SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 46
Downloaden Sie, um offline zu lesen
[object Object],[object Object]
 
Organização programática  do  1.º Ciclo Guião de análise
 
Este ciclo privilegia um desenvolvimento integrado nas actividades e áreas do saber. Visa facultar aos alunos a apropriação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação, nomeadamente a utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e de construção do conhecimento, bem como aprendizagens significativas, essenciais no seu crescimento pessoal e social.
 
Embora se constitua um ciclo único, entende-se aqui que o 1.º Ciclo compreende, pela sua especificidade dois momentos: Primeiro momento : Composto pelos dois anos iniciais as aprendizagens devem desenvolver nos alunos comportamentos verbais e não verbais adequados a situações de comunicação com diferentes graus de formalidade. A comunicação oral desempenha, nesta etapa, uma dupla função: uma função de  carácter  adaptativo   ao novo ambiente escolar e à consequente integração dos alunos numa nova comunidade de aprendizagem;
uma função  de  capacitação   dos alunos para se exprimirem de modo mais fluente e ajustado às situações (p. ex.: relatando acontecimentos, retendo a informação relevante, formulando perguntas e respostas, etc.). É também neste momento em que os alunos tomam consciência das relações essenciais entre a língua falada e a língua escrita.
Nele apresentam-se como fundamentais: a aprendizagem de novas convenções sobre o modo como o texto escrito se organiza, o uso correcto da pontuação, o alargamento do repertório lexical e o domínio de uma sintaxe mais elaborada. Em simultâneo, deve processar-se a aprendizagem gradual de procedimentos de compreensão e de interpretação textual, associados à promoção do desenvolvimento linguístico dos alunos, à sua formação como leitores e à ampliação do conhecimento experiencial sobre a vida e sobre o mundo.
Compreensão do oral:  1.º e 2.º anos - Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos. - Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem. - Compreender o essencial de histórias contadas, de poemas e de textos da tradição oral. 3.º e 4.º anos - Saber escutar, para organizar e reter informação essencial, discursos breves em português padrão com algum grau de formalidade. - Distinguir entre facto e opinião, informação implícita e explícita, o que é essencial do que é acessório.
1.º e 2. Anos - Falar de forma clara e audível. - Esperar a sua vez, saber pedir a palavra. - Formular pedidos e perguntas tendo em conta a situação e o interlocutor. - Narrar situações vividas e imaginadas. 3.º e 4.º anos - Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros. - Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados. - Produzir breves discursos orais em português padrão com vocabulário e estruturas gramaticais adequados.
TEXTOS LITERÁRIOS E PARALITERÁRIOS: TEXTOS NÃO LITERÁRIOS: . narrativas de literatura portuguesa clássica e contemporânea (originais ou adaptações) . narrativas de literaturas de países de língua oficial portuguesa (originais ou adaptações) . narrativas de literatura universal, clássica e contemporânea (originais ou adaptações) . textos de literatura popular e tradicional (cancioneiro, contos, mitos, fábulas, lendas…) . narrativas de literatura para a infância, portuguesas e estrangeiras: . textos dos  media  (notícia, reportagem, entrevista, publicidade) . textos de manuais escolares; textos científicos; textos de enciclopédias, de glossários, de dicionários… . cartas, correio electrónico, SMS, convites, avisos, recados . blogue, fórum . textos instrucionais: regulamentos, receitas, regras, normas . índices, ficheiros, catálogos . roteiros, mapas, legendas . planos, agendas, esquemas, gráficos
TEXTOS LITERÁRIOS E PARALITERÁRIOS: TEXTOS NÃO LITERÁRIOS: - de aventuras - fantásticas - com forte ligação ao real . textos dramáticos . poemas, canções . biografias; autobiografias . descrições, retratos, auto-retratos . banda desenhada . diários; memórias . relatos de viagem . relato histórico . adaptações para filmes e séries de televisão de obras de literatura para infância ou outras adequadas e esta faixa etária.
No que se refere à  escrita , a aprendizagem das correspondências som/letra e a compreensão das diferentes funções da escrita serão o ponto de partida, sempre em estreita relação com a aprendizagem da leitura. A aprendizagem da escrita implica o desenvolvimento de três competências:  a competência gráfica (relativa ao desenho das letras);  a competência ortográfica (relativa ao domínio das convenções da escrita);  a competência compositiva (relativa aos modos de organização das expressões linguísticas para formar um texto).  As duas primeiras competências devem ser automatizadas o mais cedo possível para permitir à criança maior disponibilidade para investir nas tarefas que dizem respeito à competência compositiva.
Consideram-se 3 fases no processo de produção de textos: A Planificação  – Aqui equaciona-se o objectivo da comunicação, o tipo de texto mais adequado, geram-se ideias e elabora-se um plano. A textualização  – Corresponde à redacção do texto segundo um plano previamente elaborado. Seleccionamos o vocabulário, organizamos as frases, a organização das palavras em frases, em parágrafos e em texto, ou seja, fazemos com que o texto seja coerente. A revisão  – Fazemos uma leitura para aperfeiçoamento do texto. A realização destas tarefas não é linear podendo ocorrer em diferentes momentos do processo de escrita. Aquando da textualização realizam-se também tarefas de planificação e revisão.
Para o desenvolvimento da autonomia da escrita, numa fase inicial, o espaço sala de aula deve conter referencias expostos que possibilitem à criança descobrir, de forma cada vez mais autónoma, a informação que precisa para produzir os seus escritos. A partir de textos escritos pelas crianças promover-se-á a reflexão em interacção, orientada pelo professor, com vista à expansão e ao aperfeiçoamento dos mesmos.
Os alunos devem viver situações variadas, aprendendo a produzir diferentes tipos de texto para que desenvolvam da melhor maneira a competência da escrita. As situações da escrita criadas deverão ser o mais expressivas possível para que as crianças interiorizem as diferentes funcionalidades da escrita e se apropriem dos diferentes tipos de texto. Para valorizar as produções dos alunos deverão ser criadas contornos que possibilitem a sua divulgação, nomeadamente blogues, jornais de turma e de escola etc. O papel do professor deverá ser de regulador, orientador e de apoio.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Este ciclo  privilegia um desenvolvimento integrado nas actividades e áreas do saber. Visa facultar aos alunos a apropriação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação, nomeadamente a utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e de construção do conhecimento, bem como aprendizagens significativas, essenciais no seu crescimento pessoal e social.
Organização programática  do  2.º Ciclo Guião de análise
 
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Compreensão do oral:  No segundo ciclo espera-se que, como no primeiro ciclo, o aluno seja capaz de escutar, para organizar e reter informação, sendo que a extensão dos discursos, assim como o seu grau de formalidade estão sujeitos a uma maior complexidade. Pretende-se, igualmente, que o aluno, para além de distinguir factos de opiniões, esteja apto a interpretar, emitir e fundamentar opiniões e argumentos, adoptando uma postura mais reflexiva e crítica.
Expressão oral:  Enquanto que no primeiro ciclo o aluno é confrontado com a necessidade de recorrer às estruturas elementares do português padrão para se expressar, no segundo ciclo, é esperada uma maior complexidade e formalidade nas estruturas utilizadas. Não só é necessário comunicar oralmente, mas também se espera que sejam capazes de organizar o seu discurso de uma forma coerente, fundamentada e adequada aos objectivos e destinatários.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho, recorrendo a técnicas de selecção, registo, organização e transmissão de informação; Utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão com recurso a instrumentos de apoio e recursos informáticos; Escrever em termos pessoais e criativos, em diferentes suportes e num registo adequado ao leitor visado, adoptando as convenções próprias do tipo de texto;
Produzir textos coerentes e coesos em português padrão, com tema de abertura e fecho congruente, com uma demarcação clara de parágrafos e períodos e com uso  correcto da ortografia e da pontuação.
Promover momentos específicos de trabalho em oficina de escrita, apoiando os alunos na planificação, textualização e revisão dos textos. Assim como, promover, apoiar, regular e  orientar na selecção dos recursos a utilizar para a produção  do texto.
Algumas sugestões: Actividades visando o contacto com as diferentes variedades do português; Recurso a listas de palavras para exercitar a voz e o ouvido na manipulação de sons e na identificação de fonemas; Manipulação de palavras com sequências de duas vogais que não pertencem à mesma sílaba; Reconstrução e reinvenção de palavras com base na alteração da estrutura silábica; Actividades para descoberta, comparação e distinção de diferentes processos de formação de palavras compostas; Exercícios de pronominalização; Actividades em laboratório de língua; Jogos de linguagem, leitura de poemas lúdicos, para observar e manipulação de palavras polissémicas. Consulta de dicionários e manipulação de informação lexicográfica;
Exercícios para o estabelecimento de relações classe-elemento e parte-todo; Participação na elaboração de glossários e listas organizadas de termos; produção de textos, em Oficina de Escrita; Transformação de frases afirmativas dos diferentes tipos em frases negativas e vice-versa. Actividades para descoberta e identificação de palavras com significado negativo que determinam a polaridade negativa nas frases em que ocorrem; Actividades de descoberta, produção ou interpretação de diferentes tipos enunciados de acordo com o objectivo discursivo, focando a atenção dos alunos nos seguintes aspectos: selecção de verbos performativos ou de verbos que exprimam adequadamente o propósito ilocutório; modo verbal; advérbios; interjeições; entoação (modo oral); sinais de pontuação (modo escrito); Transformação do discurso directo em indirecto.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Organização programática  do  3.º Ciclo Guião de análise
 
Organização por Competências:  - Compreensão/expressão oral - Leitura - Escrita - Conhecimento explícito da Língua
(pp 73,94, 112, 131) Alargamento e complexificação de formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista: 2º Ciclo  - situação nova, identificação e reconhecimento (Classes de palavras, B3, p 94); 3º Ciclo  - continuação, alargamento, aprofundamento e complexidade progressivos (Classes de palavras, B3, p131)
Conjunto alargado de textos – escritos, falados, visuais, do quotidiano e dos média: ampliar conhecimentos, construção e partilha de uma cultura literária (pp 136 a 139).
(pp149 e 150) …  escrita pessoal e escrita criativa, respondendo de forma concreta às dificuldades dos alunos; Alargamento do trabalho a nível linguístico e textual; Diversificação das actividades propostas aos alunos; … escreve-se para escrever melhor; Circulação dos escritos produzidos; Confronto de textos para tomada de consciência das diferentes tipologias;
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Descritores de desempenho/conteúdos/notas: Classes de palavras  - B3 – do 1ºCiclo (p56), para B3 – do 2ºCiclo (p94) e o 3º Ciclo (p131): Alargamento, sistematização e consolidação – do geral para o particular. Nota-se o emprego de uma linguagem mais complexa e que exige maior profundidade.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio - PE
Currículo de  Língua Portuguesa para o Ensino Médio -  PECurrículo de  Língua Portuguesa para o Ensino Médio -  PE
Currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio - PEMarcia Oliveira
 
Ementa Ensino Médio
Ementa Ensino MédioEmenta Ensino Médio
Ementa Ensino MédioCamilaClivati
 
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem Graça Sousa
 
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.Antônio Fernandes
 
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da Alfabetização
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da AlfabetizaçãoPressupostos da Aprendizagem e do Ensino da Alfabetização
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da AlfabetizaçãoCelismara Seleguin
 
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PE
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PECurriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PE
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PEMarcia Oliveira
 
Planejamento 4º ano
Planejamento 4º anoPlanejamento 4º ano
Planejamento 4º anoRafael Souza
 
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º fad power point
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º  fad power pointPnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º  fad power point
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º fad power pointtlfleite
 
Otm. lingua portuguesa 01
Otm. lingua portuguesa 01Otm. lingua portuguesa 01
Otm. lingua portuguesa 01elannialins
 
Plano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªPlano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªmfmpafatima
 
Alinhamento de Língua Portuguesa
Alinhamento de Língua PortuguesaAlinhamento de Língua Portuguesa
Alinhamento de Língua PortuguesaMarianacl
 
Eixos Língua Portuguesa
Eixos Língua PortuguesaEixos Língua Portuguesa
Eixos Língua PortuguesaShirley Lauria
 
Direitos de aprendizagem produção de textos
Direitos de aprendizagem   produção de textosDireitos de aprendizagem   produção de textos
Direitos de aprendizagem produção de textosmariaelidias
 

Was ist angesagt? (19)

Expectativas de aprendizagem do ensino fundamental anos finais
Expectativas de aprendizagem do ensino fundamental  anos finaisExpectativas de aprendizagem do ensino fundamental  anos finais
Expectativas de aprendizagem do ensino fundamental anos finais
 
Currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio - PE
Currículo de  Língua Portuguesa para o Ensino Médio -  PECurrículo de  Língua Portuguesa para o Ensino Médio -  PE
Currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio - PE
 
Ementa Ensino Médio
Ementa Ensino MédioEmenta Ensino Médio
Ementa Ensino Médio
 
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem
PNAIC-Tabelas com os Direitos de aprendizagem
 
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.
PROPOSTA CURRICULAR CBC. LÍNGUA PORTUGUESA.
 
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da Alfabetização
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da AlfabetizaçãoPressupostos da Aprendizagem e do Ensino da Alfabetização
Pressupostos da Aprendizagem e do Ensino da Alfabetização
 
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PE
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PECurriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PE
Curriculo de Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Estado de PE
 
Planejamento 4º ano
Planejamento 4º anoPlanejamento 4º ano
Planejamento 4º ano
 
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º fad power point
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º  fad power pointPnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º  fad power point
Pnaic 5ª aula objetivos gerais ciclo 1 especif de aprendiz 3º fad power point
 
Otm. lingua portuguesa 01
Otm. lingua portuguesa 01Otm. lingua portuguesa 01
Otm. lingua portuguesa 01
 
Leitura e escrita em História
Leitura e escrita em HistóriaLeitura e escrita em História
Leitura e escrita em História
 
Matriz bimestre 3ano (1)
Matriz bimestre 3ano (1)Matriz bimestre 3ano (1)
Matriz bimestre 3ano (1)
 
Plano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ªPlano de ensino 6ª
Plano de ensino 6ª
 
Alinhamento de Língua Portuguesa
Alinhamento de Língua PortuguesaAlinhamento de Língua Portuguesa
Alinhamento de Língua Portuguesa
 
Eixos Língua Portuguesa
Eixos Língua PortuguesaEixos Língua Portuguesa
Eixos Língua Portuguesa
 
Da Cmetodologiareas
Da CmetodologiareasDa Cmetodologiareas
Da Cmetodologiareas
 
Direitos de aprendizagem produção de textos
Direitos de aprendizagem   produção de textosDireitos de aprendizagem   produção de textos
Direitos de aprendizagem produção de textos
 
Pauta
PautaPauta
Pauta
 
3ª Sessão
3ª Sessão3ª Sessão
3ª Sessão
 

Ähnlich wie 1.º módulo da formação - material produzido

Sequencia Didática- um exemplo prático
Sequencia Didática- um exemplo práticoSequencia Didática- um exemplo prático
Sequencia Didática- um exemplo práticoguest3d615bd
 
Consolidando 2008
Consolidando 2008Consolidando 2008
Consolidando 2008guestad5f37
 
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdf
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdfOrganizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdf
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdfMaraPaulo1
 
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docxSabrinaOliveiraCalaz
 
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdf
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdfPLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdf
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdfssuser3646a1
 
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professorNanci Boschi Teodoro
 
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdf
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdfMEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdf
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdfssuser3646a1
 
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdfkelvindasilvadiasw
 
Inglês instrumental
Inglês instrumentalInglês instrumental
Inglês instrumentalRenata Araujo
 
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdfFbioGil9
 
5º ANO PLANO DE CURSO 2023
5º ANO PLANO DE CURSO 20235º ANO PLANO DE CURSO 2023
5º ANO PLANO DE CURSO 2023AndrezaDias24
 
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdfescola218251pedagogi
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoValéria Maciel
 
PNAIC - Ano 3 unidade 2
PNAIC - Ano 3  unidade 2PNAIC - Ano 3  unidade 2
PNAIC - Ano 3 unidade 2ElieneDias
 
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docx
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docxPlano Anual de Ensino Dom Hélder.docx
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docxJancicleideSouza
 
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdfkelvindasilvadiasw
 
Fev2011 cefet bh
Fev2011 cefet bhFev2011 cefet bh
Fev2011 cefet bhFALE - UFMG
 

Ähnlich wie 1.º módulo da formação - material produzido (20)

PLANO DE ENSINO ANUAL 2023.pdf
PLANO DE ENSINO ANUAL 2023.pdfPLANO DE ENSINO ANUAL 2023.pdf
PLANO DE ENSINO ANUAL 2023.pdf
 
Sequencia Didática- um exemplo prático
Sequencia Didática- um exemplo práticoSequencia Didática- um exemplo prático
Sequencia Didática- um exemplo prático
 
OT Recuperação Intensiva - História
OT Recuperação Intensiva - HistóriaOT Recuperação Intensiva - História
OT Recuperação Intensiva - História
 
Consolidando 2008
Consolidando 2008Consolidando 2008
Consolidando 2008
 
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdf
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdfOrganizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdf
Organizador Curricular_1º ano_2º Bim. de 2023.pdf
 
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001 (4).docx
 
1.º Ano - Português.pdf
1.º Ano - Português.pdf1.º Ano - Português.pdf
1.º Ano - Português.pdf
 
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdf
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdfPLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdf
PLANEJAMENTO 7º ANO (2023).pdf
 
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor
3º ano-aprender-sempre-caderno-do-professor
 
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdf
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdfMEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdf
MEU PLANO DE CURSO 8º ANO LIVRO TECENDO LINGUAGENS.pdf
 
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
4º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
 
Inglês instrumental
Inglês instrumentalInglês instrumental
Inglês instrumental
 
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf
1_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023.pdf
 
5º ANO PLANO DE CURSO 2023
5º ANO PLANO DE CURSO 20235º ANO PLANO DE CURSO 2023
5º ANO PLANO DE CURSO 2023
 
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf
5_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2023_ANOS_INICIAIS-v2001.pdf
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
 
PNAIC - Ano 3 unidade 2
PNAIC - Ano 3  unidade 2PNAIC - Ano 3  unidade 2
PNAIC - Ano 3 unidade 2
 
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docx
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docxPlano Anual de Ensino Dom Hélder.docx
Plano Anual de Ensino Dom Hélder.docx
 
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
1º Período - Ensino Fundamental_EJA_PLANO_DE_CURSO_2024 (1).pdf
 
Fev2011 cefet bh
Fev2011 cefet bhFev2011 cefet bh
Fev2011 cefet bh
 

Kürzlich hochgeladen

Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
Verbos -  transitivos e intransitivos.pdfVerbos -  transitivos e intransitivos.pdf
Verbos - transitivos e intransitivos.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino FilosofiaLucliaResende1
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaTeresaCosta92
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024gilmaraoliveira0612
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxAntonioVieira539017
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosAgrela Elvixeo
 
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxAula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxMarceloDosSantosSoar3
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderLucliaResende1
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegrafernando846621
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -Mary Alvarenga
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
Verbos -  transitivos e intransitivos.pdfVerbos -  transitivos e intransitivos.pdf
Verbos - transitivos e intransitivos.pdf
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
 
Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
 
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxAula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 

1.º módulo da formação - material produzido

  • 1.
  • 2.  
  • 3. Organização programática do 1.º Ciclo Guião de análise
  • 4.  
  • 5. Este ciclo privilegia um desenvolvimento integrado nas actividades e áreas do saber. Visa facultar aos alunos a apropriação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação, nomeadamente a utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e de construção do conhecimento, bem como aprendizagens significativas, essenciais no seu crescimento pessoal e social.
  • 6.  
  • 7. Embora se constitua um ciclo único, entende-se aqui que o 1.º Ciclo compreende, pela sua especificidade dois momentos: Primeiro momento : Composto pelos dois anos iniciais as aprendizagens devem desenvolver nos alunos comportamentos verbais e não verbais adequados a situações de comunicação com diferentes graus de formalidade. A comunicação oral desempenha, nesta etapa, uma dupla função: uma função de carácter adaptativo ao novo ambiente escolar e à consequente integração dos alunos numa nova comunidade de aprendizagem;
  • 8. uma função de capacitação dos alunos para se exprimirem de modo mais fluente e ajustado às situações (p. ex.: relatando acontecimentos, retendo a informação relevante, formulando perguntas e respostas, etc.). É também neste momento em que os alunos tomam consciência das relações essenciais entre a língua falada e a língua escrita.
  • 9. Nele apresentam-se como fundamentais: a aprendizagem de novas convenções sobre o modo como o texto escrito se organiza, o uso correcto da pontuação, o alargamento do repertório lexical e o domínio de uma sintaxe mais elaborada. Em simultâneo, deve processar-se a aprendizagem gradual de procedimentos de compreensão e de interpretação textual, associados à promoção do desenvolvimento linguístico dos alunos, à sua formação como leitores e à ampliação do conhecimento experiencial sobre a vida e sobre o mundo.
  • 10. Compreensão do oral: 1.º e 2.º anos - Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos. - Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem. - Compreender o essencial de histórias contadas, de poemas e de textos da tradição oral. 3.º e 4.º anos - Saber escutar, para organizar e reter informação essencial, discursos breves em português padrão com algum grau de formalidade. - Distinguir entre facto e opinião, informação implícita e explícita, o que é essencial do que é acessório.
  • 11. 1.º e 2. Anos - Falar de forma clara e audível. - Esperar a sua vez, saber pedir a palavra. - Formular pedidos e perguntas tendo em conta a situação e o interlocutor. - Narrar situações vividas e imaginadas. 3.º e 4.º anos - Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros. - Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados. - Produzir breves discursos orais em português padrão com vocabulário e estruturas gramaticais adequados.
  • 12. TEXTOS LITERÁRIOS E PARALITERÁRIOS: TEXTOS NÃO LITERÁRIOS: . narrativas de literatura portuguesa clássica e contemporânea (originais ou adaptações) . narrativas de literaturas de países de língua oficial portuguesa (originais ou adaptações) . narrativas de literatura universal, clássica e contemporânea (originais ou adaptações) . textos de literatura popular e tradicional (cancioneiro, contos, mitos, fábulas, lendas…) . narrativas de literatura para a infância, portuguesas e estrangeiras: . textos dos media (notícia, reportagem, entrevista, publicidade) . textos de manuais escolares; textos científicos; textos de enciclopédias, de glossários, de dicionários… . cartas, correio electrónico, SMS, convites, avisos, recados . blogue, fórum . textos instrucionais: regulamentos, receitas, regras, normas . índices, ficheiros, catálogos . roteiros, mapas, legendas . planos, agendas, esquemas, gráficos
  • 13. TEXTOS LITERÁRIOS E PARALITERÁRIOS: TEXTOS NÃO LITERÁRIOS: - de aventuras - fantásticas - com forte ligação ao real . textos dramáticos . poemas, canções . biografias; autobiografias . descrições, retratos, auto-retratos . banda desenhada . diários; memórias . relatos de viagem . relato histórico . adaptações para filmes e séries de televisão de obras de literatura para infância ou outras adequadas e esta faixa etária.
  • 14. No que se refere à escrita , a aprendizagem das correspondências som/letra e a compreensão das diferentes funções da escrita serão o ponto de partida, sempre em estreita relação com a aprendizagem da leitura. A aprendizagem da escrita implica o desenvolvimento de três competências: a competência gráfica (relativa ao desenho das letras); a competência ortográfica (relativa ao domínio das convenções da escrita); a competência compositiva (relativa aos modos de organização das expressões linguísticas para formar um texto). As duas primeiras competências devem ser automatizadas o mais cedo possível para permitir à criança maior disponibilidade para investir nas tarefas que dizem respeito à competência compositiva.
  • 15. Consideram-se 3 fases no processo de produção de textos: A Planificação – Aqui equaciona-se o objectivo da comunicação, o tipo de texto mais adequado, geram-se ideias e elabora-se um plano. A textualização – Corresponde à redacção do texto segundo um plano previamente elaborado. Seleccionamos o vocabulário, organizamos as frases, a organização das palavras em frases, em parágrafos e em texto, ou seja, fazemos com que o texto seja coerente. A revisão – Fazemos uma leitura para aperfeiçoamento do texto. A realização destas tarefas não é linear podendo ocorrer em diferentes momentos do processo de escrita. Aquando da textualização realizam-se também tarefas de planificação e revisão.
  • 16. Para o desenvolvimento da autonomia da escrita, numa fase inicial, o espaço sala de aula deve conter referencias expostos que possibilitem à criança descobrir, de forma cada vez mais autónoma, a informação que precisa para produzir os seus escritos. A partir de textos escritos pelas crianças promover-se-á a reflexão em interacção, orientada pelo professor, com vista à expansão e ao aperfeiçoamento dos mesmos.
  • 17. Os alunos devem viver situações variadas, aprendendo a produzir diferentes tipos de texto para que desenvolvam da melhor maneira a competência da escrita. As situações da escrita criadas deverão ser o mais expressivas possível para que as crianças interiorizem as diferentes funcionalidades da escrita e se apropriem dos diferentes tipos de texto. Para valorizar as produções dos alunos deverão ser criadas contornos que possibilitem a sua divulgação, nomeadamente blogues, jornais de turma e de escola etc. O papel do professor deverá ser de regulador, orientador e de apoio.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21.
  • 22. Este ciclo privilegia um desenvolvimento integrado nas actividades e áreas do saber. Visa facultar aos alunos a apropriação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação, nomeadamente a utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e de construção do conhecimento, bem como aprendizagens significativas, essenciais no seu crescimento pessoal e social.
  • 23. Organização programática do 2.º Ciclo Guião de análise
  • 24.  
  • 25.  
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Compreensão do oral: No segundo ciclo espera-se que, como no primeiro ciclo, o aluno seja capaz de escutar, para organizar e reter informação, sendo que a extensão dos discursos, assim como o seu grau de formalidade estão sujeitos a uma maior complexidade. Pretende-se, igualmente, que o aluno, para além de distinguir factos de opiniões, esteja apto a interpretar, emitir e fundamentar opiniões e argumentos, adoptando uma postura mais reflexiva e crítica.
  • 30. Expressão oral: Enquanto que no primeiro ciclo o aluno é confrontado com a necessidade de recorrer às estruturas elementares do português padrão para se expressar, no segundo ciclo, é esperada uma maior complexidade e formalidade nas estruturas utilizadas. Não só é necessário comunicar oralmente, mas também se espera que sejam capazes de organizar o seu discurso de uma forma coerente, fundamentada e adequada aos objectivos e destinatários.
  • 31.
  • 32.
  • 33. Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho, recorrendo a técnicas de selecção, registo, organização e transmissão de informação; Utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão com recurso a instrumentos de apoio e recursos informáticos; Escrever em termos pessoais e criativos, em diferentes suportes e num registo adequado ao leitor visado, adoptando as convenções próprias do tipo de texto;
  • 34. Produzir textos coerentes e coesos em português padrão, com tema de abertura e fecho congruente, com uma demarcação clara de parágrafos e períodos e com uso correcto da ortografia e da pontuação.
  • 35. Promover momentos específicos de trabalho em oficina de escrita, apoiando os alunos na planificação, textualização e revisão dos textos. Assim como, promover, apoiar, regular e orientar na selecção dos recursos a utilizar para a produção do texto.
  • 36. Algumas sugestões: Actividades visando o contacto com as diferentes variedades do português; Recurso a listas de palavras para exercitar a voz e o ouvido na manipulação de sons e na identificação de fonemas; Manipulação de palavras com sequências de duas vogais que não pertencem à mesma sílaba; Reconstrução e reinvenção de palavras com base na alteração da estrutura silábica; Actividades para descoberta, comparação e distinção de diferentes processos de formação de palavras compostas; Exercícios de pronominalização; Actividades em laboratório de língua; Jogos de linguagem, leitura de poemas lúdicos, para observar e manipulação de palavras polissémicas. Consulta de dicionários e manipulação de informação lexicográfica;
  • 37. Exercícios para o estabelecimento de relações classe-elemento e parte-todo; Participação na elaboração de glossários e listas organizadas de termos; produção de textos, em Oficina de Escrita; Transformação de frases afirmativas dos diferentes tipos em frases negativas e vice-versa. Actividades para descoberta e identificação de palavras com significado negativo que determinam a polaridade negativa nas frases em que ocorrem; Actividades de descoberta, produção ou interpretação de diferentes tipos enunciados de acordo com o objectivo discursivo, focando a atenção dos alunos nos seguintes aspectos: selecção de verbos performativos ou de verbos que exprimam adequadamente o propósito ilocutório; modo verbal; advérbios; interjeições; entoação (modo oral); sinais de pontuação (modo escrito); Transformação do discurso directo em indirecto.
  • 38.
  • 39. Organização programática do 3.º Ciclo Guião de análise
  • 40.  
  • 41. Organização por Competências: - Compreensão/expressão oral - Leitura - Escrita - Conhecimento explícito da Língua
  • 42. (pp 73,94, 112, 131) Alargamento e complexificação de formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista: 2º Ciclo - situação nova, identificação e reconhecimento (Classes de palavras, B3, p 94); 3º Ciclo - continuação, alargamento, aprofundamento e complexidade progressivos (Classes de palavras, B3, p131)
  • 43. Conjunto alargado de textos – escritos, falados, visuais, do quotidiano e dos média: ampliar conhecimentos, construção e partilha de uma cultura literária (pp 136 a 139).
  • 44. (pp149 e 150) … escrita pessoal e escrita criativa, respondendo de forma concreta às dificuldades dos alunos; Alargamento do trabalho a nível linguístico e textual; Diversificação das actividades propostas aos alunos; … escreve-se para escrever melhor; Circulação dos escritos produzidos; Confronto de textos para tomada de consciência das diferentes tipologias;
  • 45.
  • 46. Descritores de desempenho/conteúdos/notas: Classes de palavras - B3 – do 1ºCiclo (p56), para B3 – do 2ºCiclo (p94) e o 3º Ciclo (p131): Alargamento, sistematização e consolidação – do geral para o particular. Nota-se o emprego de uma linguagem mais complexa e que exige maior profundidade.