SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 9
O POÇO DE DARVAZA  A PORTA  DO INFERNO
Em pleno deserto de Karakoum  ( Turcomenistão ) perto da pequena localidade de Darvaza , encontra- se  uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e de mais de vinte de profundidade, batizado pelos habitantes de «A porta do inferno».  No interior deste poço arde um fogo há décadas,um incêndio que parece não ter fim.
O poço de Darvaza não é uma obra da natureza, mas o resultado  de uma desastrada prospecção mineira soviética feita em 1970
Uma equipe de geólogos perfurava o solo em busca de uma jazida de gas natural, quando subita e acidentalmente encontrou uma cavidade subterrânea que provocou um sugamento da equipe de excavação   .
Ninguém ousou descer pela cratera para resgatar a equipe de escavação, devido a grande quantidade de gases tóxicos .Os geólogos decidiram atear fogo aos gases que emanavam do poço, incinerando a equipe, até que todo o gas fosse consumido
A ação não foi muito bem sucedida, já que os soviéticos subestimaram grosseiramente as dimensões da caverna e de seu conteudo inflamável.  O gas, que deveria se consumir em algumas semanas, continuou a queimar sem parar desde 1971, ou seja há quase 40 anos .
Não se sabe por quanto tempo ainda o gas continuará a queimar na «Porta do Inferno». Embora o poço se encontre numa região de difícil acesso e apesar das dificuldades burocráticas, muitas pessoas vão até este local isolado do  Turcomenistão para observar o fenômeno de fascinante desolação   .
O intenso calor que emane da cratera permite às pessoas se aproximar por apenas alguns poucos minutos, pois a temperatura é insuportável  .
À noite o espetáculo é dantesco, o fogo brilha em toda a sua amplitude, dando ao poço um aspecto de cratera vulcânica ardente, fazendo jus ao seu nome: «Porta do Inferno» Uma vez mais temos a prova do perigo de brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se conhece a sua extensão   .  www.mensagensvirtuais.com.br

Weitere ähnliche Inhalte

Mehr von Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

O poco de Darvaza

  • 1. O POÇO DE DARVAZA A PORTA DO INFERNO
  • 2. Em pleno deserto de Karakoum ( Turcomenistão ) perto da pequena localidade de Darvaza , encontra- se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e de mais de vinte de profundidade, batizado pelos habitantes de «A porta do inferno». No interior deste poço arde um fogo há décadas,um incêndio que parece não ter fim.
  • 3. O poço de Darvaza não é uma obra da natureza, mas o resultado de uma desastrada prospecção mineira soviética feita em 1970
  • 4. Uma equipe de geólogos perfurava o solo em busca de uma jazida de gas natural, quando subita e acidentalmente encontrou uma cavidade subterrânea que provocou um sugamento da equipe de excavação .
  • 5. Ninguém ousou descer pela cratera para resgatar a equipe de escavação, devido a grande quantidade de gases tóxicos .Os geólogos decidiram atear fogo aos gases que emanavam do poço, incinerando a equipe, até que todo o gas fosse consumido
  • 6. A ação não foi muito bem sucedida, já que os soviéticos subestimaram grosseiramente as dimensões da caverna e de seu conteudo inflamável. O gas, que deveria se consumir em algumas semanas, continuou a queimar sem parar desde 1971, ou seja há quase 40 anos .
  • 7. Não se sabe por quanto tempo ainda o gas continuará a queimar na «Porta do Inferno». Embora o poço se encontre numa região de difícil acesso e apesar das dificuldades burocráticas, muitas pessoas vão até este local isolado do Turcomenistão para observar o fenômeno de fascinante desolação .
  • 8. O intenso calor que emane da cratera permite às pessoas se aproximar por apenas alguns poucos minutos, pois a temperatura é insuportável .
  • 9. À noite o espetáculo é dantesco, o fogo brilha em toda a sua amplitude, dando ao poço um aspecto de cratera vulcânica ardente, fazendo jus ao seu nome: «Porta do Inferno» Uma vez mais temos a prova do perigo de brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se conhece a sua extensão . www.mensagensvirtuais.com.br