SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 16
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão   2.Proclamação   5.Aconselhamento   6.Intercessão   3.Adoração   1.Serviço Social   4. Ensino   7.Mordomia Liderança  Décimo domingo 04.Set.2011 Pastoral
Estudo 10 “ Cristo vive em mim” O ministério da mordomia Textos bíblicos: Gênesis 4.1-4 Gênesis 14.18-24 1Crônicas 29.1-9 Lucas 20.19-26 Lucas 21.1-4 Atos 4.32-37; 1Tessalonicenses 4.9-12 Texto áureo: 1Ts 4.9: ” Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois intruídos por Deus a vos amardes uns aos outros”
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Em razão disto o ser humano deve dar ao Senhor a primazia sobre a sua vida como um todo. Isto é exercer a mordomia. Ela diz respeito a tudo que nos rodeia: A vida, o corpo, o tempo, os projetos pessoais, o uso dos bens materiais e até mesmo os relacionamentos pessoais.”
O mordomo cristão reconhece que tudo o que possui vem de Deus. Assim sendo, ele vai procurar cuidar de sua vida de forma a poder reverter a ele o melhor daquilo que ele lhe deu. Quando o crente exerce qualquer um dos ministérios que temos estudado ele está, sem dúvida, sendo um bom mordomo do dom ou talento que o Senhor lhe deu.  Introdução (II) Mordomia, significa etmologicamente do latim: Mor (o maior); Domus (a casa). Seria então no conceito antigo o “dono da casa”. Ou seja, em geral era um servo, um escravo, mas como mandava na casa, pois o chefe assim o queria, ele era visto como “o maior da casa”.
Introdução (III) No sentido secular, mordomo é aquele que cuida ou zela por algum bem de um terceiro. É sua função preservar o patrimônio do seu patrão e não usufruir dele.  Infelizmente, esta foi a visão que o mundo moderno passou a dar ao exercício  da mordomia por alguém. Ou seja, alguém que se aproveita do cargo que exerce desfrutando das benesses que ele lhe oferece sem uma contrapartida de trabalho que o justifique. Na Palavra de Deus nós temos os exemplos de bons mordomos nas figuras de Eliézer e de José.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Introdução (IV)
Os textos que estaremos lendo nos vão mostrar como o exercício  mordomia cristá já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em  Gênesis 4.1-4 Caim e Abel o demonstram;  2. Em Gênesis 14.18-24, Abraão pratica a mordomia; 3. Em 1Crônicas 29.1-9, o rei Davi dá o exemplo; 4. Em Lucas 20.19-26, Cristo ensina sobre mordomia; 5. Em Lucas 21.1-4, Cristo mostra o que é mordomia; 6. Em Atos 4.32-37, a igreja primitiva a praticava; 7. Em 1Ts 4.9-12, lemos de uma igreja que vivia a a mordomia cristã em seu dia-a-dia; Será que nós a vivemos hoje? Introdução (V)
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da mordomia: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.
Caim e Abel não foram cobrados por Deus para oferecerem suas ofertas. Este sentimento lhes surgiu naturalmente: “ 1. Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2. Tornou a dar à luz a um filho – a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. !”  Ministério Cristão 1) Logo no início da criação a vemos: Gênesis 4.1-4
Ministério Cristão 2) Abraão também espontaneamente o faz Gênesis 14.18-24 Abraão sente-se também atraído para cultuar o Senhor com numa oferta voluntária: 18. Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; 19. e abençoou a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo .
Ministério Cristão 3) O rei Davi dá um exemplo de mordomia 1Crônicas 29.1-9 Para a construção do templo que Deus não lhe permitiu construir Davi nos dá um belo exemplo: 3. Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: 4. três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada, para cobrir as paredes das casas; 5. ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, para toda a obra a ser feita por mão de artífices. Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor?
Ministério Cristão 4. Cristo nos dá uma lição sobre mordomia Lucas 20.19-26 Interrogado pelos adversários Cristo nos dá uma aula sobre o que é mordomia: 21. Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho  de Deus;  22. é-nos lícito dar tributo a César, ou não? 23. Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes:  24. Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César. 25. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
Ministério Cristão 5) Cristo mostra um exemplo de mordomia  Lucas 21.1-4 Cristo nos aponta em exemplo sublime de mordomia: 1. Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre; 2. viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos; 3. e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4. porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.
Ministério Cristão 6) A igreja primitiva praticava mordomia: At 4.32-37 A igreja primitiva vivia: 32. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.  33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.  34. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço  o que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.
Uma igreja liberal: “ 9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. Ministério Cristão 7) A igreja em  Tessalônica vivia a  mordomia 1Ts 4.9-12
Conclusão 1.Você se considera um bom mordomo? 2. Em que áreas de sua vida você deve melhorar? 3. Você contribui para sua igreja? 4. Com o que?... Seu talento?... Seu dízimo?... Seu dom?... Seu tempo?... 5. Você exerce algum trabalho voluntário em favor da igreja?

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

1965 12-12-comunhao
1965 12-12-comunhao1965 12-12-comunhao
1965 12-12-comunhaossuser615052
 
Aula 1 e 2 A mensagem de Hebreus
Aula 1 e 2   A mensagem de HebreusAula 1 e 2   A mensagem de Hebreus
Aula 1 e 2 A mensagem de HebreusRicardo Gondim
 
Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Joel Silva
 
Autoridade das Escrituras
Autoridade das EscriturasAutoridade das Escrituras
Autoridade das EscriturasQuenia Damata
 
Explicação de alguns textos usados para combater a Lei Dietética - Atos 10
Explicação de alguns  textos usados para combater a Lei Dietética   - Atos 10Explicação de alguns  textos usados para combater a Lei Dietética   - Atos 10
Explicação de alguns textos usados para combater a Lei Dietética - Atos 10Celso do Rozário Brasil Gonçalves
 
Não terás outros deuses
Não terás outros deusesNão terás outros deuses
Não terás outros deusesMoisés Sampaio
 
Lição 9: Trabalhando na Judeia
Lição 9: Trabalhando na JudeiaLição 9: Trabalhando na Judeia
Lição 9: Trabalhando na JudeiaQuenia Damata
 
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018Ramón Zazatt
 
Estudo15 origem domingo
Estudo15 origem domingoEstudo15 origem domingo
Estudo15 origem domingoHezir Henrique
 
Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Joel Silva
 
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vida
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vidaResolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vida
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vidaI. A. B. Quissindo
 
Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Joel Silva
 
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano B
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano BComentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano B
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano BJosé Lima
 

Was ist angesagt? (19)

1965 12-12-comunhao
1965 12-12-comunhao1965 12-12-comunhao
1965 12-12-comunhao
 
Aula 1 e 2 A mensagem de Hebreus
Aula 1 e 2   A mensagem de HebreusAula 1 e 2   A mensagem de Hebreus
Aula 1 e 2 A mensagem de Hebreus
 
Origem do Domingo.pps
Origem do Domingo.ppsOrigem do Domingo.pps
Origem do Domingo.pps
 
Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)
 
Autoridade das Escrituras
Autoridade das EscriturasAutoridade das Escrituras
Autoridade das Escrituras
 
o rapto
o raptoo rapto
o rapto
 
Explicação de alguns textos usados para combater a Lei Dietética - Atos 10
Explicação de alguns  textos usados para combater a Lei Dietética   - Atos 10Explicação de alguns  textos usados para combater a Lei Dietética   - Atos 10
Explicação de alguns textos usados para combater a Lei Dietética - Atos 10
 
A QUEM DEVEMOS ADORAR
A QUEM DEVEMOS ADORARA QUEM DEVEMOS ADORAR
A QUEM DEVEMOS ADORAR
 
Não terás outros deuses
Não terás outros deusesNão terás outros deuses
Não terás outros deuses
 
licao16.pps
licao16.ppslicao16.pps
licao16.pps
 
Licao16
Licao16Licao16
Licao16
 
Lição 9: Trabalhando na Judeia
Lição 9: Trabalhando na JudeiaLição 9: Trabalhando na Judeia
Lição 9: Trabalhando na Judeia
 
Lição 11 hebreus
Lição 11   hebreusLição 11   hebreus
Lição 11 hebreus
 
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018Unidade 1 -  Descobrindo a Bíblia-  Introdução - versão 2018
Unidade 1 - Descobrindo a Bíblia- Introdução - versão 2018
 
Estudo15 origem domingo
Estudo15 origem domingoEstudo15 origem domingo
Estudo15 origem domingo
 
Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)
 
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vida
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vidaResolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vida
Resolução Bíblica 1:1: a porção dos desígnios de Deus para a nossa vida
 
Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)
 
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano B
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano BComentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano B
Comentário: 32° Domingo do Tempo Comum - Ano B
 

Ähnlich wie “Cristo vive em mim”

Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)IBC de Jacarepaguá
 
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo""O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"JUERP
 
O dízimo no novo testamento
O dízimo no novo testamentoO dízimo no novo testamento
O dízimo no novo testamentojoaquim2010_2011
 
5ª Aula para Formação de Discipuladores
5ª Aula para Formação de Discipuladores5ª Aula para Formação de Discipuladores
5ª Aula para Formação de DiscipuladoresIBC de Jacarepaguá
 
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de Cristo
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de CristoEBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de Cristo
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de CristoAndré Ferreira
 
Aula 3 - Seminário sobre a Igreja
Aula 3 - Seminário sobre a IgrejaAula 3 - Seminário sobre a Igreja
Aula 3 - Seminário sobre a IgrejaIBC de Jacarepaguá
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Que vos ameis uns aos outros"
“Que vos ameis uns aos outros"“Que vos ameis uns aos outros"
“Que vos ameis uns aos outros"JUERP
 
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano B
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano BLeituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano B
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano BJosé Lima
 
500 estudos biblicos
500 estudos biblicos500 estudos biblicos
500 estudos biblicoscarlosapes
 
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdfDavidSamison
 
DOUTRINA DA GRAÇA
DOUTRINA DA GRAÇADOUTRINA DA GRAÇA
DOUTRINA DA GRAÇAibpd
 
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdf
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdfO CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdf
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdfEdinaldoNogueira4
 
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.pptJose Sanches
 
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)IBC de Jacarepaguá
 
3 os atributos de deus e a adoração
3 os atributos de deus e a adoração3 os atributos de deus e a adoração
3 os atributos de deus e a adoraçãoRogério Moreira
 
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano B
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano BLeituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano B
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano BJosé Lima
 

Ähnlich wie “Cristo vive em mim” (20)

Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 06 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
 
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo""O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"
"O Ministério Cristão – Vida e obra dos crentes em Cristo"
 
O dízimo no novo testamento
O dízimo no novo testamentoO dízimo no novo testamento
O dízimo no novo testamento
 
5ª Aula para Formação de Discipuladores
5ª Aula para Formação de Discipuladores5ª Aula para Formação de Discipuladores
5ª Aula para Formação de Discipuladores
 
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de Cristo
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de CristoEBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de Cristo
EBD O TABERNÁCULO - Simbolos da Obra Redentora de Cristo
 
O dizimo e para os dias de atuais
O dizimo e para os dias de atuaisO dizimo e para os dias de atuais
O dizimo e para os dias de atuais
 
Jovem baptista presentation1
Jovem baptista presentation1Jovem baptista presentation1
Jovem baptista presentation1
 
Aula 3 - Seminário sobre a Igreja
Aula 3 - Seminário sobre a IgrejaAula 3 - Seminário sobre a Igreja
Aula 3 - Seminário sobre a Igreja
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Que vos ameis uns aos outros"
“Que vos ameis uns aos outros"“Que vos ameis uns aos outros"
“Que vos ameis uns aos outros"
 
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano B
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano BLeituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano B
Leituras: 3º Domingo da Quaresma - Ano B
 
500 estudos biblicos
500 estudos biblicos500 estudos biblicos
500 estudos biblicos
 
Dízimo
DízimoDízimo
Dízimo
 
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf
41 Filemom - Bíblia de Esboços e Sermões NVI.pdf
 
DOUTRINA DA GRAÇA
DOUTRINA DA GRAÇADOUTRINA DA GRAÇA
DOUTRINA DA GRAÇA
 
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdf
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdfO CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdf
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO.pdf
 
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt
2. Didatica de Cristo - Somos todos Professores.ppt
 
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 04 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
 
3 os atributos de deus e a adoração
3 os atributos de deus e a adoração3 os atributos de deus e a adoração
3 os atributos de deus e a adoração
 
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano B
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano BLeituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano B
Leituras: 4º Domingo do Tempo Comum - Ano B
 

Mehr von JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”JUERP
 

Mehr von JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”
 

Kürzlich hochgeladen

Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 

Kürzlich hochgeladen (12)

Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 

“Cristo vive em mim”

  • 1. Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino 7.Mordomia Liderança Décimo domingo 04.Set.2011 Pastoral
  • 2. Estudo 10 “ Cristo vive em mim” O ministério da mordomia Textos bíblicos: Gênesis 4.1-4 Gênesis 14.18-24 1Crônicas 29.1-9 Lucas 20.19-26 Lucas 21.1-4 Atos 4.32-37; 1Tessalonicenses 4.9-12 Texto áureo: 1Ts 4.9: ” Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois intruídos por Deus a vos amardes uns aos outros”
  • 3.
  • 4. O mordomo cristão reconhece que tudo o que possui vem de Deus. Assim sendo, ele vai procurar cuidar de sua vida de forma a poder reverter a ele o melhor daquilo que ele lhe deu. Quando o crente exerce qualquer um dos ministérios que temos estudado ele está, sem dúvida, sendo um bom mordomo do dom ou talento que o Senhor lhe deu. Introdução (II) Mordomia, significa etmologicamente do latim: Mor (o maior); Domus (a casa). Seria então no conceito antigo o “dono da casa”. Ou seja, em geral era um servo, um escravo, mas como mandava na casa, pois o chefe assim o queria, ele era visto como “o maior da casa”.
  • 5. Introdução (III) No sentido secular, mordomo é aquele que cuida ou zela por algum bem de um terceiro. É sua função preservar o patrimônio do seu patrão e não usufruir dele. Infelizmente, esta foi a visão que o mundo moderno passou a dar ao exercício da mordomia por alguém. Ou seja, alguém que se aproveita do cargo que exerce desfrutando das benesses que ele lhe oferece sem uma contrapartida de trabalho que o justifique. Na Palavra de Deus nós temos os exemplos de bons mordomos nas figuras de Eliézer e de José.
  • 6.
  • 7. Os textos que estaremos lendo nos vão mostrar como o exercício mordomia cristá já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em Gênesis 4.1-4 Caim e Abel o demonstram; 2. Em Gênesis 14.18-24, Abraão pratica a mordomia; 3. Em 1Crônicas 29.1-9, o rei Davi dá o exemplo; 4. Em Lucas 20.19-26, Cristo ensina sobre mordomia; 5. Em Lucas 21.1-4, Cristo mostra o que é mordomia; 6. Em Atos 4.32-37, a igreja primitiva a praticava; 7. Em 1Ts 4.9-12, lemos de uma igreja que vivia a a mordomia cristã em seu dia-a-dia; Será que nós a vivemos hoje? Introdução (V)
  • 8. Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da mordomia: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.
  • 9. Caim e Abel não foram cobrados por Deus para oferecerem suas ofertas. Este sentimento lhes surgiu naturalmente: “ 1. Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2. Tornou a dar à luz a um filho – a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. !” Ministério Cristão 1) Logo no início da criação a vemos: Gênesis 4.1-4
  • 10. Ministério Cristão 2) Abraão também espontaneamente o faz Gênesis 14.18-24 Abraão sente-se também atraído para cultuar o Senhor com numa oferta voluntária: 18. Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; 19. e abençoou a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo .
  • 11. Ministério Cristão 3) O rei Davi dá um exemplo de mordomia 1Crônicas 29.1-9 Para a construção do templo que Deus não lhe permitiu construir Davi nos dá um belo exemplo: 3. Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: 4. três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada, para cobrir as paredes das casas; 5. ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, para toda a obra a ser feita por mão de artífices. Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor?
  • 12. Ministério Cristão 4. Cristo nos dá uma lição sobre mordomia Lucas 20.19-26 Interrogado pelos adversários Cristo nos dá uma aula sobre o que é mordomia: 21. Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus; 22. é-nos lícito dar tributo a César, ou não? 23. Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes: 24. Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César. 25. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
  • 13. Ministério Cristão 5) Cristo mostra um exemplo de mordomia Lucas 21.1-4 Cristo nos aponta em exemplo sublime de mordomia: 1. Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre; 2. viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos; 3. e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4. porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.
  • 14. Ministério Cristão 6) A igreja primitiva praticava mordomia: At 4.32-37 A igreja primitiva vivia: 32. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço o que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.
  • 15. Uma igreja liberal: “ 9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. Ministério Cristão 7) A igreja em Tessalônica vivia a mordomia 1Ts 4.9-12
  • 16. Conclusão 1.Você se considera um bom mordomo? 2. Em que áreas de sua vida você deve melhorar? 3. Você contribui para sua igreja? 4. Com o que?... Seu talento?... Seu dízimo?... Seu dom?... Seu tempo?... 5. Você exerce algum trabalho voluntário em favor da igreja?