SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 12
União Européia
Atualidades: 20021 de JaneiroEntrada em circulação das moedas e notas em euros.28 de FevereiroRetirada de circulação das notas e moedas nacionais.13 de DezembroO Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007. 20041 de MaioChipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.29 de Outubro Assinatura em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros. 20071 de JaneiroAdesão da Bulgária e da Roménia à União EuropeiaAdesão da Eslovénia à zona euro13 de DezembroÉ assinado o Tratado de Lisboa, aguardando-se neste momento a ratificação por parte de alguns países para poder ser aplicado na UE.
Tratados: 		Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registrou a adesão de novos Estados-Membros. Além disso, praticamente em todas as décadas, os Tratados têm sido alterados para proceder a reformas das instituições da UE e atribuir-lhe novas áreas de responsabilidade. O Acto Único Europeu (AUE) foi assinado em Fevereiro de 1986 e entrou em vigor em 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado CEE e preparou o terreno para a concretização do mercado único.  O Tratado de Amesterdão foi assinado em 2 de Outubro de 1997 e entrou em vigor em 1 de Maio de 1999. Alterou os Tratados da UE e CE, tendo atribuído uma nova numeração às suas disposições, e inclui, em anexo, as versões compiladas dos Tratados da UE e CE. O Tratado de Amesterdão alterou os artigos do Tratado da União Européia, que, em vez de serem identificados pelas letras de A a S, passaram a ser numerados.  O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003. Voltou a alterar os anteriores tratados, desenvolvendo o sistema institucional da UE de modo a permitir um funcionamento eficaz da União após o seu alargamento para 25 Estados-Membros. O Tratado de Lisboa, foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotará a União Européia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efetiva aos desafios atuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Européia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Européia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.Este tratado aguarda ratificação de alguns países para poder vigorar em toda a UE. A Constituição foi adotada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no âmbito do Conselho Europeu de Bruxelas de 17 e 18 de Junho de 2004 e foi assinada em Roma em 29 de Outubro de 2004. Deve ser retificada por cada Estado-Membro, de acordo com os respectivos procedimentos constitucionais, e só entrará em vigor depois de ter sido ratificada pela totalidade dos Estados-Membros.
Os símbolos da UE A existência de símbolos europeus contribui para aumentar o sentimento de pertença e a consciência europeia dos cidadãos.  ,[object Object],[object Object]
O Euro O Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002.  O símbolo do euro assemelha-se à letra "E", atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Estas linhas representam a estabilidade do euro.  Foi inspirado na representação da letra grega epsilón, invocando assim o berço da civilização europeia, e na primeira letra da palavra "Europa". São 12 os Estados-membros da União Europeia que adoptaram a moeda única: Bélgica, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Finlândia. além do euro há outras onze moedas legais na UE.
O Dia da Europa As ideias subjacentes à atual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros francês) a 9 de Maio de 1950.  Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizações da UE e ponderar sobre os seus objetivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.
O Lema europeu O lema europeu foi adotado na sequência de um concurso organizado por várias entidades europeias e no qual participaram 80.000 jovens europeus com idades entre os 10 e os 19 anos. No período de Setembro de 1999 a Janeiro de 2000, duas mil propostas de divisa foram submetidas.  Depois de uma primeira seleção ao nível nacional, um júri composto por elementos de cada um dos Estados-Membros escolheu 7 divisas que foram submetidas ao Grande Júri, em Bruxelas, presidido por Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.  Em 4 de Maio de 2000 no Parlamento Europeu, 500 jovens oriundos de 15 países da União Europeia assistiram à cerimónia em que foi eleita a divisa europeia: Juntos na Diversidade ou Unidade na Diversidade.
O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...
O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...HINO DA ALEGRIA, QUARTO ANDAMENRO DA SINFONIA DE BETHOVEN.
O Hino O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade. Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa. Em 1985, foi adaptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.
Outras curiosidades  A Área Total da UE é de 3.976.372 Km 2 (Europa dos 25).  A População Total, em 2004 era de 454.900.000 (Europa dos 25).  O domínio internet europeu é ".eu", desde 9 de Maio de 2006.    São faladas 23 línguas em toda a União europeia. O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez. A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Européia.
União europeia

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Os símbolos da ue
Os símbolos da ueOs símbolos da ue
Os símbolos da uecaltzeitao
 
A união europeia
A união europeiaA união europeia
A união europeiasr adil
 
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6Jorge Almeida
 
História e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IIHistória e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IICarlos Ribeiro Medeiros
 
geografia uniao europeia
geografia uniao europeiageografia uniao europeia
geografia uniao europeiaDiogo Rodrigues
 
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraUnião Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraTurismo Esdas
 
Os 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União EuropeiaOs 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União Europeialidia76
 
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaÓrgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaDébora Neves
 
Cidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuCidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuJoao35
 
União europeia Claudio
União europeia ClaudioUnião europeia Claudio
União europeia ClaudioIpo Gamer
 

Was ist angesagt? (20)

Os símbolos da ue
Os símbolos da ueOs símbolos da ue
Os símbolos da ue
 
Apresentação | Dia da Europa
Apresentação | Dia da EuropaApresentação | Dia da Europa
Apresentação | Dia da Europa
 
Dia da europa.
Dia da europa.Dia da europa.
Dia da europa.
 
A união europeia
A união europeiaA união europeia
A união europeia
 
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6
 
União européia
União européiaUnião européia
União européia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Apresentação | A União Europeia
Apresentação | A União EuropeiaApresentação | A União Europeia
Apresentação | A União Europeia
 
História e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte IIHistória e Geografia da União Europeia - Parte II
História e Geografia da União Europeia - Parte II
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
geografia uniao europeia
geografia uniao europeiageografia uniao europeia
geografia uniao europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano PereiraUnião Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
União Europeia , Ligia e Cristiano Pereira
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Os 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União EuropeiaOs 27 Paises da União Europeia
Os 27 Paises da União Europeia
 
A UniãO Europeia 2
A UniãO Europeia   2A UniãO Europeia   2
A UniãO Europeia 2
 
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania EuropeiaÓrgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia
 
Cidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube EuropeuCidadania Europeia e Clube Europeu
Cidadania Europeia e Clube Europeu
 
União europeia Claudio
União europeia ClaudioUnião europeia Claudio
União europeia Claudio
 

Ähnlich wie União europeia

União européia
União européiaUnião européia
União européiaLeila nny
 
(Da ceca à união europeia (1 ))
(Da ceca à união europeia  (1 ))(Da ceca à união europeia  (1 ))
(Da ceca à união europeia (1 ))Armanda Ribeiro
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Centro Jacques Delors
 
União europeia unida na diversidade
União europeia   unida na diversidadeUnião europeia   unida na diversidade
União europeia unida na diversidadeElsa Condeço
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Centro Jacques Delors
 
Os símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiaOs símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiacaltzeitao
 
Formação da união europeia
Formação da união europeiaFormação da união europeia
Formação da união europeiasophyzinha
 
4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidadesLucas Cechinel
 
União europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelUnião europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelElsa Condeço
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeiaguest9cab9e
 

Ähnlich wie União europeia (20)

União européia
União européiaUnião européia
União européia
 
União Europeia
União EuropeiaUnião Europeia
União Europeia
 
(Da ceca à união europeia (1 ))
(Da ceca à união europeia  (1 ))(Da ceca à união europeia  (1 ))
(Da ceca à união europeia (1 ))
 
A União Europeia
A União EuropeiaA União Europeia
A União Europeia
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (nova atualização)
 
União europeia unida na diversidade
União europeia   unida na diversidadeUnião europeia   unida na diversidade
União europeia unida na diversidade
 
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
Apresentação | Símbolos da União Europeia (atualização)
 
Os símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeiaOs símbolos da união europeia
Os símbolos da união europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
Formação da união europeia
Formação da união europeiaFormação da união europeia
Formação da união europeia
 
4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades4 uniao europeia-diferentes_realidades
4 uniao europeia-diferentes_realidades
 
União europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectávelUnião europeia unida na diversidade versão projectável
União europeia unida na diversidade versão projectável
 
Ue
UeUe
Ue
 
A CEE-9ºB
A CEE-9ºBA CEE-9ºB
A CEE-9ºB
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
Ai união europeia
Ai   união europeiaAi   união europeia
Ai união europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 
União europeia
União europeiaUnião europeia
União europeia
 

Mehr von Leila nny

Passagem do Tempo
Passagem do TempoPassagem do Tempo
Passagem do TempoLeila nny
 
Figuras de linguagem
Figuras  de  linguagemFiguras  de  linguagem
Figuras de linguagemLeila nny
 
Teoria do universo
Teoria do universoTeoria do universo
Teoria do universoLeila nny
 
Artes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilArtes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilLeila nny
 
Fibromialgia
FibromialgiaFibromialgia
FibromialgiaLeila nny
 
Teoria do Universo
Teoria do UniversoTeoria do Universo
Teoria do UniversoLeila nny
 

Mehr von Leila nny (9)

Passagem do Tempo
Passagem do TempoPassagem do Tempo
Passagem do Tempo
 
Anarquismo
AnarquismoAnarquismo
Anarquismo
 
Figuras de linguagem
Figuras  de  linguagemFiguras  de  linguagem
Figuras de linguagem
 
Teoria do universo
Teoria do universoTeoria do universo
Teoria do universo
 
Pizza i
Pizza iPizza i
Pizza i
 
Artes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no BrasilArtes - O modernismo no Brasil
Artes - O modernismo no Brasil
 
Fibromialgia
FibromialgiaFibromialgia
Fibromialgia
 
Artose
ArtoseArtose
Artose
 
Teoria do Universo
Teoria do UniversoTeoria do Universo
Teoria do Universo
 

Kürzlich hochgeladen

Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaJúlio Sandes
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManuais Formação
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 

União europeia

  • 2. Atualidades: 20021 de JaneiroEntrada em circulação das moedas e notas em euros.28 de FevereiroRetirada de circulação das notas e moedas nacionais.13 de DezembroO Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007. 20041 de MaioChipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.29 de Outubro Assinatura em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros. 20071 de JaneiroAdesão da Bulgária e da Roménia à União EuropeiaAdesão da Eslovénia à zona euro13 de DezembroÉ assinado o Tratado de Lisboa, aguardando-se neste momento a ratificação por parte de alguns países para poder ser aplicado na UE.
  • 3. Tratados: Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registrou a adesão de novos Estados-Membros. Além disso, praticamente em todas as décadas, os Tratados têm sido alterados para proceder a reformas das instituições da UE e atribuir-lhe novas áreas de responsabilidade. O Acto Único Europeu (AUE) foi assinado em Fevereiro de 1986 e entrou em vigor em 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado CEE e preparou o terreno para a concretização do mercado único.  O Tratado de Amesterdão foi assinado em 2 de Outubro de 1997 e entrou em vigor em 1 de Maio de 1999. Alterou os Tratados da UE e CE, tendo atribuído uma nova numeração às suas disposições, e inclui, em anexo, as versões compiladas dos Tratados da UE e CE. O Tratado de Amesterdão alterou os artigos do Tratado da União Européia, que, em vez de serem identificados pelas letras de A a S, passaram a ser numerados.  O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003. Voltou a alterar os anteriores tratados, desenvolvendo o sistema institucional da UE de modo a permitir um funcionamento eficaz da União após o seu alargamento para 25 Estados-Membros. O Tratado de Lisboa, foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotará a União Européia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efetiva aos desafios atuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Européia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Européia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.Este tratado aguarda ratificação de alguns países para poder vigorar em toda a UE. A Constituição foi adotada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no âmbito do Conselho Europeu de Bruxelas de 17 e 18 de Junho de 2004 e foi assinada em Roma em 29 de Outubro de 2004. Deve ser retificada por cada Estado-Membro, de acordo com os respectivos procedimentos constitucionais, e só entrará em vigor depois de ter sido ratificada pela totalidade dos Estados-Membros.
  • 4.
  • 5. O Euro O Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002. O símbolo do euro assemelha-se à letra "E", atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Estas linhas representam a estabilidade do euro.  Foi inspirado na representação da letra grega epsilón, invocando assim o berço da civilização europeia, e na primeira letra da palavra "Europa". São 12 os Estados-membros da União Europeia que adoptaram a moeda única: Bélgica, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Finlândia. além do euro há outras onze moedas legais na UE.
  • 6. O Dia da Europa As ideias subjacentes à atual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros francês) a 9 de Maio de 1950. Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizações da UE e ponderar sobre os seus objetivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.
  • 7. O Lema europeu O lema europeu foi adotado na sequência de um concurso organizado por várias entidades europeias e no qual participaram 80.000 jovens europeus com idades entre os 10 e os 19 anos. No período de Setembro de 1999 a Janeiro de 2000, duas mil propostas de divisa foram submetidas. Depois de uma primeira seleção ao nível nacional, um júri composto por elementos de cada um dos Estados-Membros escolheu 7 divisas que foram submetidas ao Grande Júri, em Bruxelas, presidido por Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia. Em 4 de Maio de 2000 no Parlamento Europeu, 500 jovens oriundos de 15 países da União Europeia assistiram à cerimónia em que foi eleita a divisa europeia: Juntos na Diversidade ou Unidade na Diversidade.
  • 8. O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...
  • 9. O Hino O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...HINO DA ALEGRIA, QUARTO ANDAMENRO DA SINFONIA DE BETHOVEN.
  • 10. O Hino O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade. Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa. Em 1985, foi adaptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.
  • 11. Outras curiosidades  A Área Total da UE é de 3.976.372 Km 2 (Europa dos 25).  A População Total, em 2004 era de 454.900.000 (Europa dos 25).  O domínio internet europeu é ".eu", desde 9 de Maio de 2006.    São faladas 23 línguas em toda a União europeia. O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez. A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Européia.