Quem sou eu - a formação do povo brasileiro
Quem sou eu - a formação do povo brasileiroQuem sou eu - a formação do povo brasileiro
Quem sou eu - a formação do povo brasileiroAndré Luiz Marques
 
Minerais e Rochas - Especialidade
Minerais e Rochas - EspecialidadeMinerais e Rochas - Especialidade
Minerais e Rochas - EspecialidadeAndré Luiz Marques
 
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhas
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhasA precisao da profecia das 2300 tardes e manhas
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhasAndré Luiz Marques
 
Jesus, da Criação à Restauração_35min
Jesus, da Criação à Restauração_35minJesus, da Criação à Restauração_35min
Jesus, da Criação à Restauração_35minAndré Luiz Marques
 
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntas
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntasCriacionismo - Fé e Razão caminhando juntas
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntasAndré Luiz Marques
 
Minerais e Rochas - especialidade
Minerais e Rochas - especialidadeMinerais e Rochas - especialidade
Minerais e Rochas - especialidadeAndré Luiz Marques
 
Panspermia: jogando o problema ao espaço
Panspermia: jogando o problema ao espaço Panspermia: jogando o problema ao espaço
Panspermia: jogando o problema ao espaço André Luiz Marques
 
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)André Luiz Marques
 
Universo Criado - versao curta 20min
Universo Criado - versao curta 20minUniverso Criado - versao curta 20min
Universo Criado - versao curta 20minAndré Luiz Marques
 
Concurso de literatura denominacional
Concurso de literatura denominacionalConcurso de literatura denominacional
Concurso de literatura denominacionalAndré Luiz Marques
 

Mehr von André Luiz Marques (20)

A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença Mantida
A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença MantidaA Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença Mantida
A Profecia das 2300 Tardes e Manhãs e a Crença Mantida
 
Impacto profundo 30_minutos
Impacto profundo 30_minutosImpacto profundo 30_minutos
Impacto profundo 30_minutos
 
A geografia pré e pós-Dilúvio
A geografia pré e pós-DilúvioA geografia pré e pós-Dilúvio
A geografia pré e pós-Dilúvio
 
Pela graca sois salvos
Pela graca sois salvosPela graca sois salvos
Pela graca sois salvos
 
Quem sou eu - a formação do povo brasileiro
Quem sou eu - a formação do povo brasileiroQuem sou eu - a formação do povo brasileiro
Quem sou eu - a formação do povo brasileiro
 
Minerais e Rochas - Especialidade
Minerais e Rochas - EspecialidadeMinerais e Rochas - Especialidade
Minerais e Rochas - Especialidade
 
A Geografia pré e pós-Diluvio
A Geografia pré e pós-DiluvioA Geografia pré e pós-Diluvio
A Geografia pré e pós-Diluvio
 
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhas
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhasA precisao da profecia das 2300 tardes e manhas
A precisao da profecia das 2300 tardes e manhas
 
Jesus, da Criação à Restauração_35min
Jesus, da Criação à Restauração_35minJesus, da Criação à Restauração_35min
Jesus, da Criação à Restauração_35min
 
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntas
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntasCriacionismo - Fé e Razão caminhando juntas
Criacionismo - Fé e Razão caminhando juntas
 
Minerais e Rochas - especialidade
Minerais e Rochas - especialidadeMinerais e Rochas - especialidade
Minerais e Rochas - especialidade
 
Panspermia: jogando o problema ao espaço
Panspermia: jogando o problema ao espaço Panspermia: jogando o problema ao espaço
Panspermia: jogando o problema ao espaço
 
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)
Panspermia: jogando o problema ao espaço (versão_20min)
 
Universo Criado - versao curta 20min
Universo Criado - versao curta 20minUniverso Criado - versao curta 20min
Universo Criado - versao curta 20min
 
Os movimentos da terra
Os movimentos da terraOs movimentos da terra
Os movimentos da terra
 
Concurso de literatura denominacional
Concurso de literatura denominacionalConcurso de literatura denominacional
Concurso de literatura denominacional
 
Qual o Tamanho de Deus?
Qual o Tamanho de Deus?Qual o Tamanho de Deus?
Qual o Tamanho de Deus?
 
Impacto Profundo
Impacto ProfundoImpacto Profundo
Impacto Profundo
 
Selo de Deus e a marca da besta
Selo de Deus e a marca da bestaSelo de Deus e a marca da besta
Selo de Deus e a marca da besta
 
A Arca de Noé e o Dilúvio
A Arca de Noé e o DilúvioA Arca de Noé e o Dilúvio
A Arca de Noé e o Dilúvio
 

Kürzlich hochgeladen

5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 

Kürzlich hochgeladen (20)

5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 

População, economia e desenvolvimento na Europa

  • 1. Unidade 2 – Capítulo 5 POPULAÇÃO E ECONOMIA  Prof.º Luiz Fernando Wisniewski [email_address]
  • 2. POPULAÇÃO EUROPÉIA A população absoluta é composta por 731,1 milhões de habitantes, o equivalente a 11% da população mundial. Levando em conta a extensão territorial observamos que a Europa possuí uma alta densidade demográfica, entre 70 e 381 hab/km 2
  • 3. IMIGRANTES O alto padrão de vida da maioria dos países europeus atraiu imigrantes em busca de oportunidades de trabalho. A maioria dos estrangeiros submetem-se a trabalhos normalmente rejeitados pelo europeu, mas que rendem significativas somas quando comparado aos salários do país de origem. Alguns imigrantes vivem na ilegalidade, com documentos falsos. Os imigrantes sofre com a XENOFOBIA , que é uma forma de discriminação praticada principalmente por grupos organizados que atribuem ao estrangeiro a responsabilidade de problemas sociais como desemprego.
  • 4. IMIGRANTES Grande parte do contingente de imigrantes da Europa são africanos, em busca de uma qualidade de vida melhor se arriscam em pequenos barcos atravessando o Mediterrâneo. Sem estudo, trabalham nas construções, restaurantes e limpeza. Trabalhos que os europeus não querem fazer e que não exige mão de obra qualificada.
  • 5. DICA DE FILME O filme mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seu país, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com a alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes (Selton Mello), assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex (Luis Miranda), Patrícia (Patricia Armani) e Vivian (Vanessa Giácomo) em busca do sonho de uma vida melhor.
  • 6. ESTRUTURA DA POPULAÇÃO Em sua grande maioria a Europa é divida por países desenvolvidos, esse fato pressupõe que as populações destes países possuam boa qualidade de vida. Em países ricos, normalmente se observa: PEQUENO CRESCIMENTO VEGETATIVO E EXPECTATIVA DE VIDA BASTANTE ELEVADA. Para melhor analisar estes dados vamos analisar a pirâmide etária da Europa 2006 comparando com a pirâmide de países subdesenvolvidos como da África.
  • 7. PIRÂMIDES ETÁRIAS Nos países desenvolvidos a base é mais estreita, o que indica uma baixa taxa de natalidade, diferente nos países subdesenvolvidos que a base é larga. Em países desenvolvidos o topo é mais largo o que mostra que a população de idosos é maior bem como a expectativa de vida da população. Outro aspecto a ser observado é o corpo da pirâmide, que em países desenvolvidos é mais largo indicando o predomínio da população ADULTA, desta forma podemos chamar estes países de ADULTOS.
  • 8. TAXAS Taxa de Crescimento Vegetativo: BAIXAS Causas: Planejamento familiar, métodos contraceptivos, grau de instrução, custo de vida alto e inserção da mulher no mercado de trabalho.. Taxa de Mortalidade: BAIXAS Causas: excelentes condições de saúde, saneamento básico, atendimento hospitalar e alimentação. http://www.indexmundi.com/ 72 anos 51 anos 78 anos Expectativa de Vida (média) 22 Brasil 164 (Serra Leoa) 8 Mortalidade Infantil (por mil hab.) Subdesenvolvidos (Africanos) Desenvolvidos (Europeus)
  • 9. IDH O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida,observando os padrões de educação, saúde e renda. Quanto mais perto do valor 1,0 melhor são as condições de vida da população (educação, renda e saúde). Na Europa todos os países estão entre um IDH médio pra alto. IDH Noruega - 0,968 Islândia - 0,968 Irlanda - 0,960 Países Baixos (Holanda) - 0,958 Suécia - 0,958 Luxemburgo - 0,956 Suíça - 0,955 França - 0,955 Finlândia - 0,954 Dinamarca - 0,952 Áustria - 0,951 Espanha - 0,949 Bélgica - 0,948 Com isso chegamos a conclusão que : Os países possuem uma boa qualidade de vida Baixas taxas de natalidade e mortalidade as pessoas tem um maior poder de consumo devido a renda há um maior contingente de mão de obra qualificada
  • 10. Economia – Agropecuária As baixas temperaturas e a baixa quantidade de terra para plantações faz com que o governo europeu de subsídios para seus agricultores: Subsídios: incentivos governamentais que garantem a redução de custos para o produtor, assegurando os rendimentos projetados para cada plantio. Outro aspecto importante é a utilização de técnicas e equipamentos modernos, desta forma a produtividade atinge alto desempenho e competitividade no mercado externo. Devido a elevada pressão demográfica os alimentos produzidos são consumidos internamente, não sendo exportado para o mercado externo.
  • 11. Economia – Agropecuária A agricultura em países desenvolvidos como os europeus é do tipo: INTENSIVA Tipo de agricultura que utiliza técnicas de plantio modernas como produtos transgênicos bem como máquinas e equipamentos de última geração , acarretando em uma maior produtividade – porém a utilização destas técnicas pode trazer alguns problemas ambientais. Nos países subdesenvolvidos é do tipo: EXTENSIVA Tipo de agricultura realizada em grandes áreas, empregando pouco capital e técnicas agrícolas tradicionais e por isso apresenta baixa produtividade.
  • 12. Economia – Extrativismo O principal produto de extração é o petróleo e seus maiores produtores são Federação Russa (3º Maior Produtor Mundial), Noruega e Reino Unido. O carvão mineral também merece destaque tendo grande participação na economia de países como a Federação Russa, Polônia, Ucrânia, Alemanha, Reino Unido , República Tcheca e Espanha, sendo o principal combustível da Revolução Industrial. O gás natural explorado no Reino Unido, Noruega e Holanda, sendo a Federação Russa o maior produtor mundial. Ouro e diamante também são explorados na Federação Russa. Rússia
  • 13. Economia – Turismo A Europa constitui um imenso museu histórico-cultural, o antigo e o novo convivem lado a lado neste continente. Uma das grandes facilidades no turismo europeu é a proximidade ente os países e meios velozes e confortável de locomoção. Também há a vantagem de 27 países pertencerem a EU (União Européia) e possuírem um sistema monetário único. O turismo cultural, juntamente com as arquiteturas dos seus povos milenares, coloca o turismo como uma grande fonte econômica da Europa. Dos 10 países que mais arrecadam com turismo no mundo, 7 são europeus.
  • 15. Economia – Industrias As industrias na Europa em sua grande maioria são as de Bens de Consumo, que transformam as matérias prima em produtos destinando suas produções para os consumidores finais. Pois as sociedades nos países desenvolvidos como os Europeus possuem um alto poder de compra bem como um modo de vida consumista. Também temos as indústrias de bem de capital, que são responsável pelos maquinários e equipamentos que serão utilizados em outras industrias em seus processos produtivos. E as industrias de bem de produção que industrializam as matérias primas de origem mineral, como siderúrgica e as petroquímicas.
  • 16. BONS ESTUDOS !!! “ HÁ OS QUE SE QUEIXAM DO VENTO, O QUE ESPERAM QUE ELE MUDE. E OS QUE PROCURAM AJUSTAR AS VELAS.”
  • 17. BLOG PROFESSOR LUIZ FERNANDO W - GEOGRAFIA http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/ e-mail: lfw.geografia@gmail.com