SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 14
Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “ Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas elas Texto bíblico:Jó 15 a 21 Texto áureo: Jó 16.20,21: “ Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo”
Pode ser que alguns  estejam se indagando sobre o tempo que deve ter levado esta visita e os diálogos que se dão. Naquele tempo homens abastados podiam se dar ao luxo de ficarem dias e dias discutindo sobre os aspectos complexos da vida e da providência divina sobre o viver humano. Elifaz, Bildade e Zofar se valem deste recurso para poderem questionar e discutir com o amigo que caíra em desgraça.
Na lição do domingo passado vimos “uma discussão sobre o sofrimento” nos capítulos 3 a 14, algo que poderíamos chamar de a “primeira rodada” de argumentações entre Jó e seus amigos.  No domingo de hoje, damos início à “segunda rodada” nos capítulos 15 a 21, aquela em que Jó se julga injustiçado por seus amigos, chegando mesmo a afirmar que “os meus amigos zombam de mim”. Os argumentos e contra-argumentos estarão sendo lançados capítulo a capítulo como veremos:
A verdade que abstraimos do texto é que é sempre muito difícil amparar um amigo ou parente, quando o problema por ele enfrentado é decorrente, supõe-se, de uma falha sua. Como consolá-lo quando a situação difícil que o abate, aparentemente, é resultado de um erro ou fracasso cometido?... Dizer-lhe que ele mesmo causou o problema, embora verdade, não vai de maneira nenhuma ajudá-lo, mas sim, entristêce-lo mais e mais. Foi assim com Jó que, para piorar mais ainda, não se julgava errado em nada.
Os textos bíblicos em destaque são auto-explicativos e devem ser lidos pela classe em conjunto, na própria Bíblia, para que se possa retirar de cada versículo a melhor lição para o nosso viver.  Nos capítulos 15 a 21 vamos assistir a essa discussão: No capítulo 15:  - Elifaz acusa Jó de presunçoso; Nos capítulos 16 e 17: - Jó se defende e acusa-os de falta de misericórdia; Nos capítulos 18 e 19:  - Bildade faz a mesma acusação e Jó se defende; Nos capítulos 20 e 21: - Zofar ataca e Jó responde .
Jó 15 -  Elifaz acusa Jó de presunçoso (alguns versículos em destaque para leitura alternada) [4] Na verdade tu destróis a reverência, e impedes a meditação diante de Deus.  [5] Pois a tua iniqüidade ensina a tua boca, e escolhes a língua dos astutos.  [6] A tua própria boca te condena, e não eu; e os teus lábios testificam contra ti.  [7] És tu o primeiro homem que nasceu? Ou foste dado à luz antes dos outeiros?  [20] Todos os dias passa o ímpio em angústia, sim, todos os anos que estão reservados para o opressor. [25] Porque estendeu a sua mão contra  Deus, e contra o Todo-Poderoso se porta com soberba;  [30] Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus ramos,  e ao sopro da boca de Deus desaparecerá. (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada leitura)
Alguns comentários ao capítulo 15 Você se auto-analisa e avalia a sua vida cristã? Qual a nota que você daria ao seu viver santo? Jó vai ser acusado de presunçoso porque julgava que não havia pecado para sofrer o que estava sofrendo! Você é um crente presunçoso quanto à sua conduta cristã?
Jó 16 e 17: Sua defesa e acusação aos amigos (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [1] Então Jó respondeu, dizendo:  [2] Tenho ouvido muitas coisas como essas; todos vós sois consoladores molestos.  [12] Descansado estava eu, e ele me quebrantou; e pegou-me pelo pescoço, e me despedaçou; colocou-me por seu alvo;  [17] embora não haja violência nas minhas mãos, e seja pura a minha oração.  [20] Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus,  [21] para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o  que o filho do homem tem perante o seu próximo. [17.2] Deveras estou cercado de zombadores, e os meus olhos contemplam a sua provocação!  [6]Mas a mim me pôs por motejo dos povos;  tornei-me como aquele em cujo rosto se cospe [16] Onde está então a minha esperança?  Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
Alguns comentários aos capítulos 16 e 17 Como você reage à palavra de um amigo sobre sua conduta? Você a entende como crítica ou como uma ajuda? Quando responde a este tipo de conversa você é gentil ou rechaça com irritação? Você se considera uma pessoa receptiva a uma palavra de alerta ou advertência?
Jó 18 e 19 – Bildade acusa – Jó se defende (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [3] Por que somos tratados como gado, e como estultos aos vossos olhos?  [4] Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar?  [5] Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo.  [6] A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará.  [15] Na sua tenda habita o que não lhe pertence; espalha-se enxofre sobre a sua habitação.  [19] Não tem filho nem neto entre o seu povo, e descendente nenhum lhe ficará nas moradas.  [19.2] Até quando afligireis a minha alma, e me atormentareis com palavras?  [3] Já dez vezes me haveis humilhado; não vos envergonhais de me maltratardes?  [25] Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.  [26] E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
Alguns comentários aos capítulos 18 e 19 Quando você considera o erro ou fracasso de um amigo ou parente você é severo no acusar? Você é contundente?... Ou procura fazer esta crítica com amor e compreensão? Quando você fracassa, você como Jó se lembra do poder de Deus que o pode salvar?
Jó 20 e 21 – Zofar ataca – Jó responde (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [20.4] Não sabes tu que desde a antigüidade, desde que o homem foi posto sobre a terra,  [5] o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento?  [21] Nada escapou à sua voracidade; pelo que a sua prosperidade não perdurará.  [22]: Na plenitude da sua abastança, estará angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele.  [27] Os céus revelarão a sua iniqüidade, e contra ele a terra se levantará.  [29] Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva. [21.23] Um morre em plena prosperidade, inteiramente sossegado e tranqüilo;  [24] com os seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida.  [25] Outro, ao contrário, morre em amargura de alma, não havendo provado do bem.  [27] Eis que conheço os vossos pensamentos, e os maus intentos com que me fazeis injustiça.  [34] Como, pois, me ofereceis consolações vãs, quando nas vossas respostas só resta falsidade? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
Alguns comentários aos capítulos 20 e 21 Como você reage às contradições da sociedade moderna, onde o ímpio parece sempre prosperar? Na maioria das vezes a impunidade parece não ter fim! É ou não é?... Como fica então o seu cuidado como crente de zelar por seu testemunho? Você se pergunta o que é que ganho com isto?
CONCLUSÃO Diante dessas indagações como proceder para manter o nosso testemunho cristão elevado? Você esta semana teve oportunidade de verificar o quão difícil é ser crente no mundo hoje? Você viu as “chamadas” para o BBB? E viu as “chamadas” das tragédias das chuvas em MG e RJ? Como você explica a diferença entre uma e outra situação?

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

13072011 promotores da paz - enfrentando a rejeição
13072011   promotores da paz - enfrentando a rejeição13072011   promotores da paz - enfrentando a rejeição
13072011 promotores da paz - enfrentando a rejeiçãoRenato Lopes
 
Lição 2 Vencendo o medo da Rejeição
Lição 2   Vencendo o medo da RejeiçãoLição 2   Vencendo o medo da Rejeição
Lição 2 Vencendo o medo da RejeiçãoEscol Dominical
 
Boletim informativo mar2014
Boletim informativo mar2014Boletim informativo mar2014
Boletim informativo mar2014fespiritacrista
 
JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100Almir Rodrigues
 
Resenha espirita on line 144
Resenha espirita on line 144Resenha espirita on line 144
Resenha espirita on line 144MRS
 
Bem aventurados os aflitos!
Bem aventurados os aflitos!Bem aventurados os aflitos!
Bem aventurados os aflitos!Leonardo Pereira
 
Cap. 9 - O Peregrino
Cap. 9 - O PeregrinoCap. 9 - O Peregrino
Cap. 9 - O Peregrinoconectigrupo
 
Francisco cândido xavier cornélio pires - baú de casos
Francisco cândido xavier   cornélio pires - baú de casosFrancisco cândido xavier   cornélio pires - baú de casos
Francisco cândido xavier cornélio pires - baú de casosAntonio SSantos
 
AFORISMOS SEM DESAFOROS
AFORISMOS SEM DESAFOROSAFORISMOS SEM DESAFOROS
AFORISMOS SEM DESAFOROSAlex Martins
 
David a. reed as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículo
David a. reed   as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículoDavid a. reed   as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículo
David a. reed as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículoAristoteles Rocha
 
Virando o jogo no segundo tempo da vida
Virando o jogo no segundo tempo da vidaVirando o jogo no segundo tempo da vida
Virando o jogo no segundo tempo da vidaFelipe Ccob
 
Gotas de luz (psicografia chico xavier espírito casimiro cunha)
Gotas de luz (psicografia chico xavier   espírito casimiro cunha)Gotas de luz (psicografia chico xavier   espírito casimiro cunha)
Gotas de luz (psicografia chico xavier espírito casimiro cunha)Ricardo Akerman
 
Gotas de paz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
Gotas de paz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)Gotas de paz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
Gotas de paz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)Ricardo Akerman
 
13 o trabalhador fracassado
13   o trabalhador fracassado13   o trabalhador fracassado
13 o trabalhador fracassadoFatoze
 
Eu e minha boca grande o poder das palavras
Eu e minha boca grande   o poder das palavrasEu e minha boca grande   o poder das palavras
Eu e minha boca grande o poder das palavrasDaniel de Carvalho Luz
 
155856 eu e_minha_boca_grande
155856 eu e_minha_boca_grande155856 eu e_minha_boca_grande
155856 eu e_minha_boca_grandezanzasilva
 

Was ist angesagt? (19)

13072011 promotores da paz - enfrentando a rejeição
13072011   promotores da paz - enfrentando a rejeição13072011   promotores da paz - enfrentando a rejeição
13072011 promotores da paz - enfrentando a rejeição
 
A recompensa da honra (1)
A recompensa da honra (1)A recompensa da honra (1)
A recompensa da honra (1)
 
As sete coisas que deus odeia
As sete coisas que deus odeiaAs sete coisas que deus odeia
As sete coisas que deus odeia
 
Lição 2 Vencendo o medo da Rejeição
Lição 2   Vencendo o medo da RejeiçãoLição 2   Vencendo o medo da Rejeição
Lição 2 Vencendo o medo da Rejeição
 
Boletim informativo mar2014
Boletim informativo mar2014Boletim informativo mar2014
Boletim informativo mar2014
 
JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100JORMI - Jornal Missionário nº 100
JORMI - Jornal Missionário nº 100
 
Resenha espirita on line 144
Resenha espirita on line 144Resenha espirita on line 144
Resenha espirita on line 144
 
Bem aventurados os aflitos!
Bem aventurados os aflitos!Bem aventurados os aflitos!
Bem aventurados os aflitos!
 
Cap. 9 - O Peregrino
Cap. 9 - O PeregrinoCap. 9 - O Peregrino
Cap. 9 - O Peregrino
 
Francisco cândido xavier cornélio pires - baú de casos
Francisco cândido xavier   cornélio pires - baú de casosFrancisco cândido xavier   cornélio pires - baú de casos
Francisco cândido xavier cornélio pires - baú de casos
 
AFORISMOS SEM DESAFOROS
AFORISMOS SEM DESAFOROSAFORISMOS SEM DESAFOROS
AFORISMOS SEM DESAFOROS
 
David a. reed as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículo
David a. reed   as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículoDavid a. reed   as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículo
David a. reed as testemunhas de jeová refutadas versículo por versículo
 
A igreja do diabo
A igreja do diaboA igreja do diabo
A igreja do diabo
 
Virando o jogo no segundo tempo da vida
Virando o jogo no segundo tempo da vidaVirando o jogo no segundo tempo da vida
Virando o jogo no segundo tempo da vida
 
Gotas de luz (psicografia chico xavier espírito casimiro cunha)
Gotas de luz (psicografia chico xavier   espírito casimiro cunha)Gotas de luz (psicografia chico xavier   espírito casimiro cunha)
Gotas de luz (psicografia chico xavier espírito casimiro cunha)
 
Gotas de paz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
Gotas de paz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)Gotas de paz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
Gotas de paz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
 
13 o trabalhador fracassado
13   o trabalhador fracassado13   o trabalhador fracassado
13 o trabalhador fracassado
 
Eu e minha boca grande o poder das palavras
Eu e minha boca grande   o poder das palavrasEu e minha boca grande   o poder das palavras
Eu e minha boca grande o poder das palavras
 
155856 eu e_minha_boca_grande
155856 eu e_minha_boca_grande155856 eu e_minha_boca_grande
155856 eu e_minha_boca_grande
 

Andere mochten auch

Fraternidade e juventude 2013
Fraternidade e juventude 2013Fraternidade e juventude 2013
Fraternidade e juventude 2013Bernadetecebs .
 
Ebd 22012012
Ebd 22012012Ebd 22012012
Ebd 22012012Correios
 
Ebd 29012012
Ebd 29012012Ebd 29012012
Ebd 29012012Correios
 
Lição 3: Um exemplo a ser imitado
Lição 3: Um exemplo a ser imitadoLição 3: Um exemplo a ser imitado
Lição 3: Um exemplo a ser imitadoQuenia Damata
 
Estudo Sobre Jó e seus Amigos - C. H. Mackintosh
Estudo Sobre Jó e seus Amigos -  C. H. MackintoshEstudo Sobre Jó e seus Amigos -  C. H. Mackintosh
Estudo Sobre Jó e seus Amigos - C. H. MackintoshTsushya marco
 
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira).
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira). O Jovem Rico ( Leonardo Pereira).
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira). Leonardo Pereira
 
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!Quenia Damata
 
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimento
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimentoTeologia do antigo testamento o problema do sofrimento
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimentoJose Ventura
 
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósito
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósitoA Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósito
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósitoPaulo Dias Nogueira
 
Lição 6 - Paciência Evitando as Dissensões
Lição 6 - Paciência Evitando as DissensõesLição 6 - Paciência Evitando as Dissensões
Lição 6 - Paciência Evitando as DissensõesErberson Pinheiro
 
Marca da Promessa - Ministério Toque no Altar
Marca da Promessa - Ministério Toque no AltarMarca da Promessa - Ministério Toque no Altar
Marca da Promessa - Ministério Toque no AltarPowerPoint Gospel
 
Paciência: Evitando as Dissenções.
Paciência: Evitando as Dissenções.Paciência: Evitando as Dissenções.
Paciência: Evitando as Dissenções.Márcio Martins
 

Andere mochten auch (20)

Caderno ii
Caderno iiCaderno ii
Caderno ii
 
Fraternidade e juventude 2013
Fraternidade e juventude 2013Fraternidade e juventude 2013
Fraternidade e juventude 2013
 
Ebd 22012012
Ebd 22012012Ebd 22012012
Ebd 22012012
 
Ebd 29012012
Ebd 29012012Ebd 29012012
Ebd 29012012
 
Lição 3: Um exemplo a ser imitado
Lição 3: Um exemplo a ser imitadoLição 3: Um exemplo a ser imitado
Lição 3: Um exemplo a ser imitado
 
Estudo Sobre Jó e seus Amigos - C. H. Mackintosh
Estudo Sobre Jó e seus Amigos -  C. H. MackintoshEstudo Sobre Jó e seus Amigos -  C. H. Mackintosh
Estudo Sobre Jó e seus Amigos - C. H. Mackintosh
 
O Jovem Rico
O Jovem RicoO Jovem Rico
O Jovem Rico
 
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira).
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira). O Jovem Rico ( Leonardo Pereira).
O Jovem Rico ( Leonardo Pereira).
 
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!
Adolescentes Vencedores, Lição 08 : Antenados!
 
Documento 85 - Sintese 1
Documento 85 - Sintese 1Documento 85 - Sintese 1
Documento 85 - Sintese 1
 
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimento
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimentoTeologia do antigo testamento o problema do sofrimento
Teologia do antigo testamento o problema do sofrimento
 
O livro de jó
O livro de jóO livro de jó
O livro de jó
 
Salvação e Serviço
Salvação e ServiçoSalvação e Serviço
Salvação e Serviço
 
Versículos Para Conhecer
Versículos Para ConhecerVersículos Para Conhecer
Versículos Para Conhecer
 
O Livro de Jó
O Livro de JóO Livro de Jó
O Livro de Jó
 
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósito
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósitoA Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósito
A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre o seu propósito
 
Lição 6 - Paciência Evitando as Dissensões
Lição 6 - Paciência Evitando as DissensõesLição 6 - Paciência Evitando as Dissensões
Lição 6 - Paciência Evitando as Dissensões
 
Marca da Promessa - Ministério Toque no Altar
Marca da Promessa - Ministério Toque no AltarMarca da Promessa - Ministério Toque no Altar
Marca da Promessa - Ministério Toque no Altar
 
Pregação - Satisfação em Deus
Pregação - Satisfação em DeusPregação - Satisfação em Deus
Pregação - Satisfação em Deus
 
Paciência: Evitando as Dissenções.
Paciência: Evitando as Dissenções.Paciência: Evitando as Dissenções.
Paciência: Evitando as Dissenções.
 

Ähnlich wie Amigos zombam de Jó em sua dor

IBBC - Livros poéticos - Jó
IBBC - Livros poéticos  - Jó IBBC - Livros poéticos  - Jó
IBBC - Livros poéticos - Jó PrAndré Luiz
 
O Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana
O Perigo da Busca Pela Autorrealização HumanaO Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana
O Perigo da Busca Pela Autorrealização HumanaMateus Silva
 
Eu sei que o meu redentor vive
Eu sei que o meu redentor viveEu sei que o meu redentor vive
Eu sei que o meu redentor viveFer Nanda
 
Lição 13 O prazer de experimentar a Cura das Feridas da Alma
Lição 13   O prazer de experimentar a Cura das Feridas da AlmaLição 13   O prazer de experimentar a Cura das Feridas da Alma
Lição 13 O prazer de experimentar a Cura das Feridas da AlmaEscol Dominical
 
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”JUERP
 
12 jo cap 2 ao 14
12   jo cap 2 ao 1412   jo cap 2 ao 14
12 jo cap 2 ao 14PIB Penha
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...Freekidstories
 
A Bíblia fala de bullying?
A Bíblia fala de bullying? A Bíblia fala de bullying?
A Bíblia fala de bullying? Juraci Rocha
 
O paradoxo do crente
O paradoxo do crenteO paradoxo do crente
O paradoxo do crenteSilvio Dutra
 
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOSESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOSPatricia Farias
 
Doutrina tiago 5
Doutrina  tiago 5Doutrina  tiago 5
Doutrina tiago 5Joel Silva
 
14 jo cap 15 ao 28
14   jo cap 15 ao 2814   jo cap 15 ao 28
14 jo cap 15 ao 28PIB Penha
 
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGR
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGRLição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGR
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGRGerson G. Ramos
 
Os quatro equívocos no livro de Jó
Os quatro equívocos no livro de JóOs quatro equívocos no livro de Jó
Os quatro equívocos no livro de JóWilson Rosolini
 
conflitos que tiram nossa paz completo.pptx
conflitos que tiram nossa paz completo.pptxconflitos que tiram nossa paz completo.pptx
conflitos que tiram nossa paz completo.pptxValmirPires5
 
A esperança que temos
A esperança que temos A esperança que temos
A esperança que temos Wesley1235
 
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?antonio vieira
 

Ähnlich wie Amigos zombam de Jó em sua dor (20)

IBBC - Livros poéticos - Jó
IBBC - Livros poéticos  - Jó IBBC - Livros poéticos  - Jó
IBBC - Livros poéticos - Jó
 
O Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana
O Perigo da Busca Pela Autorrealização HumanaO Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana
O Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana
 
Como ser-amigo-de-deus2
Como ser-amigo-de-deus2Como ser-amigo-de-deus2
Como ser-amigo-de-deus2
 
Jó - aula 3.pptx
Jó - aula 3.pptxJó - aula 3.pptx
Jó - aula 3.pptx
 
Eu sei que o meu redentor vive
Eu sei que o meu redentor viveEu sei que o meu redentor vive
Eu sei que o meu redentor vive
 
Salmo 7
Salmo 7Salmo 7
Salmo 7
 
Lição 13 O prazer de experimentar a Cura das Feridas da Alma
Lição 13   O prazer de experimentar a Cura das Feridas da AlmaLição 13   O prazer de experimentar a Cura das Feridas da Alma
Lição 13 O prazer de experimentar a Cura das Feridas da Alma
 
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um”
 
12 jo cap 2 ao 14
12   jo cap 2 ao 1412   jo cap 2 ao 14
12 jo cap 2 ao 14
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
 
A Bíblia fala de bullying?
A Bíblia fala de bullying? A Bíblia fala de bullying?
A Bíblia fala de bullying?
 
O paradoxo do crente
O paradoxo do crenteO paradoxo do crente
O paradoxo do crente
 
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOSESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
ESE CAP. XI - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
 
Doutrina tiago 5
Doutrina  tiago 5Doutrina  tiago 5
Doutrina tiago 5
 
14 jo cap 15 ao 28
14   jo cap 15 ao 2814   jo cap 15 ao 28
14 jo cap 15 ao 28
 
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGR
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGRLição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGR
Lição 1342015 - Lições de Jeremias + textos_GGR
 
Os quatro equívocos no livro de Jó
Os quatro equívocos no livro de JóOs quatro equívocos no livro de Jó
Os quatro equívocos no livro de Jó
 
conflitos que tiram nossa paz completo.pptx
conflitos que tiram nossa paz completo.pptxconflitos que tiram nossa paz completo.pptx
conflitos que tiram nossa paz completo.pptx
 
A esperança que temos
A esperança que temos A esperança que temos
A esperança que temos
 
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
Lição 8 - A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
 

Mehr von JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 

Mehr von JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 

Kürzlich hochgeladen

Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaSessuana Polanski
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfJacquelineGomes57
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAInsituto Propósitos de Ensino
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................CarlosJnior997101
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxVivianeGomes635254
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxRoseLucia2
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuaisFilipeDuartedeBem
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaRicardo Azevedo
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosNilson Almeida
 

Kürzlich hochgeladen (17)

Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
 
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmoAprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos Refugiados
 

Amigos zombam de Jó em sua dor

  • 1. Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “ Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas elas Texto bíblico:Jó 15 a 21 Texto áureo: Jó 16.20,21: “ Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo”
  • 2. Pode ser que alguns estejam se indagando sobre o tempo que deve ter levado esta visita e os diálogos que se dão. Naquele tempo homens abastados podiam se dar ao luxo de ficarem dias e dias discutindo sobre os aspectos complexos da vida e da providência divina sobre o viver humano. Elifaz, Bildade e Zofar se valem deste recurso para poderem questionar e discutir com o amigo que caíra em desgraça.
  • 3. Na lição do domingo passado vimos “uma discussão sobre o sofrimento” nos capítulos 3 a 14, algo que poderíamos chamar de a “primeira rodada” de argumentações entre Jó e seus amigos. No domingo de hoje, damos início à “segunda rodada” nos capítulos 15 a 21, aquela em que Jó se julga injustiçado por seus amigos, chegando mesmo a afirmar que “os meus amigos zombam de mim”. Os argumentos e contra-argumentos estarão sendo lançados capítulo a capítulo como veremos:
  • 4. A verdade que abstraimos do texto é que é sempre muito difícil amparar um amigo ou parente, quando o problema por ele enfrentado é decorrente, supõe-se, de uma falha sua. Como consolá-lo quando a situação difícil que o abate, aparentemente, é resultado de um erro ou fracasso cometido?... Dizer-lhe que ele mesmo causou o problema, embora verdade, não vai de maneira nenhuma ajudá-lo, mas sim, entristêce-lo mais e mais. Foi assim com Jó que, para piorar mais ainda, não se julgava errado em nada.
  • 5. Os textos bíblicos em destaque são auto-explicativos e devem ser lidos pela classe em conjunto, na própria Bíblia, para que se possa retirar de cada versículo a melhor lição para o nosso viver. Nos capítulos 15 a 21 vamos assistir a essa discussão: No capítulo 15: - Elifaz acusa Jó de presunçoso; Nos capítulos 16 e 17: - Jó se defende e acusa-os de falta de misericórdia; Nos capítulos 18 e 19: - Bildade faz a mesma acusação e Jó se defende; Nos capítulos 20 e 21: - Zofar ataca e Jó responde .
  • 6. Jó 15 - Elifaz acusa Jó de presunçoso (alguns versículos em destaque para leitura alternada) [4] Na verdade tu destróis a reverência, e impedes a meditação diante de Deus. [5] Pois a tua iniqüidade ensina a tua boca, e escolhes a língua dos astutos. [6] A tua própria boca te condena, e não eu; e os teus lábios testificam contra ti. [7] És tu o primeiro homem que nasceu? Ou foste dado à luz antes dos outeiros? [20] Todos os dias passa o ímpio em angústia, sim, todos os anos que estão reservados para o opressor. [25] Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-Poderoso se porta com soberba; [30] Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus ramos, e ao sopro da boca de Deus desaparecerá. (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada leitura)
  • 7. Alguns comentários ao capítulo 15 Você se auto-analisa e avalia a sua vida cristã? Qual a nota que você daria ao seu viver santo? Jó vai ser acusado de presunçoso porque julgava que não havia pecado para sofrer o que estava sofrendo! Você é um crente presunçoso quanto à sua conduta cristã?
  • 8. Jó 16 e 17: Sua defesa e acusação aos amigos (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [1] Então Jó respondeu, dizendo: [2] Tenho ouvido muitas coisas como essas; todos vós sois consoladores molestos. [12] Descansado estava eu, e ele me quebrantou; e pegou-me pelo pescoço, e me despedaçou; colocou-me por seu alvo; [17] embora não haja violência nas minhas mãos, e seja pura a minha oração. [20] Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, [21] para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo. [17.2] Deveras estou cercado de zombadores, e os meus olhos contemplam a sua provocação! [6]Mas a mim me pôs por motejo dos povos; tornei-me como aquele em cujo rosto se cospe [16] Onde está então a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
  • 9. Alguns comentários aos capítulos 16 e 17 Como você reage à palavra de um amigo sobre sua conduta? Você a entende como crítica ou como uma ajuda? Quando responde a este tipo de conversa você é gentil ou rechaça com irritação? Você se considera uma pessoa receptiva a uma palavra de alerta ou advertência?
  • 10. Jó 18 e 19 – Bildade acusa – Jó se defende (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [3] Por que somos tratados como gado, e como estultos aos vossos olhos? [4] Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar? [5] Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo. [6] A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. [15] Na sua tenda habita o que não lhe pertence; espalha-se enxofre sobre a sua habitação. [19] Não tem filho nem neto entre o seu povo, e descendente nenhum lhe ficará nas moradas. [19.2] Até quando afligireis a minha alma, e me atormentareis com palavras? [3] Já dez vezes me haveis humilhado; não vos envergonhais de me maltratardes? [25] Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. [26] E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
  • 11. Alguns comentários aos capítulos 18 e 19 Quando você considera o erro ou fracasso de um amigo ou parente você é severo no acusar? Você é contundente?... Ou procura fazer esta crítica com amor e compreensão? Quando você fracassa, você como Jó se lembra do poder de Deus que o pode salvar?
  • 12. Jó 20 e 21 – Zofar ataca – Jó responde (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [20.4] Não sabes tu que desde a antigüidade, desde que o homem foi posto sobre a terra, [5] o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento? [21] Nada escapou à sua voracidade; pelo que a sua prosperidade não perdurará. [22]: Na plenitude da sua abastança, estará angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele. [27] Os céus revelarão a sua iniqüidade, e contra ele a terra se levantará. [29] Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva. [21.23] Um morre em plena prosperidade, inteiramente sossegado e tranqüilo; [24] com os seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida. [25] Outro, ao contrário, morre em amargura de alma, não havendo provado do bem. [27] Eis que conheço os vossos pensamentos, e os maus intentos com que me fazeis injustiça. [34] Como, pois, me ofereceis consolações vãs, quando nas vossas respostas só resta falsidade? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)
  • 13. Alguns comentários aos capítulos 20 e 21 Como você reage às contradições da sociedade moderna, onde o ímpio parece sempre prosperar? Na maioria das vezes a impunidade parece não ter fim! É ou não é?... Como fica então o seu cuidado como crente de zelar por seu testemunho? Você se pergunta o que é que ganho com isto?
  • 14. CONCLUSÃO Diante dessas indagações como proceder para manter o nosso testemunho cristão elevado? Você esta semana teve oportunidade de verificar o quão difícil é ser crente no mundo hoje? Você viu as “chamadas” para o BBB? E viu as “chamadas” das tragédias das chuvas em MG e RJ? Como você explica a diferença entre uma e outra situação?