SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 55
C U B I S M O
O que é o Cubismo? O Cubismo foi um movimento iniciado por Georges Braque e por Pablo Picasso, entre 1907 e 1914. O quadro Les Demoiselles d'Avignon(Picasso, 1907) é conhecido como o marco inicial do Cubismo. Neste quadro ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do Cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
Ficha Técnica http://www.culture-generale.fr/art/189-qui-sont-les-demoiselles-davignon
Biografia de Pablo Picasso Nome Completo: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de losRemedios Cipriano de laSantísimaTrinidadRuiz y Picasso.     Data de Nascimento: 25 de Outubro de 1881   Data de Falecimento: 8 de Abril de 1973    Movimento Estético: Cubismo    Assinatura:  Figura 2. Pablo Picasso             http://static.blogo.it/travelblog/picasso_02.jpg
Biografia de Pablo Picasso Picasso nasceu a 25 de Outubro de 1881 em Málaga, na costa de Andaluza, em 1881.  Além de pintor, Picasso foi também criador de cenários e figurinos, escultor, ceramista e ilustrador. 	Picasso aprendeu a pintar e a desenhar com o seu pai na infância.   	Em 1895 a sua família mudou-se para Barcelona, e aos 14 anos entrou para a escola de Belas Artes. Aos dezanove anos, Picasso visitou pela primeira vez a cidade de Paris, o centro artístico da Europa. Foi aí que começou a viver da sua pintura.
Ficha Técnica http://cimitan.blogspot.com/2010/06/self-portrait_29.html
Biografia de Pablo Picasso Após as suas visitas a Paris, Picasso regressou a Barcelona com novas ideias.  Em 1946, Picasso deixou Paris para ir viver para o Sul de França.  	Aos setenta e três anos, Picasso conheceu Jacqueline Roque e sete anos depois casaram.  	Graças à sua energia, Picasso não se cansou de inventar novos estilos, pintando sempre de uma forma inovadora.   	Em 1973, Picasso acabou por falecer com noventa anos de idade. Foi sepultado num terreno de uma das suas casas, à beira do Mediterrâneo.   
Ficha Técnica http://cimitan.blogspot.com/2010/06/self-portrait_29.html
Picasso e as suas fases As obras de Picasso são muitas vezes classificadas em Fases Fase Rosa (1905-1907) Fase Azul (1901-1904)
Fase Azul (1901-1904) A fase azul foi uma fase que consistia em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Esta fase teve influência no suicidio do seu grande amigo Carlos Casagemas, tende-o retratado várias vezes. Representa então a tristeza e o isolamento, a miséria e os desesperos humanos. Todas as personagens desta fase aparecem tristes e solitários.  Fase Rosa (1905-1907) A fase rosa é caracterizado por um estilo mais alegre, com cores mais vivas (essencialmente o rosa e o laranja). A sua grande influência para esta fase foi o seu grande amor na altura, Fernande Olivier. Picasso e as suas fases
Fase Azul (1901-1904) Fase Rosa (1905-1907) Picasso e as suas fases Figura 5. http://vivercomlight.blogspot.com/2010/04/azul.html  Figura 6. Menino conduzindo um cavalo http://latinorium.blogspot.com/2006_02_01_archive.html
Picasso e o Cubismo Pouco depois de ter pintado Les Demoiselles d'Avignon, Picasso começou a pintar com o seu amigo Georges Braque. O estilo que criaram juntos chocou muito os artistas e o público. Em 1908, este estilo foi apelidado de cubismo pelo artista HenriMatisse e pelo crítico LouisVauxcelles.  	Picasso e Georges Braque preferiam pintar objectos em vez de pessoas. Chamava-se a isso natureza morta.   
Ficha Técnica Figura 7. Georges Braque e Pablo Picasso http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1182
Picasso e o Cubismo A ideia deste novo estilo, o cubismo, era pintar as coisas como se fossem vistas de diversos ângulos, o que muitas das vezes implica dificuldade em reconhecer os objectos pintados.   Picasso fez as pessoas e os objectos destes quadros parecerem planos. Os objectos são fragmentados em cubos e formas estranhas e também são utilizadas poucas cores.   	Picasso e Georges Braque inscreveram ainda palavras e letras nos seus quadros e começaram também a inserir cada vez mais coisas nas suas telas.
Cubismo Fase Cézanniana Fase Sintética Fase das Colagens Fase Analítica Orfismo Secção de Ouro
Fase Cézanniana Esta fase consistia transformar tudo o que havia na natureza em cones, cilindros, esferas, e os vários elementos eram definidos por grandes planos de cor.  Ficha Técnica http://www.artinthepicture.com/paintings/Paul_Cezanne/Rideau-Cruchon-et-Compotier/
Fase Analítica Esta fase consistia em o artista representar tudo o que via e conhecia, sendo representadas várias partes que não são visíveis do objecto observado, resultando assim numa complexa composição formal. As obras são monocromáticas, trabalhadas numa cor base que anda em volta dos ocres e cinzentos esverdeados, uma vez que os temas eram essencialmente naturezas mortas.
Ficha Técnica http://picasaweb.google.com/lh/photo/-SFADqwQ9yaqAEGNO1B2uw
Fase das Colagens  Foi uma fase intermédia entre a fase analítica e a fase sintética, no qual eram introduzidos elementos exteriores ao quadro. Cada vez mais o abstraccionismo estava presente nas obras, e estava ligado à mentalidade da matemática e intelectualizada dos seus autores. Como usava formas simples, surgiu a cor vibrante, a sobreposição e a transparência de planos. Os temas do Cubismo analítico foram mantidos, mas aqui foi utilizado um processo de simplificação, eliminando tudo o que era desnecessário.
Ficha Técnica http://www.diretoriodearte.com/historia-da-arte/cubismo/
Fase Sintética Distingue-se das outras por ser a mais sintética, abstracta e geometrizada de todas as outras fases do Cubismo. Esta fase ainda pode ser subdividida em outras duas: o Orfismo e a Secção de Ouro.  Ficha Técnica http://www.ligia.tomarchio.nom.br/ligia_le_jour.htm
Fase Sintética: Orfismo O Orfismo ou Cubismo Órfico provem do nome do herói grego Orfeu, que encantava tudo e todos, incluindo os animais e a própria natureza, com os seus dotes musicais. Segundo o Poeta Guillaune Apollinaire, o Orfismo seria então a arte de pintar, como se tratasse de um jogo poético ou de uma composição musical.
Ficha Técnica http://www.1artclub.com/eiffel-tower-1924-by-robert-delaunay/
Fase Sintética: Secção de Ouro A definição de Secção de Ouro provem de uma medida, uma proporção formulada por Vitrúvio, que definia a proporção ideal entre duas grandezas. Esta proporção foi retomada no Renascimento com o tratado da Divina Proporção, de Luca Pacioli, e o Tratado da Pinturade Leonardo da Vinci. Estes conhecimentos serviram de base para o desenvolvimento de conceitos como a Visão piramidal do Homem, segundo o qual o olho humano seria o vértice de várias pirâmides provenientes de todo e qualquer objecto observado. A substituição dos planos estáticos por estes novos planos piramidais, conferiu um novo movimento de dinamismo às obras realizadas.
Figura 13 e 14. La divina proportione http://thonyc.wordpress.com/2010/10/14/where-the-pictures-came-from/  http://abrancoalmeida.com/artes/musica/musica-aeterna-de-divina-proportione-de-luca-pacioli/
Figura 15. TrattatodellaPittura, Leonardo Da Vinci http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tratado_de_pintura_-_leonardo.jpg
Figura 16. Quadro que demonstra a “visão piramidal do Homem”http://semargens.blogspot.com/
Acontecimento de Guernica
Acontecimento de Guernica Guernica é um pequeno país  situado a norte de Espanha.  Foi bombardeada pelos nazistas , por ordem do General Franco, a 26 de Abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamento de saturação, mais tarde usado na 2ª Guerra Mundial.  	Esta guerra inspirou Pablo Picasso a fazer a sua famosa obra Guernica. Com esta obra, ele quis retratar o estado de Guernica após o bombardeamento, e todo o sofrimento que ali se vivia. Dos 7000 habitantes que continha, 1654 foram mortos e 889 ficaram feridos.
Acontecimento de Guernica Conta-se que, durante uma exposição, um oficial nazista dirigiu-se a Picasso e perguntou-lhe: “-Foi você quem fez isto?  E ele respondeu: ,[object Object],[object Object]
Figura 15. Guernica após a Guerra  Figura 18. Guernica após a Guerra  http://turcoluis.blogspot.com/2010/03/pobre-grecia.html http://blueboyspain.wordpress.com/tag/bombardeo/
Análise ao quadro de Guernica
Análise ao quadro de Guernica
Em primeiro plano no quadro, temos esta figura fragmentada, com a cabeça e braço cortados, agarrando uma espada partida, que representa a resistência heróica. Junto à espada encontra-se uma flor, que tem uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente. A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.
O Touro representa fortaleza, verticalidade, orgulho, energia e é um símbolo mítico do homem touro (Minotauro). Diversos autores vêm neste touro uma imagem simbólica do povo espanhol.
Entre as complexas imagens cubistas presentes nesta obra Guernica, conseguimos interpretar a mãe e o filho imediatamente: Uma criança morta aos braços da mãe, que se encontra com um rosto angustiado. Esta figura é especialmente penetrante devido aos contrastes entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança. O grito da mãe é representado pela língua de fora que se apresenta como um punhal ou um estilhaço de vidro.
O cavalo representa a angústia e lamentação, simbolizando assim o Povo.
Por cima da cabeça do cavalo está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que sugere o “olho de Deus” assistindo a tudo.
No lado direito do quadro, duas mulheres olham horrorizadas para o cavalo ferido, com medo e pena. Esta figura sugere semelhança com a imagem de Cristo na cruz e a presença das três Marias em cena. Assim, Picasso procurava uma imagem moderna e secular para exprimir o sofrimento humano, mas que não tivesse qualquer simbolismo cristão explícito.
Esta figura dá a ideia de uma pessoa estar a ser consumida pelas chamas de um edifício a arder. Esta figura é frequentemente comparada à figura central de Os fuzilamentos, a 3 de Maio de 1808 em Goya. Existe ainda uma semelhança entre os elementos que levaram a ambos os quadros: os dois representam actos selvagens de brutalidade contra pessoas inocentes.
O Triângulo serve de base para a composição. Pode ser identificado como símbolo de morte, pelo seu carácter estático.
A Pomba simboliza uma metáfora da Paz, ou seja, pretende demonstrar a destruição.
A mulher a cair representa ansiedade, busca, pânico, súplica.
	Esta luz simboliza a iluminação enquanto inteligência, vida, liberdade, procura de instauração da ordem no caos. É uma metáfora da energia física e espiritual.
Pintores Cubistas
Pintores Cubistas
Pintores Cubistas: Georges Braque 	Georges Braque foi um pintor e escultor francês, que fundou o  Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa do seu pai.  No Outono de 1907 conheceu Picasso, com quem se deu diariamente até 1914. Figura 19. Georges Braque http://6earteband2010e4.blogspot.com/2010/11/georges-braque-talita-n30-6e.html
Pintores Cubistas: Juan Gris Juan Gris foi um dos mais famosos pintores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido cedo (com 40 anos), representa o expoente máximo do Cubismo Sintético.  Nasceu em Madrid em 1887 e mudou-se para Paris em 1906, onde conheceu vários pintores famosos (entre eles, Pablo Picasso) Figura 20. Auto retrato de Juan Gris http://acravan.blogspot.com/2010/10/juan-gris-and-door-to-future.html
Pintores Cubistas: Alexandra Nechita 	Alexandra Nechita é uma pintora romena do estilo cubista. O seu talento levou-a a ser conhecida como a Pequena Picasso. Figura 21. Alexandra Nechita http://www.nechita.info/
Pintores Cubistas: Jacques Villon 	Jacques Villon foi um pintor e ilustrador francês que trabalhou essencialmente o Cubismo. Abandonou o curso de Direito para se dedicar à prática do desenho e da pintura.  Figura 22. Auto retrato de  Jacques Villon http://barzun100.blogspot.com/2006/03/cleve-gray.html
Pintores Cubistas: Diego Rivera Diego Riverafoi considerado um dos maiores pintores mexicanos e trabalhou com Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e António Gaudí. Estes contactos enriqueceram-no bastante em termos artísticos.  Figura 23. Auto retrato de  Diego Rivera http://www.davidngoldberg.com/DNGportraits.htm
Pintores Cubistas: FernandLéger FernandLégerconheceu Picasso e Georges Braque, tendo tido a oportunidade de trabalhar com eles. Estes transmitiram-lhe influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística. Figura 24. FernandLéger http://www.theartwolf.com/articles/most-important-painters.htm
Webgrafia http://www.slideshare.net/batistarato/guernica-1578212; http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/pormenores.htm; http://flankus.files.wordpress.com/2009/12/analise_guernica_1_.pdf; http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandra_Nechita; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernand_L%C3%A9ger; http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villon; http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Braque; http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9d%C3%A9e_Ozenfant; http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee; http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_de_La_Fresnaye; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso; http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_%28quadro%29; http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica; http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781.
Trabalho realizado por: Gonçalo Sequeira Inês Correia Joanna Mark Maria Inês Pires Rúben Nunes
Cubismo

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Dadaísmo
DadaísmoDadaísmo
DadaísmoCEF16
 
Vanguardas europeias slides
Vanguardas europeias slidesVanguardas europeias slides
Vanguardas europeias slidesEline Lima
 
Arte contemporânea
Arte contemporâneaArte contemporânea
Arte contemporâneaannaartes
 
Introdução ao Cubismo.
Introdução ao Cubismo.Introdução ao Cubismo.
Introdução ao Cubismo.Ipsun
 
Movimentos Artísticos
Movimentos ArtísticosMovimentos Artísticos
Movimentos Artísticos713773
 
História da arte - Romantismo e Realismo - resumo
História da arte - Romantismo e Realismo - resumoHistória da arte - Romantismo e Realismo - resumo
História da arte - Romantismo e Realismo - resumoAndrea Dressler
 
Arte e sociedade - Instalações Artísticas
Arte e sociedade - Instalações ArtísticasArte e sociedade - Instalações Artísticas
Arte e sociedade - Instalações ArtísticasJunior Onildo
 

Was ist angesagt? (20)

Cubismo
CubismoCubismo
Cubismo
 
Dadaísmo
DadaísmoDadaísmo
Dadaísmo
 
História da Arte: Realismo
História da Arte: RealismoHistória da Arte: Realismo
História da Arte: Realismo
 
Pop Art
Pop ArtPop Art
Pop Art
 
Fauvismo
FauvismoFauvismo
Fauvismo
 
Cubismo
CubismoCubismo
Cubismo
 
Vanguardas europeias slides
Vanguardas europeias slidesVanguardas europeias slides
Vanguardas europeias slides
 
Arte contemporânea
Arte contemporâneaArte contemporânea
Arte contemporânea
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
Arte - Romantismo
Arte - RomantismoArte - Romantismo
Arte - Romantismo
 
Introdução ao Cubismo.
Introdução ao Cubismo.Introdução ao Cubismo.
Introdução ao Cubismo.
 
Movimentos Artísticos
Movimentos ArtísticosMovimentos Artísticos
Movimentos Artísticos
 
Impressionismo
ImpressionismoImpressionismo
Impressionismo
 
Pop Art em Resumo
Pop Art em ResumoPop Art em Resumo
Pop Art em Resumo
 
História da arte - Romantismo e Realismo - resumo
História da arte - Romantismo e Realismo - resumoHistória da arte - Romantismo e Realismo - resumo
História da arte - Romantismo e Realismo - resumo
 
Claude Monet
Claude MonetClaude Monet
Claude Monet
 
OP - ART e POP - ART
OP - ART e POP - ARTOP - ART e POP - ART
OP - ART e POP - ART
 
Arte e sociedade - Instalações Artísticas
Arte e sociedade - Instalações ArtísticasArte e sociedade - Instalações Artísticas
Arte e sociedade - Instalações Artísticas
 
Pablo Picasso
Pablo PicassoPablo Picasso
Pablo Picasso
 
Cubismo
CubismoCubismo
Cubismo
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (7)

Diretrizes Curriculares de Teresina
Diretrizes Curriculares de TeresinaDiretrizes Curriculares de Teresina
Diretrizes Curriculares de Teresina
 
Colagem.ed.infantil
Colagem.ed.infantilColagem.ed.infantil
Colagem.ed.infantil
 
Arte Postal na Educação Infantil
Arte Postal na Educação InfantilArte Postal na Educação Infantil
Arte Postal na Educação Infantil
 
Fotografia
FotografiaFotografia
Fotografia
 
Officex br-officediferenças
Officex br-officediferençasOfficex br-officediferenças
Officex br-officediferenças
 
Leitura da obra Guernica
Leitura da obra GuernicaLeitura da obra Guernica
Leitura da obra Guernica
 
Arte
ArteArte
Arte
 

Ähnlich wie Cubismo

Cubismo mare junho 2011
Cubismo mare junho 2011Cubismo mare junho 2011
Cubismo mare junho 2011ailzafreitas
 
Primeira metade do século XX
Primeira metade do século XXPrimeira metade do século XX
Primeira metade do século XXCEF16
 
Arte Sec Xx
Arte Sec XxArte Sec Xx
Arte Sec Xxjassis
 
pablopicasso-1227895378915390-8.pdf
pablopicasso-1227895378915390-8.pdfpablopicasso-1227895378915390-8.pdf
pablopicasso-1227895378915390-8.pdfMateusRoberto15
 
Processos criativos em artes visuais
Processos criativos em artes  visuais  Processos criativos em artes  visuais
Processos criativos em artes visuais Ediléia de Brito
 
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdfeduardoalves354978
 
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdfeduardoalves354978
 
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao Surrealismo
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao SurrealismoHistória da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao Surrealismo
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao SurrealismoRaphael Lanzillotte
 
Cubismo ii
Cubismo iiCubismo ii
Cubismo iiAlaor
 
PICASSO _ um artista único.docx
PICASSO _ um artista único.docxPICASSO _ um artista único.docx
PICASSO _ um artista único.docxJoanaMarques823140
 
Arte sec-xx-1200262515312708-3
Arte sec-xx-1200262515312708-3Arte sec-xx-1200262515312708-3
Arte sec-xx-1200262515312708-3taniagfacanhamila
 

Ähnlich wie Cubismo (20)

A arte de pablo picasso
A arte de pablo picassoA arte de pablo picasso
A arte de pablo picasso
 
Cubismo mare junho 2011
Cubismo mare junho 2011Cubismo mare junho 2011
Cubismo mare junho 2011
 
CUBISMO
CUBISMOCUBISMO
CUBISMO
 
Primeira metade do século XX
Primeira metade do século XXPrimeira metade do século XX
Primeira metade do século XX
 
Cubismo
CubismoCubismo
Cubismo
 
Arte Sec Xx
Arte Sec XxArte Sec Xx
Arte Sec Xx
 
Pablo Picasso
Pablo PicassoPablo Picasso
Pablo Picasso
 
pablopicasso-1227895378915390-8.pdf
pablopicasso-1227895378915390-8.pdfpablopicasso-1227895378915390-8.pdf
pablopicasso-1227895378915390-8.pdf
 
Aartedepablopicasso
AartedepablopicassoAartedepablopicasso
Aartedepablopicasso
 
História da Arte: Cubismo
História da Arte: CubismoHistória da Arte: Cubismo
História da Arte: Cubismo
 
Processos criativos em artes visuais
Processos criativos em artes  visuais  Processos criativos em artes  visuais
Processos criativos em artes visuais
 
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
 
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
100022681-Semana-de-Arte-Moderna.pdf
 
A arte de Picasso
A arte de Picasso A arte de Picasso
A arte de Picasso
 
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao Surrealismo
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao SurrealismoHistória da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao Surrealismo
História da Arte: Arte moderna - do Impressionismo ao Surrealismo
 
Cubismo ii
Cubismo iiCubismo ii
Cubismo ii
 
PICASSO _ um artista único.docx
PICASSO _ um artista único.docxPICASSO _ um artista único.docx
PICASSO _ um artista único.docx
 
Evolução da Arte
Evolução da ArteEvolução da Arte
Evolução da Arte
 
O cubismo
O cubismoO cubismo
O cubismo
 
Arte sec-xx-1200262515312708-3
Arte sec-xx-1200262515312708-3Arte sec-xx-1200262515312708-3
Arte sec-xx-1200262515312708-3
 

Mehr von Joaquim Moreira

HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulho
HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulhoHCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulho
HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulhoJoaquim Moreira
 
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)Joaquim Moreira
 
Novas correntes artísticas em Portugal
Novas correntes artísticas em PortugalNovas correntes artísticas em Portugal
Novas correntes artísticas em PortugalJoaquim Moreira
 
Novas formas artísticas futurismo e abstraccionismo
Novas formas artísticas  futurismo e abstraccionismoNovas formas artísticas  futurismo e abstraccionismo
Novas formas artísticas futurismo e abstraccionismoJoaquim Moreira
 
Expressionismo e fauvismo
Expressionismo e fauvismoExpressionismo e fauvismo
Expressionismo e fauvismoJoaquim Moreira
 

Mehr von Joaquim Moreira (7)

HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulho
HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulhoHCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulho
HCA Módulo 10 - A arquitetura pós-modernista - 3 com - Vanessa mergulho
 
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)
HCA - TAG1 - Módulo 3 - Bruna Pedro - Cantigas de escário e maldizer (1)
 
Novas correntes artísticas em Portugal
Novas correntes artísticas em PortugalNovas correntes artísticas em Portugal
Novas correntes artísticas em Portugal
 
Surrealismo
SurrealismoSurrealismo
Surrealismo
 
Novas formas artísticas futurismo e abstraccionismo
Novas formas artísticas  futurismo e abstraccionismoNovas formas artísticas  futurismo e abstraccionismo
Novas formas artísticas futurismo e abstraccionismo
 
Expressionismo e fauvismo
Expressionismo e fauvismoExpressionismo e fauvismo
Expressionismo e fauvismo
 
Arte Nova
Arte NovaArte Nova
Arte Nova
 

Kürzlich hochgeladen

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 anoandrealeitetorres
 

Kürzlich hochgeladen (20)

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 

Cubismo

  • 1. C U B I S M O
  • 2. O que é o Cubismo? O Cubismo foi um movimento iniciado por Georges Braque e por Pablo Picasso, entre 1907 e 1914. O quadro Les Demoiselles d'Avignon(Picasso, 1907) é conhecido como o marco inicial do Cubismo. Neste quadro ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do Cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
  • 4. Biografia de Pablo Picasso Nome Completo: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de losRemedios Cipriano de laSantísimaTrinidadRuiz y Picasso.   Data de Nascimento: 25 de Outubro de 1881 Data de Falecimento: 8 de Abril de 1973 Movimento Estético: Cubismo   Assinatura: Figura 2. Pablo Picasso http://static.blogo.it/travelblog/picasso_02.jpg
  • 5. Biografia de Pablo Picasso Picasso nasceu a 25 de Outubro de 1881 em Málaga, na costa de Andaluza, em 1881. Além de pintor, Picasso foi também criador de cenários e figurinos, escultor, ceramista e ilustrador. Picasso aprendeu a pintar e a desenhar com o seu pai na infância. Em 1895 a sua família mudou-se para Barcelona, e aos 14 anos entrou para a escola de Belas Artes. Aos dezanove anos, Picasso visitou pela primeira vez a cidade de Paris, o centro artístico da Europa. Foi aí que começou a viver da sua pintura.
  • 7. Biografia de Pablo Picasso Após as suas visitas a Paris, Picasso regressou a Barcelona com novas ideias. Em 1946, Picasso deixou Paris para ir viver para o Sul de França. Aos setenta e três anos, Picasso conheceu Jacqueline Roque e sete anos depois casaram. Graças à sua energia, Picasso não se cansou de inventar novos estilos, pintando sempre de uma forma inovadora. Em 1973, Picasso acabou por falecer com noventa anos de idade. Foi sepultado num terreno de uma das suas casas, à beira do Mediterrâneo.  
  • 9. Picasso e as suas fases As obras de Picasso são muitas vezes classificadas em Fases Fase Rosa (1905-1907) Fase Azul (1901-1904)
  • 10. Fase Azul (1901-1904) A fase azul foi uma fase que consistia em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Esta fase teve influência no suicidio do seu grande amigo Carlos Casagemas, tende-o retratado várias vezes. Representa então a tristeza e o isolamento, a miséria e os desesperos humanos. Todas as personagens desta fase aparecem tristes e solitários. Fase Rosa (1905-1907) A fase rosa é caracterizado por um estilo mais alegre, com cores mais vivas (essencialmente o rosa e o laranja). A sua grande influência para esta fase foi o seu grande amor na altura, Fernande Olivier. Picasso e as suas fases
  • 11. Fase Azul (1901-1904) Fase Rosa (1905-1907) Picasso e as suas fases Figura 5. http://vivercomlight.blogspot.com/2010/04/azul.html Figura 6. Menino conduzindo um cavalo http://latinorium.blogspot.com/2006_02_01_archive.html
  • 12. Picasso e o Cubismo Pouco depois de ter pintado Les Demoiselles d'Avignon, Picasso começou a pintar com o seu amigo Georges Braque. O estilo que criaram juntos chocou muito os artistas e o público. Em 1908, este estilo foi apelidado de cubismo pelo artista HenriMatisse e pelo crítico LouisVauxcelles. Picasso e Georges Braque preferiam pintar objectos em vez de pessoas. Chamava-se a isso natureza morta.  
  • 13. Ficha Técnica Figura 7. Georges Braque e Pablo Picasso http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1182
  • 14. Picasso e o Cubismo A ideia deste novo estilo, o cubismo, era pintar as coisas como se fossem vistas de diversos ângulos, o que muitas das vezes implica dificuldade em reconhecer os objectos pintados. Picasso fez as pessoas e os objectos destes quadros parecerem planos. Os objectos são fragmentados em cubos e formas estranhas e também são utilizadas poucas cores. Picasso e Georges Braque inscreveram ainda palavras e letras nos seus quadros e começaram também a inserir cada vez mais coisas nas suas telas.
  • 15. Cubismo Fase Cézanniana Fase Sintética Fase das Colagens Fase Analítica Orfismo Secção de Ouro
  • 16. Fase Cézanniana Esta fase consistia transformar tudo o que havia na natureza em cones, cilindros, esferas, e os vários elementos eram definidos por grandes planos de cor. Ficha Técnica http://www.artinthepicture.com/paintings/Paul_Cezanne/Rideau-Cruchon-et-Compotier/
  • 17. Fase Analítica Esta fase consistia em o artista representar tudo o que via e conhecia, sendo representadas várias partes que não são visíveis do objecto observado, resultando assim numa complexa composição formal. As obras são monocromáticas, trabalhadas numa cor base que anda em volta dos ocres e cinzentos esverdeados, uma vez que os temas eram essencialmente naturezas mortas.
  • 19. Fase das Colagens Foi uma fase intermédia entre a fase analítica e a fase sintética, no qual eram introduzidos elementos exteriores ao quadro. Cada vez mais o abstraccionismo estava presente nas obras, e estava ligado à mentalidade da matemática e intelectualizada dos seus autores. Como usava formas simples, surgiu a cor vibrante, a sobreposição e a transparência de planos. Os temas do Cubismo analítico foram mantidos, mas aqui foi utilizado um processo de simplificação, eliminando tudo o que era desnecessário.
  • 21. Fase Sintética Distingue-se das outras por ser a mais sintética, abstracta e geometrizada de todas as outras fases do Cubismo. Esta fase ainda pode ser subdividida em outras duas: o Orfismo e a Secção de Ouro. Ficha Técnica http://www.ligia.tomarchio.nom.br/ligia_le_jour.htm
  • 22. Fase Sintética: Orfismo O Orfismo ou Cubismo Órfico provem do nome do herói grego Orfeu, que encantava tudo e todos, incluindo os animais e a própria natureza, com os seus dotes musicais. Segundo o Poeta Guillaune Apollinaire, o Orfismo seria então a arte de pintar, como se tratasse de um jogo poético ou de uma composição musical.
  • 24. Fase Sintética: Secção de Ouro A definição de Secção de Ouro provem de uma medida, uma proporção formulada por Vitrúvio, que definia a proporção ideal entre duas grandezas. Esta proporção foi retomada no Renascimento com o tratado da Divina Proporção, de Luca Pacioli, e o Tratado da Pinturade Leonardo da Vinci. Estes conhecimentos serviram de base para o desenvolvimento de conceitos como a Visão piramidal do Homem, segundo o qual o olho humano seria o vértice de várias pirâmides provenientes de todo e qualquer objecto observado. A substituição dos planos estáticos por estes novos planos piramidais, conferiu um novo movimento de dinamismo às obras realizadas.
  • 25. Figura 13 e 14. La divina proportione http://thonyc.wordpress.com/2010/10/14/where-the-pictures-came-from/ http://abrancoalmeida.com/artes/musica/musica-aeterna-de-divina-proportione-de-luca-pacioli/
  • 26. Figura 15. TrattatodellaPittura, Leonardo Da Vinci http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tratado_de_pintura_-_leonardo.jpg
  • 27. Figura 16. Quadro que demonstra a “visão piramidal do Homem”http://semargens.blogspot.com/
  • 29. Acontecimento de Guernica Guernica é um pequeno país situado a norte de Espanha. Foi bombardeada pelos nazistas , por ordem do General Franco, a 26 de Abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamento de saturação, mais tarde usado na 2ª Guerra Mundial. Esta guerra inspirou Pablo Picasso a fazer a sua famosa obra Guernica. Com esta obra, ele quis retratar o estado de Guernica após o bombardeamento, e todo o sofrimento que ali se vivia. Dos 7000 habitantes que continha, 1654 foram mortos e 889 ficaram feridos.
  • 30.
  • 31. Figura 15. Guernica após a Guerra Figura 18. Guernica após a Guerra http://turcoluis.blogspot.com/2010/03/pobre-grecia.html http://blueboyspain.wordpress.com/tag/bombardeo/
  • 32. Análise ao quadro de Guernica
  • 33. Análise ao quadro de Guernica
  • 34. Em primeiro plano no quadro, temos esta figura fragmentada, com a cabeça e braço cortados, agarrando uma espada partida, que representa a resistência heróica. Junto à espada encontra-se uma flor, que tem uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente. A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.
  • 35. O Touro representa fortaleza, verticalidade, orgulho, energia e é um símbolo mítico do homem touro (Minotauro). Diversos autores vêm neste touro uma imagem simbólica do povo espanhol.
  • 36. Entre as complexas imagens cubistas presentes nesta obra Guernica, conseguimos interpretar a mãe e o filho imediatamente: Uma criança morta aos braços da mãe, que se encontra com um rosto angustiado. Esta figura é especialmente penetrante devido aos contrastes entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança. O grito da mãe é representado pela língua de fora que se apresenta como um punhal ou um estilhaço de vidro.
  • 37. O cavalo representa a angústia e lamentação, simbolizando assim o Povo.
  • 38. Por cima da cabeça do cavalo está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que sugere o “olho de Deus” assistindo a tudo.
  • 39. No lado direito do quadro, duas mulheres olham horrorizadas para o cavalo ferido, com medo e pena. Esta figura sugere semelhança com a imagem de Cristo na cruz e a presença das três Marias em cena. Assim, Picasso procurava uma imagem moderna e secular para exprimir o sofrimento humano, mas que não tivesse qualquer simbolismo cristão explícito.
  • 40. Esta figura dá a ideia de uma pessoa estar a ser consumida pelas chamas de um edifício a arder. Esta figura é frequentemente comparada à figura central de Os fuzilamentos, a 3 de Maio de 1808 em Goya. Existe ainda uma semelhança entre os elementos que levaram a ambos os quadros: os dois representam actos selvagens de brutalidade contra pessoas inocentes.
  • 41. O Triângulo serve de base para a composição. Pode ser identificado como símbolo de morte, pelo seu carácter estático.
  • 42. A Pomba simboliza uma metáfora da Paz, ou seja, pretende demonstrar a destruição.
  • 43. A mulher a cair representa ansiedade, busca, pânico, súplica.
  • 44. Esta luz simboliza a iluminação enquanto inteligência, vida, liberdade, procura de instauração da ordem no caos. É uma metáfora da energia física e espiritual.
  • 47. Pintores Cubistas: Georges Braque Georges Braque foi um pintor e escultor francês, que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa do seu pai. No Outono de 1907 conheceu Picasso, com quem se deu diariamente até 1914. Figura 19. Georges Braque http://6earteband2010e4.blogspot.com/2010/11/georges-braque-talita-n30-6e.html
  • 48. Pintores Cubistas: Juan Gris Juan Gris foi um dos mais famosos pintores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido cedo (com 40 anos), representa o expoente máximo do Cubismo Sintético. Nasceu em Madrid em 1887 e mudou-se para Paris em 1906, onde conheceu vários pintores famosos (entre eles, Pablo Picasso) Figura 20. Auto retrato de Juan Gris http://acravan.blogspot.com/2010/10/juan-gris-and-door-to-future.html
  • 49. Pintores Cubistas: Alexandra Nechita Alexandra Nechita é uma pintora romena do estilo cubista. O seu talento levou-a a ser conhecida como a Pequena Picasso. Figura 21. Alexandra Nechita http://www.nechita.info/
  • 50. Pintores Cubistas: Jacques Villon Jacques Villon foi um pintor e ilustrador francês que trabalhou essencialmente o Cubismo. Abandonou o curso de Direito para se dedicar à prática do desenho e da pintura. Figura 22. Auto retrato de Jacques Villon http://barzun100.blogspot.com/2006/03/cleve-gray.html
  • 51. Pintores Cubistas: Diego Rivera Diego Riverafoi considerado um dos maiores pintores mexicanos e trabalhou com Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e António Gaudí. Estes contactos enriqueceram-no bastante em termos artísticos. Figura 23. Auto retrato de Diego Rivera http://www.davidngoldberg.com/DNGportraits.htm
  • 52. Pintores Cubistas: FernandLéger FernandLégerconheceu Picasso e Georges Braque, tendo tido a oportunidade de trabalhar com eles. Estes transmitiram-lhe influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística. Figura 24. FernandLéger http://www.theartwolf.com/articles/most-important-painters.htm
  • 53. Webgrafia http://www.slideshare.net/batistarato/guernica-1578212; http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/pormenores.htm; http://flankus.files.wordpress.com/2009/12/analise_guernica_1_.pdf; http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandra_Nechita; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernand_L%C3%A9ger; http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villon; http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Braque; http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9d%C3%A9e_Ozenfant; http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee; http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_de_La_Fresnaye; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso; http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_%28quadro%29; http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica; http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781.
  • 54. Trabalho realizado por: Gonçalo Sequeira Inês Correia Joanna Mark Maria Inês Pires Rúben Nunes