SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 15
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão   2. Proclamação   Aconselhamento   Intercessão   Adoração   1.Serviço Social   Ensino   Mordomia   Liderança  Quinto domingo 31.Jul.2011
Estudo 05 “ Anunciando a Palavra” O ministério da Evangelização Textos bíblicos: At 6.8-15; At 8.1-4; At 8.5-8;  1Tm 4.6-11; 1Pe 4.7-11; 1Jo 4.1-6;   Jd 20-25.  Texto áureo: At 8.4: ” No entanto, os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.”
Introdução (I) O ministério da evangelização ou da pregação da palavra é, sem dúvida, o mais conhecido. Em determinado momento do cristianismo poderíamos mesmo afirmar que era o único ministério exercido de maneira eficaz pela igreja de Cristo. Em todo este tempo o ministério da pregação se confundia com o ministério do pastoreio. A verdade é que durante muito tempo, mesmo aqui no Brasil moderno se julgava que o ministério da pregação era algo da exclusividade do pastor. Poucas eram as igrejas que permitiam a pregação por parte dos leigos. Hoje, felizmente, a mentalidade mudou e a pregação passou a ser um ministério do crente em geral.
Evangelizar não é a única função da igreja de Cristo. Entretanto, as suas demais funções só poderão ser realizadas a contento se em seu quadro de membros existirem pessoas realmente convertidas. Daí a prioridade que se dá ao Ministério da Evangelização, ou da Pregação, ou ainda da Proclamação. Introdução (II) A mensagem cristã não é um conhecimento reservado apenas a uma elite de iluminados que receberam uma revelação secreta do Senhor. Pelo contrário, a essência da mensagem cristã é acessível a todos os crentes.
Introdução (III) Os textos que vamos ler nos evidenciarão a importância que se deu ao ministério da pregação desde a formação inicial da igreja de Cristo:   Verificaremos que    logo no início da   igreja, os crentes em    geral, se julgavam   na obrigação de   pregar o Evangelho  (Ato  Leiam Atos 8.4: ” No entanto, os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra”
Os textos que iremos ler vão-nos mostrar  primeiro, que os crentes se julgavam no dever de anunciar a Palavra... Que os diáconos,  foram os primeiros evangelistas... Que os  apóstolos perceberam esta necessidade e vão incentivá-la aos seus discípulos e aos crentes  em geral ! 1) Em At 6.8-15, Estêvão é o primeiro leigo pregador; 2) Em At 8.1-4, os crentes em geral também anunciavam; 3) Em At 8.5-8, Filipe é o segundo diácono pregador;  4) Em 1Tm 4.6-11, Paulo ensina sobre este ministério; 5) Em 1Pe 4.7-11, Pedro fala da inspiração necessária;  6) Em 1Jo 4.1-6, João e a pregação que vem do Espírito; 7) Em Jd 20-25, Judas recomenda pregar para salvar. Tais textos fundamentarão para nós o exercício do Ministério da Pregação. Introdução (IV)
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do ministério da pregação: Veremos aqui que esta prática não é exclusiva do ministério pastoral mas de todos os crentes que se coloquem nas mãos do Senhor!
8.Ora, Estêvão, cheio de graça e poder  fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.  9. Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão;  10. e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.  11.Então subornaram uns homens para que dissessem: Temo-lo ouvido proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.  12. Assim excitaram o povo, os anciãos, e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao sinédrio; 13. e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei;  14. porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu.  15. Então todos os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos nele viram o seu rosto como de um anjo.  Ministério Cristão 1) Estêvão, o primeiro pregador e mártir At 6.8-15
Ministério Cristão 2) Os crentes pregavam também – At 8.1-4 1. Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.
Ministério Cristão 3) Filipe, o  diácono-pregador At 8.5-8 5. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. 6. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; 7. pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; 8. pelo que houve grande alegria naquela cidade.
Ministério Cristão  4) Paulo ensina a Timóteo sobre o sermão 1Tm 4.6-11 6. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 7. mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade. 8. Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 9. Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação. 10.Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. 11. Manda estas coisas e ensina-as.
Ministério Cristão 5) Pedro fala sobre a inspiração necessária  1Pd 4.7-11 7. Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 8. tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 9. sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 10. servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.
Ministério Cristão 6) João fala sobre a presença do Espírito  1Jo 4.1-6 1. AMADOS, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3. e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 4. Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele  que está no mundo. 5. Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. 6. Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
20.  Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,  21. conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.  22. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida , 23. e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominando até a túnica manchada pela carne. 24. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, 25. ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. Ministério Cristão 7) Judas ensina pregar para salvar Jd 20-25
Conclusão 1.O que você tem feito para evangelizar? 2. Você concorda que é responsabilidade de todos? 3. Como você pode evangelizar, se não prega? 4. Você ora enquanto o pastor prega? 5. Você acha que o ministério da evangelização está sendo bem praticado na sua igreja?

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORALição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORAAndrew Guimarães
 
E.b.d jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04Joel Silva
 
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMASNatalino das Neves Neves
 
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos ReligiososLição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos ReligiososErberson Pinheiro
 
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORANatalino das Neves Neves
 
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de AlmasLição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de AlmasErberson Pinheiro
 
Lição 6 a igreja e a obra missionária
Lição 6 a igreja e a obra missionáriaLição 6 a igreja e a obra missionária
Lição 6 a igreja e a obra missionáriaAdriana Cunha
 
Igreja Agência Evangelizadora
Igreja Agência EvangelizadoraIgreja Agência Evangelizadora
Igreja Agência EvangelizadoraMárcio Martins
 
Quem são realmente os 144 mil
Quem são realmente os 144 milQuem são realmente os 144 mil
Quem são realmente os 144 milDiego Fortunatto
 
A verdade sobre os 144 mil assinalados
A verdade sobre os 144 mil assinaladosA verdade sobre os 144 mil assinalados
A verdade sobre os 144 mil assinaladosASD Remanescentes
 
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadora
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadoraLição 3 - Igreja, agência evangelizadora
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadoraAilton Silva
 
A doutrina da eleição joão calvino
A doutrina da eleição    joão calvinoA doutrina da eleição    joão calvino
A doutrina da eleição joão calvinoDeusdete Soares
 
Dez passos para o cristão evangelizar
Dez passos para o cristão evangelizarDez passos para o cristão evangelizar
Dez passos para o cristão evangelizarManoel Moreira
 

Was ist angesagt? (16)

Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORALição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
Lição 3 (Adultos) - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
 
E.b.d jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d   jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04E.b.d   jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04
E.b.d jovens 1ºtrimestre 2017 lição 04
 
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
2016 3 TRI LIÇÃO 4 - O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
 
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos ReligiososLição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos
 
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
2016 3 TRI LIÇÃO 3 - IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
 
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de AlmasLição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
Lição 4 - O trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
 
Lição 6 a igreja e a obra missionária
Lição 6 a igreja e a obra missionáriaLição 6 a igreja e a obra missionária
Lição 6 a igreja e a obra missionária
 
Igreja Agência Evangelizadora
Igreja Agência EvangelizadoraIgreja Agência Evangelizadora
Igreja Agência Evangelizadora
 
Epístolas paulinas galatas lição 1
Epístolas paulinas   galatas lição 1Epístolas paulinas   galatas lição 1
Epístolas paulinas galatas lição 1
 
Lição 6 o ministerio de apostolo
Lição 6 o ministerio de apostoloLição 6 o ministerio de apostolo
Lição 6 o ministerio de apostolo
 
Ativação ministerios
Ativação ministeriosAtivação ministerios
Ativação ministerios
 
Quem são realmente os 144 mil
Quem são realmente os 144 milQuem são realmente os 144 mil
Quem são realmente os 144 mil
 
A verdade sobre os 144 mil assinalados
A verdade sobre os 144 mil assinaladosA verdade sobre os 144 mil assinalados
A verdade sobre os 144 mil assinalados
 
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadora
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadoraLição 3 - Igreja, agência evangelizadora
Lição 3 - Igreja, agência evangelizadora
 
A doutrina da eleição joão calvino
A doutrina da eleição    joão calvinoA doutrina da eleição    joão calvino
A doutrina da eleição joão calvino
 
Dez passos para o cristão evangelizar
Dez passos para o cristão evangelizarDez passos para o cristão evangelizar
Dez passos para o cristão evangelizar
 

Andere mochten auch (15)

Daniel 5
Daniel 5Daniel 5
Daniel 5
 
Daniel 9
Daniel 9Daniel 9
Daniel 9
 
14 programando em python - interfaces graficas com tk
 14   programando em python - interfaces graficas com tk 14   programando em python - interfaces graficas com tk
14 programando em python - interfaces graficas com tk
 
Daniel 6
Daniel 6Daniel 6
Daniel 6
 
Construção de interfaces gráficas com Tkinter
Construção de interfaces gráficas com TkinterConstrução de interfaces gráficas com Tkinter
Construção de interfaces gráficas com Tkinter
 
Logica programacao python-slides
Logica programacao python-slidesLogica programacao python-slides
Logica programacao python-slides
 
Formação mp escola de servos
Formação mp escola de servosFormação mp escola de servos
Formação mp escola de servos
 
Daniel 2
Daniel 2Daniel 2
Daniel 2
 
REFLEXÕES E INFORMAÇÕES
REFLEXÕES E INFORMAÇÕESREFLEXÕES E INFORMAÇÕES
REFLEXÕES E INFORMAÇÕES
 
Daniel 10
Daniel 10Daniel 10
Daniel 10
 
Daniel 7
Daniel 7Daniel 7
Daniel 7
 
Daniel 1
Daniel 1Daniel 1
Daniel 1
 
Python Interface Gráfica Tkinter
Python Interface Gráfica TkinterPython Interface Gráfica Tkinter
Python Interface Gráfica Tkinter
 
Daniel 4
Daniel 4Daniel 4
Daniel 4
 
Daniel 3
Daniel 3Daniel 3
Daniel 3
 

Ähnlich wie Anunciando a Palavra

01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt
01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt
01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.pptTiago Silva
 
Três princípios que marcaram a igreja primitiva
Três princípios que marcaram a igreja primitivaTrês princípios que marcaram a igreja primitiva
Três princípios que marcaram a igreja primitivaGilberto Dos Santos
 
Estevão – a igreja precisa de membros como
Estevão – a igreja precisa de membros comoEstevão – a igreja precisa de membros como
Estevão – a igreja precisa de membros comoAntônio Luiz João
 
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...José Carlos Polozi
 
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptxJoel Silva
 
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos Gerson G. Ramos
 
3º trimestre 2015 lição 02 adultos
3º trimestre 2015 lição 02 adultos3º trimestre 2015 lição 02 adultos
3º trimestre 2015 lição 02 adultosJoel Silva
 
3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos
3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos
3° Trimestre 2015 Lição 02 AdultosJoel Silva
 
Dimensões do crescimento Integral da igreja
Dimensões do crescimento Integral da igrejaDimensões do crescimento Integral da igreja
Dimensões do crescimento Integral da igrejaAlmy Alves
 
44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigidoAntonio Ferreira
 
44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigidoAntonio Ferreira
 
História Eclesiástica
História EclesiásticaHistória Eclesiástica
História EclesiásticaMarco Sousa
 
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...José Carlos Polozi
 
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptx
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptxUma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptx
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptxJorgeVieira668836
 
Conquistando vidas para o Reino de Deus
Conquistando vidas para o Reino de DeusConquistando vidas para o Reino de Deus
Conquistando vidas para o Reino de DeusQuenia Damata
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassMariadaSilva95
 

Ähnlich wie Anunciando a Palavra (20)

atos
atosatos
atos
 
01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt
01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt
01-histc3b3ria-eclesic3a1stica-a-igreja-no-perc3adodo-apostc3b3lic0.ppt
 
Três princípios que marcaram a igreja primitiva
Três princípios que marcaram a igreja primitivaTrês princípios que marcaram a igreja primitiva
Três princípios que marcaram a igreja primitiva
 
Estevão – a igreja precisa de membros como
Estevão – a igreja precisa de membros comoEstevão – a igreja precisa de membros como
Estevão – a igreja precisa de membros como
 
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...
[EBD Maranata] Revista O Poder e o Ministério da Oração | Lição 7 - A oração ...
 
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx
2015 3º trimestre adultos lição 02.pptx
 
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos
O exemplo apostólico (1Ts 2:1-12)_Lição da escola sabatina_original_com_textos
 
3º trimestre 2015 lição 02 adultos
3º trimestre 2015 lição 02 adultos3º trimestre 2015 lição 02 adultos
3º trimestre 2015 lição 02 adultos
 
3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos
3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos
3° Trimestre 2015 Lição 02 Adultos
 
O evangélio da graça
O evangélio da graçaO evangélio da graça
O evangélio da graça
 
Dimensões do crescimento Integral da igreja
Dimensões do crescimento Integral da igrejaDimensões do crescimento Integral da igreja
Dimensões do crescimento Integral da igreja
 
44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido
 
44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido44468 os-fundamentos-corrigido
44468 os-fundamentos-corrigido
 
Historia da igreja
Historia da igrejaHistoria da igreja
Historia da igreja
 
História Eclesiástica
História EclesiásticaHistória Eclesiástica
História Eclesiástica
 
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...
[EBD Maranata] Revista Profecias | Lição 13 - A missão profética da Igreja | ...
 
Epistola de efeso
Epistola de efesoEpistola de efeso
Epistola de efeso
 
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptx
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptxUma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptx
Uma perspectiva Pentecostal de Evangelismo e Missões.pptx
 
Conquistando vidas para o Reino de Deus
Conquistando vidas para o Reino de DeusConquistando vidas para o Reino de Deus
Conquistando vidas para o Reino de Deus
 
Sunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese MassSunday Portuguese Mass
Sunday Portuguese Mass
 

Mehr von JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 

Mehr von JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 

Kürzlich hochgeladen

LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaWillemarSousa1
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresAntonino Silva
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxCURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxWerquesonSouza
 
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024RaniereSilva14
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalAmaroJunior21
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoRicardo Azevedo
 

Kürzlich hochgeladen (10)

LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxCURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
 
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
 

Anunciando a Palavra

  • 1. Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2. Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração 1.Serviço Social Ensino Mordomia Liderança Quinto domingo 31.Jul.2011
  • 2. Estudo 05 “ Anunciando a Palavra” O ministério da Evangelização Textos bíblicos: At 6.8-15; At 8.1-4; At 8.5-8; 1Tm 4.6-11; 1Pe 4.7-11; 1Jo 4.1-6; Jd 20-25. Texto áureo: At 8.4: ” No entanto, os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.”
  • 3. Introdução (I) O ministério da evangelização ou da pregação da palavra é, sem dúvida, o mais conhecido. Em determinado momento do cristianismo poderíamos mesmo afirmar que era o único ministério exercido de maneira eficaz pela igreja de Cristo. Em todo este tempo o ministério da pregação se confundia com o ministério do pastoreio. A verdade é que durante muito tempo, mesmo aqui no Brasil moderno se julgava que o ministério da pregação era algo da exclusividade do pastor. Poucas eram as igrejas que permitiam a pregação por parte dos leigos. Hoje, felizmente, a mentalidade mudou e a pregação passou a ser um ministério do crente em geral.
  • 4. Evangelizar não é a única função da igreja de Cristo. Entretanto, as suas demais funções só poderão ser realizadas a contento se em seu quadro de membros existirem pessoas realmente convertidas. Daí a prioridade que se dá ao Ministério da Evangelização, ou da Pregação, ou ainda da Proclamação. Introdução (II) A mensagem cristã não é um conhecimento reservado apenas a uma elite de iluminados que receberam uma revelação secreta do Senhor. Pelo contrário, a essência da mensagem cristã é acessível a todos os crentes.
  • 5. Introdução (III) Os textos que vamos ler nos evidenciarão a importância que se deu ao ministério da pregação desde a formação inicial da igreja de Cristo: Verificaremos que logo no início da igreja, os crentes em geral, se julgavam na obrigação de pregar o Evangelho (Ato Leiam Atos 8.4: ” No entanto, os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra”
  • 6. Os textos que iremos ler vão-nos mostrar primeiro, que os crentes se julgavam no dever de anunciar a Palavra... Que os diáconos, foram os primeiros evangelistas... Que os apóstolos perceberam esta necessidade e vão incentivá-la aos seus discípulos e aos crentes em geral ! 1) Em At 6.8-15, Estêvão é o primeiro leigo pregador; 2) Em At 8.1-4, os crentes em geral também anunciavam; 3) Em At 8.5-8, Filipe é o segundo diácono pregador; 4) Em 1Tm 4.6-11, Paulo ensina sobre este ministério; 5) Em 1Pe 4.7-11, Pedro fala da inspiração necessária; 6) Em 1Jo 4.1-6, João e a pregação que vem do Espírito; 7) Em Jd 20-25, Judas recomenda pregar para salvar. Tais textos fundamentarão para nós o exercício do Ministério da Pregação. Introdução (IV)
  • 7. Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do ministério da pregação: Veremos aqui que esta prática não é exclusiva do ministério pastoral mas de todos os crentes que se coloquem nas mãos do Senhor!
  • 8. 8.Ora, Estêvão, cheio de graça e poder fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9. Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão; 10. e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. 11.Então subornaram uns homens para que dissessem: Temo-lo ouvido proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. 12. Assim excitaram o povo, os anciãos, e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao sinédrio; 13. e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; 14. porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu. 15. Então todos os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos nele viram o seu rosto como de um anjo. Ministério Cristão 1) Estêvão, o primeiro pregador e mártir At 6.8-15
  • 9. Ministério Cristão 2) Os crentes pregavam também – At 8.1-4 1. Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.
  • 10. Ministério Cristão 3) Filipe, o diácono-pregador At 8.5-8 5. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. 6. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; 7. pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; 8. pelo que houve grande alegria naquela cidade.
  • 11. Ministério Cristão 4) Paulo ensina a Timóteo sobre o sermão 1Tm 4.6-11 6. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 7. mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade. 8. Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 9. Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação. 10.Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. 11. Manda estas coisas e ensina-as.
  • 12. Ministério Cristão 5) Pedro fala sobre a inspiração necessária 1Pd 4.7-11 7. Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 8. tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 9. sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 10. servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.
  • 13. Ministério Cristão 6) João fala sobre a presença do Espírito 1Jo 4.1-6 1. AMADOS, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3. e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 4. Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 5. Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. 6. Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
  • 14. 20. Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21. conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida , 23. e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominando até a túnica manchada pela carne. 24. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, 25. ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. Ministério Cristão 7) Judas ensina pregar para salvar Jd 20-25
  • 15. Conclusão 1.O que você tem feito para evangelizar? 2. Você concorda que é responsabilidade de todos? 3. Como você pode evangelizar, se não prega? 4. Você ora enquanto o pastor prega? 5. Você acha que o ministério da evangelização está sendo bem praticado na sua igreja?