SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 27
A Epístola aos Romanos  O “Evangelho” de Paulo para todos os povos Estudo 05  “ Andemos em novidade de vida” Como viver sob o Espírito com uma  natureza pecaminosa? Texto bíblico:  Romanos 5.1-21
Introdução (I) Paulo depois de ter exposto o estado em que vivia a sociedade romana em geral (Cap. 1), a situação dos crentes da igreja de Roma, especialmente, daqueles judeus convertidos (Cap.2), o fato de que a justiça de Deus se dá para todos, sem privilégios  (Cap.3) e de ter desmitificado  alguns personagens (Cap.4)...
Introdução (II) Vai agora no Cap. 5 estender-se no aspecto espiritual da justificação, alcançada não pelo cumprimento da lei, como pensavam os judeus, mas sim, pela fé na justiça de Deus, e que a conseqüência disto é a paz de espírito no coração do crente, o que não acontecia no contexto anterior.
Introdução (III) Daí o texto áureo que escolhemos: “ Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.”
A divisão do texto para melhor entendimento da mensagem: aos 1. Uma afirma ção brilhante  (v.1,2); 2. Uma gradação de antagonismo (v.3-6); 3. Um lógico argumento (v.7-9); 4. Um arremate filosófico (v.10,11); 5. A comparação: Adão X Cristo (v.12-15); 6. A superioridade da graça (v.16-18); 7. Uma ênfase final (v.19-21).
1 – Uma afirmação brilhante.  Vale a pena transcrevê-la (v.1,2): ” Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes,  e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”
A afirmação é brilhante porque reflete algo que na religiosidade judaica era impossível alcançar: a paz com Deus. O homem cultuava no sábado... levava seu sacrifício maior ou menor ao altar... mas, já no dia seguinte estava ele novamente com sua dor de consciência, pensando nos novos pecados cometidos, e precisando de um novo sábado, para sacrificar e pagar sua culpa!
Com Cristo, tudo isto acabara. Crendo nele, de uma vez por todas seus pecados estavam pagos. Pela fé, ele obtinha a graça do perdão e podia com firmeza, gloriar-se na esperança de desfrutar  da glória de Deus
2 – Uma gradação de antagonismo (v.3-6) ” E não somente isso, mas também gloriamo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo  Espírito Santo que nos foi dado.”
O antagonismo das situações. Quanto mais difícil, mais firme e sólida a reação do crente. Vejam que seqüência maravilhosa: Tribulação   Perseverança Perseverança    Experiência Experiência    Esperança Esperança    Certeza, convicção!
E esta esperança inabalável “ que não desaponta”, não falha, só acontece, “ porque o amor de Deus está derramado em nossos corações  pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Verdade ou mentira? Você crê nisto? Então, você é um crente!
3 – Um lógico argumento (v.7-9) “ Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.” Sem dúvida, é raro que alguém dê a sua vida por outrem, mesmo que este seja merecedor.
A lógica do argumento continua no versículo 8: ” Mas Deus prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” Este é um versículo marcante da obra salvadora do Filho. Ele se deu por nós quando sequer existíamos.
A lógica do argumento se torna agora irrefutável com o versículo 9: ” Logo muito mais, sendo agora  justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Ou seja, o sacrifício dele na cruz do Calvário nos tornou justos para a salvação e a vida eterna.
4. Um arremate filosófico (v.10,11) Para completar a argumentação lógica que vem fazendo, Paulo vai pronunciar uma espécie de “sofisma”, uma forma de linguagem retórica aplicada nas discussões entre os seus antagonistas judeus que gostavam deste tipo de debate, especialmente os fariseus: ).
É quando ele exclama: “ Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” Isto é, se fomos salvos quando não  merecíamos... Muito mais seremos salvos agora que cremos!  ).
E para complementar o raciocínio, acrescenta: “ E não somente isso, mas também  nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação” Ou seja, não devemos viver apenas esperando a vida eterna, mas desde já desfrutando dela!  ).
5. A comparação: Adão X Cristo (v.12-15) Paulo vai então apontar sobre a entrada do pecado no mundo e com ele a entrada da morte: ” Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos  os homens, porquanto todos  pecaram.”   ).
A natureza humana (Adão) é pecaminosa: ” Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de  Adão o qual é figura daquele que  havia de vir (Cristo).”
O que Paulo está afirmando é que se Adão, com o seu pecado é o autor da morte, Cristo com a sua morte é o autor da vida. ” Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.”
6. A superioridade da graça (v.16-18) Se a morte veio por uma ofensa apenas (Adão) a salvação (o dom) veio para justificar muitas: ” ...porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito (a graça) veio de muitas ofensas para justificação.”
A graça de Deus é muito maior que o pecado. Enquanto este leva à morte, aquela leva à vida: ” Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse (Adão), muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só,  Jesus Cristo.”  Que grande contraste!
Enquanto o pecado leva à condenação a graça de Cristo leva à justificação e vida: ” Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.”    Que grande diferença!
7. A ênfase final (v.19-21) Paulo enfatiza o valor superior da graça: ” Porque, assim como pela desobediência de um só homem (Adão) muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um (Cristo) muitos serão constituídos justos.”    Vida X Morte: Eis a diferença!
Num determinado momento do plano de Deus, a lei veio para que o pecado fosse apontado, mas a graça (Cristo) veio depois e derrotou o pecado: ” Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa  abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”  Lei X Graça: Dois tempos no plano divino!
O apóstolo afirma então que o pecado reina para a morte, enquanto a graça reina para a vida: ” ... Para que assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus  Cristo nosso Senhor.”  Pecado gera a morte... Graça gera a vida!
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrio
LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrioLBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrio
LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrioNatalino das Neves Neves
 
2º módulo 2ª aula
2º módulo   2ª aula2º módulo   2ª aula
2º módulo 2ª aulaJoel Silva
 
Lição 6 - A lei, a carne e o espírito
Lição 6 - A lei, a carne e o espíritoLição 6 - A lei, a carne e o espírito
Lição 6 - A lei, a carne e o espíritoAilton da Silva
 
Soteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoSoteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoRODRIGO FERREIRA
 
Licao 3 2 trim - 2020 eleicao e predestinacao
Licao 3   2 trim - 2020 eleicao e predestinacaoLicao 3   2 trim - 2020 eleicao e predestinacao
Licao 3 2 trim - 2020 eleicao e predestinacaoVilma Longuini
 
Oração e santidade! mateus 6.9
Oração e santidade!  mateus 6.9Oração e santidade!  mateus 6.9
Oração e santidade! mateus 6.9Joel Manhaes
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPastor Natalino Das Neves
 
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOSLição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOSErberson Pinheiro
 
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vida
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vidaConfissão de fé de westminster: do arrependimento para a vida
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vidaIgreja Presbiteriana Emanuel
 
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5Robson Tavares Fernandes
 
1º módulo 3ª aula
1º módulo   3ª aula1º módulo   3ª aula
1º módulo 3ª aulaJoel Silva
 
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da Salvação
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da SalvaçãoSoteriologia: Aspectos Fundamentais da Salvação
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da SalvaçãoDilean Melo
 
Santificação o que jesus espera de mim
Santificação o que jesus espera de mimSantificação o que jesus espera de mim
Santificação o que jesus espera de mimRômulo Martins
 
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6Robson Tavares Fernandes
 
Benefícios da justificação Romanos5:1-11
Benefícios da justificação Romanos5:1-11Benefícios da justificação Romanos5:1-11
Benefícios da justificação Romanos5:1-11Fran Eduardo Oliveira
 
3º módulo 1ª aula
3º módulo   1ª aula3º módulo   1ª aula
3º módulo 1ª aulaJoel Silva
 
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7Robson Tavares Fernandes
 
Lição 2 - Pecado uma realidade humana
Lição 2 - Pecado uma realidade humanaLição 2 - Pecado uma realidade humana
Lição 2 - Pecado uma realidade humanaErberson Pinheiro
 

Was ist angesagt? (20)

LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrio
LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrioLBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrio
LBA LIÇÃO 8 - Salvação e livre-arbítrio
 
2º módulo 2ª aula
2º módulo   2ª aula2º módulo   2ª aula
2º módulo 2ª aula
 
Lição 6 - A lei, a carne e o espírito
Lição 6 - A lei, a carne e o espíritoLição 6 - A lei, a carne e o espírito
Lição 6 - A lei, a carne e o espírito
 
Soteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da SalvaçãoSoteriologia - Doutrina da Salvação
Soteriologia - Doutrina da Salvação
 
Licao 3 2 trim - 2020 eleicao e predestinacao
Licao 3   2 trim - 2020 eleicao e predestinacaoLicao 3   2 trim - 2020 eleicao e predestinacao
Licao 3 2 trim - 2020 eleicao e predestinacao
 
Oração e santidade! mateus 6.9
Oração e santidade!  mateus 6.9Oração e santidade!  mateus 6.9
Oração e santidade! mateus 6.9
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 10 -  SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 10 - SEU CORPO É MEMBRO DE CRISTO
 
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOSLição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS
Lição 12 - A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS
 
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vida
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vidaConfissão de fé de westminster: do arrependimento para a vida
Confissão de fé de westminster: do arrependimento para a vida
 
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5
135 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_5
 
1º módulo 3ª aula
1º módulo   3ª aula1º módulo   3ª aula
1º módulo 3ª aula
 
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da Salvação
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da SalvaçãoSoteriologia: Aspectos Fundamentais da Salvação
Soteriologia: Aspectos Fundamentais da Salvação
 
Santificação o que jesus espera de mim
Santificação o que jesus espera de mimSantificação o que jesus espera de mim
Santificação o que jesus espera de mim
 
A Doutrina da Salvação
A Doutrina da SalvaçãoA Doutrina da Salvação
A Doutrina da Salvação
 
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6
136 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_6
 
Justificação estudo
Justificação estudoJustificação estudo
Justificação estudo
 
Benefícios da justificação Romanos5:1-11
Benefícios da justificação Romanos5:1-11Benefícios da justificação Romanos5:1-11
Benefícios da justificação Romanos5:1-11
 
3º módulo 1ª aula
3º módulo   1ª aula3º módulo   1ª aula
3º módulo 1ª aula
 
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7
137 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_romanos-parte_7
 
Lição 2 - Pecado uma realidade humana
Lição 2 - Pecado uma realidade humanaLição 2 - Pecado uma realidade humana
Lição 2 - Pecado uma realidade humana
 

Andere mochten auch

Vida nova em Cristo Efésios 4.25-5.2
Vida nova em Cristo   Efésios 4.25-5.2Vida nova em Cristo   Efésios 4.25-5.2
Vida nova em Cristo Efésios 4.25-5.2Paulo Dias Nogueira
 
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4) - sermão
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4)  - sermãoMorrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4)  - sermão
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4) - sermãoPaulo Dias Nogueira
 
“Salvação para todo aquele que crê”
“Salvação para todo aquele que crꔓSalvação para todo aquele que crê”
“Salvação para todo aquele que crê”JUERP
 
Lição 7 - A graça produz vida nova
Lição 7 -  A graça produz vida novaLição 7 -  A graça produz vida nova
Lição 7 - A graça produz vida novaCleide Corrêa
 
Nova criatura kleber lucas
Nova criatura   kleber lucasNova criatura   kleber lucas
Nova criatura kleber lucasDieison Moraes
 
Romanos - introdução e comentário
Romanos - introdução e comentárioRomanos - introdução e comentário
Romanos - introdução e comentárioMauro RS
 
1 o evangelho a salvacao da ira 2
1 o evangelho a salvacao da ira 21 o evangelho a salvacao da ira 2
1 o evangelho a salvacao da ira 2Marçal Santos
 
Biblia+ anexos (03 - significado do inferno)
Biblia+   anexos (03 - significado do inferno)Biblia+   anexos (03 - significado do inferno)
Biblia+ anexos (03 - significado do inferno)Adão Bueno
 
Tu irás adiante portas abertas
Tu irás adiante   portas abertasTu irás adiante   portas abertas
Tu irás adiante portas abertasAmauri Dutra
 

Andere mochten auch (20)

Vida nova em Cristo Efésios 4.25-5.2
Vida nova em Cristo   Efésios 4.25-5.2Vida nova em Cristo   Efésios 4.25-5.2
Vida nova em Cristo Efésios 4.25-5.2
 
A Nova Vida em Cristo
A Nova Vida em CristoA Nova Vida em Cristo
A Nova Vida em Cristo
 
LIÇÃO 09 - A NOVA VIDA EM CRISTO
LIÇÃO 09 - A NOVA VIDA EM CRISTOLIÇÃO 09 - A NOVA VIDA EM CRISTO
LIÇÃO 09 - A NOVA VIDA EM CRISTO
 
Nova criatura
Nova criaturaNova criatura
Nova criatura
 
LBA Lição 9 - A nova vida em cristo
LBA Lição 9 - A nova vida em cristoLBA Lição 9 - A nova vida em cristo
LBA Lição 9 - A nova vida em cristo
 
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4) - sermão
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4)  - sermãoMorrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4)  - sermão
Morrer para o mundo e viver para Deus (cl 3 1 4) - sermão
 
Nova Criatura
Nova CriaturaNova Criatura
Nova Criatura
 
Nova criatura
Nova criaturaNova criatura
Nova criatura
 
“Salvação para todo aquele que crê”
“Salvação para todo aquele que crꔓSalvação para todo aquele que crê”
“Salvação para todo aquele que crê”
 
Lição 7 - A graça produz vida nova
Lição 7 -  A graça produz vida novaLição 7 -  A graça produz vida nova
Lição 7 - A graça produz vida nova
 
Nova criatura kleber lucas
Nova criatura   kleber lucasNova criatura   kleber lucas
Nova criatura kleber lucas
 
Planejamento de mídia nani azevedo
Planejamento de mídia nani azevedoPlanejamento de mídia nani azevedo
Planejamento de mídia nani azevedo
 
4
44
4
 
Romanos - introdução e comentário
Romanos - introdução e comentárioRomanos - introdução e comentário
Romanos - introdução e comentário
 
1 o evangelho a salvacao da ira 2
1 o evangelho a salvacao da ira 21 o evangelho a salvacao da ira 2
1 o evangelho a salvacao da ira 2
 
Biblia+ anexos (03 - significado do inferno)
Biblia+   anexos (03 - significado do inferno)Biblia+   anexos (03 - significado do inferno)
Biblia+ anexos (03 - significado do inferno)
 
Tu irás adiante portas abertas
Tu irás adiante   portas abertasTu irás adiante   portas abertas
Tu irás adiante portas abertas
 
Verdades Bíblicas - O Dízimo
Verdades Bíblicas - O DízimoVerdades Bíblicas - O Dízimo
Verdades Bíblicas - O Dízimo
 
04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado
 
Uma igreja verdadeiramente próspera1
Uma igreja verdadeiramente próspera1Uma igreja verdadeiramente próspera1
Uma igreja verdadeiramente próspera1
 

Ähnlich wie “Andemos em novidade de vida”

Os Benefícios da Justificação
Os Benefícios da JustificaçãoOs Benefícios da Justificação
Os Benefícios da JustificaçãoLuciana Evangelista
 
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGR
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGRLição 1012016_Paulo e a rebelião_GGR
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGRGerson G. Ramos
 
Lição 8 cristo e a graça
Lição 8 cristo e a graçaLição 8 cristo e a graça
Lição 8 cristo e a graçaboasnovassena
 
Lição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaLição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaÉder Tomé
 
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016Pr. Andre Luiz
 
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05Joel Silva
 
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptxJoel Silva
 
Stephen kaung a cruz
Stephen kaung   a cruzStephen kaung   a cruz
Stephen kaung a cruzGleice Kelly
 
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...Samuel A. Nunes
 
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................Nelson Pereira
 
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.GIDEONE Moura Santos Ferreira
 
Lição 4 - OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Lição 4 -  OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃOLição 4 -  OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Lição 4 - OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃOAndrew Guimarães
 
Epístola aos romanos
Epístola aos romanosEpístola aos romanos
Epístola aos romanosLaisinha Dias
 
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-20161 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016Cleiton Tenório
 
Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Joel Silva
 

Ähnlich wie “Andemos em novidade de vida” (20)

Os Benefícios da Justificação
Os Benefícios da JustificaçãoOs Benefícios da Justificação
Os Benefícios da Justificação
 
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGR
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGRLição 1012016_Paulo e a rebelião_GGR
Lição 1012016_Paulo e a rebelião_GGR
 
Lição 8 cristo e a graça
Lição 8 cristo e a graçaLição 8 cristo e a graça
Lição 8 cristo e a graça
 
Somos a justiça de deus
Somos a justiça de deusSomos a justiça de deus
Somos a justiça de deus
 
Lição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaLição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela Graça
 
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016
Os Benefícios da Justicação - Lição 04 - 2º Trimestre de 2016
 
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05Ebd adultos   2ºtrimestre 2016 - lição 05
Ebd adultos 2ºtrimestre 2016 - lição 05
 
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
2016 2º trimestre adultos lição 05.pptx
 
A cruz
A cruzA cruz
A cruz
 
A cruz stephen kaugan
A cruz   stephen kauganA cruz   stephen kaugan
A cruz stephen kaugan
 
Stephen kaung a cruz
Stephen kaung   a cruzStephen kaung   a cruz
Stephen kaung a cruz
 
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...
A Necessidade da Morte de Cristo - Substituto de pecadores - lições 12 e 13...
 
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................
A AUTÊNTICA PÁSCOA .pdf.................
 
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.
Ebd lições bíblicas 2º trimestre 2016 lição 5 A maravilhosa graça.
 
Sanguen de Christu
Sanguen de ChristuSanguen de Christu
Sanguen de Christu
 
Lição 4 - OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Lição 4 -  OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃOLição 4 -  OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Lição 4 - OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
 
O problema do Perdão
O problema do PerdãoO problema do Perdão
O problema do Perdão
 
Epístola aos romanos
Epístola aos romanosEpístola aos romanos
Epístola aos romanos
 
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-20161 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016
1 pedro 1.17 2.3 - uma vida para além da religião - 06-11-2016
 
Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)Colossences 1 (parte 4)
Colossences 1 (parte 4)
 

Mehr von JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 

Mehr von JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 

Kürzlich hochgeladen

Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfRobertoLopes438472
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroNilson Almeida
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxLennySilva15
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyothandreola
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfthandreola
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxCelso Napoleon
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdf
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdfJoanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdf
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdfRobertPeresBastos
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).pptVilmaDias11
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxodairmarques5
 

Kürzlich hochgeladen (13)

Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo Brasileiro
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdf
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdfJoanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdf
Joanna_de_Angelis__Autodescobrimento__Uma_Busca_Interior.pdf
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
 

“Andemos em novidade de vida”

  • 1. A Epístola aos Romanos O “Evangelho” de Paulo para todos os povos Estudo 05 “ Andemos em novidade de vida” Como viver sob o Espírito com uma natureza pecaminosa? Texto bíblico: Romanos 5.1-21
  • 2. Introdução (I) Paulo depois de ter exposto o estado em que vivia a sociedade romana em geral (Cap. 1), a situação dos crentes da igreja de Roma, especialmente, daqueles judeus convertidos (Cap.2), o fato de que a justiça de Deus se dá para todos, sem privilégios (Cap.3) e de ter desmitificado alguns personagens (Cap.4)...
  • 3. Introdução (II) Vai agora no Cap. 5 estender-se no aspecto espiritual da justificação, alcançada não pelo cumprimento da lei, como pensavam os judeus, mas sim, pela fé na justiça de Deus, e que a conseqüência disto é a paz de espírito no coração do crente, o que não acontecia no contexto anterior.
  • 4. Introdução (III) Daí o texto áureo que escolhemos: “ Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.”
  • 5. A divisão do texto para melhor entendimento da mensagem: aos 1. Uma afirma ção brilhante (v.1,2); 2. Uma gradação de antagonismo (v.3-6); 3. Um lógico argumento (v.7-9); 4. Um arremate filosófico (v.10,11); 5. A comparação: Adão X Cristo (v.12-15); 6. A superioridade da graça (v.16-18); 7. Uma ênfase final (v.19-21).
  • 6. 1 – Uma afirmação brilhante. Vale a pena transcrevê-la (v.1,2): ” Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”
  • 7. A afirmação é brilhante porque reflete algo que na religiosidade judaica era impossível alcançar: a paz com Deus. O homem cultuava no sábado... levava seu sacrifício maior ou menor ao altar... mas, já no dia seguinte estava ele novamente com sua dor de consciência, pensando nos novos pecados cometidos, e precisando de um novo sábado, para sacrificar e pagar sua culpa!
  • 8. Com Cristo, tudo isto acabara. Crendo nele, de uma vez por todas seus pecados estavam pagos. Pela fé, ele obtinha a graça do perdão e podia com firmeza, gloriar-se na esperança de desfrutar da glória de Deus
  • 9. 2 – Uma gradação de antagonismo (v.3-6) ” E não somente isso, mas também gloriamo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
  • 10. O antagonismo das situações. Quanto mais difícil, mais firme e sólida a reação do crente. Vejam que seqüência maravilhosa: Tribulação  Perseverança Perseverança  Experiência Experiência  Esperança Esperança  Certeza, convicção!
  • 11. E esta esperança inabalável “ que não desaponta”, não falha, só acontece, “ porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Verdade ou mentira? Você crê nisto? Então, você é um crente!
  • 12. 3 – Um lógico argumento (v.7-9) “ Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.” Sem dúvida, é raro que alguém dê a sua vida por outrem, mesmo que este seja merecedor.
  • 13. A lógica do argumento continua no versículo 8: ” Mas Deus prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” Este é um versículo marcante da obra salvadora do Filho. Ele se deu por nós quando sequer existíamos.
  • 14. A lógica do argumento se torna agora irrefutável com o versículo 9: ” Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Ou seja, o sacrifício dele na cruz do Calvário nos tornou justos para a salvação e a vida eterna.
  • 15. 4. Um arremate filosófico (v.10,11) Para completar a argumentação lógica que vem fazendo, Paulo vai pronunciar uma espécie de “sofisma”, uma forma de linguagem retórica aplicada nas discussões entre os seus antagonistas judeus que gostavam deste tipo de debate, especialmente os fariseus: ).
  • 16. É quando ele exclama: “ Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” Isto é, se fomos salvos quando não merecíamos... Muito mais seremos salvos agora que cremos! ).
  • 17. E para complementar o raciocínio, acrescenta: “ E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação” Ou seja, não devemos viver apenas esperando a vida eterna, mas desde já desfrutando dela! ).
  • 18. 5. A comparação: Adão X Cristo (v.12-15) Paulo vai então apontar sobre a entrada do pecado no mundo e com ele a entrada da morte: ” Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” ).
  • 19. A natureza humana (Adão) é pecaminosa: ” Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir (Cristo).”
  • 20. O que Paulo está afirmando é que se Adão, com o seu pecado é o autor da morte, Cristo com a sua morte é o autor da vida. ” Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.”
  • 21. 6. A superioridade da graça (v.16-18) Se a morte veio por uma ofensa apenas (Adão) a salvação (o dom) veio para justificar muitas: ” ...porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito (a graça) veio de muitas ofensas para justificação.”
  • 22. A graça de Deus é muito maior que o pecado. Enquanto este leva à morte, aquela leva à vida: ” Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse (Adão), muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.” Que grande contraste!
  • 23. Enquanto o pecado leva à condenação a graça de Cristo leva à justificação e vida: ” Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.” Que grande diferença!
  • 24. 7. A ênfase final (v.19-21) Paulo enfatiza o valor superior da graça: ” Porque, assim como pela desobediência de um só homem (Adão) muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um (Cristo) muitos serão constituídos justos.” Vida X Morte: Eis a diferença!
  • 25. Num determinado momento do plano de Deus, a lei veio para que o pecado fosse apontado, mas a graça (Cristo) veio depois e derrotou o pecado: ” Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Lei X Graça: Dois tempos no plano divino!
  • 26. O apóstolo afirma então que o pecado reina para a morte, enquanto a graça reina para a vida: ” ... Para que assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Pecado gera a morte... Graça gera a vida!
  • 27.