SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 33
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Buzz Marketing
Histórico, Evolução e Perspectivas 
Os consumidores, ao longo da história, foram desenvolvendo diferentes perspectivas e sentimentos sobre o Marketing. Com o aparecimento da televisão, a publicidade era vista com grande prazer e cumpria perfeitamente os seus objetivos. Mas, com o decorrer do tempo e o aumento da concorrência e o boom de spots publicitários, o público foi ficando saturado das novas mensagens em todos os meios de comunicação. Assim, a relação com o Marketing virou ou amo, ou odeio. 
Para captar a atenção desta geração é preciso utilizar técnicas diferentes das habituais, uma forma de conseguir captar a atenção deste grupo de consumidores é por exemplo através do BUZZ MARKETING utilizado já por algumas companhias. É uma estratégia de publicidade camuflada em que o empenho da marca se torna parte da cultura popular e os consumidores são seduzidos a difundir a mensagem naturalmente. 
fonte:isaprint.blogs.sapo.pt
O buzz marketing se aproveita de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma. 
•Vantagem 
Técnicas simples e eficazes e baixo custo 
•Desvantagem 
Desvio da informação inicial e resultados inversos ao esperado 
Fonte:E-comerce News
Formatos e Técnicas 
•Famoso boca a boca. 
•Tem direcionamento. 
•A mensagem tem que parecer ter começado de fontes independentes e não da marca. 
•Econômico, já que o número atingido pode ser incalculável. 
•Lucrativo e eficiente 
O buzzmarketing são várias técnicas que os profissionais de marketing utilizam para criar um falatório sobre um marca, produto ou serviço e, com isso, aumentar o tão cobiçado marketing boca a boca. O objetivo desta vertente do marketing é fazer com que mensagem pareça ter começado de fontes independentes e não da própria marca. 
Fonte: http://spider.ad
Possibilidades de Interação e Engajamento com o Consumidor 
Conceito parte de um princípio antigo de que as pessoas, quando gostam de um produto ou serviço, normalmente disseminam o fato entre as pessoas de seu relacionamento. O desafio era como sistematizar as ações que levam as pessoas a disseminarem um produto de modo a potencializar a comunicação e o conhecimento da marca a custo baixo. Assim, na medida em que os resultados são positivos, mais empresas e profissionais passam a divulgar esta marca/serviço/produto dando a sensação de modismo. 
Fonte: Agência de Marketing
Custos e Técnicas de Rentabilidade 
Os resultados finais com uma ação de BuzzMarketing podem ser organizados da seguinte forma: 
Nucleares 
-Tráfego no site principal 
-Conversão (vendas, contatos etc..) 
Sites de relacionamento -Tráfego 
-Viralizaçãode conteúdo oficial 
-Produção de conteúdo pelo público 
Buscadores 
-Aumento do volume de buscas pela marca 
-Termos associados a marca. 
Fonte: Publiweb
Alcance do Público Consumidor 
A característica supracitada que é ir além do baixo custo de produção. Uma estratégia de guerrilha bem arquitetada e criativa gerará o zumzumzumnecessário para se colher os benefícios do BuzzMarketing. O próprio zumzumzuma respeito de sua ação de comunicação já é o princípio desses benefícios, quando pessoas que não foram atingidas diretamente pela mensagem divulgada através da ação de comunicação serão atingidas de forma indireta a partir dos comentários que a eles chegariam. Quando isso acontece, já podemos dizer que começamos a sentir os efeitos do BuzzMarketing. 
Fonte: Blog Imaginando Criatividade
Estudos de Casos Criativos
SelfieBilionária 
A selfiepostada no perfil da apresentadora Ellen DeGeneresacabou gerando um volume recorde de compartilhamentos no Twittere vale mais de 2 bilhões.
Na Big Mama's& Papa'ssabiam que tinham feito um pedido da cerimônia do Oscar, mas a encomenda era entregar as pizzas ao teatro Dolby. Ninguém advertiu que fariam parte do espetáculo. 
Pizza do Oscar
Caça ao Tesouro 
Vídeos pululavam na internet sobre como fazer uma espécie de “PeanutButter” de paçoca, com as mais diversas receitas, mas sempre usando a Paçoquitacomo ingrediente principal. E não é que a Santa Helena captou a mensagem? Com o apelo quase sem intenção do público.
Apple 
AestratégiadelançamentodoIphoneéumexemploclarodeBuzzextremamentepositivoàmarca. Antesdechegaraomercado, milhõesdepessoasportodoomundojáotinhamcomonúmero1nasualistadedesejos.
Histórico 
AsferramentasdeMarketingdeGuerrilhasãoutilizadasporempresasmenorescomoobjetivodecombatergrandesconcorrentesousimplesmentesobreviverem.Utiliza-sedemaneirasnãoconvencionaisparaexecutarsuasatividadesdemarketingecomorçamentos“apertados”. Levinsondizquepequenasempresasempreendedorassãodiferentesdeempresasgrandes.AsempresascomeçamautilizaroMarketingdeGuerrilhaemseumixdemarketingparaatingiremoscoraçõesementesdeseuspúblicos-alvoetrazerematitudeparasuasmarcas. 
Emgeral,táticasdeguerrilhasãousadasporumapartemaisfracacontraumamaisforte,umaestratégiaqueutilizameioseaçõesinusitadosafimdealcançaroresultadoalmejado:“atingirasmetasconvencionais,taiscomolucrosealegria,commétodosnãoconvencionais,comoinvestirenergiaemvezdedinheiro.” 
Aspequenasempresaspodemadotartáticasalternativasdemarketingparasobrevivernosmercadosatuais,cadavezmaiscompetitivos.Omarketingdeguerrilhaécaracterizadocomoumaalternativaparaaspequenasempresas,poispropõeumamaneiracriativadesepensaroutrasaplicabilidadesparacertosdispositivos,semosaltosinvestimentosqueasmídiasconvencionaisdemandam.Servetambémparaasgrandesempresas,comoumaestratégiacomplementaràscampanhaspublicitáriasquebuscamestabelecermaisinteratividadecomosreceptores,comvistasàpromoçãodamídiaespontânea,invisíveloubuzzmarketing. 
fonte: Wikipedia
Evolução 
1940 –EducaçãoPrincipal objetivo das propagandas era educar o público-alvo em vez de distrair ou engajá-los. 
1960 –Grandes campanhasA publicidade era composta principalmente por grandes orçamentos, jingles cativantes, cartazes em público e mais tarde comerciais de televisão. 
1970 –Menos eficazesOs anunciantes começaram a notar que as suas técnicas publicitárias foram ficando cada vez menos eficazes. 
1984 –RevoluçãoO livro das idéiasde Jay Conrad Levinsonpara publicidade com grandes resultados e pequeno investimento chegaram as livrarias.Através das novas técnicas de guerrilha, as pequenas empresas estavam começando a se diferenciar no mercado. 
2008 -2013 –InvestimentoCom a saturação da mídia tradicional, a fragmentação da audiência e das mídias, e a dispersão do target, grandes empresas vêm investindo no Marketing de Guerrilha. 
Fonte: Comunicadores
Perspectiva de Uso 
Este tipo de Marketing surgiu da necessidade de novas técnicas publicitárias na década de 70, devido à diminuição da eficácia das propagandas atuais, porém, seu ápice ocorreu somente nos anos 80, com a publicação do livro de Jay Conrad Levinson, com o objetivo de possibilitar grandes resultados com pequenos investimentos nas organizações. Existem diversas formas de propaganda, em muitas vezes nós nem percebemos que estamos sofrendo influência de alguma delas. Geralmente essas propagandas são feitas na rua, sem muito custo e com alto poder de impactar as pessoas. 
Fonte: Oficina da net
Vantagens 
•Possibilita fazer mais, com menos. 
•Maneiras não convencionais. 
•Potencializa os recursos. 
•Foge da regra. 
•Boca a boca. 
Desvantagens 
•Pode levar à saturação com o passar do tempo, perder fulgor e deixar de ser novidade, isto se setornar muito frequente. 
•Corre-se sempre algum risco da ação acabar por ser contrária aos valores e objetivos da marca; 
•Pela ousadia que às vezes trazem, as ações de guerrilha podem virar-se contra o anunciante e a marca ficar mal vista pelo consumidor; 
•Imprevisibilidade, pois há muito menos possibilidade de controlar quantas e que pessoas terão contato com a sua ação.
Porque usar o Marketing de Guerrilha? 
•Totalmente direcionado. 
•Rentável. 
•Super atual. 
Fonte: Youtube 
Formatos e técnicas 
O Marketing de Guerrilha é reconhecido como uma forma de impactar de forma não convencional o público de determinada marca.Quanto maior o impacto, melhor. Quanto menor o custo, ainda melhor.Quando falamos nesta categoria do marketing, logo imaginamos ações que usem a criatividade aoextremo, colocando uma marca em contextos jamais vistos antes. 
Fonte: Midiadismo
Engajamento com o Público Consumidor e Possibilidade de Interação 
•Faça o público interagir com a campanha: um dos pontos fortes do marketing de guerrilha é a possibilidade do targetinteragir com a marca. Por isso, promova conexões da ação com redes sociais, QR codes, interferência do público em vídeos e peças publicitárias, relacionamento entre os participantes da campanha, etc. 
•Não deixe de utilizar mídias convencionais: as mídias convencionais sempre terão seu lugar, e já provaram por décadas de atividade que podem gerar bons resultados se bem usadas. É um equívoco acreditar que ações de guerrilha irão substituir totalmente campanhas tradicionais. O ideal é combinar as campanhas de marketing propondo uma comunicação integrada. 
•Invista no boca a boca: a velha tática do boca a boca deve ser explorada ao extremo no marketing de guerrilha. A intenção é intrigar as pessoas para que elas comentem sobre o acontecimento promovendo a marca. Mas esteja preparado para receber comentários positivos e negativos. 
•Faca seu anúncio não parecer um anúncio: pode parecer contraditório, mas quanto mais disfarçado for o anúncio, mais as pessoas terão curiosidade e deixarão de ter resistência a ele. O foco é promover a experiência capaz de gerar atenção e envolver pessoas. 
Fonte: Mark Comunicação
Custos e Técnicas de Rentabilidade 
•Baixo custo 
•Ações pontuais 
•Variedade de valores 
O Marketing de Guerrilha surgiu como uma proposta de se fazer comunicação de baixo custo, justamente para aquelas empresas que dispõem de poucos recursos para investimento nos grandes meios de massa. 
Porém, algo aconteceu no meio do caminho e essa forma de fazer marketing passou a ser usada também pelas grandes empresas de modo a complementar o seu mix de comunicação, tendo em vista que hoje é cada vez mais difícil despertar a atenção dos consumidores através dos meios tradicionais. 
Trocando em miúdos, Marketing de Guerrilha é impactar os consumidores através de métodos diferentes, longe dos altos valores de investimento em rádio, TV e jornal. Tratando-se de pequenas empresas, é basicamente “se virar com o que tem”. 
Fonte: Plugcitários
Ovomaltine x Marketing de Guerrilha 
•Campanhas direcionadas a outros tipos 
de marketing. 
•Falta explorar essa ferramenta. 
O grande segredo do MktGuerrilha é ser inovador e impactante para que dessa forma outros canais comentem sobre sua marca e assim você têm visibilidade “gratuita” em horários e canais onde normalmente não teria. 
Algumas estratégias de guerrilha estão sendo impulsionadas pelas redes sociais, o twitteré um canal eficaz para esse tipo de ação. Ao disparar uma proposta e uma hastagna rede dependendo do trabalho a mesma pode alcançar os trendingtopicse ainda aumentar a divulgação da marca. 
Fonte: Oficina da net
Estudo de casos criativos
Anti-Pulgas 
FrontLine 
ASaatchi&SaatchideJacarta,Indonésia,criouestaaçãoemumShoppinglocalcomoobjetivodedivulgaraFrontlineFlea&TickSpray,contandotambémcomoapoiodeumpetshoplocal.Vistodospisossuperioresdoshopping,ficava-secomaideia,dequeaspessoasquepassavamnolocaleram“pulgas”
Chocolate 
Kitkat 
AçãofeitapelaNestlécomochocolateKitkat,ainteraçãocomopúblicoéclara,ondeobancodeumapraçaqualquerse“transformou”emumaembalagemmeioabertadabarradechocolateKitkat.
Ação promovendo o filme 2012.
Colgate 
A Colgatedistribuiu algodão doce e sorvetes para crianças e quando a pessoa terminava, o cabo tinha um formato de uma escova de dente, nele estava escrito “Não esqueça” e o símbolo da empresa.
Creme Anti 
Celulite Nívea 
ANíveafezumainteraçãomuitoboacomseupúblicoatravésdessesofá,ondeapartecom“buraquinhos” representamostemíveisburaquinhosdaceluliteeooutroladoéquandoamulherusaocreme.
Nikon 
Onde o anúncio dispara flashes quando alguém passa na frente.
Campanha 
ESPN 
OCanaldeesportesESPNlançouessacampanhaembanheirospúblicosnoBrasil,comoslogam“futebolébomemqualquerlugar,masémelhoraindanoscanaisESPN”,uma“brincadeira”comoshomensamantesdofutebol.
NomadSkateboards 
Falta de lugares públicos para a pratica de skate,houve implantação de rampas invisíveis. 
Fonte: Youtube
Alunos 
Camila Pimenta 
Diana Gonçalves 
Hortência Barreto 
Rafael Brito 
Sarah Fonseca 
TuiannyTomé 
Publicidade e Propaganda 
5ª semestre 
Novas tecnologias em Mídia 
Professor: Pablo Bastos
Seminário pablo   mkt guerrilha e buzz mkt - Agência Right Now!

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
guest64555f
 

Was ist angesagt? (19)

Aula pp
Aula ppAula pp
Aula pp
 
Workshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacaoWorkshop Abrasel comunicacao
Workshop Abrasel comunicacao
 
Comunicação e marketing
Comunicação e marketingComunicação e marketing
Comunicação e marketing
 
Jornada de compra e estratégias digitais
Jornada de compra e estratégias digitaisJornada de compra e estratégias digitais
Jornada de compra e estratégias digitais
 
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - UnipPalestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
 
Comunicação de Massa
Comunicação de MassaComunicação de Massa
Comunicação de Massa
 
Curso de Marketing de Guerrilha - Gustavo Hollatz
Curso de Marketing de Guerrilha - Gustavo HollatzCurso de Marketing de Guerrilha - Gustavo Hollatz
Curso de Marketing de Guerrilha - Gustavo Hollatz
 
Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
Marketing Inteligente Por Gabriel Rossi (NãO Atualizado)
 
Canais de comunicação de valor para o cliente
Canais de comunicação de valor para o clienteCanais de comunicação de valor para o cliente
Canais de comunicação de valor para o cliente
 
10 Mandamentos do Engajamento 2008
10 Mandamentos do Engajamento 200810 Mandamentos do Engajamento 2008
10 Mandamentos do Engajamento 2008
 
Aula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios DigitaisAula 03 - Anúncios Digitais
Aula 03 - Anúncios Digitais
 
Como Planejar sua Campanha Promocional com Brindes | Apresentação 3 de 3
 Como Planejar sua Campanha Promocional com Brindes | Apresentação 3 de 3 Como Planejar sua Campanha Promocional com Brindes | Apresentação 3 de 3
Como Planejar sua Campanha Promocional com Brindes | Apresentação 3 de 3
 
Marketing Digital
Marketing DigitalMarketing Digital
Marketing Digital
 
Comportamento de consumo: é possível entender e prever?
Comportamento de consumo: é possível entender e prever?Comportamento de consumo: é possível entender e prever?
Comportamento de consumo: é possível entender e prever?
 
Portfolio Fernanda Mellendes
Portfolio Fernanda Mellendes Portfolio Fernanda Mellendes
Portfolio Fernanda Mellendes
 
RP 2.0
RP 2.0RP 2.0
RP 2.0
 
03 09-2010 - pp - promoção
03 09-2010 - pp - promoção03 09-2010 - pp - promoção
03 09-2010 - pp - promoção
 
O Marketing na Era Digital
O Marketing na Era DigitalO Marketing na Era Digital
O Marketing na Era Digital
 
Marketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMCMarketing Digital - ESAMC
Marketing Digital - ESAMC
 

Andere mochten auch

Marketing de Guerrilha
Marketing de GuerrilhaMarketing de Guerrilha
Marketing de Guerrilha
Clara Arraia
 

Andere mochten auch (6)

Marketing de Guerrilha Digital e Blogs 2013 pdf
Marketing de Guerrilha Digital e Blogs 2013  pdfMarketing de Guerrilha Digital e Blogs 2013  pdf
Marketing de Guerrilha Digital e Blogs 2013 pdf
 
Marketing de Guerrilha Digital - Reinaldo Cirilo
Marketing de Guerrilha Digital - Reinaldo CiriloMarketing de Guerrilha Digital - Reinaldo Cirilo
Marketing de Guerrilha Digital - Reinaldo Cirilo
 
Marketing de guerrilha
Marketing de guerrilhaMarketing de guerrilha
Marketing de guerrilha
 
Marketing de Guerrilha
Marketing de GuerrilhaMarketing de Guerrilha
Marketing de Guerrilha
 
Estratégias de Marketing de Guerrilha
Estratégias de Marketing de GuerrilhaEstratégias de Marketing de Guerrilha
Estratégias de Marketing de Guerrilha
 
Como fazer Marketing de Guerrilha em Stands de Feiras.
Como fazer Marketing de Guerrilha em Stands de Feiras.Como fazer Marketing de Guerrilha em Stands de Feiras.
Como fazer Marketing de Guerrilha em Stands de Feiras.
 

Ähnlich wie Seminário pablo mkt guerrilha e buzz mkt - Agência Right Now!

Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525
taniamaciel
 
Trabalho de administração mercadológica 3
Trabalho de administração mercadológica 3Trabalho de administração mercadológica 3
Trabalho de administração mercadológica 3
carllos.souza
 
Aula 08 8 Coan 2009 2
Aula 08 8 Coan 2009 2Aula 08 8 Coan 2009 2
Aula 08 8 Coan 2009 2
Ney Queiroz
 
Como gerar negocios com as midias sociais
Como gerar negocios com as midias sociaisComo gerar negocios com as midias sociais
Como gerar negocios com as midias sociais
Rafael Galdino
 
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passos
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passosMarketing Viral e Guerrilha em 10 passos
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passos
Fernando Baldini Sim
 
Empreendendo com mídias sociais
Empreendendo com mídias sociaisEmpreendendo com mídias sociais
Empreendendo com mídias sociais
Rafael Galdino
 

Ähnlich wie Seminário pablo mkt guerrilha e buzz mkt - Agência Right Now! (20)

Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internet
 
Marketing na Internet
Marketing na InternetMarketing na Internet
Marketing na Internet
 
Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525Marketing Na Internet 9525
Marketing Na Internet 9525
 
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
 
Trabalho de administração mercadológica 3
Trabalho de administração mercadológica 3Trabalho de administração mercadológica 3
Trabalho de administração mercadológica 3
 
Publicidade
PublicidadePublicidade
Publicidade
 
Comunicar é necessário, inovar é preciso.
Comunicar é necessário, inovar é preciso.Comunicar é necessário, inovar é preciso.
Comunicar é necessário, inovar é preciso.
 
Estratégias Digitais
Estratégias DigitaisEstratégias Digitais
Estratégias Digitais
 
Aula 08 8 Coan 2009 2
Aula 08 8 Coan 2009 2Aula 08 8 Coan 2009 2
Aula 08 8 Coan 2009 2
 
Social Medi Brasil (2012) - Estratégias e Insights em Mídias Sociais
Social Medi Brasil (2012) - Estratégias e Insights em Mídias SociaisSocial Medi Brasil (2012) - Estratégias e Insights em Mídias Sociais
Social Medi Brasil (2012) - Estratégias e Insights em Mídias Sociais
 
Como gerar negocios com as midias sociais
Como gerar negocios com as midias sociaisComo gerar negocios com as midias sociais
Como gerar negocios com as midias sociais
 
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passos
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passosMarketing Viral e Guerrilha em 10 passos
Marketing Viral e Guerrilha em 10 passos
 
Propaganda e composto promocional
Propaganda e composto promocionalPropaganda e composto promocional
Propaganda e composto promocional
 
Inovação Interativa e Mídia
Inovação Interativa e MídiaInovação Interativa e Mídia
Inovação Interativa e Mídia
 
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente DigitalOs Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
 
Marketing Para Redes Sociais
Marketing Para Redes SociaisMarketing Para Redes Sociais
Marketing Para Redes Sociais
 
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente DigitalOs Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
Os Desafios do Profissional de Relações Públicas no Ambiente Digital
 
Social Media - De tendência a essência
Social Media - De tendência a essênciaSocial Media - De tendência a essência
Social Media - De tendência a essência
 
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
 
Empreendendo com mídias sociais
Empreendendo com mídias sociaisEmpreendendo com mídias sociais
Empreendendo com mídias sociais
 

Kürzlich hochgeladen

Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
TailsonSantos1
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
tatianehilda
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
NarlaAquino
 

Kürzlich hochgeladen (20)

P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUAO PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfProjeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptAula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 

Seminário pablo mkt guerrilha e buzz mkt - Agência Right Now!

  • 1.
  • 3. Histórico, Evolução e Perspectivas Os consumidores, ao longo da história, foram desenvolvendo diferentes perspectivas e sentimentos sobre o Marketing. Com o aparecimento da televisão, a publicidade era vista com grande prazer e cumpria perfeitamente os seus objetivos. Mas, com o decorrer do tempo e o aumento da concorrência e o boom de spots publicitários, o público foi ficando saturado das novas mensagens em todos os meios de comunicação. Assim, a relação com o Marketing virou ou amo, ou odeio. Para captar a atenção desta geração é preciso utilizar técnicas diferentes das habituais, uma forma de conseguir captar a atenção deste grupo de consumidores é por exemplo através do BUZZ MARKETING utilizado já por algumas companhias. É uma estratégia de publicidade camuflada em que o empenho da marca se torna parte da cultura popular e os consumidores são seduzidos a difundir a mensagem naturalmente. fonte:isaprint.blogs.sapo.pt
  • 4. O buzz marketing se aproveita de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma. •Vantagem Técnicas simples e eficazes e baixo custo •Desvantagem Desvio da informação inicial e resultados inversos ao esperado Fonte:E-comerce News
  • 5. Formatos e Técnicas •Famoso boca a boca. •Tem direcionamento. •A mensagem tem que parecer ter começado de fontes independentes e não da marca. •Econômico, já que o número atingido pode ser incalculável. •Lucrativo e eficiente O buzzmarketing são várias técnicas que os profissionais de marketing utilizam para criar um falatório sobre um marca, produto ou serviço e, com isso, aumentar o tão cobiçado marketing boca a boca. O objetivo desta vertente do marketing é fazer com que mensagem pareça ter começado de fontes independentes e não da própria marca. Fonte: http://spider.ad
  • 6. Possibilidades de Interação e Engajamento com o Consumidor Conceito parte de um princípio antigo de que as pessoas, quando gostam de um produto ou serviço, normalmente disseminam o fato entre as pessoas de seu relacionamento. O desafio era como sistematizar as ações que levam as pessoas a disseminarem um produto de modo a potencializar a comunicação e o conhecimento da marca a custo baixo. Assim, na medida em que os resultados são positivos, mais empresas e profissionais passam a divulgar esta marca/serviço/produto dando a sensação de modismo. Fonte: Agência de Marketing
  • 7. Custos e Técnicas de Rentabilidade Os resultados finais com uma ação de BuzzMarketing podem ser organizados da seguinte forma: Nucleares -Tráfego no site principal -Conversão (vendas, contatos etc..) Sites de relacionamento -Tráfego -Viralizaçãode conteúdo oficial -Produção de conteúdo pelo público Buscadores -Aumento do volume de buscas pela marca -Termos associados a marca. Fonte: Publiweb
  • 8. Alcance do Público Consumidor A característica supracitada que é ir além do baixo custo de produção. Uma estratégia de guerrilha bem arquitetada e criativa gerará o zumzumzumnecessário para se colher os benefícios do BuzzMarketing. O próprio zumzumzuma respeito de sua ação de comunicação já é o princípio desses benefícios, quando pessoas que não foram atingidas diretamente pela mensagem divulgada através da ação de comunicação serão atingidas de forma indireta a partir dos comentários que a eles chegariam. Quando isso acontece, já podemos dizer que começamos a sentir os efeitos do BuzzMarketing. Fonte: Blog Imaginando Criatividade
  • 9. Estudos de Casos Criativos
  • 10. SelfieBilionária A selfiepostada no perfil da apresentadora Ellen DeGeneresacabou gerando um volume recorde de compartilhamentos no Twittere vale mais de 2 bilhões.
  • 11. Na Big Mama's& Papa'ssabiam que tinham feito um pedido da cerimônia do Oscar, mas a encomenda era entregar as pizzas ao teatro Dolby. Ninguém advertiu que fariam parte do espetáculo. Pizza do Oscar
  • 12. Caça ao Tesouro Vídeos pululavam na internet sobre como fazer uma espécie de “PeanutButter” de paçoca, com as mais diversas receitas, mas sempre usando a Paçoquitacomo ingrediente principal. E não é que a Santa Helena captou a mensagem? Com o apelo quase sem intenção do público.
  • 13. Apple AestratégiadelançamentodoIphoneéumexemploclarodeBuzzextremamentepositivoàmarca. Antesdechegaraomercado, milhõesdepessoasportodoomundojáotinhamcomonúmero1nasualistadedesejos.
  • 14.
  • 15. Histórico AsferramentasdeMarketingdeGuerrilhasãoutilizadasporempresasmenorescomoobjetivodecombatergrandesconcorrentesousimplesmentesobreviverem.Utiliza-sedemaneirasnãoconvencionaisparaexecutarsuasatividadesdemarketingecomorçamentos“apertados”. Levinsondizquepequenasempresasempreendedorassãodiferentesdeempresasgrandes.AsempresascomeçamautilizaroMarketingdeGuerrilhaemseumixdemarketingparaatingiremoscoraçõesementesdeseuspúblicos-alvoetrazerematitudeparasuasmarcas. Emgeral,táticasdeguerrilhasãousadasporumapartemaisfracacontraumamaisforte,umaestratégiaqueutilizameioseaçõesinusitadosafimdealcançaroresultadoalmejado:“atingirasmetasconvencionais,taiscomolucrosealegria,commétodosnãoconvencionais,comoinvestirenergiaemvezdedinheiro.” Aspequenasempresaspodemadotartáticasalternativasdemarketingparasobrevivernosmercadosatuais,cadavezmaiscompetitivos.Omarketingdeguerrilhaécaracterizadocomoumaalternativaparaaspequenasempresas,poispropõeumamaneiracriativadesepensaroutrasaplicabilidadesparacertosdispositivos,semosaltosinvestimentosqueasmídiasconvencionaisdemandam.Servetambémparaasgrandesempresas,comoumaestratégiacomplementaràscampanhaspublicitáriasquebuscamestabelecermaisinteratividadecomosreceptores,comvistasàpromoçãodamídiaespontânea,invisíveloubuzzmarketing. fonte: Wikipedia
  • 16. Evolução 1940 –EducaçãoPrincipal objetivo das propagandas era educar o público-alvo em vez de distrair ou engajá-los. 1960 –Grandes campanhasA publicidade era composta principalmente por grandes orçamentos, jingles cativantes, cartazes em público e mais tarde comerciais de televisão. 1970 –Menos eficazesOs anunciantes começaram a notar que as suas técnicas publicitárias foram ficando cada vez menos eficazes. 1984 –RevoluçãoO livro das idéiasde Jay Conrad Levinsonpara publicidade com grandes resultados e pequeno investimento chegaram as livrarias.Através das novas técnicas de guerrilha, as pequenas empresas estavam começando a se diferenciar no mercado. 2008 -2013 –InvestimentoCom a saturação da mídia tradicional, a fragmentação da audiência e das mídias, e a dispersão do target, grandes empresas vêm investindo no Marketing de Guerrilha. Fonte: Comunicadores
  • 17. Perspectiva de Uso Este tipo de Marketing surgiu da necessidade de novas técnicas publicitárias na década de 70, devido à diminuição da eficácia das propagandas atuais, porém, seu ápice ocorreu somente nos anos 80, com a publicação do livro de Jay Conrad Levinson, com o objetivo de possibilitar grandes resultados com pequenos investimentos nas organizações. Existem diversas formas de propaganda, em muitas vezes nós nem percebemos que estamos sofrendo influência de alguma delas. Geralmente essas propagandas são feitas na rua, sem muito custo e com alto poder de impactar as pessoas. Fonte: Oficina da net
  • 18. Vantagens •Possibilita fazer mais, com menos. •Maneiras não convencionais. •Potencializa os recursos. •Foge da regra. •Boca a boca. Desvantagens •Pode levar à saturação com o passar do tempo, perder fulgor e deixar de ser novidade, isto se setornar muito frequente. •Corre-se sempre algum risco da ação acabar por ser contrária aos valores e objetivos da marca; •Pela ousadia que às vezes trazem, as ações de guerrilha podem virar-se contra o anunciante e a marca ficar mal vista pelo consumidor; •Imprevisibilidade, pois há muito menos possibilidade de controlar quantas e que pessoas terão contato com a sua ação.
  • 19. Porque usar o Marketing de Guerrilha? •Totalmente direcionado. •Rentável. •Super atual. Fonte: Youtube Formatos e técnicas O Marketing de Guerrilha é reconhecido como uma forma de impactar de forma não convencional o público de determinada marca.Quanto maior o impacto, melhor. Quanto menor o custo, ainda melhor.Quando falamos nesta categoria do marketing, logo imaginamos ações que usem a criatividade aoextremo, colocando uma marca em contextos jamais vistos antes. Fonte: Midiadismo
  • 20. Engajamento com o Público Consumidor e Possibilidade de Interação •Faça o público interagir com a campanha: um dos pontos fortes do marketing de guerrilha é a possibilidade do targetinteragir com a marca. Por isso, promova conexões da ação com redes sociais, QR codes, interferência do público em vídeos e peças publicitárias, relacionamento entre os participantes da campanha, etc. •Não deixe de utilizar mídias convencionais: as mídias convencionais sempre terão seu lugar, e já provaram por décadas de atividade que podem gerar bons resultados se bem usadas. É um equívoco acreditar que ações de guerrilha irão substituir totalmente campanhas tradicionais. O ideal é combinar as campanhas de marketing propondo uma comunicação integrada. •Invista no boca a boca: a velha tática do boca a boca deve ser explorada ao extremo no marketing de guerrilha. A intenção é intrigar as pessoas para que elas comentem sobre o acontecimento promovendo a marca. Mas esteja preparado para receber comentários positivos e negativos. •Faca seu anúncio não parecer um anúncio: pode parecer contraditório, mas quanto mais disfarçado for o anúncio, mais as pessoas terão curiosidade e deixarão de ter resistência a ele. O foco é promover a experiência capaz de gerar atenção e envolver pessoas. Fonte: Mark Comunicação
  • 21. Custos e Técnicas de Rentabilidade •Baixo custo •Ações pontuais •Variedade de valores O Marketing de Guerrilha surgiu como uma proposta de se fazer comunicação de baixo custo, justamente para aquelas empresas que dispõem de poucos recursos para investimento nos grandes meios de massa. Porém, algo aconteceu no meio do caminho e essa forma de fazer marketing passou a ser usada também pelas grandes empresas de modo a complementar o seu mix de comunicação, tendo em vista que hoje é cada vez mais difícil despertar a atenção dos consumidores através dos meios tradicionais. Trocando em miúdos, Marketing de Guerrilha é impactar os consumidores através de métodos diferentes, longe dos altos valores de investimento em rádio, TV e jornal. Tratando-se de pequenas empresas, é basicamente “se virar com o que tem”. Fonte: Plugcitários
  • 22. Ovomaltine x Marketing de Guerrilha •Campanhas direcionadas a outros tipos de marketing. •Falta explorar essa ferramenta. O grande segredo do MktGuerrilha é ser inovador e impactante para que dessa forma outros canais comentem sobre sua marca e assim você têm visibilidade “gratuita” em horários e canais onde normalmente não teria. Algumas estratégias de guerrilha estão sendo impulsionadas pelas redes sociais, o twitteré um canal eficaz para esse tipo de ação. Ao disparar uma proposta e uma hastagna rede dependendo do trabalho a mesma pode alcançar os trendingtopicse ainda aumentar a divulgação da marca. Fonte: Oficina da net
  • 23. Estudo de casos criativos
  • 26. Ação promovendo o filme 2012.
  • 27. Colgate A Colgatedistribuiu algodão doce e sorvetes para crianças e quando a pessoa terminava, o cabo tinha um formato de uma escova de dente, nele estava escrito “Não esqueça” e o símbolo da empresa.
  • 28. Creme Anti Celulite Nívea ANíveafezumainteraçãomuitoboacomseupúblicoatravésdessesofá,ondeapartecom“buraquinhos” representamostemíveisburaquinhosdaceluliteeooutroladoéquandoamulherusaocreme.
  • 29. Nikon Onde o anúncio dispara flashes quando alguém passa na frente.
  • 31. NomadSkateboards Falta de lugares públicos para a pratica de skate,houve implantação de rampas invisíveis. Fonte: Youtube
  • 32. Alunos Camila Pimenta Diana Gonçalves Hortência Barreto Rafael Brito Sarah Fonseca TuiannyTomé Publicidade e Propaganda 5ª semestre Novas tecnologias em Mídia Professor: Pablo Bastos