SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 29
Downloaden Sie, um offline zu lesen
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia 
Projeto de Terminais Com Informações da Copa do Mundo e Olimpíadas 
Criciúma 
2013
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia 
Projeto de Terminais Com Informações da Copa do Mundo e Olimpíadas 
Nome: Carlos Henrique Carniatto 
RA: 1314129 
Curso: Gestão da Tecnologia 
Da Informação. 
1º Semestre 
Criciúma 
2013
Resumo O objetivo deste projeto é a implantação de terminais nas principais estações de metros e aeroportos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, informando turistas e moradores sob os eventos da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, aos quais estas cidades brasileiras sediam. 
Este terminais tem como bases de Desenvolvimento Sustentável, o uso de dispositivos ecologicamente corretos e o uso de energias limpas, já em Fundamentos de Sistemas Operacionais, com a escolha da Infraestrutura Windows, foi possível além da integração de interface gráfica amigável para o usuário, também a disposição de serviços a distância trazendo assim não só as informações localmente como remotamente. 
A Lógica em conjunto com a Estatística trouxe aos terminais rapidez e fluidez, tendo em vista que, com base em organogramas e fluxogramas, que representam o uso do software, pode-se alocar os terminais e as funções mais utilizadas pelos próprios usuários fazendo assim com se tornasse uma solução rápida e eficaz de consulta. 
Os terminais são compostos com telas de Super AMOLED, pois as mesmas possuem uma alta eficiência energética, também há outras formas de acesso como chips NFC, ao qual o usuário conseguirá baixar um aplicativo que armazenará através do mesmo, as informações mais úteis. 
As informações ficarão em um banco de dados sendo atualizadas automaticamente 24 horas e poderão ser utilizadas como base de pesquisas para o Governo e também, para caso seja necessário a realocação dos terminais, a estes disponibilizarão aos usuários algumas funções como: data e hora dos eventos, pontos turísticos da cidade, restaurantes, serviços em gerais e também toda a parte de hotelaria, com os valores, distância e disponibilidade através de uma integração direta com os mesmo, sendo que as informações passadas pelas empresas cadastradas no sistema. 
Palavras-chaves: Tecnologia, AMOLED, Metrô, Terminais.
Abstract 
L'objectif de ce projet est la mise en oeuvre des principales stations terminales et les aéroports mètres de São Paulo et de Rio de Janeiro, les touristes et les résidents informer dans le cas de la Coupe du monde 2014 et les Jeux Olympiques en 2016, dans laquelle ces villes brésilienne siège. 
Ce terminal possède les fondements du développement durable, l'utilisation d'appareils respectueux de l'environnement et l'utilisation d'énergie propre, comme dans Fondements des systèmes d'exploitation, avec le choix de l'infrastructure de Windows, a été possible au- delà de l'interface graphique conviviale de l'intégration à l'utilisateur, aussi fourniture de services d'éloigner apportant ainsi non seulement les informations localement ou à distance. 
Logique en collaboration avec Statistique porté à vitesse terminale et la fluidité, considérant que, sur la base des graphiques et des diagrammes de flux, qui représentent l'utilisation du logiciel, vous pouvez répartir les terminaux et les fonctions les plus utilisées par les utilisateurs, rendant ainsi devenir une consultation rapide et efficace. 
Les bornes sont faites avec des écrans Super AMOLED parce qu'ils possèdent une haute efficacité énergétique, il ya aussi d'autres formes d'accès que les puces NFC, à laquelle l'utilisateur sera en mesure de télécharger une application qui permet de stocker par la même, l'information la plus utile. 
L'information sera dans une base de données est automatiquement mise à jour 24 heures et peut être utilisé comme base de recherche pour le gouvernement et également, si nécessaire, pour la relocalisation des terminaux à la disposition des utilisateurs de ces fonctions telles que: date et heure de l'événement , les sites de la ville, des restaurants, des services en général et qui font tous partie de l'hospitalité, des valeurs, de la distance et de la disponibilité d'une intégration directe avec les mêmes, et les informations transmises par des entreprises enregistrées dans le système. 
Mots-clés : Technologie,, terminaux de métro AMOLED.
5 
Sumário 
1. Introdução 6 
2. Fundamentos De Sistemas Operacionais 7 
2.1. Windows e Sua História 7 
2.2. Windows 8 RT 8 
2.3. Windows Server 2012 8 
3. Estatística 9 3.1. Distribuição dos Terminais 9 3.1.1. Metrôs 9 3.1.1.1. São Paulo 9 3.1.1.2. Rio de Janeiro 12 3.2. Aeroportos 13 3.2.1. Rio de Janeiro 14 3.2.2. São Paulo 15 3.3. Controle dos Acessos 15 
4. Lógica 17 
4.1. Terminais de Atendimento 17 
4.1.1 Locais dos Terminais 17 4.1.2 Acessibilidade 17 4.2. Aplicações dos Terminais de Autoatendimento 18 4.2.1 Tela Inicial para acesso 18 
4.2.2 Title Eventos 21 
4.2.3 Title Transporte 22 
4.2.4 Title Estadia 23 
4.2.5 Title Pontos Turísticos 24 5. Desenvolvimento Sustentável 26 5.1. Adoção da Sustentabilidade nos Terminais uso 26 5.2. Economia de Energia 26 5.3.Redução de Resíduos 27 5.4. Estratégia Energética 27 Conclusão 28 Referências Bibliográficas 29
6 
Introdução 
Os terminais de auto atendimento trarão aos que usufruírem dos mesmo as informações sobre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, tais como datas, hora, locais aonde acontecerão os eventos, rotas mais rápidas, sobre os atletas e os comitês, informações de órgãos públicos (polícia, consulados, hospitais, etc.), comércios e lazer com base na localização geográfica da pessoa no terminal, quanto fora dele. 
Este projeto tem como base os ensinamentos de Desenvolvimento Sustentável, Estatística, Fundamentos de Sistemas Operacionais e Lógica.
7 
2.FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 
2.1 Windows e Sua História 
Um meados de 1970 dois jovens entusiastas chamados Bill Gates e Paul Allen, formam a Microsoft, vendo que o mercado de informática estava se iniciando e lhe renderia muitos frutos. 
Por volta do mês de junho do ano de 1980, Gates e Allen, a procura de pessoas para ajudar na trajetória da empresa resolvem contratar um antigo colega da faculdade de Harvard, Steve Ballmer, no mês sucessor a empresa IBM fecha um contrato com a Microsoft para um projeto cujo seu codinome era Xadrez (Chess). 
Este faria a interligação entre o hardware e o usuário; administrando, gerenciando e trazendo algumas funções que o softwares da IBM não tinha. O software da Microsoft trouxe ao mercado de computadores portáteis a base para todos os programas funcionarem, o Sistema Operacional se chamou MS-DOS, mas este ele não era tão fácil de comandar pois o mesmo dependia de muitos comandos fazendo assim que os usuários acabassem achando muito difícil de utilizar. 
Mas mesmo assim não deixou de fazer sucesso, sendo assim, em sua versão 1.0 foi criado uma interface gráfica e mudado o nome do Sistema Operacional para Windows, nos anos seguintes foram adicionados mais recursos, como por exemplo múltiplas tarefas, a integração do DOS, a adoção de políticas de segurança para internet e também a criação das edições server ou seja sistemas operacionais voltados para empresas e servidores. 
Desde do seu início o Windows utilizou na sua arquitetura de programação, a linguagem Assembly, com o passar dos anos e a evolução dos computadores, o suporte a mais instruções do hardware, passou-se utilizar o C++ e o Basic, tendo em vista que as 3 são utilizadas até hoje, pois o Assembly faz a parte de comunicação com o hardware e as outras trazem a experiência de interface ao usuário.
8 
2.2 Windows 8 RT 
Uma grande vantagem do Windows 8 RT, é que ele é voltado especialmente para dispositivos móveis ou seja para um arquitetura de processadores chamada ARM, trazendo assim economia ainda maior de energia, pois o mesmo não irá requisitar muitos recursos de hardware para o uso do mesmo. 
Por ser um Sistema Operacional proprietário ele tem um suporte instantâneo para resolução de problemas, coisas que não acontece em outros Sistemas como o Linux. 
O Windows 8 RT além disto tem aplicativos de mapas nativos no sistema do próprio sistema operacional fazendo assim que os recursos de geolocalização estejam presentes de uma forma simples, prática e intuitiva. Também há suporte a multitouch ou seja, toque múltiplos na tela fazendo com que se for necessário um zoom em um mapa para ver melhores detalhes do local a ser visitado você conseguirá, fazê-lo com um movimento de pinça, utilizando dois dedos. Além também de transmitir informações via bluetooth, Wifi e NFC, você consegue acesso remoto a todos os terminais em caso de pane no sistema e também o novo sistema da Microsoft utiliza o protocolo de internet e redes IPv6, trazendo assim para todos uma estabilidade maior nos serviços oferecidos. 
2.3 Windows Server 2012 
Com o aparecimento do Windows 8, a Microsoft se sentiu no dever de trazer alguma inovação para as empresas, já que o seu novo Sistema Operacional trouxe uma interface totalmente remodelada, ela por si só decidiu trazer para o a sua família de servidores a mesma interface, e alguns recursos novos para a área de redes e internet ao qual não estavam disponíveis nas versões anteriores, além de atualizações de segurança e estabilidade maior, tendo em vista que caso um servidor apresente algum problema, atingirá uma gama maior de máquinas, ou seja todas as conectadas ao mesmo.
9 
3 Estatística Através da análise estatística foi observado os horários, locais e até idade das pessoas que pesavam no local, e após este levantamento foi decidido o local ao qual seria instalado os terminais de informações dos eventos da Copa do Mundo de 2014 e de dos Jogos olímpicos de 2016, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disto foi visto nos aeroportos os horários de chegada de mais aviões e pessoas circulando no ambiente, além de claro o tempo ideal estimado para o uso do usuário, fazendo com que as aplicações tenham um velocidade boa o suficiente para este tempo ter uma folga. A mesma análise feitas nos aeroportos, foram feitas nos principais shoppings, pontos turísticos e linhas de metrô, para que não haja investimento desnecessário na estrutura dos terminais de informações. 3.1. Distribuição dos Terminais Com o objetivo de trazer uma utilização maior dos terminais de auto atendimento, os locais escolhidos ao qual serão instalados, foram selecionados tendo em vista a maior circulação de pessoas. O foco maior deste projeto está nas linhas de metrôs e aeroportos, pois os metrôs destas duas megalópoles, são o meio de transporte que abrange pessoas da classe A1 até a classe F, já no caso dos aeroportos a atenção maior é o devido fato de que estes locais são ponto de entrada e saída de turistas tanto nacionais, como também internacionais, que veem prestigiar os eventos esportivos e apreciar as belezas destas cidades. Na cidade de São Paulo, o principal Aeroporto é o Governador André Franco Montoro, com uma capacidade média de 31,4 milhões de passageiros por ano segundo site da Infraero, este aeroporto conta com o serviço de Airport Bus Service, serviço ao qual faz a ligação do aeroporto aos outros serviços da cidade, mais principalmente as linhas de metrô. 3.1.1. Metrôs 3.1.1.1. São Paulo
10 
Em um ano as principais de linhas de metrôs de São Paulo transportam em média de 877.171 milhares de pessoas por ano, sendo que o valor máximo transportados por dia é de 3.261 milhares de pessoas, segundo os dados da última pesquisa feita no ano de 2012. Os gráficos abaixo demostra exatamente o volume de pessoas que circulam e utilizam estas linhas, sendo que estes dados são com base de 12 meses, e os valores em milhares. Figura 1. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 1 – Azul 
1039 
564 
321 
0 
200 
400 
600 
800 
1000 
1200 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 1: Tabaquara x Tuquruvi 
Linha 1: Tabaquara x Tuquruvi
11 
Figura 2. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 2 – Verde 
Figura 3. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 3- Vermelha 
515 
215 
116 
0 
100 
200 
300 
400 
500 
600 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 2: Sacomã x Vila Madalena 
Linha 2: Sacomã x Vila Madalena 
1191 
625 
406 
0 
200 
400 
600 
800 
1000 
1200 
1400 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 3: Corinthians-Itaquera x Palmeiras-Barra Funda 
Linha 3: Corinthians-Itaquera x Palmeiras-Barra Funda
12 
Figura 4. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 5- Lilás. 3.1.1.2. Rio de Janeiro O sistema de metrô do Rio de Janeiro é composto pelas linha 1(Saens Penã x Ipanema/General Osório) e linha 2 (Pavuna x Botafogo). Os gráficos abaixo, demostra o volume de pessoas que circulam nas linhas. 
254 
146 
71 
0 
50 
100 
150 
200 
250 
300 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 5: Capão Redondo x Largo Treze 
Linha 5: Capão Redondo x Largo Treze 
320 
110 
62 
0 
50 
100 
150 
200 
250 
300 
350 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 1: Saens Penã x Ipanema/General Osório 
Linha 1: Saens Penã x Ipanema/General Osório
13 
Figura 5. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 1. Figura 6. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 2. 3.2. Aeroportos Segundo os dados da Infraero, somente no mês de março os aeroportos de São Paulo, receberam em média 3.758.482 usuários, sendo que destes 99,99 % são voos dos usuários domésticos e apenas 0,01% são internacionais, já no Rio de Janeiro o total de usuários são de 6.694.184, com 82,7% dos usuários de voos domésticos e 17,29% de usuários internacionais, com base nisto, e utilizando a média, desenvolvi os gráficos abaixo ao qual demostra o Volume médio de passageiros, de voos nacionais e internacionais dos aeroportos nos últimos 3 meses. 
300 
120 
70 
0 
50 
100 
150 
200 
250 
300 
350 
Média dos Dias Úteis 
Média dos Sábados 
Média dos Domingos 
Linha 2: Pavuna x Botafogo 
Linha 2: Pavuna x Botafogo
14 
3.2.1.Rio de Janeiro 
Figura 7. Gráfico de demonstração de usuários nos aeroportos do Rio de Janeiro. 
0 
500.000 
1.000.000 
1.500.000 
2.000.000 
2.500.000 
Média dos Voos Domésticos 
Média dos VoosInternacional 
Volume Médio de Usuários Nos Últimos 3 Meses 
Aeroporto de Campos 
Aeroporto Internacional do Galeão 
Aeroporto de Jacarepaguá 
Aeroporto Santos-Dumont 
Aeroporto de Macaé
15 
3.2.2. São Paulo Figura 8. Gráfico de demonstração de usuários nos aeroportos de São Paulo. 3.3. Controle dos Acessos 
Para melhor aproveitamento da estrutura dos terminais e poder realoca-los caso seja necessário, o conteúdo que usuário utilizar nos terminais será armazenando em um servidor de arquivos e a cada 2 dias gerará um relatório sobre a utilização. 
Neste relatório constará a localização do terminal, data, horário de maior volume de acessos e de menor volume e tempo de utilização dos mesmo, para poder ordenar e agrupar as informações e com isto obter a informação sobre qual local está sendo mais utilizada; para que se consiga gerar planos de manutenção locais e alteração do mapa de locais, caso haja necessidade. 
Será possível determinar se um terminal está mal disposto, isto é, localizado em pontos de baixa movimentação em correlação aos outros terminais e, consequentemente, conceber mudanças no plano de localização para que atenda o maior número de pessoas possível. Uma vez bem localizados, a próxima tarefa é descobrir por quais informações são mais 
0 
1.000.000 
2.000.000 
3.000.000 
4.000.000 
5.000.000 
6.000.000 
Volume Médio de Usuários Nos Últimos 3 Meses 
Passageiros de Voos Domésticos 
Passageiros de Voos Interncacionais
16 
relevantes aos usuários, um relatório agrupando os dados coletados irá abranger desde do idioma mais utilizado até a informação mais buscadas; permitindo assim definir o perfil dos usuários, para que, as atualizações sejam feitas de maneira eficiente. 
Toda a parte de manutenção de software e atualização dos terminais será feita através de uma central remota, que além de poder atualizar as informações pelos computadores desta central, os administradores poderão ter acesso a alguns recursos pelos seus smartphones, fazendo com que, se caso um destes esteja passando por um terminal desatualizado, este não precise se deslocar para central e atualizar, mas poderá fazê-lo localmente através de uma VPN (Virtual Private Network), além de poder avisar a central que um terminal está precisando de um reparo local ou que está precisando realocar o terminal em questão. 
O acesso aos recursos de administração do terminal é feito através do endereço da placa de rede dos dispositivos suportados, tendo em vista que os mesmo não possuem identificações idênticas, fazendo assim que as informações e as disponibilidade dos terminais sejam toais.
17 
4 LÓGICA 
4.1 Terminais de Atendimento 
4.1.1 Locais dos Terminais Tendo como base os gráficos, os locais ao qual serão disponibilizados os terminais em a São Paulo, a princípio são: Aeroporto Campo de Marte, Aeroporto de São José dos Campos, Aeroporto de Congonhas, Aeroporto Internacional de Guarulhos, as estações de metros das linhas: Azul, Verde, Vermelha e Lilás. No Rio de Janeiro ao qual serão disponibilizados os terminais em a São Paulo, a princípio são: Aeroporto de Campos, Aeroporto Internacional do Galeão, Aeroporto de Jacarepaguá, Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto de Macaé, além das Linhas 1 e 2 dos Metrôs. 4.1.2 Acessibilidade A expressão "acessibilidade", presente em distintas áreas de atuação, traz igualmente na informática uma extraordinária definição. Distingue-se pela flexibilidade da informação e interação do usufrutuário. A acessibilidade da Internet caracteriza-se pela flexibilidade da informação e interação do usuário. Nela podemos distinguir: utilizadores, circunstância e ambiente. Utilizadores: nenhum empecilho é atribuído ao usuário face às suas capacidades sensoriais e funcionais. Circunstância: o sistema é acessível e útil em diversas ocasiões, livre do programa, comunicações e equipamentos. Ambiente: o acesso não é acondicionado pelo ambiente físico, externo ou interno. Essa ferramenta comporta a utilização por pessoas com necessidades em distintos ambientes e situações através de vários equipamentos. A colocação dos terminais nas estações visa atender turistas e moradores que transitam diariamente nestes locais e como existe um fluxo maior de passageiros em cada determinada estação e haverá maiores ou menores fluxos durante os eventos, a colocação dos terminais nesses locais seguirão parâmetros estatísticos.
18 
4.2. Aplicações dos Terminais de Autoatendimento O sistema possui interface amigável, com suporte à tecnologia Touch Screen, dispensando o uso de outros periféricos de entrada. Assim através de um simples toque, é possível ter acesso a todas as funções do sistema. Pensando na questão acessibilidade do terminal o mesmo possui comando de voz com isolação acústica para que não se tenha interferência do ambiente, entrada de fone de ouvido para que cada toque na tela seja informado. 4.2.1 Tela Inicial para acesso O sistema em sua tela inicial seguindo o sistema de Live Tiles do Windows 8, apresenta 4 aplicativos, sendo que os mesmo são integrados uns aos outros, com funções de informar sobre os eventos ou atrações existentes na cidade. Porém, antes de ter acesso a estas funções, o terminal apresentará a opção do usuário conectar o seu smartphone por NFC (Near Field Communication), para que o terminal envie o aplicativo de acesso à funções para que o usuário não tenha que ficar totalmente dependente do terminal e também para que obtenha o idioma automaticamente baseado no sistema operacional do usuário. Caso o usuário ignore esta tela, será apresentado a tela de seleção de idiomas, ao qual estará disponível 109 idiomas. Após a definição do idioma ao usuário, o terminal irá perguntar a cidade de interesse do utilizador, pois cada cidade terá informações diferenciadas.
19 
Figura 10. Fluxograma dos passos do sistema, caso o usuário utilize o serviço de NFC 
O usuário define a opção de utilizar o NFC, e conecta ao terminal 
O aplicativo de idoma busca as informações sobre o sistema operacional do Smartphone e o Idioma. 
O terminal automaticamente altera o idioma. 
A seguir o terminal pergunta se o usuário gostaria de baixar o aplicativo de informações no seu dispositivo. 
Se sim, o dispositivo do usuário entrará na loja de aplicativos e fará o download do aplicativo e a instalação. 
•Após, o usuário poderá utilizar as funções do terminal fora do mesmo. 
Caso não, o terminal entrará na tela incial.
20 
Figura 11. Fluxograma dos passos do sistema, caso o usuário não utilize o serviço de NFC 
Caso o dispositivo do usuário não tenha suporte a NFC, ao final da utilização do terminal será gerado um código legível no celular que levará ao usuário a loja de aplicativos do seu celular para que o mesmo baixe o aplicativo das informações do terminais para que o mesmo fique sempre atualizado com tudo e não precise voltar novamente no terminal da cidade escolhida para obter uma informação complementar, diminuindo o tempo de uso e evitando filas. 
O terminal pede para escolher o idoma entre Inglês e Português 
O terminal pergunta a cidade 
E a seguir aparece a tela incial
21 
4.2.2 Title Eventos 
O comportamento da Title Eventos visa demonstrar ao usuário informações relacionadas aos eventos, que ocorrerão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 
Ao abrir o aplicativo Eventos, o aplicativo abrirá uma Title, e mostrará a opção das cidades sedes, ao escolher a cidade, o usuário terá acesso a um calendário ao qual estará listado todos os eventos que acontecerão, com a sua localização, data e horário. Nos terminais paulistas, terá à disposição dos seus usuários somente os eventos inerentes a Copa do Mundo de 2014, já nos terminais cariocas terá ainda a opção das Olimpíadas de 2016. 
Ao escolher o evento abrirá as opções de rotas mais rápidas com os possíveis meios de transportes que poderão ser utilizados e a opção de enviar para o seu dispositivo móvel, caso o usuário não faça nenhuma ação até em 1 minuto o sistema volta a tela inicial.
22 
Figura 10. Fluxograma da Title Evento. 
4.2.3 Title Transporte 
A Title Transporte passará aos usuários informações sobre todas as diferentes formas de transportes das cidades. Ao acessar, usando a interface Touchscreen, o aplicativo mostra a opção para escolher entre as duas cidades, e em seguida mostra uma lista das formas de transportes da cidade escolhida, os horários e locais de partidas mais próximos. O aplicativo ainda trará o trajeto completo com ênfase em locais turísticos e ainda com dicas de como você pode chegar ao local escolhido de maneira mais confortável e rápida. 
Após isto será apresentado os botões sair ou volta para o menu principal, caso o usuário queria. 
O usuário escolhe o evento esportivo de seu interesse 
Após isto o programa abre mais detalhes sobre o evento, como data, hora e local. 
Se caso o usuário necesssite ele poderá utilizar a opção mapa 
Em mapa será mostrado o local do evento em uma mapa, os tranportes que ele poderá utilizar a os horários de Metrôs e Onibus 
Antes de sair do mapa ele perguntará se deseja que envie os dados de latitude e longitude do mapa para o Smarthpone do usuário 
Caso sim, será gerado um QR-Code ou conectado via NFC ao dispositivo do usuário e transferido os dados.
23 
Figura 11. Fluxograma da Title Transportes. 
4.2.4 Title Estadia 
A Title Estadia, mostra ao usuário informações sobre todos os hotéis das cidades, ao utilizar esta Title, é exibido um mapa com os hotéis mais próximos ao terminal, caso o usuário queria ele poderá utilizar o campo buscar para localizar os hotéis e pousadas classificando por: preço, disponibilidade de vagas, serviços oferecidos e distância dos principais pontos da cidade. 
Ao escolher o hotel o usuário terá a opção de fazer a reserva pelo terminal ou de contatar o hotel, além é claro da localização do mesmo. 
O usuário escolhe o horário de partida e o destino desejado. 
O programa interpreta através de geololização e faz uma busca pelos meios de transporte próximos 
O usuário seleciona o que lhe achar mais comôdo e é listado os horários e valores 
O aplicativo pergunta se o usuário irá querer acessar a mesma informação mais tarde, se caso sim, o software salva a informação no Smartphone do usuário 
Após isto uma tela com os botões sair e incial é apresentada
24 
Figura 12. Fluxograma da Title Estadia. 
4.2.5 Title Pontos Turísticos 
Já em Pontos Turísticos, trará para o usuário os principais locais turísticos das cidades, com as atrações, horário de funcionamento (se for aplicável) e uma prévia do local com sua história, através do recurso de Panorama, fazendo com que o usuário tenha uma noção do que poderá encontrar no local, além de conseguir fazer a integração com o seu dispositivo móvel. 
Estes destinos estarão disposto de maneira fácil, sendo que serão mostrados os mais próximos aos terminais e um campo de busca para que o usuário, tenha a possibilidade de procurar o destino que desejar. 
O usuário ao abrir aplicativo, encontra um mapa com todos os hotéis e pousadas próximos e valores 
Ao escolher o hotel aparecerá as informações para reservas 
Assim que concluir o software perguntará ao usuário se ele deseja salvar o hotel em seu dispositivo portátil 
Após isto uma tela com os botões sair e inicial é apresentada
25 
Figura 13. Fluxograma da Title Pontos Turísticos. 
O usuário ao abrir aplicativo, encontra um mapa com todos os hotéis e pousadas próximos e valores 
Ao escolher o local aparecerá as informações como: o histórico do local, a rota, com os meios de tranportes a ser utilizados, além do panarama do local 
Assim que concluir o software perguntará ao usuário se ele deseja salvar o local e o panorama em seu dispositivo portátil. 
Após isto uma tela com os botões sair e inicial é apresentada
26 
5 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 
5.1 Adoção da Sustentabilidade nos Terminais A definição mais aceita para o desenvolvimento sustentável é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades futuras. Nas últimas décadas, vários foram os acontecimentos que marcam a evolução do desenvolvimento sustentável fundamentado na evolução ecológica. O contemporâneo padrão de desenvolvimento econômico motivou espantosos desequilíbrios, pois de um lado apresentamos fortuna e abundância e por outro fluxo, a adversidade, a degradação ambiental e a poluição que acrescem dia-a-dia. Fundamentado nisso nasce o conceito do Desenvolvimento Sustentável, que procura harmonizar o aumento econômico com a preservação do meio ambiente. Baseado em um conceito sustentável, os terminais além de serem inovadores e interativos, também são ecologicamente corretos, pois certos cuidados são tomados para a implantação dos mesmos, de forma que conserve energia e tenha um planejamento após o seu uso. 5.2 Economia de Energia O dispositivo é composto por um tela com Tecnologia AMOLED, sendo que em uma tela de LCD convencional é utilizado lâmpadas florescentes para a geração de imagens, as AMOLEDS além de utilizam o Leds orgânicos, também já possuem a matriz ativa para o Touchscreen, fazendo que não seja necessário mais outro material para a sua construção, fazendo que se utilizem menos materiais poluentes na construção e economizando energia elétrica em até 30%. Além das telas outro fator importante para a economia de energia, é o processador utilizados, pois devido a escolha de processadores ARMs ou seja, os mesmo processadores dos Smartphones atuais, teremos um consumo menor de energia, pois os mesmo dispõem apenas das instruções necessárias para desempenhar as atividades que lhe forem incumbidas, fazendo assim que nos momentos de uso, a sua velocidade seja reduzida, para o menor consumo.
27 
Também haverá nos terminais sensores de aproximação, este que são de importância para detectar a utilização ou não dos terminais fazendo assim, eles entrarem em modo de suspensão caso não haja uso. 5.3. Redução de Resíduos O papel é feito de uma matéria orgânica chamada de celulose, esta que geralmente é extraída das árvores; com a utilização do NFC e o QR-CODE para a troca de informações de forma eletrônica entre o usuário e os terminais, estaremos economizando papel, que consequentemente estamos ajudando a conservar as nossas florestas, pois, a cada 50 quilos de papel utilizados pelo menos um árvore é derrubada. Além disto os terminais contam com um descanso de tela para a conscientização da população sobre os problemas ambientais e sustentabilidade, como base nas notícias da Organização Greenpeace. 5.4 Estratégia Energética Os terminais e o os servidores contarão com um sistema de energético próprio com base em coleta e reaproveitamento de energia. Na central de serviços aonde ficará os servidores serão instalados painéis solares que nos dias em que tiver radiação solar serão captadas e armazenadas, fazendo com que em alguns períodos sejam desligado a alimentação energética operacional e utilizada as dos painéis para fim de economia energética. Nos terminais instalados nos pontos funcionará da mesma forma, com a diferença que não ficará armazenada em uma central separa e sim no próprio terminal, que terá uma bateria própria, fazendo em que em determinados momentos seja desligado o sistema da rede elétrica convencional e utilizada a energia, acumulada.
28 
Conclusão A utilização de terminais de autoatendimento para eventos de amplo porte como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos é uma alternativa extraordinária pois proporciona a interação e o acesso a informação de maneira fácil e rápida aos moradores e também aos turistas do mundo inteiro que veem para o nosso país. Os Terminais utilizarão programas de fácil entendimento, dinâmicos e de valorosa ajuda não só à turistas e moradores, quanto também aos profissionais envolvidos nos eventos. O projeto procurou inserir as matérias propostas não só de maneira a atender os temas contidos nas disciplinas mas também tentamos criar um projeto plausível, viável, atual e sustentável e darmos a nossa humilde contribuição como brasileiros aos eventos realizados em nosso país sem esquecer que não falta absolutamente talento, profissionalismo e disposição de nosso povo e se houver esforço e boa vontade por parte de nossos governantes, faremos tanto uma Copa do Mundo quanto Jogos Olímpicos dignos de qualquer país de 1º Mundo.
29 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Sites pesquisados -Uma História do Windows (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/history), Acessado em: Maio de 2013. 
- O que é o Windows RT (http://www.tecmundo.com.br/windows-8/25257-o-que-e-windows- rt-.htm), Acesso em: Maio de 2013. 
-Windows Server 2012 (http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/2012- default.aspx), Acesso em: Maio de 2013. -Metro SP (http://www.metro.sp.gov.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Metro RJ (http://www.metrorio.com.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Infraero (http://www.infraero.gov.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Desenvolvimento Sustentável (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/) Acessado em: Maio de 2013. 
-O que são AMOLED (http://www.tecmundo.com.br/video/2892-o-que-sao-telas-amoled- .htm), Acesso em: Maio de 2013. 
-Normas ABNT (http://pt.scribd.com/doc/1816529/Normas-ABNT-no-Word), Acesso em: Maio de 2013 
Greenpeace (http://www.greenpeace.org/brasil/pt/), Acesso em: Maio de 2013.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...
Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...
Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...Thư viện Tài liệu mẫu
 
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...Thư viện Tài liệu mẫu
 
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệm
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệmBài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệm
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệmduanesrt
 
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030 Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030 nataliej4
 
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016hoangan0806
 
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninh
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninhNghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninh
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninhMan_Ebook
 
Thi dan van kheo
Thi dan van kheoThi dan van kheo
Thi dan van kheoMN Sơn Hà
 
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020Minh Tuan, Dong
 

Was ist angesagt? (20)

Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...
Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...
Đề tài Hiện trạng, tiềm năng và giải pháp phát triển loại hình du lịch team b...
 
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...
Đề tài Xây dựng chương trình du lịch trải nghiệm sông nước miền tây dành cho ...
 
Luận văn: Phát triển du lịch cộng đồng huyện Lệ Thủy, tình Quảng Bình
Luận văn: Phát triển du lịch cộng đồng huyện Lệ Thủy, tình Quảng BìnhLuận văn: Phát triển du lịch cộng đồng huyện Lệ Thủy, tình Quảng Bình
Luận văn: Phát triển du lịch cộng đồng huyện Lệ Thủy, tình Quảng Bình
 
Danh Sách 200 Đề Tài Tiểu Luận Môn Marketing Du Lịch, Đạt 9 Điểm
Danh Sách 200 Đề Tài Tiểu Luận Môn Marketing Du Lịch, Đạt 9 ĐiểmDanh Sách 200 Đề Tài Tiểu Luận Môn Marketing Du Lịch, Đạt 9 Điểm
Danh Sách 200 Đề Tài Tiểu Luận Môn Marketing Du Lịch, Đạt 9 Điểm
 
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệm
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệmBài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệm
Bài 13: Hành động của cộng đồng đối với du lịch có trách nhiệm
 
Luận văn: Phát triển nông nghiệp bền vững dựa vào cộng đồng, HOT
Luận văn: Phát triển nông nghiệp bền vững dựa vào cộng đồng, HOTLuận văn: Phát triển nông nghiệp bền vững dựa vào cộng đồng, HOT
Luận văn: Phát triển nông nghiệp bền vững dựa vào cộng đồng, HOT
 
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030 Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030
Đề án phát triển du lịch huyện Vĩnh Cửu đến năm 2020 định hướng đến năm 2030
 
Luận văn: Đào tạo nguồn nhân lực ngành du lịch tại Vũng Tàu
Luận văn: Đào tạo nguồn nhân lực ngành du lịch tại Vũng TàuLuận văn: Đào tạo nguồn nhân lực ngành du lịch tại Vũng Tàu
Luận văn: Đào tạo nguồn nhân lực ngành du lịch tại Vũng Tàu
 
Luận văn: Nghiên cứu phát triển du lịch lễ hội tại Huế, HAY
Luận văn: Nghiên cứu phát triển du lịch lễ hội tại Huế, HAYLuận văn: Nghiên cứu phát triển du lịch lễ hội tại Huế, HAY
Luận văn: Nghiên cứu phát triển du lịch lễ hội tại Huế, HAY
 
Luận văn: Phát triển bền vững du lịch sinh thái tại đảo Cát Bà, HOT
Luận văn: Phát triển bền vững du lịch sinh thái tại đảo Cát Bà, HOTLuận văn: Phát triển bền vững du lịch sinh thái tại đảo Cát Bà, HOT
Luận văn: Phát triển bền vững du lịch sinh thái tại đảo Cát Bà, HOT
 
Luận văn: Khai thác văn hóa tộc người H’mong ở Sapa, HAY
Luận văn: Khai thác văn hóa tộc người H’mong ở Sapa, HAYLuận văn: Khai thác văn hóa tộc người H’mong ở Sapa, HAY
Luận văn: Khai thác văn hóa tộc người H’mong ở Sapa, HAY
 
Phát triển Du lịch sinh thái ở Vườn quốc gia U Minh Thượng, 9đ
Phát triển Du lịch sinh thái ở Vườn quốc gia U Minh Thượng, 9đPhát triển Du lịch sinh thái ở Vườn quốc gia U Minh Thượng, 9đ
Phát triển Du lịch sinh thái ở Vườn quốc gia U Minh Thượng, 9đ
 
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016
Bitis Hunter - Map your vietnam - Marketing Arena 2016
 
Luận văn: Tổ chức lãnh thổ du lịch huyện Xuyên Mộc, HAY, 9đ
Luận văn: Tổ chức lãnh thổ du lịch huyện Xuyên Mộc, HAY, 9đLuận văn: Tổ chức lãnh thổ du lịch huyện Xuyên Mộc, HAY, 9đ
Luận văn: Tổ chức lãnh thổ du lịch huyện Xuyên Mộc, HAY, 9đ
 
Luận văn: Quản lý xây dựng theo quy hoạch tại khu du lịch, HAY
Luận văn: Quản lý xây dựng theo quy hoạch tại khu du lịch, HAYLuận văn: Quản lý xây dựng theo quy hoạch tại khu du lịch, HAY
Luận văn: Quản lý xây dựng theo quy hoạch tại khu du lịch, HAY
 
Luận văn: Quản lý dự án xây dựng trụ sở tổng công ty tại Hà Nội
Luận văn: Quản lý dự án xây dựng trụ sở tổng công ty tại Hà NộiLuận văn: Quản lý dự án xây dựng trụ sở tổng công ty tại Hà Nội
Luận văn: Quản lý dự án xây dựng trụ sở tổng công ty tại Hà Nội
 
Luận văn: Phát triển du lịch bền vững trên địa bàn vịnh Hạ Long, tỉnh Quảng Ninh
Luận văn: Phát triển du lịch bền vững trên địa bàn vịnh Hạ Long, tỉnh Quảng NinhLuận văn: Phát triển du lịch bền vững trên địa bàn vịnh Hạ Long, tỉnh Quảng Ninh
Luận văn: Phát triển du lịch bền vững trên địa bàn vịnh Hạ Long, tỉnh Quảng Ninh
 
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninh
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninhNghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninh
Nghiên cứu phát triển du lịch văn hóa ở tỉnh quảng ninh
 
Thi dan van kheo
Thi dan van kheoThi dan van kheo
Thi dan van kheo
 
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020
Phát triển du lịch Việt Nam đến năm 2020
 

Andere mochten auch

PIM 2011 - 1
PIM 2011 - 1PIM 2011 - 1
PIM 2011 - 1paulocsm
 
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012elisabuzzo
 
Pim 1 -_finalizado
Pim 1 -_finalizadoPim 1 -_finalizado
Pim 1 -_finalizadoCarla Lee
 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IV
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IVPROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IV
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IVHenry Jackman
 
Manual PIM II
Manual PIM IIManual PIM II
Manual PIM IIpaulocsm
 
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM IIIProjeto Integrado Multidisciplinar - PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM IIIHenry Jackman
 
Manual de atividades_complementares_cst_v2014
Manual de atividades_complementares_cst_v2014Manual de atividades_complementares_cst_v2014
Manual de atividades_complementares_cst_v2014Felipe Bugov
 
Manual PIM 1ro 3 2do Semestre
Manual PIM 1ro 3 2do SemestreManual PIM 1ro 3 2do Semestre
Manual PIM 1ro 3 2do SemestreUniversal.org.mx
 
Apostila de Informática
Apostila de InformáticaApostila de Informática
Apostila de Informáticamarianamanfroi
 
Conceitos básicos de sistemas operacionais
Conceitos básicos de sistemas operacionaisConceitos básicos de sistemas operacionais
Conceitos básicos de sistemas operacionaisRonildo Oliveira
 
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2Universal.org.mx
 

Andere mochten auch (20)

PIM 2011 - 1
PIM 2011 - 1PIM 2011 - 1
PIM 2011 - 1
 
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012
Trabalho Conclusão de Curso Enfermagem UNIP/Assis 2012
 
Pim 1 -_finalizado
Pim 1 -_finalizadoPim 1 -_finalizado
Pim 1 -_finalizado
 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IV
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IVPROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IV
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV - PIM IV
 
PIM I GESTAO DE TI
PIM I GESTAO DE TIPIM I GESTAO DE TI
PIM I GESTAO DE TI
 
Pim i
Pim iPim i
Pim i
 
Manual PIM II
Manual PIM IIManual PIM II
Manual PIM II
 
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM IIIProjeto Integrado Multidisciplinar - PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III
 
Novo manual tcc versão-1 2012
Novo manual tcc   versão-1 2012Novo manual tcc   versão-1 2012
Novo manual tcc versão-1 2012
 
Lista+exame
Lista+exameLista+exame
Lista+exame
 
Manual de atividades_complementares_cst_v2014
Manual de atividades_complementares_cst_v2014Manual de atividades_complementares_cst_v2014
Manual de atividades_complementares_cst_v2014
 
Unip Aula 1
Unip Aula 1Unip Aula 1
Unip Aula 1
 
Manual PIM 1ro 3 2do Semestre
Manual PIM 1ro 3 2do SemestreManual PIM 1ro 3 2do Semestre
Manual PIM 1ro 3 2do Semestre
 
Pim iv
Pim ivPim iv
Pim iv
 
Apostila de Informática
Apostila de InformáticaApostila de Informática
Apostila de Informática
 
Conceitos básicos de sistemas operacionais
Conceitos básicos de sistemas operacionaisConceitos básicos de sistemas operacionais
Conceitos básicos de sistemas operacionais
 
Pim v 2011
Pim v 2011Pim v 2011
Pim v 2011
 
Impressao atestadomatricula
Impressao atestadomatriculaImpressao atestadomatricula
Impressao atestadomatricula
 
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2
Manual de atividades_complementares_cst_v2010-2
 
Pim final
Pim finalPim final
Pim final
 

Ähnlich wie Trabalho do Semestre da Faculdade

Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação
Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação
Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação Thiago Marinho
 
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...Ráfagan Abreu
 
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...Jucemar Dimon
 
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1Carlos Eugenio Torres
 
Pre proposta trabalho final
Pre proposta trabalho finalPre proposta trabalho final
Pre proposta trabalho finalSergio Chaves
 
Deborah deah sea2014
Deborah deah sea2014Deborah deah sea2014
Deborah deah sea2014Deborah Deah
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativos
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativosPalestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativos
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativosCarlos Eugenio Torres
 
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATEL
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATELClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATEL
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATELMarília Bontempo
 
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...Stanley Araújo
 
Faculdade evolução
Faculdade evoluçãoFaculdade evolução
Faculdade evoluçãoFlavio Xp
 
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...Éberli Cabistani Riella
 
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoas
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoasWSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoas
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoasWSO2
 
Apresentação Gtac Solutions Desenvolvimento De Software
Apresentação   Gtac Solutions   Desenvolvimento De SoftwareApresentação   Gtac Solutions   Desenvolvimento De Software
Apresentação Gtac Solutions Desenvolvimento De Softwaregustavo_gtac
 
seminario_IC2011_VictorSanchez
seminario_IC2011_VictorSanchezseminario_IC2011_VictorSanchez
seminario_IC2011_VictorSanchezrolisanchez
 

Ähnlich wie Trabalho do Semestre da Faculdade (20)

Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação
Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação
Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Ciência da Computação
 
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...
Desenvolvimento multiplataforma em ambientes de programação nativos e abstr...
 
Restaurante
RestauranteRestaurante
Restaurante
 
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...
SISTEMA DE ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO UTILIZANDO AS PLATAFORMAS MOBILE ANDROID...
 
historia-eai.doc
historia-eai.dochistoria-eai.doc
historia-eai.doc
 
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis   módulo i - aula 1
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis módulo i - aula 1
 
Pre proposta trabalho final
Pre proposta trabalho finalPre proposta trabalho final
Pre proposta trabalho final
 
Deborah deah sea2014
Deborah deah sea2014Deborah deah sea2014
Deborah deah sea2014
 
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativos
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativosPalestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativos
Palestra Mobilidade - Computação móvel, dispositivos e aplicativos
 
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATEL
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATELClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATEL
ClouT Seminario Redes Convergentes Mestrado INATEL
 
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...
Linguagens Dinamicas vs Tradicionais / Potencialidades e riscos de EAI/ESB, S...
 
Faculdade evolução
Faculdade evoluçãoFaculdade evolução
Faculdade evolução
 
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...
Fábrica de Software da Procempa - Palestra no 6o Fórum Internacional Software...
 
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoas
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoasWSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoas
WSO2 Platform: Conectando Empresas, negócios e pessoas
 
Apresentação Gtac Solutions Desenvolvimento De Software
Apresentação   Gtac Solutions   Desenvolvimento De SoftwareApresentação   Gtac Solutions   Desenvolvimento De Software
Apresentação Gtac Solutions Desenvolvimento De Software
 
Gtac
GtacGtac
Gtac
 
Palestra Mobilidade
Palestra MobilidadePalestra Mobilidade
Palestra Mobilidade
 
Computação em Nuvem
Computação em NuvemComputação em Nuvem
Computação em Nuvem
 
SIC_201_VRSJ
SIC_201_VRSJSIC_201_VRSJ
SIC_201_VRSJ
 
seminario_IC2011_VictorSanchez
seminario_IC2011_VictorSanchezseminario_IC2011_VictorSanchez
seminario_IC2011_VictorSanchez
 

Trabalho do Semestre da Faculdade

  • 1. UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia Projeto de Terminais Com Informações da Copa do Mundo e Olimpíadas Criciúma 2013
  • 2. UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia Projeto de Terminais Com Informações da Copa do Mundo e Olimpíadas Nome: Carlos Henrique Carniatto RA: 1314129 Curso: Gestão da Tecnologia Da Informação. 1º Semestre Criciúma 2013
  • 3. Resumo O objetivo deste projeto é a implantação de terminais nas principais estações de metros e aeroportos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, informando turistas e moradores sob os eventos da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, aos quais estas cidades brasileiras sediam. Este terminais tem como bases de Desenvolvimento Sustentável, o uso de dispositivos ecologicamente corretos e o uso de energias limpas, já em Fundamentos de Sistemas Operacionais, com a escolha da Infraestrutura Windows, foi possível além da integração de interface gráfica amigável para o usuário, também a disposição de serviços a distância trazendo assim não só as informações localmente como remotamente. A Lógica em conjunto com a Estatística trouxe aos terminais rapidez e fluidez, tendo em vista que, com base em organogramas e fluxogramas, que representam o uso do software, pode-se alocar os terminais e as funções mais utilizadas pelos próprios usuários fazendo assim com se tornasse uma solução rápida e eficaz de consulta. Os terminais são compostos com telas de Super AMOLED, pois as mesmas possuem uma alta eficiência energética, também há outras formas de acesso como chips NFC, ao qual o usuário conseguirá baixar um aplicativo que armazenará através do mesmo, as informações mais úteis. As informações ficarão em um banco de dados sendo atualizadas automaticamente 24 horas e poderão ser utilizadas como base de pesquisas para o Governo e também, para caso seja necessário a realocação dos terminais, a estes disponibilizarão aos usuários algumas funções como: data e hora dos eventos, pontos turísticos da cidade, restaurantes, serviços em gerais e também toda a parte de hotelaria, com os valores, distância e disponibilidade através de uma integração direta com os mesmo, sendo que as informações passadas pelas empresas cadastradas no sistema. Palavras-chaves: Tecnologia, AMOLED, Metrô, Terminais.
  • 4. Abstract L'objectif de ce projet est la mise en oeuvre des principales stations terminales et les aéroports mètres de São Paulo et de Rio de Janeiro, les touristes et les résidents informer dans le cas de la Coupe du monde 2014 et les Jeux Olympiques en 2016, dans laquelle ces villes brésilienne siège. Ce terminal possède les fondements du développement durable, l'utilisation d'appareils respectueux de l'environnement et l'utilisation d'énergie propre, comme dans Fondements des systèmes d'exploitation, avec le choix de l'infrastructure de Windows, a été possible au- delà de l'interface graphique conviviale de l'intégration à l'utilisateur, aussi fourniture de services d'éloigner apportant ainsi non seulement les informations localement ou à distance. Logique en collaboration avec Statistique porté à vitesse terminale et la fluidité, considérant que, sur la base des graphiques et des diagrammes de flux, qui représentent l'utilisation du logiciel, vous pouvez répartir les terminaux et les fonctions les plus utilisées par les utilisateurs, rendant ainsi devenir une consultation rapide et efficace. Les bornes sont faites avec des écrans Super AMOLED parce qu'ils possèdent une haute efficacité énergétique, il ya aussi d'autres formes d'accès que les puces NFC, à laquelle l'utilisateur sera en mesure de télécharger une application qui permet de stocker par la même, l'information la plus utile. L'information sera dans une base de données est automatiquement mise à jour 24 heures et peut être utilisé comme base de recherche pour le gouvernement et également, si nécessaire, pour la relocalisation des terminaux à la disposition des utilisateurs de ces fonctions telles que: date et heure de l'événement , les sites de la ville, des restaurants, des services en général et qui font tous partie de l'hospitalité, des valeurs, de la distance et de la disponibilité d'une intégration directe avec les mêmes, et les informations transmises par des entreprises enregistrées dans le système. Mots-clés : Technologie,, terminaux de métro AMOLED.
  • 5. 5 Sumário 1. Introdução 6 2. Fundamentos De Sistemas Operacionais 7 2.1. Windows e Sua História 7 2.2. Windows 8 RT 8 2.3. Windows Server 2012 8 3. Estatística 9 3.1. Distribuição dos Terminais 9 3.1.1. Metrôs 9 3.1.1.1. São Paulo 9 3.1.1.2. Rio de Janeiro 12 3.2. Aeroportos 13 3.2.1. Rio de Janeiro 14 3.2.2. São Paulo 15 3.3. Controle dos Acessos 15 4. Lógica 17 4.1. Terminais de Atendimento 17 4.1.1 Locais dos Terminais 17 4.1.2 Acessibilidade 17 4.2. Aplicações dos Terminais de Autoatendimento 18 4.2.1 Tela Inicial para acesso 18 4.2.2 Title Eventos 21 4.2.3 Title Transporte 22 4.2.4 Title Estadia 23 4.2.5 Title Pontos Turísticos 24 5. Desenvolvimento Sustentável 26 5.1. Adoção da Sustentabilidade nos Terminais uso 26 5.2. Economia de Energia 26 5.3.Redução de Resíduos 27 5.4. Estratégia Energética 27 Conclusão 28 Referências Bibliográficas 29
  • 6. 6 Introdução Os terminais de auto atendimento trarão aos que usufruírem dos mesmo as informações sobre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, tais como datas, hora, locais aonde acontecerão os eventos, rotas mais rápidas, sobre os atletas e os comitês, informações de órgãos públicos (polícia, consulados, hospitais, etc.), comércios e lazer com base na localização geográfica da pessoa no terminal, quanto fora dele. Este projeto tem como base os ensinamentos de Desenvolvimento Sustentável, Estatística, Fundamentos de Sistemas Operacionais e Lógica.
  • 7. 7 2.FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 2.1 Windows e Sua História Um meados de 1970 dois jovens entusiastas chamados Bill Gates e Paul Allen, formam a Microsoft, vendo que o mercado de informática estava se iniciando e lhe renderia muitos frutos. Por volta do mês de junho do ano de 1980, Gates e Allen, a procura de pessoas para ajudar na trajetória da empresa resolvem contratar um antigo colega da faculdade de Harvard, Steve Ballmer, no mês sucessor a empresa IBM fecha um contrato com a Microsoft para um projeto cujo seu codinome era Xadrez (Chess). Este faria a interligação entre o hardware e o usuário; administrando, gerenciando e trazendo algumas funções que o softwares da IBM não tinha. O software da Microsoft trouxe ao mercado de computadores portáteis a base para todos os programas funcionarem, o Sistema Operacional se chamou MS-DOS, mas este ele não era tão fácil de comandar pois o mesmo dependia de muitos comandos fazendo assim que os usuários acabassem achando muito difícil de utilizar. Mas mesmo assim não deixou de fazer sucesso, sendo assim, em sua versão 1.0 foi criado uma interface gráfica e mudado o nome do Sistema Operacional para Windows, nos anos seguintes foram adicionados mais recursos, como por exemplo múltiplas tarefas, a integração do DOS, a adoção de políticas de segurança para internet e também a criação das edições server ou seja sistemas operacionais voltados para empresas e servidores. Desde do seu início o Windows utilizou na sua arquitetura de programação, a linguagem Assembly, com o passar dos anos e a evolução dos computadores, o suporte a mais instruções do hardware, passou-se utilizar o C++ e o Basic, tendo em vista que as 3 são utilizadas até hoje, pois o Assembly faz a parte de comunicação com o hardware e as outras trazem a experiência de interface ao usuário.
  • 8. 8 2.2 Windows 8 RT Uma grande vantagem do Windows 8 RT, é que ele é voltado especialmente para dispositivos móveis ou seja para um arquitetura de processadores chamada ARM, trazendo assim economia ainda maior de energia, pois o mesmo não irá requisitar muitos recursos de hardware para o uso do mesmo. Por ser um Sistema Operacional proprietário ele tem um suporte instantâneo para resolução de problemas, coisas que não acontece em outros Sistemas como o Linux. O Windows 8 RT além disto tem aplicativos de mapas nativos no sistema do próprio sistema operacional fazendo assim que os recursos de geolocalização estejam presentes de uma forma simples, prática e intuitiva. Também há suporte a multitouch ou seja, toque múltiplos na tela fazendo com que se for necessário um zoom em um mapa para ver melhores detalhes do local a ser visitado você conseguirá, fazê-lo com um movimento de pinça, utilizando dois dedos. Além também de transmitir informações via bluetooth, Wifi e NFC, você consegue acesso remoto a todos os terminais em caso de pane no sistema e também o novo sistema da Microsoft utiliza o protocolo de internet e redes IPv6, trazendo assim para todos uma estabilidade maior nos serviços oferecidos. 2.3 Windows Server 2012 Com o aparecimento do Windows 8, a Microsoft se sentiu no dever de trazer alguma inovação para as empresas, já que o seu novo Sistema Operacional trouxe uma interface totalmente remodelada, ela por si só decidiu trazer para o a sua família de servidores a mesma interface, e alguns recursos novos para a área de redes e internet ao qual não estavam disponíveis nas versões anteriores, além de atualizações de segurança e estabilidade maior, tendo em vista que caso um servidor apresente algum problema, atingirá uma gama maior de máquinas, ou seja todas as conectadas ao mesmo.
  • 9. 9 3 Estatística Através da análise estatística foi observado os horários, locais e até idade das pessoas que pesavam no local, e após este levantamento foi decidido o local ao qual seria instalado os terminais de informações dos eventos da Copa do Mundo de 2014 e de dos Jogos olímpicos de 2016, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disto foi visto nos aeroportos os horários de chegada de mais aviões e pessoas circulando no ambiente, além de claro o tempo ideal estimado para o uso do usuário, fazendo com que as aplicações tenham um velocidade boa o suficiente para este tempo ter uma folga. A mesma análise feitas nos aeroportos, foram feitas nos principais shoppings, pontos turísticos e linhas de metrô, para que não haja investimento desnecessário na estrutura dos terminais de informações. 3.1. Distribuição dos Terminais Com o objetivo de trazer uma utilização maior dos terminais de auto atendimento, os locais escolhidos ao qual serão instalados, foram selecionados tendo em vista a maior circulação de pessoas. O foco maior deste projeto está nas linhas de metrôs e aeroportos, pois os metrôs destas duas megalópoles, são o meio de transporte que abrange pessoas da classe A1 até a classe F, já no caso dos aeroportos a atenção maior é o devido fato de que estes locais são ponto de entrada e saída de turistas tanto nacionais, como também internacionais, que veem prestigiar os eventos esportivos e apreciar as belezas destas cidades. Na cidade de São Paulo, o principal Aeroporto é o Governador André Franco Montoro, com uma capacidade média de 31,4 milhões de passageiros por ano segundo site da Infraero, este aeroporto conta com o serviço de Airport Bus Service, serviço ao qual faz a ligação do aeroporto aos outros serviços da cidade, mais principalmente as linhas de metrô. 3.1.1. Metrôs 3.1.1.1. São Paulo
  • 10. 10 Em um ano as principais de linhas de metrôs de São Paulo transportam em média de 877.171 milhares de pessoas por ano, sendo que o valor máximo transportados por dia é de 3.261 milhares de pessoas, segundo os dados da última pesquisa feita no ano de 2012. Os gráficos abaixo demostra exatamente o volume de pessoas que circulam e utilizam estas linhas, sendo que estes dados são com base de 12 meses, e os valores em milhares. Figura 1. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 1 – Azul 1039 564 321 0 200 400 600 800 1000 1200 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 1: Tabaquara x Tuquruvi Linha 1: Tabaquara x Tuquruvi
  • 11. 11 Figura 2. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 2 – Verde Figura 3. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 3- Vermelha 515 215 116 0 100 200 300 400 500 600 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 2: Sacomã x Vila Madalena Linha 2: Sacomã x Vila Madalena 1191 625 406 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 3: Corinthians-Itaquera x Palmeiras-Barra Funda Linha 3: Corinthians-Itaquera x Palmeiras-Barra Funda
  • 12. 12 Figura 4. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 5- Lilás. 3.1.1.2. Rio de Janeiro O sistema de metrô do Rio de Janeiro é composto pelas linha 1(Saens Penã x Ipanema/General Osório) e linha 2 (Pavuna x Botafogo). Os gráficos abaixo, demostra o volume de pessoas que circulam nas linhas. 254 146 71 0 50 100 150 200 250 300 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 5: Capão Redondo x Largo Treze Linha 5: Capão Redondo x Largo Treze 320 110 62 0 50 100 150 200 250 300 350 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 1: Saens Penã x Ipanema/General Osório Linha 1: Saens Penã x Ipanema/General Osório
  • 13. 13 Figura 5. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 1. Figura 6. Gráfico de demonstração da circulação de pessoas da Linha 2. 3.2. Aeroportos Segundo os dados da Infraero, somente no mês de março os aeroportos de São Paulo, receberam em média 3.758.482 usuários, sendo que destes 99,99 % são voos dos usuários domésticos e apenas 0,01% são internacionais, já no Rio de Janeiro o total de usuários são de 6.694.184, com 82,7% dos usuários de voos domésticos e 17,29% de usuários internacionais, com base nisto, e utilizando a média, desenvolvi os gráficos abaixo ao qual demostra o Volume médio de passageiros, de voos nacionais e internacionais dos aeroportos nos últimos 3 meses. 300 120 70 0 50 100 150 200 250 300 350 Média dos Dias Úteis Média dos Sábados Média dos Domingos Linha 2: Pavuna x Botafogo Linha 2: Pavuna x Botafogo
  • 14. 14 3.2.1.Rio de Janeiro Figura 7. Gráfico de demonstração de usuários nos aeroportos do Rio de Janeiro. 0 500.000 1.000.000 1.500.000 2.000.000 2.500.000 Média dos Voos Domésticos Média dos VoosInternacional Volume Médio de Usuários Nos Últimos 3 Meses Aeroporto de Campos Aeroporto Internacional do Galeão Aeroporto de Jacarepaguá Aeroporto Santos-Dumont Aeroporto de Macaé
  • 15. 15 3.2.2. São Paulo Figura 8. Gráfico de demonstração de usuários nos aeroportos de São Paulo. 3.3. Controle dos Acessos Para melhor aproveitamento da estrutura dos terminais e poder realoca-los caso seja necessário, o conteúdo que usuário utilizar nos terminais será armazenando em um servidor de arquivos e a cada 2 dias gerará um relatório sobre a utilização. Neste relatório constará a localização do terminal, data, horário de maior volume de acessos e de menor volume e tempo de utilização dos mesmo, para poder ordenar e agrupar as informações e com isto obter a informação sobre qual local está sendo mais utilizada; para que se consiga gerar planos de manutenção locais e alteração do mapa de locais, caso haja necessidade. Será possível determinar se um terminal está mal disposto, isto é, localizado em pontos de baixa movimentação em correlação aos outros terminais e, consequentemente, conceber mudanças no plano de localização para que atenda o maior número de pessoas possível. Uma vez bem localizados, a próxima tarefa é descobrir por quais informações são mais 0 1.000.000 2.000.000 3.000.000 4.000.000 5.000.000 6.000.000 Volume Médio de Usuários Nos Últimos 3 Meses Passageiros de Voos Domésticos Passageiros de Voos Interncacionais
  • 16. 16 relevantes aos usuários, um relatório agrupando os dados coletados irá abranger desde do idioma mais utilizado até a informação mais buscadas; permitindo assim definir o perfil dos usuários, para que, as atualizações sejam feitas de maneira eficiente. Toda a parte de manutenção de software e atualização dos terminais será feita através de uma central remota, que além de poder atualizar as informações pelos computadores desta central, os administradores poderão ter acesso a alguns recursos pelos seus smartphones, fazendo com que, se caso um destes esteja passando por um terminal desatualizado, este não precise se deslocar para central e atualizar, mas poderá fazê-lo localmente através de uma VPN (Virtual Private Network), além de poder avisar a central que um terminal está precisando de um reparo local ou que está precisando realocar o terminal em questão. O acesso aos recursos de administração do terminal é feito através do endereço da placa de rede dos dispositivos suportados, tendo em vista que os mesmo não possuem identificações idênticas, fazendo assim que as informações e as disponibilidade dos terminais sejam toais.
  • 17. 17 4 LÓGICA 4.1 Terminais de Atendimento 4.1.1 Locais dos Terminais Tendo como base os gráficos, os locais ao qual serão disponibilizados os terminais em a São Paulo, a princípio são: Aeroporto Campo de Marte, Aeroporto de São José dos Campos, Aeroporto de Congonhas, Aeroporto Internacional de Guarulhos, as estações de metros das linhas: Azul, Verde, Vermelha e Lilás. No Rio de Janeiro ao qual serão disponibilizados os terminais em a São Paulo, a princípio são: Aeroporto de Campos, Aeroporto Internacional do Galeão, Aeroporto de Jacarepaguá, Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto de Macaé, além das Linhas 1 e 2 dos Metrôs. 4.1.2 Acessibilidade A expressão "acessibilidade", presente em distintas áreas de atuação, traz igualmente na informática uma extraordinária definição. Distingue-se pela flexibilidade da informação e interação do usufrutuário. A acessibilidade da Internet caracteriza-se pela flexibilidade da informação e interação do usuário. Nela podemos distinguir: utilizadores, circunstância e ambiente. Utilizadores: nenhum empecilho é atribuído ao usuário face às suas capacidades sensoriais e funcionais. Circunstância: o sistema é acessível e útil em diversas ocasiões, livre do programa, comunicações e equipamentos. Ambiente: o acesso não é acondicionado pelo ambiente físico, externo ou interno. Essa ferramenta comporta a utilização por pessoas com necessidades em distintos ambientes e situações através de vários equipamentos. A colocação dos terminais nas estações visa atender turistas e moradores que transitam diariamente nestes locais e como existe um fluxo maior de passageiros em cada determinada estação e haverá maiores ou menores fluxos durante os eventos, a colocação dos terminais nesses locais seguirão parâmetros estatísticos.
  • 18. 18 4.2. Aplicações dos Terminais de Autoatendimento O sistema possui interface amigável, com suporte à tecnologia Touch Screen, dispensando o uso de outros periféricos de entrada. Assim através de um simples toque, é possível ter acesso a todas as funções do sistema. Pensando na questão acessibilidade do terminal o mesmo possui comando de voz com isolação acústica para que não se tenha interferência do ambiente, entrada de fone de ouvido para que cada toque na tela seja informado. 4.2.1 Tela Inicial para acesso O sistema em sua tela inicial seguindo o sistema de Live Tiles do Windows 8, apresenta 4 aplicativos, sendo que os mesmo são integrados uns aos outros, com funções de informar sobre os eventos ou atrações existentes na cidade. Porém, antes de ter acesso a estas funções, o terminal apresentará a opção do usuário conectar o seu smartphone por NFC (Near Field Communication), para que o terminal envie o aplicativo de acesso à funções para que o usuário não tenha que ficar totalmente dependente do terminal e também para que obtenha o idioma automaticamente baseado no sistema operacional do usuário. Caso o usuário ignore esta tela, será apresentado a tela de seleção de idiomas, ao qual estará disponível 109 idiomas. Após a definição do idioma ao usuário, o terminal irá perguntar a cidade de interesse do utilizador, pois cada cidade terá informações diferenciadas.
  • 19. 19 Figura 10. Fluxograma dos passos do sistema, caso o usuário utilize o serviço de NFC O usuário define a opção de utilizar o NFC, e conecta ao terminal O aplicativo de idoma busca as informações sobre o sistema operacional do Smartphone e o Idioma. O terminal automaticamente altera o idioma. A seguir o terminal pergunta se o usuário gostaria de baixar o aplicativo de informações no seu dispositivo. Se sim, o dispositivo do usuário entrará na loja de aplicativos e fará o download do aplicativo e a instalação. •Após, o usuário poderá utilizar as funções do terminal fora do mesmo. Caso não, o terminal entrará na tela incial.
  • 20. 20 Figura 11. Fluxograma dos passos do sistema, caso o usuário não utilize o serviço de NFC Caso o dispositivo do usuário não tenha suporte a NFC, ao final da utilização do terminal será gerado um código legível no celular que levará ao usuário a loja de aplicativos do seu celular para que o mesmo baixe o aplicativo das informações do terminais para que o mesmo fique sempre atualizado com tudo e não precise voltar novamente no terminal da cidade escolhida para obter uma informação complementar, diminuindo o tempo de uso e evitando filas. O terminal pede para escolher o idoma entre Inglês e Português O terminal pergunta a cidade E a seguir aparece a tela incial
  • 21. 21 4.2.2 Title Eventos O comportamento da Title Eventos visa demonstrar ao usuário informações relacionadas aos eventos, que ocorrerão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao abrir o aplicativo Eventos, o aplicativo abrirá uma Title, e mostrará a opção das cidades sedes, ao escolher a cidade, o usuário terá acesso a um calendário ao qual estará listado todos os eventos que acontecerão, com a sua localização, data e horário. Nos terminais paulistas, terá à disposição dos seus usuários somente os eventos inerentes a Copa do Mundo de 2014, já nos terminais cariocas terá ainda a opção das Olimpíadas de 2016. Ao escolher o evento abrirá as opções de rotas mais rápidas com os possíveis meios de transportes que poderão ser utilizados e a opção de enviar para o seu dispositivo móvel, caso o usuário não faça nenhuma ação até em 1 minuto o sistema volta a tela inicial.
  • 22. 22 Figura 10. Fluxograma da Title Evento. 4.2.3 Title Transporte A Title Transporte passará aos usuários informações sobre todas as diferentes formas de transportes das cidades. Ao acessar, usando a interface Touchscreen, o aplicativo mostra a opção para escolher entre as duas cidades, e em seguida mostra uma lista das formas de transportes da cidade escolhida, os horários e locais de partidas mais próximos. O aplicativo ainda trará o trajeto completo com ênfase em locais turísticos e ainda com dicas de como você pode chegar ao local escolhido de maneira mais confortável e rápida. Após isto será apresentado os botões sair ou volta para o menu principal, caso o usuário queria. O usuário escolhe o evento esportivo de seu interesse Após isto o programa abre mais detalhes sobre o evento, como data, hora e local. Se caso o usuário necesssite ele poderá utilizar a opção mapa Em mapa será mostrado o local do evento em uma mapa, os tranportes que ele poderá utilizar a os horários de Metrôs e Onibus Antes de sair do mapa ele perguntará se deseja que envie os dados de latitude e longitude do mapa para o Smarthpone do usuário Caso sim, será gerado um QR-Code ou conectado via NFC ao dispositivo do usuário e transferido os dados.
  • 23. 23 Figura 11. Fluxograma da Title Transportes. 4.2.4 Title Estadia A Title Estadia, mostra ao usuário informações sobre todos os hotéis das cidades, ao utilizar esta Title, é exibido um mapa com os hotéis mais próximos ao terminal, caso o usuário queria ele poderá utilizar o campo buscar para localizar os hotéis e pousadas classificando por: preço, disponibilidade de vagas, serviços oferecidos e distância dos principais pontos da cidade. Ao escolher o hotel o usuário terá a opção de fazer a reserva pelo terminal ou de contatar o hotel, além é claro da localização do mesmo. O usuário escolhe o horário de partida e o destino desejado. O programa interpreta através de geololização e faz uma busca pelos meios de transporte próximos O usuário seleciona o que lhe achar mais comôdo e é listado os horários e valores O aplicativo pergunta se o usuário irá querer acessar a mesma informação mais tarde, se caso sim, o software salva a informação no Smartphone do usuário Após isto uma tela com os botões sair e incial é apresentada
  • 24. 24 Figura 12. Fluxograma da Title Estadia. 4.2.5 Title Pontos Turísticos Já em Pontos Turísticos, trará para o usuário os principais locais turísticos das cidades, com as atrações, horário de funcionamento (se for aplicável) e uma prévia do local com sua história, através do recurso de Panorama, fazendo com que o usuário tenha uma noção do que poderá encontrar no local, além de conseguir fazer a integração com o seu dispositivo móvel. Estes destinos estarão disposto de maneira fácil, sendo que serão mostrados os mais próximos aos terminais e um campo de busca para que o usuário, tenha a possibilidade de procurar o destino que desejar. O usuário ao abrir aplicativo, encontra um mapa com todos os hotéis e pousadas próximos e valores Ao escolher o hotel aparecerá as informações para reservas Assim que concluir o software perguntará ao usuário se ele deseja salvar o hotel em seu dispositivo portátil Após isto uma tela com os botões sair e inicial é apresentada
  • 25. 25 Figura 13. Fluxograma da Title Pontos Turísticos. O usuário ao abrir aplicativo, encontra um mapa com todos os hotéis e pousadas próximos e valores Ao escolher o local aparecerá as informações como: o histórico do local, a rota, com os meios de tranportes a ser utilizados, além do panarama do local Assim que concluir o software perguntará ao usuário se ele deseja salvar o local e o panorama em seu dispositivo portátil. Após isto uma tela com os botões sair e inicial é apresentada
  • 26. 26 5 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5.1 Adoção da Sustentabilidade nos Terminais A definição mais aceita para o desenvolvimento sustentável é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades futuras. Nas últimas décadas, vários foram os acontecimentos que marcam a evolução do desenvolvimento sustentável fundamentado na evolução ecológica. O contemporâneo padrão de desenvolvimento econômico motivou espantosos desequilíbrios, pois de um lado apresentamos fortuna e abundância e por outro fluxo, a adversidade, a degradação ambiental e a poluição que acrescem dia-a-dia. Fundamentado nisso nasce o conceito do Desenvolvimento Sustentável, que procura harmonizar o aumento econômico com a preservação do meio ambiente. Baseado em um conceito sustentável, os terminais além de serem inovadores e interativos, também são ecologicamente corretos, pois certos cuidados são tomados para a implantação dos mesmos, de forma que conserve energia e tenha um planejamento após o seu uso. 5.2 Economia de Energia O dispositivo é composto por um tela com Tecnologia AMOLED, sendo que em uma tela de LCD convencional é utilizado lâmpadas florescentes para a geração de imagens, as AMOLEDS além de utilizam o Leds orgânicos, também já possuem a matriz ativa para o Touchscreen, fazendo que não seja necessário mais outro material para a sua construção, fazendo que se utilizem menos materiais poluentes na construção e economizando energia elétrica em até 30%. Além das telas outro fator importante para a economia de energia, é o processador utilizados, pois devido a escolha de processadores ARMs ou seja, os mesmo processadores dos Smartphones atuais, teremos um consumo menor de energia, pois os mesmo dispõem apenas das instruções necessárias para desempenhar as atividades que lhe forem incumbidas, fazendo assim que nos momentos de uso, a sua velocidade seja reduzida, para o menor consumo.
  • 27. 27 Também haverá nos terminais sensores de aproximação, este que são de importância para detectar a utilização ou não dos terminais fazendo assim, eles entrarem em modo de suspensão caso não haja uso. 5.3. Redução de Resíduos O papel é feito de uma matéria orgânica chamada de celulose, esta que geralmente é extraída das árvores; com a utilização do NFC e o QR-CODE para a troca de informações de forma eletrônica entre o usuário e os terminais, estaremos economizando papel, que consequentemente estamos ajudando a conservar as nossas florestas, pois, a cada 50 quilos de papel utilizados pelo menos um árvore é derrubada. Além disto os terminais contam com um descanso de tela para a conscientização da população sobre os problemas ambientais e sustentabilidade, como base nas notícias da Organização Greenpeace. 5.4 Estratégia Energética Os terminais e o os servidores contarão com um sistema de energético próprio com base em coleta e reaproveitamento de energia. Na central de serviços aonde ficará os servidores serão instalados painéis solares que nos dias em que tiver radiação solar serão captadas e armazenadas, fazendo com que em alguns períodos sejam desligado a alimentação energética operacional e utilizada as dos painéis para fim de economia energética. Nos terminais instalados nos pontos funcionará da mesma forma, com a diferença que não ficará armazenada em uma central separa e sim no próprio terminal, que terá uma bateria própria, fazendo em que em determinados momentos seja desligado o sistema da rede elétrica convencional e utilizada a energia, acumulada.
  • 28. 28 Conclusão A utilização de terminais de autoatendimento para eventos de amplo porte como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos é uma alternativa extraordinária pois proporciona a interação e o acesso a informação de maneira fácil e rápida aos moradores e também aos turistas do mundo inteiro que veem para o nosso país. Os Terminais utilizarão programas de fácil entendimento, dinâmicos e de valorosa ajuda não só à turistas e moradores, quanto também aos profissionais envolvidos nos eventos. O projeto procurou inserir as matérias propostas não só de maneira a atender os temas contidos nas disciplinas mas também tentamos criar um projeto plausível, viável, atual e sustentável e darmos a nossa humilde contribuição como brasileiros aos eventos realizados em nosso país sem esquecer que não falta absolutamente talento, profissionalismo e disposição de nosso povo e se houver esforço e boa vontade por parte de nossos governantes, faremos tanto uma Copa do Mundo quanto Jogos Olímpicos dignos de qualquer país de 1º Mundo.
  • 29. 29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Sites pesquisados -Uma História do Windows (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/history), Acessado em: Maio de 2013. - O que é o Windows RT (http://www.tecmundo.com.br/windows-8/25257-o-que-e-windows- rt-.htm), Acesso em: Maio de 2013. -Windows Server 2012 (http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/2012- default.aspx), Acesso em: Maio de 2013. -Metro SP (http://www.metro.sp.gov.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Metro RJ (http://www.metrorio.com.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Infraero (http://www.infraero.gov.br/), Acesso em: Maio de 2013. -Desenvolvimento Sustentável (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/) Acessado em: Maio de 2013. -O que são AMOLED (http://www.tecmundo.com.br/video/2892-o-que-sao-telas-amoled- .htm), Acesso em: Maio de 2013. -Normas ABNT (http://pt.scribd.com/doc/1816529/Normas-ABNT-no-Word), Acesso em: Maio de 2013 Greenpeace (http://www.greenpeace.org/brasil/pt/), Acesso em: Maio de 2013.