SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 5
FANÁTICO EM ATENDER BEM Seja Fanático para prestar um bom atendimento e tenha orgulho disso. Se todas as pessoas responsáveis em prestar serviço e atendimento ao publico fossem FANÁTICAS e fizessem  bem o seu trabalho, os clientes seriam mais bem tratados e as vendas aumentariam ainda mais.  Por que o atendimento "ruim" e o serviço "porco" é o que impera atualmente? Como os responsáveis pelas empresas que gastam milhões de reais em marketing e comunicação deixam os maus treinados funcionários destruírem a imagem da empresa na cara delas? É muito difícil, mas muito difícil mesmo encontrar gente boa pra trabalhar, não falo aqui do cara legal e sim do cara de qualidade que vai manter e melhorar inclusive a reputação do seu negócio. Penso muito nisso, o tempo todo, me preocupo, por que eu mesmo sou responsável por uma montanha de atendimentos diários e nem sempre eles saem como devem ser. Andei fuçando por ai e encontrei umas dicas para repassar. Creio que o grande problema em treinar "gente boa" começa na contratação, então vamos ver alguns passos que eu acho que são infalíveis para verificar a qualidade dos seus candidatos:
Só devemos contratar pessoas que sabem SORRIR, este é fácil, se você também souber SORRIR! Só devemos contratar pessoas que saibam se apresentar bem, se vestir e se cuidar fisicamente, não estou falando de beleza, e sim de saúde, boa aparência e atitude positiva. Este também é fácil. Só devemos contratar pessoas que saibam se comunicar claramente, falar bem. Para este passo é só você saber ouvir Só devemos contratar pessoas que tenham capacidade de promover/vender BEM nossa empresa e nossos produtos e serviços. Para testar isso, peça para o candidato lhe vender a caneta que você está usando, verifique o quão entusiasticamente ele falará das maravilhosas qualidades da caneta. Se você conseguir chegar na etapa 4, Parabéns, você tem um candidato "gente boa", bem preparado e apresentável, que sabe falar e se comunicar bem e é um bom vendedor. Já é um bom começo. Contratou, então TREINE a pessoa imediatamente, diga a ela exatamente o que você precisa que ela faça e o que você espera dela. Se você não consegue fazer isso não devia nem estar contratando ninguém. Concorda? Acompanhe pessoalmente no inicio, o desempenho do seu novo contratado, verifique se el e interage com seus clientes da mesma forma que interagiu com você. Isto NÃO É DELEGAVEL, você mesmo deve fazer isso. Elogie o que ele faz bem e RE-TREINE o que ele faz mal. Observe se ele cuida e trata bem o seu cliente, elogie novamente o que está bom, e treine novamente o que está ruim. Faça isso o tempo todo, lembre treinamento não acaba nunca. Se ele tratar mal o seu cliente, use o conceito de TOLERANCIA ZERO, tratar mal o cliente é INACEITAVEL e ponto final. É melhor perder um funcionário do que um cliente. Manter um serviço e um atendimento BOM, depende de "gente boa" e"gente boa" a principio, só se consegue contratando e treinando bem.
            Como manter seu time “FOCADO” nas suas idéias e nos seus objetivos Uma das formas mais poderosas de manter seu time “FOCADO” nas suas coisas e nos seus objetivos é usar o modelo de participação chamado ORID. A sigla ORID significa: O de Objetivo: Obtendo os fatos. R de Reflexão: Reconhecendo os sentimentos. I de Interpretação: O que entendemos e absorvemos. D de Decisão: O que faremos agora baseado em tudo o que foi dito? O poder do ORID baseia-se na “Escada de Inferência” aonde as idéias e os conceitos vão evoluindo instantaneamente à medida que vão sendo estimulados. A escada da inferência tem normalmente quatro degraus: 1. Percepção seletiva: Cada pessoa reage de forma diferente às informações recebidas. 2. Reação emocional: Nós reagimos de forma positiva ou negativa a estes estímulos. 3. Lógica: Isto faz sentido? Todo mundo atribui significado aos dados recebidos com base em nossas crenças, impulsos e experiências. 4. Ação: Nós agimos baseados nas nossas inferências sobre as informações e estímulos recebidos. Por exemplo: O alarme toca!!!!! (Percepção seletiva) O quê, Como???? (Reação emocional) Estou atrasado!!!!!! (Lógica) Corro para me preparar! (Ação) Normalmente o grupo não reage em conjunto levando em conta os três primeiros degraus da escada apenas por que não conseguem discutir entre si. A maioria das pessoas tende a discutir apenas sobre a sua preferência pessoal na ação que deve ser tomada. O que acontece é que cada membro do time toma sua decisão baseada em estímulos, emoções e interpretações diferentes. A técnica do ORID assegura que o grupo visite cada degrau da escada juntos. Vamos ver como isso funciona na pratica através de cinco etapas básicas. Aplique-as depois de explicado e mostrado qual é a meta e os objetivos que se deseja alcançar.
O (de Objetivo): Pergunte as pessoas o que eles entenderam sobre o que foi exposto. Escreva as suas respostas em um flipchart. Mantenha o grupo focado no assunto e nas respostas, desestimule divergências de opiniões e discussões nesta etapa. R+ (de Reflexão positiva): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos positivos do que se expôs e liste suas respostas no flipchart. R- (de Reflexão negativa): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos negativos do que se expôs e relacione suas respostas no flipchart. Algumas pessoas podem achar negativo o que outras acharam positivo, isso é normal, alias é exatamente este o propósito disto tudo. I (de interpretação): Pergunte a equipe neste momento qual é o sentido de tudo o que foi dito até agora em relação aos objetivos que se propõe alcançar. Anote suas respostas. D (de Decisão): E finalmente pergunte aos participantes que ações deverão ser tomadas agora como um time para se conseguir atingir os objetivos propostos. Pode se discutir idéias individuais até se chegar ao um consenso. A idéia é gradativamente juntar o esforço e a experiência de cada membro até se tomar uma decisão de ação que seja aceita e reconhecida pelo grupo como a coisa certa a se fazer. Uma vez que o grupo entenda isto é só partir para ação. O “clima” na hora do treinamento   Eu sou avesso, contra, faço tudo para evitar, treinamento-palestra em sala de aula. Mas, se, for inevitável, o treinamento em sala de aula, tenha muito cuidado com o ambiente, o clima do evento. Nem oba-oba com muita musica e barulho, nem aquelas intermináveis preleções ao ritmo do Power Point. Tem gente queADORA uma platéia, principalmente quando esta platéia é “obrigada” a participar dos eventos chamados “treinamento”, cheios de brindes, coffebrakes e gritos e palavras de força. Já vi de tudo, até gente vestida de samurai para ensinar vendedores de farmácia a fazer não sei o que.
COMO PLANEJAR UM TREINAMENTO “EFICIENTE” Os dois pontos mais importantes a levar em conta na hora de organizar uma sessão de treinamento em sala de aula são: O material precisa ser pratico e o treinamento dinâmico e ativo. O treinamento para adultos deve considerar que: As pessoas gostam de saber que vão aprender alguma coisa, as pessoas gostam de experimentar enquanto aprendem coisas novas, as pessoas gostam de aprender a resolver problemas e as pessoas gostam de aplicar imediatamente o que aprendem. Então nada de teorias intermináveis cheios de citações de livros de “gurus” famosos. As pessoas gostam também de saber que VOCÊ tem algo a dizer e ensinar. Lembre-se que o tempo em sala de aula também é curto, dedique mais tempo ao “Como Fazer” do que a teoria, se uma aula tenta cobrir muito material e toma o tempo da pratica e dos exemplos será ineficaz e certamente esquecido dentro de pouco tempo. Novos conhecimentos só se aprendem “com a mão na massa” e “fazendo junto” Para concluir, cuide do espaço físico também com ar condicionado bem regulado, cadeiras confortáveis e iluminação adequada. Se o assunto for bom, o instrutor participativo e com conhecimento de causa, nem precisará de brindes e coffebreak. Mais um ponto importante, se puder, deixe passar uns dias e envie um teste de conhecimento sobre o assunto aplicado para avaliar a retenção da matéria junto aos treinandos.  

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Apostila de tecnicas de pnl
Apostila de tecnicas de pnlApostila de tecnicas de pnl
Apostila de tecnicas de pnl
Kivia Costa
 
10 perguntas de entrevista de emprego
10 perguntas de entrevista de emprego10 perguntas de entrevista de emprego
10 perguntas de entrevista de emprego
Fabio Scussolino
 

Was ist angesagt? (20)

Revelando a fórmula mágica para emagrecer.
Revelando a fórmula mágica para emagrecer.Revelando a fórmula mágica para emagrecer.
Revelando a fórmula mágica para emagrecer.
 
Como transformar seu produto em algo que não tem preço
Como transformar seu produto em algo que não tem preçoComo transformar seu produto em algo que não tem preço
Como transformar seu produto em algo que não tem preço
 
Sucesso
SucessoSucesso
Sucesso
 
Como fazer acontecer
Como fazer acontecerComo fazer acontecer
Como fazer acontecer
 
Apostila de tecnicas de pnl
Apostila de tecnicas de pnlApostila de tecnicas de pnl
Apostila de tecnicas de pnl
 
COMO SE TRANSFORMAR NUM EMPREENDEDOR DE ALTA PERFORMANCE
COMO SE TRANSFORMAR NUM EMPREENDEDOR DE ALTA PERFORMANCECOMO SE TRANSFORMAR NUM EMPREENDEDOR DE ALTA PERFORMANCE
COMO SE TRANSFORMAR NUM EMPREENDEDOR DE ALTA PERFORMANCE
 
Melhores Práticas para atrair Clientes
Melhores Práticas para atrair ClientesMelhores Práticas para atrair Clientes
Melhores Práticas para atrair Clientes
 
A motivação no trabalho
A motivação no trabalhoA motivação no trabalho
A motivação no trabalho
 
O SUCESSO É TREINÁVEL
O SUCESSO É TREINÁVELO SUCESSO É TREINÁVEL
O SUCESSO É TREINÁVEL
 
10 passos para construir uma carreira de sucesso
10 passos para construir uma carreira de sucesso10 passos para construir uma carreira de sucesso
10 passos para construir uma carreira de sucesso
 
Treinamento Just Academia
Treinamento Just AcademiaTreinamento Just Academia
Treinamento Just Academia
 
5w1h livro 5 licoes 41 a 50
5w1h livro 5   licoes 41 a 505w1h livro 5   licoes 41 a 50
5w1h livro 5 licoes 41 a 50
 
5w1h livro 2 licoes 21 a 30
5w1h livro 2   licoes 21 a 305w1h livro 2   licoes 21 a 30
5w1h livro 2 licoes 21 a 30
 
10 perguntas de entrevista de emprego
10 perguntas de entrevista de emprego10 perguntas de entrevista de emprego
10 perguntas de entrevista de emprego
 
Vendas
VendasVendas
Vendas
 
Livro focos- -metas
Livro focos- -metasLivro focos- -metas
Livro focos- -metas
 
Trabalhe por sua carreira ou torne-se refém dela
Trabalhe por sua carreira ou torne-se refém delaTrabalhe por sua carreira ou torne-se refém dela
Trabalhe por sua carreira ou torne-se refém dela
 
como ter sucesso na vida (2)
como ter sucesso na vida  (2)como ter sucesso na vida  (2)
como ter sucesso na vida (2)
 
5w1h livro 2 licoes 31 a 40
5w1h livro 2   licoes 31 a 405w1h livro 2   licoes 31 a 40
5w1h livro 2 licoes 31 a 40
 
Como transformar seu produto em algo que não tem preço pilates cientifico -...
Como transformar seu produto em algo que não tem preço   pilates cientifico -...Como transformar seu produto em algo que não tem preço   pilates cientifico -...
Como transformar seu produto em algo que não tem preço pilates cientifico -...
 

Andere mochten auch

Microinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
Microinovação - Fabricar Ideias, Rui MarquesMicroinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
Microinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
comunidades@ina
 
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDIPROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
acessomundi
 
Palestra atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
Palestra   atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientesPalestra   atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
Palestra atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
Sebrae Santa Catarina
 
Excelência no atendimento palestra sebrae - 08-11-2011
Excelência no atendimento   palestra sebrae - 08-11-2011Excelência no atendimento   palestra sebrae - 08-11-2011
Excelência no atendimento palestra sebrae - 08-11-2011
filipebrito
 
Excelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao clienteExcelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao cliente
Daiane Costa
 
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
Pamella Machado
 
Treinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à ClientesTreinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à Clientes
aavbatista
 

Andere mochten auch (16)

Microinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
Microinovação - Fabricar Ideias, Rui MarquesMicroinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
Microinovação - Fabricar Ideias, Rui Marques
 
Academia ubuntu
Academia ubuntuAcademia ubuntu
Academia ubuntu
 
Seja Nosso Parceiro
Seja Nosso ParceiroSeja Nosso Parceiro
Seja Nosso Parceiro
 
Campanha Matrícula Decisão Master
Campanha Matrícula Decisão MasterCampanha Matrícula Decisão Master
Campanha Matrícula Decisão Master
 
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDIPROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
PROJETO ESCOLA CHEIA - ACESSOMUNDI
 
Marketing para escolas
Marketing para escolasMarketing para escolas
Marketing para escolas
 
Ppt aula fgv_excelência_no_atendimento_ao_cliente_prof. randes_12.02.14
Ppt aula fgv_excelência_no_atendimento_ao_cliente_prof. randes_12.02.14Ppt aula fgv_excelência_no_atendimento_ao_cliente_prof. randes_12.02.14
Ppt aula fgv_excelência_no_atendimento_ao_cliente_prof. randes_12.02.14
 
Palestra atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
Palestra   atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientesPalestra   atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
Palestra atendimento ao cliente - como satisfazer e encantar seu clientes
 
Excelência no atendimento palestra sebrae - 08-11-2011
Excelência no atendimento   palestra sebrae - 08-11-2011Excelência no atendimento   palestra sebrae - 08-11-2011
Excelência no atendimento palestra sebrae - 08-11-2011
 
Técnicas de atendimento ao cliente
Técnicas de atendimento ao clienteTécnicas de atendimento ao cliente
Técnicas de atendimento ao cliente
 
Excelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao clienteExcelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao cliente
 
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
Atendimento ao cliente: Noções sobre comportamento, técnicas de atendimento e...
 
Qualidade no Atendimento
Qualidade no AtendimentoQualidade no Atendimento
Qualidade no Atendimento
 
Instalei o ubuntu e agora
Instalei o ubuntu e agoraInstalei o ubuntu e agora
Instalei o ubuntu e agora
 
Marketing para Instituições de Ensino
Marketing para Instituições de EnsinoMarketing para Instituições de Ensino
Marketing para Instituições de Ensino
 
Treinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à ClientesTreinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à Clientes
 

Ähnlich wie Fanático em atender bem

Método 9 Passos Para o Sucesso
Método 9 Passos Para o SucessoMétodo 9 Passos Para o Sucesso
Método 9 Passos Para o Sucesso
Líder Treinador
 
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
Mayra de Souza
 
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
Mayra de Souza
 

Ähnlich wie Fanático em atender bem (20)

Projeto de Vida, e o Caminho para o Sucesso!
Projeto de Vida, e o Caminho para o Sucesso!Projeto de Vida, e o Caminho para o Sucesso!
Projeto de Vida, e o Caminho para o Sucesso!
 
O BÁSICO - Manual do MMN
O BÁSICO - Manual do MMNO BÁSICO - Manual do MMN
O BÁSICO - Manual do MMN
 
Faça o que tem que ser feito!
Faça o que tem que ser feito!Faça o que tem que ser feito!
Faça o que tem que ser feito!
 
Livro-Digital-7-Segredos-das-Pessoas-de-Sucesso.pdf
Livro-Digital-7-Segredos-das-Pessoas-de-Sucesso.pdfLivro-Digital-7-Segredos-das-Pessoas-de-Sucesso.pdf
Livro-Digital-7-Segredos-das-Pessoas-de-Sucesso.pdf
 
Patrocinar e vender
Patrocinar e vender Patrocinar e vender
Patrocinar e vender
 
VOCÊ POSSUI UMA COMUNICAÇÃO VENDEDORA?
VOCÊ POSSUI UMA COMUNICAÇÃO VENDEDORA?VOCÊ POSSUI UMA COMUNICAÇÃO VENDEDORA?
VOCÊ POSSUI UMA COMUNICAÇÃO VENDEDORA?
 
Marketing pessoal
Marketing pessoalMarketing pessoal
Marketing pessoal
 
Solucoes essenciais-desafios-gerenciais
Solucoes essenciais-desafios-gerenciaisSolucoes essenciais-desafios-gerenciais
Solucoes essenciais-desafios-gerenciais
 
10 atitudes que podem sabotar sua carreira
10 atitudes que podem sabotar  sua carreira10 atitudes que podem sabotar  sua carreira
10 atitudes que podem sabotar sua carreira
 
TEMÁTICA - Apresentação pessoal e postura profissional.pptx
TEMÁTICA - Apresentação pessoal e postura profissional.pptxTEMÁTICA - Apresentação pessoal e postura profissional.pptx
TEMÁTICA - Apresentação pessoal e postura profissional.pptx
 
Empreendedorismo 01 apostila do docente
Empreendedorismo 01 apostila do docenteEmpreendedorismo 01 apostila do docente
Empreendedorismo 01 apostila do docente
 
Train the-trainer
Train the-trainerTrain the-trainer
Train the-trainer
 
As formas de ser o melhor mentor para a sua equipe
As formas de ser o melhor mentor para a sua equipeAs formas de ser o melhor mentor para a sua equipe
As formas de ser o melhor mentor para a sua equipe
 
Método 9 Passos Para o Sucesso
Método 9 Passos Para o SucessoMétodo 9 Passos Para o Sucesso
Método 9 Passos Para o Sucesso
 
Treinamento em Vendas e Atendimento
Treinamento em Vendas e AtendimentoTreinamento em Vendas e Atendimento
Treinamento em Vendas e Atendimento
 
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
Workshop FacilitAção (Adaptado para 4h)
 
Encontro 4 - 2017 - liderança inspiradora
Encontro 4 - 2017 - liderança inspiradoraEncontro 4 - 2017 - liderança inspiradora
Encontro 4 - 2017 - liderança inspiradora
 
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
Workshop de FacilitAção (Duração 8h)
 
Apresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas AzenkaApresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas Azenka
 
Gestos e posturas
Gestos e posturasGestos e posturas
Gestos e posturas
 

Mehr von Luciano Cavalcante (8)

Conteúdo curso nr 10 básico 40 h
Conteúdo curso nr 10 básico 40 hConteúdo curso nr 10 básico 40 h
Conteúdo curso nr 10 básico 40 h
 
Alunos
AlunosAlunos
Alunos
 
Alunos
AlunosAlunos
Alunos
 
Reforma ortográfica
Reforma ortográficaReforma ortográfica
Reforma ortográfica
 
Tecnicas para-falar-em-publico 2
Tecnicas para-falar-em-publico 2Tecnicas para-falar-em-publico 2
Tecnicas para-falar-em-publico 2
 
Personalidade
Personalidade  Personalidade
Personalidade
 
Ratoeira
RatoeiraRatoeira
Ratoeira
 
Obra de arte
Obra de arteObra de arte
Obra de arte
 

Fanático em atender bem

  • 1. FANÁTICO EM ATENDER BEM Seja Fanático para prestar um bom atendimento e tenha orgulho disso. Se todas as pessoas responsáveis em prestar serviço e atendimento ao publico fossem FANÁTICAS e fizessem  bem o seu trabalho, os clientes seriam mais bem tratados e as vendas aumentariam ainda mais. Por que o atendimento "ruim" e o serviço "porco" é o que impera atualmente? Como os responsáveis pelas empresas que gastam milhões de reais em marketing e comunicação deixam os maus treinados funcionários destruírem a imagem da empresa na cara delas? É muito difícil, mas muito difícil mesmo encontrar gente boa pra trabalhar, não falo aqui do cara legal e sim do cara de qualidade que vai manter e melhorar inclusive a reputação do seu negócio. Penso muito nisso, o tempo todo, me preocupo, por que eu mesmo sou responsável por uma montanha de atendimentos diários e nem sempre eles saem como devem ser. Andei fuçando por ai e encontrei umas dicas para repassar. Creio que o grande problema em treinar "gente boa" começa na contratação, então vamos ver alguns passos que eu acho que são infalíveis para verificar a qualidade dos seus candidatos:
  • 2. Só devemos contratar pessoas que sabem SORRIR, este é fácil, se você também souber SORRIR! Só devemos contratar pessoas que saibam se apresentar bem, se vestir e se cuidar fisicamente, não estou falando de beleza, e sim de saúde, boa aparência e atitude positiva. Este também é fácil. Só devemos contratar pessoas que saibam se comunicar claramente, falar bem. Para este passo é só você saber ouvir Só devemos contratar pessoas que tenham capacidade de promover/vender BEM nossa empresa e nossos produtos e serviços. Para testar isso, peça para o candidato lhe vender a caneta que você está usando, verifique o quão entusiasticamente ele falará das maravilhosas qualidades da caneta. Se você conseguir chegar na etapa 4, Parabéns, você tem um candidato "gente boa", bem preparado e apresentável, que sabe falar e se comunicar bem e é um bom vendedor. Já é um bom começo. Contratou, então TREINE a pessoa imediatamente, diga a ela exatamente o que você precisa que ela faça e o que você espera dela. Se você não consegue fazer isso não devia nem estar contratando ninguém. Concorda? Acompanhe pessoalmente no inicio, o desempenho do seu novo contratado, verifique se el e interage com seus clientes da mesma forma que interagiu com você. Isto NÃO É DELEGAVEL, você mesmo deve fazer isso. Elogie o que ele faz bem e RE-TREINE o que ele faz mal. Observe se ele cuida e trata bem o seu cliente, elogie novamente o que está bom, e treine novamente o que está ruim. Faça isso o tempo todo, lembre treinamento não acaba nunca. Se ele tratar mal o seu cliente, use o conceito de TOLERANCIA ZERO, tratar mal o cliente é INACEITAVEL e ponto final. É melhor perder um funcionário do que um cliente. Manter um serviço e um atendimento BOM, depende de "gente boa" e"gente boa" a principio, só se consegue contratando e treinando bem.
  • 3.   Como manter seu time “FOCADO” nas suas idéias e nos seus objetivos Uma das formas mais poderosas de manter seu time “FOCADO” nas suas coisas e nos seus objetivos é usar o modelo de participação chamado ORID. A sigla ORID significa: O de Objetivo: Obtendo os fatos. R de Reflexão: Reconhecendo os sentimentos. I de Interpretação: O que entendemos e absorvemos. D de Decisão: O que faremos agora baseado em tudo o que foi dito? O poder do ORID baseia-se na “Escada de Inferência” aonde as idéias e os conceitos vão evoluindo instantaneamente à medida que vão sendo estimulados. A escada da inferência tem normalmente quatro degraus: 1. Percepção seletiva: Cada pessoa reage de forma diferente às informações recebidas. 2. Reação emocional: Nós reagimos de forma positiva ou negativa a estes estímulos. 3. Lógica: Isto faz sentido? Todo mundo atribui significado aos dados recebidos com base em nossas crenças, impulsos e experiências. 4. Ação: Nós agimos baseados nas nossas inferências sobre as informações e estímulos recebidos. Por exemplo: O alarme toca!!!!! (Percepção seletiva) O quê, Como???? (Reação emocional) Estou atrasado!!!!!! (Lógica) Corro para me preparar! (Ação) Normalmente o grupo não reage em conjunto levando em conta os três primeiros degraus da escada apenas por que não conseguem discutir entre si. A maioria das pessoas tende a discutir apenas sobre a sua preferência pessoal na ação que deve ser tomada. O que acontece é que cada membro do time toma sua decisão baseada em estímulos, emoções e interpretações diferentes. A técnica do ORID assegura que o grupo visite cada degrau da escada juntos. Vamos ver como isso funciona na pratica através de cinco etapas básicas. Aplique-as depois de explicado e mostrado qual é a meta e os objetivos que se deseja alcançar.
  • 4. O (de Objetivo): Pergunte as pessoas o que eles entenderam sobre o que foi exposto. Escreva as suas respostas em um flipchart. Mantenha o grupo focado no assunto e nas respostas, desestimule divergências de opiniões e discussões nesta etapa. R+ (de Reflexão positiva): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos positivos do que se expôs e liste suas respostas no flipchart. R- (de Reflexão negativa): Solicite agora ao grupo para expor os aspectos negativos do que se expôs e relacione suas respostas no flipchart. Algumas pessoas podem achar negativo o que outras acharam positivo, isso é normal, alias é exatamente este o propósito disto tudo. I (de interpretação): Pergunte a equipe neste momento qual é o sentido de tudo o que foi dito até agora em relação aos objetivos que se propõe alcançar. Anote suas respostas. D (de Decisão): E finalmente pergunte aos participantes que ações deverão ser tomadas agora como um time para se conseguir atingir os objetivos propostos. Pode se discutir idéias individuais até se chegar ao um consenso. A idéia é gradativamente juntar o esforço e a experiência de cada membro até se tomar uma decisão de ação que seja aceita e reconhecida pelo grupo como a coisa certa a se fazer. Uma vez que o grupo entenda isto é só partir para ação. O “clima” na hora do treinamento   Eu sou avesso, contra, faço tudo para evitar, treinamento-palestra em sala de aula. Mas, se, for inevitável, o treinamento em sala de aula, tenha muito cuidado com o ambiente, o clima do evento. Nem oba-oba com muita musica e barulho, nem aquelas intermináveis preleções ao ritmo do Power Point. Tem gente queADORA uma platéia, principalmente quando esta platéia é “obrigada” a participar dos eventos chamados “treinamento”, cheios de brindes, coffebrakes e gritos e palavras de força. Já vi de tudo, até gente vestida de samurai para ensinar vendedores de farmácia a fazer não sei o que.
  • 5. COMO PLANEJAR UM TREINAMENTO “EFICIENTE” Os dois pontos mais importantes a levar em conta na hora de organizar uma sessão de treinamento em sala de aula são: O material precisa ser pratico e o treinamento dinâmico e ativo. O treinamento para adultos deve considerar que: As pessoas gostam de saber que vão aprender alguma coisa, as pessoas gostam de experimentar enquanto aprendem coisas novas, as pessoas gostam de aprender a resolver problemas e as pessoas gostam de aplicar imediatamente o que aprendem. Então nada de teorias intermináveis cheios de citações de livros de “gurus” famosos. As pessoas gostam também de saber que VOCÊ tem algo a dizer e ensinar. Lembre-se que o tempo em sala de aula também é curto, dedique mais tempo ao “Como Fazer” do que a teoria, se uma aula tenta cobrir muito material e toma o tempo da pratica e dos exemplos será ineficaz e certamente esquecido dentro de pouco tempo. Novos conhecimentos só se aprendem “com a mão na massa” e “fazendo junto” Para concluir, cuide do espaço físico também com ar condicionado bem regulado, cadeiras confortáveis e iluminação adequada. Se o assunto for bom, o instrutor participativo e com conhecimento de causa, nem precisará de brindes e coffebreak. Mais um ponto importante, se puder, deixe passar uns dias e envie um teste de conhecimento sobre o assunto aplicado para avaliar a retenção da matéria junto aos treinandos.