SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 17
EUROPA
A Europa é a parte ocidental do supercontinente  euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente. Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente. Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob
A Europa possui grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (as exceções mais marcantes são o basco, o húngaro, o finlandês e o estoninano). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Os muçulmanos e os judeus despontam com as duas minorias religiosas mais numerosas.
Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.
A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto que um terço desta se ocupa da indústria e a maior parte é absorvida pelo sector terciário. A União Européia(UE), compreendendo 27 Estados-membros, é a maior e mais importante entidade política, econômica e cultural do mundo. A UE é também a maior economia mundial com um PIB estimado em 12,82 trilhões de dólares  ultrapassando largamente os Estados Unidos
O litoral europeu é bastante recortado e apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica,Escandinava e da Jutlândia — e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sicília, Creta, os Açores e a Madeira. A maior parte do território europeu é formada por planícies. Mais de metade da sua extensão está abaixo de 200 metros, e a altitude média é de 340 metros. A Europa é o continente que teve mais influência na história do mundo (descobertas, conquistas, colonizações, movimentos e revoluções, guerras mundiais, etc).
POLÍTICA
Com que fisionomia a maior parte da Europa já entrou no ano 2000? Uma união constituída por mais de uma dezena de países, que fazem transações comerciais utilizando uma moeda única - Euro - e cujos interesses são representados por instituições comuns. Essa nova Europa começou a ganhar corpo em dezembro de 1991, quando os 12 países-membros da União Europeia concluíram o Tratado de Maastricht, que objetivava a união política, econômica e monetária dos participantes, sem fechar espaço para novas adesões.
Todos os países que integram a União Européia apresentam economia desenvolvida, ainda que existam diferenças extraordinárias entre eles, como entre Irlanda e Alemanha, por exemplo, ou Grécia e Dinamarca. A meta, no entanto, é reduzir esses contrastes, tornando a comunidade cada vez mais homogênea
GEOGRAFIA Localização da Europa. A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal.
A Europa é o segundo menor continente do mundo depois da Oceânia, tendo uma extensão de 10.530.751 km², representando 7% das terras emersas. a Europa, que se considera tradicionalmente como um continente, o mais plano de todos eles, com uma altitude média de 230 metros. A máxima expressão destas planícies é a grande planície do Norte, que se estende 2000 km desde as costas atlânticas francesas até os montes Urais, a fronteira física mais oriental com a Ásia. Os pontos mais altos são o monte Elbrus (Rússia) na Europa oriental (5.642 metros), o Dykh-Tau (próximo do Elbrus, na Rússia) (5.205 metros), o Shkhara (Geórgia) (5.204 metros) e o Monte Branco (França/Itália) na Europa ocidental (4.807 metros).
Acidentes geográficos  Golfos Entre os golfos da Europa destacam-se o golfo de Biscaia (França e Espanha), o de Cádis (Espanha, Marrocos e Portugal), o dos Dardanelos (Turquia), o do Bósforo (Turquia), o de Messina (Itália) e o de Öresund (Dinamarca e Suécia).  Penínsulas Suas principais penínsulas são a Escandinava (Suécia e Noruega), península Hispânica ou Ibérica (Andorra, Espanha, Gibraltar e Portugal), Itálica (Itália, São Marinho e Vaticano), Balcânica (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Eslovénia, Macedônia, Sérvia, e Romênia); além das penínsulas de Kola (Rússia), Jutlândia (Dinamarca), Bretanha (França) e península da Crimeia (Ucrânia).
Clima A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana. As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores: a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35 e 70 graus de latitude norte; o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas; o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Atlântico até o interior. a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental. CLIMA
A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana. As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores: a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35 e 70 graus de latitude norte; o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas; o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Atlântico até o interior. a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.
Alunas: ,[object Object]
Flávia Barbosa

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (20)

Unidade 7 8º ano- América do Sul
Unidade 7 8º ano- América do SulUnidade 7 8º ano- América do Sul
Unidade 7 8º ano- América do Sul
 
Asia
AsiaAsia
Asia
 
Economia asiática
Economia asiáticaEconomia asiática
Economia asiática
 
Resumo 7º ano geografia
Resumo 7º ano geografiaResumo 7º ano geografia
Resumo 7º ano geografia
 
Oceania
OceaniaOceania
Oceania
 
O continente americano completo
O continente americano  completoO continente americano  completo
O continente americano completo
 
O continente americano
O continente americanoO continente americano
O continente americano
 
áSia Quadro Economico E Humano Aula
áSia   Quadro Economico E Humano   AulaáSia   Quadro Economico E Humano   Aula
áSia Quadro Economico E Humano Aula
 
Continente asiático
Continente asiáticoContinente asiático
Continente asiático
 
Cap. 5 o continente americano
Cap. 5   o continente americanoCap. 5   o continente americano
Cap. 5 o continente americano
 
Regiões polares
Regiões polaresRegiões polares
Regiões polares
 
Ásia - Aspectos físicos, Econômicos, Culturais e Sociais
Ásia - Aspectos físicos, Econômicos, Culturais e SociaisÁsia - Aspectos físicos, Econômicos, Culturais e Sociais
Ásia - Aspectos físicos, Econômicos, Culturais e Sociais
 
Localização, demografia e regionalização da Ásia
Localização, demografia e regionalização da ÁsiaLocalização, demografia e regionalização da Ásia
Localização, demografia e regionalização da Ásia
 
Europa aspectos gerais
Europa aspectos geraisEuropa aspectos gerais
Europa aspectos gerais
 
América central
América centralAmérica central
América central
 
Modulo 05 - Aspectos naturais da Ásia
Modulo 05 - Aspectos naturais da ÁsiaModulo 05 - Aspectos naturais da Ásia
Modulo 05 - Aspectos naturais da Ásia
 
Europa aspectos fisicos
Europa   aspectos fisicosEuropa   aspectos fisicos
Europa aspectos fisicos
 
As regiões polares
As regiões polaresAs regiões polares
As regiões polares
 
Os continentes
Os continentesOs continentes
Os continentes
 
América do norte 8º ano
América do norte 8º anoAmérica do norte 8º ano
América do norte 8º ano
 

Andere mochten auch

Capítulo 2 diversidades regionais na europa
Capítulo 2 diversidades regionais na europaCapítulo 2 diversidades regionais na europa
Capítulo 2 diversidades regionais na europaElaine Paraguai
 
Revisão de geografia europa - 9º ano
Revisão de geografia   europa - 9º anoRevisão de geografia   europa - 9º ano
Revisão de geografia europa - 9º anoSimone Aguiar
 
Sucos e chás para reduzir o colesterol alto
Sucos e chás para reduzir o colesterol altoSucos e chás para reduzir o colesterol alto
Sucos e chás para reduzir o colesterol altogiavonirgb
 
Vida depois da vida dr. raymond moody, jr
Vida depois da vida   dr. raymond moody, jrVida depois da vida   dr. raymond moody, jr
Vida depois da vida dr. raymond moody, jrMarcos Florentino Alves
 
Europa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaEuropa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaKolliexD
 
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoções
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoçõesPercepção de pessoas, expressões faciais e emoções
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoçõesHannah Dantas
 
Livro de contos e orações do meu avô
Livro de contos e orações do meu avôLivro de contos e orações do meu avô
Livro de contos e orações do meu avôRafael F. Buzon
 
Microexpressões faciais
Microexpressões faciaisMicroexpressões faciais
Microexpressões faciaisJuliana Costa
 
Grandes concentrações e grandes vazios humanos trabalho de geografia, iva l...
Grandes concentrações e grandes vazios humanos   trabalho de geografia, iva l...Grandes concentrações e grandes vazios humanos   trabalho de geografia, iva l...
Grandes concentrações e grandes vazios humanos trabalho de geografia, iva l...Iva Leão
 

Andere mochten auch (20)

Europa
EuropaEuropa
Europa
 
Capítulo 2 diversidades regionais na europa
Capítulo 2 diversidades regionais na europaCapítulo 2 diversidades regionais na europa
Capítulo 2 diversidades regionais na europa
 
Europa
EuropaEuropa
Europa
 
Continente Europeu
Continente EuropeuContinente Europeu
Continente Europeu
 
Geografia continente europeu
Geografia   continente europeuGeografia   continente europeu
Geografia continente europeu
 
Revisão de geografia europa - 9º ano
Revisão de geografia   europa - 9º anoRevisão de geografia   europa - 9º ano
Revisão de geografia europa - 9º ano
 
Sucos e chás para reduzir o colesterol alto
Sucos e chás para reduzir o colesterol altoSucos e chás para reduzir o colesterol alto
Sucos e chás para reduzir o colesterol alto
 
Liderança Emocional 2013
Liderança Emocional 2013Liderança Emocional 2013
Liderança Emocional 2013
 
Liderança Autêntica
Liderança AutênticaLiderança Autêntica
Liderança Autêntica
 
Vida depois da vida dr. raymond moody, jr
Vida depois da vida   dr. raymond moody, jrVida depois da vida   dr. raymond moody, jr
Vida depois da vida dr. raymond moody, jr
 
Expressões faciais
Expressões faciaisExpressões faciais
Expressões faciais
 
Plantas que curan
Plantas que curanPlantas que curan
Plantas que curan
 
Europa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão políticaEuropa - Localização geográfica e divisão política
Europa - Localização geográfica e divisão política
 
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoções
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoçõesPercepção de pessoas, expressões faciais e emoções
Percepção de pessoas, expressões faciais e emoções
 
Livro de contos e orações do meu avô
Livro de contos e orações do meu avôLivro de contos e orações do meu avô
Livro de contos e orações do meu avô
 
As emoções
As emoçõesAs emoções
As emoções
 
Microexpressões faciais
Microexpressões faciaisMicroexpressões faciais
Microexpressões faciais
 
Leitura fria
Leitura friaLeitura fria
Leitura fria
 
CEI(II): ASPECTOS REGIONAIS
CEI(II): ASPECTOS REGIONAISCEI(II): ASPECTOS REGIONAIS
CEI(II): ASPECTOS REGIONAIS
 
Grandes concentrações e grandes vazios humanos trabalho de geografia, iva l...
Grandes concentrações e grandes vazios humanos   trabalho de geografia, iva l...Grandes concentrações e grandes vazios humanos   trabalho de geografia, iva l...
Grandes concentrações e grandes vazios humanos trabalho de geografia, iva l...
 

Ähnlich wie Europa

Europad 100520105652-phpapp01
Europad 100520105652-phpapp01Europad 100520105652-phpapp01
Europad 100520105652-phpapp01Ketlyn Gomes
 
Aula 10 europa - quadro natural e humano
Aula 10   europa - quadro natural e humanoAula 10   europa - quadro natural e humano
Aula 10 europa - quadro natural e humanoJonatas Carlos
 
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuArea de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuAndre Francisco
 
Aspectos Naturais Europa
Aspectos Naturais  EuropaAspectos Naturais  Europa
Aspectos Naturais EuropaLuiz Carlos
 
nordeste
nordestenordeste
nordesteNome
 
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptx
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptxA diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptx
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptxSoraiaFerreira55
 
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptx
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptxGEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptx
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptxLuisCarlosAlves10
 
9ano Europa fisica.pptx
9ano Europa fisica.pptx9ano Europa fisica.pptx
9ano Europa fisica.pptxJulioCesar1563
 
Geografia as diferentes realidades espaciais da europa
Geografia   as diferentes realidades espaciais da europaGeografia   as diferentes realidades espaciais da europa
Geografia as diferentes realidades espaciais da europaGustavo Soares
 
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e Hidrografia
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e HidrografiaGeografia da Europa 2015/2016 - Orografia e Hidrografia
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e HidrografiaCarlos Ribeiro Medeiros
 
União Europeia /Portugal na Europa
União Europeia /Portugal na Europa União Europeia /Portugal na Europa
União Europeia /Portugal na Europa Ruben Marinho
 
Resumos 1º-teste-a-peninsula-iberica
Resumos 1º-teste-a-peninsula-ibericaResumos 1º-teste-a-peninsula-iberica
Resumos 1º-teste-a-peninsula-ibericapereiraepereira1
 
Geografia A - 10º/11º Ano
Geografia A - 10º/11º AnoGeografia A - 10º/11º Ano
Geografia A - 10º/11º AnoHneves
 

Ähnlich wie Europa (20)

Europad 100520105652-phpapp01
Europad 100520105652-phpapp01Europad 100520105652-phpapp01
Europad 100520105652-phpapp01
 
Aula 10 europa - quadro natural e humano
Aula 10   europa - quadro natural e humanoAula 10   europa - quadro natural e humano
Aula 10 europa - quadro natural e humano
 
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuArea de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
 
Aspectos Naturais Europa
Aspectos Naturais  EuropaAspectos Naturais  Europa
Aspectos Naturais Europa
 
Europa. geral
Europa. geralEuropa. geral
Europa. geral
 
nordeste
nordestenordeste
nordeste
 
G2 - 9º ano -Capitulo 3.pptx
G2 - 9º ano -Capitulo 3.pptxG2 - 9º ano -Capitulo 3.pptx
G2 - 9º ano -Capitulo 3.pptx
 
Continente europeu
Continente europeuContinente europeu
Continente europeu
 
Continente Europeu
Continente EuropeuContinente Europeu
Continente Europeu
 
Europa
EuropaEuropa
Europa
 
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptx
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptxA diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptx
A diversidade geográfica dos países da União Europeia (1).pptx
 
Europa slides
Europa slidesEuropa slides
Europa slides
 
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptx
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptxGEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptx
GEO-9-ano-Sem.-11-Aspectos-Físicos-Europa.pptx
 
9ano Europa fisica.pptx
9ano Europa fisica.pptx9ano Europa fisica.pptx
9ano Europa fisica.pptx
 
Geografia as diferentes realidades espaciais da europa
Geografia   as diferentes realidades espaciais da europaGeografia   as diferentes realidades espaciais da europa
Geografia as diferentes realidades espaciais da europa
 
Aspectos naturais europa
Aspectos naturais europaAspectos naturais europa
Aspectos naturais europa
 
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e Hidrografia
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e HidrografiaGeografia da Europa 2015/2016 - Orografia e Hidrografia
Geografia da Europa 2015/2016 - Orografia e Hidrografia
 
União Europeia /Portugal na Europa
União Europeia /Portugal na Europa União Europeia /Portugal na Europa
União Europeia /Portugal na Europa
 
Resumos 1º-teste-a-peninsula-iberica
Resumos 1º-teste-a-peninsula-ibericaResumos 1º-teste-a-peninsula-iberica
Resumos 1º-teste-a-peninsula-iberica
 
Geografia A - 10º/11º Ano
Geografia A - 10º/11º AnoGeografia A - 10º/11º Ano
Geografia A - 10º/11º Ano
 

Mehr von Luciane Palhares (8)

Biomas Naturais Do Brasil
Biomas Naturais Do BrasilBiomas Naturais Do Brasil
Biomas Naturais Do Brasil
 
Biomas naturais do brasil
Biomas naturais do brasilBiomas naturais do brasil
Biomas naturais do brasil
 
Descubra a mensagem
Descubra a mensagemDescubra a mensagem
Descubra a mensagem
 
Professor sofre
Professor sofreProfessor sofre
Professor sofre
 
China
ChinaChina
China
 
China
ChinaChina
China
 
Asia monconica
Asia monconicaAsia monconica
Asia monconica
 
Asia monconica
Asia monconicaAsia monconica
Asia monconica
 

Kürzlich hochgeladen

Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfJuliana Barbosa
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Centro Jacques Delors
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Centro Jacques Delors
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docPauloHenriqueGarciaM
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubelaprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubeladrianaguedesbatista
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPEli Gonçalves
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfLidianeLill2
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaCentro Jacques Delors
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubelaprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
 

Europa

  • 2. A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente. Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente. Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob
  • 3. A Europa possui grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (as exceções mais marcantes são o basco, o húngaro, o finlandês e o estoninano). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Os muçulmanos e os judeus despontam com as duas minorias religiosas mais numerosas.
  • 4. Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.
  • 5. A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto que um terço desta se ocupa da indústria e a maior parte é absorvida pelo sector terciário. A União Européia(UE), compreendendo 27 Estados-membros, é a maior e mais importante entidade política, econômica e cultural do mundo. A UE é também a maior economia mundial com um PIB estimado em 12,82 trilhões de dólares ultrapassando largamente os Estados Unidos
  • 6. O litoral europeu é bastante recortado e apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica,Escandinava e da Jutlândia — e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sicília, Creta, os Açores e a Madeira. A maior parte do território europeu é formada por planícies. Mais de metade da sua extensão está abaixo de 200 metros, e a altitude média é de 340 metros. A Europa é o continente que teve mais influência na história do mundo (descobertas, conquistas, colonizações, movimentos e revoluções, guerras mundiais, etc).
  • 8. Com que fisionomia a maior parte da Europa já entrou no ano 2000? Uma união constituída por mais de uma dezena de países, que fazem transações comerciais utilizando uma moeda única - Euro - e cujos interesses são representados por instituições comuns. Essa nova Europa começou a ganhar corpo em dezembro de 1991, quando os 12 países-membros da União Europeia concluíram o Tratado de Maastricht, que objetivava a união política, econômica e monetária dos participantes, sem fechar espaço para novas adesões.
  • 9. Todos os países que integram a União Européia apresentam economia desenvolvida, ainda que existam diferenças extraordinárias entre eles, como entre Irlanda e Alemanha, por exemplo, ou Grécia e Dinamarca. A meta, no entanto, é reduzir esses contrastes, tornando a comunidade cada vez mais homogênea
  • 10. GEOGRAFIA Localização da Europa. A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal.
  • 11. A Europa é o segundo menor continente do mundo depois da Oceânia, tendo uma extensão de 10.530.751 km², representando 7% das terras emersas. a Europa, que se considera tradicionalmente como um continente, o mais plano de todos eles, com uma altitude média de 230 metros. A máxima expressão destas planícies é a grande planície do Norte, que se estende 2000 km desde as costas atlânticas francesas até os montes Urais, a fronteira física mais oriental com a Ásia. Os pontos mais altos são o monte Elbrus (Rússia) na Europa oriental (5.642 metros), o Dykh-Tau (próximo do Elbrus, na Rússia) (5.205 metros), o Shkhara (Geórgia) (5.204 metros) e o Monte Branco (França/Itália) na Europa ocidental (4.807 metros).
  • 12. Acidentes geográficos Golfos Entre os golfos da Europa destacam-se o golfo de Biscaia (França e Espanha), o de Cádis (Espanha, Marrocos e Portugal), o dos Dardanelos (Turquia), o do Bósforo (Turquia), o de Messina (Itália) e o de Öresund (Dinamarca e Suécia). Penínsulas Suas principais penínsulas são a Escandinava (Suécia e Noruega), península Hispânica ou Ibérica (Andorra, Espanha, Gibraltar e Portugal), Itálica (Itália, São Marinho e Vaticano), Balcânica (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Eslovénia, Macedônia, Sérvia, e Romênia); além das penínsulas de Kola (Rússia), Jutlândia (Dinamarca), Bretanha (França) e península da Crimeia (Ucrânia).
  • 13.
  • 14. Clima A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana. As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores: a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35 e 70 graus de latitude norte; o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas; o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Atlântico até o interior. a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental. CLIMA
  • 15. A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana. As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores: a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35 e 70 graus de latitude norte; o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas; o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Atlântico até o interior. a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.
  • 16.
  • 19.