SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 64
A sustentabilidade socioambiental em sala de aula Sérgio Adas Bacharel e Licenciado em Filosofia (FFLCH-USP) Doutor em Geografia Humana (FFLCH-SP) Pós-doutorando em Educação (FE-USP)
PARTE I O educar para a sustentabilidade: valores e práticas
“ Havendo um jardineiro, cedo ou tarde, um jardim aparecerá. Mas um jardim sem jardineiro, cedo ou tarde, desaparecerá.  O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.” (Rubem Alves)
Resgatar o objeto-mundo passando da curiosidade ingênua à epistemológica
PEDAGOGIA DA TERRA ou ECOPEDAGOGIA (Instituto Paulo Freire: ipf@paulofreire.org) Moacir Gadotti. “Pedagogia da Terra” (2000) Categorias essenciais: planetaridade e sustentabilidade. Características essenciais da “Travessia do Milênio”: avanço tecnológico aliado à imaturidade política, falta de alternativas e crise de inteligibilidade.
Os horizontes políticos clássicos ou tradicionais: neoliberalismo e estatismo socialista burocrático e autoritário. Alternativa para além destes dois modelos clássicos: fortalecer o controle cidadão diante do Estado e do mercado e a capacidade da sociedade governar-se e controlar o seu desenvolvimento. Educação e cidadania ativa.
“ DEMOCRACIA ECOSSOCIALISTA” (Boaventura de Sousa Santos - “Pela mão de Alice”, 1995:336) Conflito contemporâneo: limite entre um ecossistema finito e uma acumulação capitalista tendenciosamente infinita.
 
 
CANS SEURAT (2007) Representa 106.000 latas de alumínio. O número consumido a cada 30 segundos nos Estados Unidos.
 
 
SACOS DE PAPEL (2007) Representa 1,14 milhão de sacos marrons de papel de supermercado. O número consumido a cada hora nos Estados Unidos.
PEDAGOGIA DA TERRA:  VALORES E COMPROMISSOS Prevenção:  é mais barato prevenir a degradação do que consertar o estrago. Precaução:  avaliar as conseqüências, o impacto ambiental de uma ação. Cooperação:  de todos no planejamento e na implementação de ações ambientais (participação).
Compromisso:  com a melhoria contínua, dentro do ecossistema. Responsabilidade:  os governos locais são responsáveis perante as comunidades que servem. Transparência e democracia:  a comunidade deve ter o controle. Formar cidadãos capazes de escolher os indicadores de qualidade do seu futuro!
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PEDAGOGIA FREIREANA Método de aprendizagem a partir do cotidiano dos educandos. Partir das necessidades dos alunos (curiosidade e condições gnosiológicas da prática educativa). Relação dialógica professor-aluno na busca do descobrimento rigoroso da razão de ser das coisas, porém de forma imaginativa.
Educação como produção e não como transmissão e acumulação de conhecimentos (noção de uma ciência aberta às necessidades populares). Educação para a liberdade por intermédio de uma escola cidadã e da pedagogia da autonomia (planejamento comunitário e participativo). “ Paradigma da ação comunicativa” (Jürgen Habermas) ou “paradigma da ação dialógica” (Paulo Freire) associado ao “paradigma do conflito” (Karl Marx)
ALGUNS OBJETIVOS E PRÁTICAS
Mudar comportamentos (educandos e comunidade); Combinar elementos científicos e teóricos com experimentação, práticas e conhecimentos externos à escola; Popularizar e ensinar por intermédio de práticas expeditas: decibilímetro (medidor de ruídos), medidor de monóxido de carbono (CO 2 ) e o papel do tornassol para medir a acidez da água;
Levar os educandos a produzir indicadores ambientais: aprendizado sobre a origem da poluição e as medidas necessárias para diminuí-la; Conduzir à participação em movimentos ecológicos de caráter local (Educação Ambiental Informal); Constatar problemas sócio-ambientais para advertir órgãos ambientais.
ESTUDO DO MEIO Promover o estudo do meio, ou seja, trazer a realidade para dentro da sala de aula, tirando a turma de dentro dela. Eixos principais da atividade: interdisciplinaridade e caráter complexo da realidade; Mistura entre ensino e pesquisa; Noções de cidadania e alargamento da consciência social e ambiental.
“ A Terra é nossa mãe, a águia, nossa prima. A árvore bombeia nosso sangue e a erva cresce. Disseram-nos os seres ancestrais: agora que fizemos todas essas coisas, cabe a vós zelar para que elas permaneçam para sempre. Foi assim que os seres humanos foram nomeados guardiões do planeta.” (Relato Gagudju da Criação - Austrália)
PARTE II Meio Ambiente, Território e Sociedade
“ (...) as ciências sociais proporcionam a compreensão que dá sentido e justificação à explicação das ciências naturais e, por isso, as ciências sociais são epistemologicamente prioritárias em relação às ciências naturais.” (Boaventura de Souza Santos.  Introdução a uma ciência pós-moderna , 1989:68)
José Augusto Pádua “ Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista” (2002) “ A história convencional estuda política e economia, mas não presta atenção ao fato de que a dominação colonial é um processo ecológico.”
Anchieta e as feras , Óleo de Benedito Calixto (Seminário da Glória-SP)
A leitura das cartas de Anchieta revela que a natureza era e devia ser combatida sob o tríplice aspecto de floresta virgem, vida animal e população indígena. A urbanização, a predação sempre se encarregaram de roubar do mato cada vez mais espaço vital, transformando-o em espaço sem vida. A floresta amazônica é a última grande reserva verde do planeta, mas não por muito tempo. Nossa marca de nascença é o corte do pau-brasil, que continuamos simbolicamente a derrubar até hoje.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Mauro Leonel “ A morte social dos rios” (1998) Degradação ambiental como um processo social; As relações dos homens com a natureza são indissociáveis das relações que os homens mantêm entre si (fatos ecológicos como fatos sociológicos); Danos ambientais causados por diversos usos sociais dos recursos naturais; Comunidades tradicionais e processo endocolonial (sociodiversidade);
Amazônia O caráter universalizador do modo de ser da sociedade industrial vem introduzindo uma competição desigual com as populações desfavorecidas em torno do aproveitamento da água e do peixe.
Ricardo Toledo Neder “ Crise socioambiental: Estado e sociedade civil no Brasil (1982-1998)” (2002) Ambiental  como um  artefato humano   versus  naturalismo revivido e pré-romântico manipulado pela mídia e  marketing  no plano da psicologia coletiva; O ambiental (suporte da rede da vida na Terra) exige um  território  que é também domínio organizado de poder (quando o é) constituindo-se em  Estado  (quando e onde isso de fato ocorre);
Ambiental é parte de uma entidade mais ampla ainda, a  sociabilidade política  entre dominantes e dominados, inimigos e amigos, hegemônicos e contra-hegemônicos presente em toda arena política. Necessidade de interpretação sobre o tema da  divisão política, técnica e ética de responsabilidades  que determina a crise socioambiental no Brasil  versus  grande imprensa dos  fait-divers  sobre as ocorrências de risco no dia-a-dia;
Crise contemporânea e  segregação socioambiental, econômica e espacial ; Ausência de políticas de regulação fundiária, do uso e da ocupação do solo urbano e de habitação popular; Regulação: implementação de políticas pelo Estado que reproduzem em maior ou menor grau a segregação já existente;
Campo dos  conflitos socioambientais : interesses econômicos em choque com comunidades e grupos sociais; Caráter paliativo da geopolítica das unidades de conservação e da política de zoneamento industrial/controle ambiental e o ideário da gestão ambiental;
Interdependência entre o estado da depleção de recursos naturais de países dependentes como o Brasil, o sistema hegemônico internacional comandado pelas economias do Grupo dos 7 (países mais ricos); Difícil inclusão numa sociedade de classes das  comunidades tradicionais  (indígenas, caiçaras, ribeirinhos, pescadores, entre outros);
Corrente neoconservacionista : observa atores políticos e econômicos a partir da ótica fundante das populações tradicionais. A  defesa da sociodiversidade  das populações humanas locais, não como “espécies” a preservar, mas algo como complementação, pois a manutenção das populações tradicionais é parte inseparável da biodiversidade.
PARTE III Conflitos socioambientais na Amazônia Brasileira
Os desertos os sucedem.” (René de Chateaubriand, escritor e poeta francês, 1768-1848) “ As florestas antecedem os povos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo de desmatamento T2 – Perda do sub-bosque T1 – Retirada de madeira T3 – Perda parcial do dossel T4 – Final da degradação = Corte raso
Final de degradação = Corte raso Pastagem
Questão fundiária:  6.102 títulos de terra  registrados nos cartórios estaduais contém irregularidades. Somados, os papéis representam mais de  110 milhões de hectares , ou  quase um Pará a mais em áreas possivelmente griladas  (o Pará tem 124 milhões de hectares).  Áreas irregulares Pará  = =
Dados do Inpe publicados no site do jornal  O Estado de S. Paulo . KM quadrados Ano Pará: o estado que mais desmata na Amazônia
R$ 1,2 mil  é o custo  médio para aumentar  a produtividade de  1 ha de pastagem. R$ 800   é o custo  médio para derrubar 1 ha de floresta e  abrir pastagens ( FONTE : EMBRAPA)
O crescimento da pecuária  na Amazônia   é  acompanhado pelo  aumento da devastação
78%  do desmatamento na Amazônia aconteceu para abrir espaço para os pastos  ( Imazon).
Desmatamento recente  é concentrado nos principais  municípios com maiores rebanhos .  Desmatamento 2007 (Inpe) x Distribuição do Rebanho (IBGE)
 
 
 
 
 
 
Muito grato pela atenção! sergioadas.blogspot.com twitter.com/sergioadas [email_address] www.sergioadas.pro.br

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoescola
 
Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoescola
 
Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoescola
 
Importância e necessidade de todas as unidades de
Importância e necessidade de todas as unidades deImportância e necessidade de todas as unidades de
Importância e necessidade de todas as unidades deMARC DOUROJEANNI
 
Meio ambiente bases hist. capítulo 1 - marília brandão
Meio ambiente bases hist.  capítulo 1 - marília brandãoMeio ambiente bases hist.  capítulo 1 - marília brandão
Meio ambiente bases hist. capítulo 1 - marília brandãoEdmo Filho
 
Relatório parcial da prática de estágio iii
Relatório parcial da prática de estágio iiiRelatório parcial da prática de estágio iii
Relatório parcial da prática de estágio iiiValdecir Silva
 
A abordagem ambiental unifica as geografias viii encontro nac ional da anpe...
A abordagem ambiental unifica as geografias   viii encontro nac ional da anpe...A abordagem ambiental unifica as geografias   viii encontro nac ional da anpe...
A abordagem ambiental unifica as geografias viii encontro nac ional da anpe...blogarlete
 
Desenvolvimento Sustentável e Indicadores
Desenvolvimento Sustentável e IndicadoresDesenvolvimento Sustentável e Indicadores
Desenvolvimento Sustentável e IndicadoresVitor Vieira Vasconcelos
 
Relações entre sistemas naturais e sociais
Relações entre sistemas naturais e sociaisRelações entre sistemas naturais e sociais
Relações entre sistemas naturais e sociaisVitor Vieira Vasconcelos
 
Aquecimento climatico global roque junges
Aquecimento climatico global   roque jungesAquecimento climatico global   roque junges
Aquecimento climatico global roque jungesbabins
 
Sementes de conhecimento
Sementes de conhecimentoSementes de conhecimento
Sementes de conhecimentoJosé André
 

Was ist angesagt? (16)

Liduina carvalho pegada ecológica
Liduina carvalho pegada ecológicaLiduina carvalho pegada ecológica
Liduina carvalho pegada ecológica
 
Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 correto
 
Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 correto
 
Ativi 3.1 correto
Ativi 3.1 corretoAtivi 3.1 correto
Ativi 3.1 correto
 
Educação ambiental e sustentabilidade
Educação ambiental e sustentabilidadeEducação ambiental e sustentabilidade
Educação ambiental e sustentabilidade
 
Aula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADEAula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADE
 
Importância e necessidade de todas as unidades de
Importância e necessidade de todas as unidades deImportância e necessidade de todas as unidades de
Importância e necessidade de todas as unidades de
 
Meio ambiente bases hist. capítulo 1 - marília brandão
Meio ambiente bases hist.  capítulo 1 - marília brandãoMeio ambiente bases hist.  capítulo 1 - marília brandão
Meio ambiente bases hist. capítulo 1 - marília brandão
 
Relatório parcial da prática de estágio iii
Relatório parcial da prática de estágio iiiRelatório parcial da prática de estágio iii
Relatório parcial da prática de estágio iii
 
A abordagem ambiental unifica as geografias viii encontro nac ional da anpe...
A abordagem ambiental unifica as geografias   viii encontro nac ional da anpe...A abordagem ambiental unifica as geografias   viii encontro nac ional da anpe...
A abordagem ambiental unifica as geografias viii encontro nac ional da anpe...
 
Desenvolvimento Sustentável e Indicadores
Desenvolvimento Sustentável e IndicadoresDesenvolvimento Sustentável e Indicadores
Desenvolvimento Sustentável e Indicadores
 
Ecologia Política e Marxismo
Ecologia Política e MarxismoEcologia Política e Marxismo
Ecologia Política e Marxismo
 
Relações entre sistemas naturais e sociais
Relações entre sistemas naturais e sociaisRelações entre sistemas naturais e sociais
Relações entre sistemas naturais e sociais
 
Educação Ambiental
Educação AmbientalEducação Ambiental
Educação Ambiental
 
Aquecimento climatico global roque junges
Aquecimento climatico global   roque jungesAquecimento climatico global   roque junges
Aquecimento climatico global roque junges
 
Sementes de conhecimento
Sementes de conhecimentoSementes de conhecimento
Sementes de conhecimento
 

Andere mochten auch

Bioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E DesmatamentoBioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E Desmatamentocwbdesign
 
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa Socioambiental
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa SocioambientalEcopedagogia (1° parte) - Nativa Socioambiental
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa SocioambientalNativa Socioambiental
 
Aula 10 responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1
Aula 10   responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1Aula 10   responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1
Aula 10 responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1Angelo Peres
 
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?Matheus Braun Magrin
 
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da Sustentabilidade
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da SustentabilidadeEscriturário Banco do Brasil - Gestão da Sustentabilidade
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da SustentabilidadeJailma Gomez
 
Sustentabilidade & Os Cosmeticos
Sustentabilidade & Os CosmeticosSustentabilidade & Os Cosmeticos
Sustentabilidade & Os Cosmeticosamandastudy
 
Permacultura-Ecovila Crystal Waters
Permacultura-Ecovila Crystal WatersPermacultura-Ecovila Crystal Waters
Permacultura-Ecovila Crystal WatersUniGaia-Brasil
 
Apresentação Pedro Vieira CBA-Agroecologia2013
Apresentação Pedro Vieira  CBA-Agroecologia2013Apresentação Pedro Vieira  CBA-Agroecologia2013
Apresentação Pedro Vieira CBA-Agroecologia2013Agroecologia
 
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de Permacultura
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de PermaculturaCurso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de Permacultura
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de PermaculturaMarina Utsch
 
Permacultura Urbana
Permacultura UrbanaPermacultura Urbana
Permacultura Urbanaterrasolta
 
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura Urbana
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura UrbanaApresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura Urbana
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura UrbanaAriel Kogan
 
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTALPROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTALDayane Salvador
 
Permacultura prática
Permacultura práticaPermacultura prática
Permacultura práticaMarina Utsch
 
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo Água
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo ÁguaCurso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo Água
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo ÁguaFluxus Design Ecológico
 
Responsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidadeResponsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidadeALVARO RAMOS
 
Empresa fictícia para trabalho de Administração
Empresa fictícia para trabalho de AdministraçãoEmpresa fictícia para trabalho de Administração
Empresa fictícia para trabalho de AdministraçãoPâmella Cavallini
 

Andere mochten auch (20)

Bioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E DesmatamentoBioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E Desmatamento
 
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa Socioambiental
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa SocioambientalEcopedagogia (1° parte) - Nativa Socioambiental
Ecopedagogia (1° parte) - Nativa Socioambiental
 
Aula 10 responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1
Aula 10   responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1Aula 10   responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1
Aula 10 responsabilidade socioambiental final com correcao 2012.1
 
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?
Como a Permacultura pode contribuir com a cultura ágil?
 
Terça ambiental AMDA
Terça ambiental AMDATerça ambiental AMDA
Terça ambiental AMDA
 
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da Sustentabilidade
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da SustentabilidadeEscriturário Banco do Brasil - Gestão da Sustentabilidade
Escriturário Banco do Brasil - Gestão da Sustentabilidade
 
Sustentabilidade & Os Cosmeticos
Sustentabilidade & Os CosmeticosSustentabilidade & Os Cosmeticos
Sustentabilidade & Os Cosmeticos
 
Permacultura-Ecovila Crystal Waters
Permacultura-Ecovila Crystal WatersPermacultura-Ecovila Crystal Waters
Permacultura-Ecovila Crystal Waters
 
Apresentação Pedro Vieira CBA-Agroecologia2013
Apresentação Pedro Vieira  CBA-Agroecologia2013Apresentação Pedro Vieira  CBA-Agroecologia2013
Apresentação Pedro Vieira CBA-Agroecologia2013
 
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de Permacultura
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de PermaculturaCurso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de Permacultura
Curso Permacultura EcoVIDA São Miguel - Guia de Permacultura
 
Permacultura Urbana
Permacultura UrbanaPermacultura Urbana
Permacultura Urbana
 
Pedagogia waldorf
Pedagogia waldorfPedagogia waldorf
Pedagogia waldorf
 
Introdução à Permacultura -Bill Mollison
 Introdução à Permacultura  -Bill Mollison    Introdução à Permacultura  -Bill Mollison
Introdução à Permacultura -Bill Mollison
 
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura Urbana
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura UrbanaApresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura Urbana
Apresentação do Peter Webb. Curso de Introdução à Permacultura Urbana
 
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTALPROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
 
Permacultura prática
Permacultura práticaPermacultura prática
Permacultura prática
 
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo Água
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo ÁguaCurso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo Água
Curso gratuito de Introdução à Permacultura - Módulo Água
 
Sistemas agroflorestais
Sistemas agroflorestaisSistemas agroflorestais
Sistemas agroflorestais
 
Responsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidadeResponsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidade
 
Empresa fictícia para trabalho de Administração
Empresa fictícia para trabalho de AdministraçãoEmpresa fictícia para trabalho de Administração
Empresa fictícia para trabalho de Administração
 

Ähnlich wie Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia

percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdf
percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdfpercepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdf
percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdfLudmilaEsteves4
 
Gravataí 2015 territorialidade
Gravataí 2015 territorialidadeGravataí 2015 territorialidade
Gravataí 2015 territorialidadeNtm Gravataí
 
Trilhas e perspectivas juan
Trilhas e perspectivas juanTrilhas e perspectivas juan
Trilhas e perspectivas juanNEAGERED
 
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptxJulioCesar1563
 
Percepção Ambiental TAIM (marcelo)
Percepção Ambiental TAIM   (marcelo)Percepção Ambiental TAIM   (marcelo)
Percepção Ambiental TAIM (marcelo)Marcelo Gomes
 
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaAprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaMauro de Oliveira Lima
 
Ai urgencia de um ethos mundial
Ai urgencia de um ethos mundialAi urgencia de um ethos mundial
Ai urgencia de um ethos mundialInês Sagula
 
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE EXPE...
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR  RELATO DE EXPE...RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR  RELATO DE EXPE...
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE EXPE...Ezequias Guimaraes
 
Livro conflitos territoriais aba (1)
Livro conflitos territoriais aba (1)Livro conflitos territoriais aba (1)
Livro conflitos territoriais aba (1)Victor Ha-Kã Azevedo
 
Oficina emi 2º ano
Oficina emi 2º anoOficina emi 2º ano
Oficina emi 2º anowagneripo
 
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaAprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaMauro de Oliveira Lima
 

Ähnlich wie Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia (20)

Introdução a gestão para sustentabilidade [2014]
Introdução a gestão para sustentabilidade [2014]Introdução a gestão para sustentabilidade [2014]
Introdução a gestão para sustentabilidade [2014]
 
percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdf
percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdfpercepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdf
percepoambiental-230313022737-0693ccdf.pdf
 
percepção ambiental.ppt
percepção ambiental.pptpercepção ambiental.ppt
percepção ambiental.ppt
 
Texto 1ª aula
Texto 1ª aulaTexto 1ª aula
Texto 1ª aula
 
Gravataí 2015 territorialidade
Gravataí 2015 territorialidadeGravataí 2015 territorialidade
Gravataí 2015 territorialidade
 
Power Point Andre
Power  Point  AndrePower  Point  Andre
Power Point Andre
 
Trilhas e perspectivas juan
Trilhas e perspectivas juanTrilhas e perspectivas juan
Trilhas e perspectivas juan
 
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx
2º ano RELAÇÃO SERHUMANO NATUREZA.pptx
 
Percepção Ambiental TAIM (marcelo)
Percepção Ambiental TAIM   (marcelo)Percepção Ambiental TAIM   (marcelo)
Percepção Ambiental TAIM (marcelo)
 
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaAprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
 
JornalEco Linneu Ano I Edição 2
JornalEco Linneu Ano I Edição 2JornalEco Linneu Ano I Edição 2
JornalEco Linneu Ano I Edição 2
 
Agbsp bpg
Agbsp bpgAgbsp bpg
Agbsp bpg
 
Ai urgencia de um ethos mundial
Ai urgencia de um ethos mundialAi urgencia de um ethos mundial
Ai urgencia de um ethos mundial
 
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE EXPE...
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR  RELATO DE EXPE...RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR  RELATO DE EXPE...
RECICLANDO IDEIAS - A RECICLAGEM DO PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE EXPE...
 
Meio ambiente questoes
Meio ambiente questoesMeio ambiente questoes
Meio ambiente questoes
 
Meio ambiente questoes
Meio ambiente questoesMeio ambiente questoes
Meio ambiente questoes
 
Livro conflitos territoriais aba (1)
Livro conflitos territoriais aba (1)Livro conflitos territoriais aba (1)
Livro conflitos territoriais aba (1)
 
Oficina emi 2º ano
Oficina emi 2º anoOficina emi 2º ano
Oficina emi 2º ano
 
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da AmazoniaAprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
Aprendendo Com A Biodiversidade Da Amazonia
 
Ecologia integral e economia
Ecologia integral e economiaEcologia integral e economia
Ecologia integral e economia
 

Mehr von Editora Moderna

JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...Editora Moderna
 
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...Editora Moderna
 
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” - Maria Rehder campa...
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” -  Maria Rehder campa...“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” -  Maria Rehder campa...
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” - Maria Rehder campa...Editora Moderna
 
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice RibeiroEditora Moderna
 
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...Editora Moderna
 
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David SaadEditora Moderna
 
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...Editora Moderna
 
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...Editora Moderna
 
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun MorohashiEditora Moderna
 
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio CostaEditora Moderna
 
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia BarbieriEditora Moderna
 
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...Editora Moderna
 
Lançamento Projeto Araribá
Lançamento Projeto Araribá Lançamento Projeto Araribá
Lançamento Projeto Araribá Editora Moderna
 
Amabis e Martho: 40 anos de Biologia
Amabis e Martho: 40 anos de BiologiaAmabis e Martho: 40 anos de Biologia
Amabis e Martho: 40 anos de BiologiaEditora Moderna
 
Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Editora Moderna
 
Escola 3.0 – Reinventando a escola
Escola 3.0 – Reinventando a escola  Escola 3.0 – Reinventando a escola
Escola 3.0 – Reinventando a escola Editora Moderna
 
Blended Learning - Romero Tori
Blended Learning - Romero Tori Blended Learning - Romero Tori
Blended Learning - Romero Tori Editora Moderna
 
Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Editora Moderna
 
Revista Educatrix - Ed.02
Revista Educatrix - Ed.02Revista Educatrix - Ed.02
Revista Educatrix - Ed.02Editora Moderna
 
Revista Educatrix - Ed.04
Revista Educatrix - Ed.04Revista Educatrix - Ed.04
Revista Educatrix - Ed.04Editora Moderna
 

Mehr von Editora Moderna (20)

JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
 
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
JORNADA DIGITAL #2 | Mudanças físicas no ambiente escolar e saúde pública: de...
 
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” - Maria Rehder campa...
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” -  Maria Rehder campa...“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” -  Maria Rehder campa...
“Educação para a Cidadania Global – Desafios no Brasil” - Maria Rehder campa...
 
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro
“Base Nacional Comum: Desafios e Perspectivas” - Alice Ribeiro
 
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...
“Educação para a Cidadania Global – A experiência do Todos Pela Educação” - P...
 
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad
“Por que ETI – Escolas em Tempo Integral?” - David Saad
 
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
“Educação socioemocional em sala de aula: o que é, como fazer e em que medida...
 
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...
“Propostas para um Ensino Médio que forme um cidadão global” - Hélio Queiroz ...
 
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi
“A cidadania global no contexto haitiano” - Jun Morohashi
 
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa
“Desafios da implementação de políticas para a educação cidadã” - Alessio Costa
 
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri
“Educação para a Cidadania Global” - Cecilia Barbieri
 
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...
Palestra "Nossos alunos e as competências socioemocionais" - Ciclo de eventos...
 
Lançamento Projeto Araribá
Lançamento Projeto Araribá Lançamento Projeto Araribá
Lançamento Projeto Araribá
 
Amabis e Martho: 40 anos de Biologia
Amabis e Martho: 40 anos de BiologiaAmabis e Martho: 40 anos de Biologia
Amabis e Martho: 40 anos de Biologia
 
Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05
 
Escola 3.0 – Reinventando a escola
Escola 3.0 – Reinventando a escola  Escola 3.0 – Reinventando a escola
Escola 3.0 – Reinventando a escola
 
Blended Learning - Romero Tori
Blended Learning - Romero Tori Blended Learning - Romero Tori
Blended Learning - Romero Tori
 
Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05Revista Educatrix - Ed.05
Revista Educatrix - Ed.05
 
Revista Educatrix - Ed.02
Revista Educatrix - Ed.02Revista Educatrix - Ed.02
Revista Educatrix - Ed.02
 
Revista Educatrix - Ed.04
Revista Educatrix - Ed.04Revista Educatrix - Ed.04
Revista Educatrix - Ed.04
 

Kürzlich hochgeladen

Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

Educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia

  • 1. A sustentabilidade socioambiental em sala de aula Sérgio Adas Bacharel e Licenciado em Filosofia (FFLCH-USP) Doutor em Geografia Humana (FFLCH-SP) Pós-doutorando em Educação (FE-USP)
  • 2. PARTE I O educar para a sustentabilidade: valores e práticas
  • 3. “ Havendo um jardineiro, cedo ou tarde, um jardim aparecerá. Mas um jardim sem jardineiro, cedo ou tarde, desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.” (Rubem Alves)
  • 4. Resgatar o objeto-mundo passando da curiosidade ingênua à epistemológica
  • 5. PEDAGOGIA DA TERRA ou ECOPEDAGOGIA (Instituto Paulo Freire: ipf@paulofreire.org) Moacir Gadotti. “Pedagogia da Terra” (2000) Categorias essenciais: planetaridade e sustentabilidade. Características essenciais da “Travessia do Milênio”: avanço tecnológico aliado à imaturidade política, falta de alternativas e crise de inteligibilidade.
  • 6. Os horizontes políticos clássicos ou tradicionais: neoliberalismo e estatismo socialista burocrático e autoritário. Alternativa para além destes dois modelos clássicos: fortalecer o controle cidadão diante do Estado e do mercado e a capacidade da sociedade governar-se e controlar o seu desenvolvimento. Educação e cidadania ativa.
  • 7. “ DEMOCRACIA ECOSSOCIALISTA” (Boaventura de Sousa Santos - “Pela mão de Alice”, 1995:336) Conflito contemporâneo: limite entre um ecossistema finito e uma acumulação capitalista tendenciosamente infinita.
  • 8.  
  • 9.  
  • 10. CANS SEURAT (2007) Representa 106.000 latas de alumínio. O número consumido a cada 30 segundos nos Estados Unidos.
  • 11.  
  • 12.  
  • 13. SACOS DE PAPEL (2007) Representa 1,14 milhão de sacos marrons de papel de supermercado. O número consumido a cada hora nos Estados Unidos.
  • 14. PEDAGOGIA DA TERRA: VALORES E COMPROMISSOS Prevenção: é mais barato prevenir a degradação do que consertar o estrago. Precaução: avaliar as conseqüências, o impacto ambiental de uma ação. Cooperação: de todos no planejamento e na implementação de ações ambientais (participação).
  • 15. Compromisso: com a melhoria contínua, dentro do ecossistema. Responsabilidade: os governos locais são responsáveis perante as comunidades que servem. Transparência e democracia: a comunidade deve ter o controle. Formar cidadãos capazes de escolher os indicadores de qualidade do seu futuro!
  • 16. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PEDAGOGIA FREIREANA Método de aprendizagem a partir do cotidiano dos educandos. Partir das necessidades dos alunos (curiosidade e condições gnosiológicas da prática educativa). Relação dialógica professor-aluno na busca do descobrimento rigoroso da razão de ser das coisas, porém de forma imaginativa.
  • 17. Educação como produção e não como transmissão e acumulação de conhecimentos (noção de uma ciência aberta às necessidades populares). Educação para a liberdade por intermédio de uma escola cidadã e da pedagogia da autonomia (planejamento comunitário e participativo). “ Paradigma da ação comunicativa” (Jürgen Habermas) ou “paradigma da ação dialógica” (Paulo Freire) associado ao “paradigma do conflito” (Karl Marx)
  • 18. ALGUNS OBJETIVOS E PRÁTICAS
  • 19. Mudar comportamentos (educandos e comunidade); Combinar elementos científicos e teóricos com experimentação, práticas e conhecimentos externos à escola; Popularizar e ensinar por intermédio de práticas expeditas: decibilímetro (medidor de ruídos), medidor de monóxido de carbono (CO 2 ) e o papel do tornassol para medir a acidez da água;
  • 20. Levar os educandos a produzir indicadores ambientais: aprendizado sobre a origem da poluição e as medidas necessárias para diminuí-la; Conduzir à participação em movimentos ecológicos de caráter local (Educação Ambiental Informal); Constatar problemas sócio-ambientais para advertir órgãos ambientais.
  • 21. ESTUDO DO MEIO Promover o estudo do meio, ou seja, trazer a realidade para dentro da sala de aula, tirando a turma de dentro dela. Eixos principais da atividade: interdisciplinaridade e caráter complexo da realidade; Mistura entre ensino e pesquisa; Noções de cidadania e alargamento da consciência social e ambiental.
  • 22. “ A Terra é nossa mãe, a águia, nossa prima. A árvore bombeia nosso sangue e a erva cresce. Disseram-nos os seres ancestrais: agora que fizemos todas essas coisas, cabe a vós zelar para que elas permaneçam para sempre. Foi assim que os seres humanos foram nomeados guardiões do planeta.” (Relato Gagudju da Criação - Austrália)
  • 23. PARTE II Meio Ambiente, Território e Sociedade
  • 24. “ (...) as ciências sociais proporcionam a compreensão que dá sentido e justificação à explicação das ciências naturais e, por isso, as ciências sociais são epistemologicamente prioritárias em relação às ciências naturais.” (Boaventura de Souza Santos. Introdução a uma ciência pós-moderna , 1989:68)
  • 25. José Augusto Pádua “ Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista” (2002) “ A história convencional estuda política e economia, mas não presta atenção ao fato de que a dominação colonial é um processo ecológico.”
  • 26. Anchieta e as feras , Óleo de Benedito Calixto (Seminário da Glória-SP)
  • 27. A leitura das cartas de Anchieta revela que a natureza era e devia ser combatida sob o tríplice aspecto de floresta virgem, vida animal e população indígena. A urbanização, a predação sempre se encarregaram de roubar do mato cada vez mais espaço vital, transformando-o em espaço sem vida. A floresta amazônica é a última grande reserva verde do planeta, mas não por muito tempo. Nossa marca de nascença é o corte do pau-brasil, que continuamos simbolicamente a derrubar até hoje.
  • 28.
  • 29. Mauro Leonel “ A morte social dos rios” (1998) Degradação ambiental como um processo social; As relações dos homens com a natureza são indissociáveis das relações que os homens mantêm entre si (fatos ecológicos como fatos sociológicos); Danos ambientais causados por diversos usos sociais dos recursos naturais; Comunidades tradicionais e processo endocolonial (sociodiversidade);
  • 30. Amazônia O caráter universalizador do modo de ser da sociedade industrial vem introduzindo uma competição desigual com as populações desfavorecidas em torno do aproveitamento da água e do peixe.
  • 31. Ricardo Toledo Neder “ Crise socioambiental: Estado e sociedade civil no Brasil (1982-1998)” (2002) Ambiental como um artefato humano versus naturalismo revivido e pré-romântico manipulado pela mídia e marketing no plano da psicologia coletiva; O ambiental (suporte da rede da vida na Terra) exige um território que é também domínio organizado de poder (quando o é) constituindo-se em Estado (quando e onde isso de fato ocorre);
  • 32. Ambiental é parte de uma entidade mais ampla ainda, a sociabilidade política entre dominantes e dominados, inimigos e amigos, hegemônicos e contra-hegemônicos presente em toda arena política. Necessidade de interpretação sobre o tema da divisão política, técnica e ética de responsabilidades que determina a crise socioambiental no Brasil versus grande imprensa dos fait-divers sobre as ocorrências de risco no dia-a-dia;
  • 33. Crise contemporânea e segregação socioambiental, econômica e espacial ; Ausência de políticas de regulação fundiária, do uso e da ocupação do solo urbano e de habitação popular; Regulação: implementação de políticas pelo Estado que reproduzem em maior ou menor grau a segregação já existente;
  • 34. Campo dos conflitos socioambientais : interesses econômicos em choque com comunidades e grupos sociais; Caráter paliativo da geopolítica das unidades de conservação e da política de zoneamento industrial/controle ambiental e o ideário da gestão ambiental;
  • 35. Interdependência entre o estado da depleção de recursos naturais de países dependentes como o Brasil, o sistema hegemônico internacional comandado pelas economias do Grupo dos 7 (países mais ricos); Difícil inclusão numa sociedade de classes das comunidades tradicionais (indígenas, caiçaras, ribeirinhos, pescadores, entre outros);
  • 36. Corrente neoconservacionista : observa atores políticos e econômicos a partir da ótica fundante das populações tradicionais. A defesa da sociodiversidade das populações humanas locais, não como “espécies” a preservar, mas algo como complementação, pois a manutenção das populações tradicionais é parte inseparável da biodiversidade.
  • 37. PARTE III Conflitos socioambientais na Amazônia Brasileira
  • 38. Os desertos os sucedem.” (René de Chateaubriand, escritor e poeta francês, 1768-1848) “ As florestas antecedem os povos.
  • 39.  
  • 40.  
  • 41.  
  • 42.  
  • 43.  
  • 44.  
  • 45.  
  • 46.  
  • 47.  
  • 48.  
  • 49.  
  • 50. Processo de desmatamento T2 – Perda do sub-bosque T1 – Retirada de madeira T3 – Perda parcial do dossel T4 – Final da degradação = Corte raso
  • 51. Final de degradação = Corte raso Pastagem
  • 52. Questão fundiária: 6.102 títulos de terra registrados nos cartórios estaduais contém irregularidades. Somados, os papéis representam mais de 110 milhões de hectares , ou quase um Pará a mais em áreas possivelmente griladas (o Pará tem 124 milhões de hectares). Áreas irregulares Pará = =
  • 53. Dados do Inpe publicados no site do jornal O Estado de S. Paulo . KM quadrados Ano Pará: o estado que mais desmata na Amazônia
  • 54. R$ 1,2 mil é o custo médio para aumentar a produtividade de 1 ha de pastagem. R$ 800 é o custo médio para derrubar 1 ha de floresta e abrir pastagens ( FONTE : EMBRAPA)
  • 55. O crescimento da pecuária na Amazônia é acompanhado pelo aumento da devastação
  • 56. 78% do desmatamento na Amazônia aconteceu para abrir espaço para os pastos ( Imazon).
  • 57. Desmatamento recente é concentrado nos principais municípios com maiores rebanhos . Desmatamento 2007 (Inpe) x Distribuição do Rebanho (IBGE)
  • 58.  
  • 59.  
  • 60.  
  • 61.  
  • 62.  
  • 63.  
  • 64. Muito grato pela atenção! sergioadas.blogspot.com twitter.com/sergioadas [email_address] www.sergioadas.pro.br