SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 18
TRABALHO HIPERBÁRICO 	Etimologicamente, hiperbárico é o termo composto 	pelos 	radicais hiper + baros. Hiper é um prefixo grego 	que indica excesso; baros, também oriundo do grego, 	indica pressão, peso ou densidade. Também relacionado 	com, produzindo, operando ou ocorrendo em pressões 	maiores que a pressão atmosférica normal.
De acordo com a Teoria Cinética dos Gases, a mudança em um dos factores (volume, temperatura e pressão) resultará em alteração dos outros factores. ,[object Object]
Lei de Boyle– Descrita pelo Britânico Robert Boyle (1627-1691) que se       destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química.   “Se a temperatura permanece constante, o volume de um gás variará inversamente com a pressão absoluta”  ,[object Object],     “A pressão absoluta e o volume de um gás variam, cada um, directamente com sua temperatura absoluta”. ,[object Object],  “A pressão exercida por uma mistura de gases é igual à soma das pressões        parciais de cada gás na mistura”. ,[object Object],   “A quantidade de gás que dissolve num meio líquido, a uma determinada    temperatura, é directamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido”.
EXISTEM DOIS TIPOS DE PRESSÕES ANORMAIS, CAUSADAS PELA VARIAÇÃO DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA   PRESSÃO HIPERBÁRICA  	Quando o homem está sujeito a pressões maiores que a 	pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando o 	colaborador está a trabalhar abaixo do nível da terra, 	exemplo: como em mergulhos, enfim quanto mais fundo.
PRESSÃO HIPOBÁRICA 	Quando o homem está sujeito a pressões menores que a 	pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadas 	altitudes, exemplo: trabalhar em arranha-céus,  enfim 	quanto mais alto.
TRATAMENTO DA SAÚDE Existe também a Pressão Hiperbáricapara tratamento da saúde nomeada OxigenoterapiaHiperbárica (OHB). MODELO DE CÂMARA HIPERBÁRICA, QUE PERMITE EQUILIBRAR A ADEQUAÇÃO DO CORPO HUMANO À PRESSÃO.
Aplicações:Indústria e construção Civil;Indústria Naval;Plataformas petrolíferas;Inspecções;Trabalhos em Barragens.
Trabalho hiperbáricoé uma actividades de Risco Elevado   Lei nº 102/2009 de 10-09-2009 Artigo 79.º - Actividades ou trabalhos de risco elevado O RISCO : Pressões Anormais   - Trabalhos sob Condições Hiperbáricas (sob ar comprimido ou trabalhos submersos).   A atmosfera contém habitualmente cerca de 20% de oxigénio, sendo que o organismo humano está adaptado para respirar o oxigénio atmosférico a uma pressão em torno de 160 mmHg ao nível do mar. A esta pressão, a molécula que transporta o oxigénio aos tecidos, a hemoglobina, encontra-se praticamente saturada (98%). Assim, à medida que aumenta a pressão, uma quantidade significativa de oxigénio não é consumida e entra em solução física no plasma sanguíneo. Se essa exposição se prolonga pode produzir, a longo prazo, uma intoxicação pelo oxigénio.
 Existem diversas patologias relacionadas directamente com o trabalho em condições hiperbáricas, tais como: Barotraumas Quando o indivíduo é submetido a uma diferença de pressão ambiente, os efeitos sensíveis ocorrem nas cavidades recheadas de ar, como os pulmões e os ouvidos. Ao submetermos o organismo a um ambiente pressurizado, a Lei de Boyle atrapalha (o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão). Todos nós já experimentaram alguns destes efeitos, como na descida de uma serra ou mergulhando numa piscina : a sensação de sentir os ouvidos "abafados" revelam que a pressão está aumentando sobre nosso corpo.
Barotrauma de ouvido médio Os ouvidos possuem uma região atrás do tímpano, chamada de ouvido médio, que está cheia de ar para funcionar como uma caixa acústica, com espaço para a vibração da membrana do tímpano. Justamente por ser recheada de ar, esta região é vulnerável à variação de pressão. A medida que o mergulhador afunda, a pressão da água aumenta e empurra o tímpano para dentro, provocando dor ; se o mergulhador não tomar nenhuma atitude, o tímpano pode romper-se, causando barotrauma do ouvido médio. Para evitar esse tipo de acidente, o mergulhador realiza manobra de Valsava, assim chamada por ter sido descrita por um fisiologista italiano com esse nome: tapa-se o nariz com dois dedos, mantém-se a boca fechada e expira-se com um pouco de força. Sem opção de saída, o ar caminha pela trompa de Eustáquio, canal membranoso que liga o ouvido à garganta , e chega ao ouvido médio, preenchendo a cavidade e igualando a pressão de dentro com a de fora. Caso a operação seja mal feita e o tímpano pode romper (o que só uma delicada cirurgia resolve).
Barotrauma pulmonar Além do ouvido e outros espaços corporais que contém ar, em condições hiperbáricas, ocorrem mudanças na composição de gases dos pulmões. No caso do oxigénio, por exemplo, quanto maior a pressão deste gás no pulmão, maior quantidade será absorvida pelo sangue e dissolvida em todos os líquidos do corpo. Uma estrutura rígida, a traqueia, vai-se ramificando em ramos cada vez menores até que bronquíolos terminam formado os sacos alveolares. Estes mantêm grande quantidade de ar no tecido pulmonar, que é bastante elástico. Na pressurização o pulmão é comprimido, se o indivíduo estiver com a respiração contida (apneia) e a pressão for excessiva, podem ocorrer lesões no pulmão, caracterizando o barotrauma pulmonar.
Embolia Traumática pelo ar No mergulho com equipamento ou em câmaras hiperbáricas, o ar deve ser inspirado na mesma pressão que o ambiente, permitindo que o tórax e os pulmões tenham pressão suficiente para sua movimentação, vencendo a pressão que a água ou ar comprimido faz sobre o peito. Se o indivíduo, nestas condições, respirar ar ou oxigénio sob pressão e conter a respiração em apneia, no caso de ocorrer uma despressurização súbita (como no mergulho, numa subida muito rápida à superfície), o pulmão será submetido a uma expansão súbita, com grande aumento de sua pressão interna. Isto poderá ocasionar uma ruptura de alvéolos, entrando ar no espaço pleural. Nesta caso pode haver um colapso do pulmão (pneumotórax), entrada de ar na membrana que reveste o coração (pneumomediastino) o mesmo abaixo da pele do tórax e pescoço (enfisema subcutâneo).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO / PROTECÇÃO DL trabalho hiperbarico.pdf 1) Cumprir as disposições do presente Regulamento e demais preceitos legais aplicáveis, adoptando as medidas necessárias para obter uma correcta organização e uma eficaz prevenção dos riscos que podem afectar a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores no local de trabalho. 2) Assegurar que os mergulhadores ao seu serviço satisfazem as condições estabelecidas no presente Regulamento; 3) Garantir os meios de prevenção médica adequada a todos os mergulhadores; 4) Nomear um ou mais supervisores para a operação de mergulho; 5) Pôr gratuitamente à disposição dos mergulhadores o equipamento de protecção individual necessário e adequado às características do mergulho a efectuar; 6) Conservar o equipamento de protecção individual em bom estado de utilização e elaborar para o efeito normas de procedimento que indiquem, designadamente, a frequência das operações de revisão, conservação, limpeza e substituição; 7) Fornecer a mistura respiratória adaptada em composição e temperatura à pressão de trabalho e das fases de compressão, descompressão e socorro, não permitindo o uso de ar como mistura respiratória a  profundidades superiores a 60 m; 8) Elaborar o manual das regras de segurança e de funcionamento da instalação e equipamentos e fornecê-lo aos trabalhadores envolvidos na operação de mergulho. 9) Ter um livro de registo das operações de mergulho.
CABO GUIA MERGULHADOR CHEFE / AUXILIAR
CAMERA HIPERBÁRICA TABELA / APARELHO  DE CÁLCULO  MISTURA DE GASES
Considerações finais A reflexão sobre actividades desenvolvidas em ambientes pressurizados possibilita conhecer e compreender a necessidade de capacitação profissional, seja qual for a vertente de trabalho. No campo de actuação de mergulhadores de alta profundidade, é necessária longa experiência por parte desses trabalhadores, devido ao grande risco de acidentes provenientes da prática de mergulho, além do rigoroso cumprimento das tabelas de descompressão e de toda a legislação. Vale salientar que a norma regulamentadora classifica esse tipo de actividade de grau máximo.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Htii pressões hiperbáricas
Htii pressões hiperbáricasHtii pressões hiperbáricas
Htii pressões hiperbáricas
Joyce Domingues
 
Riscos profissionais
Riscos profissionaisRiscos profissionais
Riscos profissionais
cattonia
 
Trabalhos em altura
Trabalhos em alturaTrabalhos em altura
Trabalhos em altura
Hacker32
 
Noção de acidente de trabalho
Noção de acidente de trabalhoNoção de acidente de trabalho
Noção de acidente de trabalho
Filipa Andrade
 
Sinalização de segurança
Sinalização de segurançaSinalização de segurança
Sinalização de segurança
Pelo Siro
 
Segurança no trabalho
Segurança no trabalhoSegurança no trabalho
Segurança no trabalho
Ana Castro
 

Mais procurados (20)

Htii pressões hiperbáricas
Htii pressões hiperbáricasHtii pressões hiperbáricas
Htii pressões hiperbáricas
 
Riscos profissionais
Riscos profissionaisRiscos profissionais
Riscos profissionais
 
Poeiras minerais
Poeiras minerais Poeiras minerais
Poeiras minerais
 
A evolução da segurança do trabalho
A evolução da segurança do trabalhoA evolução da segurança do trabalho
A evolução da segurança do trabalho
 
Agentes físicos
Agentes físicosAgentes físicos
Agentes físicos
 
Apresentação NR 35 - Trabalho em altura lino
 Apresentação NR 35 - Trabalho em altura   lino Apresentação NR 35 - Trabalho em altura   lino
Apresentação NR 35 - Trabalho em altura lino
 
Trabalhos em altura
Trabalhos em alturaTrabalhos em altura
Trabalhos em altura
 
Acidentes de trabalho
Acidentes de trabalhoAcidentes de trabalho
Acidentes de trabalho
 
Noção de acidente de trabalho
Noção de acidente de trabalhoNoção de acidente de trabalho
Noção de acidente de trabalho
 
TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHOTREINAMENTO INTRODUTÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
 
Vibração mãos e braços
Vibração mãos e braçosVibração mãos e braços
Vibração mãos e braços
 
Sinalização de segurança
Sinalização de segurançaSinalização de segurança
Sinalização de segurança
 
Epi’s
Epi’sEpi’s
Epi’s
 
Nr 18 Segurança na Industria da Construção
Nr 18 Segurança na Industria da Construção Nr 18 Segurança na Industria da Construção
Nr 18 Segurança na Industria da Construção
 
Insalubridade x periculosidade
Insalubridade x periculosidadeInsalubridade x periculosidade
Insalubridade x periculosidade
 
Segurança no trabalho
Segurança no trabalhoSegurança no trabalho
Segurança no trabalho
 
Livro fundamentos de segurança no trabalho
Livro   fundamentos de segurança no trabalhoLivro   fundamentos de segurança no trabalho
Livro fundamentos de segurança no trabalho
 
NR - 18 Construção Civil (Oficial)
NR - 18 Construção Civil (Oficial)NR - 18 Construção Civil (Oficial)
NR - 18 Construção Civil (Oficial)
 
Segurança e higiene do trabalho - Aula 1
Segurança e higiene do trabalho - Aula 1Segurança e higiene do trabalho - Aula 1
Segurança e higiene do trabalho - Aula 1
 
Acidentes de trabalho (causas e consequências)
Acidentes de trabalho   (causas e consequências)Acidentes de trabalho   (causas e consequências)
Acidentes de trabalho (causas e consequências)
 

Destaque

Trabalho da industria extrativa 10º se
Trabalho da industria extrativa  10º seTrabalho da industria extrativa  10º se
Trabalho da industria extrativa 10º se
mariajosantos
 
Apostila de higiene ocupacional
Apostila de higiene ocupacional   Apostila de higiene ocupacional
Apostila de higiene ocupacional
Robson Peixoto
 
Aula 4 riscos ocupacionais
Aula 4   riscos ocupacionaisAula 4   riscos ocupacionais
Aula 4 riscos ocupacionais
Daniel Moura
 
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
João Paulo de Oliveira Neto
 
NR 15 Anexo 09
NR 15 Anexo 09NR 15 Anexo 09
NR 15 Anexo 09
shasha00
 
Doencas causadas pelo_calor
Doencas causadas pelo_calorDoencas causadas pelo_calor
Doencas causadas pelo_calor
pamcolbano
 

Destaque (20)

Slides sobre Epi e Epc de Mergulho
Slides sobre Epi e Epc de MergulhoSlides sobre Epi e Epc de Mergulho
Slides sobre Epi e Epc de Mergulho
 
Atividade avaliativa pressões hiperbáricas - trabalhos submersos- - semana 1...
Atividade avaliativa  pressões hiperbáricas - trabalhos submersos- - semana 1...Atividade avaliativa  pressões hiperbáricas - trabalhos submersos- - semana 1...
Atividade avaliativa pressões hiperbáricas - trabalhos submersos- - semana 1...
 
Trabalho da industria extrativa 10º se
Trabalho da industria extrativa  10º seTrabalho da industria extrativa  10º se
Trabalho da industria extrativa 10º se
 
Risco Físico: Temperaturas Extremas - Calor e Frio
Risco Físico: Temperaturas Extremas - Calor e FrioRisco Físico: Temperaturas Extremas - Calor e Frio
Risco Físico: Temperaturas Extremas - Calor e Frio
 
Apostila de higiene ocupacional
Apostila de higiene ocupacional   Apostila de higiene ocupacional
Apostila de higiene ocupacional
 
NR 15 Agentes Químicos-Completo
NR 15 Agentes Químicos-CompletoNR 15 Agentes Químicos-Completo
NR 15 Agentes Químicos-Completo
 
1. Mergulho Livre - Prevenção e Segurança (v 5.1.11)
1. Mergulho Livre - Prevenção e Segurança (v 5.1.11)1. Mergulho Livre - Prevenção e Segurança (v 5.1.11)
1. Mergulho Livre - Prevenção e Segurança (v 5.1.11)
 
Riscos físicos
Riscos físicosRiscos físicos
Riscos físicos
 
Aula 4 riscos ocupacionais
Aula 4   riscos ocupacionaisAula 4   riscos ocupacionais
Aula 4 riscos ocupacionais
 
Radiação Ionizante 1
Radiação Ionizante 1Radiação Ionizante 1
Radiação Ionizante 1
 
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
Considerações sobre a exposição a fumos metalicos de chumbo em soldas nas mp ...
 
NR 15 Anexo 09
NR 15 Anexo 09NR 15 Anexo 09
NR 15 Anexo 09
 
Modulo 6 atividades insalubres parte 2
Modulo 6 atividades insalubres parte 2Modulo 6 atividades insalubres parte 2
Modulo 6 atividades insalubres parte 2
 
Seminário Descritivo Sobre Radiação Ionizante
Seminário Descritivo Sobre Radiação IonizanteSeminário Descritivo Sobre Radiação Ionizante
Seminário Descritivo Sobre Radiação Ionizante
 
Espaço confinado - medidas técnicas de gestão
Espaço confinado - medidas técnicas de gestãoEspaço confinado - medidas técnicas de gestão
Espaço confinado - medidas técnicas de gestão
 
Doencas causadas pelo_calor
Doencas causadas pelo_calorDoencas causadas pelo_calor
Doencas causadas pelo_calor
 
Centro Médico Hiperbárico y Camáras Hiperbáricas Oxi Air
Centro Médico Hiperbárico y Camáras Hiperbáricas Oxi Air  Centro Médico Hiperbárico y Camáras Hiperbáricas Oxi Air
Centro Médico Hiperbárico y Camáras Hiperbáricas Oxi Air
 
Oxigenoterapia convencional e hiperbárica
Oxigenoterapia convencional e hiperbáricaOxigenoterapia convencional e hiperbárica
Oxigenoterapia convencional e hiperbárica
 
Ergonomia Emocional ou Autoergonomia - uma abordagem crítica da micro e da ma...
Ergonomia Emocional ou Autoergonomia - uma abordagem crítica da micro e da ma...Ergonomia Emocional ou Autoergonomia - uma abordagem crítica da micro e da ma...
Ergonomia Emocional ou Autoergonomia - uma abordagem crítica da micro e da ma...
 
Curso de cipa
Curso de cipaCurso de cipa
Curso de cipa
 

Semelhante a Trabalhos hiperbáricos

Fisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
Fisiologia Humana 7 - Sistema RespiratórioFisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
Fisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
Herbert Santana
 
Aula 11 sistema respiratã³rio 1
Aula 11   sistema respiratã³rio 1Aula 11   sistema respiratã³rio 1
Aula 11 sistema respiratã³rio 1
MarinaAlvim
 
Efeitos no corpo 3ªA
Efeitos no corpo 3ªAEfeitos no corpo 3ªA
Efeitos no corpo 3ªA
Wagner Garcia
 
Fisiologia Pulmonar: Difusão
Fisiologia Pulmonar: DifusãoFisiologia Pulmonar: Difusão
Fisiologia Pulmonar: Difusão
Flávia Salame
 
3 sist.resp. resumo final
3 sist.resp. resumo final3 sist.resp. resumo final
3 sist.resp. resumo final
marcommendes
 

Semelhante a Trabalhos hiperbáricos (20)

Ohb rio doenças do mergulho
Ohb rio   doenças do mergulhoOhb rio   doenças do mergulho
Ohb rio doenças do mergulho
 
Doencas respiratorias e viagens aereas (1)
Doencas respiratorias e viagens aereas (1)Doencas respiratorias e viagens aereas (1)
Doencas respiratorias e viagens aereas (1)
 
Respiração
RespiraçãoRespiração
Respiração
 
Fisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
Fisiologia Humana 7 - Sistema RespiratórioFisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
Fisiologia Humana 7 - Sistema Respiratório
 
Sistema respiratório humano
Sistema respiratório humanoSistema respiratório humano
Sistema respiratório humano
 
arquivo para AULA 09-Fisiologia Resp..pdf
arquivo para AULA 09-Fisiologia Resp..pdfarquivo para AULA 09-Fisiologia Resp..pdf
arquivo para AULA 09-Fisiologia Resp..pdf
 
Pressão atmosférica
Pressão atmosféricaPressão atmosférica
Pressão atmosférica
 
Aula 11 sistema respiratã³rio 1
Aula 11   sistema respiratã³rio 1Aula 11   sistema respiratã³rio 1
Aula 11 sistema respiratã³rio 1
 
Efeitos no corpo 3ªA
Efeitos no corpo 3ªAEfeitos no corpo 3ªA
Efeitos no corpo 3ªA
 
Biofísica
BiofísicaBiofísica
Biofísica
 
Atmosfera
AtmosferaAtmosfera
Atmosfera
 
Atmosfera
AtmosferaAtmosfera
Atmosfera
 
Fisioterapia aquática.pptx
Fisioterapia aquática.pptxFisioterapia aquática.pptx
Fisioterapia aquática.pptx
 
Aula 5 Adaptacoes Respiratórias
Aula 5   Adaptacoes RespiratóriasAula 5   Adaptacoes Respiratórias
Aula 5 Adaptacoes Respiratórias
 
Fisiologia Pulmonar: Difusão
Fisiologia Pulmonar: DifusãoFisiologia Pulmonar: Difusão
Fisiologia Pulmonar: Difusão
 
3 sist.resp. resumo final
3 sist.resp. resumo final3 sist.resp. resumo final
3 sist.resp. resumo final
 
Fisiologia respiratória
 Fisiologia respiratória Fisiologia respiratória
Fisiologia respiratória
 
Aerodispersóides
AerodispersóidesAerodispersóides
Aerodispersóides
 
Sistema respiratório
Sistema respiratórioSistema respiratório
Sistema respiratório
 
Como os seus pulmões trabalham
Como os seus pulmões trabalhamComo os seus pulmões trabalham
Como os seus pulmões trabalham
 

Mais de Hacker32

Vantagensdeum tssht
Vantagensdeum tsshtVantagensdeum tssht
Vantagensdeum tssht
Hacker32
 
Programa a4
Programa a4Programa a4
Programa a4
Hacker32
 
Prevencaodoencasprofissionais
PrevencaodoencasprofissionaisPrevencaodoencasprofissionais
Prevencaodoencasprofissionais
Hacker32
 
Pedradetoque
PedradetoquePedradetoque
Pedradetoque
Hacker32
 
Mapadotesouro
MapadotesouroMapadotesouro
Mapadotesouro
Hacker32
 
Laboratorios
LaboratoriosLaboratorios
Laboratorios
Hacker32
 
Consciencializacaodostrabalhadores
ConsciencializacaodostrabalhadoresConsciencializacaodostrabalhadores
Consciencializacaodostrabalhadores
Hacker32
 
Coimasecustos
CoimasecustosCoimasecustos
Coimasecustos
Hacker32
 
Prod. quimicos
Prod. quimicosProd. quimicos
Prod. quimicos
Hacker32
 
Produtos Químicos
Produtos QuímicosProdutos Químicos
Produtos Químicos
Hacker32
 
Trabalho ..[1] trabalho de soldadura
Trabalho ..[1] trabalho de soldaduraTrabalho ..[1] trabalho de soldadura
Trabalho ..[1] trabalho de soldadura
Hacker32
 

Mais de Hacker32 (13)

Vantagensdeum tssht
Vantagensdeum tsshtVantagensdeum tssht
Vantagensdeum tssht
 
Programa a4
Programa a4Programa a4
Programa a4
 
Prevencaodoencasprofissionais
PrevencaodoencasprofissionaisPrevencaodoencasprofissionais
Prevencaodoencasprofissionais
 
Pedradetoque
PedradetoquePedradetoque
Pedradetoque
 
Martifer
MartiferMartifer
Martifer
 
Mapadotesouro
MapadotesouroMapadotesouro
Mapadotesouro
 
Laboratorios
LaboratoriosLaboratorios
Laboratorios
 
Consciencializacaodostrabalhadores
ConsciencializacaodostrabalhadoresConsciencializacaodostrabalhadores
Consciencializacaodostrabalhadores
 
Coimasecustos
CoimasecustosCoimasecustos
Coimasecustos
 
Act
ActAct
Act
 
Prod. quimicos
Prod. quimicosProd. quimicos
Prod. quimicos
 
Produtos Químicos
Produtos QuímicosProdutos Químicos
Produtos Químicos
 
Trabalho ..[1] trabalho de soldadura
Trabalho ..[1] trabalho de soldaduraTrabalho ..[1] trabalho de soldadura
Trabalho ..[1] trabalho de soldadura
 

Último

Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Natalia Granato
 

Último (6)

Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 

Trabalhos hiperbáricos

  • 1. TRABALHO HIPERBÁRICO Etimologicamente, hiperbárico é o termo composto pelos radicais hiper + baros. Hiper é um prefixo grego que indica excesso; baros, também oriundo do grego, indica pressão, peso ou densidade. Também relacionado com, produzindo, operando ou ocorrendo em pressões maiores que a pressão atmosférica normal.
  • 2.
  • 3.
  • 4. EXISTEM DOIS TIPOS DE PRESSÕES ANORMAIS, CAUSADAS PELA VARIAÇÃO DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA   PRESSÃO HIPERBÁRICA Quando o homem está sujeito a pressões maiores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando o colaborador está a trabalhar abaixo do nível da terra, exemplo: como em mergulhos, enfim quanto mais fundo.
  • 5. PRESSÃO HIPOBÁRICA Quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadas altitudes, exemplo: trabalhar em arranha-céus, enfim quanto mais alto.
  • 6. TRATAMENTO DA SAÚDE Existe também a Pressão Hiperbáricapara tratamento da saúde nomeada OxigenoterapiaHiperbárica (OHB). MODELO DE CÂMARA HIPERBÁRICA, QUE PERMITE EQUILIBRAR A ADEQUAÇÃO DO CORPO HUMANO À PRESSÃO.
  • 7. Aplicações:Indústria e construção Civil;Indústria Naval;Plataformas petrolíferas;Inspecções;Trabalhos em Barragens.
  • 8.
  • 9.
  • 10. Trabalho hiperbáricoé uma actividades de Risco Elevado   Lei nº 102/2009 de 10-09-2009 Artigo 79.º - Actividades ou trabalhos de risco elevado O RISCO : Pressões Anormais   - Trabalhos sob Condições Hiperbáricas (sob ar comprimido ou trabalhos submersos).   A atmosfera contém habitualmente cerca de 20% de oxigénio, sendo que o organismo humano está adaptado para respirar o oxigénio atmosférico a uma pressão em torno de 160 mmHg ao nível do mar. A esta pressão, a molécula que transporta o oxigénio aos tecidos, a hemoglobina, encontra-se praticamente saturada (98%). Assim, à medida que aumenta a pressão, uma quantidade significativa de oxigénio não é consumida e entra em solução física no plasma sanguíneo. Se essa exposição se prolonga pode produzir, a longo prazo, uma intoxicação pelo oxigénio.
  • 11.  Existem diversas patologias relacionadas directamente com o trabalho em condições hiperbáricas, tais como: Barotraumas Quando o indivíduo é submetido a uma diferença de pressão ambiente, os efeitos sensíveis ocorrem nas cavidades recheadas de ar, como os pulmões e os ouvidos. Ao submetermos o organismo a um ambiente pressurizado, a Lei de Boyle atrapalha (o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão). Todos nós já experimentaram alguns destes efeitos, como na descida de uma serra ou mergulhando numa piscina : a sensação de sentir os ouvidos "abafados" revelam que a pressão está aumentando sobre nosso corpo.
  • 12. Barotrauma de ouvido médio Os ouvidos possuem uma região atrás do tímpano, chamada de ouvido médio, que está cheia de ar para funcionar como uma caixa acústica, com espaço para a vibração da membrana do tímpano. Justamente por ser recheada de ar, esta região é vulnerável à variação de pressão. A medida que o mergulhador afunda, a pressão da água aumenta e empurra o tímpano para dentro, provocando dor ; se o mergulhador não tomar nenhuma atitude, o tímpano pode romper-se, causando barotrauma do ouvido médio. Para evitar esse tipo de acidente, o mergulhador realiza manobra de Valsava, assim chamada por ter sido descrita por um fisiologista italiano com esse nome: tapa-se o nariz com dois dedos, mantém-se a boca fechada e expira-se com um pouco de força. Sem opção de saída, o ar caminha pela trompa de Eustáquio, canal membranoso que liga o ouvido à garganta , e chega ao ouvido médio, preenchendo a cavidade e igualando a pressão de dentro com a de fora. Caso a operação seja mal feita e o tímpano pode romper (o que só uma delicada cirurgia resolve).
  • 13. Barotrauma pulmonar Além do ouvido e outros espaços corporais que contém ar, em condições hiperbáricas, ocorrem mudanças na composição de gases dos pulmões. No caso do oxigénio, por exemplo, quanto maior a pressão deste gás no pulmão, maior quantidade será absorvida pelo sangue e dissolvida em todos os líquidos do corpo. Uma estrutura rígida, a traqueia, vai-se ramificando em ramos cada vez menores até que bronquíolos terminam formado os sacos alveolares. Estes mantêm grande quantidade de ar no tecido pulmonar, que é bastante elástico. Na pressurização o pulmão é comprimido, se o indivíduo estiver com a respiração contida (apneia) e a pressão for excessiva, podem ocorrer lesões no pulmão, caracterizando o barotrauma pulmonar.
  • 14. Embolia Traumática pelo ar No mergulho com equipamento ou em câmaras hiperbáricas, o ar deve ser inspirado na mesma pressão que o ambiente, permitindo que o tórax e os pulmões tenham pressão suficiente para sua movimentação, vencendo a pressão que a água ou ar comprimido faz sobre o peito. Se o indivíduo, nestas condições, respirar ar ou oxigénio sob pressão e conter a respiração em apneia, no caso de ocorrer uma despressurização súbita (como no mergulho, numa subida muito rápida à superfície), o pulmão será submetido a uma expansão súbita, com grande aumento de sua pressão interna. Isto poderá ocasionar uma ruptura de alvéolos, entrando ar no espaço pleural. Nesta caso pode haver um colapso do pulmão (pneumotórax), entrada de ar na membrana que reveste o coração (pneumomediastino) o mesmo abaixo da pele do tórax e pescoço (enfisema subcutâneo).
  • 15. MEDIDAS DE PREVENÇÃO / PROTECÇÃO DL trabalho hiperbarico.pdf 1) Cumprir as disposições do presente Regulamento e demais preceitos legais aplicáveis, adoptando as medidas necessárias para obter uma correcta organização e uma eficaz prevenção dos riscos que podem afectar a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores no local de trabalho. 2) Assegurar que os mergulhadores ao seu serviço satisfazem as condições estabelecidas no presente Regulamento; 3) Garantir os meios de prevenção médica adequada a todos os mergulhadores; 4) Nomear um ou mais supervisores para a operação de mergulho; 5) Pôr gratuitamente à disposição dos mergulhadores o equipamento de protecção individual necessário e adequado às características do mergulho a efectuar; 6) Conservar o equipamento de protecção individual em bom estado de utilização e elaborar para o efeito normas de procedimento que indiquem, designadamente, a frequência das operações de revisão, conservação, limpeza e substituição; 7) Fornecer a mistura respiratória adaptada em composição e temperatura à pressão de trabalho e das fases de compressão, descompressão e socorro, não permitindo o uso de ar como mistura respiratória a profundidades superiores a 60 m; 8) Elaborar o manual das regras de segurança e de funcionamento da instalação e equipamentos e fornecê-lo aos trabalhadores envolvidos na operação de mergulho. 9) Ter um livro de registo das operações de mergulho.
  • 16. CABO GUIA MERGULHADOR CHEFE / AUXILIAR
  • 17. CAMERA HIPERBÁRICA TABELA / APARELHO DE CÁLCULO MISTURA DE GASES
  • 18. Considerações finais A reflexão sobre actividades desenvolvidas em ambientes pressurizados possibilita conhecer e compreender a necessidade de capacitação profissional, seja qual for a vertente de trabalho. No campo de actuação de mergulhadores de alta profundidade, é necessária longa experiência por parte desses trabalhadores, devido ao grande risco de acidentes provenientes da prática de mergulho, além do rigoroso cumprimento das tabelas de descompressão e de toda a legislação. Vale salientar que a norma regulamentadora classifica esse tipo de actividade de grau máximo.
  • 19. FIM