SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 13
Continuação de Jó, parte 2 de 7.  Jó,   parte 3 de 7 Leia antes as partes 1  e 2  de  7   na versão Bíblia na Linguagem de Hoje.
Jó 13:1-  Eu vi tudo isso com os meus  próprios olhos;  escutei tudo com os meus ouvidos  e entendi. 13:2-   Meus amigos, eu não sou menos  do que vocês:  eu também sei o que vocês sabem. 13:3-  Mas quero falar com o Deus  Todo-Poderoso e discutir com ele  a minha questão. 13:4-   Vocês disfarçam a sua ignorância  com mentiras; são como médicos  que não curam ninguém. 13:5-  Ah! Se vocês ficassem calados,  poderiam passar por sábios! 13:6-   Escutem agora a minha defesa,  prestem atenção às minhas razões. 13:7-  Será que para defender a Deus  vocês vão dizer mentiras?  Vão falar palavras enganosas a favor dele? 13:8-   Será que vocês vão ficar do lado dele?  Vão defender a causa dele no tribunal? 13:9-  Por acaso, seria bom que ele os examinasse? Vocês pensam que podem enganar a Deus como enganam as pessoas? 13:10-   Se vocês forem injustos, mesmo em segredo, ele certamente os repreenderá; 13:11-  a sua grandeza os encherá de medo,  e os seus terrores cairão sobre vocês. 13:12-   As explicações antigas que vocês lembram são como cinza, não valem nada;  as suas defesas são fracas como torres de barro.
Jó 13:13-  Fiquem calados, que eu vou falar,  aconteça o que acontecer. 13:14-   Estou pronto para arriscar a vida,  pronto para enfrentar a morte. 13:15-  Não tenho mais esperança,  pois Deus me matará;  mas assim mesmo defenderei  a minha causa diante dele. 13:16-   Talvez esta coragem venha a salvar-me, pois nenhuma pessoa má iria até a presença dele. 13:17-  Ouçam com atenção o que estou dizendo; escutem as minhas explicações. 13:18-   Estou pronto para defender a minha causa  e sei que estou com a razão. 13:19-  Mas, se Deus disser:  "Quem se atreve a discutir comigo no tribunal?", então terei de me calar e morrer. 13:20-   Ó Deus, eu te peço apenas duas coisas  e assim não me esconderei de ti: 13:21-  não me castigues mais e não me faças  sentir tanto medo. 13:22-   Ó Deus, chama-me ao tribunal,  e eu responderei;  ou eu falarei primeiro,  e tu responderás. 13:23-  Quantas faltas e pecados cometi?  De que erros e pecados sou acusado? 13:24-   Por que te escondes de mim?  Por que me tratas como inimigo?
Jó 13:25-  Eu sou como a folha levada pelo vento:  por que me assustas?  Sou como a palha seca:  por que me persegues? 13:26-   Tu escreves duras acusações contra mim  e queres que eu pague pelos erros  da minha mocidade.
Jó 13:27-  Prendes os meus pés com correntes,  vigias todos os meus passos e examinas  os rastos que deixo no caminho. 13:28-   Assim vou me acabando como madeira bichada, como uma roupa comida pela traça. 14:1-  Todos somos fracos desde o nascimento;  a nossa vida é curta e muito agitada. 14:2-   O ser humano é como a flor  que se abre e logo murcha;  como uma sombra ele passa e desaparece. 14:3-  Nada somos;  então por que nos dás atenção?  E quem sou eu para que me leves ao tribunal? 14:4-   O ser humano, que é impuro,  nunca produz nada que seja puro. 14:5-  Tu já marcaste quantos meses  e dias cada um vai viver;  isso está resolvido, e ninguém pode mudar. 14:6-   Pára de olhar para nós e deixa-nos em paz, até que o nosso dia chegue ao fim,  como chega ao fim o dia de um trabalhador.
Jó 14:7-  Para uma árvore há esperança;  se for cortada, brota de novo e torna a viver. 14:8-   Mesmo que as suas raízes envelheçam,  e o seu toco morra na terra, 14:9-  basta um pouco de água, e ela brota,  soltando galhos como uma planta nova. 14:10-   Mas, quando alguém morre, está acabado; depois de entregar a alma, para onde vai?
Jó 14:11-  Como lagoas que secam,  como rios que deixam de correr, 14:12-   assim, enquanto o céu existir,  todos vamos morrer.  Vamos dormir o sono da morte,  para nunca mais levantar. 14:13-  Ah! Se tu me pusesses no mundo dos mortos e ali me escondesses até que a tua ira passasse  e então marcasses um prazo para lembrares  de mim! 14:14-   Mas será que alguém tornará  a viver depois de ter morrido?  Eu, porém, esperarei por melhores tempos,  até que as minhas lutas acabem. 14:15-  Então me chamarás,  e eu responderei;  e tu ficarás contente comigo,  pois me criaste. 14:16-   Cuidarás para que eu não erre,  em vez de ficares espiando para me veres pecar. 14:17-  Esquecerás os meus pecados  e apagarás os meus erros. 14:18-   Mas assim como as montanhas  vão se desmoronando, e as rochas saem  dos seus lugares; 14:19-  e assim como as águas escavam as pedras,  e as correntezas levam a terra,  assim tu acabas com a esperança do ser humano. 14:20-   Tu o derrotas, ele se vai para sempre,  e mudas a sua aparência quando  o despedes deste mundo. 14:21-  Se os seus filhos recebem homenagens,  ele não fica sabendo, e, se caem na desgraça,  ele não tem notícia. 14:22-   Ele sente apenas as dores do seu próprio corpo e a agonia do seu espírito.  Elifaz:
Jó 15:1e2 -  Jó, um sábio não responde com palavras ocas, não fica inchado com opiniões  que não valem nada. 15:3-   Um sábio não falaria palavras inúteis,  nem se defenderia com argumentos sem valor. 15:4 -  Mas você quer acabar com  o sentimento religioso;  se dependesse de você,  ninguém oraria a Deus. 15:5-   Você fala assim por causa do seu pecado  e procura enganar os outros  com as suas palavras. 15:6 -  Eu não preciso acusá-lo,  pois as suas próprias palavras o condenam. 15:7-   Você está pensando que é o primeiro  ser humano que nasceu?  Por acaso, você veio ao mundo  antes das montanhas? 15:8 -  Será que você conhece  os planos secretos de Deus?  Será que só você é sábio? 15:9-   Será que você sabe o que nós não sabemos  ou compreende as coisas melhor do que nós? 15:10 -  O que sabemos nós aprendemos  com pessoas idosas,  que nasceram antes do seu pai. 15:11-   Por que você não quer aceitar  o consolo que Deus lhe oferece?  Em nome dele nós falamos  delicadamente com você. 15:12 -  Por que você se deixa levar  pelo seu coração?  Por que esses olhares de ódio? 15:13-   Por que essa revolta,  essa ira contra Deus?  Por que você se queixa assim? 15:14 -  Será que alguém pode ser puro?  Poderá alguma pessoa ser correta  diante de Deus? 15:15-   Se Deus não confia nos anjos,  e se nem o céu é puro aos seus olhos, 15:16 -  que diremos do ser humano,  imundo e nojento,  que bebe o pecado como se fosse água? 15:17-   Escute, Jó, que eu vou explicar;  vou contar aquilo que tenho visto. 15:18 -  Os sábios ensinam verdades que aprenderam com os seus pais, 15:19-   e estes moravam numa terra que não recebeu a influência de estrangeiros. 15:20 -  Aquele que é mau,  que persegue os outros,  sofre atormentado a vida inteira. 15:21-   Vozes de terror enchem os seus ouvidos,  e, quando pensa que está seguro,  os bandidos o atacam. 15:22 -  Ele não tem esperança de escapar  da escuridão da morte,  pois um punhal está pronto para matá-lo. 15:23-   Os urubus estão esperando  para devorar o seu corpo;  ele sabe que o dia da escuridão está perto.
Jó 15:24 -  Ele será dominado pela angústia  e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. 15:25-   O perverso levanta a mão contra Deus  e desafia o Todo-Poderoso. 15:26 -  Ele é rebelde e, protegido por um pesado escudo, se joga contra Deus. 15:27-   O seu olhar é orgulhoso,  e o seu coração é egoísta. 15:28 -  Esse homem mau conquistou cidades e ficou com as casas abandonadas pelos moradores,  mas essas cidades e casas virarão  um monte de ruínas. 15:29-   Ele não ficará rico por muito tempo  e perderá tudo o que tem.  Até a sua sombra vai desaparecer da terra. 15:30 -  O homem mau não escapará da escuridão. Ele será como uma árvore cujos galhos foram queimados e cujas flores foram  levadas pelo vento. 15:31-   Como não tem juízo e confia na mentira,  a própria mentira será a sua recompensa. 15:32 -  Ele secará antes da hora,  como um galho que seca  e nunca mais fica verde. 15:33-   Ele será como uma parreira que perde  as uvas ainda verdes, como uma oliveira  que deixa cair as suas flores. 15:34 -  Os maus não terão descendentes,  e o fogo destruirá as casas dos desonestos. 15:35-   Eles planejam a maldade,  fazem o que é errado e só pensam  em enganar os outros.   Jó:
Jó 16:1e2 -  Já ouvi tudo isso antes;  em vez de me consolarem,  vocês me atormentam. 16:3-   Será que essas palavras ocas não têm fim? Por que vocês não param de me provocar? 16:4 -  Se vocês estivessem no meu lugar,  eu também poderia dizer o que estão dizendo.  Eu balançaria a cabeça, com um jeito de sábio,  e os esmagaria com um montão de palavras. 16:6-   Ou poderia dizer palavras de ânimo e consolo para diminuir os seus sofrimentos. 16:6 -  Mas, se falo, a minha dor não se acalma,  e, se me calo, o meu sofrimento não diminui. 16:7-   Tu, ó Deus, me deixaste sem forças  e destruíste toda a minha família. 16:8 -  Tu me puseste numa prisão,  e por isso me acusam.  Virei pele e osso,  e por isso os outros pensam que sou culpado. 16:9-   Na sua ira Deus me arrasou completamente; ele olha para mim com ódio e,  como uma fera, me persegue e ameaça. 16:10 -  Todos me ameaçam,  abrem a boca para zombarem de mim  e me dão bofetadas para me humilharem. 16:11-   Deus me entregou a homens perversos;  ele me fez cair nas mãos de gente má. 16:12 -  Eu vivia em paz, mas ele me esmagou;  Deus me pegou pela garganta e me quebrou.  Ele fez de mim o seu alvo 16:13-   e de todos os lados disparou as suas flechas; elas atravessaram os meus rins,  sem dó nem piedade,  e também a minha bílis correu pelo chão. 16:14 -  Como um soldado,  ele avançou contra mim e me arrebentou todo, com golpes e mais golpes. 16:15-   Em sinal de tristeza,  vesti um saco de pano grosseiro e,  humilhado, sentei-me no pó. 16:16 -  Tenho chorado tanto,  que o meu rosto está queimando  e estou com olheiras fundas e escuras. 16:17-   No entanto, nunca fui violento,  e as minhas orações sempre foram sinceras. 16:18 -  Ó terra, não esconda as injustiças  que fizeram contra mim!  Não deixe que seja abafado  o meu grito pedindo justiça! 16:19-   Eu sei que no céu tenho quem me defenda;  o meu advogado lá está. 16:20 -  Os meus amigos zombam de mim;  e eu me volto para Deus com lágrimas nos olhos. 16:21-   Assim como alguém defende o seu amigo,  eu preciso de quem defenda o meu direito  diante de Deus. 16:22 -  Os meus anos de vida estão contados,  e eu vou pelo caminho que não tem retorno. 17:1-   Quase não posso respirar.  A minha vida está se acabando;  o que me espera agora é a sepultura. 17:2 -  Estou cercado de zombadores  e sou obrigado a aguentar os seus desaforos. 17:3-   Ó Deus, só tu podes garantir  o meu livramento;  quem mais tenho eu para ser meu fiador? 17:4 -  Tu fechaste a mente desses zombadores  para que não entendessem as coisas;  não deixes que eles me derrotem. 17:5-   Como diz o ditado:  "Passarão fome os filhos daqueles que por dinheiro traem os seus amigos." 17:6 -  As pessoas usam este ditado contra mim  e vêm cuspir na minha cara. 17:7-   Estou ficando cego de tanto sofrer,  e o meu corpo é apenas uma sombra. 17:8 -  Ao verem isso, os homens direitos ficam horrorizados e me condenam como  se eu fosse um ateu. 17:9-   E esses homens honestos e respeitáveis  ficam firmes na sua opinião,  cada vez mais convencidos de estarem certos. 17:10 -  Mas, se voltassem aqui,  eu não acharia entre eles nenhum  que fosse sábio. 17:11-   A minha vida vai passando;  os meus planos fracassaram,  e as esperanças do meu coração se foram.
Jó 17:12 -  Os meus amigos dizem que a noite é dia; apesar da escuridão,  eles afirmam que a luz está perto. 17:13-   A minha casa será no mundo dos mortos, onde vou me deitar e dormir na escuridão. 17:14 -  Direi que a sepultura é o meu pai e que os vermes são a minha mãe e as minhas irmãs. 17:15-   Se é assim, onde está a minha esperança?  Há alguém que possa ver esperança para mim? 17:16 -  Será que ela vai descer aos quartos  do mundo dos mortos,  para juntos descansarmos debaixo da terra?  Bildade: 18:1e2-   Jó, por que você não pára de falar?  Cale-se e preste atenção,  e então poderemos conversar. 18:3 -  Por que você pensa que não temos juízo,  que somos como os animais? 18:4-   Com a sua raiva, você só está se ferindo.  Será que, por você estar zangado,  o mundo vai virar um deserto?  Será que, por sua causa, as montanhas vão mudar de lugar? 18:5 -  A vida do perverso se acabará  como a luz que se apaga,  como as chamas do fogo que deixa de queimar. 18:6-   A lamparina da sua casa não brilhará mais; em vez de luz, haverá escuridão. 18:7 -  O perverso andava com passos firmes,  mas agora está tropeçando;  os seus próprios planos o fazem cair. 18:8-   Ele pisa uma rede,  e os seus pés ficam presos. 18:9 -  A armadilha o pega pelo calcanhar,  e o laço o aperta. 18:10-   A armadilha estava escondida no chão,  no caminho por onde ele ia passar. 18:11 -  Ameaças de todos os lados  o deixam apavorado;  elas o perseguem a cada passo. 18:12-   Ele era rico, mas agora passa fome;  a desgraça está pronta para cair em cima dele. 18:13 -  Uma doença mortal se espalha  pelo seu corpo e faz com que os seus braços  e pernas apodreçam. 18:14-   Ele é arrancado da sua casa,  onde vivia seguro, e arrastado até a presença  do Rei, isto é, a Morte. 18:15 -  Essa casa será desinfetada com enxofre,  e depois um estranho vai morar nela. 18:16-   O perverso é como uma árvore seca,  seca desde as raízes até os galhos mais altos. 18:17 -  Ninguém lembrará mais dele;  o seu nome será esquecido na sua terra. 18:18-   Ele será expulso do mundo dos vivos  e da luz será jogado na escuridão. 18:19 -  Não deixará filhos nem netos;  não terá descendentes que fiquem  com a sua casa. 18:20-   Em toda parte, os que ouvirem falar do seu fim tremerão de medo e pavor. 18:21 -  É este o fim dos maus,  daqueles que não querem saber de Deus.  Jó:
LEIA A BÍBLIA DEUS FALA COM VOCÊ ATRAVÉS DELA Leia a continuação em Jó parte 4 de 7.  Se você não tem, clique no link abaixo, inclusive para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva http://cid-a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
www.mensagensvirtuais.com.br

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeon
Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeonEbook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeon
Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeonRoseane de Jesus
 
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)nara machado
 
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeon
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeonEbook dois efeitos_evangelho_spurgeon
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeonRoseane de Jesus
 
Sobre o Fim do Mundo - William Perkins
Sobre o Fim do Mundo -  William Perkins Sobre o Fim do Mundo -  William Perkins
Sobre o Fim do Mundo - William Perkins Silvio Dutra
 
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2ESCRIBAVALDEMIR
 
Santo agostinho e a conversão
Santo agostinho e a conversãoSanto agostinho e a conversão
Santo agostinho e a conversãoDalila Melo
 
A perseguição é a sorte de todo cristão - George Whitefield
A perseguição é a sorte de todo cristão  - George WhitefieldA perseguição é a sorte de todo cristão  - George Whitefield
A perseguição é a sorte de todo cristão - George WhitefieldSilvio Dutra
 
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Gerson G. Ramos
 
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.Spurgeon
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.SpurgeonCastelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.Spurgeon
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.SpurgeonFelipe Wagner
 
É Necessária uma Devida Consideração De Deus
É Necessária uma Devida Consideração De DeusÉ Necessária uma Devida Consideração De Deus
É Necessária uma Devida Consideração De DeusSilvio Dutra
 
Mortificação do Pecado 3 - Christopher Love
Mortificação do Pecado 3 - Christopher LoveMortificação do Pecado 3 - Christopher Love
Mortificação do Pecado 3 - Christopher LoveSilvio Dutra
 
Crucificado e ressurreto_1322015
Crucificado e ressurreto_1322015Crucificado e ressurreto_1322015
Crucificado e ressurreto_1322015Gerson G. Ramos
 
Os deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptxOs deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptxNatanael Araujo
 

Was ist angesagt? (19)

Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeon
Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeonEbook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeon
Ebook ultima palavra_cristo_cruz_spurgeon
 
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)
Por54 0513 the mark of the beast vgr (1)
 
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeon
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeonEbook dois efeitos_evangelho_spurgeon
Ebook dois efeitos_evangelho_spurgeon
 
Sobre o Fim do Mundo - William Perkins
Sobre o Fim do Mundo -  William Perkins Sobre o Fim do Mundo -  William Perkins
Sobre o Fim do Mundo - William Perkins
 
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)
A responsabilidade humana (charles haddon spurgeon)
 
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2
PSEUDO EPÍGRAFO DE BARNABÉ COM COMENTÁRIOS - PARTE 2
 
Santo agostinho e a conversão
Santo agostinho e a conversãoSanto agostinho e a conversão
Santo agostinho e a conversão
 
A perseguição é a sorte de todo cristão - George Whitefield
A perseguição é a sorte de todo cristão  - George WhitefieldA perseguição é a sorte de todo cristão  - George Whitefield
A perseguição é a sorte de todo cristão - George Whitefield
 
Brincando de esconde esconde com a morte
Brincando de esconde esconde com a morteBrincando de esconde esconde com a morte
Brincando de esconde esconde com a morte
 
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
Busque o Senhor e viva!_Resumo_522013
 
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.Spurgeon
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.SpurgeonCastelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.Spurgeon
Castelo forte- O evangelho para os não convertidos - C.H.Spurgeon
 
Evangelhocap18
Evangelhocap18Evangelhocap18
Evangelhocap18
 
E a pedro
E a pedroE a pedro
E a pedro
 
Proverbios 10
Proverbios 10Proverbios 10
Proverbios 10
 
É Necessária uma Devida Consideração De Deus
É Necessária uma Devida Consideração De DeusÉ Necessária uma Devida Consideração De Deus
É Necessária uma Devida Consideração De Deus
 
Mortificação do Pecado 3 - Christopher Love
Mortificação do Pecado 3 - Christopher LoveMortificação do Pecado 3 - Christopher Love
Mortificação do Pecado 3 - Christopher Love
 
Crucificado e ressurreto_1322015
Crucificado e ressurreto_1322015Crucificado e ressurreto_1322015
Crucificado e ressurreto_1322015
 
Os deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptxOs deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptx
 
Timoteo 2
Timoteo 2Timoteo 2
Timoteo 2
 

Andere mochten auch

382 – olhando para o calvário
382 – olhando para o calvário382 – olhando para o calvário
382 – olhando para o calvárioSUSSURRO DE AMOR
 
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a Paz
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a PazMais que Vingador: Entre a Guerra e a Paz
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a PazDaniel Faria Jr.
 
Chamado para ser profeta
Chamado para ser profetaChamado para ser profeta
Chamado para ser profetadimas campos
 
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e Cronologia
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e CronologiaEstudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e Cronologia
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e CronologiaJoanilson Rodrigues
 

Andere mochten auch (9)

Missa 2° domingo da quaresma
Missa 2° domingo da quaresmaMissa 2° domingo da quaresma
Missa 2° domingo da quaresma
 
Jo parte 5 de 7
Jo parte 5 de 7Jo parte 5 de 7
Jo parte 5 de 7
 
382 – olhando para o calvário
382 – olhando para o calvário382 – olhando para o calvário
382 – olhando para o calvário
 
Jó, um homem de deus
Jó, um homem de deusJó, um homem de deus
Jó, um homem de deus
 
Missa 30.07.10
Missa 30.07.10Missa 30.07.10
Missa 30.07.10
 
Jo parte 7 de 7
Jo parte 7 de 7Jo parte 7 de 7
Jo parte 7 de 7
 
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a Paz
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a PazMais que Vingador: Entre a Guerra e a Paz
Mais que Vingador: Entre a Guerra e a Paz
 
Chamado para ser profeta
Chamado para ser profetaChamado para ser profeta
Chamado para ser profeta
 
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e Cronologia
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e CronologiaEstudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e Cronologia
Estudo sobre o Profeta Jeremias_Vida, obra e Cronologia
 

Ähnlich wie Jo parte 3 de 7

Epistolade Tiago
Epistolade TiagoEpistolade Tiago
Epistolade TiagoJNR
 
Eclesiastes 5
Eclesiastes 5Eclesiastes 5
Eclesiastes 5Enerliz
 
Quanto custa sair da presença de Deus?
Quanto custa sair da presença de Deus?Quanto custa sair da presença de Deus?
Quanto custa sair da presença de Deus?Almy Alves
 
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015Gerson G. Ramos
 
SALMOS - Os 150 da Bíblia 2ªEdição de João Ferreira de Almeida
SALMOS -  Os 150 da Bíblia  2ªEdição de João Ferreira de AlmeidaSALMOS -  Os 150 da Bíblia  2ªEdição de João Ferreira de Almeida
SALMOS - Os 150 da Bíblia 2ªEdição de João Ferreira de AlmeidaAdriana Martins
 
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimentoJUERP
 
Como lidar com as contendas_712015_GGR
Como lidar com as contendas_712015_GGRComo lidar com as contendas_712015_GGR
Como lidar com as contendas_712015_GGRGerson G. Ramos
 
Os 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruiçãoOs 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruiçãoGaspar Neto
 
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.doc
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.docACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.doc
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.docLéia Mayer
 
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14Elva Judy Nieri
 

Ähnlich wie Jo parte 3 de 7 (20)

Proverbios 12
Proverbios 12Proverbios 12
Proverbios 12
 
Proverbios 9
Proverbios 9Proverbios 9
Proverbios 9
 
Salmo 9
Salmo 9Salmo 9
Salmo 9
 
Epistolade Tiago
Epistolade TiagoEpistolade Tiago
Epistolade Tiago
 
Jo parte 4 de 7
Jo parte 4 de 7Jo parte 4 de 7
Jo parte 4 de 7
 
Eclesiastes 5
Eclesiastes 5Eclesiastes 5
Eclesiastes 5
 
Portuguese - Wisdom of Solomon.pdf
Portuguese - Wisdom of Solomon.pdfPortuguese - Wisdom of Solomon.pdf
Portuguese - Wisdom of Solomon.pdf
 
Quanto custa sair da presença de Deus?
Quanto custa sair da presença de Deus?Quanto custa sair da presença de Deus?
Quanto custa sair da presença de Deus?
 
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015
O que você vai receber não é o que está vendo_Lição_original com textos_612015
 
Guarda o teu coraçã#
Guarda o teu coraçã#Guarda o teu coraçã#
Guarda o teu coraçã#
 
Jormi - Jornal Missionário n° 59
Jormi - Jornal Missionário n° 59Jormi - Jornal Missionário n° 59
Jormi - Jornal Missionário n° 59
 
SALMOS - Os 150 da Bíblia 2ªEdição de João Ferreira de Almeida
SALMOS -  Os 150 da Bíblia  2ªEdição de João Ferreira de AlmeidaSALMOS -  Os 150 da Bíblia  2ªEdição de João Ferreira de Almeida
SALMOS - Os 150 da Bíblia 2ªEdição de João Ferreira de Almeida
 
Calai vos
Calai vosCalai vos
Calai vos
 
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento
“Os meus gemidos se derramam como água” - Uma discussão sobre o sofrimento
 
Como lidar com as contendas_712015_GGR
Como lidar com as contendas_712015_GGRComo lidar com as contendas_712015_GGR
Como lidar com as contendas_712015_GGR
 
Os 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruiçãoOs 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruição
 
Jo parte 6 de 7
Jo parte 6 de 7Jo parte 6 de 7
Jo parte 6 de 7
 
Proverbios
ProverbiosProverbios
Proverbios
 
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.doc
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.docACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.doc
ACEITAÇÃO- Passagens Bíblicas.doc
 
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14
LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAPÍTULO 14
 

Mehr von Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

Jo parte 3 de 7

  • 1. Continuação de Jó, parte 2 de 7. Jó, parte 3 de 7 Leia antes as partes 1 e 2 de 7 na versão Bíblia na Linguagem de Hoje.
  • 2. Jó 13:1- Eu vi tudo isso com os meus próprios olhos; escutei tudo com os meus ouvidos e entendi. 13:2- Meus amigos, eu não sou menos do que vocês: eu também sei o que vocês sabem. 13:3- Mas quero falar com o Deus Todo-Poderoso e discutir com ele a minha questão. 13:4- Vocês disfarçam a sua ignorância com mentiras; são como médicos que não curam ninguém. 13:5- Ah! Se vocês ficassem calados, poderiam passar por sábios! 13:6- Escutem agora a minha defesa, prestem atenção às minhas razões. 13:7- Será que para defender a Deus vocês vão dizer mentiras? Vão falar palavras enganosas a favor dele? 13:8- Será que vocês vão ficar do lado dele? Vão defender a causa dele no tribunal? 13:9- Por acaso, seria bom que ele os examinasse? Vocês pensam que podem enganar a Deus como enganam as pessoas? 13:10- Se vocês forem injustos, mesmo em segredo, ele certamente os repreenderá; 13:11- a sua grandeza os encherá de medo, e os seus terrores cairão sobre vocês. 13:12- As explicações antigas que vocês lembram são como cinza, não valem nada; as suas defesas são fracas como torres de barro.
  • 3. Jó 13:13- Fiquem calados, que eu vou falar, aconteça o que acontecer. 13:14- Estou pronto para arriscar a vida, pronto para enfrentar a morte. 13:15- Não tenho mais esperança, pois Deus me matará; mas assim mesmo defenderei a minha causa diante dele. 13:16- Talvez esta coragem venha a salvar-me, pois nenhuma pessoa má iria até a presença dele. 13:17- Ouçam com atenção o que estou dizendo; escutem as minhas explicações. 13:18- Estou pronto para defender a minha causa e sei que estou com a razão. 13:19- Mas, se Deus disser: "Quem se atreve a discutir comigo no tribunal?", então terei de me calar e morrer. 13:20- Ó Deus, eu te peço apenas duas coisas e assim não me esconderei de ti: 13:21- não me castigues mais e não me faças sentir tanto medo. 13:22- Ó Deus, chama-me ao tribunal, e eu responderei; ou eu falarei primeiro, e tu responderás. 13:23- Quantas faltas e pecados cometi? De que erros e pecados sou acusado? 13:24- Por que te escondes de mim? Por que me tratas como inimigo?
  • 4. Jó 13:25- Eu sou como a folha levada pelo vento: por que me assustas? Sou como a palha seca: por que me persegues? 13:26- Tu escreves duras acusações contra mim e queres que eu pague pelos erros da minha mocidade.
  • 5. Jó 13:27- Prendes os meus pés com correntes, vigias todos os meus passos e examinas os rastos que deixo no caminho. 13:28- Assim vou me acabando como madeira bichada, como uma roupa comida pela traça. 14:1- Todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitada. 14:2- O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece. 14:3- Nada somos; então por que nos dás atenção? E quem sou eu para que me leves ao tribunal? 14:4- O ser humano, que é impuro, nunca produz nada que seja puro. 14:5- Tu já marcaste quantos meses e dias cada um vai viver; isso está resolvido, e ninguém pode mudar. 14:6- Pára de olhar para nós e deixa-nos em paz, até que o nosso dia chegue ao fim, como chega ao fim o dia de um trabalhador.
  • 6. Jó 14:7- Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. 14:8- Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, 14:9- basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova. 14:10- Mas, quando alguém morre, está acabado; depois de entregar a alma, para onde vai?
  • 7. Jó 14:11- Como lagoas que secam, como rios que deixam de correr, 14:12- assim, enquanto o céu existir, todos vamos morrer. Vamos dormir o sono da morte, para nunca mais levantar. 14:13- Ah! Se tu me pusesses no mundo dos mortos e ali me escondesses até que a tua ira passasse e então marcasses um prazo para lembrares de mim! 14:14- Mas será que alguém tornará a viver depois de ter morrido? Eu, porém, esperarei por melhores tempos, até que as minhas lutas acabem. 14:15- Então me chamarás, e eu responderei; e tu ficarás contente comigo, pois me criaste. 14:16- Cuidarás para que eu não erre, em vez de ficares espiando para me veres pecar. 14:17- Esquecerás os meus pecados e apagarás os meus erros. 14:18- Mas assim como as montanhas vão se desmoronando, e as rochas saem dos seus lugares; 14:19- e assim como as águas escavam as pedras, e as correntezas levam a terra, assim tu acabas com a esperança do ser humano. 14:20- Tu o derrotas, ele se vai para sempre, e mudas a sua aparência quando o despedes deste mundo. 14:21- Se os seus filhos recebem homenagens, ele não fica sabendo, e, se caem na desgraça, ele não tem notícia. 14:22- Ele sente apenas as dores do seu próprio corpo e a agonia do seu espírito. Elifaz:
  • 8. Jó 15:1e2 - Jó, um sábio não responde com palavras ocas, não fica inchado com opiniões que não valem nada. 15:3- Um sábio não falaria palavras inúteis, nem se defenderia com argumentos sem valor. 15:4 - Mas você quer acabar com o sentimento religioso; se dependesse de você, ninguém oraria a Deus. 15:5- Você fala assim por causa do seu pecado e procura enganar os outros com as suas palavras. 15:6 - Eu não preciso acusá-lo, pois as suas próprias palavras o condenam. 15:7- Você está pensando que é o primeiro ser humano que nasceu? Por acaso, você veio ao mundo antes das montanhas? 15:8 - Será que você conhece os planos secretos de Deus? Será que só você é sábio? 15:9- Será que você sabe o que nós não sabemos ou compreende as coisas melhor do que nós? 15:10 - O que sabemos nós aprendemos com pessoas idosas, que nasceram antes do seu pai. 15:11- Por que você não quer aceitar o consolo que Deus lhe oferece? Em nome dele nós falamos delicadamente com você. 15:12 - Por que você se deixa levar pelo seu coração? Por que esses olhares de ódio? 15:13- Por que essa revolta, essa ira contra Deus? Por que você se queixa assim? 15:14 - Será que alguém pode ser puro? Poderá alguma pessoa ser correta diante de Deus? 15:15- Se Deus não confia nos anjos, e se nem o céu é puro aos seus olhos, 15:16 - que diremos do ser humano, imundo e nojento, que bebe o pecado como se fosse água? 15:17- Escute, Jó, que eu vou explicar; vou contar aquilo que tenho visto. 15:18 - Os sábios ensinam verdades que aprenderam com os seus pais, 15:19- e estes moravam numa terra que não recebeu a influência de estrangeiros. 15:20 - Aquele que é mau, que persegue os outros, sofre atormentado a vida inteira. 15:21- Vozes de terror enchem os seus ouvidos, e, quando pensa que está seguro, os bandidos o atacam. 15:22 - Ele não tem esperança de escapar da escuridão da morte, pois um punhal está pronto para matá-lo. 15:23- Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto.
  • 9. Jó 15:24 - Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. 15:25- O perverso levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso. 15:26 - Ele é rebelde e, protegido por um pesado escudo, se joga contra Deus. 15:27- O seu olhar é orgulhoso, e o seu coração é egoísta. 15:28 - Esse homem mau conquistou cidades e ficou com as casas abandonadas pelos moradores, mas essas cidades e casas virarão um monte de ruínas. 15:29- Ele não ficará rico por muito tempo e perderá tudo o que tem. Até a sua sombra vai desaparecer da terra. 15:30 - O homem mau não escapará da escuridão. Ele será como uma árvore cujos galhos foram queimados e cujas flores foram levadas pelo vento. 15:31- Como não tem juízo e confia na mentira, a própria mentira será a sua recompensa. 15:32 - Ele secará antes da hora, como um galho que seca e nunca mais fica verde. 15:33- Ele será como uma parreira que perde as uvas ainda verdes, como uma oliveira que deixa cair as suas flores. 15:34 - Os maus não terão descendentes, e o fogo destruirá as casas dos desonestos. 15:35- Eles planejam a maldade, fazem o que é errado e só pensam em enganar os outros. Jó:
  • 10. Jó 16:1e2 - Já ouvi tudo isso antes; em vez de me consolarem, vocês me atormentam. 16:3- Será que essas palavras ocas não têm fim? Por que vocês não param de me provocar? 16:4 - Se vocês estivessem no meu lugar, eu também poderia dizer o que estão dizendo. Eu balançaria a cabeça, com um jeito de sábio, e os esmagaria com um montão de palavras. 16:6- Ou poderia dizer palavras de ânimo e consolo para diminuir os seus sofrimentos. 16:6 - Mas, se falo, a minha dor não se acalma, e, se me calo, o meu sofrimento não diminui. 16:7- Tu, ó Deus, me deixaste sem forças e destruíste toda a minha família. 16:8 - Tu me puseste numa prisão, e por isso me acusam. Virei pele e osso, e por isso os outros pensam que sou culpado. 16:9- Na sua ira Deus me arrasou completamente; ele olha para mim com ódio e, como uma fera, me persegue e ameaça. 16:10 - Todos me ameaçam, abrem a boca para zombarem de mim e me dão bofetadas para me humilharem. 16:11- Deus me entregou a homens perversos; ele me fez cair nas mãos de gente má. 16:12 - Eu vivia em paz, mas ele me esmagou; Deus me pegou pela garganta e me quebrou. Ele fez de mim o seu alvo 16:13- e de todos os lados disparou as suas flechas; elas atravessaram os meus rins, sem dó nem piedade, e também a minha bílis correu pelo chão. 16:14 - Como um soldado, ele avançou contra mim e me arrebentou todo, com golpes e mais golpes. 16:15- Em sinal de tristeza, vesti um saco de pano grosseiro e, humilhado, sentei-me no pó. 16:16 - Tenho chorado tanto, que o meu rosto está queimando e estou com olheiras fundas e escuras. 16:17- No entanto, nunca fui violento, e as minhas orações sempre foram sinceras. 16:18 - Ó terra, não esconda as injustiças que fizeram contra mim! Não deixe que seja abafado o meu grito pedindo justiça! 16:19- Eu sei que no céu tenho quem me defenda; o meu advogado lá está. 16:20 - Os meus amigos zombam de mim; e eu me volto para Deus com lágrimas nos olhos. 16:21- Assim como alguém defende o seu amigo, eu preciso de quem defenda o meu direito diante de Deus. 16:22 - Os meus anos de vida estão contados, e eu vou pelo caminho que não tem retorno. 17:1- Quase não posso respirar. A minha vida está se acabando; o que me espera agora é a sepultura. 17:2 - Estou cercado de zombadores e sou obrigado a aguentar os seus desaforos. 17:3- Ó Deus, só tu podes garantir o meu livramento; quem mais tenho eu para ser meu fiador? 17:4 - Tu fechaste a mente desses zombadores para que não entendessem as coisas; não deixes que eles me derrotem. 17:5- Como diz o ditado: "Passarão fome os filhos daqueles que por dinheiro traem os seus amigos." 17:6 - As pessoas usam este ditado contra mim e vêm cuspir na minha cara. 17:7- Estou ficando cego de tanto sofrer, e o meu corpo é apenas uma sombra. 17:8 - Ao verem isso, os homens direitos ficam horrorizados e me condenam como se eu fosse um ateu. 17:9- E esses homens honestos e respeitáveis ficam firmes na sua opinião, cada vez mais convencidos de estarem certos. 17:10 - Mas, se voltassem aqui, eu não acharia entre eles nenhum que fosse sábio. 17:11- A minha vida vai passando; os meus planos fracassaram, e as esperanças do meu coração se foram.
  • 11. Jó 17:12 - Os meus amigos dizem que a noite é dia; apesar da escuridão, eles afirmam que a luz está perto. 17:13- A minha casa será no mundo dos mortos, onde vou me deitar e dormir na escuridão. 17:14 - Direi que a sepultura é o meu pai e que os vermes são a minha mãe e as minhas irmãs. 17:15- Se é assim, onde está a minha esperança? Há alguém que possa ver esperança para mim? 17:16 - Será que ela vai descer aos quartos do mundo dos mortos, para juntos descansarmos debaixo da terra? Bildade: 18:1e2- Jó, por que você não pára de falar? Cale-se e preste atenção, e então poderemos conversar. 18:3 - Por que você pensa que não temos juízo, que somos como os animais? 18:4- Com a sua raiva, você só está se ferindo. Será que, por você estar zangado, o mundo vai virar um deserto? Será que, por sua causa, as montanhas vão mudar de lugar? 18:5 - A vida do perverso se acabará como a luz que se apaga, como as chamas do fogo que deixa de queimar. 18:6- A lamparina da sua casa não brilhará mais; em vez de luz, haverá escuridão. 18:7 - O perverso andava com passos firmes, mas agora está tropeçando; os seus próprios planos o fazem cair. 18:8- Ele pisa uma rede, e os seus pés ficam presos. 18:9 - A armadilha o pega pelo calcanhar, e o laço o aperta. 18:10- A armadilha estava escondida no chão, no caminho por onde ele ia passar. 18:11 - Ameaças de todos os lados o deixam apavorado; elas o perseguem a cada passo. 18:12- Ele era rico, mas agora passa fome; a desgraça está pronta para cair em cima dele. 18:13 - Uma doença mortal se espalha pelo seu corpo e faz com que os seus braços e pernas apodreçam. 18:14- Ele é arrancado da sua casa, onde vivia seguro, e arrastado até a presença do Rei, isto é, a Morte. 18:15 - Essa casa será desinfetada com enxofre, e depois um estranho vai morar nela. 18:16- O perverso é como uma árvore seca, seca desde as raízes até os galhos mais altos. 18:17 - Ninguém lembrará mais dele; o seu nome será esquecido na sua terra. 18:18- Ele será expulso do mundo dos vivos e da luz será jogado na escuridão. 18:19 - Não deixará filhos nem netos; não terá descendentes que fiquem com a sua casa. 18:20- Em toda parte, os que ouvirem falar do seu fim tremerão de medo e pavor. 18:21 - É este o fim dos maus, daqueles que não querem saber de Deus. Jó:
  • 12. LEIA A BÍBLIA DEUS FALA COM VOCÊ ATRAVÉS DELA Leia a continuação em Jó parte 4 de 7. Se você não tem, clique no link abaixo, inclusive para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva http://cid-a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”